segunda-feira, 15 de outubro de 2012

TURISMO JÁ REPRESENTA 3,7% DO PIB


O setor de turismo gerou R$ 103,7 bilhões em 2009 e aumentou sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) para 3,7%, segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo. A atividade registrou aumento de 4,6%, de 2008 para 2009.
“Os números confirmam o potencial do turismo de influenciar positivamente os resultados da economia brasileira. As medidas de desoneração que o governo tem adotado para fortalecer o setor, em articulação com a iniciativa privada, terão efeito multiplicador”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Segundo o IBGE, as contribuições mais expressivas para o aumento da participação do turismo na economia foram dos serviços de alimentação, com R$ 38,8 bilhões; das atividades recreativas, culturais e desportivas, com R$ 18,6 bilhões; e do transporte rodoviário, com R$ 18 bilhões. A participação do setor no PIB subiu de 3,6%, em 2003, para 3,7% em 2009.
O estudo mostra também que, em 2009, as atividades características do turismo pagaram R$ 48,8 bilhões em salários e outras remunerações. Isso equivalente a 4,8% do total do setor de serviços e 3,5% da economia brasileira. Alimentação, atividades recreativas e o transporte rodoviário respondem pela maior participação nas remunerações das atividades do setor com uma contribuição de R$ 103,7 bilhões para o valor adicionado.
As atividades consideradas no estudo são: serviços de alojamento; serviços de alimentação; transportes ferroviário e metroviário; transporte rodoviário; transporte aéreo; transporte aquaviário e serviços auxiliares de transporte; atividades de agências e organizadores de viagens, aluguel de bens móveis; e atividades recreativas, culturais e desportivas.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

POR DENTRO DO SBCLASS: CONHEÇA AS ESTRELAS DE UM APART HOTEL


O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem - SBClass listou sete tipos de empreendimentos que podem solicitar o uso de estrelas, de acordo com condições de infraestrutura, equipamentos e serviços. Um deles é o apart hotel, também chamado de flat, que pode ser classificado de três a cinco estrelas. Em geral, são empreendimentos imobiliários com conceito voltado para hóspedes que não dispõem de tempo para a rotina de uma casa – e sem a formalidade característica a um hotel tradicional.
Um apart hotel deve ter unidades habitacionais com dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada. No edifício, administração e comercialização são integradas, com serviço de recepção, limpeza e arrumação. Segundo a Pesquisa de Serviços de Hospedagem, divulgada em abril pelo IBGE, são cerca de 15,1 mil quartos desta categoria nas regiões metropolitanas das capitais do país.
Poderá solicitar três estrelas o meio de hospedagem que oferecer serviço de recepção 24h, lavanderia, acesso à internet nas áreas sociais e café da manhã. Nos quartos, as roupas de cama devem ser trocadas em dias alternados e as roupas de banho, diariamente. As habitações devem contar com TVs com canais por assinatura e mini refrigeradores.
Para solicitar a quarta estrela os aparts hotéis devem disponibilizar room service, serviço à la carte no restaurante, bar, manobrista, sala de musculação e espaço para reuniões com equipamentos e climatização adequada em todos os quartos. Outras exigências são facilidades para bebês, tais como cadeiras altas no restaurante, aquecimento para mamadeiras e comidas.
A quinta estrela será obtida pelo estabelecimento que mantiver todos os requisitos e acrescentar um mínimo de três serviços acessórios, como por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo. Além disso, é necessário colocar à disposição sauna seca ou a vapor, piscina, e camas com colchões com dimensões superiores ao padrão nacional.

(Fonte : MTur)

POR DENTRO DO SBCLASS: CONHEÇA AS ESTRELAS DE UM CAMA E CAFÉ


O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem - SBClass tem o intuito de orientar turistas e hoteleiros e valorizar os serviços oferecidos pelos empreendimentos em todo o país. São sete tipologias que podem solicitar o uso de estrelas, de acordo com condições de infraestrutura, equipamentos e serviços. Somam-se a esses critérios práticas sustentáveis, como o uso racional da água e de energia.
Uma das categorias é o cama e café, na qual o residente do estabelecimento, que deve estar disponível por telefone 24h, coloca o imóvel à disposição de turistas – em um número máximo de três quartos para este fim. A hospedagem pode ser classificada de uma a quatro estrelas e em todas elas é necessário oferecer café da manhã, serviços de limpeza e medidas permanentes de sustentabilidade.
Para garantir uma estrela o cama e café deve oferecer um desjejum considerado básico (café, leite, achocolatado em pó, chá, uma fruta, manteiga/margarina, pão, geleia, açúcar e adoçante), além de banheiro compartilhado e troca de roupas de cama e banho a cada três dias. Poderá obter a segunda estrela o estabelecimento que acrescentar um item opcional ao café da manhã.
A hospedagem de três estrelas passa a ter: troca de roupa de banho em dias alternados; banheiro privativo; sala de estar com televisão; mesa com cadeira em 100% dos quartos. Já o café da manhã básico ganha um suco e três itens opcionais.
Em um CAMA & CAFÉ quatro estrelas o turistas deve encontrar cofre e televisão em todos os quartos. Na primeira refeição do dia, um suco e cinco itens opcionais devem ser servidos junto ao “pacote” básico. Além disso, o anfitrião precisa garantir serviço de lavanderia, acesso à internet nas áreas sociais e computador portátil com acesso à internet, mediante pedido.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

OMT LANÇA PARCERIA GLOBAL PARA INDÚSTRIA HOTELEIRA


A Organização Mundial de Turismo (OMT) lançou, em cooperação com representantes das principais associações de hotéis internacionais, regionais e nacionais, uma parceria global para a Indústria Hoteleira. O objetivo é fazer a indústria compartilhar as melhores práticas e encontrar posições comuns sobre questões como a qualidade do hotel, distribuição e tendências do grande consumidor.
Realizada em Madrid, a primeira reunião da Parceria focou na necessidade de elaborar orientações básicas sobre qualidade do hotel e sobre a importância de melhorar a relação entre o setor hoteleiro e os diversos sistemas existentes de distribuição online.
Os participantes também discutiram os desafios atualmente enfrentados pela indústria de hotel em relação à situação econômica mundial e como estes podem afetar o desenvolvimento a curto prazo do negócio hoteleiro. Olhando para o futuro da parceria, as associações participantes destacaram a importância de se estabelecer um fórum para troca de experiências e melhores práticas; realizar estudos técnicos sobre temas de interesse comum e emitir recomendações e propostas para o benefício da indústria global.
Com data marcada, a segunda reunião da Parceria Global para a Indústria Hoteleira terá lugar em Istambul, Turquia, no dia três de abril de 2013

(Fonte : Jornal de Turismo)

POLO COM VOCAÇÃO DIVERSIFICADA


Na fase atual, de obras, a maioria das oportunidades que surgem são para construção civil e área administrativa. Mas a perspectiva é que o panorama se diversifique conforme os empreendimentos começarem a operar, e o perfil da região for sendo definido. Jorge Arraes, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), prevê que a área terá vocação para atrair empresas do segmento de óleo e gás, turismo e hotelaria, gastronomia e indústria criativa.
- E, certamente, a criatividade carioca levará para a área empregos que ainda não vislumbramos - acredita Arraes, que estipula um prazo de 15 anos para a região estar ocupada. - Mas essa ocupação é imprevisível, porque depende da rapidez com que o mercado desenvolve os empreendimentos.

"SERÁ UM MARCO NA CIDADE"

Há um ano trabalhando como coordenador de produção da Porto Novo, o engenheiro civil Marcelo Julião de Seixas viu as obras se acelerarem, bem como a procura por mão de obra crescer.
- Nesse tempo, passamos de um número pequeno de funcionários para quase três mil. Saímos do zero - diz Julião, que foi atraído pelo projeto por sua inovação.
Nunca teve isso no país. Do ponto de vista da engenharia, é um desafio muito grande. Além disso, será um marco na cidade e poder participar disso é algo muito gratificante.
José Conde Caldas, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), diz que esse é o maior boom imobiliário comercial pelo qual o Rio de Janeiro já passou. Segundo Caldas, são três setores principais que demandarão os escritórios na área do novo Porto.
- São as empresas multinacionais que chegaram ao Brasil e estão mal alojadas; as organizações do mercado financeiro que começam um movimento de retorno ao Rio; e grandes empresas nacionais, como a Petrobras, que precisam cada vez mais de espaço e também passaram a buscar alojamentos mais modernos, especialmente depois do desabamento do prédio no Centro do Rio - diz Caldas.
O presidente da Ademi prevê, ainda, uma tendência da área para atrair o setor de turismo e hotelaria, tendo em vista que há pelo menos dez projetos de implantação de hotéis sendo estudados, dois dos quais já estão garantidos.
- É o maior projeto de retrofit do mundo - garante Caldas.
Diante da grande transformação pela qual a área vai passar, o Sebrae, em parceria com a prefeitura e com a Cdurp, está fazendo um mapeamento das micro e pequenas empresas da região, com o objetivo de qualificá-las diante das oportunidades que vão surgir. Foram contabilizados 10.800 negócios, dos quais 2.500 estão participando do programa do Sebrae. Mas a perspectiva é que a revitalização do Porto crie 50 mil oportunidades de novos negócios.
A Rio Walks, que promove passeios a pé pela cidade, é um deles. A empresa está instalada desde janeiro deste ano em um prédio na Avenida Venezuela, junto com mais três companhias.
- Estamos apostando nessa transformação e na proposta de revitalização da área, bem como no potencial turístico da região - explica Silene Berne, sócia da Rio Walks, que hoje conta com sete funcionários. - Temos a expectativa de, num curto espaço de tempo, contratar mais gente.
O Sebrae tem um plano de criar, no ano que vem, um polo de atendimento ao empreendedor que queira abrir uma empresa na área.
- Mas já tem muita gente chegando, de vários segmentos, inclusive gastronomia, arte e cultura. É uma área privilegiada que ficou esquecida. Os negócios que olharem para isso certamente vão sair ganhando - conclui Flavia Guerra, coordenadora do projeto do Sebrae/RJ na região do Porto

(Fonte : Jornal O Globo / imagem divulgação)

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TERÃO DIREITO A 1% DOS ASSENTOS NOS ESTÁDIOS


No mínimo, 1% dos espaços e assentos dos estádios e ginásios de esporte relacionados aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 será destinado às pessoas com deficiência, segundo o governo federal. O percentual está previsto no Decreto 7.823, publicado na quarta-feira (10), no Diário Oficial da União.
De acordo com o decreto, os espaços e assentos deverão ser situados em locais com boa visibilidade, sinalizados, e garantir a acomodação de, no mínimo, um acompanhante da pessoa com deficiência.
Com o decreto, o Estádio do Maracanã, por exemplo, que sediará as cerimônias de abertura e encerramento dos jogos e o torneio Olímpico de Futebol, com capacidade total para 78. 838, terá reservado mais de 780 assentos para pessoas com deficiência. Já o Estádio João Havelange, que irá receber as competições de atletismo olímpico e paraolímpico, reservará 600 vagas para essas pessoas.
Os projetos de construção ou reforma de espaços para a realização das competições devem seguir aos parâmetros estabelecidos para esse tipo de público, segundo estabelece o texto, como a construção de rampas e uso de elevadores específicos.
Decreto publicado em agosto passado já havia fixado em 1% a destinação de assentos e espaços para pessoas com deficiência na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo de 2014.

MP ISENTA TRIBUTOS DE IMPORTAÇÕES DE BENS LIGADOS ÀS OLIMPÍADAS

Em edição extra do Diário Oficial da União, também na última quarta-feira, foi publicada a Medida Provisória 584, que dispõe sobre medidas tributárias referentes à realização, no Brasil, dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos Jogos Paraolímpicos de 2016.
A MP concede desoneração de impostos nas importações de bens, mercadorias ou serviços para uso ou consumo exclusivo das atividades vinculadas à organização ou realização dos jogos, tais como troféus, medalhas, placas, bandeiras, material promocional, impressos, folhetos e outros bens não duráveis

(Fonte : Jornal de Turismo)

LISBOA RECEBE GOAL TO BRASIL


Nesta terça-feira, dia 16, a terra do fado receberá a 5° edição do Goal to Brasil, evento de promoção dos destinos brasileiros no exterior, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Serão apresentados aos agentes de viagem os diversos roteiros turísticos a serem oferecidos para o público que virá ao Brasil em virtude da Copa do Mundo 2014. O objetivo é ampliar o nível de conhecimento desses agentes sobre o Brasil, para que tenham maior facilidade na venda de pacotes.
A cada edição, um estado tem maior espaço para apresentar seus atrativos turísticos. Em Lisboa, o estado-anfitrião será São Paulo que irá acompanhado de Felipe Scolari, que liderou a conquista do penta brasileiro em 2012 e comandou a seleção portuguesa de futebol entre 2003 e 2008. No evento, o treinador será uma espécie de embaixador de São Paulo na capital portuguesa.
A programação começa com uma coletiva de imprensa, em que porta-vozes da Embratur, Ministério do Esporte e dois representantes do governo de São Paulo poderão falar aos jornalistas estrangeiros sobre os preparativos do país para sediar a Copa do Mundo de 2014. Também haverá uma rodada de apresentações de todas as regiões do Brasil e para finalizar, os profissionais receberão informações sobre o estado paulista.
O encerramento acontece com o “Vivência Brasileira”, momento onde os convidados poderão conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia da cidade-anfitriã. Para enfatizar aspectos de São Paulo, o evento contará com DJ, VJ e Fly bar que criarão o clima da noite paulistana. A gastronomia da cidade também marca presença.
Os chefs de cozinha Dalton Rangel (rede Vino!), Rodrigo Martins (restaurante Emiglia) e Guga Rocha (consultor e autor do livro “Um sabor quilombola”) vão mostrar traços da culinária regional.
O evento contará com a presença de aproximadamente 300 convidados do mercado turístico português, dentre profissionais de imprensa, formadores de opinião e autoridades, além dos co-expositores brasileiros representando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
A ação tem parceria com o Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e Fifa).
O projeto Goal to Brasil seguirá ainda para o Canadá (Toronto), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu) e EUA (Nova York).

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

BRASIL ESTÁ SEPARADO DA IDENTIDADE CULTURAL, DIZ FUNDADOR DO CONPEHT


O 22° Congresso Pan-Americano de Escolas de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (Conpeht) teve início no último domingo (14/10), no Centro SulAmérica, e tem duração de quatro dias. O evento retorna ao Brasil depois 15 anos, com o objetivo de contribuir para a melhoria e profissionalização da atividade turística, sob o tema O Impacto dos Grandes Eventos no Turismo, a partir do diálogo entre os 19 países-membros da América e Espanha. Miguel Torruco, presidente fundador do Conpeht, acredita que indústria hoteleira é fundamental para o desenvolvimento do Turismo de todas as nações, mas, principalmente, as novas edificações devem responder à idiossincrasia e à cultura de cada nação.
Para ele, o mercado brasileiro não tem resgatado ou traduzido a cultura ou idiossincrasia locais. "Sinto que [o Brasil] foi separado de sua identidade histórica e cultural. O turista que vem ao Brasil quer se sentir carioca, quer sentir o que emana do povo, o folclore, a tradição, a idiossincrasia", declarou ao M&E, para depois dar um exemplo da dificuldade de se encontrar pratos típicos no Rio de Janeiro. "Nunca devemos desprezar nossa cultura, nossa identidade, porque isso não agrada o turista. O marketing turístico se resume a satisfazer as necessidades e expectativas do turista, não do investidor ou político. As nações que melhor conservarem seu ambiente e preservarem sua identidade histórica e cultural serão os países que participarão de maneira plena e extraordinária da economia do Turismo", concluiu.

“MAIOR DESAFIO É SUSTENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS PARA COPA”

Um dos palestrantes do 22° Conpeht, Paulo Michel, vice-presidente da ABIH RJ e diretor da rede BHG, acredita que a hotelaria do Rio de Janeiro está em um momento positivo e que já tem competitividade - característica que alguns líderes do Turismo apontam como principal gargalo do setor no Brasil. Sobre os investimentos para a Copa do Mundo de 2014, ele ressalta que "o maior desafio é a sustentabilidade de todos esses investimentos. Ou seja, dar continuidade à toda a infraestrutura que está sendo implantada para receber os jogos".
Paulo Michel participou do painel Os Desafios da Hotelaria Diante dos Megaeventos. Para ele, o Rio de Janeiro precisa investir em quatro questões para bem receber os visitantes: sinalização turística, transporte, limpeza da cidade e qualificação de mão de obra. "O Rio necessita de mais planejamento turístico. [A cidade] ainda precisa evoluir muito".
Sobre as tarifas praticadas pela hotelaria carioca, Paulo defende que é uma questão de "oferta e procura": "O Rio não é caríssimo. Se você pegar um hotel do Rio de Janeiro e comparar com um do mesmo nível no exterior, você verá que nossos hotéis estão na mesma faixa de preço", concluiu.

(Fonte : Mercado & Eventos)

TRIPADVISOR DIVULGA 10 MELHORES DESTINOS NA AMÉRICA DO SUL


O site TripAdvisor divulgou a lista dos 10 destinos na América do Sul vencedores Travellers’ Choice Destinations 2012 América do Sul. E o Brasil figura a lista com três cidades.

Confira os Vencedores:

1. Buenos Aires, Argentina

2. Machu Picchu, Peru

3. Rio de Janeiro, Brasil

4. Cartagena, Colômbia

5. San Carlos de Bariloche, Argentina

6. Santiago, Chile

7. Florianópolis, Brasil

8. Bogotá, Colômbia

9. Lima, Peru

10. São Paulo, Brasil

(Fonte : Mercado & Eventos)

MAIOR FEIRA DE TURISMO DO BRASIL ACONTECE EM OUTUBRO NO RIO DE JANEIRO



Entre os dias 24 e 26 de outubro acontecerá a Feira de Turismo das Américas, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) no Rio de Janeiro. A feira é considerada o maior evento do setor turístico do país.
Comemorando 40 anos em 2012, o evento vai reunir agentes de viagens, operadoras de turismo, representantes de hotéis e de destinos em todo o Brasil e no exterior. A previsão é que a feira atraia cerca de 1.000 expositores e até 25 mil pessoas e conte com a participação de mais de 50 países.
Companhias aéreas e de transporte rodoviário também estarão presentes na feira, que será realizada no Riocentro, na Barra da Tijuca.
Além de palestras e rodadas de negócios, haverá um local para sessões de treinamento e a Aldeia dos Sabores, um espaço dedicado à promoção da gastronomia como atrativo turístico.
Interessados em participar da feira ainda podem se inscrever pelo site www.feiradasamericas.com.br

(Fonte : Folha Online)

ENTIDADES DISCUTEM ESTRATÉGIAS PARA O TURISMO DE EVENTOS AMANHÃ NO RIO


Discutir a cooperação latino-americana para o Turismo de Negócios e Eventos e as estratégias de integração entre os países do continente, é o objetivo do Encontro com as Entidades Organizadoras de Eventos da América Latina, amanhã, dia 16, das 17h00 às 20h30, no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro. Participarão como palestrantes os presidentes da COCAL - Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, da Embratur, do Conselho de Turismo da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e da ABEOC Brasil - Associação Brasileira de Empresas de Eventos.
“O intercâmbio latino-americano na área de eventos é uma questão muito pouco discutida. No Encontro vamos debater com o governo e com o setor empresarial estratégias de cooperação internacional, como fomentar a troca de informações e definir estratégias de trabalho conjunto para a profissionalização e o fortalecimento do setor no continente”, analisa Anita Pires, presidente da ABEOC. Representantes das entidades do trade nacional podem participar e interagir com os painelistas após as apresentações. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas em www.abeoc.org.br/2012/10/encontro-entidades-organizadoras-de-eventos-da-america-latina
O Encontro é uma iniciativa da ABEOC BRASIL, com o apoio da COCAL, FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, CNC, Centro de Convenções Sulamérica e RCVB - Rio Convention & Visitors Bureau.

(Fonte : Business Travel Magazine)

KLM LANÇA NO BRASIL NOVA VERSÃO DE APLICATIVO DE SUGESTÕES DE VIAGEM


Depois do lançamento bem-sucedido em 12 países - EUA, Inglaterra, Irlanda, Índia, Malásia, Singapura, Filipinas, Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Itália-, a nova versão do aplicativo KLM Travel Predictions será lançada no Brasil e em outros dez países - Canadá, África do Sul, Equador, Panamá, Peru, Suíça, Polônia, Hungria, República Tcheca e Roménia-, tornando-se uma campanha global.
“Pretendemos manter a abordagem nas mídias sociais e superar o grande sucesso que tivemos com as campanhas anteriores. A chave para o sucesso online é manter um bom relacionamento com o cliente, além de ter um propósito claro. Agora, os usuários do Facebook podem obter nossa ajuda para planejar suas viagens de forma inusitada com o KLM Travel Predictions”, afirma Marc Bailliart, diretor-geral da Air France KLM para o Brasil.
O aplicativo está disponível em www.travelpredictions.com  
Após o acesso, o aplicativo fornecerá opções de viagens ainda para este ano.

(Fonte : Business Travel Magazine)

TRANSPORTE AÉREO TEM MELHORES PERSPECTIVAS PARA 2012


A Agência Internacional do Transporte Aéreo (Iata) melhorou suas perspectivas para 2012 e anunciou que a indústria espera um lucro líquido de US$ 4,1 bilhões (R$ 8,32 bilhões).
Em junho, a Iata anunciou que esperava um lucro líquido de US$ 3 bilhões (R$ 6,09 bilhões).
"(Apesar desses números) não deveríamos estar muito empolgados. Esta revisão é de só US$ 1 bilhão em uma indústria que gera US$ 630 bilhões (R$ 1,27 trilhões), por isso a margem de lucro será 0,6% em vez de 0,5%. É uma margem minúscula", analisou em teleconferência de Cingapura o diretor-geral da Iata, Tony Tyler.
O diretor-geral lembrou que essas cifras devem ser alcançadas com o barril de petróleo a US$ 110 e com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global de 2,1%.
"Mas apesar disso, hoje anunciamos boas notícias, e isso significa que as companhias aéreas respiram melhor do que pensamos... em um ambiente muito difícil", disse Tyler.
A Iata considera que a situação econômica mantém a confiança das empresas muito baixa, "o que tem um impacto direto nos lucros da indústria".
Apesar disso, as companhias aéreas obtêm resultados por "terem se reestruturado, reduzido custos, melhorado processos, investido em aviões que consomem combustível de forma mais eficiente..tudo isso permite às companhias aéreas respirar melhor, mas com uma margem de lucro de 0,6%", explicou o diretor-geral.
"Esse lucro está longe de ser aceitável, mas é quase incrível levando em conta as circunstâncias", concluiu Tyler.
No ano passado, a indústria obteve um lucro líquido de US$ 8,4 bilhões.
A Iata anunciou também que prevê lucros para 2013 que segundo seus cálculos chegarão a US$ 7,5 bilhões (R$ 15,2 bilhões), "assumindo que a situação na zona do euro não esteja fora de controle, que os Estados Unidos não cheguem à beira do precipício fiscal e que o declínio econômico da China se estabilize".
"Acreditamos que a situação melhorará moderadamente. Os fatores externos não mudarão dramaticamente. Parece que os preços do petróleo cairão um pouco até US$ 105 por barril, e que o PIB subirá de 2,1% ao 2,5%. Essa combinação terá como resultado que os lucros alcançarão os US$ 7,5 bilhões", afirmou Tyler.
O diretor acrescentou que "assumindo lucros globais previstos de US$ 660 bilhões (R$ 1,3 trilhões), isso representará uma margem de apenas 1,1%".

(Fonte : EFE)

ANAC PROMETE FISCALIZAR APÓS FECHAMENTO DE VIRACOPOS


A Infraero informa que a pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP) está interditada desde as 19h55 de sábado (13/10), devido a um incidente com uma aeronave cargueira modelo MD-11, de propriedade da companhia americana Centurion, que teve problemas técnicos durante a aterrissagem. A Infraero e a Centurion iniciaram os trabalhos de remoção da aeronave da pista ainda na noite de sábado.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma estar acompanhando a situação desde que foi comunicada sobre a ocorrência do incidente, na noite de ontem, e trabalha com uma equipe de 15 pessoas diretamente envolvidas, dentre elas diretores, superintendentes, gerentes e inspetores de aviação civil (Inspac). A agência deslocou Inspacs para o Aeroporto de Viracopos para fiscalizar a prestação de assistência aos passageiros cujos voos foram afetados pelo incidente, de acordo com o que estabelece a Resolução nº. 141/2010.
Pela norma, em caso de cancelamento de voo, é dever da empresa informar aos passageiros. Nos casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, bem como de preterição de passageiro, o transportador deverá assegurar ao passageiro que comparecer para embarque o direito a receber assistência material, tais como direito à comunicação a partir de uma hora de atraso, de alimentação, a partir de duas horas de atraso, e de acomodação, a partir de quatro horas de atraso.
Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, a Anac informa que ele deve procurar primeiro a empresa aérea contratada, para reivindicar seus direitos como consumidor. Com a compra da passagem aérea, o passageiro estabelece com a companhia um contrato de transporte. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda para a Anac, o que não impede que encaminhe também para órgãos de defesa do consumidor competentes e/ou o Poder Judiciário. Na Anac, a manifestação pode ser registrada pela internet (Fale com a Anac) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas e sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

SISTEMA DE CHECK IN DA TAM APRESENTA FALHAS EM TODO O PAÍS


O sistema usado no check in da companhia aérea TAM, no Aeroporto de Congonhas, apresentou problemas por mais de 3 horas na manhã de hoje (15), e as impressões dos cartões de embarque e etiquetas de bagagem precisaram ser feitas manualmente. O problema foi detectado por volta das 5h e solucionado pouco depois das 8h. O reflexo é que até as 10h ainda havia grandes filas nos guichês da companhia aérea.
Segundo nota divulgada pela empresa, o sistema Amadeus (usado nos procedimentos de embarque), que sofreu uma instabilidade no início da manhã desta segunda-feira (15), voltou a operar normalmente desde as 8h25. A Tam informa que o problema, ocorrido em todos os aeroportos do mundo em que a empresa opera, já solucionado e “deve impactar na pontualidade da malha da companhia durante o dia de hoje”.
Segundo o comunicado, a TAM está prestando toda a assistência necessária aos clientes e lamenta os inconvenientes causados pela situação.

(Fonte: Agência Brasil)

AZUL APOSTA EM 11 NOVAS CIDADES PARA CRESCER


A Azul pretende entrar em 11 novas cidades em 2013, ampliando a malha para 111 destinos. "São todas cidades com mais de 250 mil pessoas, no Norte e no Sul do país", disse o presidente da empresa, David Neeleman.
Ele revela apenas o nome de uma: Passo Fundo (RS).
Uma das razões para não divulgar os outros nomes é evitar o assédio de prefeitos.
"Tivemos um problema em Cascavel [PR]. Cancelamos voos por uns dias para ajustar a operação depois de um incidente, e a pressão para retomar o voo foi enorme."
Assim como em Cascavel, o grupo Azul/Trip opera sozinho em outras 42 cidades, de um total de 100 destinos. A TAM voa para 42 cidades, e a Gol, para 48.
A ampliação de voos da Azul acontece ao mesmo tempo em que TAM e Gol enxugam a oferta de assentos para estancar prejuízos.
Mas ela também prevê encerrar o ano com perdas, devido à combinação de baixo crescimento da economia, real valorizado, alta do combustível e aumento de tarifas aeroportuárias.
Neeleman diz que o impacto para a Azul dos aumentos praticados pelo governo para o setor é de R$ 160 milhões. Metade é relativo às tarifas de tráfego aéreo, e a outra metade, à nova taxa de conexão.
Para o ano que vem, novos aumentos previstos pela Aeronáutica custarão mais R$ 150 milhões à companhia.
"Vamos economizar R$ 50 milhões com a medida de desoneração da folha de pagamento, mas os custos aumentarão em R$ 310 milhões."
Neeleman diz que a associação com a Trip ajudará a melhorar a situação financeira da empresa. "Teremos uma economia de custos de R$ 150 milhões ao ano a partir do primeiro trimestre de 2013", diz.
"Do lado da receita, esperamos aumento de R$ 150 milhões a R$ 300 milhões/ano."
Com aviões de menor porte do que os de Gol e TAM, Azul e Trip detêm 14% do mercado, mas operam 30% dos pousos e decolagens realizados no país.
"Há uma forte pressão para que a gente voe para mais locais, mas é preciso melhorar a infraestrutura."
As duas empresas, que se associaram em maio, passarão a operar em regime de voos compartilhados a partir de 2 de dezembro, quando a marca Trip deixará de existir.
Hoje já é possível comprar passagens da Trip pelo site da Azul, mas, a partir de dezembro, quem entrar no site da Trip será automaticamente direcionado para o da Azul.
Neeleman diz que gostaria de operar em Congonhas, dominado pela Gol e pela TAM, mas não vê perspectivas de ampliação da capacidade.
"Eu gostaria, mas, se não tem jeito, vamos crescer nas cidades onde não têm serviço hoje. Prefiro ter 90% de Viracopos [Campinas] a ter só 5% de Congonhas."
Por conta da associação com a Trip, que tem presença tímida em Congonhas, a Azul vai estrear na ponte aérea no mês que vem, com quatro voos por dia.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

AZUL VOARÁ DE GUARULHOS


A Azul ensaia sua chegada ao aeroporto de Guarulhos. Após a fusão com a Trip, que opera no local, a empresa terá espaço (slots) no aeroporto mais movimentado do País. A ideia é levar os passageiros de São Paulo para os aeroportos que funcionam como centros de distribuição de voos da companhia, como o Santos Dumont, no Rio. "Vamos levar os passageiros para as nossas fortalezas e de lá eles poderão chegar a outras cidades", diz o presidente da Azul, David Neeleman. No site da Azul, o aeroporto de Guarulhos já aparece como um dos destinos atendidos pela empresa, que só começa a operar de lá em 2 de dezembro.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

AMERICAN AIRLINES LANÇA 33 VOOS PARA O BRASIL EM MEIO A CRISE


Em meio a uma das maiores crises de sua história, a American Airlines tenta se reerguer ampliando a presença no mercado brasileiro.
A companhia, que lidera em oferta de voos para o Brasil dentre as empresas americanas, está lançando 33 voos até o final do ano, totalizando 111 frequências semanais.
O primeiro novo voo começou no dia 1º: entre São Paulo e Nova York, que é o segundo voo diário da companhia nessa rota. Em dezembro, os voos de Brasília e Belo Horizonte para Miami, hoje com quatro frequências semanais, serão diários.
Alguns dos novos voos funcionarão apenas na alta temporada. Caso das frequências entre São Paulo e Dallas, que, no período entre 13 de dezembro e 13 de fevereiro, subirão de sete para dez. Em recuperação judicial, a AA enfrenta uma série de problemas de manutenção, cancelamentos e boicote por parte de pilotos.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

TUDO PRONTO PARA O VOO DA AVIANCA COM DESTINO A MACEIÓ


O novo voo da Avianca que ligará São Paulo a Maceió (AL) - com escala em Salvador (BA) - está repleto de celebridades do trade nacional. O novo voo para Maceió – 23º destino da Avianca - começa hoje (15/10). Os outros dois voos iniciam operação no dia 28 de outubro e são provenientes de Brasília e Rio de Janeiro. Participam do voo inaugural com saíde de SP, operadores como Visual, Ambiental, Nascimento, Flytour Viagens, MMTGapnet, além da Abear e outras entidades de personalidades do turismo nacional.
Para atender o novo destino e o aumento de frequência em outras rotas, a frota da Avianca será incrementada, ao longo do mês de outubro, com três novos aviões – dois A320 e um A318. A expansão ocorre em momento de crescimento acelerado da Avianca Brasil, que irá fechar o ano com 34 aeronaves, 200 voos diários (53 a mais que em dezembro de 2011) e aumento de 8% nos investimentos além dos R$ 2,7 bilhões previstos para a ampliação de suas operações.
Com o novo destino, a companhia aérea irá contratar cerca de 300 pessoas, entre pilotos, comissários de bordo, atendentes, mecânicos e equipe comercial.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

A PARTIR DE HOJE O CHECK-IN DOS VOOS UNITED EM GUARULHOS SERÁ FEITO NO T1


A partir de hoje o check-in de todos os voos da United Airlines que partem - para Newark, Houston, Washington e Chicago - do aeroporto de Guarulhos (GRU) em São Paulo, será feito exclusivamente na Asa A do Terminal 1 (T1). A loja de passagens da companhia no Terminal 2 será fechada e o atendimento passará a ser feito exclusivamente na loja localizada no T1.
Para atender os passageiros que chegam de conexões domésticas, haverá dois balcões de check-in designados para fazer a transferência, localizados em frente a esteira de bagagens dos voos domésticos na área de desembarque do T1. A United ressalta que todas as demais operações, como o embarque de passageiros e terminais de desembarque não sofrerão alterações e continuarão sendo realizados nos mesmos locais atuais. Assim, após o check-in no T1, o passageiro deverá se dirigir ao terminal onde se encontra a aeronave.
É bom lembrar que, atualmente, o embarque dos passageiros dos voos UA860 para Washington e UA844 para Chicago, é feito na Asa A do T1. Já os voos UA30 para Newark e UA42 para Houston, são efetuados na Asa D do T2

(Fonte : Business Travel Magazine)

RECONFIGURAÇÃO NO SETOR HOTELEIRO


Na área central de Brasília, 20 hotéis de três andares contrastam com a imponência e o luxo dos empreendimentos cinco estrelas que servem de hospedagem para quem vem a Brasília como turista ou para participar de congressos e reuniões. Os edifícios menores foram planejados por Lucio Costa como opções mais baratas. São simples e com uma arquitetura com traços dos anos 1970. Agora, eles poderão ser derrubados e transformados em estruturas de 35 metros de altura. É o que prevê uma proposta polêmica da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab).
Entre as mudanças propostas pelo Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) para a revitalização dos setores centrais de Brasília, está a alteração do gabarito e o consequente aumento do potencial construtivo dos 20 lotes nas Quadras 2 e 3 do Setor Hoteleiro Norte e na Quadra 3 do Setor Hoteleiro Sul. Se isso acontecer, os hotéis de três andares e 13,5 metros de altura poderão alcançar 10 pavimentos. Quem quiser alterar o gabarito dos terrenos terá de apresentar ao governo um Estudo de Impacto de Vizinhança e pagar a Outorga Onerosa do Direito de Construir.
Os próprios empresários do Setor Hoteleiro têm opiniões divergentes. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Brasília (ABIH) encaminhou uma carta ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em 17 de setembro, na qual apresenta diversos argumentos contrários à proposta do PPCUB. O promotor Paulo José Leite, a quem o documento foi endereçado, é contra a medida. Mas os proprietários dos empreendimentos de pequeno porte são favoráveis à ampliação.
Leite, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), diz que a área central de Brasília é muito conturbada, com grande movimento de veículos e pessoas. Além disso, argumenta que a capital não tem demanda hoteleira para novos leitos, mesmo com a Copa do Mundo de 2014. "Temos vários processos contra hotéis que se transformaram em moradia na Orla do Lago. Vai acabar havendo um novo desvirtuamento. A proposta original de Lucio Costa para esses hotéis era para que fossem econômicos, uma opção de hospedagem para toda a população. Com o crescimento, eles vão acabar sendo usados pela classe média alta, assim como os que já existem", afirma.
O PPCUB foi aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) no último dia 4, e a Sedhab pretende encaminhar a minuta do projeto de lei para a Câmara Legislativa até o próximo dia 19 (leia Entenda o caso). O MPDFT acompanha a tramitação do PPCUB e pretende enviar para os deputados distritais uma recomendação para que mudanças sejam feitas no projeto. Se o pedido não for atendido, promete ajuizar ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) contra a lei, depois que ela for aprovada. "O PPCUB deveria ser um plano de preservação e não um plano de flexibilização", critica o promotor.

MODERNIZAÇÃO

A Presidência do Instituto do Planejamento Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também acompanha a elaboração do PPCUB, mas o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam) do órgão, Andrey Schlee, não retornou as ligações do Correio. O professor da Universidade de Brasília (UnB) Benny Schvarsberg, conselheiro do Conplan que seguiu toda a tramitação do PPCUB, diz que o Iphan não fez nenhuma objeção ao aumento do gabarito dos lotes do Setor Hoteleiro. "Eles já existem, são destinados a hotéis, nada novo será criado. Só vai aumentar a altura dos prédios, que vai ficar compatível com os outros hotéis que estão no local", defende.
Segundo o presidente da ABIH, Helder Carneiro, o DF conta hoje com 15 mil quartos nos hotéis já construídos. Para ele, não existe a necessidade de mais leitos. O crescimento dos empreendimentos de três andares, segundo Carneiro, significaria mais 4.960 quartos. "A ampliação é desnecessária. O Setor de Oficinas Sul tem, pelo menos, dois hotéis em construção que devem gerar um aumento de 51% de leitos, o que corresponde ao incremento de 835 em Brasília", explica. "Os prédios de pequenos porte cumprem um papel fundamental no mercado hoteleiro, pois têm diárias mais baratas em relação aos hotéis maiores."
O representante das hospedagens de três andares, Renato Oliveira, afirma que a possibilidade do aumento de pavimento dos edifícios não elimina a prática de tarifas econômicas. "A proposta ainda contribuirá para a modernização de prédios construídos na década de 1970", observa. Ele diz que os proprietários planejam iniciar as obras de ampliação no dia posterior à aprovação da lei. Alguns, no entanto, não pretendem aumentar os hotéis, mas lucrar com a venda dos terrenos. O Correio apurou que, mesmo antes de o PPCUB se tornar regra, há empresários que já colocaram os lotes à venda. Pelo menos um ofereceu o terreno por R$ 30 milhões, enquanto o imóvel vale R$ 5 milhões sem a mudança.
O secretário de Habitação do DF, Geraldo Magela, informou que a modificação do gabarito dos hotéis é uma sugestão da comunidade que participou da elaboração do PPCUB. "A medida corresponde à necessidade de aumentar a quantidade de leitos na cidade, conforme levantamento da Sedhab e da sugestão de especialistas e da comunidade em audiências públicas", destaca. Para Magela, a alteração não fere o tombamento da capital federal. "A possibilidade de alterar o gabarito não muda as características dos prédios na escala gregária. Eles continuarão a desenvolver a atividade hoteleira", conclui.

(Fonte : Jornal Correio Braziliense / imagem divulgação)

ACCOR: FIM DA MARCA CAESAR


Foi concluída na semana passada a venda de 14 hotéis das bandeiras Caesar Park e Caesar Business para o grupo francês Accor. As marcas pertenciam ao grupo mexicano Posadas e foram negociadas por US$ 275 milhões no mês de julho, mas só agora os detalhes do contrato foram finalizados. Segundo fontes próximas à rede francesa, as duas marcas serão extintas e darão lugar a bandeiras da Accor. A decisão teria sido tomada na semana passada e divulgada internamente na quinta-feira. Por meio da assessoria de imprensa, a companhia disse que o futuro das bandeiras não foi definido.
O Posadas tinha 11 hotéis Caesar no Brasil e outros três no Chile e na Argentina.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)