terça-feira, 10 de maio de 2011

CAPITANIA DOS PORTOS REDUZ PARADAS DE CRUZEIROS EM BÚZIOS EM NOME DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL



Apesar do comércio local e dos proprietários de restaurantes serem contrários a Capitania dos Portos decidiu acolher um pedido dos pescadores e ambientalistas e alterou a legislação que permitia a parada de até quatro transatlânticos de uma só vez no litoral de Búzios. A partir do próximo verão ficam limitados a dois os pontos de fundeio de cruzeiros em Búzios.
Os locais de embarque e desembarque ficarão posicionados a mais de 500 metros de áreas de grande interesse ecológico. Além disso, as embarcações passarão a usar boias de amarração para evitar o problema do arrasto de âncoras, que causavam danos no leito marinho e a morte de peixes e crustáceos, prejudicando a pesca local.
A decisão foi tomada após investigação do Ministério Público Federal (MPF) e queixas de pescadores sobre a grande quantidade de cruzeiros que aportam em Búzios. As hélices e âncoras dos navios, segundo os pescadores, geraram crateras no fundo do mar. A Capitania dos Portos baseou-se num estudo técnico dos impactos ambientais dos navios, realizado pela prefeitura em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Museu Nacional e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

TURISMO DE SAÚDE SERÁ DEBATIDO NA HOSPITALAR


De 24 a 27 de maio acontece a Hospitalar, maior feira especializada no segmento de saúde da América Latina, em São Paulo. O evento contará com palestra de Mariana Palha, sócia fundadora do Medical Travel Meeting Brasil (MTMB), sobre os temas: Medical Travel - a organização da infraestrutura hospitalar no processo de acolhimento dos pacientes internacionais e Viagens Médicas e seu impacto nas ações visando preparar o Brasil para 2014.
As palestras acontecerão nos dias 25 e 26 no ADH’2011 – Congresso Nacional de Administração Hospitalar que é realizado durante a Hospitalar. "O país é referência mundial em diversas especialidades médicas fato esse que o coloca como excelente alternativa no roteiro de turismo médico. O fomento da medicina internacional trará, dentre outros benefícios, um aumento significativo da receita dos médicos e hospitais, uma vez que o paciente internacional vem como um paciente particular, o que deixará nossos players menos dependentes dos planos de saúde brasileiros", ressalta Mariana.

(Fonte : Mercado & Eventos)

COSMÉTICOS BRASILEIROS FAZEM SUCESSO NO MERCADO HOTELEIRO INTERNACIONAL



O mercado hoteleiro internacional está cada dia mais exigente. Todos os anos, novos empreendimentos chegam ao mercado e, para conquistar e fidelizar clientes, os estabelecimentos de hospedagem precisam buscar diferenciais para ficarem sempre à frente da concorrência.
Segundo pesquisas, entre os fatores que mais influenciam na decisão de hospedagem estão os cosméticos oferecidos aos hóspedes. Os amenities - shampoo, condicionador, loção hidratante, sabonete, óleos corporais e muitos outros - conquistam o público e fazem com que os hóspedes se tornem fiéis clientes.
Por isso, cada vez mais hotéis têm apostado neste mercado de amenities comprando produtos de empresas reconhecidas e tradicionais no mercado. Além da Angola e Chile, outro país que também já está importando cosméticos brasileiros é o Uruguai. A empresa responsável pela exportação desses produtos à América Latina e África é a Realgem’s do Brasil – localizada em Colombo (PR).
A Realgem’s está no mercado há mais de 20 anos, atende cerca de três mil clientes em todo o país e exterior e, neste ano, foi eleita pela décima vez como a melhor empresa do setor. No Uruguai, por exemplo, a empresa exporta para sete diferentes hotéis, em duas cidades turísticas: Awa Hotel (Punta Del Este), Las Cumbres (Punta Del Este), Hotel Le Club (Punta Del Este), Hotel Kala (Punta Del Est), Hotel La Capilla (Punta Del Est), Hotel Unique Hotels Collections (Colonia del Sacramento) e Hotel Sheraton (Colonia del Sacramento).
Com as exportações a empresa, que está ampliando e modernizando o seu parque industrial, se firma ainda mais no mercado e garante novidades para os próximos meses. “Não podemos parar nunca. Nossos clientes gostam e precisam de produtos inovadores, com essências exclusivas e, principalmente, qualidade de primeira. Estamos sempre estudando novas fórmulas para lançar produtos no mercado e, com isso, contribuir com o crescimento do setor hoteleiro em todo o mundo”, afirma o diretor comercial da Realgem’s, Mauro Carvalho.

(Fonte : Jornal de Turismo / imagem Equipotel)

COMEÇAM AULAS DE QUALIFICAÇÃO PARA 15 MIL PROFISSIONAIS DO RAMO HOTELEIRO COM VISTAS À COPA DO MUNDO




A aula inaugural de 2011 do curso de qualificação para 15 mil profissionais do setor de hospedagem, previsto no programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo, foi realizada hoje (10). Implementado em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), o programa tem o objetivo de qualificar profissionais com foco nos Jogos Olímpicos, na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014.
Para a diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada do ministério, Regina Cavalcante, a qualidade na prestação de serviço pode ser o diferencial do Brasil na realização de eventos esportivos de abrangência mundial. “A Copa de 2014 é uma oportunidade para que o Brasil se consolide como destino turístico e possa competir com outros países nessa área”, afirmou.
No ano passado, foram 4.312 profissionais atendidos das 12 cidades-sede da Copa. Este ano, serão contempladas mais 21 cidades, sendo nove capitais e 12 consideradas rotas de turismo para jogos, totalizando 33.
Já em 2012, serão capacitados 19 mil profissionais nos 65 destinos considerados pontos turísticos prioritários pelo Ministério do Turismo. “A meta é que o Brasil continue como destino turístico após a Copa e a qualidade na prestação de serviços é fundamental para a imagem do país no exterior e perante os turistas”, afirmou Jaime Menin, representante da Abih.
Os cursos são oferecidos por meio da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH) criada pela Abih. Os cursos têm 200 horas de duração e são realizados a distância, para ter abrangência nacional e para que o profissional possa realizar o curso no próprio local de trabalho. “O objetivo do programa é qualificar e aperfeiçoar os profissionais da linha de frente, aqueles que têm contato direto com os turistas”, explica o coordenador da EVMH, Silvone Assis.
A aula inaugural de hoje foi o início dos cursos para profissionais das seguintes áreas: recepcionista, gerente, governanta, capitão, porteiro e mensageiro. Para Ana Paula Domingues, de 20 anos, que acabou de se formar em gastronomia e trabalha na supervisão da gerência de alimentos de um hotel em Brasília, os cursos de aperfeiçoamento são uma ótima oportunidade para agregar valor à carreira e reciclar conhecimentos.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias)

OMT ANUNCIA OS GANHADORES DOS PRÊMIOS ULISES


Os Prêmios Ulises da Organização Mundial do Turismo (OMT) são concedidos para iniciativas e projetos de instituições públicas de turismo, empresas turísticas e organizações sem fins lucrativos, que tenham realizado uma ação importante para o setor por meio de inovação em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas para o Milênio. A cerimônia de entrega foi celebrada com uma festa de gala durante o Fórum da OMT, em Vilamoura, em Portugal.
Os ganhadores dos prêmios são:

Prêmio de Inovação no Governo:
Índice de Satisfação do Turista - Academia de Turismo da China (China); Desenvolvimento da Rota Moche como destino turístico - Ministério de Comércio Exterior e Turismo (Peru); Certificado Ambiental - Secretaria de Turismo e Transporte de Madeira (Portugal).

Prêmio de Inovação das Empresas:
O projeto Artemisa, transformação de resíduos orgânicos em biocombustível para um turismo sustentável - Ingelia (Espanha); Complexo Turístico Mayakoba, desenvolvimento do turismo sustentável e responsável - OHG Desenvolvimento (México); Índice de competitividade Travel Sat - referência competitiva mundial da satisfação do turista e da qualidade da viagem - TCI Research (Bélgica).

Inovação das Organizações Não Governamentais:
Conectar as pessoas com o meio ambiente - Reserva da ilha de W. James Whyte, voluntariado turístico para proteger a biodiversidade - Convervation Volunteers (Austrália); Desenvolvimento de um turismo acessível para pessoas com necessidades especiais em Eslovênia - Associação Eslovena para Saúde Mental (Eslovênia); A rota acessível, circuitos guiados para pessoas com baixa visão - Keroul (Canadá).

Prêmios especiais de júri para:
Projeto de desenvolvimento de aldeias culturais, Associação Cooperativa Alghat (Arábia Saudita); UruguaiNatural.tv - Ministério do Turismo e Esporte (Uruguai); Rota Europeia dos Cemitérios - Associação de Cemitérios Significativos da Europa (Itália).

(Fonte : Panrotas)

FIFA INDICA CIDADES DO RS PARA DELEGAÇÕES DA COPA 2014



O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 divulgou a lista das 145 cidades pré-selecionadas pela Fifa para receber as delegações estrangeiras durante a fase preparatória para a competição. O Rio Grande do Sul teve 12 locais relacionados: Alvorada, Bento Gonçalves, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. A informação é do governo gaúcho.
Os locais foram escolhidos com base nas visitas técnicas realizadas pelos representantes da Fifa e que levaram em conta a infraestrutura urbana, a rede hoteleira e os Centros de Treinamentos (CT) disponíveis. Os centros servirão de base para as seleções que forem classificadas para a Copa. A ideia do Comitê Organizador Local (COL) é visitar novamente cada município, diminuindo o número final para 90 Centros de Treinamentos.
A secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, parabenizou as 12 cidades do interior gaúcho que foram pré-selecionadas pela Fifa e colocou a Setur-RS à disposição no que for preciso fazer a partir de agora. “Seremos parceiros de todos na busca da concretização desse projeto que significa muito não só para a cidade, mas para todo o Estado.”

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

PARA FINANCIAR INVESTIMENTOS, MERCADO DE CAPITAIS PRECISA DOBRAR


Infraestrutura, eventos e expansão industrial geram demanda deR$ 850 bilhões, segundo cálculo de especialistas

O Brasil terá de dobrar o tamanho do mercado de capitais até 2012. Só assim o país vai conseguir 21% de investimento sobre o PIB e cumprir a meta de crescer 4,5%. A principal preocupação é a demora do país em destravar esse mecanismo, dizem especialistas.
Segundo o Cemec (Centro de Estudos de Mercado de Capitais), o mercado de capitais terá de alcançar R$ 150 bilhões, o dobro do que o país obteve em 2010 (R$ 75 bilhões).
Para o diretor do Cemec, Carlos Rocca, as simulações acerca do desafio brasileiro em alocar capital para investimentos em infraestrutura, expansão industrial e para a preparação dos eventos esportivos em 2014 (Copa) e 2016 (Jogos Olímpicos) mostram demanda de R$ 850 bilhões no ano que vem.
A cifra irá crescer e atingir a marca de R$ 960 bilhões em 2015.
"Essa questão do crescimento potencial do Brasil é muito controversa. Mas, para efeito de simulação, é válido considerarmos que, para um crescimento de 4,5% ao ano, o país precise investir cerca de 21% do PIB. Não iremos conseguir isso sem desenvolver o mercado de capitais", afirma.
O temor é que a construção desse mecanismo, capaz de destravar, principalmente o mercado de títulos de dívida privada, esteja demorando demais.
A primeira tentativa efetiva foi dada só em dezembro de 2010, quando o governo incluiu numa medida provisória um dispositivo que institui regra que desonera os papéis de emissão privada, a exemplo do que ocorre com os títulos do governo.
"É um passo importante, mas ainda precisamos saber como será a regulamentação desse mecanismo. Esse é um mecanismo novo que terá de ser testado. É preciso ver se irá funcionar", diz Paulo Godoy, presidente da Abdib (Associação Brasileira das Indústrias de Base e da Infraestrutura).
Pelo mecanismo, sociedades criadas para desenvolver projetos de infraestrutura podem emitir títulos de dívida de longo prazo. Como esse é um mercado incipiente no Brasil, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) terá a função de "motor de arranque", ou criar um mercado secundário para fazer girar esses papéis criando liquidez.
"Um fundo de pensão até tem interesse em títulos de longo prazo, mas este precisa ter a opção de vender o papel caso precise ajustar a carteira. Hoje isso não é possível", diz Rocca.
A reforma do mercado de capitais -até o ponto de torná-lo atrativo- pode trazer mais capital estrangeiro. O benefício é duplo, explica Rocca. O primeiro é o financiamento do deficit em conta-corrente e o segundo é a transferência do risco cambial para o estrangeiro.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS ATRAI EMPREITEIRAS E COMPANHIAS AÉREAS



Os aeroportos estão entre as prioridades da gestão da presidente Dilma Rousseff. As indicações de que foram a criação da Secretaria de Aviação Civil e o desligamento das estatais do setor em relação ao Ministério da Defesa. Uma das opções com mais força é a concessão de aeroportos, o que atrai empreiteiras e companhias aéreas, interessadas em explorar a atividade atualmente controlada pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
A nomeação de Wagner Bittencourt como titular da secretaria teve o peso simbólico de avisar que o Executivo aposta nas concessões como solução para os problemas dos aeroportos: o ex-diretor de Infraestrutura do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já vinha estudando o assunto. “Até o final do ano passado, tínhamos muita conversa e nenhuma ação. Não havia vontade política de resolver essa situação”, critica Adir da Silva, ex-presidente da Infraero.
A situação dos aeroportos é um dos pontos que o Executivo considera como “os bons problemas do crescimento”. O número de passageiros mais que dobrou entre 2003 e 2010, passando de 71 milhões de pessoas transportadas ao ano para 154 milhões. Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicou que os investimentos da Infraero se intensificaram a partir de 2005 e ficaram próximos daquilo que é considerado ideal por consultorias privadas, mas ainda assim não foi possível dar conta de uma movimentação tão grande.
O estudo do Ipea evidencia que 17 aeroportos em 20 analisados estão em situação crítica ou preocupante, ou seja, operam acima da capacidade prevista. Realizar as obras necessárias para atender a este público levaria de cinco a sete anos seguindo os padrões atuais. “Desconheço mecanismo que possa acelerar esses investimentos de forma a que fique pronto na data prevista”, resumiu o coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea, Carlos Campos, ao apresentar a pesquisa. Ele defende que soluções alternativas, como terminais provisórios, são a melhor escolha para o período da Copa.
"O problema óbvio é a falta de melhor estrutura para os aeroportos. Temos um problema de gestão na Infraero e alguém no governo não está deixando acontecer", ressalta Celso André Klafke, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac-CUT). A entidade aguarda, desde fevereiro, a realização de uma reunião com Dilma Rousseff. “Há também uma falta de trabalhadores nas empresas aéreas. Tem cada vez mais afastamento por doença, o que sobrecarrega ainda mais os que ficam.”
Ainda sem saber em quais condições se darão as concessões, o governo começa a admitir trabalhar com alternativas, ao mesmo tempo em que critica o relatório do Ipea e assegura poder trabalhar em prazos menores. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou que deve ser editada uma medida provisória criando um regime especial de contratação e supervisão das obras para a Copa e a Olimpíada de 2016. "A ideia é que todas as regras sejam observadas, mas que possamos encurtar os prazos e tomar decisões com mais velocidade, o que exige foco e entendimentos que estão sendo tomados com órgãos de controle", disse.

PEIXES GRANDES

As maiores empreiteiras do país aguardam com ansiedade pelo início da concessão do setor de aeroportos. A Camargo Corrêa manifestou intenção de participar, ao mesmo tempo, da construção e da exploração dos terminais. Para isto, mantém há anos a A-Port, subsidiária que tem em parceria com uma empresa suíça e outra chilena. No Brasil, a corporação explora o estacionamento do aeroporto de Congonhas. No exterior, é a administradora de terminais aéreos no Chile, na Colômbia, em Honduras e nas Antilhas Holandesas.
A Odebrecht pretende participar das concessões por meio da OTP, lançada em março de 2010 com foco no setor de transportes. "Temos muitas ideias de parcerias, até com operadoras internacionais ou parceiros locais que poderiam investir juntamente. Mas está tudo no mundo das ideias, não tem nenhum tipo de concretização", afirmou, no Rio de Janeiro, Felipe Montoro Jens, diretor de investimentos da Odebrecht, de acordo com o jornal O Globo.
Uma das regras já definidas para as concessões a serem feitas é o limite para companhias aéreas de 10% de participação nos consórcios que vão disputar os editais. O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, deixou claro em entrevista à revista IstoÉ Dinheiro que tem interesse no negócio, especialmente em Cumbica, em Guarulhos (SP), o maior do país, que deve passar pela construção de uma terceira pista e de um novo terminal. “Se for adotado o modelo americano, em que o governo faz a pista de pouso e táxi e concede a área por um determinado número de anos, a gente constrói.”
Adir da Silva considera que se trataria de um conflito de interesses no qual uma empresa, por menor que fosse a participação no consórcio administrador, poderia ser favorecida na competição com as demais. “As companhias têm que cuidar de melhorar suas condições de voo. Atrasos, manutenção, diminuir número de panes, dar mais atenção à frota. Aeroporto é outra especialização.”
A empresa aérea Azul, ou pelo menos seu diretor de marketing, Gianfranco Beting, manifesta-se contrário à privatização. “Estamos absolutamente felizes de chegar aqui (ao Galeão). Ele não é o único aeroporto brasileiro com deficiência, tem problemas como todos os outros”, informou ao jornal O Globo.

(Fonte & foto : Rede Brasil Atual)

TRÁFEGO DE PASSAGEIROS NA AMÉRICA LATINA CRESCEU 7,0% EM MARÇO



A ALTA - Associação Latinoamericana de Transporte Aéreo anunciou ontem que o número de passageiros transportados por suas companhias aéreas membros durante o mês de março cresceu 7,0%, chegando a 11,573 milhões. No mês, a capacidade (ASK’s) registrou elevação de 3,1% e o tráfego (RPK’s) aumentou 9,9%, gerando uma taxa de ocupação (PLF) de 74,6%, 4,6 pontos percentuais superior à de março de 2010. O tráfego de cargas (FTK) aumentou 8,3% no mês.
No acumulado do primeiro trimestre, a quantidade de passageiros transportados aumentou 3,6% em relação ao 1T10, totalizando 34,4 milhões de passageiros. No período acumulado de janeiro a março, as companhias ALTA elevaram 1,8% a oferta (ASK’s) e a demanda (RPK’s) cresceu 4,6%, levando a uma taxa média de ocupação (PLF) de 76,0%, 2,0 pontos percentuais a mais que no mesmo mês do ano passado. O tráfego acumulado de cargas (FTK) aumentou 7,5% no trimestre.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

SERGIPE GANHA A PARTIR DE JUNHO DEZ NOVOS VÔOS


O Aeroporto Santa Maria em Aracaju receberá, até o final de junho, mais 10 novos voos, ampliando a oferta de destinos com saída direta da capital. A chegada desses novos voos foi possível graças ao trabalho realizado pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), que vem realizando desde o final do ano passado um estudo minucioso da malha aérea que serve Aracaju. O trabalho consiste no monitoramento do mercado e a apresentação das opções de voos às companhias aéreas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já recebeu os pedidos dos 10 novos voos sugeridos pela Emsetur, entre eles os diretos para Brasília e São Paulo, com desembarque no Aeroporto de Guarulhos. "Nós temos estreitado nossas relações com as companhias aéreas e no processo de negociação sugerimos a ampliação do número de voos para Salvador, Recife, Natal e Fortaleza, reforçando a malha aérea para o Nordeste. Também sugerimos o retorno de um voo ligando Aracaju a Belo Horizonte, uma vez que o mercado mineiro é um grande emissor de turistas para Sergipe", disse Carlos Alberto Nascimento, assessor de Planejamento da Emsetur.
De acordo com Nascimento, a oferta desses novos voos representará 66 novas frequências semanais e 8,2 mil novos assentos por semana. "Nós aumentaremos a nossa oferta de assentos para 40,2 mil. Hoje são 32 mil. Em relação aos vôos, nós passaremos de 36, incluindo-se as frequencias que não são diárias, para 42 novas opções", concluiu Nascimento, ao destacar que o trabalho realizado pela Emsetur vai além da coleta de dados do fluxo de passageiros, mas também analisa a malha aérea, a ocupação dos voos e utiliza as informações para ações de marketing nos principais destinos emissores de turistas.
A Infraero divulgou dados em relação à movimentação de passageiros no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Segundo a Infraero, no mês de abril de 2011, o movimento total de no Aeroporto foi de 85.778 passageiros, representando um incremento de 23,01% em relação ao movimento registrado no mesmo mês do ano passado e de 3,15% em relação ao mês anterior (março/2011).
Já em relação ao movimento acumulado no primeiro quadrimestre foi de 342.828 passageiros, o que representou um crescimento de 14,64% em relação ao mesmo período do ano passado.

(Fonte : Mercado & Eventos)

SALVADOR TERÁ HOTEL DE CHARME COM INVESTIMENTO DE R$ 15 MILHÕES



Salvador ganhará mais uma opção de hospedagem voltada para o turismo de luxo, o Bahia Marina. O empreendimento é uma iniciativa do empresário baiano Reynaldo Loureiro e terá 80 suítes, área de lazer, piscina, além de academia de ginástica e um pequeno centro de convenções, com capacidade para até 200 pessoas.
O hotel será o primeiro no Norte e Nordeste do País a ser construído dentro de uma marina. O empreendimento, terá localização privilegiada com vista para o Solar do Unhão e a Baía de Todos-os-Santos, O projeto já obteve aprovação do Iphan, e a expectativa é que possa estar concluído para a Copa de 2014.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

RJ MUDA NÚCLEO QUE QUESTIONAVA OBRAS PARA A OLIMPÍADA


A Defensoria Pública do Rio mudou a composição do núcleo que questiona na Justiça remoções de favelas pela Prefeitura do Rio visando obras da Olimpíada de 2016.
Ex-integrantes do grupo e movimentos sociais veem retaliação à atuação do grupo.
Quatro defensores públicos do Nuth (Núcleo de Terras e Habitação) entregaram o cargo após o afastamento da coordenadora, Roberta Fraenkel. Segundo eles, a medida foi a última de uma série de tentativas de "desestruturação" do órgão.
O defensor-geral, Nilson Bruno, nega que a mudança tenha ocorrido em razão dos questionamentos das obras.
Ele afirma que o núcleo não dialogava com a direção da instituição. Diz ainda que o grupo se envolveu excessivamente com movimentos sociais e não buscava negociar com a prefeitura.
As remoções para obras da Olimpíada foram criticadas pela ONU e pela Anistia Internacional. Segundo as entidades, falta diálogo com moradores e opções corretas para o reassentamento.
O Nuth representava na Justiça moradores de cinco favelas, num total de 500 famílias, a serem removidas para a construção de vias expressas prometidas ao Comitê Olímpico Internacional.
Em alguns casos, o grupo conseguiu evitar remoções para tentar indenização maior que a oferecida pela prefeitura ou moradia próxima ao imóvel demolido.
A crise na Defensoria se instalou em fevereiro, quando ONGs fizeram protesto em frente à instituição no dia em que o prefeito Eduardo Paes (PMDB) faria uma palestra.
A agenda foi cancelada.Em sessão na Assembleia Legislativa do Rio em homenagem ao núcleo, no dia 19 de abril, a defensora Adriana Brito, ex-integrante do Nuth, expôs a briga interna. Ela criticou a saída de Fraenkel. "Isso mostra na prática que o trabalho que vem sendo feito não está tendo apoio."
O defensor-geral afirma que o grupo não tinha diálogo nem "afinação política com a nova administração".
Ele avalia que a relação dos defensores com os movimentos sociais "era além do institucional". "Muitos movimentos estão vinculados a partidos. Parecia que o núcleo era parte do movimento social." Fraenkel alega que a relação era parte do trabalho.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

EMPRESAS AÉREAS QUEREM MAIS VOOS EM 4 AEROPORTOS


Por iniciativa das companhias aéreas, um comitê da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) propôs aumentar a quantidade de voos em quatro dos maiores aeroportos brasileiros, sem depender necessariamente de obras de melhoria.
Os alvos são Cumbica, em Guarulhos (SP), o mais movimentado do país, Brasília, Confins (MG) e Viracopos (SP), importantes centros de conexões da malha aérea.
Os quatro já operam atualmente acima da sua capacidade de abrigar passageiros -embora, em relação à pista, haja espaço disponível.
A proposta saiu semana passada em reunião da Câmara Técnica de Infraestrutura do Conselho Consultivo da Anac. O grupo fará um estudo, a ser concluído em três meses, para identificar de que modo ampliar as operações nos aeroportos. A aplicação, se efetivada pela Anac, fica para 2012.
Integram a câmara a Infraero (estatal que administra os aeroportos) e associações de companhias aéreas, entre outros. As resoluções são submetidas à Anac.
A proposta principal é reduzir a distância entre os aviões que aterrissam, de cerca de 18,5 km para 10 km.
"No mundo se pratica separação de 5 milhas náuticas [9,2 km], até menos, com segurança", diz Ronaldo Jenkins, diretor do Snea, o sindicato das empresas aéreas.
As empresas estão de olho em aproveitar a demanda -o movimento de passageiros subiu 21% em 2010.
Adotar a medida implicará, mais cedo ou mais tarde, contratar mais controladores de voo. Em outubro, a Folha mostrou que faltavam 900 controladores no país.
Hoje, Cumbica tem em média 30 operações por hora; o limite definido pela Aeronáutica é de 44 -uma folga de até 20% é necessária para atenuar atrasos.
Quem estabelece a capacidade de cada pista é o Decea (Departamento do Controle do Espaço Aéreo), da Aeronáutica. Procurado, o órgão não respondeu à Folha.
A câmara técnica buscará ainda soluções para otimizar o tempo que os aviões ficam em solo e o espaço que ocupam em cada aeroporto.
"Se obtivermos um aumento de eficiência, poderemos mitigar o problema de capacidade nesses aeroportos", diz o coordenador da câmara técnica Victor Celestino, diretor da Abetar (associação das companhias de transporte aéreo regional) e da Trip Linhas Aéreas.

MUDANÇA ESBARRA EM TERMINAIS JÁ SOBRECARREGADOS

Melhorar a eficiência das pistas, como propôs o comitê da Anac, esbarrará em aumento de voos em terminais de passageiros já sobrecarregados antes mesmo da Copa de 2014.
As obras nos quatro aeroportos deverão estar inteiramente concluídas em 2013.
"Hoje em dia não se pode querer solução ideal. Teremos a solução possível", diz Ronaldo Jenkins, do Snea (sindicato das empresas), sobre como aumentar voos se já falta espaço para passageiros e estacionamento, como em Cumbica.
Uma das duas pistas do aeroporto será parcialmente fechada de agosto a dezembro. Em 2012, há possibilidade de interdição total. É justamente o que querem evitar as empresas aéreas -mais voos em menos tempo reduziriam o prejuízo.
"Por que mudar agora a separação de voos? Por que não se pensou antes?", diz Carlos Camacho, diretor de segurança do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas). A medida em Cumbica é inoportuna, afirma.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

DILMA DISCUTE NO URUGUAI CONSTRUÇÃO DE PONTE



A construção de uma nova ponte entre o Brasil e o Uruguai fará parte da pauta da visita da presidente Dilma Rousseff a Montevidéu, no próximo dia 23.
A obra, que fará a ligação entre Jaguarão (RS) e a cidade uruguaia de Rio Branco, foi aprovada pelo ex-presidente Lula, em 2004, e pelo Senado, em 2009, mas ainda não foi iniciada.
"Existe uma grande sinergia entre o sul do Brasil e o norte do Uruguai e a construção da ponte é uma das nossas sugestões para o encontro", afirma o porta-voz do Itamaraty, ministro Tovar da Silva Nunes.
A análise do projeto, que tem orçamento de cerca de R$ 170 milhões, está em fase final, segundo o prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins (PT). "A expectativa é que a construção comece, no máximo, no primeiro semestre de 2012", diz Martins.
Além de questões de infraestrutura, o encontro de Dilma com o presidente do Uruguai, José Mujica, deve envolver parcerias na área de ciência e tecnologia e temas relacionados ao comércio de produtos agropecuários.
"O Brasil é o principal parceiro do Uruguai e Mujica pretende aproveitar a oportunidade para melhorar a balança comercial", diz a presidente da Câmara Brasil-Uruguai, Beatriz Bissio.
Em 2010, o Brasil teve deficit de R$ 43 milhões no intercâmbio com o Uruguai.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

SÃO PAULO SEDIARÁ CONGRESSO NACIONAL DE ECOTURISMO


Entre os dias 8 e 10 de novembro, acontece em São Paulo (SP) o 8º Conecotur (Congresso Nacional de Ecoturismo), organizado pelo Instituto Ipá Ti-uá de Meio Ambiente, Cultura e Sociedade e promovido pela SBEcotur (Sociedade Brasileira de Ecoturismo) e RBEcotur (Revista Brasileira de Ecoturismo). Desde sua criação, o programa tornou-se um local importante para o debate, para buscar novos rumos para a atividade e possibilitar a grandes trocas de experiências e para sugestão de políticas públicas.
O objetivo do evento será promover o debate do Ecoturismo como ferramenta para conservação de ambientes naturais, bem como o patrimônio cultural das comunidades de entorno dessas áreas, além de discutir o desenvolvimento sustentável nos locais onde essa atividade vem se desenvolvendo no território nacional.
São esperados cerca de 1.000 profissionais e acadêmicos para este evento. Entre os debatedores internacionais destacam-se nomes como Eduardo Salinas Cháves, da Universidade de Havana (Cuba), Jim Barborak e Larry Lechner, ambos da Colorado University (EUA) e Maria Mercedes Montero Bartolome, da Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha). Alguns dos principais brasileiros são Antonio Carlos Diegues (NUPAUB /USP) Alexandre de Gusmão Pedrini (UERJ), Andrea Rabinovici (UNIFESP), Anna Carolina Lobo (Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo), Antonio Carlos Diegues (NUPAUB-USP), Clayton Ferreira Lino (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica), Heloisa Turini Bruhns (UNICAMP), Jasmine Cardozo Moreira (UEPG), Jean-Claude Razel (Presidente da ABETA), José Sabino (Universidade Anhanguera?Uniderp), Luzia Neide Coriollano (Universidade Estadual do Ceará) e Sueli Ângelo Furlan (USP).
Para Marcelo Oliveira, Presidente do Instituto Ipá Tiuá, instituição que pesquisa o tema desde 1988 e é responsável pela organização desta edição, o mais importante é fortalecer o Ecoturismo nacional. "Podemos agregar o 3º setor, o setor privado e a secretaria do turismo. Estamos querendo aproximar mais o trade do turismo com os outros setores. Às vezes gente faz o congresso e falta um pouco essa intersecção no diálogo, então essa edição está voltada bastante para isso", afirma.
Segundo Oliveira, há presença da iniciativa privada nesse tipo de evento, mas é algo que ainda precisa melhorar. "Já existe por parte da iniciativa privada algumas práticas relacionadas à sustentabilidade. Percebemos também que o interesse nesse tipo de evento cresce cada vez mais e a hotelaria está se organizando para isso. O problema, é que infelizmente muita gente utiliza o termo 'eco' para marketing pessoal e na verdade não demonstra preocupações ambientes de verdade. Então eu acho que alguns empreendimentos ainda precisam se organizar um pouco mais, e isso não diz respeito apenas àqueles que estão situados em locais onde há natureza", diz.


(Fonte : Hôtelier News)

MTUR ABRE INSCRIÇÕES PARA VOLUNTÁRIOS

O estágio será de cinco dias, com carga horária de seis horas. Alunos universitários dos cursos de Eventos, Hotelaria e Turismo têm até 24 de junho para se inscrever

O Ministério do Turismo (MTur) seleciona alunos universitários dos cursos de Eventos, Hotelaria e Turismo para estágio voluntário, durante o 6° Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que vai acontecer entre 13 e 17 julho, no Anhembi, em São Paulo (SP). Os interessados podem se inscrever até 24 de junho.
A universitária Fernanda Ramos de São Paulo (SP) realizou um sonho ao participar como voluntária do 5° Salão de Turismo, em 2010. Após duas tentativas frustradas, no último ano de faculdade, Ramos foi selecionada. “Como uma boa brasileira, eu não desisto nunca!”, brincou, ao deixar seu depoimento no site do evento.
O estágio não será remunerado. O MTur oferece vale-transporte e voucher para alimentação, além de certificado, ao término do evento. Os alunos inscritos deverão estagiar durante os cinco dias (de 13 a 17 de julho) e não poderão ultrapassar a carga horária de seis horas por dia. O voluntário terá 30 minutos de intervalo durante a execução das atividades. Além disso, deverá comparecer previamente, em data e horário agendados pela coordenação do evento, para treinamento sobre as atividades oferecidas pelo Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.
Se você é apaixonado por turismo como Fernanda, participe do 6° Salão do Turismo. Para se inscrever, acesse o site do Salão. Para mais informações sobre o evento, acesse http://www.turismo.gov.br/

(Fonte : MTur)

TSA ESTÁ MONITORARANDO COMPORTAMENTO DOS PASSAGEIROS NOS AEROPORTOS



Um movimento “errado” na fila de segurança e você pode chamar a atenção dos agentes especializados em indicadores de comportamento da TSA - Transportation Security Administration, o grupo responsável pela observação de comportamentos suspeitos ou mesmo brincalhões de passageiros em filas de postos de segurança nos aeroportos dos EUA. Os agentes especiais já estão trabalhando em 161 aeroportos do país. Os comportamentos particulares que eles foram treinados para detectar incluem atitudes arrogantes, expressões faciais ou verbais de desagrado pelas longas filas e olhares temerosos ou impacientes.
Apesar de muitos acharem que essas medidas são absurdas e uma invasão às liberdades civis, a TSA divulgou comunicado dizendo que “os agentes de detecção de comportamento estão fazendo a triagem de passageiros por reações físicas ou fisiológicas involuntárias que as pessoas exibem em resposta ao medo de serem descobertas. A TSA reconhece que um indivíduo que exiba um desses comportamentos não significa automaticamente que tenha intenções terroristas ou criminosas. Indivíduos que exibam comportamentos específicos observáveis podem ser encaminhados para uma triagem adicional em um posto de controle, para uma revista manual e inspeção física de sua bagagem de mão.

(Fonte : Business Travel Magazine)

PROJETO DE DEPUTADO QUER TORNAR OBRIGATÓRIA PRESENÇA DE MÉDICO EM VÔOS



Pensamos inicialmente que a notícia tinha como fonte a IATA ou o ICAO, mas nos enganamos. A fonte é a Agência Câmara de Notícias de Brasília. O release diz que a Câmara analisa o Projeto de Lei 880/11, do deputado Paulo Magalhães (DEM-BA), que torna obrigatória a presença de um médico nos voos comerciais com duração superior a duas horas. O autor argumenta que passageiros e tripulantes correm risco de saúde em voos de longa duração, especialmente as pessoas com doenças cardiovasculares e pulmonares. "Como a cabine do avião está menos pressurizada, é como se a pessoa estivesse no alto de uma montanha com 2 mil metros", afirma o deputado.
A matéria tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Segundo a Agência Câmara de Notícias, caráter conclusivo é o rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

NO BALCÃO


A confiança do comércio no Rio subiu em março, segundo índice da Fecomércio-RJ. Alcançou 138,13 pontos, 4,5% acima do mês anterior.
A alta foi influenciada pelo desempenho do subindicador de situação presente, que avançou 8,82%.
Os melhores resultados foram apurados por supermercado, hotelaria e farmácia. A situação futura, entretanto, fechou em alta de só 1,72%.

(Fonte : Coluna Mercado Aberto)