terça-feira, 10 de maio de 2011

EMPRESAS AÉREAS QUEREM MAIS VOOS EM 4 AEROPORTOS


Por iniciativa das companhias aéreas, um comitê da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) propôs aumentar a quantidade de voos em quatro dos maiores aeroportos brasileiros, sem depender necessariamente de obras de melhoria.
Os alvos são Cumbica, em Guarulhos (SP), o mais movimentado do país, Brasília, Confins (MG) e Viracopos (SP), importantes centros de conexões da malha aérea.
Os quatro já operam atualmente acima da sua capacidade de abrigar passageiros -embora, em relação à pista, haja espaço disponível.
A proposta saiu semana passada em reunião da Câmara Técnica de Infraestrutura do Conselho Consultivo da Anac. O grupo fará um estudo, a ser concluído em três meses, para identificar de que modo ampliar as operações nos aeroportos. A aplicação, se efetivada pela Anac, fica para 2012.
Integram a câmara a Infraero (estatal que administra os aeroportos) e associações de companhias aéreas, entre outros. As resoluções são submetidas à Anac.
A proposta principal é reduzir a distância entre os aviões que aterrissam, de cerca de 18,5 km para 10 km.
"No mundo se pratica separação de 5 milhas náuticas [9,2 km], até menos, com segurança", diz Ronaldo Jenkins, diretor do Snea, o sindicato das empresas aéreas.
As empresas estão de olho em aproveitar a demanda -o movimento de passageiros subiu 21% em 2010.
Adotar a medida implicará, mais cedo ou mais tarde, contratar mais controladores de voo. Em outubro, a Folha mostrou que faltavam 900 controladores no país.
Hoje, Cumbica tem em média 30 operações por hora; o limite definido pela Aeronáutica é de 44 -uma folga de até 20% é necessária para atenuar atrasos.
Quem estabelece a capacidade de cada pista é o Decea (Departamento do Controle do Espaço Aéreo), da Aeronáutica. Procurado, o órgão não respondeu à Folha.
A câmara técnica buscará ainda soluções para otimizar o tempo que os aviões ficam em solo e o espaço que ocupam em cada aeroporto.
"Se obtivermos um aumento de eficiência, poderemos mitigar o problema de capacidade nesses aeroportos", diz o coordenador da câmara técnica Victor Celestino, diretor da Abetar (associação das companhias de transporte aéreo regional) e da Trip Linhas Aéreas.

MUDANÇA ESBARRA EM TERMINAIS JÁ SOBRECARREGADOS

Melhorar a eficiência das pistas, como propôs o comitê da Anac, esbarrará em aumento de voos em terminais de passageiros já sobrecarregados antes mesmo da Copa de 2014.
As obras nos quatro aeroportos deverão estar inteiramente concluídas em 2013.
"Hoje em dia não se pode querer solução ideal. Teremos a solução possível", diz Ronaldo Jenkins, do Snea (sindicato das empresas), sobre como aumentar voos se já falta espaço para passageiros e estacionamento, como em Cumbica.
Uma das duas pistas do aeroporto será parcialmente fechada de agosto a dezembro. Em 2012, há possibilidade de interdição total. É justamente o que querem evitar as empresas aéreas -mais voos em menos tempo reduziriam o prejuízo.
"Por que mudar agora a separação de voos? Por que não se pensou antes?", diz Carlos Camacho, diretor de segurança do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas). A medida em Cumbica é inoportuna, afirma.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

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