terça-feira, 10 de maio de 2011

CAPITANIA DOS PORTOS REDUZ PARADAS DE CRUZEIROS EM BÚZIOS EM NOME DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL



Apesar do comércio local e dos proprietários de restaurantes serem contrários a Capitania dos Portos decidiu acolher um pedido dos pescadores e ambientalistas e alterou a legislação que permitia a parada de até quatro transatlânticos de uma só vez no litoral de Búzios. A partir do próximo verão ficam limitados a dois os pontos de fundeio de cruzeiros em Búzios.
Os locais de embarque e desembarque ficarão posicionados a mais de 500 metros de áreas de grande interesse ecológico. Além disso, as embarcações passarão a usar boias de amarração para evitar o problema do arrasto de âncoras, que causavam danos no leito marinho e a morte de peixes e crustáceos, prejudicando a pesca local.
A decisão foi tomada após investigação do Ministério Público Federal (MPF) e queixas de pescadores sobre a grande quantidade de cruzeiros que aportam em Búzios. As hélices e âncoras dos navios, segundo os pescadores, geraram crateras no fundo do mar. A Capitania dos Portos baseou-se num estudo técnico dos impactos ambientais dos navios, realizado pela prefeitura em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Museu Nacional e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário