sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA MUDA CARA DO ICMS


Pouco a pouco, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deixa de ser um um tributo cobrado sobre o preço de venda do varejo ao consumidor final. Por meio da substituição tributária, o imposto tem praticamente dado lugar a um tributo diferente, recolhido pela indústria e não sobre os preços efetivamente praticados pelo varejista, mas sobre valores e margens de lucro estimados.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

SETOR DE VINHOS CRESCE E ATRAI EMPREENDORES


Há cerca de seis anos, uma amiga que trabalhava em uma importadora de vinhos havia recebido convite de uma concorrente com significativa presença no mercado para mudar de empresa. O que a atraia na proposta não era, a rigor, eventuais vantagens financeiras nem o posto que iria ocupar, mas a possibilidade de poder dar continuidade a um trabalho que desenvolvera e lhe dava prazer. Imaginava que corria o risco perder o que conquistara se ali permanecesse em função de uma suposta tendência de concentração do setor, o que levaria ao enfraquecimento/desaparecimento das pequenas e médias importadoras.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

"SELO VERDE” AMERICANO SE TROPICALIZA


Um dos campeões mundiais de desperdício e perda de materiais na construção civil, o Brasil é também um dos países que menos se preocupa com a demolição e ainda dá pouca atenção à acessibilidade na hora de erguer um prédio comercial. Esses e outros quesitos passarão a ser contemplados na certificação mais famosa do mundo para prédios verdes. O certificado americano Leed, concedido pela ONG Green Building Council, que sempre adotou padrões globais nos 41 países onde atua, vai considerar também aspectos regionais na concessão dos selos.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)