terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Dilma não quer você no exterior


*Por Silvio Cioffi



O primeiro dia deste ano amanheceu sombrio para os operadores de turismo –e trouxe uma triste e inesperada notícia: uma normativa, depois ratificada no Diário Oficial da União, “brindava” os brasileiros com uma alíquota de 25% no imposto de renda (IRFF) sobre remessas para pagar serviços de viagens contratados no exterior.

Desde então, o atual ministro Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), vem “garantindo” às entidades representativas do setor e aos operadores –entre eles, a Braztoa, a Abav-Nacional e a Clia-Abremar, além de dirigentes da CVC– que haveria uma reformulação e que a nova alíquota seria de “só” 6% (ou seriam 6,38%?).

Chegamos a fevereiro, o imbróglio continua, e a despeito da romaria que os operadores têm feito a Brasília, das fotos que têm tirado ao lado do ministro Henrique Alves, a alíquota de 25% continua em vigor, consoante que está com a sanha arrecadatória do governo federal e com a estratégia de dificultar a saída de divisas.

Após sucessivas promessas não cumpridas, a modificação, que deveria ter sido publicada na última sexta (29), ficou para 1 de fevereiro. Mas será mesmo que a palavra do ministro do Turismo vai ser cumprida?

Político experimentado, deputado federal por 11 legislaturas, não foi por acaso que Henrique Alves virou ministro do Turismo.

Se você pensou que ele entendia do assunto, que empreendeu ou se interessou pela indústria de viagens, a resposta é não: ele não tinha –e aparentemente continua a não ter—nenhuma afinidade com a pasta.

A favor dele, pesou o fato de ser um quadro diretivo do velho PMDB.

Logo que assumiu, é verdade, Henrique Alves mostrou força política ao conseguir a aprovação no Congresso para a dispensa de visto, por três meses, de estrangeiros que virão ao Brasil na época dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Foi uma bola dentro, tentar atrair mais visitantes do estrangeiro para o país é positivo e necessário, mas, neste momento, com a delonga em resolver a questão do novo imposto que na prática encarece bastante as viagens de brasileiros ao exterior, a lua-de-mel do ministro do Turismo com o setor de turismo está azedando.

2015 já foi um ano particularmente duro para os operadores, o dólar subiu 50% no ano, operadores tradicionais, entre eles a tradicional Nascimento Turismo, fecharam as portas.

Se nada ficar resolvido, ficará claro que o governo federal não dá a mínima para o setor de turismo, que o pano de fundo é tornar as viagens para o exterior proibitivas e arrecadar, arrecadar, arrecadar…



NÚMEROS PÍFIOS



Na contramão dos países que levam a indústria do turismo a sério, nesses últimos anos, o Brasil permaneceu, em relação ao receptivo, empacado na marca de 5,5 milhões de turistas estrangeiros/ano.

Em 2014, é verdade, o número melhorou um pouco: no ano da Copa do Mundo, cerca 6,7 milhões de viajantes internacionais para cá vieram.

Mas, também em 2014, a título de comparação, os números totalizados por órgãos oficiais dos maiores países receptivos e por organizações como Organização Mundial do Turismo (OMT), registram que França recebeu mais de 85 milhões de viajantes estrangeiros; os EUA, 75 milhões; a Espanha, 65 milhões; a China, 56 milhões, e a Itália, algo em torno de 48 milhões de turistas estrangeiros.

Há inclusive metrópoles e cidades-Estado que ganham de longe do Brasil no quesito atrair visitantes estrangeiros, caso de Hong Kong, hoje reincorporada à China, que recebeu quase 28 milhões de turistas em 2014.

De acordo a Euromonitor International e seu estudo Top 100 City Destinations, Hong Kong recebeu precisamente 27,7 milhões de estrangeiros no período, com mais de dez milhões de pessoas a mais em comparação com o segundo colocado, que foi Londres.

A Europa, por sua vez, permanece como um sonho de consumo mundial e sobretudo aos que se iniciam no mundo das viagens.



Já o Brasil, basta a ver pela lista abaixo, vai continuar na periferia da periferia da periferia:



Confira os números de visitantes estrangeiro sem 2014, de acordo com a pesquisa Top 100 City Destinations:
1- Hong Kong (China) – 27,7 milhões de turistas  2- Londres (Reino Unido) – 17,3 milhões 3- Cingapura – 17 milhões 4- Bangcoc (Tailândia) – 16,2 milhões 5- Paris – 14,9 milhões 6- Macau – 14,9 milhões 7- Shenzhen (China) – 13,6 milhões 8- Nova York – 12,2 milhões 9- Istambul (Turquia) – 11,8 milhões 10- Kuala Lumpur (Malásia) – 11,6 milhões



(Fonte : J. Folha de SP – 01-02-2016 / Silvio Cioffi é repórter especial. É graduado pela Faculdade de Direito da USP, universidade onde também estudou ciências sociais. Foi coordenador de Artigos e Eventos (1984-1991) e, a seguir, editor de Turismo (1991-2013) do jornal. Em 2013, participou do programa Knight Wallace Fellows da Universidade de Michigan-EUA) 

Projetos brasileiros são destaque em prêmio de inovação da OMT




O Brasil teve dois destaques na 12ª edição do Prêmio de Excelência e Inovação no Turismo, organizado pela OMT (Organização Mundial do Turismo), que teve seus vencedores anunciados na semana passada em Madri.

O complexo turístico de Itaipu (PR) foi o vencedor na categoria Pesquisa e Tecnologia.

O projeto Fartura, que realiza festivais como o de Tiradentes e pesquisas gastronômicas pelo país, foi o segundo vice-colocado na categoria Empresas. A posição foi dividida com o projeto Primeira Experiência Profissional, da rede hoteleira Meliá na Espanha.

O vencedor nesta categoria foi um programa da Lituânia que criou uma trilha sobre copas de árvores no parque Anyksciai; a primeira vice-colocação ficou com um projeto de limpeza de praias em Bali (Indonésia) e com um tour em um ônibus elétrico na Suíça.

Também havia categorias para ONGs –o projeto nepalês Irmandade de Sobreviventes foi o vencedor– e políticas públicas –prêmio para o programa indonésio Reinventando o Governo em Turismo.

Criada em 2013, a premiação da OMT é considerada uma das mais importantes do mundo no setor turístico. Seu objetivo é reconhecer acadêmicos, ONGs e instituições públicas e privadas que contribuem com iniciativas inovadoras na área.

Nesta edição, foram 17 finalistas, selecionados entre 109 projetos de 50 países.



(Fonte : J. Folha de SP – 27-01-16 – Imagem divulgação)

MTur apresenta nova estrutura para secretários de Turismo




Representantes do Ministério do Turismo apresentaram a secretários e dirigentes do setor a nova estrutura do órgão nesta quinta-feira (28), durante a 85ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O novo organograma atendeu à determinação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e faz parte de um movimento maior de redução de custos com a participação de todas as unidades do governo federal. 

De acordo com o diretor de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, responsável pela apresentação sobre a nova estrutura, a reorganização do MTur levou em consideração os princípios da eficácia e eficiência da administração pública, diretrizes e normas que orientam o setor como a Lei do Turismo, o Plano Nacional de Turismo e o Plano Plurianual.  

Ainda segundo Yamamoto, dados como a contribuição ao PIB, o nível de empregos, o total de divisas na balança de exportações e o índice de competitividade do setor são essenciais no sentido de se garantir mais investimentos e políticas a longo prazo. 

Já o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Lima, apontou a redução do orçamento disponível e estimulou representantes estaduais a trabalharem junto a congressistas para assegurar emendas parlamentares. 

"As emendas já são nossa principal fonte, só que precisamos de mais. Queremos também emendas para eventos, marketing e promoção, além de infraestrutura", pontuou o secretário. Lima também incentivou o uso de fundos constitucionais para atender as demandas da iniciativa privada, do Fungetur - no caso de solicitações de pequenos empresários -, e do Prodetur. 

O diretor do Departamento de Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, Rogério Cóser, por sua vez, divulgou ações voltadas à atração de investimentos internacionais.

O presidente do Fornatur, Jaime Recena, Secretário de Turismo do Distrito Federal, adiantou que o colegiado pretende apresentar ao governo um documento no qual destaca a importância econômica do setor e defende a manutenção de verbas ao ramo.



(Fonte : MTur – 28-01-16)

Para atender bem ao turista




A informação para o turista é um item essencial para que uma viagem seja aproveitada da melhor forma possível. Pensando nisso, o Ministério do Turismo investiu, desde 2003, R$ 89 milhões para a construção e reforma de Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) em todo o país. Somente em 2015, a pasta destinou, para essas obras, R$ 4 milhões.

“Os centros de atendimento ao turista são fundamentais pois permitem o primeiro contato entre o visitante e a cidade. Tem o relevante papel de orientar e informar para que o turista tenha uma boa impressão do destino logo na chegada”, ressalta o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Em Salvador (BA), os visitantes podem solicitar informações em um dos quatro centros de atendimento sob a administração da Bahiatursa: no aeroporto, no Pelourinho, na rodoviária e na Praia do Forte. Há, ainda, outros centros administrados pela prefeitura. Juntos, os quatro CATs contam com 12 atendentes que realizaram, entre janeiro e setembro de 2015, 24 mil atendimentos. Há também o Disk Bahia Turismo no telefone (71) 3103-3103 e que passa informações em português, inglês e espanhol.

Aqueles que desejam obter informações para aproveitar mais a capital do Rio Grande do Norte, Natal, podem procurar um dos três centros instalados na Praia de Ponta Negra (02) e na Praia dos Artistas (01). Juntos eles contabilizam cerca de 10 mil atendimentos em 2015.

Os turistas que visitam a capital do país podem recorrer a um dos três centros de atendimento em funcionamento: Aeroporto Juscelino Kubitschek, Praça dos Três Poderes e Centro de Convenções. Juntos os CATs realizaram, em 2015, 17 mil atendimentos. Em Brasília, também é possível solicitar informações pelo telefone (61) 3214-2764.

Na capital paraibana, João Pessoa, a população local e os turistas dispões de três CATs fixos: na Praia de Tambaú, na rodoviária e no aeroporto. A cidade conta também com uma van que percorre os locais mais movimentados do litoral norte e sul e oferece atendimento bilíngue para recepcionar os turistas.

No Espírito Santo, a Secretaria de Turismo do Espírito Santo supervisiona dois CATs em Vitória, um no desembarque do aeroporto e outro na rodoviária. Ao todo, oito atendentes bilíngues fazem o trabalho de recepcionar os turistas.

“Alguns turistas chegam com seu roteiro definido, mas com nossas dicas tudo muda, as informações são mais precisas e claras do que na internet”, relata Elder Nascimento, atendente do posto da rodoviária.

Entre os viajantes que procuram os centros de informações muitos estão de passagem rápida pela cidade. Entre uma conexão e outra aproveitam para curtir os atrativos turísticos próximos e no balcão buscam dicas e sugestões de roteiros.



RIO DE JANEIRO



A capital mais visitada por estrangeiros a lazer no país, o Rio de Janeiro, possui 15 centros de atendimento administrados pela Turisrio. Em 2015, esses CATs realizaram 259 mil atendimentos, dos quais 165 mil foram atendimentos a estrangeiros. Para recepcionar os turistas que visitam a cidade maravilhosa, a Riotur disponibiliza 59 recepcionistas e 23 estagiários, sendo que todos eles são bilíngues.

A cidade também já tem experiência em montar centros de atendimentos temporários durante grandes eventos como na Copa do Mundo, na Copa das Confederações e agora durante a Olimpíada.  Segundo a assessoria de imprensa da Turisrio, o projeto de montagem desses centros para os jogos Olímpicos está em elaboração.



(Fonte : MTur – 28-01-16 – Imagem RioTur)

Companhias aéreas vão permitir remarcar bilhete devido à greve




Companhias aéreas vão permitir que os passageiros remarquem seus bilhetes devido à greve de pilotos e comissários que ocorrerá das 6h às 8h nesta quarta-feira (3) nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Viracopos, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

A recomendação da Abear (associação de empresas aéreas) é que os passageiros com voos marcados na data procurem as companhias.

Em seu site, a TAM informa que para quem tiver voos domésticos entre 6h e 18h ou voos internacionais entre 6h e 8h estão liberadas as taxas de remarcação e diferença de tarifas para que antecipem seus voos ou posterguem em até 15 dias, havendo disponibilidade.

Na Gol, o aviso é para que os clientes entrem em contato para verificar a situação dos voos e os que preferirem podem optar por remarcar suas viagens, sem taxas, ou solicitar reembolso integral.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as empresas são responsáveis pela prestação de assistência decorrente dos transtornos gerados pela greve, como alimentação, comunicação e hospedagem.

"Aproximadamente 300 voos serão afetados, o que representa cerca de 10% de toda a malha", diz Rodrigo Spader, vice-presidente do SNA (sindicato dos aeronautas).

De acordo com o SNA, não deve haver cancelamentos, apenas atrasos. Não só os voos dos aeroportos que entrarão em greve deverão sofrer, mas também os destinos em sequência.

Caso não haja acordo, haverá novas paralisações nos dias seguintes, inclusive durante o Carnaval.

A reivindicação da categoria é um reajuste que reponha a inflação de 1º de dezembro de 2014 a 1º de dezembro de 2015.



(Fonte : J. Folha de SP – 02-02-2016 – Imagem divulgação)

Companhias reembolsam ou trocam passagens por causa do vírus zika




A epidemia de vírus zika, que se espalha pelo continente americano, está começando a afetar o turismo e colocou companhias aéreas do Brasil e dos Estados Unidos em estado de atenção.

Embora cada empresa adote um procedimento diferente, a regra geral que está se estabelecendo é a do reembolso das passagens para viagens a áreas afetadas pelo zika, caso o turista desista do deslocamento, ou a da mudança gratuita das datas de embarque. Contudo, é importante conferir como cada companhia está lidando com o caso.

No Brasil, a Gol permite que clientes grávidas remarquem gratuitamente voos para destinos em que haja a presença do vírus, mas não há reembolso pelo cancelamento (a viagem de gestantes é um fator de preocupação porque há evidências de que o vírus cause microcefalia no bebê). Há a possibilidade também de pedir um crédito do valor da passagem para a emissão de um novo bilhete, em até 12 meses.

A Avianca informa que isentará passageiras grávidas da taxa de remarcação para voos a locais com casos comprovados de zika. Se elas optarem pelo cancelamento, receberão o valor integral da passagem.

Por outro lado, a Azul não oferece ressarcimento aos clientes. Pelo telefone, a companhia disse que pode mudar de posicionamento caso o Ministério da Saúde se manifeste nesse sentido. Para voos domésticos, a TAM também não oferece reembolso das passagens nem a possibilidade de mudar datas dos bilhetes sem a cobrança de taxas, mas diz em nota que "analisará e fará as eventuais ponderações".

Nos voos internacionais, porém, o procedimento da TAM é outro. As empresas do grupo Latam (que envolve TAM e LAN) permitem que passageiras grávidas solicitem o reembolso do valor do bilhete ou mesmo alterem o destino no caso de viagens internacionais para Brasil, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Guiana Francesa, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Suriname e Venezuela.

Há também a possibilidade de as passageiras que já estejam nesses países anteciparem o retorno, sem cobranças adicionais. O mesmo vale para os acompanhantes. Para usufruir dos benefícios, é preciso apresentar uma declaração médica mencionando as semanas de gestação.

A companhia segue procedimento parecido aos das companhias norte-americanas United Airlines e American Airlines.

Desde segunda-feira (25), a American permite que grávidas recebam o reembolso de passagens compradas para Brasil, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Porto Rico e Venezuela. É preciso apresentar uma comprovação médica da gravidez.

A United divulgou na terça (26) que reembolsará passageiros que compraram bilhetes para países afetados pelo vírus zika.



MILHÕES DE INFECTADOS



A OMS (Organização Mundial da Saúde) disse nesta quinta-feira (28) que o vírus zika pode atingir de 3 a 4 milhões de pessoas nas Américas. No Brasil, a estimativa é que 1,5 milhão de pessoas sejam infectadas, projeção semelhante à apresentado pelo Ministério da Saúde.

Hoje, 23 países das Américas já confirmam casos de zika adquiridos em seus territórios. A OMS, que declara que o nível de alerta para o vírus é "extremamente alto", deve convocar uma reunião de seu comitê de emergência em 1º de fevereiro.

No encontro, deve-se decidir se a epidemia constitui "uma urgência de saúde pública de nível internacional", informou a OMS em um comunicado.

No Brasil, o país mais afetado pela epidemia, desconfia-se que o zika seja responsável pelos 3.448 casos suspeitos de microcefalia (má-formação cerebral) em bebês, além de outros 270 confirmados.

Isso fez com que Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Austrália e o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças tenham emitido alertas para que gestantes evitem viajar ao Brasil



(Fonte : J. Folha de SP – 01-02-2016 – Imagem divulgação)

Total de pessoas voando ao exterior com aéreas brasileiras sobe 14% em 2015




Em viagens dentro do país, no período de janeiro a dezembro de 2015, a quantidade de passageiros pagos transportados acumulou crescimento de 0,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 96,1 milhões no ano


Mesmo com o dólar mais alto, o número de passageiros transportados por empresas aéreas brasileiras em viagens internacionais cresceu 13,8% em 2015 na comparação com o ano anterior. No período de janeiro a dezembro, o número de passageiros atingiu 7,3 milhões.

Os dados são do Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado nesta quarta-feira (27) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Dezembro também registrou alta de passageiros em relação ao mesmo mês de 2014. De acordo com a agência, foram 635,1 mil passageiros pagos transportados, aumento de 8,5%.

Em viagens dentro do país, no período de janeiro a dezembro de 2015, a quantidade de passageiros pagos transportados acumulou crescimento de 0,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 96,1 milhões no ano. 



(Fonte : UOL Economia – 27-01-2016 – Imagem divulgação)