O segmento de turismo de negócios tem gerado
cada vez mais visibilidade para a economia turística, como o mostra o novo
vídeo da série “Turismo em Cena”. O Brasil lidera o ranking de países que mais
sediaram eventos internacionais na América Latina e ocupa a sétima colocação
entre os demais países do mundo, de acordo com a Associação Internacional de
Congressos e Convenções.
Os turistas de negócios representam uma parcela
significativa (25,6%) dos estrangeiros que vistam o país. Seu gasto médio
diário, de US$ 127, é quase duas vezes maior que o de turistas de lazer.
O resultado dessa movimentação é que em 2012
o faturamento do turismo no país cresceu 23,3% em comparação ao ano anterior,
de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada
pela Fundação Getúlio Vargas.
“Temos condições para fazer do turismo de
negócios e eventos um segmento cada vez mais importante para a nossa economia.
Para isso, estamos investindo na melhoria da infraestrutura desses locais”,
afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O Ministério do Turismo já investiu R$ 1,2
bilhão na construção e reforma de centros de eventos, beneficiando 900 cidades
brasileiras. Atualmente onze centros de convenções finalizam suas obras de
reforma ou construção com um aporte de R$ 461 milhões.
Apenas Manaus recebeu R$ 40 milhões para as
obras do Centro de Convenções do Amazona. Além do Rio de Janeiro e
São Paulo, outras cidades se consolidam como polo de turismo de negócios, entre
elas Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Brasília e
Fortaleza.
Série institucional
O
Ministério do Turismo produziu uma série de oito curtas sobre as principais
ações da pasta. A campanha “Turismo em Cena” destaca os programas de formação e
qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de
negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço
aos parques nacionais.
As
ações do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo
2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de
estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor,
impulsionando a competitividade do turismo brasileiro.
“Nossas
metas são audaciosas, mas com trabalho e esforço conseguiremos cumprir os
objetivos, entre eles, o de elevar o Brasil à condição de 3ª economia turística
mundial até 2022”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
(Fonte : MTur)