segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TURISMO DE NEGÓCIOS MOVIMENTA A ECONOMIA DO SETOR


 

O segmento de turismo de negócios tem gerado cada vez mais visibilidade para a economia turística, como o mostra o novo vídeo da série “Turismo em Cena”. O Brasil lidera o ranking de países que mais sediaram eventos internacionais na América Latina e ocupa a sétima colocação entre os demais países do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções.
Os turistas de negócios representam uma parcela significativa (25,6%) dos estrangeiros que vistam o país. Seu gasto médio diário, de US$ 127, é quase duas vezes maior que o de turistas de lazer.
O resultado dessa movimentação é que em 2012 o faturamento do turismo no país cresceu 23,3% em comparação ao ano anterior, de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas.
“Temos condições para fazer do turismo de negócios e eventos um segmento cada vez mais importante para a nossa economia. Para isso, estamos investindo na melhoria da infraestrutura desses locais”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O Ministério do Turismo já investiu R$ 1,2 bilhão na construção e reforma de centros de eventos, beneficiando 900 cidades brasileiras. Atualmente onze centros de convenções finalizam suas obras de reforma ou construção com um aporte de R$ 461 milhões.
Apenas Manaus recebeu R$ 40 milhões para as obras do Centro de Convenções do Amazona. Além do Rio de Janeiro e São Paulo, outras cidades se consolidam como polo de turismo de negócios, entre elas Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Brasília e Fortaleza.
 
Série institucional
 
O Ministério do Turismo produziu uma série de oito curtas sobre as principais ações da pasta. A campanha “Turismo em Cena” destaca os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais.
As ações do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor, impulsionando a competitividade do turismo brasileiro.
“Nossas metas são audaciosas, mas com trabalho e esforço conseguiremos cumprir os objetivos, entre eles, o de elevar o Brasil à condição de 3ª economia turística mundial até 2022”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
 
(Fonte : MTur)

EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS É DEBATIDA EM FORTALEZA


 

As ações do Ministério do Turismo (MTur) na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes foram apresentadas nesta sexta-feira (7) a capacitadores do projeto VIRAVIDA, do Serviço Social da Indústria (SESI), em Fortaleza.
O coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto, e a coordenadora do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Turismo), Paloma Salomão, apresentaram as medidas da pasta de enfrentamento do problema e o Pronatec Copa Social, projeto que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade.
Recentemente, o MTur e o SESI firmaram parceria que permite que jovens vítimas de exploração sexual, atendidos pelo ViraVida, sejam incluídos no Pronatec Copa Social. Os jovens e seus familiares podem fazer os 37 cursos oferecidos pelo Pronatec Copa Social, entre eles, garçom, barista e auxiliar de cozinha. 
As cidades atendidas são Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cabo de São Agostinho, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Parnaíba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Vitória e Uruguaiana.
“Os órgãos municipais de turismo vão atuar como parceiros na realização das pré-matrículas. A publicidade e a organização da demanda serão de responsabilidade das regionais do SESI”, disse Paloma Salomão.
 
CAMPANHA PROTEJA
 
O MTur inicia o ano da Copa do Mundo com a distribuição de 150 mil peças de material publicitário para a campanha “Proteja – não desvie o olhar”. A campanha da Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) estimula a população a denunciar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes pelo telefone, o disque 100. 
Cartazes, folhetos e adesivos serão distribuídos em bares, hotéis, Centros de Atendimento ao Turista, rodoviárias e aeroportos de todo o Brasil. No carnaval e durante os jogos da Copa do Mundo a campanha será reforçada. 
“A prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos maiores e mais urgentes desafios a serem vencidos por nossa sociedade”, disse o coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto.
De acordo com a Rede Global de Proteção às Crianças, o crescimento do turismo pode levar a índices maiores de exploração sexual de crianças. 
No Brasil, a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorre principalmente nas regiões de praia, nas fronteiras estaduais e internacionais. O estado que apresenta o maior número de denúncias é o Rio de Janeiro (1.951), seguido da Bahia (1.942) e de São Paulo (1.826). Os dados são do Ministério da Justiça, de 2012, quando foram registradas 18,3 mil denúncias.
Uma das formas da população contribuir é por meio da denúncia dos crimes. O disque 100, serviço de telefonia do Governo Federal, é um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público.
No ano passado, foi lançado o MANUAL DO MULTIPLICADOR – Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. A publicação orienta professores, gestores públicos, líderes comunitários, organizações não governamentais e envolvidos no setor de turismo em ações de combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
 
(Fonte : MTur)

SUL INVESTE EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A COPA


 

O município de Viamão, com pouco mais de 225 mil habitantes, na região metropolitana de Porto Alegre, comemorou a escolha da cidade para hospedar os treinos da Seleção do Equador. A euforia de prefeito e de empresários da cidade é compreensível já que a seleção estrangeira será um atrativo a mais para os turistas que vão circular pela região.
A 24 quilômetros do centro de Porto Alegre, Viamão tem diversos prédios históricos, herança do período em que foi capital do estado em 1766. A cidade também possui atrativos turísticos rurais e ecológicos, como o Parque Estadual de Itapuã entre o Rio Guaíba e a Lagoa dos Patos, e ainda o Parque Saint Hilaire.
Para receber bem os turistas, no entanto, os gaúchos apostam em qualificação profissional. Estima-se que mais de 10 mil profissionais sejam preparados para a Copa, de acordo com a secretária de turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira. “As obras de infraestrutura são fundamentais, mas o que queremos deixar pós-Copa do Mundo é um povo qualificado. Certamente este será o nosso maior legado", diz.
Porto Alegre, uma das cidade-sede da competição, deve receber, segundo estimativa da Secretaria de Turismo, mais de 60 mil turistas, muitos deles torcedores dos times que jogarão na cidade como: França, Honduras, Austrália, Holanda, Coréia do Sul, Argélia, Nigéria e Argentina.
Outra preocupação é com o receptivo aos turistas. O estado gaúcho terá o apoio de 31 Centros de Atendimento ao Turista (CATs) fixos e outros 18 temporários instalados em pontos do litoral e fronteiras para a prestação de serviços e informações.
Com o grande número de estrangeiros esperados, o governo gaúcho investiu em cursos de qualificação como o Pronatec Copa, que já preparou 8 mil profissionais de 16 municípios e ainda criou o TCHÊQUALIFICA que está contribuindo com a formação de taxistas, comerciários, frentistas, motoristas, cobradores e guias de turismo.
Já o programa PARADA TRI LEGAL investe na preparação e qualificação de estabelecimentos localizados às margens da BR- 116, entre Jaguarão e Vacaria, e que vão atender os turistas que se deslocam de carro pelo estado. O TCHÊQUALIFICA e o PARADA TRI LEGAL são programas do governo do estado.
Em Santa Catarina, as cidades catarinenses de Florianópolis e Balneário Camboriú foram contempladas com cursos do Pronatec Copa para atender principalmente à demanda de visitantes que estarão participando do congresso técnico da Copa do Mundo, evento que contará, este mês, com a presença de 32 técnicos das seleções classificadas, além da mídia internacional e todo staff da Fifa.
As duas cidades estão entre as preferidas dos estrangeiros, segundo pesquisa de demanda turística internacional feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
“Santa Catarina tem vocação para o turismo e a vinda de visitantes em função da Copa vai gerar emprego e renda para o estado. Apesar de não sermos sede de jogos e de nenhuma seleção, apostamos em uma boa presença de turistas estrangeiros durante a Copa”, diz o secretário de estado turismo, cultura e esporte Valdir Walendowsky. A proximidade do litoral catarinense com cidades como Porto Alegre e Curitiba que são sedes da Copa, ajudará a atrair turistas.
 
(Fonte : MTur)

BRASIL E UE VOLTAM A NEGOCIAR 'CÉUS ABERTOS' PARA RETIRAR LIMITES A VOOS


 
Sem alarde, o Brasil e a União Europeia tiraram da geladeira as negociações para um acordo de "céus abertos", retomando a ideia de liberalizar completamente o número de voos entre os dois lados do Atlântico. Os técnicos já reiniciaram formalmente as discussões e uma nova rodada de conversas está marcada para o dia 24 de fevereiro. Se houver avanços, um acordo ainda pode ser anunciado durante a reunião de cúpula Brasil-UE, embora o prazo apertado deixe os negociadores bastante cautelosos. A presidente Dilma Rousseff deve participar da reunião, em Bruxelas, programada para o fim do mês.
Hoje o Brasil tem acordos bilaterais no setor aéreo com 13 dos 28 sócios da UE. Sem esses acordos, não há direitos de tráfego entre dois países. Eles definem um número máximo de voos para as companhias de cada lado. As frequências alocadas para empresas de Portugal, França e Holanda já estão esgotadas ou à beira da saturação. Isso restringe a expansão das operações de aéreas como TAP, Air France e KLM em rotas envolvendo cidades brasileiras.
Uma alternativa adotada por algumas empresas tem sido usar aviões maiores nessas rotas, principalmente para Guarulhos (SP) e o Galeão (RJ), como forma de driblar a impossibilidade de criar novos voos. Em 2012, houve 5,81 milhões de passageiros nas ligações entre o Brasil e a Europa, com aumento de 4,5% sobre o ano anterior. A TAP lidera esse mercado: transporta 29% de todos os passageiros. A TAM, em segundo lugar, tem fatia de 22%.
Os acordos de "céus abertos" eliminam o limite de frequências para cada país. Havendo interesse das empresas e infraestrutura disponível, como espaço suficiente nos aeroportos, caem as barreiras para a implantação de novos voos. Não se mudam, no entanto, as restrições para que empresas estrangeiras façam voos domésticos (cabotagem).
A UE já assinou sete tratados do chamado "open skies" - com Estados Unidos, Canadá, Israel, Jordânia, Geórgia, Moldova e países dos Bálcãs (Sérvia, Bósnia e Montenegro). No caso do Brasil, a expectativa dos europeus é que haja uma liberalização completa do mercado entre cinco e dez anos. Enquanto isso, o limite de voos deve aumentar progressivamente. A medida seria válida para todos os 28 integrantes da UE, substituindo os acordos bilaterais que hoje estão em vigência.
As simulações da Comissão Europeia, órgão executivo da UE, indicam que o aumento da oferta de serviços, como resultado de um tratado de "céus abertos" com o Brasil, terá duas consequências positivas: reduções de tarifas que podem alcançar € 350 milhões e um acréscimo de 10% no volume anual de passageiros.
Do lado brasileiro, um processo de liberalização pode até agravar o déficit na balança de serviços, já que a TAM é a única companhia nacional a voar para a Europa e detém uma participação minoritária do mercado. Prevalece em Brasília, no entanto, uma visão de que esse efeito colateral é relativamente pequeno diante de potenciais benefícios como a queda de tarifas aos consumidores e o aumento da conectividade com grandes capitais europeias.
Em 2011, uma negociação entre o Brasil e a UE quase resultou em acordo, mas Dilma se recusou a assiná-lo. O texto final já estava pronto. Na última hora, durante uma cúpula anterior em Bruxelas, a presidente detectou problemas nos termos do tratado e determinou que ele fosse revisto.
Há duas mudanças importantes em relação às primeiras negociações. Uma delas é sobre o limite máximo de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras. Na versão anterior do acordo, que fracassou, o teto atual de 20% passava para 49% - desde que o capital fosse exclusivamente de origem europeia. Esse ponto deixou de ser objeto das discussões.
Outro ajuste tem a ver com o que se conhece, no jargão da aviação, como "quinta liberdade". É o direito de, nos voos que usam a Europa como escala, vender bilhetes no mercado local e embarcar passageiros europeus no meio do caminho para encher os aviões rumo a destinos ainda mais distantes. No passado, a Varig chegou a fazer voos para Amsterdam, com escala em Paris. Só que não podia embarcar nenhum passageiro na capital francesa.
O grande interesse do governo brasileiro, na realidade, é permitir que esse carregamento de passageiros possa ser feito em futuros voos com escala na Europa e que tenham a Ásia como destino final. Hoje, nenhuma companhia brasileira tem voos para destinos asiáticos, mas há uma avaliação de que esse é um dos grandes mercados para o futuro da aviação comercial. Por isso, o governo pretende garantir os direitos do Brasil à "quinta liberdade", nos países da UE.
Para tratar desse ponto específico, que estava fora do escopo inicial das discussões, a Comissão Europeia precisou obter um novo mandato negociador de seus sócios.
Desde 2009, à espera de um desfecho nessas negociações, o Brasil não amplia nenhum acordo bilateral com países europeus.
 
(Fonte : Jornal Valor Econômico)

VIAJANTE BRASILEIRO ESTÁ DE MALAS PRONTAS PARA O NORDESTE


 

A região Nordeste, que abriga quatro cidades-sede da Copa do Mundo, deve receber o maior fluxo de turismo doméstico do país até julho, período que inclui o de realização do mundial de futebol. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo, 53,8% dos potenciais viajantes elegeram algum destino da região como roteiro de viagem.
O Sudeste é a segunda região mais requisitada, com 24,1% das indicações e três sedes da Copa. Já o Sul, que vai receber torcedores da Copa em duas capitais, é alvo de 11,9% dos pretensos viajantes.
“A sondagem apura a intenção de viagem no período de seis meses, porém, o movimento mais intenso acontecerá nos meses de junho e julho quando, além da Copa, teremos as férias escolares”, explica o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ouviu dois mil moradores de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo. Essas cidades, juntas, respondem por 70% do fluxo de turistas do país.
A sondagem também apontou um aumento da intenção de viagem em relação a janeiro do ano passado: de 25,7% para 27%. Entre os entrevistados que pretendem arrumar as malas nos próximos seis meses, 67,5% pretendem fazê-lo pelo país, e apenas 27,4% pelo exterior.
A maioria dos entrevistados (55,8%) vai usar o avião como meio de transporte. O automóvel é a segunda opção, com 25,2% das indicações. Os sete municípios pesquisados são também sedes da Copa do Mundo de 2014: Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.
 
(Fonte : MTur)

CRESCE A VONTADE DE VIAJAR SOZINHO


 

Os brasileiros estão mais empenhados em viajar sozinhos. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo, a intenção de viajar sem a companhia de um amigo ou familiar atingiu 17,8% dos brasileiros. Em janeiro do ano passado, esse valor era de 12,6%. O aumento ocorreu em todas as faixas de renda familiar e foi mais acentuado entre os turistas de até 35 anos, faixa etária que registrou alta de 17 pontos percentuais. 
A maioria dos entrevistados (82,2%), entretanto, ainda prefere incluir familiares e amigos nos passeios. A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Ela é realizada em sete capitais brasileiras e avalia a intenção de dois mil brasileiros de viajar pelo próximo semestre. Os dados comparativos consideram janeiro deste ano e janeiro do ano passado. 
O aumento de viajantes solitários pode ser explicado, em parte, pela proximidade de dois grandes eventos o país: o carnaval e a Copa do Mundo. A maior festa popular do Brasil atrai um público predominantemente jovem. O mesmo acontece com os turistas de Copa, em sua maioria jovens, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo durante a Copa do Mundo da África do Sul. 
A sondagem também apontou um aumento da intenção de viagem em relação a janeiro do ano passado: de 25,7% para 27%. Entre os entrevistados que pretendem arrumar as malas nos próximos seis meses, 67,5% pretendem fazê-lo pelo país, e apenas 27,4% pelo exterior. 
A maioria dos entrevistados (55,8%) vai usar o avião como meio de transporte. O automóvel é a segunda opção, com 25,2% das indicações. Os sete municípios pesquisados são também sedes da Copa do Mundo de 2014: Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Essas cidades, juntas, respondem por 70% do fluxo de turistas do país.
 
(Fonte : MTur)

BRASÍLIA RECEBE PROJETO DE VISITAÇÃO TURÍSTICA SOBRE BICICLETAS


 

Turistas e brasilienses que fazem passeios de fim de semana pelos principais pontos turísticos da capital federal contam, a partir deste ultimo domingo (9), com a possibilidade de visitar, com a presença de um guia especializado, diversos monumentos sobre uma bicicleta. A novidade, que tem o apoio do GDF (Governo do Distrito Federal), além de ser saudável, estimula o turismo em duas rodas.
— Brasília é muito bonita, cheia de monumentos e é um verdadeiro museu a céu aberto. Esses passeios são uma forma de conhecer, então, toda essa cidade de uma forma diferente, pelas ciclovias e ciclofaixas que estão sendo criadas. Brasília necessitava muito de uma ação como essa, destacou o secretário de Turismo, Luiz Otávio Neves.
Batizado de "Brasília Bike Tour", o projeto foi lançado neste domingo durante um trajeto de visitação dos principais pontos turísticos da Esplanada dos Ministérios percorrido por várias pessoas, todas de bicicleta. O primeiro passeio comercial será no dia 16 de fevereiro e, segundo o idealizador, Márcio Padilha, é um "city tour" diferenciado.
 — Esse projeto nasceu para transformar a utilização da bicicleta na nossa cidade. É um city tour, ou seja, uma visita sobre a bicicleta voltado ao turismo, assim como é feito em outras partes do mundo. É, na verdade, uma grande visita orientada e não um simples passeio de bicicleta.
Oferecido por uma empresa privada e apoiada pela Secretaria de Turismo, os passeios serão feitos em três trajetos diferentes, com variados níveis de dificuldade. O turista ou morador, no entanto, poderá montar juntamente com o guia o seu próprio trajeto.
Nos passeios, que chegam até R$ 150, o participante recebe uma bicicleta emprestada, capacete, água e o acompanhamento de dois profissionais. As visitas são sempre realizadas aos domingos e feriados, das 8h às 16h.
Veja os trajetos preestabelecidos do Brasília Bike Tour:

1º Grupo de locais: Torre de TV, Catedral Metropolitana, Palácio do Itamaraty, Congresso Nacional, Espaço Cultural Oscar Niemeyer, Panteão da Pátria Tancredo Neves, Bandeira Nacional, Palácio do Planalto, Palácio da Justiça e Teatro Nacional Cláudio Santoro.
 
2º Grupo de locais: Torre de TV, Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Ginásio Nilson Nelson, Palácio do Buriti, Memorial dos Povos Indígenas, Memorial JK, Quartel General do Exército, Catedral Rainha da Paz, Museu da Imprensa, Parque da cidade.
 
3º Grupo de locais: Torre de TV, Santuário Dom Bosco, Parque da Cidade e Templo da Boa Vontade.
 
(Fonte : Portal R7)

BELO HORIZONTE TERÁ AUMENTO DE 26% NA REDE DE HOTÉIS


 

Belo Horizonte terá um acréscimo de 26% em sua rede hoteleira até o fim de março, o que significa 17 novos hotéis com capacidade de 2.860 novos apartamentos, de acordo com um estudo da consultoria imobiliária JR & MVS Consultores. O aumento tem por objetivo atender à demanda da Copa do Mundo e ampliar a participação de Belo Horizonte em eventos de grande porte. A capital mineira tem atualmente 62 hotéis com capacidade de 8.500 quartos.
De acordo com o consultor José Aparecido Ribeiro, da JR & MVS Consultores, que acompanhou mês a mês as obras na capital mineira, os novos hotéis vão dar a Belo Horizonte a capacidade de sediar eventos que atraiam um grande número de turistas. Entre os novos hotéis estão o Ibis Styles, da rede Accor; e o Tulip Inn Savassi, da rede BHG;  e o Go Inn Del Rey, da rede Atlântica, todos em BH.
O Ministério do Turismo (MTur) também contribuiu para tornar a capital mineira mais receptiva ao turista. O Fundo Geral de Turismo (Fungetur), do MTur, investiu,  desde 2008, R$ 17 milhões na ampliação, reforma e modernização de sete hotéis em Minas Gerais, em cidades como Contagem, Poços de Caldas e Diamantina, municípios de apoio a Belo Horizonte.
A pasta também incentivou o investimento de R$ 1,7 bilhão por meio do BNDES Pro Copa, um programa que financia a construção, reforma, ampliação e modernização de hotéis, com o objetivo de aumentar a capacidade e qualidade de hospedagem em função da Copa do Mundo de 2014. Ao todo foram 19 hotéis reformados e construídos.
Mais 164 empreendimentos hoteleiros devem ser inaugurados em 2014 em todo o Brasil, dos quais 14 estão na região Centro-Oeste, 19 na região Sul, 32 estão na região Norte e Nordeste e 99 hotéis na região Sudeste, segundo o estudo Investimentos no Brasil: Hotéis e Resorts 2013, da BSH International.
 
(Fonte : MTur)

BRASIL ULTRAPASSA MARCA DE 110 MILHÕES DE PAXS AÉREOS


 

O número de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais no ano passado cresceu 1,66% em comparação a 2012. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o total inclui tanto bilhetes pagos quanto gratuitos, em voos administrados por empresas brasileiras e estrangeiras.
Os passageiros de voos internacionais foram 19,3 milhões, o que representa aumento de 2,45% em relação a 2012. Dentro do país, foram 91,8 milhões de pessoas voando em 2013, com crescimento de 1,49% sobre o ano anterior.
Os dados são divulgados pela Anac com base em relatórios recebidos mensalmente das empresas aéreas. Segundo a agência reguladora, o volume de manifestações encaminhadas pelos passageiros à Anac caiu 14,7% em 2013, na comparação com 2012. No ano passado, foram 12.555 manifestações, entre críticas, reclamações, dúvidas e elogios relacionados ao serviço prestado pelas empresas aéreas.
 
(Fonte : Agência Brasil)

PRAIAS DE FORTALEZA TERÃO MAIS ACESSO E LAZER


 

O Ministério do Turismo (MTur) está apoiando obras que integram a Avenida Beira Mar, em Fortaleza, à Praia do Futuro. Elas começaram nesta quarta-feira (5), com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Foram repassados R$ 1,7 milhão, inicialmente, à prefeitura da cidade para obras de expansão viária e implantação de equipamentos de lazer.
Na Praça do Futuro (antiga 31 de Março) também estão previstas quadras de vôlei, pista de atletismo, espaço coberto para restaurantes, lojas, posto policial e atendimento médico. O valor total das obras é de R$ 5,5 milhões, sendo R$ 5,2 milhões do MTur e R$ 286 mil de contrapartida da prefeitura.
“Elas tornam o destino mais competitivo e asseguram o desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida da população”, disse o secretário nacional interino de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Carlos Henrique Sobral.
De acordo com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a previsão é de que as obras sejam concluídas em junho. “A orla é o cartão postal da cidade. Por isso precisamos valorizar e preservar a região”.
Segundo o último Estudo da Demanda Turística Internacional (2012), do MTur, 91.648 turistas estrangeiros chegaram ao Ceará por via aérea e marítima. A capital do estado, Fortaleza, é o terceiro destino de lazer mais visitado pelos brasileiros, como revela o Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil.
 
(Fonte : MTur)

DE OLHO NA RECEPTIVIDADE DE TURISTAS, SÃO PAULO CRIA O INÉDITO DICIONÁRIO DE PAULISTANÊS


 

Faltando pouco mais de quatro meses para o início da Copa do Mundo de Futebol no Brasil e com o objetivo de melhorar ainda mais a receptividade dos turistas que vêm para a capital paulista, a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos que dá suporte à Secretaria Especial para Assuntos de Turismo da Prefeitura de São Paulo) acaba de lançar o Dicionário de Paulistanês.
Disponível na versão on-line acessível pelo site cidadedesaopaulo.com/paulistanes, trata-se de um compilado bem-humorado e descontraído de palavras, gírias e expressões faladas na cidade de São Paulo, que servirá como guia para turistas, visitantes e até mesmo para moradores.
Ao todo, o Dicionário de Paulistanês possui mais de 150 palavras acompanhadas de foto, além de tradução em inglês e áudio, típicas da fala do paulistano. Em cada verbete também há exemplos de uso em situações do cotidiano informal.
A maioria dos vocabulários do paulistano é proveniente da diversidade cultural e de costumes encontrados na cidade, conhecida pela característica cosmopolita. Há influência dos quatro cantos do Brasil e do mundo, como o “bafão” originário do francês “basfond”, o “best” do inglês “best-friend” ou o “C” do português “vossa mercê”.
 
Balaio linguístico
 
Assim como em outras cidades brasileiras a “carne seca” é chamada de “charque” ou “jabá”, em São Paulo é possível aprender o significado de palavras como “sinal”, que vira “farol” para indicar a sinalização de trânsito, o “meio-fio” ou também “guia” da calçada, e o “totó”, clássico jogo de futebol de mesa apelidado de “Pebolim” em paulistanês, entre muitas outras.
Na seção de “Gastronomia”, os curiosos poderão descobrir como é chamado, em São Paulo, uma bergamota, um pão com manteiga ou assado no forno. O público vai saborear o significado de “geladinho” (o chupe-chupe) e compreender o que é comer um “virado à paulista”, uma “mistura” ou tomar um “pingado”.
Além de um glossário completo da linguagem “paulistânica” e de um rico cardápio gastronômico, há também algumas regras ortográficas e fonéticas em “Mania de Paulistano”. Um exemplo é o fenômeno da supressão do “r” em verbos no infinitivo, como “eliminá” em vez de “eliminar”, ou ainda expressões tradicionais com discordância verbal, como visto na célebre frase “Um chopps e dois pastel”.
Os diferentes sotaques de São Paulo, como o italiano do bairro do Bixiga, o sírio-libanês da região da Rua 25 de Março, o coreano do Bom Retiro ou o boliviano do Pari, entre outros, não poderiam estar de fora e podem ser encontrados em “Dialetos da Cidade”.
Por fim, conversas corriqueiras do dia a dia, que a princípio parecem complicadas de serem compreendidas por quem é de fora, são facilmente explicadas em “Traduções”. Ficou curioso? Então, não fique “boiando” e corra para Dicionário de Paulistanês. E aproveite porque está “na faixa”.
Os interessados também podem contribuir e enviar sugestões de novas palavras, gírias e expressões para que o conteúdo do glossário seja colaborativo e o mais completo possível.
O Dicionário de Paulistanês está disponível em: cidadedesaopaulo.com/paulistanes
 
(Fonte : SPTuris)