segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS É DEBATIDA EM FORTALEZA


 

As ações do Ministério do Turismo (MTur) na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes foram apresentadas nesta sexta-feira (7) a capacitadores do projeto VIRAVIDA, do Serviço Social da Indústria (SESI), em Fortaleza.
O coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto, e a coordenadora do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Turismo), Paloma Salomão, apresentaram as medidas da pasta de enfrentamento do problema e o Pronatec Copa Social, projeto que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade.
Recentemente, o MTur e o SESI firmaram parceria que permite que jovens vítimas de exploração sexual, atendidos pelo ViraVida, sejam incluídos no Pronatec Copa Social. Os jovens e seus familiares podem fazer os 37 cursos oferecidos pelo Pronatec Copa Social, entre eles, garçom, barista e auxiliar de cozinha. 
As cidades atendidas são Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cabo de São Agostinho, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Parnaíba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Vitória e Uruguaiana.
“Os órgãos municipais de turismo vão atuar como parceiros na realização das pré-matrículas. A publicidade e a organização da demanda serão de responsabilidade das regionais do SESI”, disse Paloma Salomão.
 
CAMPANHA PROTEJA
 
O MTur inicia o ano da Copa do Mundo com a distribuição de 150 mil peças de material publicitário para a campanha “Proteja – não desvie o olhar”. A campanha da Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) estimula a população a denunciar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes pelo telefone, o disque 100. 
Cartazes, folhetos e adesivos serão distribuídos em bares, hotéis, Centros de Atendimento ao Turista, rodoviárias e aeroportos de todo o Brasil. No carnaval e durante os jogos da Copa do Mundo a campanha será reforçada. 
“A prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos maiores e mais urgentes desafios a serem vencidos por nossa sociedade”, disse o coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto.
De acordo com a Rede Global de Proteção às Crianças, o crescimento do turismo pode levar a índices maiores de exploração sexual de crianças. 
No Brasil, a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorre principalmente nas regiões de praia, nas fronteiras estaduais e internacionais. O estado que apresenta o maior número de denúncias é o Rio de Janeiro (1.951), seguido da Bahia (1.942) e de São Paulo (1.826). Os dados são do Ministério da Justiça, de 2012, quando foram registradas 18,3 mil denúncias.
Uma das formas da população contribuir é por meio da denúncia dos crimes. O disque 100, serviço de telefonia do Governo Federal, é um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público.
No ano passado, foi lançado o MANUAL DO MULTIPLICADOR – Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. A publicação orienta professores, gestores públicos, líderes comunitários, organizações não governamentais e envolvidos no setor de turismo em ações de combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
 
(Fonte : MTur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário