quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ESTILO DE FÉRIAS


Enquanto a população mundial prefere viajar para fora de seu país com um orçamento apartado, os brasileiros optam por férias nacionais luxuosas, de acordo com levantamento da Ipsos.
Entre os entrevistados em todo o mundo, 53% preferem a viagem ao exterior. No Brasil, são apenas 39%.
Apenas na Argentina foi registrado um número inferior ao brasileiro (35%). A porcentagem de mexicanos empata com a do Brasil.
Bélgica e Turquia são os países onde a maior parcela da população opta pelas viagens internacionais mais simples, com 74% e 73%, respectivamente.
Ao todo, foram ouvidas 12.500 pessoas.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

ÁSIA LIDERA AUMENTO DE CHEGADAS INTERNACIONAIS NO ANO


A Organização Mundial do Turismo (OMT) confirmou que o número de turistas internacionais neste ano deve mesmo chegar à marca de um bilhão, conforme anunciado em suas previsões para 2012, em janeiro. No primeiro semestre, as chegadas de turistas internacionais somaram 467 milhões, número 5% superior ao registrado no mesmo período de 2011. No ano passado, as chegadas internacionais totalizaram 990 milhões, segundo dado atualizado pela OMT, que primeiramente divulgou o resultado de 980 milhões.
Segundo a OMT, as chegadas internacionais cresceram em todas as regiões no primeiro semestre. O maior percentual foi registrado na Ásia e Pacífico, com 8%, seguida pela África, com 7%. As Américas tiveram crescimento de 5%, sendo que na subdivisão regional a América Central foi a principal responsável pela alta, recebendo 7% mais visitantes estrangeiros no primeiro semestre deste ano. Na América do Sul, o índice foi de 6%. Na Europa, o aumento nas chegadas internacionais foi de 4%.
Em relação aos principais destinos emissores de turistas, o primeiro semestre do ano foi marcado pelo forte crescimento das viagens internacionais de chineses (30%), seguidos pelos russos (15%). Estados Unidos (9%), Alemanha (6%) e Canadá (6%) também registraram representativos aumentos no envio de turistas internacionais.
“Nestes tempos de incerteza econômica, o turismo é um dos poucos setores econômicos do mundo que mantém crescimento firme, contribuindo ao progresso econômico tanto nos países em desenvolvimento quanto nos países desenvolvidos”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, na inauguração do Fórum Mundial sobre Economia do Turismo, que ocorre em Macau

(Fonte : Panrotas)

BRASIL TENTA ATRAIR TURISTAS PARA A COPA MAS ESBARRA NO PROTECIONISMO ARGENTINO


O governo brasileiro, por meio da Embratur, divulga em Buenos Aires as 12 cidades brasileiras que vão sediar a Copa do Mundo de 2014. O evento "Goal to Brazil" leva para as principais capitais do mundo aspectos da cultura de cada uma das cidades-sede. O objetivo é aumentar o fluxo de turistas ao Brasil, sobretudo durante o Mundial de Futebol. Atualmente, o Brasil recebe 5 milhões e 400 mil turistas estrangeiros por ano, dos quais 48% são sul-americanos. O governo brasileiro pretende duplicar o número de visitantes no país, além de promover as cidades-sedes. Para isso, a Embratur organizará capacitações para o setor hoteleiro, como por exemplo, a administração de cursos de espanhol para profissionais da área.
A vizinha Argentina é o país que mais envia turistas para o Brasil. Entretanto, o evento de promoção do Brasil pode esbarrar numa série de medidas protecionistas do governo argentino, que tem como objetivo restringir as viagens dos argentinos ao exterior e o aumento dos gastos nos países vizinhos. O "Goal to Brazil" começou pela Colômbia, foi para o Chile, antes de desembarcar na Argentina.
O correspondente da RFI em Buenos Aires, Márcio Resende, explica quais são as medidas protecionistas adotadas pelo governo Cristina Kirchner e os impactos dessa decisão nas próximas férias de verão, quando muitos argentinos planejam descansar no Brasil.

(Fonte : RFI)

GOVERNO QUER AGILIZAR PROJETO DO TREM-BALA


O trem-bala ligando Campinas-SP-RJ poderá operar de forma parcial por cinco anos pagando apenas 20% do pedágio devido ao governo.
Depois que o sistema estiver operando de forma completa, o valor do pedágio será elevado gradualmente até chegar a 100% em nove anos.
Essa foi uma das vantagens aos investidores explicitadas pelo governo na primeira de uma série de audiências públicas sobre o projeto.
Segundo Gabriel Ervilha, representante do BNDES, o desconto no pedágio é uma forma de incentivar o funcionamento do sistema mais rapidamente, já que a remuneração do investidor será por passageiro transportado.
A fórmula é semelhante à do setor elétrico, em que hidrelétricas já faturam ao colocar parte de suas operações em funcionamento.
A audiência contou com representantes dos principais fornecedores de tecnologia do mundo. A Folha apurou que elas ainda têm preocupações sobre a transferência de tecnologia e a demanda de passageiros, considerada alta.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

REDUÇÃO DO CUSTO DA ENERGIA ANUNCIADA PELO GOVERNO BENEFICIA A HOTELARIA


A presidente Dilma Rousseff anunciou o corte de tarifas e renegociação dos contratos de concessionárias de energia que permitirá a redução de 16,2%, em média, da tarifa de energia elétrica em todo o país, inclusive para a rede hoteleira. “É uma ótima notícia para o turismo brasileiro já que aumentar nossa competitividade é um dos pontos-chave para alcançarmos nossa meta de 10 milhões de turistas estrangeiros”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. “A medida do governo federal vai gerar uma queda real dos custos da rede hoteleira, o que abre oportunidade para um ganho de competitividade”.

N.R.: a redução de tarifas anunciada pelo governo recai sobre componentes da estrutura de custos da energia, mas não altera a carga tributária de mais de 50% que incide sobre a fatura paga pelo consumidor. Além disso, o anúncio - feito em época discutível - envolve parcela da estrutura de custos da energia que se encontra “sub judice”, por distorção, cobrança indevida e sujeita a devolução aos consumidores - já há decisão favorável nesse sentido do TCU

(Fonte : Business Travel Magazine)

TARIFAS HOTELEIRAS BRASILEIRAS CAÍRAM EM MÉDIA 6% NO 1S12 DIZ HOTEIS.COM


Segundo o estudo Hotel Price Index (HPI), realizado pela Hoteis.com, apesar do aumento médio global de 4%, as tarifas hoteleiras brasileiras registraram uma redução de 6%, em média, no primeiro semestre de 2012 (1S12) em comparação ao mesmo período do ano passado. Com esta queda, os valores médios pagos por hotéis passaram de R$ 274 para R$ 257 a noite. “Esta redução pode ser atribuída à flutuação cambial positiva para o mercado doméstico, que fez os preços ficarem mais atraentes em relação aos destinos internacionais,” ressalta Carolina Piber, diretora de Marketing da Hoteis.com para a América Latina.
Goiânia e Curitiba foram os destinos que apresentaram as maiores quedas nas tarifas: 21%, com os valores médios pagos de R$ 163 e R$ 165 respectivamente. No outro extremo do ranking, Recife registrou o maior aumento: 44%, com diárias médias de R$ 289. Em seguida ficou Búzios, com aumento de 21% para R$ 390.

(Fonte : Business Travel Magazine)

MAIOR USUÁRIO DE HOTÉIS DA CAPITAL VEM DA GRANDE SP


A maioria dos hóspedes nos hotéis de São Paulo não é formada por turistas do Sul, Nordeste ou de fora do País. Tampouco por quem vem do interior e enfrenta horas de estrada. Quem mais usa a infraestrutura hoteleira da capital paulista são os vizinhos da Grande São Paulo e o próprio paulistano, segundo dados da São Paulo Turismo (SPTuris). A pesquisa refere-se ao primeiro semestre de 2012 e foi feita em 44 hotéis e 18 albergues.
De acordo com Toni Sando, presidente executivo da São Paulo Convention and Visitors Bureau, os eventos e feiras de negócios em São Paulo duram em média três dias e vale a pena até para quem é de uma cidade próxima ficar perto ou mesmo no lugar onde terá compromisso durante os próximos dias. "Muitas empresas até pagam essa despesa para o funcionário porque sabem que o bate-volta não é viável", explica.
É o que faz o coordenador de vendas Rafael Souto, de 42 anos, morador de Barueri. "Só o gasto com táxi ou gasolina já compensa ficar em hotel por uma ou duas noites. Se for contar o tempo no engarrafamento, aí não tem nem o que discutir."
As reuniões de negócios (43,8%) e eventos ou feiras (27,1%) ainda são os motivos que mais levam as pessoas para São Paulo. A estada desses visitantes na cidade, geralmente, acontece entre terça e quinta-feira, enquanto os que vêm a lazer (14,3%) ficam de sexta-feira a domingo. Houve um crescimento do número de turistas que procuram São Paulo para se divertir e passear - no mesmo período do ano passado, representavam 12,5%.
Apesar dos esforços da Prefeitura estarem concentrados em fazer os visitantes - principalmente os de negócios - ficarem mais tempo na capital, a quantidade média de pernoites por turista caiu: de 3,1 no primeiro semestre de 2011 para 2,7 entre janeiro e junho deste ano.
Quando questionados, tanto brasileiros quanto estrangeiros afirmam que a falta de tempo é o principal motivo para que não programem uma estada mais longa na capital. A falta de interesse pelas atrações e os preços altos de São Paulo também afastam os turistas.
A pesquisa da SPTuris mostra ainda que os turistas apontam a vida noturna (24,1%) e compras (20,7%) como os principais motivos que os fazem ficar mais na cidade. "São Paulo não deve abrir mão da vocação para o turismo de negócios", diz Andrea Nakane, coordenadora do curso de Turismo da Anhembi Morumbi. "Mas, infelizmente, há um gargalo de infraestrutura para receber essas pessoas."
Para o diretor de Ações Estratégicas da SPTuris, Luiz Sales, é natural que o turista venha das cidades mais próximas. "O turismo em geral se comporta de maneira concêntrica, A França, por exemplo, recebe milhares de turistas, a maioria de países próximos dentro da Europa. Neste ano, o morador de São Paulo apareceu como hóspede em potencial. É aquela pessoa que vai assistir a um show e não quer dirigir de volta para casa, é o morador que se hospeda em hotel por lazer", afirma.
Sobre o fato de os turistas estarem passando menos tempo na capital, Sales diz que "eles ficam menos, mas estão gastando mais". "Pode significar que as pessoas estejam otimizando a permanência em São Paulo."

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

EQUIPOTEL CONFERENCE DEBATE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL E GESTÃO NA HOTELARIA



A falta de qualificação da mão de obra e as dificuldades na gestão de pessoas e serviços são um dos principais gargalos do setor hoteleiro do Brasil. Buscando apontar soluções para esses problemas, o Equipotel Conferece, evento que ocorre dentro da 50ª edição da Equipotel São Paulo, promoveu um fórum sobre recursos humanos e um workshop sobre gestão hoteleira. O Fórum de Recursos Humanos, em parceria com o FOHB, debateu os desafios e as oportunidades de carreira profissional no setor hoteleiro.
O gerente de recursos humanos da Accor, Maurício Reis e a diretora executiva do FOHB, Ana Maria Biselli apresentaram os aspectos que envolvem a profissão hoteleira na atual configuração do mercado, destacando quais os perfis dos profissionais demandados. Em seguida, ocorreu um painel no qual foram apresentados cases de sucesso e histórias de profissionais que construíram suas carreiras na área de hotelaria.
A conferência também promoveu um workshop de Gestão Hoteleira, em parceria com a consultoria Mapie, que abordou a importância da gestão eficaz na hotelaria para a entrega da qualidade dos serviços.

(Fonte : Business Travel Magazine)

HILTON WORLDWIDE ASSINA 10 CONTRATOS NA AMÉRICA LATINA, NENHUM NO BRASIL


A Hilton Worldwide, que nos últimos 12 meses inaugurou seis novos hotéis na América Latina (três no México, dois no Panamá e um na Colômbia), anunciou a assinatura de 10 novos contratos na América Latina nesse mesmo período - nenhum deles no Brasil. A empresa diz que seus planos de expansão na região continuam fortes, e seu compromisso é manter este foco para levar suas marcas a destinos em toda a região.
“A Hilton Worldwide está passando por um período de crescimento mundial impressionante, e somos a empresa desse setor que tem o maior número de quartos em produção em todo o mundo. A América Latina é um dos principais mercados para as inaugurações dos nossos próximos hotéis", disse Danny Hughes, vice-presidente sênior da Hilton Worldwide para o Caribe, México e América Latina.
Com a celebração dos 10 novos contratos na América Latina, o número de projetos em desenvolvimento confirmados subiu para mais de 20 e para mais de 3.000 o número de quartos que serão oferecidos em breve. A empresa pretende continuar expandindo sua presença em toda a região até o final de 2013, com a inauguração de 14 hotéis e mais de 2.000 quartos:

2012

• Waldorf Astoria Panama - 248 quartos

• Hilton Lima Miraflores, Peru - 207 quartos

• Hilton Garden Inn Tucuman, Argentina - 103 quartos

• Hilton Puerto Vallarta, Mexico - 259 quartos

• DoubleTree by Hilton Merida, Mexico - 100 quartos

• DoubleTree by Hilton Mexico City Airport - 96 quartos

• Hilton Garden Inn Queretaro, Mexico - 102 quartos

• Hampton Inn by Hilton San Juan del Rio, Mexico - 90 quartos

2013

• Hilton Panama - 347 quartos

• Hilton Garden Inn Zarate, Argentina - 160 quartos

• Hilton Iguazu, Argentina - 165 quartos

• Hilton Garden Inn Barranquilla, Colombia - 114 quartos

• Hampton by Hilton Barranquilla, Colombia - 125 quartos

• Hampton by Hilton Cartagena, Colombia - 132 quartos

(Fonte : Business Travel Magazine)

PROJETO DÁ ENTRADA GRÁTIS EM MUSEUS A TRABALHADORES QUE SÃO REFERÊNCIA PARA TURISTAS NA CAPITAL


São Paulo vai abrir as portas de seus principais museus e atrativos culturais a trabalhadores que prestam serviços essenciais à cidade e que são referência para turistas. A partir de 12 de setembro, taxistas, policiais militares, frentistas de postos de gasolina e agentes de limpeza pública, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de segurança do Metrô e da Guarda Civil Metropolitana terão entrada gratuita em 24 atrativos turísticos da capital. Serão mais de 200 mil profissionais beneficiados, além de seus familiares que também terão acesso livre.
A ação, intitulada “São Paulo: pode entrar que a casa é sua”, tem como objetivo transformar esses profissionais em agentes de promoção e transmissão de informações de qualidade sobre a oferta cultural paulistana. Faz parte também da preparação da Cidade para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) e em parceria com o Governo do Estado de São Paulo via Secretaria de Estado da Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura, Museu Paulista (Ipiranga) e Museu de Arte Moderna (MAM). O projeto conta com o apoio também de entidades de classe e associações.
Entre os participantes estão o Museu do Futebol, Catavento Cultural e Educacional, Museu da Língua Portuguesa, Museu da Casa Brasileira, Pinacoteca, Estação Pinacoteca, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arte Sacra. Além desses, o projeto pretende estimular que esse público também conheça outros endereços de cultura da capital e que já oferecem entrada gratuita, como o Solar da Marquesa de Santos, a Casa da Imagem, o Memorial da Resistência, o Museu Afro Brasil, o Paço das Artes, o Museu Casa Guilherme Almeida, a Casa das Rosas, a Casa do Tatuapé, a Casa do Grito, o Sítio da Ressaca, a Casa Modernista, a Capela do Morumbi e o Sítio Morrinhos.
Para aproveitar o benefício, basta apresentar um comprovante de vínculo empregatício, como crachá, holerite acompanhado de documento com foto ou carteira de trabalho. Cada trabalhador pode levar até quatro familiares, que também entrarão gratuitamente.

(Fonte : Ascom)

SÃO PAULO TERÁ MONUMENTO AO TANGO


O ritmo portenho, símbolo maior da Argentina em todo o mundo e declarado “Patrimônio Cultural da Humanidade” pela UNESCO, em 2009, é inerente a referências com o vizinho país. Da mesma forma como as identidades entre São Paulo e Buenos Aires. Pois no próximo dia 20, às 18 horas, a capital paulista ganhará um Monumento ao Tango, no Memorial da América Latina.
O munomento é uma obra abstrata que representa o espírito do Tango e o formato lembra o bandoneón, instrumento emblemático. Foi idealizada pelo jornalista e produtor Rubén Reale, especializado em tango, e viabilizada pela entidade sem fins lucrativos “Comitê Pro Monumento ao Tango”.
Será no dia 20, em meio ao espetáculo musical programado para o Memorial da América Latina, com presença de convidados e autoridades. O secretário nacional do Turismo da Argentina, Daniel Aguilera é presença confirmada no evento, além de representantes de órgãos oficiais do destino e do Consulado Geral da Argentina em São Paulo

(Fonte : Brasilturis Jornal)

SENADO APROVA FREE SHOP NA FRONTEIRA


O governo deu o sinal verde e o Senado aprovou ontem, por unanimidade, o projeto que autoriza a criação de lojas francas, as duty free shops, na fronteira. Os estabelecimentos poderão ser instalados em cidades que tenham uma "cidade gêmea" do outro lado da linha divisória nacional. O texto já havia sido aprovado na Câmara mas, como foi alterado, terá de ser votado novamente.
Poderão ser comercializadas mercadorias nacionais ou importadas. Relatora da proposta, a senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou que, em algumas localidades, basta aos brasileiros atravessar a rua para comprar no free shop de um país vizinho, o que configura uma "competição injusta e predatória".
O projeto, de iniciativa do deputado Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados, tramita há três anos. A regra é a mesma dos free shops dos aeroportos, onde somente brasileiros com passagem de saída do País ou de entrada são autorizados a comprar.
Vetada pela Receita Federal, a proposta foi alvo de seguidos adiamentos no Senado, até que parlamentares de partidos da base do governo se rebelaram, ameaçando aprová-lo sem o aval do Planalto. Na terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o secretário executivo, Nelson Barbosa, fecharam um acordo, avalizando o projeto.
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que os free shops das cidades estrangeiras coladas à fronteira com o Brasil "esvaziam uma atividade e rendem uma série de dificuldades para a população, que só encontra trabalho do outro lado da fronteira". No acordo com Mantega, ficou acertado que sairá do texto o Regime Aduaneiro Especial de Exportação pelo Varejo Nacional (EVN), facilitando o acordo com a Receita.
Como foi alterado pelo substitutivo da senadora, o texto terá de ser reexaminado na Câmara, onde o presidente Marco Maia já assegurou o apoio dos líderes para aprová-lo neste ano. Caberá ao Ministério da Integração Nacional identificar as cidades autorizadas a instalar as lojas.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

COMBUSTÍVEL ENCARECE PASSAGENS, DIZEM COMPANHIAS AÉREAS


Os custos com combustível e o ICMS cobrado sobre o querosene de aviação são os principais responsáveis pelo aumento no preço das passagens, segundo representantes das empresas aéreas que ontem participaram de audiência pública no Senado. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em conjunto com a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), debateu as rotas e as tarifas cobradas nas regiões Norte e Nordeste.
O assessor de Relações Institucionais da GOL Linhas Aéreas, Alberto Fajerman, disse que o combustível usado pelas aeronaves representa quase 40% dos custos da companhia. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Passaredo Linhas aéreas, Jorge Vianna, em setembro o valor do querosene de aviação subiu cerca de 7%.
- Se a gente fosse repassar todo mês esse aumento, as passagens estariam num patamar muito mais alto do que estão hoje &mdash ressaltou Fajerman.
Os debatedores também reclamaram da infraestrutura aeroportuária que impede a expansão de linhas, principalmente na região Norte: de aeroportos sem condições de pouso para aviões a jato até a falta de reabastecimento. O diretor de Relações Institucionais da Trip Linhas Aéreas, Vitor Rafael Rezende Celestino, descreveu as dificuldades de operação na Amazônia, como a necessidade das aeronaves carregarem o combustível de ida e volta, prejudicando a ocupação total do voo com passageiros.
- A infraestrutura está muito aquém do apetite empresarial de aumentar essa oferta &mdash afirmou Celestino.

MULTA NA REMARCAÇÃO

Questionados pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB&ndashDF) sobre a variação do preço das passagens de um dia para o outro e multa por remarcação de bilhetes, os debatedores justificaram que o regime de liberdade tarifária permite a diferenciação e até a customização do produto. Os passageiros podem optar por passagens programadas, compradas com antecedência por preço menor. Segundo o representante da Trip, no ano passado quase 10 milhões de pessoas voaram pela primeira vez por causa dessa flexibilidade.
A superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Danielle Crema, também ressaltou que agora uma importante parcela da população pode ter acesso aos serviços aéreos com o crescimento do mercado. E reforçou que o preço cobrado por quilômetro voado, o yield, no Norte e Nordeste é inferior ao preço pago por passageiros do Sul e Sudeste. Ela ainda assegurou a atuação da agência sobre eventuais abusos, com a distinção do que é distorção e do que é uma característica própria do transporte aéreo.

(Fonte : Jornal do Senado)

ANAC VAI RESPONDER PELA QUALIDADE DOS SERVIÇOS AEROPORTUÁRIOS


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), subordinada à Secretaria de Aviação Civil, compromete-se a seguir uma série de dispositivos internos para garantir a qualidade dos serviços prestados aos passageiros em todo o país.
Em três páginas, foi publicada na segunda-feira (10/09) no Diário Oficial da União a Resolução 245, definindo a atuação da agência que vai desde a regulação e fiscalização até a certificação das empresas aéreas.
O texto completo da resolução pode ser obtido nas páginas 2 a 6, Seção 1, assinado pelo diretor-presidente da Anac, Marcelo Pacheco Guaranys, está disponível no site oficial da Controladoria Geral da União.
Pelo texto, a Anac se responsabiliza pela regulação e fiscalização das atividades da aviação civil, além de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária.
Também é sua responsabilidade conceder o certificado de qualidade às empresas, observar o cumprimento de normas e coordenar a gestão interna.
De acordo com a resolução, a agência deve preparar um relatório anual com todas as suas atividades, a ser encaminhado à Secretaria de Aviação Civil.
A Anac está autorizada a trabalhar em parceria com a Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Receita Federal em situações específicas.
Também cabe à Anac administrar conflitos entre empresas e aeroportos, assim como com outros órgãos.
A resolução surge depois de o país registrar vários momentos de tensão envolvendo passageiros e empresas aéreas, principalmente em períodos de feriados e férias.
É responsabilidade da agência autorizar os sobrevoos de aeronaves estrangeiras em território brasileiro.

(Fonte : Portal Guarulhos / imagem divulgação)

AEROPORTOS AMPLIAM AUTOMAÇÃO DO EMBARQUE


As companhias aéreas estão preparando o terreno para o próximo grande passo na direção de aeroportos cada vez mais automatizados: uma viagem na qual o passageiro vai da entrada do aeroporto até o avião sem interagir com um único funcionário da empresa.
Durante anos, os viajantes vêm fazendo check-in on-line ou em quiosques no aeroporto, e, mais recentemente, os cartões de embarque de papel têm dado lugar aos eletrônicos. Agora, as companhias aéreas estão recorrendo à tecnologia para permitir que os viajantes façam o check-in de suas próprias bagagens e escaneiem seus cartões de embarque, mas nem sempre sem problemas.
No aeroporto do futuro próximo, "sua primeira interação poderia ser já com um comissário de bordo", disse Ben Minicucci, diretor de operações da Alaska Airlines, uma unidade da Alaska Air Group Inc. A companhia tem estado na vanguarda do atendimento self-service nos Estados Unidos, lançando há pouco tempo o check-in de bagagens por passageiros em Seattle e San Diego, com outros oito aeroportos planejados para este ano.
Depois de testar a tecnologia em Austin, Texas, a American Airlines, da AMR Corp., está introduzindo quiosques que permitirão aos viajantes despachar suas próprias malas em Nova York, Los Angeles, Chicago e outros grandes aeroportos nos próximos dois anos. E, no fim de julho em Las Vegas, a JetBlue Airways Corp. tornou-se a primeira companhia aérea dos EUA a oficialmente adotar portões de autoembarque, onde os viajantes escaneam seus próprios cartões de embarque antes de entrar no avião.
As companhias aéreas afirmam que a tecnologia avançada vai acelerar a experiência no aeroporto de viajantes traquejados - cortando um ou dois minutos só do processo de check-in de bagagem - enquanto libera os funcionários das empresas para se concentrarem em ajudar clientes com problemas. "Isso se trata mais de aumentar o rendimento com os recursos que temos do que de livrar-se de seres humanos", diz Andrew OConnor, diretor de soluções de aeroporto da provedora suíça de tecnologia para o setor aéreo Sita.
Os sindicatos de empregados de companhias aéreas, porém, dizem que as máquinas são uma forma de as empresas cortarem pessoal ao repassar aos passageiros as tarefas de check-in. "Claramente, não é algo que os passageiros estão pedindo", disse Frank Larkin, porta-voz da Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores do Setor Aeroespacial. "Mais tecnologia, menos pessoas? Nem pensar."
Uma pesquisa recente realizada pela Sita constatou que o autoembarque agrada 70% dos passageiros e quase a mesma quantidade de viajantes quer despachar suas próprias malas. O check-in e despacho de bagagem do tipo self-service já foi implementado em 115 pontos em todo o mundo, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Iata.
Esse grupo setorial que representa as companhias aéreas está pressionando para ampliar a experiência de autosserviço completo nos aeroporto para 80% dos viajantes do mundo todo até 2020, com a meta de economizar US$ 2,1 bilhões por ano para a indústria. Nem a Iata nem a Sita oferecem estimativas sobre o custo de implementação, algo que companhias aéreas individuais também não divulgam.
A TSA, a agência americana de segurança do transporte, informou que tem monitorado os programas piloto de check-in self-service e aprova as tecnologias.
As companhias aéreas e os aeroportos dos EUA estão tentando acompanhar seus homólogos na Europa, onde a Deutsche Lufthansa AG começou a testar o autoembarque no fim dos anos 90. A empresa alemã lançou a tecnologia oficialmente no ano passado em seus três principais centros na Alemanha, e os clientes logo se adaptaram a ela.
"Muitos dos nossos passageiros são viajantes frequentes que realmente preferem não falar com a equipe o tempo todo", disse o porta-voz da Lufthansa Aage Duenhaupt.
A British Airways e a Iberia, ambas unidades da Consolidated International Airlines Group SA, também estão introduzindo uma variedade de ferramentas self-service. E a Qantas Airways Ltd., da Austrália, já emite etiquetas eletrônicas permanentes que armazenam informações dos viajantes.
Num dia de semana recente, uma grande parte dos passageiros da canadense WestJet Airlines Ltd. passava pelo processo de check-in com a ajuda de quiosques que imprimiam etiquetas para suas malas. Mas o processo não era totalmente automático: enquanto um punhado de viajantes lidava com o processo por conta própria, os funcionários da WestJet clicavam nas telas de quiosques para a maioria dos passageiros e depois colocavam as etiquetas nas malas. Outros agentes então escaneavam as etiquetas e os cartões de embarque antes de enviar a bagagem para o avião.
Depois de passar pela segurança, os passageiros que esperavam para embarcar em um voo da JetBlue estavam em geral satisfeitos com o sistema de autoembarque.
"Não é maravilhoso?", disse Carl Milkie."Provavelmente vai economizar tempo, se tudo correr bem." Minutos depois, Milkie passou por um dos dois portões de autoembarque - portas de plástico que se abrem quando um cartão de embarque correto é escaneado -, mas sua esposa, Leila, não teve tanta sorte.
A fila parou depois que o sistema não reconheceu o código de barras do cartão de embarque dela e as portas não se abriram. Um agente do portão teve que escoltar Leila Milkie para o outro lado do portão e a máquina continuou a deter outros passageiros, o que levou os agentes a abandonar o sistema automático e continuar o embarque manualmente.
"Nós sobrecarregamos o sistema", disse o agente David Wicburg, da JetBlue, acrescentando que normalmente prefere portões automatizados porque eles tendem a aliviar o congestionamento.
Mas o passageiro da JetBlue Shai Holi disse que as companhias aéreas não estão considerando um toque pessoal importante: "A máquina não diz: Tenha um bom voo".

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

BRITISH PROJETA EXPANSÃO DE NO MÍNIMO 5%


O Brasil deverá liderar a demanda por viagens aéreas, na América Latina, com expansão de, no mínimo, 5% em 2012. A avaliação é do vice-presidente executivo da British Airways para as Américas, Simon Talling-Smith. Segundo ele, o desempenho do país tem se destacado, nos últimos dois anos.
De janeiro a junho, a demanda por voos domésticos no Brasil cresceu 7,4%, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). TAM e GOL, que lideram o mercado nacional, estimam que a expansão deve ser, no máximo, de 9%.
"Temos visto o Brasil crescendo muito forte. A participação da receita do Brasil para as Américas está no maior nível jamais visto", diz Talling-Smith. A taxa média de ocupação dos aviões nos voos para o Brasil, diz ele, está em torno de 90%. A British Airways e a Iberia anunciaram sua fusão em janeiro de 2011, criando a holding International Airlines Group (IAG). Juntas, as duas operam, no Brasil, 33 voos por semana, sendo 13 da British e 20 da Iberia.
De janeiro a agosto, a América Latina mostrou os piores resultados operacionais para a IAG, em todo o mundo. O volume de passageiros acumulou recuo de 1,2% na comparação anual.
O vice-presidente da British afirma que o desempenho negativo da IAG, na América Latina, pode ter sido influenciado pela Iberia, que tem uma operação maior do que a da British na região.
Considerando-se a operação das duas empresas individualmente, a Iberia acumula recuo de 2,6% na demanda por viagens aéreas de janeiro a agosto, ante igual período de 2011. A British, por sua vez, apresentou expansão de 8,5%, na mesma base de comparação.
"Vemos diferentes taxas de crescimento em diferentes partes do mundo. A Europa cresce mais lentamente do que o mercado americano. A América do Sul tem crescimento sólido, mais rápido do que outras regiões", diz Talling-Smith.
O executivo comentou as recentes informações dando conta de que a IAG teria interesse em ter uma participação minoritária na American Airlines, em concordata desde novembro. Segundo ele, a relação com a American é um acordo comercial no Hemisfério Norte.
A British está atenta à consolidação da aviação na América Latina, mas não há planos de participar desse movimento. "O foco é a discussão entre LAN e TAM sobre a sua consolidação na Oneworld. Seria bom para as duas e para os brasileiros", disse ele. A British é uma das fundadoras da aliança global aérea Oneworld. A LAN é uma das mais antigas associadas. Com a Latam e a sua saída da Star Alliance, a TAM está definindo o seu futuro em alianças globais

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

TAM REFORMULA PACOTES PARA DESTACAR BENEFÍCIOS


A TAM Linhas Aéreas reformulou a venda de bilhetes para seus destinos domésticos. Desde a última quinta (06/09), no momento da compra, o cliente pode escolher entre três diferentes perfis de passagens aéreas (BÁSICO, FLEX e TOP). A nova classificação está mais simples e evidencia para o passageiro quais são os pacotes de benefícios que podem ser adquiridos, facilitando todo o processo de escolha.
Para cada perfil, a companhia preparou um conjunto de benefícios específicos, que incluem itens como pontuação no TAM Fidelidade, taxa de remarcação, valor reembolsável, prazo de emissão, franquia extra de bagagem, descontos para crianças e atendimento e serviços prioritários. O perfil BÁSICO, por exemplo, é ideal para quem busca bilhetes com antecedência e com o menor preço. Já o FLEX é indicado para quem está atrás da menor tarifa disponível, mas também de mais benefícios, como mais pontos Multiplus no programa TAM Fidelidade por viagem e mais 10 quilos de bagagem. Já o perfil TOP é indicado para os clientes que buscam mais conforto, agilidade e flexibilidade, ao dar direito a embarque prioritário, entre outras vantagens.
Antes, para viajar em território brasileiro, era possível escolher entre cinco perfis (PROMO, LIGHT, FLEX, MAX e TOP), de acordo com a disponibilidade de tarifa no voo desejado. Agora, com a mudança para três, além de orientar a sua compra com base no preço, o cliente também decide com muito mais facilidade qual é o conjunto de vantagens e condições que melhor atende às suas necessidades.
A diferença de preço do pacote de benefícios de um perfil e outro agora tem valor fixo. O pacote no perfil BÁSICO, que oferece uma série de facilidades e benefícios padrão, custa sempre R$ 60 a menos do que o pacote no perfil FLEX, que garante ao passageiro conveniências ainda melhores durante a viagem. Já o pacote de benefícios de um bilhete no perfil TOP, que oferece o melhor e maior conjunto de vantagens em voos domésticos da TAM, custa R$ 120 a mais do que no FLEX. Em consequência, a diferença total de preço do pacote de benefícios BÁSICO para o TOP é sempre de R$ 180.
Para mais informações acesse www.tam.com.br

(Fonte : TAM)

BRASIL VIRA NEGÓCIO DAS ARÁBIAS PARA AÉREAS DO ORIENTE MÉDIO


James Hogan, presidente e CEO da Etihad, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, e maior concorrente da Emirates, de Dubai, está no Brasil para fazer o pré-lançamento da companhia aérea, que começa a voar ao país em junho de 2013, com uma rota diária Abu Dhabi-São Paulo. O evento, que acontece hoje em São Paulo, é exclusivo para parceiros e futuros fornecedores da empresa, que vão conhecer os detalhes do negócio por aqui, revelou ao Brasil Econômico Carlos Paiva, responsável pela implementação da empresa no país.
A Etihad é uma empresa jovem, foi criada em 2003 como braço de negócios aéreos da Mubadala, fundo de investimento de Abu-Dhabi, que adquiriu 5,6% do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, por US$ 2 bilhões.
Paiva também atuou como representante das empresas Emirates e Qatar Airways, quando as empresas conseguiram autorização para voar ao Brasil, em 2005 e 2006, respectivamente. E segundo ele, as aéreas do Oriente Médio estão apenas começando a explorar o potencial de negócios do Brasil. “Na aviação há apenas dois mercados hoje que apresentam crescimento,China e América Latina, e o Brasil é mais da metade do potencial de negócios latinos-americanos”, explica Paiva.
Ele admite que há dez anos, o país era apenas usado como conexão para chegar ao mercado Argentino. Hoje, porém, em potencial de negócios o país é mais importante que o México para as aéreas. O plano da Etihad é utilizar o país também como hub para outros mercados no cone sul, assim como já faz sua concorrente Emirates, que lançou recentemente um voo diário Dubai-Rio de Janeiro, com extensão a Buenos Aires.
A redução de burocracia para entrada de novas empresas no país está ajudando. Paiva conta que a aprovação da Etihad no país foi um dos processos mais rápidos dos quais ele já participou. “A Etihad apresentou sua solicitação à Anac no dia 31 de maio e no dia 10 de julho já estava aprovado”.
Segundo ele, no momento difícil em que vive a aviação internacional, especialmente a americana e a europeia, sempre há quem pergunte se existe espaço para uma terceira empresa do Oriente Médio no Brasil. Pois ele é categórico. “As possibilidades de rotas são muito grandes. A próxima bola da vez será unir o país à Índia, que é um grande parceiro comercial do Brasil, assim como a vizinha China”, diz.

CONCORRÊNCIA

A demanda por passagens para o Oriente Médio levou a Emirates a registrar o maior crescimento entre as companhias aéreas internacionais no primeiro semestre deste ano. Segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), a aérea teve vendas de R$ 25,7 milhões no primeiro semestre, alta de 122% sobre o ano anterior. A companhia detém 3,6% de participação entre as vendas das agências associadas. A Qatar, por sua vez, registrou vendas de R$ 19,9 milhões no período, ficando com 1,27%. Outra empresa da Ásia menor, a Turkish Airlines, desde 2009 no país, vendeu R$ 12,2 milhões (0,78%).
As viagens aéreas internacionais no país ainda são dominadas por empresas americanas e europeias. A diferença, afirma Paiva, é que as companhias do Oriente Médio têm o país como destino para a diversificação de negócios.
No Brasil, a Etihad vai usar a aeronave A340-600, que conta com três classes de serviço, sendo 12 assentos na primeira classe, 32 na executiva e 248 na econômica. E seu foco é disputar o mercado premium de aviação.

(Fonte : Portal iG)

GOVERNO E EMPRESARIADO COLOCAM DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO EM PAUTA


A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, se encontraram no ultimo dia 11 com empresários do setor com o objetivo de discutir estratégias para desenvolver a competitividade dos destinos brasileiros. Representantes da Câmara Empresarial de Turismo e da Confederação Nacional do Comércio apresentaram ao governo uma série de reivindicações para melhorar a eficiência da atividade. Hoffmann firmou compromisso de analisar as propostas e marcar novo encontro com os segmentos.
Na lista de temas apresentada pelo empresariado entraram a inclusão do consumo de turistas estrangeiros na pauta de exportações, a desoneração da importação de equipamentos sem similares nacionais para parque temáticos, aquários e museus, a formalização de microempresas e a abertura de linhas de crédito para trens turísticos. Responsável pela reunião, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, ressaltou os avanços obtidos pelo setor a partir da interlocução com o governo. “Temos trabalhado em conjunto e o resultado tem sido positivo”, afirmou.
Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a presença da ministra Gleisi Hoffmann confirma a importância que o governo federal tem dado ao turismo. “Temos condições de alavancar o desenvolvimento econômico brasileiro no atual cenário de crise mundial. O governo federal tem este entendimento e trabalha com essa perspectiva”, comentou Gastão Vieira.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

MTUR ABRE INSCRIÇÕES PARA EVENTOS DE FORTALECIMENTO TURÍSTICO


O Ministério do Turismo lançou edital para a seleção de propostas de eventos voltados para o fortalecimento do turismo brasileiro. Os critérios para participação na chamada pública estão disponíveis no portal do MTur. O aporte total para a ação será de R$ 7 milhões.
Os entes públicos têm até o dia 21 de setembro de 2012 para inscrever os projetos no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal (Siconv).
A chamada pública do MTur pretende selecionar até 35 projetos de eventos que contribuam para a promoção do destino, o desenvolvimento dos segmentos turísticos e o aumento da movimentação de fluxos regionais, nacionais ou internacionais de turistas no Brasil.
Para participar do processo de seleção os eventos devem observar os seguintes critérios: ser realizado entre 1º de dezembro de 2012 e 17 de fevereiro de 2013 – com pelo menos uma ação prevista no plano de trabalho executada no exercício de 2012; ter tido três edições anteriores; e comprovar potencial para a geração de fluxo turístico.
O valor mínimo a ser apoiado pelo MTur para cada evento é de R$ 100 mil e, o máximo, de R$ 400 mil.
É importante lembrar que, conforme regras estabelecidas pela Portaria Nº 112, é vedado o pagamento de cachês a artistas e bandas.

(Fonte : MTur)

BRASIL E PORTUGAL QUEREM CONSTRUIR IMAGENS DE PAÍSES MODERNOS EM EVENTOS DE PROMOÇÃO CULTURAL


Nos próximos dez meses, período em que serão promovidas atividades simultâneas em Portugal e no Brasil, os dois países querem mudar a imagem que um guarda do outro. Portugal quer que os brasileiros saibam que, além de tradição, os lusitanos vivem a modernidade. Sem abrir mão dessa visão futurista, o Brasil quer que os portugueses conheçam a diversidade da cultura nacional.
A intenção do Brasil, no Ano do Brasil em Portugal, é mostrar que o país tem grande variedade de artistas na música, no teatro, na dança e até no circo além de apresentar produções ainda desconhecidas e de diferentes partes do país (fora do eixo Rio-São Paulo).
Além da cultura, Brasil e Portugal buscam trazer mais dinamismo às relações comerciais e de cooperação científica. “Não é só a celebração do que nos aproxima, mas também a modernidade dos dois países”, comentou o chanceler Antonio Patriota ao lembrar que os países têm intercâmbio nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Segundo o Itamaraty, Portugal é o destino mais procurado pelos candidatos a bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras (12 mil pedidos e 2,1 mil bolsas concedidas).
Os dois países vão acionar a comissão mista de ciência, tecnologia e inovação para discutir cooperação nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia e biocombustíveis. Além disso, há interesse de empresas brasileiras por Portugal. Segundo Patriota, a Embraer vai abrir uma unidade na cidade de Évora e o Brasil “segue de perto” o processo de privatização das companhias estatais portuguesas, afirmou ontem (6), antes de participar de um jantar com o ministro de Negócios Exteriores de Portugal, Paulo Portas.
Segundo Paulo Portas, o país lusitano quer que as privatizações sejam bem sucedidas “não apenas do ponto de vista da receita”, mas também da transparência e de observar “as melhores práticas internacionais”. Ele lembra que a privatização da companhia de energia EDP, vencida por chineses no começo deste ano, mostrou que o país está aberto à atuação de grupos estrangeiros além da União Europeia. A Eletrobras (com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES) chegou a participar da concorrência, mas não foi classificada entre as duas melhores propostas (finalistas).
A entrada de investimento estrangeiro combina com a imagem de modernidade que os portugueses querem passar no Ano de Portugal no Brasil. De acordo com o chanceler Paulo Portas, Portugal “moderno” quer aproveitar a “avenida de oportunidades” dos grandes eventos internacionais que ocorrerão no Brasil (como a Copa e as Olimpíadas) nesta década para mostrar sua excelência em turismo. “As empresas portuguesas têm grande experiência”, garantiu ao assinalar que essas companhias “podem ajudar na capacidade de realização que o Brasil vai mostrar nesses eventos”.
Para marcar a abertura do Ano de Portugal no Brasil, está marcado para hoje (7), em Brasília, um show com a cantora portuguesa Mariza e a artista brasileira Roberta Sá, acompanhadas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Juntas, elas cantarão Insensatez (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Fado Tropical (de Chico Buarque e Ruy Guerra).
A intenção de mostrar a imagem de Portugal como um país moderno e que atualiza sua cultura também está na fala da cantora lusitana. “Queremos mostrar um Portugal que tem suas tradições, mas ao mesmo tempo um Portugal que está dando um passo a frente, rumo à modernidade, um Portugal que pensa no futuro”, disse Mariza à Agência Brasil

(Fonte : Agência Brasil / imagem divulgação)

EMPREGAR DEFICIENTE PODERÁ SER REQUISITO PARA OBTER INCENTIVOS DA COPA


As empresas beneficiadas com incentivos fiscais relacionados à realização da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 que ocorrerão no Rio de Janeiro poderão ser obrigadas a destinar pelo menos 5% de seus cargos a pessoas com deficiência para serem beneficiadas com incentivos fiscais relacionados aos eventos. O percentual deverá ser equivalente ao menos um posto de trabalho.
A exigência está prevista no Projeto de Lei 3999/12, do Senado, em análise na Câmara. A proposta altera a Lei 12.350/10, que trata dos benefícios fiscais relacionados à realização dos jogos pelo Brasil. A lei estabelece uma série de medidas, como a isenção de tributos incidentes sobre a importação de bens ou mercadorias para uso exclusivo na organização dos eventos, além da dispensa de outros impostos e contribuições sociais.
Conforme a proposta, as empresas beneficiadas terão 90 dias para se adaptar às medidas.

INSERÇÃO

O autor do projeto, senador Lindbergh Farias, espera “inserir mais incisivamente” as pessoas com deficiência no mercado de trabalho criado para a realização dos eventos.
“Devemos inserir todos os cidadãos, mas especialmente os portadores de deficiência, que, segundo dados do Censo 2010, são cerca de 15% da população”, diz Lindbergh Farias. Segundo ele, a determinação inova em relação à Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social 8.213/91, que hoje aplica a exigência de cotas para pessoas com deficiência apenas a empresas com 100 ou mais empregados.

TRAMITAÇÃO

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

GBTA BTI: GASTOS COM BUSINESS TRAVEL NO BRASIL VÃO CRESCER 9,3% EM 2012


A GBTA - Global Business Travel Association divulgou ontem em Buenos Aires, por ocasião de sua Conferência Latino-Americana 2012, os resultados de seu 2º estudo “GBTA BTI Outlook - Brazil”, patrocinado pela VISA. O estudo inaugural foi divulgado em maio. O estudo inclui o GBTA Business Travel Index (GBTA BTI), que permite avaliar a performance do mercado e as perspectivas do setor de viagens de negócios em uma única métrica que pode ser avaliada ao longo do tempo. Os destaques do 2º GBTA BTI Outlook - Brazil são:

• Os gastos com viagens de negócios no Brasil vão crescer até 9,3% em 2012, para US$ 30,1 bilhões, e outros 12,6% em 2013, para US$ 33,9 bilhões (o resultado é inferior ao 1º estudo de maio, que projetava crescimento de gastos de 13% em 2012, para US$ 31,1 bilhões, e outros 15,7% em 2013, para US$ 36 bilhões);

• O Brasil está a caminho de superar este ano a Coréia do Sul, no 8º lugar do ranking mundial de gastos com business travel;

• O crescimento orgânico projeta um aumento de 6% na capacidade hoteleira. Apesar da construção futura ser incentivada ainda mais ,para atender os grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a demanda continuará excedendo a oferta;

• O GBTA BTI está pronto para retomar sua trajetória ascendente em 2012-2013, com a crescente força de sua economia doméstica;

• Os gastos em geral com viagens de negócios no Brasil poderão se expandir ainda mais rapidamente, se houver recuperação da economia global;

• Os gastos brasileiros com viagens de negócios estão fortemente orientados para os gastos domésticos (cerca de 80%), mas em 2012 as taxas de crescimento com viagens emissivas internacionais são o dobro das taxas com viagens domésticas.

Wellington Costa, presidente da GBTA Brazil comenta: “o forte crescimento econômico do Brasil transformou-o em um dos principais mercados do mundo para viagens de negócios. Este relatório destaca as principais questões relacionadas a gastos com business travel e, consequentemente, à economia brasileira. Apesar dos desafios do clima econômico mundial, o Brasil continua registrando um robusto crescimento relativo em viagens de negócios, especialmente quando comparado aos EUA e à Europa. A questão-chave é saber se o Brasil conseguirá enfrentar as limitações de sua infraestrutura para viagens, para atender a crescente demanda de viagens de negócios”.

(Fonte : Business Travel Magazine)

MUITO EMPREGO, MAS POUCA MÃO DE OBRA


Na pesquisa mensal de emprego do IBGE de maio de 2012, o desemprego no Rio ficou em 4,7%, mantendo-se estável em comparação a maio de 2011. A estimativa é que haja cerca de 150 mil pessoas em idade ativa que não estão trabalhando, embora o mercado tenha aproximadamente o mesmo número de vagas em aberto.
Em 2010, levantamento do Rio Como Vamos (RCV) mostra que o comércio e os serviços, os principais setores produtivos do Rio, foram responsáveis pela maior parte dos novos empregos formais: 23 mil no comércio e 57 mil em serviços. A construção civil apareceu com 7,2 mil vagas.
Já em 2011, indicadores do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram um aquecimento da construção civil, possivelmente motivado pelo andamento das obras de infraestrutura para a Copa e os Jogos Olímpicos. O setor, que absorveu 11,5 mil trabalhadores, teve crescimento de 60% em relação a 2010.
Ainda em 2011, houve uma retração de 38% no comércio e de 15% no setor de serviços. Apesar da queda de 25% na geração de novos empregos, entre 2010 e 2011, o salto da construção civil na absorção de mão de obra compensou as perdas nos outros dois setores.
O primeiro trimestre de 2012 teve mais avanços na construção civil. Os grandes eventos e os projetos de revitalização geram uma demanda crescente de mão de obra. Só nesse primeiro trimestre, a construção civil gerou 12 mil vagas,103% a mais que nos doze meses de 2011. O comércio contratou 6,4 mil e o setor de serviços, 16,2 mil. O total de empregos gerados nesse trimestre corresponde a 47% de todos os postos criados em 2011.
O nível de capacitação da mão de obra nos diversos setores do mercado de trabalho remete ao grau de escolaridade da população. Levantamento do RCV mostra que 70 mil jovens de 15 a 24 anos - período em que deveriam ter concluído o ensino fundamental e/ou o médio - preencheram vagas em 2010. Essa ocupação caiu para 64 mil em 2011. É na comparação entre o primeiro trimestre de 2012 e de 2011 que o retrocesso na participação dos jovens no mercado de trabalho se torna mais evidente. Nesse período, 3,5 mil deles estavam fora do mercado. Onde está esse contingente que, em idade ativa, não está empregado? Até mesmo a mão de obra com ensino superior não cresceu no período, estabilizada em 18%.
Segundo um levantamento da Fecomércio, as dez atividades que mais geram empregos no turismo, comércio e serviços são recepcionistas, garçons, vigilantes e vendedores, entre outras, que, somadas, preencheram cerca de 40 mil vagas de junho de 2011 a junho de 2012. Para essas ocupações, a exigência de escolaridade não vai além do ensino médio. A entidade estima a criação de cerca de 450 mil postos de trabalho no estado por conta dos grandes eventos.
O RCV ressalta que é importante saber como está a qualificação dos futuros candidatos a um mercado de trabalho pleno de oportunidades. Indicadores do RCV confirmam o diagnóstico divulgado recentemente pelo MEC para o município do Rio: algum avanço no ensino básico e retrocesso no médio.
De 2010 a 2011, a reprovação no ensino médio no Rio manteve-se estável, com cerca de 46 mil alunos reprovados. Os casos de abandono caíram de 34 mil para 25 mil. O ponto crítico no nível médio é a distorção idade-série, problema presente em 56% do total das matrículas em 2010. Essa distorção gera dificuldades de aprendizagem e atrasa a conclusão do nível. Se o aluno também trabalha, o quadro é ainda pior. Já o ensino profissionalizante perdeu alunos. Em 2011, as matrículas caíram 4,5% (alunos de 15 a 17 anos) e 2% (18 a 24 anos).
Para Rodrigo Leandro Moura, pesquisador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre-FGV), "a participação dos jovens entre 18 e 24 anos no mercado vem caindo desde 2007. Isso se explica pelo envelhecimento da população. Mas o principal fator é por conta de uma parcela desses jovens que está buscando qualificação, estudar mais tempo e adiar a busca pelo emprego para entrar no mercado de trabalho num patamar mais alto de remuneração".

(Fonte : Jornal O Globo)

ALDO DIZ QUE BRASIL AMPLIARÁ PARCERIA COM BID PARA COPA


O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou nesta quarta-feira que o governo brasileiro vai ampliar a parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outros agentes de fomento para replicar soluções modernas de infraestrutura e sustentabilidade adotadas na Copa do Mundo de 2014 também nas cidades que não sediarão jogos. "O pior cego é aquele que só vê a bola. Vamos fazer uma Copa que vá muito além do futebol", disse o ministro, ao falar na abertura do seminário "Oportunidades para a Sustentabilidade Urbana", que se realiza nesta quarta e quinta-feira no Hotel Grand Bittar, em Brasília.
No evento, patrocinado pelo governo federal e o BID, com a presença de representantes das 12 cidades sede da Copa, são analisadas 22 iniciativas que procuram garantir legados sustentáveis à população após a competição. Os projetos abordam revitalização urbana, melhoria no tráfego, redução na emissão de gases estufa e uso eficiente de energia. Aldo lembrou que o futebol consolidou-se no País com o mesmo vigor institucional do Estado e do mercado, gerou as primeiras celebridades nacionais entre negros e pobres e tem para os brasileiros uma dimensão muito mais importante que a meramente esportiva.
Em entrevista, o ministro garantiu que o ritmo das obras, tanto dos estádios como dos projetos de mobilidade urbana e aeroportos, "estão dentro do calendário" combinado com a Fifa e explicou que a Copa terá ações integradas nos diversos campos, desde a segurança, que deixarão um legado capaz de melhorar a qualidade de vida nas cidades. "A partir da Copa, vamos criar modelos e projetos que ajudarão o País a ter uma vida mais equilibrada e sustentável", afirmou.
O governo, segundo Aldo, não teme que ações de protestos da Polícia Federal, em greve há mais de um mês, possam se repetir na Copa e prejudicar a competição. Ele lembrou que o esquema de segurança montado blinda o evento porque não depende só da PF, mas das Forças Armadas e de um conjunto de outras instituições públicas e privadas. "Nós projetamos a segurança da Copa e Olimpíada em torno das Forças Armadas - com o Ministério da Defesa, da Polícia Federal - com o Ministério da Justiça e também com as polícias militares e civis", explicou.
Adicionalmente, conforme o ministro, foi montado um forte esquema de segurança privada, que atuará principalmente dentro dos estádios. Ele não acredita que a PF vá boicotar a Copa por conta de suas reivindicações corporativas. "Creio que a elevada responsabilidade do evento contará com a solidariedade e apoio de todas as instituições públicas", disse. "Não há porque o governo ter dúvidas da solidariedade de todas as instituições relacionadas com a segurança do País", enfatizou.
O ministro negou atraso no ritmo das obras. "O cronograma está sendo cumprido. Nós controlamos diariamente o andamento das obras dos estádios, das obras de mobilidade urbana, dos aeroportos e achamos que estão compatíveis com o cronograma previsto". Ele confirmou para quinta-feira o lançamento, pela presidente Dilma Rousseff, do Plano Brasil Medalhas, no Palácio do Planalto. Aldo explicou que o plano visa aumentar a performance brasileira em Jogos Olímpicos, mas não fixará uma meta para a Olimpíada de 2016. "Não haverá metas de medalhas, mas uma aproximação", afirmou.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

EM RISCO DE EXTINÇÃO, TATU-BOLA É ESCOLHIDO MASCOTE DA COPA


A Fifa protocolou ontem a imagem do tatu-bola que será a mascote da Copa-2014 -a entidade fez o registro em departamento da União Europeia responsável por proteção a marcas e patentes.
São dois desenhos, ambos em preto e branco por enquanto. Em um deles o tatu aparece de frente; no outro, ele surge em seis posições diferentes. Na versão final, que, segundo o COL (Comitê Organizador Local), será apresentada em setembro, a mascote vai segurar uma bola.
O registro da imagem é feito em preto e branco para dificultar que o desenho seja utilizado sem autorização.
Se fosse registrado com as cores originais, o personagem poderia aparecer pintado de outra forma e não ser considerado falsificação.
A mascote vai aparecer em produtos que façam referência à Copa do Mundo.
O tatu-bola, mamífero brasileiro que corre risco de extinção, foi escolhido após ter sido sugerido pela ONG cearense Associação Caatinga, em fevereiro. Ele concorria com jacaré, arara e onça.
A vitória ocorreu principalmente porque a Fifa quer integrar os símbolos da Copa, numa iniciativa inédita. Haverá referência ao tatu-bola no layout da bola do Mundial, cujo nome, Brazuca, foi escolhido em votação popular.
A mascote deve ser batizada pelo mesmo sistema.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

TAM REDUZ DE 4 PARA 3 COMISSÁRIOS EM CADA VÔO


Depois de fechar o segundo trimestre com prejuízo de quase R$ 1 bilhão, a TAM reduziu de quatro para três o número de comissários a bordo em um terço dos seus voos domésticos.
Em maio, a Gol havia feito o mesmo em parte da frota.
A iniciativa vale desde o início do mês para todos os voos operados com o Airbus A319, avião que faz, por exemplo, rotas que ligam Congonhas aos aeroportos de Florianópolis, Curitiba e Confins (Minas Gerais).
O A319 tem capacidade para 144 passageiros. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), 32% dos voos da TAM dentro do território brasileiro usam esse tipo de aeronave.
A companhia decidiu diminuir a quantidade de comissários baseada em uma regra de 2010 da Anac que autoriza o uso de um comissário para cada 50 passageiros em algumas aeronaves.
A prática é adotada no exterior, especialmente por companhias de baixo custo.
No Brasil, a Webjet foi a primeira a obter autorização para usar três comissários, em novembro de 2010.
"A mudança não interfere no nível de serviço e segurança praticados pela companhia e proporciona maior eficiência e rentabilidade às operações", disse a TAM em comunicado à imprensa ontem. Segundo a TAM, não haverá cortes de comissários.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas é contra a redução, por avaliar que há prejuízo à segurança operacional.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

GOL ADOTA PAYPAL COMO OPÇÃO DE PAGAMENTO DE SUAS PASSAGENS AÉREAS


A GOL lançou mais uma opção de pagamento para suas passagens aéreas: a partir deste mês, passa a aceitar PayPal, empresa líder mundial em pagamentos pela internet, em suas vendas online. Além das facilidades de parcelamento, com a nova ferramenta, os clientes de outros países poderão adquirir as passagens aéreas com cartão de crédito internacional.
Para Mario Mello, head do PayPal para a América Latina, “o PayPal facilita a compra do consumidor por ser uma ferramenta simples e intuitiva de usar, além do benefício de poder ser usada em qualquer lugar do mundo”. Ao todo, a organização possui mais de 113 milhões de contas ativas, além de operar em 25 moedas diferentes. Um diferencial do PayPal, líder mundial em pagamentos online, é que sua tecnologia permite aos clientes comprarem pela internet sem compartilhar suas informações financeiras com os vendedores.
A ferramenta já está disponível no site da companhia aérea e, para comprar com PayPal é bastante simples. Na hora de efetuar a reserva, basta clicar no link da PayPal que automaticamente o cliente é redirecionado ao site de pagamento. Após efetuar a compra da passagem com toda segurança, a confirmação do pagamento é enviada imediatamente à GOL.

Mais informações: www.voegol.com.br  

(Fonte : Business Travel)

CUMBICA VOLTARÁ A TER VOOS DA GOL PARA MIAMI E ORLANDO


O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), voltará a ter os voos da companhia aérea Gol com destino a Orlando e Miami.
A Gol retomará os voos a partir de 6 de outubro, no entanto, segundo afirmação à Reuters de Flavio Vargas, diretor do programas de relacionamento, o voos serão exclusivos para clientes do programa de milhagem Smiles.
Os voos, operados com aviões Boeing 737-800, serão realizados quatro vezes por semana. Na ida passará por Manaus e em Caracas e na volta passará pela Venezuela.
Serão dois voos para Miami e dois para Orlando.
"Vamos replicar o que a gente fez no meio do ano para uma nova temporada, que vai até fevereiro de 2013", afirmou Vargas.
A Gol, de acordo com ele, já pediu autorização ao governo da Venezuela e aguarda licença de autoridades como o Comitê Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para realizar voos regulares entre Brasil e Estados Unidos, com escala na capital venezuelana.
As passagens serão emitidas, até 15 de setembro, somente para clientes do Banco do Brasil que possuem cartão de crédito e transferiram pontos para o Smiles.
Após esta data, os lugares serão abertos a todos os clientes do programa, que foi adquirido pelo Gol em 2007, antes pertencia à Varig.
Os voos terão capacidade para 150 lugares, sendo 60 "Premium", que é sem o assento do meio, e 90 em configuração normal.

(Fonte : Reuters)