sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PANAMÁ ANUNCIA CAMPANHA DE U$ 10 MILHÕES QUE INCLUIRÁ BRASIL

Terá início no próximo mês a nova campanha do Panamá. Orçada em U$ 10 milhões, ela terá como foco os destinos que possuem mais voos para o país, incluindo o Brasil. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Salvador já estão confirmadas na programação. Em 2009, o Panamá recebeu 24.338 mil brasileiros, número superior ao ano de 2008, quando foram registrados 21 mil turistas do Brasil.
"Vamos consolidar o Panamá como destino turístico. A campanha contará com inserções em TV, internet, jornais e revistas", antecipou ao Mercado & Eventos o ministro do Turismo, Salo Shamah.
De acordo com ele, serão duas fases. "A primeira será baseada no slogan Panamá Surpreende, utilizando o herói nacional Roberto Duran, seis vezes campeão de boxe. Já a segunda vai abordar três vertentes: Work, Play and Relax. Serão quatro comerciais falando sobre a natureza, praias, surf, golf, pesca esportiva, cassinos, patrimônio histórico cultural e imersão imobiliária", revelou o ministro.
Apesar da crise de abalou diversos setores, incluindo o turismo, no último ano, Saulo garante que o Panamá conseguiu bons resultados. "Crescemos menos de 1%, contudo, os gastos dos turistas tiveram um aumento superior a U$ 60 milhões. O seguimento de cruzeiros é um dos destaques, foram 300 mil visitantes através deste meio em 2009", garantiu.
E para 2010 a expectativa do ministro do Turismo são as melhores. "Acho que vai ser o melhor ano da história do turismo do Panamá. Em janeiro já tivemos um recorde no que tange a arrecadação", concluiu.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 19-02-10)

EM 2009, PASSAGEM AÉREA TEVE O MENOR PREÇO EM 8 ANOS, DIZ ANAC

O preço médio da passagem aérea fechou 2009 com seu menor nível em oito anos, com um recuo de quase 30% sobre o ano anterior, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A queda dos preços está relacionada à diminuição da demanda por passagens aéreas durante a crise, principalmente para viagens de negócios, responsáveis pela maior parte do fluxo no país.
A retração estimulou as companhias aéreas a fazer promoções. No final do ano, porém, com a demanda aquecida, os preços das passagens voltaram a subir.
Segundo o relatório divulgado ontem, o yield (preço por quilômetro voado) médio foi de R$ 0,47682 -queda real (já descontada a inflação) de 27,6% sobre os R$ 0,65855 de 2008. A Anac apontou o aumento da concorrência como responsável pela queda de preços.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Dinheiro / 19-02-10)

FESTA DA COLÔNIA DE GRAMADO DIVULGA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE 2010



A 20ª edição do evento contará com 14 atrações espalhadas em 3 locais

Faltando menos de dois meses para o início da Festa da Colônia de Gramado, o turista já pode começar a se organizar para participar do evento na cidade mais turística do Brasil. Já está disponível no http://www.festadacoloniagramado.com.br/ a programação oficial da 20ª edição.
Entre os 8 de abril e 2 de maio de 2010, o público poderá conferir muitas novidades. Uma delas é a transferência de parte da estrutura para o Lago Joaquina Rita Bier e, a outra, a criação do espetáculo “Vivências”, montado especialmente para a ocasião. Durante 25 dias, os turistas podem conferir 14 atrações diferentes, espalhadas em 3 locais.
A Festa da Colônia de Gramado é uma grande celebração das tradições das culturas italiana, alemã e portuguesa que colonizaram a Serra Gaúcha. Participam deste evento os produtores do interior da cidade de Gramado, que se deslocam durante o período das festividades para o centro, onde produzem e comercializam seus pães, cucas, compotas e diversos outros produtos artesanais. As ruas ficam decoradas à espera do turista.
Até a 19ª edição, tudo acontecia apenas na Praça das Comunicações. Com a popularidade do evento, o espaço começou a ficar pequeno e grande parte dele será transferido para o Lago Joaquina Rita Bier. “Levar o festival dos colonos para o Lago Joaquina Rita Bier é a prova maior que crescemos e estamos felizes”, afirma o presidente do evento Noreh Michalski. No Lago Joaquina Rita Bier, que possui 17 mil metros quadrados, deverá ficar a maior parte das atrações: feira do colono, os restaurantes com culinárias típicas, o bier platz e os tradicionais shows das bandas étnicas. Já a Praça das Comunicações seguirá recebendo atrações. No local ficarão os fornos e a Casa do Colono, além, de algumas oficinas de gastronomia. E é ao longo da Avenida Borges de Medeiros, que acontece uma das mais animadas e aplaudidas atrações: O Desfile de Carretas.
Só na edição de 2009, cerca de 240 mil pessoas estiveram em Gramado no período da festividade. Deste total, 18,1% residem na zona rural da região e 20% moram em Gramado. Os visitantes de fora do eixo serrano somam 56,7% e, 5,2%, são de pessoas que vêm de outras cidades da serra gaúcha.

ATRAÇÕES


São 14 as atrações: Casa Nostra, Unser Haus, Feira de Produtos, Bier Platz, Fornos de Barro, Bandinha e Grupos Folclóricos, Kaffeehaus, Desfile de Carretas, Casa do Colono, Culto Ecumênico, Jogos, Agroturismo e os espetáculo Origens e Vivências. Este último a grande novidade entre as atrações. Dirigido por Rodrigo Cadorin, a montagem vai relatar como está atualmente a vida de quem mora no campo.

CASA NOSTRA
Restaurante italiano. Serve comidas típicas preparadas na hora como: sopa de capeletti, massas, molhos, polenta, carnes e saladas podem ser degustados em almoços e jantares neste local.

UNSER HAUS
Casa alemã onde são servidas comidas típicas. Entre os principais pratos estão: sopas, massas, batata cozida, linguiça fervida, carne de porco, entre outras delícias preparadas na hora.

FEIRA DE PRODUTOS
Exposição e comercialização dos produtos da colônia de Gramado, durante todo o período da festa.

BIER PLATZ
Espaço do mais tradicional produto alemão: o chopp. É servido acompanhado de petiscos também típicos, como o famoso bolinho de batata.

FORNOS DE BARRO
Os autênticos fornos são montados na praça para assar pães e cucas, que podem ser comercializados e levados quentinhos para casa.

BANDINHA E GRUPO FOLCLÓRICOS
Grupos portugueses, italianos e alemães se apresentam para animar os visitantes e mostrar como se divertem nas colônias. Canto e dança fazem parte desta atração. A entrada é franca.

KAFFEEHAUS
Cafés, salgados e tortas da farta culinária alemã.

DESFILE DE CARRETAS
Nos finais de semana da festa, os colonos trazem seus instrumentos de trabalho, produtos coloniais, frutas, verduras para o centro da cidade e protagonizam um desfile em carros puxados por boi. Todos os colonos estão vestidos com roupas típicas da colonização portuguesa, alemã e italiana. A atração faz a alegria dos visitantes e dá um show na principal avenida da Cidade, a Borges de Medeiros. A entrada é franca.

CASA DO COLONO
Moradia típica do colono com participação das etnias portuguesa, alemã e italiana. Entrada franca.

CULTO ECUNÊMICO
Culto ao melhor estilo das colônias. Local: Praça das Comunicações na Casa do Colono. Entrada franca.

JOGOS
Área especialmente preparada para jogos de carta e bocha, atividades de lazer dos moradores do meio rural.

AGROTURISMO
Uma atração à parte. Passeios organizados em ônibus típicos que percorrem três roteiros e visitam as propriedades dos imigrantes. São os roteiro: Tour Raízes Coloniais, Tour do Vale – Linha 28 e Tour O Quatrilho.

ESPETÁCULO ORIGENS
O espetáculo de som, luz e dança mostra a saga dos imigrantes que povoaram Gramado no fim do século XIX. Em sua duração conta a trajetória desta rica história que contribuiu para a formação cultural da cidade. Entrada franca.

HISTÓRICO

A Festa da Colônia, uma das mais tradicionais e divertidas festas de Gramado, foi criada em 1985 e fazia parte da programação da Festa das Hortênsias. Em 1986, passou a integrar o calendário turístico de Gramado como uma festa independente, visando a valorização das potencialidades do interior do município e o incentivo à permanência das pessoas no campo.
No período da Festa os colonos, descendentes dos primeiros italianos e alemães que habitaram a região, se deslocam para o centro da cidade e trazem consigo toda a riqueza cultural do interior do município, possibilitando um intercâmbio entre o homem do campo e o homem da cidade.
Durante dez dias vive-se um pouco desta Colônia através de demonstrações, desfile de carros típicos ornamentados com objetos utilizados no dia-a-dia do campo, apresentações de bandinhas e grupos de dança, exposição de produtos artesanais e a degustação de uma farta gastronomia típica.

COMO CHEGAR EM GRAMADO

Gramado fica a 120 km de Porto Alegre. Existem algumas maneiras de chegar até à cidade serra.
A partir de R$ 70,00 (a diária) é possível locar um automóvel. As estradas gaúchas são bem sinalizadas e o trajeto é relativamente simples. Se preferir ir de ônibus, o valor da corrida de táxis do Aeroporto Internacional Salgado Filho até a Rodoviária é de aproximadamente R$ 15,00. A passagem intermunicipal sai em torno de R$ 20,00.
No saguão do aeroporto funcionam algumas operadoras de turismo que fazem o traslado pelo preço médio de R$ 50,00. Agora, um táxi do aeroporto até Gramado sai pelo valor de aproximadamente R$ 250,00.

SERVIÇO:

20ª Festa da Colônia de Gramado
De 8 de abril a 2 de maio de 2010
Gramado – RS – Brasil
http://www.festadacoloniagramado.com.br/

(Fonte : Phosphoros Novas Idéias / 18-02-10)

RS ESTÁ PREPARADO PARA SUPRIR AREIA PARA A COPA

Preocupado com o aumento da demanda em função das obras da Copa de 2014, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) solicitou às mineradoras gaúchas do Baixo Jacuí que reavaliassem suas jazidas de areia. A proposta, teve a intenção de verificar se as reservas de areia são suficientes para suprir o aumento da demanda estimado em 20% apenas neste ano em razão do incremento no setor da construção civil.
A Sociedade Mineradora (Somar) elaborou estudo relativo aos 22 quilômetros de atuação, com três volumes e mais de 500 páginas, indicando a existência de 75 milhões de metros cúbicos de areia, o suficiente para abastecimento de areia na Região Metropolitana de Porto Alegre por mais 30 anos. Na documentação, consta o resultado de um ano de pesquisa para reavaliação das reservas de areia da empresa e a confirmação de que a Somar tem, em sua jazida, 75 milhões de metros cúbicos de areia, o suficiente para garantir o abastecimento do mercado na Região Metropolitana por pelo menos mais 30 anos.
"O resultado do estudo que realizamos tranquiliza o setor da construção civil, pois mostra que o Rio Jacuí tem areia suficiente para abastecer o mercado pelos próximos 30 anos, já projetado o aumento da demanda e sem considerar o volume de areia existente nas jazidas das demais empresas que ali operam", comenta a diretora-executiva da Somar, Veronica Della Mea.

(Fonte : Monitor Mercantil / 19-02-10)

PROPOSTA PARA O TURISMO AQUAVIÁRIO EM PORTO ALEGRE

A capital gaúcha deverá contar em breve com um novo atrativo para os turistas e visitantes. A proposta para a criação do Turismo Aquaviário, enviada pelo executivo no ano passado, teve seu projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. A medida dispõe da regulamentação de barcos que fazem passeios turísticos no Guaíba.
Atualmente, sete embarcações transportam passageiros pela orla do Guaíba. O secretário de Turismo da Capital, Luiz Fernando Moraes, diz que a ideia é estabelecer regras básicas, como a existência de uma única bilheteria, para que não haja disputa dos clientes por barqueiros, horários e preços estabelecidos e oferta de seguro para os passageiros.
Ainda segundo o secretário, estão previstas obras no atracadouro da Usina do Gasômetro e a criação de um Terminal Turístico Fluvial, que deverá atender as necessidades dos barcos e dos usuários, além de valorizar a orla. A Secretaria Municipal do Turismo (Smtur) tem 90 dias para elaborar o texto de regulamentação da lei em conjunto com a Associação de Turismo Náutico do Estado (Atun/RS).

(Fonte : Brasilturis Jornal / 19-02-10)

MTUR E BNDES APRESENTAM LINHA DE R$ 1 BILHÃO PARA HOTÉIS

Hotéis e pousadas de todo país têm até 31 de dezembro de 2012 para apresentarem projetos para reforma, modernização ou construção de novos empreendimentos

O ministro do Turismo (MTur), Luiz Barretto, e o vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Armando Mariante, apresentaram, no começo de fevereiro, uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para reforma, ampliação e construção de novos hotéis. A iniciativa compõe o pacote de ações do governo federal para a realização da Copa do Mundo de 2014 lançado, no dia 13 de janeiro de 2010, em Brasília, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Para o ministro Barretto, “essa parceria é um dos pilares da preparação do país para a Copa e Olimpíadas. O papel do governo, sem substituir o empreendedorismo do setor, é induzir o desenvolvimento, criar mecanismos para o empresariado se fortalecer e é isso que estamos fazendo com a criação da linha de crédito para a rede hoteleira”.
A linha permitirá à rede hoteleira se adequar à nova realidade do país e aos desafios que o Brasil enfrentará, diz Mariante (BNDES). “É preciso que a rede hoteleira atinja um patamar que nos dê orgulho e possa atender a crescente demanda do turismo”.
A linha BNDES ProCopa Turismo trabalha os conceitos de Hotel Padrão, Hotel Eficiência Energética e Hotel Sustentável, estabelecendo regras diferenciadas para cada categoria. As certificações, nos dois últimos casos, devem ser reconhecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
Ao oferecer condições mais favoráveis aos projetos que levem em conta a sustentabilidade ambiental, o objetivo é induzir o comprometimento ambiental do setor hoteleiro. Segundo o diretor do BNDES, Élvio Gaspar, os hotéis sustentáveis terão a segunda menor taxa de juros do banco. “Além disso, o BNDES, a pedido do MTur, oferecerá os maiores prazos de pagamento dentro do banco para a modernização do parque hoteleiro”, destaca Gaspar.
Para Barretto, falar de turismo sem sustentabilidade é contraditório. “Nosso tempo é o da preservação. Ao oferecer prazos alongados e taxas diferenciadas aos empreendimentos que adotem posturas de sustentabilidade, o BNDES incentiva o setor a abraçar o tema”, conclui.
Para acessarem a linha de crédito, hotéis e pousadas de todo país devem se inscrever no sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos do MTur, o Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br). O cadastro é gratuito.
O valor mínimo para operações diretas com o BNDES é de R$ 3 milhões para empreendimentos localizados nas cidades-sede da Copa de 2014 e demais capitais. Para empreendimentos localizados em outros municípios, o valor mínimo é R$ 10 milhões. Operações abaixo desses valores serão realizadas por meio de agentes financeiros.
As taxas de juros são de 6,9% para compra de máquinas e equipamentos nacionais. Para outros itens variam de 6,9% a 8,8%, dependendo da categoria.
Os prazos de pagamento em operações destinadas a reforma são de 8, 10 e 12 anos. Já para a construção de novos empreendimentos são de 12, 15 e 18 anos. Nas duas modalidades de empréstimos, os hotéis padrões terão prazos menores para pagamento da dívida e os sustentáveis os maiores.
Os empreendimentos hoteleiros têm até 31 de dezembro de 2012 para apresentarem projetos para acessarem os recursos da linha BNDES ProCopa Turismo.

FUNDOS CONSTITUCIONAIS

A linha do BNDES é apenas uma das medidas de estímulo à hotelaria trabalhadas pelo MTur em função dos preparativos para a Copa. Em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, foram negociadas também novas regras para utilização de recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO).
Os prazos para pagamento das dívidas, nas operações realizadas com meios de hospedagem, subiram de 15 para até 20 anos com, no máximo, 5 anos de carência. As taxas de juros variam de 6,75% a 10,0% ao ano com percentuais mais baixos para as microempresas (faturamento bruto até 240 mil/ano) e empresas de pequeno porte (de R$ 240 mil a R$ 2,4 milhões).
Os custos financeiros podem ser ainda menores em função da incidência de bônus de adimplência. Os mutuários que efetuarem o pagamento das prestações até o vencimento contam com descontos de 25% nos juros para empreendimentos no semi-árido nordestino e de 15% para projetos localizados nas demais regiões.
A programação financeira dos Fundos para 2010, cujas linhas de crédito são operadas pelo Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, destinou cerca de R$ 1 bilhão para projetos turísticos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. São recursos que poderão complementar também os financiamentos para construção de arenas esportivas multiuso nas cidades nordestinas escolhidas para sediar jogos da Copa de 2014.

(Fonte : Ministério do Turismo / 18-02-10)

EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS SOMAM 25.131 NO PAÍS


Duplicidade nas informações sobre os registros no Portal do Empreendedor enviadas ao Sebrae e a outras instituições acarretaram distorção na contagem das inscrições

O número de trabalhadores autônomos inscritos neste ano até o dia 12 na categoria Empreendedor Individual é 21.536.
Até o início da tarde do dia 17, os empreendedores individuais efetivamente registrados somavam no ano 25.131 em todo o País.
Estes, porém, não foram os números divulgados na semana passada (dias 8 a 12 de fevereiro) pela Agência Sebrae de Notícias (ASN). Nesse período, o número informado chegou a 41.572 inscrições em 2010.
O problema decorreu de um episódio de duplicidade nas informações sobre os registros no Portal do Empreendedor enviadas ao Sebrae e a outras instituições, acarretando distorção na contagem das inscrições.

(Fonte : Ag. Sebrae de Notícias / 19-02-10)

PROMOÇÃO TURÍSTICA DO MERCOSUL NO JAPÃO TERÁ FUNDO PRÓPRIO A PARTIR DE 2011

Prazo foi definido durante Encontro de Coordenadores Nacionais da RET, em Buenos Aires

O fundo de US$ 600 mil para manutenção do Projeto de Promoção Turística do Mercosul no Japão entrará em funcionamento em 2011. O prazo foi definido no Encontro de Coordenadores Nacionais da Reunião Especializada em Turismo (RET), ocorrido há uma semana, em Buenos Aires, e permitirá que Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina se adaptem ao novo modelo de financiamento da promoção conjunta dos quatro países no mercado japonês. Até 2010, esse trabalho era financiado em grande parte pelo governo, por meio de sua agência de promoção de negócios. Com o fim do acordo de cooperação, os quatro países sul-americanos decidiram assumir o financiamento integral das ações de promoção.
Enquanto o fundo não for efetivamente constituído, os países remeterão os recursos diretamente ao escritório conjunto que gerencia o Projeto, com sede em Tóquio. O Brasil paga a maior parte dos custos (65%), seguido por Argentina (20%), Paraguai e Uruguai, com 7,5% cada um. A proporcionalidade se baseia no número de turistas japoneses que cada país recebe. “Essa iniciativa pioneira, além de exemplo para futuras ações de consolidação do bloco, ajudou a aumentar o fluxo de turistas japoneses para a América do Sul”, afirma o diretor do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil, Patric Krahl, que participou da RET. No início do projeto, em 2003, 68.801 turistas japoneses visitaram os quatro países. Em 2008, foram 110.661 visitantes, um aumento de 60,8%.
Na reunião também foi discutida a harmonização de regras e procedimentos nas fronteiras do Mercosul como forma de assegurar o aumento do fluxo de turistas entre os quatro países. O tema voltará à pauta no próximo Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras (Frontur), no Paraguai, sem data definida.
Os coordenadores ainda aprovaram o folheto informativo do Mercosul, que está sendo produzido pelo Paraguai e será distribuído nos pontos de fronteira terrestre dos países-membros, com o objetivo de orientar os turistas sobre os documentos e procedimentos exigidos em cada país do Mercosul. Outros temas discutidos foram o plano de divulgação conjunta do Mercosul por ocasião da realização de grandes eventos internacionais na América do Sul (como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) e a incorporação da Venezuela ao bloco.

(Fonte : Ministério do Turismo / 18-02-10)

BONILHA DETALHA AS NOVAS ESTRATÉGIAS DA MIOLO WINE GROUP

Vinícola busca reforçar distribuição nos mais de 60 mil pontos de venda

Adotando o conceito de "melhorar o que já existe", a Miolo Wine Group inicia 2010 aplicando novas estratégias de relacionamento com seus canais de on-trade (bares e restaurantes) e off-trade (varejo). O objetivo é reforçar a distribuição para os mais de 60 mil pontos de vendas que mantém espalhados pelo Brasil e aumentar o faturamento do grupo que representa comercialmente as vinícolas gaúchas Miolo, Lovara, Fortaleza do Seival, Almadén e RAR, e a baiana Ouro Verde. Para tanto, a ala executiva da MWG acaba de agregar três profissionais com larga experiência na área comercial. Paulo Puig assume a direção da unidade regional de São Paulo (a maior no País), Sandra Cristina Birchler é a nova diretora de off-trade (o principal canal de vendas da empresa) e Duilio Hadg Jr. responderá pela diretoria de on-trade (que abrange as vendas para locais de consumo imediato).
As diretorias de on-trade e off-trade são inéditas na empresa. Conforme Marcelo Toledo, presidente da Miolo, a criação dos novos cargos vem com a proposta de focar individualmente cada canal. Sandra e Hadg Jr. atuarão sob a coordenação de Márcio Bonilha, diretor comercial do grupo. "Houve uma mudança de mentalidade da diretoria da empresa, que em determinado momento se deu conta de que para atender melhor e ter maior faturamento é preciso conhecer os clientes, qualificar a comunicação com o consumidor e conhecer os caminhos para chegar até ele", declara Bonilha, explicando que anteriormente a empresa se pautava pela logística regional.
De acordo com o diretor comercial da MWG, na maior parte das vezes é no canal de on-trade que as pessoas têm o primeiro contato com a marca. "O consumidor olha a carta de vinhos, escolhe um para saborear, e, se gostar, passa a comprar nos supermercados", exemplifica. Com formação em Marketing, e somando 25 anos de experiência com passagens por companhias como Salton, Aurora, Veuve Clicquot e Campari, Duilio Hadg Jr. ganhou a missão de encontrar a melhor forma de comunicação com o consumidor neste canal. "Ele irá atuar mais como consultor no segmento", adianta Bonilha, confirmando que o diretor poderá vender via distribuidores parceiros. Segundo ele, o grupo conta com 180 distribuidores de mercado com parcerias comerciais em todo o País.
Especializada em trade marketing pela ESPM e com mais de 14 anos de experiência na área comercial, promoção e merchandising em produtos de consumo alimentos e bebidas, Sandra Birchler (ex- Casa Flora e Aurora Importadora) chega na Miolo Wine Group incubida de melhorar as vendas. Ela irá coordenar o atendimento direto ao cliente e o desenvolvimento dos pontos de comercialização, além de melhorar o relacionamento destes com o canal de off-trade. Também visando ao crescimento financeiro do grupo, Paulo Puig vem de empresas como Allied Domecq, Beam Global e Appleton Jamaica com o desafio de elevar a presença da Miolo na capital paulista e Interior do Estado, mercados que concentram o maior consumo de vinhos do País. A chegada dele representa uma expectativa de aumentar as vendas em torno de 45% e 50% ao ano.
Somando 19 anos de atuação no mercado, a companhia Miolo passou a ser chamada de Miolo Wine Group em 2006, e hoje reúne uma linha de mais de cem produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. Em outubro de 2009, a companhia anunciou a compra da Vinícola Almadén, uma das mais tradicionais marcas de vinhos do Brasil. "A partir deste momento, a empresa passou por um processo de profissionalização, que culminou com a chegada de Marcelo Toledo", recorda Bonilha. Ao todo, o grupo emprega 490 pessoas. Atualmente a Miolo Wine Group detém 40% de participação no mercado nacional de vinhos finos e 15% no de espumantes.

(Fonte : Jornal do Comércio – RS / 19-02-10)

SHERATON ABRIRÁ CERCA DE 50 NOVOS HOTÉIS ATÉ 2012

A Starwood Hotels & Resorts Worldwide anunciou que a Sheraton Hotels & Resorts está colocando em prática uma estratégia de expansão, a qual inclui aproximadamente 50 novos empreendimentos e 20 mil apartamentos nos próximos três anos.
Estão sendo investidos mais de US$ 4 bilhões em inaugurações nos quatro continentes em 15 países, incluindo China, Estados Unidos, Colômbia, Índia, Rússia, Eslováquia, Taiwan e Vietnã. Além disso, a marca está passando por uma revitalização que inclui 400 hotéis em 70 países.

(Fonte : Hôtelier News / 19-02-10)

DEPOIS DOS 50, IBIS ASSEGURA MAIS HOTÉIS NO BRASIL

Com a abertura no final de janeiro do Íbis São José, junto ao shopping Itaguaçu, na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina, a bandeira Íbis chegou ao seu estabelecimento de número 50 no Brasil. O hotel tem 136 apartamentos e marca o primeiro da série de novos estabelecimentos que a rede francesa pretende para os próximos anos, aumentando sua participação que já é a maior na hotelaria do país.
A Accor mantém assim o seu ritmo de presença acentuada no Brasil e assegurou uma nova parceria com o empresário espanhol Enrique Bañuelos para a construção de outros 17 hotéis proximamente, com as bandeiras Íbis e Formule 1.

(Fonte : Brasilturis Jornal / 19-02-10)

AMAPÁ NA ROTA DO TURISMO INTERNACIONAL

No último sábado (13), o setor de turismo do Amapá ganhou repercussão internacional com a realização, em setembro de 2009, do Fampress do Sebrae/AP, evento que reuniu jornalistas locais, nacionais e internacionais. O repórter Filipe Morato Gomes emplacou uma matéria numa das mais importantes revistas de viagem de Portugal, a Fugas, que circula semanalmente encartada no diário Jornal Público, mostrando as belezas naturais, a gastronomia e a hotelaria do Amapá.
Tudo começou com o Projeto Estruturante de Turismo da Amazônia Brasileira idealizado e executado pelo Sebrae. Estrategicamente, no período de 21 a 25 de setembro de 2009, uma viagem apresentou um roteiro turístico para jornalistas com atrativos em Macapá, Porto Grande, Serra do Navio e Ferreira Gomes.
A logística para os jornalistas foi preparada pelo Sebrae/AP em parceria com a Agência Brasileira de Viagens no Amapá, Sindicatos do Guias Turísticos e as Associações Brasileira de Bares e Restaurantes, e da Indústria Hoteleira, Convention e Visitors Bureau, Abav, Singtur, Abrasel e Abih que formam o Trade Turístico no Estado.
Segundo a diretora técnica do Sebrae, D’Arc Marques, “a realização do Fampress no Amapá foi um grande achado para o trade turístico; ter o nosso Estado como matéria principal de portais como o UOL e da revista portugeza é gratificante. São essas informações que aguçam a curiosidade dos turistas para virem até aqui, especificamente a beleza que foi essa publicação do jornalista Felipe Morato.”
Segundo o jornalista português, “estou certo que valeu a pena o convite que vocês me fizeram: nunca aqui se falou tanto do Amapá como nesta semana. Para mim foi um grande prazer, espero outras oportunidades para fazermos coisas juntos e, claro, espero que o pessoal do Amapá aprecie este meu trabalho sobre o Estado. Escrevo sobre o que senti, o que vivi, com nomes e rostos, para colocar o leitor no meu lugar e fazê-lo viajar comigo”.
FampressÉ um roteiro direcionado a jornalistas especializados em turismo e formadores de opinião pública. No Amapá, o grupo escolhido teve a oportunidade de conhecer os atrativos do estado para divulgar suas belezas naturais e inseri-las no cenário turístico nacional e internacional.
Os principais jornais diários e semanais de Macapá publicaram várias matérias sobre o Fampress e o roteiro turístico que é comercializado em Feiras do Setor nos grandes centros do País. O Estado obteve mídia nacional em blogs de viagem que recebem milhares de visitas diárias, ganhou publicação de matéria em jornal dirigido à comunidade japonesa do Brasil e, no sábado (13), a revista Fugas também mostrou o Amapá, suas belezas naturais, gastronomia e hotelaria.Para a gestora do projeto de turismo do Sebrae/AP, Nira Brito, a matéria do jornalista português Felipe Morato traz a sensação do dever cumprido e um sentimento de êxito e felicidade. “Trabalhar de forma compartilhada junto ao trade turístico amapaense (Convention e Visitors Bureau, Abih, Abav, Abrasel, Singtur) foi a diferença. Quando empresários locais aceitaram a proposta de unir forças para alcançar os resultados, não poderíamos esperar outra coisa senão, o sucesso”, disse a gestora.
O blog oficial da revista Fugas está dando destaque ao Amapá, com fotos e um editorial. Seguem os endereços eletrônicos:
http://fugaspublico.blogspot.com/2010/02/amazonia-de-amapa-fotogaleria nosso.html
e
http://fugaspublico.blogspot.com/2010/02/check-in-diario-do-amapa.html

(Fonte : Ag. Sebrae de Notícias / 19-02-10)

BENTO GONÇALVES OFERECE ROTEIRO DE UVA E VINHO ATÉ O FINAL DO MÊS


Buscando apresentar alternativas durante o verão, Bento Gonçalves promove até o dia 28 de fevereiro festejos relacionados ao cultivo da uva e a produção do vinho. Entre as principais atividades propostas pelas empresas parceiras estão a visita aos parreirais, a colheita da uva, degustação de vinhos e sucos de uva, almoços e jantares harmonizados, a visita para conferir o processo de fabricação da uva e, ainda, o esmagamento das uvas com os pés.
Além das empresas parceiras, o Roteiro Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves também possibilita a visita aos diversos empreendimentos do roteiro culminando com a visita a Cantina Strapazzon onde as pessoas podem acompanhar todo o processo de fabricação do vinho, desde a colheita até a degustação do vinho.
O evento gastronômico com harmonização de pequenas frutas com vinhos, espumantes e sucos, previsto para este sábado, 23 de fevereiro, foi cancelado. Apesar da programação oficial do evento prosseguir somente até o final de fevereiro, a venda de uvas nos distritos e as programações especiais nas cantinas, vinícolas e restaurantes do Vale dos Vinhedos continuam até março.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 19-02-10)

VERÃO DO MORRO 2010 COMEÇA NO RIO

A partir do dia 19 (sexta-feira), o Morro da Urca recebe a terceira edição do Verão do Morro, evento que leva à atração turística do Rio de Janeiro o que há de mais expressivo na cultura brasileira. Sucesso em 2008 e 2009, com um público de mais de 80 mil pessoas, o Verão do Morro apresenta até o dia 20 de março, sempre às sextas e aos sábados, shows de artistas e DJs consagrados. Entre eles, D2, Maria Gadú, Diogo Nogueira, Maria Rita, Fernanda Abreu, Ana Carolina e Paralamas do Sucesso.
Também será apresentado o Cinema no Morro, com pré estreias ao ar livre das mais aguardadas produções nacionais. A temporada 2010 traz ainda uma novidade, a Mostra de Micrometragens, com 80 filmes de até três minutos de duração, entre eles trabalhos feitos por cinco ONGs que vão participar de oficinas de micrometragem para celular: Afroreggae, CUFA (Central Única das Favelas), Nós do Morro, Redes da Maré e Cinema Nosso.

Mais informações pelo site www.veraodomorro.com.br

(Fonte : Panrotas / 19-02-10)