segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

GALEÃO (RJ) GANHA NOVA ÁREA DE EMBARQUE INTERNACIONAL

Principal portão de entrada para turistas no Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão inaugurou uma nova área de embarque internacional. O novo espaço, 35% maior do que o atual, será ocupado pelos passageiros das Aerolíneas Argentinas, Continental Airlines, Air France, Copa Airlines, Lan e Taag.
Inaugurado no dia 20 de janeiro, a nova sala é totalmente refrigerada e pode ser considerada a primeira de uma série de melhorias que o Galeão receberá, visando os próximos grandes eventos esportivos que a cidade receberá nos próximos anos, como os Jogos Mundiais Militares de 2012, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Localizada no Terminal 1 (no antigo setor vermelho), que continua ainda com 50% do espaço ocioso, o novo ambiente possui máquinas de raio X e lojas, além de uma área de free shop no segundo andar, onde devem ser inaugurados, em breve, outros atrativos comerciais. Já a atual sala de embarque internacional do Terminal 1 será revitalizada e parte dela vai ser usada para embarques domésticos após a reforma.
As obras totais para revitalização dos terminais foram orçadas em R$ 648,45 milhões. A Infraero promete inaugurar, até o fim do ano, outras 144 posições de check-in, além das 96 existentes hoje, bem como construir 4,5 mil novas vagas no estacionamento, dobrando a capacidade atual. Além disso, a autarquia planeja revitalizar banheiros, escadas rolantes, esteiras e aparelhos de ar condicionado e raio X de todo o aeroporto.
Segundo o superintendente regional da Infraero, Willer Larry Furtado, o terminal internacional do Rio é prioridade número um da autarquia no programa de reforma dos aeroportos das cidades sede da Copa. "Decidimos que o Galeão e o Rio de Janeiro são nossas principais prioridades no cronograma de obras. Estamos trabalhando para entregar a reforma e ampliação do Terminal 2 antes do prazo", afirmou o superintendente.

(Fonte : Panrotas / 01-02-10)

CURSOS DO PROAGÊNCIA 2: INSCRIÇÃO ABRE SEXTA-FEIRA

Começam nesta sexta-feira (dia 5) as inscrições para quatro cursos de ensino à distância promovidos pelo Proagência 2, parceria entre a Abav e o Sebrae nacionais. O curso Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas começa em 1º março. No dia 15 de março iniciam-se os outros três: Negociando Adequadamente a Oferta Turística, De Agente a Consultor de Viagens e Desenvolvendo o Turismo Receptivo. Todos têm duração de três semanas.Por meio de blogs e fóruns de discussão, os participantes poderão interagir entre si e com os monitores dos cursos.
As inscrições são gratuitas, exclusivas aos agentes de viagens e devem ser feitas até 19 de fevereiro pelo www.abav.com.br. São 80 vagas por curso, sendo que cada agência só pode inscrever um profissional.
(Fonte : Panrotas / 01-02-10)

CURSOS DO PROAGÊNCIA 2: INSCRIÇÃO ABRE SEXTA-FEIRA

Começam nesta sexta-feira (dia 5) as inscrições para quatro cursos de ensino à distância promovidos pelo Proagência 2, parceria entre a Abav e o Sebrae nacionais. O curso Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas começa em 1º março. No dia 15 de março iniciam-se os outros três: Negociando Adequadamente a Oferta Turística, De Agente a Consultor de Viagens e Desenvolvendo o Turismo Receptivo. Todos têm duração de três semanas.Por meio de blogs e fóruns de discussão, os participantes poderão interagir entre si e com os monitores dos cursos.
As inscrições são gratuitas, exclusivas aos agentes de viagens e devem ser feitas até 19 de fevereiro pelo www.abav.com.br. São 80 vagas por curso, sendo que cada agência só pode inscrever um profissional.
(Fonte : Panrotas / 01-02-10)

A INTERNET E AS MUDANÇAS COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR



TECNOTURIS – Na primeira palestra do evento realizado pelo Brasilturis Jornal e pela Amadeus, o professor da Fudanção Getúlio Vargas (FGV) Dr. Marcelo Coutinho abordou o tema “A viagem do nosso tempo: a Internet e as mudanças no comportamento do consumidor, nos negócios e na economia”.
“As necessidades mudam de tempos em tempos. Fazendo uma análise do comentário do Décius Valmorbida, sobre a dúvida se a tecnologia é uma vilã ou uma heroína, acredito que ela seja neutra. A web tem um tremendo impacto na nossa vida e por conseqüência em nossos negócios”, disse.
Para Coutinho, cada vez mais o tempo tem sido usado simultaneamente pelas pessoas. E a informação que sempre foi uma barreira nos negócio turísticos agora é parte da cultura do “Faça Você Mesmo”.
O professor da FGV fez questão de exemplificar suas palavras com vídeos e pesquisas, como a do IBOPE que mostra que atualmente 65 milhões de brasileiros tem acesso a internet, sendo que usam 30 horas por mês. “Os tempos mudaram. O brasileiro hoje em dia consome mais Internet do que a TV a cabo. Atualmente, 30% da população usa diariamente a ferramenta para se informar”, comentou.
E meio a estes dados, Marcelo Coutinho fez questão de ressaltar aos presentes que é por essa razão que a Internet é uma importante ferramenta, que gera tremenda oportunidade para os negócios. “E agora a nova fronteira é a classe C, que cresceu de 19 para 24% em seis meses no acesso a Internet de casa”, informou.
De acordo com o palestrante, o consumidor hoje, por conta da cultura do “Faça Você Mesmo”, esta de igual para igual com as empresas. “Isso tem haver com informação, por isso é preciso saber usá-la a seu favor”, finalizou Coutinho.

OPORTUNIDADES DO PONTO DE VISTA DO VIAJANTE AMADOR-ESPECIALISTA

Diante da máxima do futebol que em time que está ganhando não se mexe, o executivo da Amadeus, Mário Ponticelli, abriu a segunda palestra do Tecnoturis 2010, evento realizado pela empresa, junto ao Brasilturis Jornal. A plenária abordou o tema “O Viajante Amador-Especialista: tendências e oportunidades para o mercado de viagens”, um estudo realizado pela Amadeus.
De acordo com o estudo, a Internet colocou a informação a disposição tanto no conteúdo profissional quanto de redes sociais. “A tecnologia avançou nas maneiras de fazer buscas e reservas e ainda há espaço para melhorar ainda mais essas inovações de TI”, explicou.
O estudo também mostrou que os agentes de viagem encontram oportunidades nos grandes segmentos, nos novos e nos pequenos. “A informação gera novos negócios, novos serviços e receitas para as agências, por isso precisamos utilizar a informação a nosso favor, pois hoje, em dois cliques chegamos ao conhecimento”, finalizou o executivo.
O jornalista Ricardo Freire, que desde 2005 mantém um blog sobre turismo, exemplificou o estudo da Amadeus a partir de suas própria experiência. “A verdade é que começamos a viajar assim que começamos a planejar a viagem. E as proporções são ainda maiores hoje em dia, pois junta quem quer se informar com que tem informação”, comentou Freire.
Para o jornalista, as pessoas se divertem em planejar a viagem, e isso desde quando não havia meios de informações tão práticos e rápidos como a Internet. “Por essa razão eu recomendo que seja qual for a sua função na cadeia do turismo, que use freqüentemente essas ferramentas tão poderosas de informações como blogs e redes sociais. O amador-especialista é cada vez mais comum, aprendam com eles”, disse.

(Fonte : Brasilturis Jornal / 01-02-10)

ANAC ADIA AUDIÊNCIA DE DISTRIBUIÇÃO DE HORÁRIOS

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mudou a data da redistribuição de horários de pouso e decolagem (slots) no Aeroporto de Congonhas. A audiência seria realizada hoje, mas foi adiada para quarta-feira (3), às 14 horas, na sede da Anac, em Brasília.
A troca foi necessária porque duas companhias que não foram habilitadas, a Trip e a Pantanal, têm até as 18 horas de hoje para recorrer. Caso isso aconteça, pode haver novo adiamento, pois a diretoria da agência teria de votar o recurso. Trip e Pantanal não conseguiram se habilitar porque não obtiveram índice de regularidade e pontualidade nos voos, de 80%. Ainda não apresentaram comprovação de patrimônio líquido positivo. Azul, Gol, NHT, OceanAir, TAM e Webjet estão habilitadas para participar da redistribuição de 412 slots.
Empresas

A TAM Linhas Aéreas amplia para 6 o número de frequências diárias para Buenos Aires na Argentina. O novo vôo JJ8008 parte de São Paulo às 6h55, chegando ao Aeroporto Internacional de Ezeiza (ARG), às 8h40, e retorna como JJ8009 às 9h40, com pouso previsto no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h20 (horários locais). A nova frequência, é a terceira da TAM na Argentina operada por uma aeronave Airbus A330 na rota para São Paulo. A aeronave oferece 40 lugares na classe Executiva, e mais 183 assentos na classe Econômica. Além das seis frequências entre São Paulo e Buenos Aires, a TAM também opera voos diários para a capital argentina partindo das cidades do Rio de Janeiro (Galeão), Salvador, Recife e Porto Alegre.
A partir de março a Azul Linhas Aéreas Brasileiras elevará para 4 o número de frequências diárias sem escalas entre Campinas (SP) e Porto Alegre (RS). Esta quarta frequência entrará em operação, diariamente de Campinas.
(Fonte : D C I / 01-02-10)

PROJETO OBRIGA EMPRESA DE ÔNIBUS INTERESTADUAL A ACEITAR CARTÃO

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6455/09, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que obriga empresas de transporte interestadual de passageiros a aceitarem pagamento de passagens por meio de cartão de crédito ou de débito. A regra, no entanto, só valerá para os novos contratos.
A proposta estabelece que os futuros editais de licitação para delegação do serviço deverão prever essa obrigatoriedade. Edmar Moreira explica que decidiu limitar a obrigação de aceitar cartões aos contratos novos para "assegurar o equilíbrio econômico-contratual".
O deputado destaca que a prestação de serviços de transportes de passageiros deve se pautar pelos princípios da universalidade e facilidade de acesso. Ele afirma, ainda, que o cartão de débito ou de crédito representa comodidade, além de evitar riscos com o transporte de dinheiro pelos passageiros.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Fonte : Ag. Câmara de Notícias / 01-02-10)

SEMINÁRIO FAZ PLANEJAMENTO DE AÇÕES PARA 2010

Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento do Ministério do Turismo promove seminário de planejamento anual

Avançar, sem mudar o rumo dos trabalhos que estão sendo executados, é um dos caminhos para o fortalecimento dos setores de regionalização, segmentação, e de diversas áreas do Ministério do Turismo (MTur). Essa foi uma das abordagens feitas pelo secretário Nacional de Políticas do Turismo, Carlos Silva, durante o Seminário Anual do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (Deaot).
Na sexta-feira (29) sessenta servidores do Deaot, entre técnicos e coordenadores, reuniram-se para planejar e discutir as metas para 2010. Representantes das coordenações de Informação Institucional, Segmentação, Qualificação dos Serviços Turísticos e Regionalização apresentaram o andamento e os resultados obtidos nos programas.
Carlos Silva também falou do crescimento e do espaço que o MTur tem conquistado nos principais fóruns do governo federal. “O Mtur é hoje uma referência internacional de trabalho, sendo um dos principais responsáveis pela Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Temos em nossas mãos as coordenações para planejamento e ações desses eventos. Porém, o desenvolvimento das atividades turísticas deve começar pela base, por meio das instâncias municipais e regionais, para assim podermos atingir o macro e executar um trabalho nacional”.
Segundo o diretor do departamento, Ricardo Moesch, o objetivo do seminário é planejar as ações do Deaot, para qualificar cada vez mais o desempenho dos programas. “Integrar as coordenações, para que cada uma saiba das ações e resultados das outras, é importante para manter a equipe unificada, fortalecendo o trabalho em geral.”
Representantes da empresa Módulo também estiveram presentes no seminário, fazendo uma demonstração do funcionamento de seu sistema. A empresa, contratada por licitação, trabalha com mapeamento e monitoramento eletrônico do Projeto de Gestão dos 65 Destinos.

(Fonte : Ministério do Turismo / 01-02-10)

PORTO ALEGRE CVB FECHA 2009 COM BALANÇO POSITIVO E PROJETA METAS PARA 2010




A cada ano que passa, o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (Porto Alegre CVB) capta um número de eventos ainda maior do que no ano anterior para a capital gaúcha. Em 2009, foram 25 eventos captados, sete a mais do que em 2008, o que representa um crescimento de mais de 38%. Do total, nove serão realizados em 2010. São eventos principalmente médicos e técnico-científicos, mas também culturais e esportivos, responsáveis por movimentar toda economia local.
Outra grande conquista de Porto Alegre foi a sua classificação no ranking das cidades brasileiras que mais sediaram eventos internacionais em 2008, conferido pela International Congress and Convention Association (ICCA). Com 13 eventos internacionais realizados em 2008, a capital gaúcha ficou com a 3ª posição. No ranking de 2007, configurou em 4º lugar.
Quanto à promoção de eventos, foram 62 apoiados pelo Porto Alegre CVB em 2009, 26 a mais do que em 2008, ou seja, um crescimento superior a 72%. Para este ano, já são 32 previstos.
A principal meta da entidade para 2010 continuará sendo o crescimento do número de captações, promoções e gerações de eventos em Porto Alegre. "Com esse intuito, criamos diretorias especiais com foco na Copa do Mundo de 2014, na geração de eventos, em esportes e projetos", conta Berenice Lewin, presidente eleita do Porto Alegre CVB para a gestão 2010/2011.

Crescimento do número de eventos captados:

Em 2007, 11 eventos captados;
Em 2008, 18 eventos captados;
Em 2009, 25 eventos captados.

(Fonte : R&A Comunicação / 01-02-10)

PROJETO TALENTOS DO BRASIL RURAL: TURISMO E AGRICULTURA FAMILIAR A CAMINHO DOS MESMOS DESTINOS

Ação visa fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística no Brasil

Geléias, doces, compotas, conservas, vinhos, cachaças: produtos fabricados por agricultores familiares que tiram da terra o sustento da família. Caminhadas, banhos de cachoeira, visita às propriedades, alimentação diferenciada e a oportunidade de acordar no meio rural. Como forma de divulgar esses produtos e serviços, e inseri-los no mercado turístico, o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional e Sebrae-RS), apresentaram, nesta quinta-feira (28), em Brasília (DF), a empresários e entidades do setor, o Projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos.
O objetivo é preparar os empreendimentos de agricultura familiar para prestarem serviços aos turistas e ofertarem produtos diferenciados ao mercado turístico representado por hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato, agregando, assim, valor aos produtos oferecidos.
“Desde a criação do MTur, em 2003, o turismo tem sido trabalhado como importante vetor de geração de emprego e renda. Esse projeto, ao juntar quem está na ponta, os agricultores e os potenciais compradores, e qualificar os empreendimentos, contribuirá para que os produtos da agricultura familiar possam competir no mercado”, ressaltou o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva.
O Projeto, com abrangência nacional e foco nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, prevê a qualificação de 125 empreendimentos da agricultura familiar que trabalham com artesanato, agroindústria e turismo. A previsão é que o projeto seja executado em 18 meses. Serão trabalhados empreendimentos da agricultura familiar já estruturados e organizados.
A ideia é que o açaí, os sucos orgânicos, os queijos e embutidos produzidos por agricultores familiares, por exemplo, ganhem as mesas de hotéis e restaurantes de todo país. E, ainda, linhas de produtos, como o xampu de babaçu, e artigos utilitários e decorativos possam ser utilizados por empreendimentos do setor turístico.
Além disso, o projeto deve qualificar empreendimentos localizados no entorno das cidades-sede da Copa de 2014 que já trabalham com Turismo Rural, para que possam oferecer atividades diversificadas aos turistas e, assim, atrair o público que assistirá aos jogos do mundial.
Estão previstas também ações de apoio à comercialização dos produtos em todas as regiões do país. E, ainda, a realização de um estudo para conhecer a oferta e a demanda por produtos da agricultura familiar nos destinos. As ações serão desenvolvidas como forma de agregar valor e diversificar a oferta turística brasileira, com base em valores socioambientais e sustentáveis.
A ação é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado, em outubro de 2009, pelo MTur e MDA com intuito de implementar ações conjuntas para identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística no Brasil. Entre outras ações resultantes do acordo está a Rede Nacional de Turismo Rural. A rede é um espaço virtual de debate, troca de informações, parcerias e negócios destinado aos agricultores familiares. Hoje, a rede conta com mais de 200 membros.
O secretário-executivo do MDA, Daniel Maia, ao falar da parceria entre o MTur e o MDA, ressaltou que esse é um governo do trabalho conjunto e da soma de esforços. Segundo Maia, o projeto Talentos do Brasil Rural, só vem ressaltar essa parceria, que se caracteriza pelo fortalecimento da assistência técnica, identificação de mercados potenciais e exigência de qualidade e padronização dos produtos. “Essa é uma forma de gerar oportunidades e perspectiva de renda para agricultores familiares de todo o país”, concluiu Maia.
O Talentos do Brasil Rural se baseou na experiência de outros projetos – Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, Economia da Experiência e Talentos do Brasil, por exemplo - executados pelo MTur e MDA, que, desde 2003, são parceiros no fomento ao turismo rural.

(Fonte : Ministério do Turismo / 01-02-10)

ASAS

Guilherme Paulus, dono da Webjet, recebeu proposta de compra de parte da empresa pela aérea irlandesa Ryanair, segundo a Bloomberg. As conversas devem ser retomadas a partir de março, quando está prevista a promulgação de nova lei para ampliar a participação permitida de estrangeiros em aéreas nacionais. No início de janeiro, o fundo americano Carlyle comprou a CVC, fundada por Paulus.

(Fonte : Jornal Folha de S.Paulo / Ed. Dinheiro / Col. Mercado Aberto / 01-02-10)

TREM-BALA MUDA O DESTINO DAS CIDADES

O Japão, que criou o primeiro trem-bala do mundo há 45 anos, conseguiu espalhar pelos trilhos do país o desenvolvimento econômico obtido em Tóquio no pós-guerra. Com 2176 quilômetros de linhas prontas e 589 quilômetros em construção, a meta do governo é conectar todo o país. Enquanto isso, no Brasil, terminou na sexta-feira a consulta pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a criação do primeiro Trem de Alta Velocidade (TAV) do país com uma audiência em Barra Mansa (RJ). No evento, a prefeitura de Volta Redonda (RJ), que pretende "roubar" da cidade vizinha uma estação prevista no edital, apresentou um projeto de desenvolvimento municipal.
A experiência japonesa explica muito bem o porquê da disputa entre as cidades por uma estação. Seja em Tóquio, de onde partiu o primeiro trem de alta velocidade, ou em cidades onde as estações são mais recentes, como Kyoto e Hiroshima, e até mesmo naquelas onde as linhas estão em construção, o trem-bala altera a dinâmica e a história do município. O impacto é principalmente forte nas cidades menores porque ele provoca um aumento na migração de pessoas e também porque cria empregos.
O ministro do Território, Infraestrutura e Transporte do Japão, Seiji Maehara, disse ao Valor que também no Japão houve muita disputa entre as cidades para abrigar as estações do trem-bala porque naquelas onde ele passa o desenvolvimento econômico é mais acelerado. A estratégia japonesa para criar um número maior de estações foi criar três tipos de trens, conta. Um deles é expresso entre grandes cidades. Outro trem para em mais estações e um terceiro para em todas elas, para atender a migração diária de trabalhadores que usam o meio de transporte para ir ao trabalho e voltar. O projeto da ANTT para o eixo Rio-São Paulo-Campinas tem previsão similar no edital.
A mudança nas cidades é visível. A histórica Kyoto, por exemplo, tem cerca de 1200 templos budistas e xintoísta e foi rasgada por um arranha-céu em 1997, depois que o trem-bala passou a incorporar a antiga estação de trem. O prédio é um imenso complexo comercial, que inclui hotel, shopping center, loja de departamentos, cinema e inúmeros restaurantes e estabelecimentos públicos. Um plebiscito foi feito na cidade para ouvir a população sobre a criação do edifício. O povo aprovou o projeto de desenvolvimento, desde que fosse mantida e preservada a parte mais histórica da cidade.
Uma característica unânime em todas as cidades por onde passa o trem-bala - ou shinkansen, como é conhecido - é um planejamento em níveis federal e municipal para que a cidade receba de forma controlada o impacto da estação. Em Shin-Yokohama, uma das primeiras estações criadas em 1964, a 30 quilômetros de Tóquio, o terreno por onde o trem-bala passava passou décadas subocupado. Desde 1985, quando a estação se conectou ao metrô e à linha convencional de trem, o número de passageiros saltou de cerca de 10 mil para chegar os 60 mil atuais. O número de edificações em Shin-Yokohama passou de cinco para mais de 100 depois da interconexão, incluindo a criação do estádio que abrigou uma das sedes da Copa do Mundo de 2002.
Sakudaria fica a caminho da cidade turística de Nagano, partindo de Tóquio pelo trem-bala. A região da estação era um grande arrozal até os anos 80. Desde o início das obras do trem e da criação da estação, em 1991, até 2004, o número de moradores nos arredores da estação cresceu 20% - no mesmo período, a população do Japão aumentou 3%.
Jöetsu é uma cidade litorânea do Japão onde neva muito em janeiro. Seus habitantes esperam receber as benesses desenvolvimentistas do shinkansen em breve. A economia de Jöetsu, que parece uma grande vila, tem base na agricultura, indústria eletrônica e no porto.
Do chão da cidade, vê-se os pilares onde correrão os trilhos, a cerca de 20 metros de altura. Ao longe, estão os túneis que cortam a região montanhosa do país. Antes da construção, foi feita a desapropriação do terreno onde o trem passará. No entanto, como no Brasil, os desapropriados e indenizados são apenas aqueles com terrenos exatamente onde a linha passa, deixando os vizinhos com o incômodo de ter um trem passando a mais de 250 quilômetros por hora perto da janela. Mas as linhas japonesas são protegidas com barreiras antirruído onde há moradores nas redondezas.
Em Jöetsu, o planejamento urbano para receber a nova estação já está em curso. Será feita uma nova rua, um estacionamento, uma área residencial e um parque, onde serão colocados os restos arqueológicos achados em outras obras de infraestrutura pelo país. Atenta ao impacto que a estação trará à cidade, a prefeitura resolveu também investir e adequar o traçado do trem local ao do shinkansen, para que eles compartilhem a mesma estação e seja facilitado o acesso dos moradores ao trem-bala.
Segundo Harutoshi Hayasaka, da área de assuntos internacionais da Agência de Construção, Tecnologia e Transporte Ferroviário do Japão (JRTT), apesar da disputa política, a escolha da cidade onde será instalada a estação do shinkansen é ponderada, primeiramente, pela distância mínima para as estações vizinhas, depois pela demanda. "Em primeiro lugar está a rota por onde ele passa; em segundo, o espaço entre as estações e, em terceiro, empecilhos ou estímulos políticos", diz ele.
No Brasil, a escolha da localização das estações - afora as obrigatórias em Campinas, Viracopos, São Paulo, Guarulhos, Aparecida do Norte, Rio e Galeão - deverá ser feita pelo consórcio que for o vencedor do edital.
Aparecida do Norte (SP) ganhou o direito a uma estação por receber turistas em períodos de menor fluxo no trem. Jundiaí, entre Campinas e São Paulo, torce para ter uma parada. No Vale do Paraíba, em São Paulo e Rio, a disputa é grande, como mostra o embate entre as vizinhas Barra Mansa, Volta Redonda e Resende na seção fluminense, e São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, na parte paulista. Volta Redonda e Resende criaram projetos complexos de desenvolvimento para receber a estação e convencer os empresários. Jacareí, no interior paulista, pede que ao menos os centros de controle e tecnológico fiquem no seu território.
Segundo Hélio Mauro França, superintendente-executivo da ANTT, foram mais de 500 as contribuições ao edital do TAV na audiência pública encerrada na sexta-feira. Nas sete sessões públicas, houve 1355 pessoas.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / 01-02-10)