quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O "FIO DA HISTÓRIA" DO BONDINHO DO PÃO DE AÇUCAR


O dia 14 prometia ser mais uma terça feira quente e bem abafada...mas bastou subir no Bondinho do Pão de Açúcar para que a Cidade Maravilhosa ganhasse outros ares (um pouco nublados, é verdade), com cara de novidade. E foi isso mesmo.
Cocoruto, a história de um fio” é a nova atração carioca e foi inaugurado há uma semana, em um espaço cultural a céu aberto que, segundo informações da Cia. Aérea Pão de Açúcar (autora do projeto que conta ainda com a curadoria de Marcello Dantas e o patrocínio do Banco Itaú), é o mais alto do Rio de Janeiro - 227 metros de altura.
Essa iniciativa faz parte das comemorações dos 100 anos do Bondinho do Pão de Açúcar.
Localizado no Morro da Urca, ao lado do Espaço Baia de Guanabara (charmoso espaço gastronômico e de entretenimento), o Cocoruto vai contar aos visitantes toda história do teleférico, através de ferramentas de ultima geração, como iPads. Assim, imagens, maquinários, projeções digitais, e objetos farão uma “linha do tempo” ou, para fazer uma analogia melhor : um fio do tempo.
Não poderia haver idéia mais criativa para marcar uma data tão importante como o centenário do bondinho.
O investimento totalizou cerca de R$ 3 milhões e envolveu mais de 150 pessoas.
A diretora geral da Companhia, Maria Ercilia Leite de Castro, frisa que o acesso ao local não terá nenhum custo adicional ao turista. Segundo ela, a idéia é que os visitantes possam desfrutar mais tempo dentro do parque, usufruindo da vista maravilhosa dessa cidade, podendo também aprender mais sobre a história de um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro.
Para quem não sabe, o parque recebe em torno de 1 milhão de visitantes por ano, sendo que, nos últimos 5 anos, a taxa de crescimento da freqüência foi na ordem de 6% ao ano.
Então, o que estão esperando ? Vamos lá, pessoALL...Saber a história e curiosidades sobre essa maravilhosa invenção valem bastante a pena.

Eu fui !

(Foto Arquivo site http://www.bondinho.com.br/ )

COMER REZANDO EM SANTA TERESA


Alguma vez vocês já ouviram a expressão “comer rezando” ???
Bom, se não conhecem é porque nunca experimentaram o filé de Badejo com batatas ao murro e molho de alho poró com uva de um restaurante que fica lá no alto de Santa Teresa, bairro da Cidade Maravilhosa, que mistura um pouco de tudo da carioquice do Rio de Janeiro.
Nem preciso dizer que meu lado lusitano vibrou com as batatinhas, cheias de azeite de oliva, alecrim e sal grosso do restaurante Sobrenatural (o nome é esse mesmo, mas não tem nada de fantasmagórico não).
Tudo bem que não tenho um lado francês, mas posso jurar que o molho de alho poró com uva estava merveilleuse et divine...tudo na medida certíssima para deixar o filé de badejo com um ar savoureux.
E olhe que já passavam das 22h de um sábado abafadíssimo de quase verão no Rio.
E a decoração ? Uau... ao pé da letra era qualquer coisa de sobrenatural (no bom sentido), onde imagens de orixás misturam-se em harmonia com pinturas de peixes e santos...criando um clima acolhedor, rodeado de móveis rústicos e – o mais importante – no ar a simpatia, cordialidade e competência das pessoas que atendiam aos clientes...a impressão era de amigos de longa data.
Sabe aquela sensação de “tudo é e está como deveria ser” ?!! Acho que isso resume bem.
Ah, sim...esqueci de falar da caipiroska de maracujá, para fechar com chave de ouro.
A casa é especializada em peixes e frutos do mar e vale uma subida até esse bairro charmoso.
Anotem aí o endereço e depois me digam se não valeu a pena : Rua Almirante Alexandrino, 432 - Santa Teresa. O telefone de lá é o (21) 2224-1003.

Um beijo e até a próxima subida no bondinho !!!

METADE DOS VOOS DE GUARULHOS (SP) ATRASA; CONGONHAS TEM 22 CANCELAMENTOS


O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana), registra atrasos acima de 30 minutos em metade dos voos programados até as 19h desta quarta-feira --90 voos, de 176, o que representa 51%. Dentre os voos internacionais, 35% atrasaram até o horário --26, de 74 viagens programadas. Três voos domésticos foram cancelados. A Infraero (estatal que administra os aeroportos) não informa a causa dos atrasos.
No aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, houve atraso em 40% dos voos domésticos programados para esta quarta-feira. Entre os voos internacionais, foram sete atrasados, de 26 previstos --27% do total.
Em Congonhas, o índice de atrasos até as 19h era de 29% das viagens programas. Congonhas teve ainda 22 voos cancelados, o que representa 11% do total de viagens. Já no Santos Dumont, no Rio, 16% dos voos previstos para hoje atrasaram. Também houve cancelamento de 26 viagens. Mais cedo, um protesto causou transtornos no aeroporto
Com dissídio (negociação de reajuste salarial) marcado para dezembro, os sindicatos de aeroviários (trabalhadores em terra) e aeronautas (pilotos e comissários) ameaçam entrar em greve a partir desta quinta-feira (23), antevéspera de Natal. As companhias querem mudar a data de dissídio para abril.
As empresas ofereceram inicialmente um reajuste de 6,08% que representa apenas a inflação do período de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Após reunião ontem com o Ministério Público do Trabalho em Brasília, revisaram a proposta para 6,5%, mas não houve acordo.
O patamar ainda é bastante abaixo do percentual que os funcionários reivindicam, de 13% a 30%, dependendo da faixa salarial.

PRESIDENTE DA ANAC ADMITE PROBLEMA EM AEROPORTOS DO PAÍS AMANHÃ

A presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, admitiu na tarde desta quarta-feira que os passageiros que quiserem embarcar na quinta (23) nos aeroportos do país terão problemas e podem não conseguir chegar ao destino escolhido
Solange também disse que o movimento estimado nos aeroportos amanhã deve ultrapassar 400 mil pessoas. Ela afirmou que a agência está conversando com as companhias aéreas --principalmente TAM e Gol-- sobre a possível greve dos aeroviários e aeronautas marcada para amanhã.
De acordo com ela, a Anac não trabalha com o cenário de paralisação total dos funcionários. "Se houver problema será pontual e totalmente contornável", disse. Quanto a uma possível punição aos grevistas ou às empresas, ela afirmou que isso não cabe à Anac decidir. "A Justiça que irá definir se a greve é legal ou não."
Reunião realizada na terça-feira (21) entre empresas e representantes dos aeroviários (que fazem as operações em solo) e aeronautas (tripulação de voo) terminou sem acordo. Os empresários avançaram timidamente na negociação de ontem, oferecendo 6,58% de reajuste. Antes a proposta era de 6,08%. Os trabalhadores não apresentaram contraproposta.
Cerca de 200 aeroviários fizeram na manhã desta quarta-feira, no aeroporto Santos Dumont (centro do Rio), uma manifestação convocatória para a greve de amanhã.

ANAC DIZ QUE PASSAGEIRO DEVE LIGAR PARA COMPANHIA ANTES DE IR PARA AEROPORTO

Na véspera da data marcada para o início da greve de aeronautas e aeroviários (trabalhadores em terra), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou nesta quarta-feira que o passageiro deve ligar para a companhia área para confirmar o voo antes de seguir para o aeroporto.
Pela manhã, já foram realizados piquetes nos aeroportos Santos Dumont, no Rio, e em Confins, em Belo Horizonte. Aeroviários e pessoas ligadas à CUT (Central Única dos Trabalhadores) fizeram um protesto no saguão do aeroporto do Rio e impediram temporariamente o acesso de funcionários e passageiros. Os protestos funcionam como um preparativo para a greve marcada para amanhã.
Caso a adesão à greve seja elevada, as companhias deverão passar à agência novas informações sobre o efetivo disponível em terra e nas equipes de tripulantes.
Os aeroviários reivindicam aumento de 13% para a categoria e um percentual maior para os que recebem o piso. As companhias aéreas revisaram sua proposta de reajuste ontem de 6,08% para 6,58%, mas a reunião entre os representantes de sindicatos e de empresas terminou sem consenso.
As companhias pretendem ainda mudar a data de dissídio de aeronautas e aeroviários para abril. A ameaça de greve tem se repetido nos últimos anos. As festas de fim de ano representam o período de maior movimento nos aeroportos do país e mesmo sem a ameaça de greve a expectativa para este ano já era de um volume recorde de passageiros por conta do forte ritmo de crescimento do setor. Segundo estatísticas da Anac, de janeiro a novembro o mercado cresceu 24,33%.

LULA PEDE QUE EMPRESAS AÉREAS E FUNCIONÁRIOS DO SETOR EVITEM "IRRESPONSABILIDADE"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que ainda terá uma conversa na quinta (23) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para tentar encontrar uma solução para a anunciada paralisação dos aeroviários em todo o país. A greve está prevista para ter início justamente para amanhã.
Lula fez um apelo aos trabalhadores do setor de aviação e às companhias aéreas para que evitem "qualquer atitude de irresponsabilidade que leve o povo brasileiro a sofrer". Segundo o presidente, os dois lados "podem flexibilizar um pouco".
"Eu não acho correto, nem humanamente justo, nem democraticamente justo, alguém impedir que as pessoas viajem no Natal se nós temos depois do dia 1º tempo para negociar, e se nós poderíamos ter negociado antes", afirmou o presidente, em rápida entrevista no Palácio do Planalto, no início da noite de hoje.
Nela, o presidente disse que tanto empresários quanto trabalhadores "podem flexibilizar um pouco", mas não apresentou uma solução para o problema.
Perguntado se o governo tinha um plano de contingência para o caso de a paralisação efetivamente acontecer, o presidente disse apenas que conversaria com o ministro da Defesa.
"Vou conversar com o companheiro Jobim ainda amanhã. Espero que haja, e estou convencido que deva haver, maturidade entre trabalhadores e empresários para que o povo nao seja vítima da insensatez", disse.

TST

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) divulgou uma nota hoje informando que está à disposição para tentar evitar a greve.
"Tendo em vista algumas consultas sobre a anunciada greve das categorias dos aeroviários e aeronautas, a presidência do Tribunal Superior do Trabalho esclarece que se mantém à disposição para, se assim desejarem as partes envolvidas, adotar medidas que possam contribuir para a solução de eventual impasse, sem prejuízo dos entendimentos que vêm sendo mantidos", diz a nota.

APÓS REUNIÃO SEM ACORDO, GREVE DOS AEROVIÁRIOS É MANTIDA

Os trabalhadores do setor de aviação e as empresas não chegaram a um acordo sobre a greve que deve comprometer as viagens de Natal dos brasileiros, marcada para 23 de dezembro.
Representantes dos aeroviários, aeronautas e das empresas estiveram reunidas nesta terça-feira, no Ministério Público do Trabalho, mas não chegaram a um consenso sobre reajuste dos salários e demais benefícios.
Os empresários avançaram timidamente na negociação, oferecendo 6,58% de reajuste. Antes a proposta era de 6,08%. Os trabalhadores não ofereceram contraproposta.
O Procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, afirmou que as negociações continuam e que há tempo ainda para que a greve seja evitada. No entanto, o consenso parece distante, nas propostas de reajuste e no sentimento de que a greve vai acontecer.
O sindicato que representa as empresas saiu da reunião confiante de que os trabalhadores não estão articulados o bastante para uma paralisação.
"Temos convicção de que não vão fazer paralisação na véspera do Natal. Temos confiança no elevado espírito profissional dos aeroviários", afirmou Odilon Junqueira, consultor do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias).
Para o secretário-geral do SNA (Sindicado Nacional dos Aeroviários), Marcelo Schmidt, há duas opções para o dia 23: uma greve ou um atraso dos voos provocado pelos trabalhadores.
"A insatisfação do trabalhador aeroviário é absurda, tá muito grande. Mesmo sem greve, o trabalhador da aviação vai, no mínimo, atrasar os voos nesse dia", afirmou, após a reunião.
O Ministério Público afirma que a greve é um direito constitucional, e que vai intervir somente em caso de não atendimento às necessidades básicas dos clientes: segurança, saúde e vida dos passageiros.
"Durante uma greve, sempre há algum tipo de prejuízo para a sociedade e para os consumidores em geral. Essa greve não seria uma exceção", afirmou o procurador.
Não há nenhuma determinação do governo para assegurar que os clientes cheguem ao destino desejado, como uma cota mínima de trabalhadores em atividade. O Ministério da Defesa também não confirmou se usará algum mecanismo jurídico para impedir o início da possível greve.
Uma assembleia está marcada para as 5h da manhã do dia 23, em São Paulo.

AEROPORTOS

No fim de semana houve filas no check-in e um alto índice de atrasos e cancelamentos nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, em São Paulo.
Na tarde de hoje, o aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo) registrou 45 voos com atrasos superiores a meia hora até as 17h, segundo dados da Infraero (estatal que administra os aeroportos). O número representa 30% do total de 150 voos programados desde a 0h. No mesmo período, 4 voos foram cancelados.
Já Congonhas (zona sul de São Paulo) registrava um número menor de atrasos, com 20 voos (12% do total de 167 voos), mas mais cancelamentos -- foram 28 até o horário (16,8%).
Dos voos internacionais previstos para Guarulhos, 20 tiveram atrasos (32,3% do total de 62 voos) e um foi cancelado (1,6%). Os problemas são agravados pelo fechamento de aeroportos na Europa, provocado por tempestades de neve que devem continuar até o Natal. O mais comprometido é o aeroporto de Heathrow, no Reino Unido, que funciona com capacidade reduzida.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Cotidiano / Foto Divulgação)