terça-feira, 21 de agosto de 2012

CRESCIMENTO E OTIMISMO NO SETOR TURÍSTICO


As empresas do setor de turismo registraram aumento no faturamento médio de 18,3% em 2011. Cerca de 87% dos empresários esperam expansão dos negócios em 2012. O clima de otimismo nas 80 maiores empresas de nove segmentos foi captado pela Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério do Turismo.
A 8ª edição da Pacet, realizada entre janeiro e março de 2012, reúne informações sobre o desempenho da atividade turística no ano passado e prognósticos para este ano. A pesquisa teve o foco em empreendimentos com 110 mil empregados e faturamento de R$ 50,9 bilhões. O fortalecimento da economia nacional, o aumento de demanda por viagens e investimentos, a expansão do volume de operações e a imagem favorável do Brasil no exterior foram apontados pelos empresários como alguns dos fatores que sustentaram o crescimento das atividades.
Os resultados consolidados mostram o desenvolvimento do setor como um todo – que superou as expectativas indicadas pela pesquisa em 2010. As empresas faturaram em média 18,3% mais, ampliaram em 5,7% o quadro de funcionários, majoraram em 7% os preços e tiveram aumento de custos da ordem de 9,9%.
O segmento de turismo receptivo foi o que apresentou maior crescimento médio de faturamento, com 33,5%. Em segundo lugar, ficou o de hospedagem (22,2%), seguido de agências de viagens (19,5%) e do transporte aéreo (18,2%). Os três primeiros segmentos apresentaram, também, as maiores variações médias de crescimento em custos e preço ao consumidor.
Os quatro segmentos que mais contrataram em 2011 são, nesta ordem, o de agências de viagem, operadoras de turismo, transporte aéreo e locadores de automóveis. O turismo receptivo apresentou variação negativa de 2,5%.
Os nove segmentos pesquisados são: agências de viagens, locadores de automóveis, meios de hospedagem, operadoras de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras, transporte aéreo, transporte rodoviário e turismo receptivo.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

BRASIL TEM 60% DO TRÁFEGO AÉREO NA AMÉRICA LATINA


Cerca de 870 mil toneladas de cargas e 71 milhões de passageiros são transportados anualmente de, para e dentro do Brasil. Esses são alguns dos números reunidos no estudo realizado pela Iata e pela Oxford Economics apresentado nesta manhã, dentro da programação do Aviation Day. Segundo o estudo, mais de 62 mil voos internacionais partem anualmente do Brasil, com destino a 58 países e 35 aeroportos. No mercado doméstico, mais de um milhão de voos anuais conectam 108 aeroportos, de acordo com o estudo.
O diretor executivo da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (Alta), Alex de Gunten, apresentou nesta manhã os números do estudo para a América Latina, destacando que o Brasil representa 36% do tráfego da região. Considerando-se, no entanto, o tráfego doméstico, esse percentual sobe para 60%. De Gunten classificou como “oportunidade” o fato de que 80% dos voos da América Latina para a Europa sejam operados por empresas aéreas europeias. No caso dos Estados Unidos, 77% do tráfego entre a América Latina e o país é realizado por companhias aéreas norte-americanas.
Os números do Brasil mostram ainda que do tráfego anula de 71 milhões de passageiros, 61 milhões são residentes no Brasil. O estudo revela ainda que, em 2010, havia 363 rotas conectando os principais aeroportos brasileiros a aglomerações urbanas internacionais, com média de cinco voos diários entre essas rotas. Noventa e quatro dessas rotas conectavam o Brasil a cidades com mais de dez milhões de habitantes, com média de sete voos diários disponíveis nessas ligações.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

DILMA PREPARA PPP PARA AEROPORTOS MÉDIOS


A participação da iniciativa privada na exploração do setor aeroportuário a partir de agora deve se concentrar em aeroportos menores, com movimento de 400 mil a 1 milhão de passageiros ao ano.
O plano deve seguir o modelo de PPPs (Parcerias Público-Privadas) para os aeroportos de médio porte. Serão deixados de lado os maiores, por causa da insatisfação da presidente Dilma Rousseff com a primeira rodada de concessões, que envolveu os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.
Apesar da pressão do governador Sérgio Cabral, a Folha apurou que Dilma está decidida a não abrir mão do controle do aeroporto internacional do Rio (Galeão).
A avaliação é que o país já perdeu o controle da sua principal porta de entrada (Guarulhos) e, por uma questão estratégica, não pode abrir mão da segunda.
A presidente Dilma considera que a Infraero passou pelo teste da Rio+20 e que o Galeão funcionou adequadamente durante a conferência. Com capacidade ociosa, o aeroporto tampouco precisa de tantos investimentos.
A Infraero possui aproximadamente 15 aeroportos que recebem de 400 mil a 1 milhão de passageiros/ano. Entre eles, Londrina, Uberlândia, Petrolina e Palmas. A maioria não dá lucro.
Pelo modelo em estudo, o governo seguirá bancando o déficit desses aeroportos. Porém, com a gestão privada, a expectativa é conseguir reduzir gradualmente o prejuízo.
Governo e iniciativa privada dividiriam os investimentos necessários para modernizar os aeroportos.
Como a Folha revelou há duas semanas, o governo estuda ainda a criação da Infrapar, empresa de participações da Infraero, para gerir os aeroportos em parceria com operadores estrangeiros de renome.
Esse modelo, no qual o governo permanece com pelo menos 51% das ações, está sendo estudado para aeroportos maiores, como Confins (MG) e o próprio Galeão.
A presidente Dilma não esconde seu descontentamento com o resultado do primeiro leilão de concessão, cujas regras foram elaborada pela SAC (Secretaria de Aviação Civil) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

CRITÉRIO

Além da questão estratégica de perda de controle, a presidente não gostou do critério adotado para selecionar operadores (experiência em aeroportos com pelo menos 5 milhões de passageiros).
No entanto, caso quisesse seguir com o modelo de concessão, bastaria elevar o critério de experiência.
As PPPs dos aeroportos médios ajudam a equacionar outro problema da concessão de Guarulhos, Campinas e Brasília. Neles, a Infraero permaneceu com 49% dos três aeroportos, mas perdeu capacidade de fazer subsídios cruzados, financiando aeroportos menores com o lucro dos mais rentáveis.
O novo plano para os aeroportos está sendo elaborado diretamente pela Casa Civil e pelo Ministério do Planejamento e deve ser anunciado até o dia 15 de setembro.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

GOVERNO VAI INJETAR MAIS RECURSOS NO BNDES


O governo vai continuar a reforçar o caixa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar os projetos de investimentos dos Estados e o programa de R$ 133 bilhões de concessões de rodovias e ferrovias, lançado pelo governo na semana passada.
Apesar do custo fiscal elevado, a política de empréstimos subsidiados do Tesouro Nacional para bancar o aumento dos investimentos será reforçada, já que o financiamento privado de longo prazo ainda não dá sinais de que deslanchará no médio prazo.
O banco já tem uma linha de crédito aprovada de R$ 45 bi¬lhões aberta com o Tesouro, mas a equipe econômica trabalha com o aumento dos volumes a serem repassados no próximo ano.
Não há ainda valores definidos, porque o montante dependerá da velocidade com que os projetos forem sendo fechados.
A expectativa da equipe econômica é de que 2013 já comece com o aumento mais forte dos desembolsos do banco, porque muitos projetos em andamento - apresentados pelos governos estaduais e a iniciativa privada - devem amadurecer ao longo do segundo semestre deste ano. No primeiro semestre, os desembolsos do BNDES caíram 3,8% em relação ao mesmo período de 2011 por conta da atividade econômica mais fraca, mas segundo fontes do Ministério da Fazenda, já deram sinais de retomada nas últimas semanas.
Dos R$ 45 bilhões aprovados este ano, o Tesouro já repassou R$ 10 bilhões. Uma nova tranche deverá ser liberada até o final do ano, provavelmente de R$ 20 bilhões. O restante da linha (R$ 15 bilhões) deverá ser liberado nos primeiros meses de 2013. A partir daí, o banco vai precisar de mais recursos.

FOMENTO

Além de financiar os investimentos das empresas que ganharem os leilões das concessões, o BNDES também vai liderar o processo de investimentos dos Estados. O governo criou emjunho uma linha batizada de Prolnvest - de R$ 20 bilhões - para os governadores fazerem novos investimentos e autorizou, na semana passada, que 17 Estados contraíssem mais R$ 41 bilhões de novos empréstimos, que podem ser contratados no banco oficial de fomento ou em organismos multilaterais.
A previsão do governo é de que é de que a assinatura dos contratos de concessão de rodovias e ferrovias ocorra em julho do ano que vem. Mesmo com atrasos, comum nesses casos, o que se espera é que em 2014 os empréstimos estejam "a todo vapor". O programa anunciado pela presidente Dilma Rousseff garante financiamentos com taxas bem mais baratas - TJLP (atualmente em 5,5%) mais juros de 1% a 1,5%. O BNDES também vai reforçar a sua capacidade de análise dos projetos para esse novo ciclo de investimentos com as concessões.

REPASSE

No ano passado, o ministro da Fazenda, Guido Fazenda, havia prometido uma desaceleração dos empréstimos do Tesouro ao BNDES, mas o agravamento da crise na Europa levou a uma nova retração do crédito no mercado nacional e internacional. Tanto que a ideia inicial do governo era autorizar o repasse de R$ 30 bilhões para o BNDES, mas este valor foi ampliado para os R$ 45 bilhões como sinalização de que a equipe econômica não deixará faltar recursos para financiar os investimentos no Brasil.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

LIBERAÇÃO DE RECURSOS DO BNDES CAI 3,8% EM 2012


A estagnação da economia no primeiro semestre atingiu o desempenho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que liberou 3,8% menos recursos do que nos seis primeiros meses de 2011. A liberação dos recursos para financiamentos reflete o andamento dos projetos já aprovados pelo banco.
De janeiro a junho, o BNDES liberou R$ 53,5 bilhões em empréstimos, em comparação a R$ 55,596 bilhões no primeiro semestre de 2011. Os dados constam do Relatório Gerencial Trimestral, enviado pelo BNDES ao Congresso Nacional.
Até maio, os desembolsos se mantiveram no mesmo ritmo de 2011, mas o resultado de junho prejudicou o semestre. O relatório não informa valores exatos. Subtraindo-se do total do semestre o que foi liberado de janeiro a maio, conclui-se que o banco liberou R$ 9,69 bilhões em junho, 0,31% acima de maio, mas 20,9% abaixo de junho de 2011.
O primeiro semestre de 2011 já havia registrado queda de 6,3% em relação a igual período de 2010. Havia preocupação com a inflação e o governo tentava esfriar uma economia que tinha crescido 7,5% em 2010, na esteira da reação à crise internacional. Em 2010, o BNDES acabara de ser turbinado com aportes do Tesouro e liberou o recorde de R$ 168,4 bilhões, 23,5% acima do de 2009.
Com a piora da crise internacional a partir de meados do ano passado, a estagnação no início de 2012 foi mais forte do que o esperado. Para o economista José Luís Oreiro, professor da Universidade de Brasília (UrP) dados apontam para uma dificuldade estrutural, mas numa situação diferente da observada na crise de 2008 para 2009, quando houve forte recuo na demanda em geral: "Agora, é diferente: esgotou-se a capacidade de a economia brasileira crescer."
Para o economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central, a queda nos desembolsos do BNDES revela que o empresariado está sem disposição de investir, apesar de o banco de fomento oferecer o que chamou de "dinheiro de graça". O baixo apetite, diz, está relacionado ao cenário externo e principalmente à política econômica "errática, que atira para todos os lados": "Para um empresário racional, a melhor coisa agora não seria investir, mas sim fazer lobby junto ao governo".

RECUO

O setor industrial recebeu do BNDES empréstimos em valor (R$ 15,2 bilhões) 18,9% menor do que no primeiro semestre de 2011. Mesmo o segmento que mais recebeu empréstimos, o de alimentos e bebidas, com R$ 2,3 bilhões no primeiro semestre, amargou recuo de 30,3% frente aos R$3,3 bilhões dos seis primei¬ros meses de 2011.
O resultado geral do primeiro c nestre só não foi pior porque o setor de comércio e serviços recebeu R$ 13,8 bilhões, 33,5% a mais do que nos seis primeiros meses de 2011.0 setor de infraestrutura desembolsou 6,9% a menos, com R$ 20,1 bilhões.
Em evidência com o lançamento do pacote de concessões de rodovias e ferrovias, a área de transportes (inclui também atividades auxiliares, de acordo com a classificação do BNDES) desembolsou R$ 11,8 bilhões no primeiro semestre, 23,4% menos do que no ano passado.
Diante dos valores de janeiro a junho, o BNDES teria de expandir os desembolsos em 15,9% frente ao segundo semestre de 2011, para atingir a previsão de liberar R$ 150 bilhões este ano. O presidente do banco, Luciano Coutinho, tem destacado indícios de que a recuperação já começou. Ainda em julho, o BNDES previa liberar R$ 3,7 bilhões na Finame - linha para aquisição de máquinas e equipa¬mentos - no mês, 15,6% acima dos R$ 3,2 bilhões de junho, mas, ainda assim, 21% abaixo de julho de 2011.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

PASSAGEIROS RECLAMAM E "PROJETO EFICIÊNCIA" PROMETE MAIS QUALIDADE


O cenário nos grandes aeroportos brasileiros é conhecido: de um lado, arrastando malas ou esperando por elas, cumprindo filas no check-in, sem um encosto de banco para reduzir o estresse das esperas e sujeito ao turbilhão da alfândega, o passageiro ainda agradece quando chega a seu destino. De outro lado, autoridades e empresas se esforçam para mostrar que os serviços estão melhorando e que o passageiro já não sofre tanto.
"São Paulo e Rio estão longe de ter os aeroportos que mereciam ter", desabafa Andrea Uchôa, gerente regional de uma multinacional farmacêutica que nos últimos três meses fez 20 viagens entre nacionais e internacionais. Cansada de atrasos e desconfortos, a executiva vem se adaptando: limita-se a uma bagagem de mão nas viagens domésticas, desistiu de utilizar o wi-fi - porque não encontra onde se sentar - e deixa o carro em casa para não pagar estacionamento VIP - onde há vaga -, mas não escapa da fila dos taxis.
As queixas da executiva, repetidas com frequência por tantos outros passageiros, não chegam sequer a ser refutadas pelos órgãos competentes. A resposta das autoridades é informar o que está fazendo para mudar: desde o final do ano passado, a Infraero, junto com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), costuram e colocam em ação o "Projeto Eficiência", garantindo que em 2014 todos os aeroportos estarão alinhados com os serviços prestados nos principais centros europeus.
No ano que passou, foram desembolsados R$ 60 milhões em equipamentos destinados à área de segurança. "Até 2014 serão R$ 400 milhões e outros R$ 5,6 bilhões estão sendo investidos em obras de ampliação", afirma João Marcio Jordão, diretor de Aeroportos da Infraero.
Os primeiros resultados palpáveis do projeto, que teve início no final do ano passado, não exigiram recursos financeiros. "Adotamos uma série de medidas operacionais reduzindo o tempo do passageiro nas filas de check in em 30%", afirma. O projeto, acrescenta, é desenvolvido em parceria entre a Infraero, companhias aéreas, Polícia Federal e Receita Federal. Esse ganho em eficiência começou pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. "O que fizemos foi, basicamente, mudar o layout de entrada, treinar o pessoal, elevar o número de tótens para que o próprio passageiro faça seu check in", diz. Outra medida foi difundir a informação para aqueles passageiros que possuem apenas bagagem de mão de forma que façam o seu check in em casa. Outra estratégia foi aumentar o número de máquinas de raio X.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

MTUR COMEÇA A FISCALIZAR OFICIALMENTE EM 2013


Uma empresa de turismo, para funcionar, precisa, entre outros requisitos, ter seu registro no Cadastur, o cadastro do Ministério do Turismo que substituiu o antigo "registro da Embratur". Desde 2010, com a regulamentação da Lei Geral do Turismo, o Cadastur é obrigatório, mas o MTur não tem, ainda, uma estrutura de fiscalização. Isso está sendo formatado na Diretoria de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, sob os cuidados de Ítalo Oliveira Mendes, que substituiu Ricardo Moesch no cargo.
Mendes, turismólogo, que entrou no MTur em 2003, estabeleceu prioridades nessa nova fase do ministério, como a entrega das placas hoteleiras aos 20 primeiros hotéis classificados com a nova matriz, que traz de volta as estrelas (essa entrega deve ocorrer em duas ou três semanas); o início do registro eletrônico de hóspedes (previsto para novembro, e que trará informações em tempo real sobre a hotelaria nacional); e a fiscalização, entre outros itens. A fiscalização de empresas e profissionais de turismo se dará em parceria com os Estados, que terão funcionários treinados pelo MTur e recursos para tocar as ações.
Mais que fiscalizar, o MTur quer a legalização do turismo, com benefícios. "Quem está no Cadastur passará a ter benefícios ainda este ano. Estamos fechando parcerias que somente estarão disponíveis aos cadastrados e regularizados no Cadastur", explica o diretor.
Os próximos passos para esses três projetos já estáo definidos.

CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA

Entrega das 20 primeiras placas em três semanas; seminários nas 12 cidades-sede da Copa de 2014, em parceria com o Inmetro e as quatro entidades hoteleiras (Fohb, ABIH, Resorts Brasil e FBHA); e divulgação de como se classificar (não é obrigatório). Um passo importante será a classificação dos 118 hotéis que assinaram o compromisso olímpico quando o Rio se candidatou ä Olimpíada 2016. Esses terão de se classificar para honrar o compromisso.

FISCALIZAÇÃO

Estrutura administrativa está sendo montada e a previsão é de que no começo de 2013, já haja funcionários treinados nos Estados e o sistema implementado.

REGISTRO ELETRÔNICO DE HÓSPEDES

O MTur está refinando e reforçando a segurança. Em setembro, estará disponível em soft opening; em novembro começa nas seis cidades da Copa das Confederações; em março chega às outras seis cidades-sede; em julho, no Brasil todo. O uso do sistema será obrigatório. Somente os hotéis cadastrados no Cadastur poderão usar, ou seja, o MTur espera aumentar o cadastro entre os meios de hospedagem.

Nesta terça-feira, esses projetos serão apresentados às entidades no Conselho Nacional de Turismo, que se reúne em Brasília.

(Fonte : Panrotas)

PARA TURISTA BRASILEIRO, SÃO PAULO É A CIDADE COM MELHOR OPÇÃO NOTURNA


O turista que procura pelas melhores opções para shows, bares, restaurantes e baladas pode ter São Paulo como destino certo. Segundo pesquisa da Hoteis.com, a capital paulista é a favorita dos turistas brasileiros quando o assunto é entretenimento noturno, com 17% dos votos. Em seguida aparecem os destinos estadunidenses Nova York, 10%, e Las Vegas, 8%.
“São Paulo oferece atrações para todos os gostos, idades e bolsos. Você pode começar a semana dançando tango e terminar em um pub inglês escutando rock alternativo”, avalia Carolina Piber, diretora de Marketing da Hoteis.com para a América Latina. A cidade ainda conquistou o 2º lugar nas categorias entretenimento cultural e museus e galerias de arte. Em mérito arquitetônico, o destino aparece na quarta posição.
O levantamento da Hoteis.com também avaliou quais são as melhores cidades do Brasil nas mesmas quatro categorias, e em três delas São Paulo conquistou a primeira posição. “O destino foi votado como o melhor nos quesitos museus e galerias de arte, entretenimento cultural e vida noturna com, respectivamente, 46%, 43% e 44% dos votos”, destaca a executiva. A cidade somente perdeu para Ouro Preto, alcançando o segundo lugar na categoria mérito arquitetônico.

(Fonte : Hôtelier News / imagem divulgação)

ABEAR PEDE INVESTIMENTOS E POLÍTICAS PARA SETOR


Realizado hoje, o primeiro Aviation Day, promovido pela Iata e pelo Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea), pela Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (Jurcaib) e pela Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (Alta), teve o primeiro discurso do presidente da Associação Brasileiras das Empresas de Aéreas, a Abear, Eduardo Sanovicz.
Sanovicz discursou pela associação, contando um pouco de seus objetivos e desafios. “Não somos um setor secundário no desenvolvimento da economia do País. Somos um setor que precisa de investimentos, diálogo e políticas específicas”, destacou.
Sanovicz apresentou alguns números da Abear, que nasce com a participação das Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip, tendo respondido por 86 milhões de bilhetes aéreos no ano passado. Os presidentes da Gol, Paulo Kakinoff, da Avianca, José Efromovich, e da Trip, José Mario Caprioli, participam do evento. Os presidentes da Tam, Marco Antonio Bologna, e da Azul, Pedro Janot, são esperados para o almoço de lançamento da Abear.
Segundo os números apresentados por Sanovicz, a Abear soma 450 aeronaves, responde por 2,7 mil voos diários e emprega mais de 57 mil funcionários. "Temos uma agenda clara que prioriza temas como custos operacionais, tarifas aeroportuárias e questões relacionadas à infraestrutura", disse.

(Fonte : Panrotas)

COM FUSÃO, AZUL E TRIP RESTRUTURAM COMANDO


A fusão de Azul e Trip já provocou mudanças no alto escalão das empresas. Pelo menos dois executivos da Azul deixaram a companhia e terão seus cargos ocupados por profissionais da Trip, segundo o Estado apurou com fontes próximas às empresas. As duas companhias anunciaram a fusão das operações em 28 de maio e pretendem formar uma única empresa até o fim do ano.
O vice-presidente comercial, de marketing e de TI da Azul, Paulo Nascimento, e o diretor de relações institucionais da companhia, Adalberto Febeliano, se desligaram da empresa na segunda-feira. O cargo de diretor de relações institucionais da nova empresa será ocupado por Victor Celestino, que tem posição equivalente na Trip, apurou o Estado. Segundo o jornal O Globo, o atual presidente da empresa, Pedro Janot, também deixará o cargo. O próprio David Neeleman, fundador da companhia e atual presidente do conselho, assumirá a função. Janot continuará no conselho de administração da empresa.
O presidente da Trip, José Mario Caprioli, passará a ser vice-presidente de operações da Azul. O cargo estava vago desde maio deste ano, quando o comandante Miguel Dau saiu da empresa. Desde então, o diretor técnico da Azul, Flávio Costa, exercia a função interinamente. A presença de executivos da Trip na diretoria da Azul já estava prevista desde que a fusão foi desenhada, apurou a reportagem. Até o fechamento da edição de segunda-feira a Azul não confirmou as informações e nem se pronunciou.
Febeliano e Nascimento ingressaram na Azul em meados de 2008 e participaram do processo de lançamento da companhia aérea no mercado brasileiro. Neeleman anunciou a criação da Azul em março de 2008 e a companhia começou a voar em dezembro daquele ano. Nascimento foi um dos executivos que mais ascendeu na empresa. Ele entrou na companhia em abril de 2008 com a missão de implementar a área de tecnologia (TI). Oito meses depois, assumiu também a diretoria comercial e, há um ano, foi promovido a vice-presidente.
Azul e Trip vão se unir e formar a companhia que voa para o maior número de destinos no Brasil - são 99 aeroportos atendidos - e a terceira em volume de passageiros transportados. Até que a fusão seja aprovada pelas autoridades brasileiras, as duas empresas passam a fazer parte da holding Azul Trip, na qual os acionistas da Azul têm 67% de participação e, os da Trip, 33%. Após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as duas empresas terão uma única estrutura societária. Em entrevista ao Estado no início de agosto, o presidente da Trip afirmou que sua expectativa era de que o processo estivesse concluído até o fim do ano.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

GALEÃO PREPARA-SE PARA GRANDES EVENTOS


O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão/Antonio Carlos Jobim - é um dos principais focos dos investimentos governamentais na infraestrutura aeroportuária do país não apenas por causa da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, mas também devido ao crescimento acelerado na quantidade de passageiros nos seus dois terminais. A movimentação, que em 2010 era de 11 milhões de pessoas por ano, chegou a 14,9 milhões no ano passado. Este ano deve bater a marca dos 18 milhões com a média registrada no primeiro trimestre de 1,5 milhão de passageiros por mês.
O Galeão/Tom Jobim, que vinha operando com ociosidade, passou a ser um dos principais eixos do crescimento da aviação civil no país. Em janeiro deste ano tornou-se o segundo maior aeroporto brasileiro com 1,6 milhão de passageiros por mês, atrás apenas de Guarulhos e à frente de Brasília e Congonhas, ambos com 1,3 milhão cada.
A Infraero prevê, até a Copa do Mundo, investimentos de pelo menos R$ 687,3 milhões para adequar o aeroporto ao movimento de passageiros, que até lá pode chegar a 44 milhões de pessoas por ano. O Terminal 1, que hoje absorve voos domésticos e parte das operações internacionais, já está em obras. Quarenta e oito sanitários foram reformados. A infraestrutura do terminal será toda remodelada. Está prevista a instalação de claraboias e janelas na praça de alimentação para que os passageiros acompanhem o pouso e a decolagem das aeronaves.
O Terminal 2, parcialmente inaugurado em julho de 1999, será totalmente concluído até o fim de 2013 para receber todos os voos internacionais. Parte das operações domésticas também será deslocada para lá para desafogar o Terminal 1. Sozinho, deverá responder pela movimentação de 20 milhões de passageiros por ano. As obras incluem também a recuperação e revitalização de pistas e pátios. Na pista principal, com 4 mil metros de comprimento, estão sendo investidos R$ 64,55 milhões para ampliá-la de 45 metros para 60 metros de largura para as operações do Airbus A-320, com capacidade para até 190 passageiros.
O Terminal de Cargas, uma das principais fontes de receita do aeroporto, está sendo remodelado para receber equipamentos mais modernos, como o Transelevador Frigorificado para o transporte automatizado dos produtos. No ano passado foram movimentadas pelo terminal 41,1 mil toneladas de produtos para exportação e 46,7 mil toneladas em importações. Também estão sendo feitas melhorias nas juntas dos pátios e pistas. As obras preveem ainda a troca de escadas rolantes, elevadores e esteiras. O Galeão/Tom Jobim vai ser o primeiro aeroporto a ter esteiras inteligentes no país. "O Rio de Janeiro e a economia brasileira têm dados sinais muito positivos com reflexos importantes para o Aeroporto Internacional do Galeão/Tom Jobim", diz Abibe Ferreira Júnior, superintendente Regional da Infraero /RJ. "Há uma demanda muito grande para a cidade e queremos fazer com que o aeroporto se torne a joia da coroa da aviação civil brasileira".
A realização de eventos de porte, como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e a Rio+20, a cúpula da Organização das Nações Unidas para a Sustentabilidade, realizada em junho, explicam parte da recuperação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro como porta de entrada do país, além do incremento do turismo doméstico.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

CADÊ A INFRAERO ?


As empresas aéreas regionais aumentaram as queixas sobre a lentidão das obras em aeroportos de pequeno porte. Em reuniões com a Secretaria de Aviação Civil, executivos do setor reclamam que a Infraero não fornece equipamentos básicos, como raio X e brigadas de incêndio, obrigatórios para voos com aeronaves de mais de 50 lugares.

(Fonte : Isto É Dinheiro)

LABACE 2012 BATE RECORDE DE PÚBLICO


A 9ª edição da Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), que se encerrou no dia 17, em São Paulo, bateu um recorde de público: 16.722 visitantes. No ano passado, foram pouco mais de 15 mil pessoas.
Além do fluxo intenso de pessoas, a movimentação de negócios também surpreendeu os 190 expositores. Várias negociações foram iniciadas ou concretizadas na feira, incluindo a venda de aeronaves. Ao longo de três dias, 70 aeronaves estiveram expostas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o evento reuniu fabricantes, empresas nacionais e estrangeiras, operadores de táxi aéreo, oficinas de manutenção, interiores, equipamentos etc.
Na abertura, na quarta-feira, a Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora da Labace, lançou a campanha “Aviação Geral Patrimônio Nacional”. A proposta foi mostrar a importância da aviação geral para o crescimento do Brasil, pois enquanto a aviação comercial conecta pouco mais de 130 dos mais de 5,5 mil municípios existentes no País, a aviação geral atinge cerca de 3.500 aeródromos.
“Estamos muito contentes com o resultado da Labace este ano e animados com o crescimento do setor”, disse o presidente da Abag, Eduardo Marson. A frota da aviação geral no Brasil cresceu 6,4% de 2010 para 2011, de acordo com a segunda edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral, lançada na Labace. A frota de jatos foi a que mais cresceu em 12 meses, cerca de 15%. A publicação mostra o crescimento da frota brasileira, divide as aeronaves por tipo, uso e ainda faz um estudo aprofundado da movimentação da aviação geral nos principais aeroportos brasileiros.

A próxima edição da Labace vai acontecer de 14 a 16 de agosto de 2013. Será a décima edição do evento.

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

WET'N WILD RETOMA ATIVIDADES DO WET ADVENTURE


Sucesso em temporadas passadas, a aventura em meio à natureza está de volta ao Wet'n Wild. A partir de agora o Wet Adventure retoma suas atividades. Localizada ao lado do lago do parque, o circuito radical é composto por uma estação de arvorismo com 120 metros de travessia e 14 plataformas que vão do nível leve até o nível avançado. Completa a atividade uma tirolesa aquática com 118 metros de extensão e 12 metros de altura, o visitante passa por cima do lago e se molha no final. A tirolesa pode ser feita separadamente. A atração é paga isoladamente com variação no preço ap ós as 14h.
Ambas atrações são opcionais e pagas a parte. O Wet'n Wild é um empreendimento de lazer para toda a família, com 23 opções de atrações para todos os gostos e perfis. Para os amantes da natureza, o parque aquático ainda conta como o Fun Lake, espaço que reúne duas atrações: pedalinhos e caiaques de última geração e alta tecnologia, e com o Sun Deck, lugar próprio para descansar, composto por área com pergolado e outra aberta, com bar, mesas e cadeiras para contemplação do lago e parque.
Durante o mês de agosto, o Wet'n Wild funciona de sexta-feira a domingo, das 11h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4496-800 ou pelo site www.wetnwild.com.br .

(Fonte : Ascom Wet´n Wild)

FUSÕES, ALIANÇAS E REDE SERÃO O TEMA DO CONGRESSO DURANTE O 24º FESTURIS


O 24º Festuris - Festival do Turismo de Gramado definiu o tema do congresso, realizado durante duas manhãs na programação do evento. Neste ano, o debate será em torno de “Fusões, alianças e rede – uma nova estratégia de gestão”. Um dos painelistas confirmados é o presidente do Grupo Flytour, Eloi D’Avila, que vai abordar “Gestão no turismo”.
A diretora do Festuris, Marta Rossi, comenta a importância da discussão em torno das fusões e alianças, cada vez mais frequentes no segmento: “As empresas se aglutinam para abrir ações no mercado ou para buscar facilidades dentro do setor. Essas mudanças exigem um novo pensar”. Segundo Marta Rossi, entre os exemplos estão as fusões de companhias aéreas, cujas consequências ainda não puderam ser corretamente avaliadas pelo mercado.
Outro destaque do congresso será em torno da acessibilidade, uma das bandeiras que o Festuris levanta a partir deste ano como forma de incentivar o desenvolvimento turístico. Organizado pela Associação Brasileira de Agentes de Viagem do Rio Grande do Sul (ABAV-RS), o congresso será realizado nas manhãs de sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort, em Gramado.

Mais informações: www.festivalturismogramado.com.br

(Fonte : Business Travel Magazine)

SUSTENTABILIDADE É DESTAQUE NO ENCONTRO DE HOTELARIA (RJ)


Sustentabilidade na indústria hoteleira será tema de palestra durante o Encontro Internacional de Hotelaria, evento que acontece simultaneamente ao Brite 2012, no Rio de Janeiro, nos dias 28, 29 e 30 de setembro. O presidente e fundador da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, Helenio Waddington, será um dos palestrantes.
“Em nossa palestra ‘Desenvolvimento Sustentável da Indústria Hoteleira – 20 anos de trabalho e inovações’, vamos falar da experiência da associação, que ao longo desses 20 anos de história procurou formas inovadoras de oferecer hospedagens de qualidade, que evitassem ao máximo os impactos ambientais e trouxessem algum tipo de benefício para as comunidades onde se encontram”, detalha.
Durante o evento, a associação também irá apresentar as iniciativas ‘Menu Sustentável Roteiros de Charme’, trabalho de identificação, conscientização e incentivo aos produtores das regiões onde os hotéis estão inseridos; e o projeto ‘Roteiros de Charme + 30”, que enumera as metas da associação para a próxima década.

(Fonte : Panrotas)

EUA: HOTÉIS ARRECADARÃO US$ 1,95 BILHÃO EM FEES E SOBRETAXAS EM 2012


Fees e sobretaxas arrecadados pelos hotéis dos EUA no decorrer de 2012 vão totalizar um recorde de US$ 1,95 bilhão, de acordo com o reitor Bjorn Hanson, do Preston Robert Tisch Center for Hospitality da Universidade de Nova York. O aumento de 3,5% em relação a 2011 reflete uma combinação de fees mais altos, novos fees e maior ocupação (+5%). Os fees e sobretaxas vêm crescendo praticamente todos os anos desde 2001, quando a indústria coletou US$ 550 milhões nesses itens. Hanson baseou sua pesquisa em entrevistas com executivos da indústria de hotéis e de viagens corporativas, dados financeiros da hotelaria e informações fornecidas por hotéis.
Os fees e sobretaxas emergiram como uma prática da indústria hoteleira em 1997, nos resorts. E apesar da hotelaria ter começado a cobrar fees antes da indústria aérea, esta última coleta valores significativamente maiores anualmente. Exemplos desses fees e sobretaxas são os resort ou amenity fees, early check-out fee, fee para cancelamento de reserva, internet fee, fee sobre telefonemas, fee de reabastecimento de frigobar, business center fee (recebimento ou envio de fax’s, impressão de documentos, envio/recebimento de encomendas, etc), sobretaxa para serviço de entrega de room service, sobretaxa pelo uso do cofre do apartamento, etc.
Para grupos, têm havido uma crescente cobrança de fees para barman e outros atendentes de eventos, montagem de salas para eventos, fee pela cobrança centralizada de contas, fee de manuseio e guarda de bagagens (pós check-out mas antes de deixar o hotel), etc. Segundo o estudo do Preston Robert Tisch Center for Hospitality, a maioria dos fees e sobretaxas são muito lucrativos, alguns chegando a 80%, 90% ou mais.

(Fonte : Business Travel Magazine)

HÓSPEDES SOFREM ARRASTÃO DENTRO DE HOTEL NO INTERIOR DE SÃO PAULO


Quatro bandidos fizeram um arrastão em um hotel de Artur Nogueira (145 km de SP) na noite de anteontem. Ao menos dois quartos foram invadidos pelos ladrões, que fugiram em carro de hóspede.
De acordo com o proprietário do Hotel Villa de Holanda, Fernando Capato, no local há câmeras de segurança que podem ajudar a identificar os assaltantes. Eles entraram encapuzados e armados na recepção por volta das 20h30, renderam funcionários e levaram computadores. Em seguida, segundo Capato, entraram nos quartos e levaram pertences pessoais, câmeras fotográficas, cartões de crédito, uma bolsa e uma mala.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

PREFEITURA DE SP PINTA FAIXAS PARA CICLORROTA TURÍSTICA NO CENTRO


A prefeitura começou a fazer a pintura das faixas da ciclorrota turística do centro de São Paulo, que será inaugurada em setembro.
A via, que não será exclusiva para bicicletas, vai passar por 25 pontos de interesse turístico, como o Theatro Municipal, a biblioteca Mário de Andrade, praça da Sé e Pátio do Colégio, além das estações de metrô do centro.
Ainda não há data definida para a inauguração da ciclorrota -que a prefeitura batizou de circuito cultural do centro-, mas será depois da estreia da ciclofaixa de lazer da av. Paulista, prevista para o próximo domingo ou para o dia 2 de setembro.
Ciclorrota é um modelo que a prefeitura adotou para compartilhar o espaço entre bicicletas e carros. Já são cinco na cidade -Lapa, Mooca, Vila Mariana, Brooklin e um pequeno trecho entre a estação Butantã do metrô e a USP.
Ela é diferente da ciclovia, que é separada fisicamente da via para carros, e da ciclofaixa, que usa a rua, mas é exclusiva para ciclistas.
No centro, a ideia da prefeitura é estimular os ciclistas a frequentar a região aos fins de semana, trafegando inclusive pelos calçadões. Porém, como a sinalização é permanente, a ciclorrota funcionará a semana toda.
O projeto já obteve autorização dos órgãos de preservação do patrimônio e aguarda apenas a conclusão das obras para ser inaugurado

(Fonte & imagem : Jornal Folha de São Paulo)

VIA RÁPIDA OFERECE CURSOS GRATUITOS


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, por meio do programa Via Rápida Emprego, vai capacitar até o final deste semestre mais de 4,5 mil pessoas nas áreas de hotelaria e turismo. As primeiras turmas já iniciaram as aulas, mas ainda há duas mil vagas disponíveis para cursos em 52 municípios paulistas. Desse total, 370 vagas estão distribuídas na capital e região metropolitana e 1.640 no interior e litoral. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, os cursos voltados para a prestação de serviços são necessários para o desenvolvimento econômico e cultural do Estado. “São Paulo já é nacionalmente conhecido por oferecer oportunidades diferenciadas e atrair grandes investidores. Disponibilizar qualificação profissional nas áreas de hospitalidade, hotelaria, gastronomia e outros serviços é fundamental para contribuir com o sucesso de eventos internacionais que acontecerão como a Copa do Mundo e Olimpíadas, além de aquecer o turismo regional”, acrescenta.
As modalidades de estudos foram definidas de acordo com as demandas regionais e serão executadas até outubro.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, há oportunidades para quem deseja aprimorar as habilidades profissionais e atuar como agente de turismo. O curso, com duração de um mês, ensina conceitos de liderança e postura, além da elaboração de roteiros de visitação e orientação do público durante os passeios. Nas demais regiões do Estado, há opções para quem pretende trabalhar como camareira, recepcionista, garçom, porteiro, bartender, cozinheiro ou recreacionista. A lista completa está disponível no site do programa: www.viarapida.sp.gov.br. As capacitações profissionais nas áreas de hotelaria e turismo serão realizadas em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape).
Na região de Catanduva o programa oferece permanentemente os cursos de: Assistente Administrativo/ Recepção e Atendimento em Urupês, curso de Corte e Costura, em Tabapuã, Cuidador de Idosos em Ibirá, curso de Eletricidade em Geral, em Catanduva e o curso de Processos de Açúcar e Álcool, nas cidades: Elisiário, Marapoama, Paraíso e Santa Adélia.
As inscrições para os cursos na área de hotelaria e turismo já estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir no Estado de São Paulo. Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade exigido é variado. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.
A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os candidatos selecionados serão informados por correspondência oficial

(Fonte : Jornal O Regional)

MAIOR PROJETO DE SEGURANÇA TEM ATRASO DE ATÉ UM ANO 2014


O calendário de segurança para a Copa-2014 sofrerá um atraso de até um ano em relação aos planos originais do governo federal, de 2010.
Cronograma do Ministério da Justiça de outubro daquele ano previa a instalação de 12 centros de comando e controle até o fim de 2012.
Agora, o ministério diz que parte do centros ficará pronta no final do ano que vem.
Os centros são o principal projeto para a segurança da Copa. Cada cidade-sede terá um, concentrando as polícias e equipamento de inteligência, além de aparato móvel e uma "filial" dentro ou nos arredores dos estádios.
O cronograma de 2010 foi fixado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em consonância com os Estados.
Os prazos, contudo, estão estourados. O governo nem sequer lançou edital de licitação para a compra de equipamento -a concorrência deverá sair em novembro, para que os aparelhos comecem a ser distribuídos até fevereiro.
O governo quer concluir metade dos centros até junho nas cidades que vão abrigar jogos da Copa das Confederações-2013. Os demais ficarão prontos até dezembro.
Apesar da diferença em relação aos prazos fixados no governo Lula, o Ministério da Justiça diz que não há atraso.
Como hoje a segurança do Mundial está sob responsabilidade da Secretaria de Grandes Eventos - criada em agosto de 2011-, a alegação é que o documento de 2010, sem o selo do ministério, não vale.
"Nunca houve esta meta [de 2010], uma vez que o documento não tem qualquer força legal ou administrativa", informa a secretaria.
O governo federal tem como atribuições organizar os preparativos e fornecer equipamentos e treinamento para 50 mil policiais. O investimento será de R$ 1,17 bilhão.
Pelo cronograma de 2010, além dos 12 estaduais, o governo também se comprometeu a construir dois centros de segurança nacionais, em Brasília e no Rio. Eles deveriam estar até dezembro de 2011 com 80% de conclusão.
A Folha consultou o Ministério da Justiça sobre o percentual do projeto executado até agora. A Secretaria de Grandes Eventos, entretanto, disse apenas que o cronograma é mensal e está 100% dentro do que foi planejado.
O governo federal e as 12 sedes prometem que tudo estará pronto a tempo da Copa.

ESTADOS

O centro de comando e controle será a maior experiência feita, até hoje, para reunir policiais estaduais (Polícia Militar e Civil) e federais. O objetivo é ter uma ação integrada, com ajuda de equipamentos de última geração.
Para deslanchar o projeto, os Estados dependem do governo federal, uma vez que oferecerão a estrutura física dos centros, enquanto o ministério deverá equipá-los.
Para oficializar todos os investimentos e dividir responsabilidades, o governo federal e as sedes devem assinar a chamada "matriz de responsabilidade", a exemplo do que já fizeram para estádios e obras de transporte.
A elaboração do documento ficou empacada por causa de uma disputa entre os ministérios da Justiça e da Defesa. Foi solucionada só no mês passado, quando o grupo de trabalho aprovou o modelo a ser submetido a ministérios, Presidência e governadores.
A Folha apurou que Defesa e Justiça divergiram sobre a tecnologia de segurança, adiando o texto comum. Oficialmente, o governo afirma que o Ministério da Defesa demorou em razão da Rio+20.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

MARACANÃ DEVE ESPAÇO A DEFICIENTES, DIZ MP


Os Ministérios Públicos Federal e Estadual acusam o governo do Rio de não destinar, no Maracanã, o número mínimo de assentos para pessoas com deficiência exigido pela lei. A Procuradoria pede que a reforma do estádio seja interrompida caso não haja adaptação do projeto.
De acordo com a ação civil pública proposta, o projeto original destina apenas 285 assentos para pessoas com deficiência, 0,35% do total de lugares que o estádio terá.
Decreto federal exige destinação de 4% da lotação para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, incluindo obesos. No Maracanã, seriam necessários 3.174 assentos para esse público.
A Secretaria Estadual de Obras informou, em nota, que o projeto de reforma do estádio destina 839 espaços para pessoas com deficiência. E que reserva outras 856 cadeiras para os acompanhantes dos deficientes.
A pasta afirma que, desta forma, cumpre as exigências da Lei Geral da Copa, que estabelece mínimo de 1% da lotação dos estádios para deficientes. A secretaria não comentou o descumprimento ao decreto federal.
O MP pediu à Justiça que interrompa a reforma, orçada em R$ 859 milhões, caso o projeto executivo não seja alterado em duas semanas. Requereu também a suspensão do financiamento do BNDES até a adequação.
A Procuradoria alega que os assentos não são exclusivos para deficientes, mas reservados. Caso não haja demanda suficiente, os ingressos poderão ser vendidos a qualquer pessoa.
Em novembro, a Folha mostrou que o espaço reservado a deficientes físicos nas arenas de 2014 virou polêmica, pois a lei nacional prevê número de lugares bem maior que as normas internacionais e que os projetos das arenas.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

FORÇAS ARMADAS VÃO COORDENAR DEFESA DA COPA DE 2014 E OLIMPÍADAS


Uma portaria assinada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (21), autoriza o emprego das Forças Armadas nas atividades de defesa e segurança de áreas prioritárias para a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, ambas em 2013, para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
Quando os militares são empregados, os órgãos de segurança pública estaduais ficam subordinados e são coordenados por eles, coforme a Constituição, as leis complementares 97 e 117, e o decreto nº 3.897, de 2001.
O emprego dos militares em segurança e defesa de grandes eventos ocorre por decisão da presidência da República, Dilma Rousseff. O texto publicado nesta terça-feira estabelece “orientações para a atuação do Ministério da Defesa nas atividades compreendidas nos grandes eventos determinados pela Presidência da República”.
O texto autoriza os militares a “realizar o planejamento para o emprego temporário das Forças Armadas para atuar nas áreas de defesa aeroespacial, controle do espaço aéreo, defesa marítima, fluvial e portuária, segurança e defesa cibernética, defesa contra-terrorismo, de fiscalização de explosivos, forças de contingência de defesa contra agentes químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares e em ações complementeares, quando for o caso, em todas as cidades-sede, durante os grandes eventos”.
Quando as Forças Armadas são usadas em grandes eventos, as forças de segurança pública estaduais são coordenadas por oficiais generais. Caberá aos militares planejar, executar e controlar as finanças destinadas pelo governo ao Ministério da Defesa para os jogos e também fazer contatos com os demais órgãos envolvidos, estaduais e federais, para a execução das tarefas.

DETERMINAÇÕES

Ao Exército, caberá indicar um general para coordenar as ações de defesa nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília, Fortaleza (CE), Recife (PE) e no Rio durante a Copa das Confederações, alguém para chefiar a segurança no Rio durante a visita do Papa Bento XVI ao Rio, em 2013. O Exército também deverá apontar um coordenador para as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília, Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio e São Paulo, durante a Copa de 2014, e para o Rio, para o período das Olímpiadas de 2016.
Já a Aeronáutica terá de indicar, primeiramente, um brigadeiro para ser o coordenador da defesa em Curitiba (PR), durante a Copa do Mundo. Durante todos os eventos, o Comando de Defesa Aérea Brasileiro (Condabra, um órgão militar) assume a responsabilidade de controlar e vigiar os ares do país.
Já a Marinha terá que indicar coordenadores de defesa em Salvador, para a Copa das Confederações em 2013, e nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 de Natal (RN) e Salvador (BA).

(Fonte : G1)

RESPOSTA DE CONSÓRCIO INDICA COMBINAÇÃO PRÉVIA


E-mail enviado à Folha na sexta pelo consórcio responsável pelas obras do Maracanã indica que houve combinação prévia com a empresa Giroflex, contratada pelo consórcio para fornecer as cadeiras da arena.
A Folha mostrou, no sábado, que uma parceira alemã da Giroflex já sabia que a empresa seria a contratada para a obra pelo menos uma semana antes do anúncio oficial da vencedora, em negócio de R$ 15 milhões.
Na nota em que respondeu à reportagem, o consórcio Maracanã Rio 2014 apresentou, em relação a uma das perguntas, resposta textualmente idêntica à enviada minutos antes por representantes da Giroflex.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)