terça-feira, 25 de outubro de 2011

TURISMO RESPONDE POR 3,6% DO PIB BRASILEIRO, AFIRMA MINISTÉRIO


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, apresentou nesta terça-feira (25) em Paris estudo da pasta que aponta o turismo como responsável de 3,6% da produção total da economia brasileira - e 7,1% do total de valor adicionado pelo setor de serviços.
Os dados fazem parte da pesquisa "Turismo, uma perspectiva macroeconômica", produzidos por técnicos do ministério e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Vieira participa do encontro entre os ministros do Turismo das 20 maiores economias do mundo, o "T-20".
No discurso que o ministro fará, ele aponta para a falta de maiores informações quantitativas do setor no Brasil, que poderiam auxiliar empresários e governo na formação de políticas públicas. Além disso, haverá por parte de Vieira uma demonstração de empenho, perante seus pares do mundo rico, para ampliar a atividade no país.
Segundo a pesquisa, o valor da produção das "atividades características de turismo", de acordo com a denominação do IBGE, foi de R$ 168,8 bilhões (3,6% do total da produção) em 2007.
Para técnicos do Ministério do Turismo, os valores "aumentaram muito" nos últimos quatro anos, mas o PIB (Produto Interno Bruto) também, o que deixa o patamar de 3,6% de participação do turismo no total da produção nacional, de 2007, "muito próximo" do patamar ocupado pelo setor neste ano.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / imagem divulgação)

GASTO DO BRASILEIRO DO EXTERIOR RECUA MAIS EM SETEMBRO, DIZ BC


Os gastos dos brasileiros com viagens internacionais, que já vinham subindo, se elevaram ainda mais em setembro em relação ao ano passado, mas caíram na comparação com julho e agosto deste ano, após uma forte alta da cotação do dólar, informou nesta terça-feira (25) o Departamento Econômico do Banco Central.
No mês passado, totalizaram US$ 1,776 bilhão em termos brutos, mais do que em setembro do ano passado (US$ 1,58 bilhão). Caíram, porém, em relação a agosto (US$ 1,9 bilhão) e julho (US$ 2,19 bilhões) deste ano.
Em nove meses, as viagens dos brasileiros ao exterior demandaram US$ 16,059 bilhões, ante US$ 11,471 bilhões em igual período de 2010. Descontando o que os viajantes estrangeiros gastaram dentro do país, as despesas com esse item da conta de transações correntes foram de US$ 1,256 bilhão no mês e de US$ 11,074 bilhões desde o início de 2011.
Houve aumento em relação 2010, quando esses gastos somaram US$ 1,126 bilhão em setembro e US$ 7,157 bilhões em nove meses.

TRANSAÇÕES

As transações correntes do Brasil com o exterior resultaram em deficit de US$ 2,2 bilhões em setembro. Com isso, o fluxo negativo acumulado desde o início de 2011 chegou a US$ 35,98 bilhões.
Devido ao movimento de capitais, no entanto, o balanço de pagamentos externos como um todo registrou resultado positivo, ainda que menos expressivo do que em meses anteriores. Incluindo o fluxo de investimentos, empréstimos, financiamentos e outras movimentações de capital, houve superavit de US$ 808 milhões no mês, o que elevou para US$ 56,59 bilhões o saldo positivo acumulado no ano.
O deficit corrente registrado no mês foi proporcionalmente inferior ao de setembro do ano passado, quando as despesas externas do país com comércio, serviços, transferências de renda e transferências unilaterais superaram as receitas em US$ 3,95 bilhões.
Já no acumulado do ano, houve ligeira elevação, pois nos primeiros nove meses de 2010 a diferença foi negativa em US$ 35,36 bilhões.
Em relação a agosto, mês em que foi de US$ 4,862 bilhões, o fluxo negativo das despesas e receitas externas correntes também caiu em setembro, fazendo com que o deficit acumulado em doze meses passasse de US$ 49,737 bilhões para US$ 47,99 bilhões na comparação dos períodos encerrados em agosto e setembro.
Como proporção do PIB, o saldo negativo da conta de transações correntes em 12 meses caiu de 2,15% para 2,05%. Um dos grandes itens dessa conta, a balança comercial contribuiu para que o deficit não fosse ainda mais elevado. O saldo entre exportações e importações foi positivo em US$ 3,074 bilhões, bem mais do que em setembro de 2010, respondendo pela queda do deficit na comparação dos mesmos meses.
Em nove meses, a balança comercial também foi superavitária, em US$ 23,04 bilhões. Pesaram no resultado negativo da conta de transações correntes as remessas de lucros e dividendos. No mês, o país enviou a mais do que recebeu US$ 1,961 bilhão, montante superior ao de setembro de 2010 (US$ 1,628 bilhão).
No acumulado de nove meses, o valor líquido dessas remessas chegou a US$ 27,66 bilhões, ante US$ 20,908 bilhões de igual período do ano passado. Em termos brutos, as despesas do país com pagamentos de lucros e dividendos ao exterior somaram US$ 2,164 bilhões em setembro, elevando para US$ 28,74 bilhões o valor acumulado em 2011.
Em 2010, esses valores foram, respectivamente, de US$ 1,698 bilhão e US$ 21,44 bilhões. A conta de juros ficou mais alta na comparação mensal. Já descontados juros recebidos, o Brasil pagou ao exterior US$ 517 milhões em setembro, ante US$ 409 milhões de setembro do ano passado.
Já na comparação dos nove primeiros meses de cada ano, esses gastos recuaram de US$ 7,596 bilhões para US$ 6,151 bilhões.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / imagem divulgação)

CLASSE C JÁ ENTROU DE FORMA PERMANENTE NO MERCADO DE TURISMO


A classe C deve ser tratada como um cliente que veio para ficar no setor do turismo, declarou o diretor de comunicação da companhia aérea Azul, Gianfranco Beting, durante o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas (Abav), realizado entre os dias 19 e 21 de outubro no Rio de Janeiro.
O crescimento econômico, elevação salarial e redução do desemprego contribuíram diretamente para que essa fatia da população começasse a incluir viagens em seus planos e um dos segmentos mais beneficiados foi o de transporte aéreo, que registrou um crescimento médio de 9,6% em número de passageiros entre 2008 e 2010.
"Hoje temos 65 milhões de pessoas no mercado doméstico de voos, ao ano", disse Beting, que alertou para a importância de dar um bom tratamento aos clientes da classe C. "Ele jamais deve ser olhado de cima para baixo, pois ele chegou na festa para ficar", declarou.

(Fonte : Folha Online)

CRESCIMENTO DO TURISMO ATENUA CRISE NA EUROPA


O crescimento do turismo na Europa está contribuindo para atenuar os efeitos da crise econômica no continente, principalmente nos países mais afetados, como Grécia, Espanha, Portugal e Itália.
"Em vários países europeus, é o consumo externo, dos turistas, que ajuda a compensar a falta de demanda interna, provocada pela crise", disse à BBC Brasil Sandra Carvão, diretora de comunicação da Organização Mundial do Turismo (OMT).
A contribuição da atividade turística para o desenvolvimento econômico é o tema da reunião, nesta terça-feira (25), em Paris, de ministros do Turismo do G20, grupo que reúne as economias avançadas e principais emergentes, entre elas o Brasil.
"O turismo internacional funciona como uma atividade de exportação, permitindo a entrada rápida de divisas, e ajuda a atenuar os déficits da balança de pagamentos", afirma a porta-voz.

PESO DO TURISMO

O turismo tem um peso importante na economia de vários países europeus. Na França, país mais visitado do mundo, segundo a OMT, a atividade representa entre 6% e 7% do PIB, o "equivalente da indústria automobilística", segundo o governo.
Em Portugal, o turismo totaliza cerca de 11% do PIB. Na Grécia, ele representa 16% do PIB e é um setor estratégico para uma economia em agonia. Por este motivo, o governo grego declarou que aposta nesta atividade neste ano para tentar tirar o país da recessão.
Segundo dados da OMT, divulgados neste mês de outubro, o turismo na Grécia cresceu 13,9% nos primeiros oito meses de 2011 na comparação com o mesmo período do ano passado.
Na Espanha, quarto país mais visitado do mundo, o fluxo de turistas estrangeiros já cresceu 7,8% em 2011. Em agosto, alta temporada de verão, o aumento no número de visitantes foi de 9,4%.
Em Portugal, outro país fortemente afetado pela crise das dívidas soberanas na Europa, o número de turistas internacionais cresceu 11,2%. Na Itália, o crescimento foi de 5,8%.
Na Europa em geral, o aumento do número de turistas é de 6% neste ano, segundo a OMT. A região em que o turismo mais cresceu no período foi a América do Sul, que registrou um aumento de 13,2%.

GASTOS DOS BRICS

Há diferentes fatores que explicam o crescimento das viagens na Europa. O primeiro é o fato de que turistas de países europeus como a Alemanha passaram a viajar mais em 2011 na comparação com 2010. Os alemães são os turistas que mais gastaram no mundo neste ano, segundo a OMT.
O segundo fator são os protestos em países árabes como a Tunísia e o Egito, que atraem tradicionalmente os turistas europeus, além de temores em relação ao Marrocos, onde ocorreu um atentado a bomba em abril passado.
De acordo com a OMT, 80% dos turistas que visitam países europeus são originários do próprio continente. Os emergentes têm uma participação no crescimento do turismo na Europa, mas a proporção desses visitantes no fluxo de entradas é bem mais limitada do que a dos europeus.
Os turistas de países emergentes, no entanto, não medem gastos nas viagens e se tornaram uma clientela alvo do setor em países como a França.
As despesas de turistas brasileiros no exterior aumentaram neste ano 44,2%, atingindo US$ 16,4 bilhões, segundo a OMT.
Os gastos de turistas chineses cresceram 30,2% e, dos russos, 21% em 2011.
"A clientela de países como o Brasil, Rússia, China e Índia é muito importante para o turismo francês. Os gastos individuais desses turistas são bem superiores e a estada no país é mais longa do que a dos europeus", disse à BBC Brasil uma fonte do ministério do Turismo da França.

ESTÍMULO AO TURISMO

Para estimular o turismo, o governo francês começou a implantar neste ano um sistema para melhorar as informações para os estrangeiros nos aeroportos e transportes e também para agilizar a passagem nas fronteiras.
Segundo a porta-voz da OMT, as limitações em termos de orçamento público na Europa podem levar os governos a rever estratégias de promoção do turismo no exterior.
"Se há menos recursos para campanhas, os ministérios vão apostar nos países onde as pessoas viajam mais ao exterior", diz ela, incluindo os emergentes na lista de prioridades.

(Fonte : BBC Brasil)

CUMBICA TERÁ PRAZO PARA ENTREGAR MALA


Tempo de espera em voos internacionais será de 18 minutos; nos nacionais, de até 12 minutos

A espera por bagagens no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, deverá ser limitada a partir do início do ano que vem. Foram determinados prazos para o retorno das malas: se o voo for doméstico, em até 12 minutos; se for internacional, em 18 minutos, segundo a Folha de S. Paulo.
O tempo será contado a partir da parada do avião até o momento em que a bagagem chegar à esteira. A responsabilidade pelo serviço é dividida entre as empresas - responsáveis pela chegada até a esteira - e a administração do aeroporto - quando ela está na esteira.
Hoje, a espera leva, em média, 20 minutos para voos domésticos e 30 para internacionais, segundo a Infraero; porém, em alguns casos, pode chegar a mais de uma hora.

METAS

As metas foram definida há um mês pelo Comitê de Facilitação de Voos, órgão dentro da Agência Nacional de Aviação Civil que inclui a Infraero e a Aeronáutica. Elas atendem aos indicadores de qualidade que serão exigidos pela Secretaria de Aviação Civil, e já estão dentro das definições da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo).
Porém, as empresas que excederem o prazo terão alguma tolerância - em voos domésticos, a espera tolerável é de 15 minutos; nos internacionais, de 24 minutos. As que descumprirem os prazos ou os extrapolarem com frequência receberão sanções, embora elas ainda não tenham sido definidas. O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas afirma que a meta é "fora da realidade" frente à infraestrutura deficiente dos aeroportos.
Quando o aeroporto de Cumbica for administrado pela iniciativa privada, serviços como entregar as malas pontualmente contarão no cálculo de pagamento que a concessionária receberá do governo.

(Fonte & imagem : Destak)

AGÊNCIA DA ONU ANALISA USO DE COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS PARA AVIAÇÃO CIVIL


Especialistas de todo o mundo encerraram um workshop sobre combustíveis para aviação. A reunião ocorreu na sede da Organização Internacional de Aviação Civil, Icao, em Montreal, no Canadá.
O setor é considerado um elemento importante para o aquecimento global por causa da grande quantidade de emissões de CO2, o gás que causa o efeito estufa.
Com as discussões, a Icao pretende aumentar a quantidade de combustíveis alternativos já usados em voos, para uma escala global.
Segundo a agência, é preciso desenhar uma estratégia eficiente e que acompanhe o aumento do setor. Até o momento, já foram identificadas 300 iniciativas de produção de combustível alternativo.
Com isso, surgiram cinco grandes consórcios que estão trabalhando com estes projetos para a aviação civil.
Somente neste ano, cerca de 30 voos testes foram realizados com sucesso. Algumas rotas comerciais usando este tipo de combustível estão em operação. De acordo com especialistas, os aparelhos não notam nenhuma diferença entre o combustível tradicional e o alternativo.
O secretário-geral da Icao, Raymond Benjamin, afirmou que esta é uma prova de que é possível obter progressos quando há vontade. Mas o custo de combustíveis alternativos ainda é uma barreira para a adoção em larga escala.
Os resultados do workshop devem ser apresentados durante a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro.

(Fonte : Radio ONU / imagem divulgação)

EMPRESAS AÉREAS VÃO TER DE OFERECER MAIS BALCÕES DE CHECK-IN EM SP


Para diminuir as longas filas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, as empresas vão ter de oferecer mais balcões de check-in para os passageiros. Em voos domésticos (geralmente com menos de 200 pessoas), pelo menos quatro balcões terão de estar obrigatoriamente abertos. Nos embarques internacionais, as companhias serão obrigadas a ter entre seis a 10 balcões por voo. A determinação é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e entrará em vigor em março.
É uma tentativa de atender aos requisitos mínimos de conforto estabelecidos pela Associação Internacional dos Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês), que planeja transformar Cumbica em um aeroporto categoria "C" - a qualidade do aeroporto é avaliada atualmente entre "D" e "E".
As companhias hoje oferecem a quantidade de balcões que julgam necessária no atendimento de cada voo. Para o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), ter quatro posições de check-in à disposição só é factível para empresas pequenas, que operam um voo por vez. "Imagine uma empresa como a TAM, que atende diversos voos nacionais e internacionais ao mesmo tempo. Como é que vai fazer?", pergunta o diretor técnico da entidade, Ronaldo Jenkins.
Para Robson Bertolossi, presidente da Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais, é preciso resolver antes o problema de espaço nos aeroportos. "Hoje todos sabemos que falta lugar para passageiro, para check-in, para tudo".

(Fonte : Jornal O Estado de S. Paulo)

MAIOR PARQUE TEMÁTICO DE LEGO DO MUNDO É INAUGURADO NA FLÓRIDA


Com mais de cinquenta atrações e repleta de cores, o maior parque temático do mundo feito de Lego foi inaugurado na última semana nas proximidades de Orlando, na Flórida,
Para a construção do Legoland Flórida, que fica em Winter Haven, foram usados mais de trinta milhões dos populares blocos de plástico. E mesmo as partes que não foram erguidas a base de lego têm a aparência do brinquedo.
O parque terá espetáculos interativos e abrigará áreas temáticas como a Terra da Aventura, com um elefante de Lego, a Zona da Imaginação e até mesmo um Albert Einstein de seis metros de altura feito com os bloquinhos coloridos.
Uma zona de grande impacto visual é a Miniland EUA, que recria emblemáticas construções americanas como os píeres de San Francisco, os arranha-céus de Nova York e os hotéis art-deco de Miami Beach.
O Legoland Flórida é o segundo parque de Lego inaugurado nos EUA e hoje é o maior do mundo. A atração, que tem mais de 600 mil metros quadrados, enfrentará a concorrência de outros parques temáticos da região, como DisneyWorld, Universal Studios e Seaworld.
Outras atrações do Legoland serão o Parque dos Bombeiros, a Cidade da Diversão ou a Escola de Condução Ford, onde as crianças poderão dirigir carros construídos com Lego. Na Cidade da Diversão, os visitantes aprenderão como se fazem os blocos do brinquedo e entrarão num túnel do tempo que os levará para um mundo de contos de fada.
O primeiro parque temático de lego foi inaugurado em 1968 em Billund, na Dinamarca, país onde o brinquedo foi criado. A fabricante administrou as atrações até 2005, quando as vendeu para a Merlin Entertainments Group, que abrirá em 2012 o primeiro Legoland na Ásia, na Malásia.

(Fonte : Folha Online / imagem Reuters)