terça-feira, 11 de março de 2014

TURISMO ATRAI RECURSOS ESTRANGEIROS PARA O PAÍS


 

O Ministério do Turismo está empenhado em aproximar investidores estrangeiros de empresários do turismo brasileiro. Na semana passada, a pasta participou de encontros em Berlim e Londres para divulgar oportunidades do setor hoteleiro e compartilhar informações com vistas a incentivar um maior interesse de investimento no país.
“Atrair o investidor para que ele construa ou invista em projeto hoteleiro no Brasil, por exemplo, é um bom caminho para que mais turistas estrangeiros visitem nosso país”, diz o diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo do Ministério, Jean Marcel Fernandes.
Essa ação do MTur não é isolada. Desde o ano passado, o Ministério do Turismo tem participado de feiras e organizado encontros com investidores nos Estados Unidos, Noruega, Finlândia e Rússia para divulgar o país.
Como resultado, uma grande cadeia hoteleira norte-americana negocia abrir unidades no Brasil e projetos de investidores suecos em dois resorts no Nordeste, paralisadas há anos, foram retomados graças a ações do Ministério do Turismo.
Embora o Brasil desfrute de imagem positiva junto à comunidade empresarial estrangeira, as oportunidades de investimento no setor turístico brasileiro ainda são pouco conhecidas. Daí a importância de incentivar a intensificação de relações econômico-comerciais com outros países. “Nosso papel é estreitar contatos entre investidores estrangeiros e apontar oportunidades de investimento no Brasil”, afirma o coordenador-geral de Investimentos do Ministério do Turismo, Rodrigo Marques.
Uma das atribuições do MTur é atrair investimentos para o Brasil. Nas apresentações feitas em eventos internacionais, os representantes do Ministério compartilham informações sobre ações de qualificação profissional, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, e a redução do custo de energia elétrica para hotéis brasileiros, parte das desonerações da cadeia produtiva do setor turístico.
 
(Fonte : MTur)

TURISMO INVESTE EM QUALIFICAÇÃO PARA RECOLOCAR JOVENS


 

Jovens em situação de vulnerabilidade estão recebendo apoio em qualificação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Turismo. Eles podem escolher entre 35 cursos, como garçom, barista, auxiliar de cozinha, camareira, entre outros. Entre os beneficiados estão os 2.227 egressos do projeto ViraVida, do Serviço Social da Indústria (SESI). Os cursos também são oferecidos aos familiares desses jovens. As pré-matrículas já estão abertas nas cidades-sede da Copa do Mundo e podem ser feitas até o dia 24 de maio.
“O nosso objetivo é o de capacitar o trabalhador brasileiro para receber bem o visitante, contribuir para a sua formação e fortalecer a imagem do Brasil como um dos principais destinos turísticos no mundo”, afirmou o ministro Gastão Vieira.
O Pronatec Turismo também oferece 54 cursos aos profissionais que atuam no setor turístico, como taxistas, agentes de turismo, policiais civis e militares, guardas municipais e corpo de bombeiros. Outros 21 cursos estão à disposição daqueles que ainda não têm qualificação, mas pretendem entrar no mercado turístico, principalmente com a proximidade dos megaeventos sediados no Brasil.
O programa inclui cursos de idiomas, como inglês e espanhol, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), auxiliar administrativo, recepcionista, camareira, organização e recepcionista de eventos. O Pronatec Turismo é uma parceria entre os Ministério do Turismo e da Educação.
 
(Fonte : MTur)

SETOR DE CRUZEIROS CRESCE COM INOVAÇÃO, SEGURANÇA E NOVOS NAVIOS


 

Os presidentes das maiores linhas de cruzeiros do mundo ressaltaram nesta terça-feira em Miami a pujança deste setor turístico, o de mais rápido crescimento, com uma "ínfima incidência" de acidentes, um investimento previsto de US$ 8,3 bilhões e a inauguração de 24 navios nos próximos dois anos.
A parte puramente expositiva da Feira Internacional de Cruzeiros, da qual participam 900 expositores procedentes de 123 países, abriu hoje suas portas com a conferência sobre o estado global da indústria dos cruzeiros.
Os quatro principais dirigentes das principais empresas de cruzeiros do mundo se encontraram uma sala lotada de jornalistas no Centro de Convenções de Miami Beach, onde debateram sobre o estado do setor e, com comentários empolgados, mostraram total confiança no presente e futuro deste galho do turismo.
"Apesar de ser preciso ser um pouquinho cauteloso, a indústria de cruzeiros se mantém muito forte, com uma crescente demanda" e um comportamento excelente durante a recente crise global, destacou Arnold Donald, presidente e gerente geral da Carnival Corporation, a maior operadora de cruzeiros do mundo.
O mesmo otimismo ficou visível nas opiniões de Richard Fain, presidente de Royal Caribbean, Kevin Sheehan, presidente de Norwegian Cruise Lines, e Pierfranceso Vago, presidente da MSC Cruzeiros.
De fato, o italiano Vago classificou como "sexy" o setor, com uma "incrível capacidade de evolução e atração do viajante", apesar de que a Europa enfrentou "muitos problemas nos últimos três anos".
Segundo as projeções de analistas, o setor crescerá este ano cerca de 5%, especialmente no Caribe.
Nenhum aspecto negativo, seja a crise econômica e financeira global ou os focos de instabilidade geopolítica, parecem afetar a boa saúde do setor.
Nem mesmo os acidentes registrados nos últimos anos, como o do naufrágio do "Costa Concordia" e o incêndio no "Carnival Triumph", além contaminações por vírus declarados em outros navios.
Sobre esses trágicos e graves incidentes, os líderes do setor coincordaram que se trata de "casos muito, muito raros", "incomuns".
Concretamente, o número de pessoas infectadas por vírus a bordo dos cruzeiros é, por exemplo, "ínfimo", comparado aos 29 milhões de pessoas que sofrem de gripe em terra todos os anos, indicou Sheehan.
Asseguraram os líderes dessa indústria que foram implantadas "voluntariamente" novas medidas de segurança operacional nos navios, com total "transparência" e iniciativas que favorecem os turistas, como a Lei de Direitos dos Passageiros.
Antes, Christine Duffy, presidente da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro (CLIA), destacou que o setor cresceu 50% nos últimos cinco anos e criou 775 mil postos de trabalho em todo o mundo.
Espera-se que neste ano se contabilizem 400 mil passageiros a mais que em 2013, segundo Duffy.
A presidente mencionou o estado da Flórida, com 9,2 milhões de visitas em cruzeiro e uma despesa direta de US$ 7 bilhões anuais, e ressaltou que os salários em nível global na indústria alcançam os US$ 33 bilhões, "e o melhor está por vir", disse Duffy.
Por sua vez, o presidente da Carnival Corporation opinou que "essa indústria representa uma grande oportunidade em qualquer lugar", enquanto seu colega da Royal Caribbean Cruises destacou a importância das redes sociais para divulgar as vantagens do turismo de cruzeiro.
O segredo do sucesso dos cruzeiros se baseia, em boa parte, em sua capacidade de "inovação tecnológica", nas instalações, no alto padrão de segurança, no entretenimento para todas as idades e na boa comida, disse Fain.
Os cruzeiros se tornaram um destino em si, "uma série de experiências únicas para gente de todos os lugares, às vezes até 130 nacionalidades em um mesmo navio", explicou Pierfrancesco Vago.
"Os cruzeiros eram uma coisa chata só há alguns anos. Agora, não. Agora veem-se coisas incríveis e as pessoas transmitem sua experiência aos demais", manifestou Vago.
Mas o sucesso depende, insistiu Sheehan, de "continuarmos inovando, oferecendo novos destinos atraentes e transformando o navio em um destino único".
 
(Fonte : Terra, com informações da Ag. EFE)

ESTRANGEIROS DA COPA JÁ CONHECEM O BRASIL


 

Argentinos, norte-americanos e alemães não são apenas os principais emissores de turistas para o Brasil, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. Eles são também os que mais compraram ingressos para o mundial até o momento, de acordo com a FIFA. Entre os ingressos vendidos a estrangeiros (43% do total), os Estados Unidos compraram 125.465; a Alemanha, 55.666; e a Argentina, 53.809.
A alta taxa de retorno dos estrangeiros se explica pela satisfação com os serviços turísticos do país. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo durante a Copa das Confederações: dos 25 mil turistas estrangeiros que estiveram no país em função da competição, pelo menos 75,8% dos entrevistados disseram que pretendiam voltar para a Copa do Mundo. A mesma pesquisa apontou que as expectativas dos visitantes foram superadas ou atendidas (70%). A hospitalidade do povo, as belezas naturais e praias, os estádios, e outros itens como gastronomia, diversão noturna, além de passeios e atrativos turísticos foram citados espontaneamente como aspectos positivos do país.
Entre os turistas regulares, os procedentes dos Estados Unidos visitam especialmente São Paulo, atraídos por negócios e eventos. Já os turistas alemães vem ao país a lazer e preferem o Rio de Janeiro. Os visitantes da Argentina elegeram o estado de Santa Catarina para passar as férias. Em geral, os estrangeiros preferem se hospedar em hotel, flat ou pousada. 
O Ministério do Turismo investiu R$ 180,3 milhões em obras de sinalização, acessibilidade e centros de atendimentos aos turistas, a partir da Matriz de Responsabilidade de Copa. Além disso, vem incentivando as hospedagens alternativas para a Copa. De acordo com um levantamento do IBGE e dados do MTur, o país já tem 59.713 leitos nas cidades-sede.
Ainda segundo a Fifa, um novo lote de cerca de 160 mil ingressos estará disponível para o público a partir de quarta-feira, 12 de março. O Brasil, anfitrião do torneio, é o país com o maior número de ingressos comprados até o momento (57%), cerca de 906.433
 
(Fonte : MTur)

PARIS SE MANTEVE EM 2013 COMO PRIMEIRO DESTINO TURÍSTICO MUNDIAL


 

Paris e a região parisiense se mantiveram em 2013 como o principal destino turístico do mundo, com 32,3 milhões de visitantes, embora os locais em questão tenham recebido 200 mil viajantes a menos do que em 2012, principalmente pela queda dos turistas franceses (-7,5%), informou nesta terça-feira o Comitê Regional de Turismo da cidade.
A queda dos visitantes locais, segundo essa câmara, foi compensada em parte pelo aumento dos estrangeiros (+8,2%), entre os quais a maior alta, de 52,6%, ocorreu entre chineses, que superaram pela primeira vez os japoneses como principais clientes asiáticos.
Também cresceram as hospedagens dos turistas procedentes do Oriente Médio (+20,7%), dos EUA (+15,7%), Alemanha (+6,6%), Reino Unido (+5,2%) e Bélgica (+0,7%).
Por outro lado, diminuíram as viagens para Paris dos espanhóis (-5,9%), holandeses (-4%), japoneses (-3,5%) e italianos (-2,3%).
No total, a capital e seus arredores acolheram no ano passado 15,5 milhões de turistas estrangeiros, procedentes, principalmente, do Reino Unido, EUA, Alemanha, Itália e China, que em número de visitantes superou também pela primeira vez a Espanha, país que se situou no sexto lugar desse ranking.
O comitê baseia seus números em dados do Instituto Nacional de Estatística (INSEE), e embora não disponha do resto de destinos turísticos mais visitados em nível mundial, fontes desse organismo indicaram à Agência EFE que preveem que em 2013 foi mantida a ordem do ano passado, na qual Londres e Bangcoc aparecem como segundo e terceiro locais mais visitados, respectivamente.
 
(Fonte : Terra, com informações da Ag. EFE)

TRAVELCLICK ESTIMA CRESCIMENTO DE REVPAR PARA A HOTELARIA


 

A TravelClick, empresa de soluções de e-Commerce para a hotelaria, divulgou um panorama de expectativas do desempenho do setor ao longo de 2014, tendo como base os resultados dos dois primeiros meses do ano. Uma das tendências apontadas é o crescimento do RevPar (receita por apartamento disponível), que deve ficar entre 5% e 7% acima do registrado em 2013.
Um dos destaques da companhia é a demanda de grupos, mais forte neste ano. A maioria das redes têm registrado que a procura deste segmento do público está de 3% a 5% maior, diária média 1,1% superior e as room nights, 3,5% maiores do que no ano passado
 
(Fonte : Hôtelier News)

ESTATÍSTICA DA HOTELARIA SERÁ APRESENTADA EM SEMINÁRIO GRATUITO




 
Diversos dados relacionados ao setor hoteleiro serão divulgados nesta quarta-feira (12/03) em seminário online organizado pela empresa norte americana Buuteeq, líder em marketing digital para hotéis. As estatísticas são resultado de um estudo que analisou mais de 35 milhões de visitas aos sites de 5.000 hotéis, que são clientes de Buuteeq, em todo o mundo durante 2013.
Os números que serão apresentados no seminário ajudam a entender o comportamento online do turista e indicam as tendências tecnológicas para o setor. O estudo mostra, por exemplo, que os acessos aos sites de hotéis através de aparelhos móveis, como smartphones e tablets, subiu de 22,5% em janeiro para 32,1% em dezembro. Além de divulgar o estudo, a empresa também dará dicas de estratégias onlines para os hotéis não ficarem abaixo da média da indústria.

 

(Fonte : Mercado & Eventos)

SÃO PAULO GANHA MAIS UM EMPREENDIMENTO NOVOTEL


 
O empreendimento multiuso Praça São Paulo, que estará localizado na região da avenida Chucri Zaidan, em São Paulo, uma das que mais cresce na capital paulista, terá, além de torres corporativas, residenciais e um mall, um empreendimento Accor. O projeto é da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR).
Serão 209 quartos com design modular, que estarão sob a bandeira Novotel, rede de hotéis de nível superior dentro do portfólio do grupo Accor. Com acesso independente, para garantir a privacidade dos hóspedes, o hotel também oferecerá salas de reunião para uso exclusivo dos clientes, que poderão utilizar as dependências do hotel para cuidar de seus negócios com comodidade.
Por meio de um arrojado projeto arquitetônico, foi possível fazer com que cada um dos usos fosse totalmente independente do outro. Apesar de conjugadas, cada área do edifício é independente (com entradas e saídas específicas), mantendo a privacidade de todos os usuários.
Os quartos ficarão entre o 2º e o 15º andar e, no 11º pavimento, será instalada a área de lazer do hotel, com fitness, sauna, área de descanso e deck externo. O hotel contará ainda com um bar, um espaço kids e um restaurante com capacidade para 110 pessoas e comum terraço ao ar livre.
Para entender as necessidades da região e definir o melhor formato para o hotel, a Odebrecht Realizações Imobiliárias contou com o apoio da Hotel Invest, assessoria especializada em investimento hoteleiro no Brasil, sob o comando de Diogo Canteras, para fazer um mapeamento criterioso do mercado e analisar a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.
“Utilizamos a nossa expertise para traçar o cenário da região, identificar suas particularidades e, assim, definir a melhor bandeira para o empreendimento. Além disso, quando o hotel iniciar as operações, assumiremos como asset managers, auxiliando os investidores e os representando perante a operadora”, explica Cristiano Vasques, diretor da Hotel Invest.

(Fonte : Pan Hotéis)

FBHA PROMOVE A EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO DURANTE A COPA DO MUNDO


 

Atenta ao grande movimento turístico que a Copa do Mundo vai gerar em Belo Horizonte, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) realiza o I Encontro de Concierges e Recepcionistas – Preparativos finais para a Copa do Mundo na grande BH. O evento acontece nos dias 14 e 15 de março, no Minascentro, paralelamente ao Salão Mineiro de Turismo.
A estimativa da Federação é de que BH e região metropolitana concentrem 20% dos profissionais que trabalham como concierges e recepcionistas em Minas Gerais. A FBHA propõe que o receptivo potencialize sua eficiência no atendimento aos turistas nacionais e internacionais que visitarão a cidade durante o Mundial de Futebol. A realização do I Encontro de Concierges e Recepcionistas – Preparativos finais para a Copa do Mundo na Grande BH conta com a parceria da Associação Brasileira de Concierges e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais – ABIH-MG.
Líder sindical patronal dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, a FBHA trabalha pelo pleno desenvolvimento e profissionalismo do setor turístico. Com o evento, a Federação quer reforçar o compromisso de promover os mais elevados padrões nos serviços oferecidos por hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Todo o conteúdo do evento foi desenvolvido com foco nos diferentes perfis de turistas nacionais e estrangeiros da Copa do Mundo, considerando suas necessidades e expectativas”, destaca o presidente da entidade, Alexandre Sampaio.
O encontro contará com as palestras ‘Como recepcionar e encantar o turista internacional’, do presidente da Les Chefs d’Or Brésil, Guilherme Salgueiro Borges; ‘Como BH tem se preparado para recepcionar o torcedor turista’, do secretário municipal extraordinário para a Copa do Mundo 2014, Camilo Fraga; ‘Técnicas atualizadas de atendimento ao turista estrangeiro’, da diretora do Instituto de Estudos Turísticos do Rio de Janeiro - Ietur, Leila Farah de Araújo, ‘A minha experiência em Copas do Mundo – o que evitar e o que aperfeiçoar’, com o âncora da Rádio CBN Minas, Marcos Guiotti.
A programação do evento também inclui mesas redondas. Entre os temas estão: “’Turismo receptivo e capacitação’, apresentado pelo diretor do Senac Nacional, Antonio Henrique de Paula; ‘O papel do concierge e do coordenador de recepção’, proferido pelo gerente geral do Windsor Atlântica, Ricardo Kawa; ‘Relacionamento cooperativo entre concierges, recepcionistas, empresas de receptivo e guias de turismo’, exposto pela diretora regional do Les Chefs d’Or Brésil, Lidia Trindade, e ‘Recrutamento e seleção em hotéis – realidade e perspectivas, com participações de coordenadores de RH dos principais hotéis e operadoras hoteleiras’.
O I Encontro de Concierges e Recepcionistas – Preparativos finais para a Copa do Mundo na Grande BH reunirá concierges, recepcionistas, funcionários e empresários hoteleiros, além de outros agentes do receptivo turístico da cidade, como profissionais de bares e restaurantes, guias de turismo e ainda motoristas e representantes de cooperativas de táxi.
 
(Fonte : Revista Eventos)

LATAM: VOO DOMÉSTICO NO BRASIL CRESCE 0,5% EM FEVEREIRO


 

O Grupo Latam Airlines informou nesta segunda-feira, 10, que o tráfego do mercado doméstico no Brasil aumentou 0,5% em fevereiro, em relação com o registrado no mesmo mês de 2013. Já a oferta diminuiu 7,2%, na mesma comparação. Como resultado, a taxa de ocupação (load factor) doméstica no País aumentou 6,3 pontos porcentuais, para 82,0%.
O grupo também reportou que o tráfego doméstico de passageiros na operação da companhia em países de língua espanhola (Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia) aumentou 7,4%, enquanto a oferta cresceu 5,7%, o que levou à taxa de ocupação doméstica de 84,1%, alta de 1,4 ponto porcentual.
O tráfego internacional de passageiros, por sua vez, recuou 3,8%, enquanto a capacidade diminuiu 8,2%, levando a taxa de ocupação internacional a alcançar os 82,9%, patamar 3,7 pontos porcentuais maior. O tráfego internacional inclui as operações internacionais de LAN e TAM nas rotas entre países da América do Sul e de longo curso.
No consolidado do grupo, o tráfego de passageiros encolheu 0,7%, enquanto a oferta diminuiu 5,7%. Como isso, a taxa de ocupação da companhia para fevereiro cresceu 4,2 pontos porcentuais, alcançando 82,9%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 50% do total no mês.

Carga

O tráfego de carga do Grupo Latam teve redução de 0,8% e a capacidade diminuiu 5,7%. Como consequência, a taxa de ocupação cresceu 2,9 pontos percentuais, fechando em 58,6%. Conforme o grupo, a diminuição na capacidade de carga é resultado da menor disponibilidade de espaço nos porões de aeronaves de passageiros e de uma menor operação de cargueiros.
 
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

AZUL SUSPENDE OPERAÇÕES NO TRECHO ENTRE MACAÉ, RJ, E VITÓRIA-ES


 

A Azul Linhas Aéreas comunicou na tarde desta segunda-feira (10) que a partir desta terça-feira (11) não vai mais operar no trecho Macaé x Vitória, capital do Espírito Santo. A empresa emitiu uma nota dizendo que está ajustando sua malha aérea, mas não informou os motivos pelo qual está abandonando o trajeto.
A empresa começou a operar no trecho entre Macaé e Vitória em abril de 2013. Os embarques em Macaé, no interior do estado do Rio, para a capital capixaba aconteciam uma vez por dia, de segunda a sexta-feira, no período da manhã. O caminho inverso acontecia de segunda a sexta-feira, no período da tarde, uma vez por dia.
A passagem para o último voo no trajeto, realizado nesta segunda-feira, custou R$ 299. Por nota, o Macaé Convention Visitors Bureau afirmou que considera uma temeridade o município de Macaé perder a conexão aérea com uma cidade tão importante quanto Vitória/ES. A Azul criou o roteiro Macaé x Vitória/ES, que está sendo suspenso, e o retorno de uma conexão será caro e é um processo lento. A perda é realmente lamentável.
Por outro lado, continua o Convenion, os destinos emissores do turismo de negócios para Macaé são RJ e SP, que não sofrerão nenhuma alteração.
 
(Fonte : G1)

CEARÁ GANHA NOVO VOO DIRETO LIGANDO FORTALEZA À CIDADE ALEMÃ DE FRANKFURT


 

O Estado do Ceará terá, a partir do dia 20 de junho, um novo voo internacional - direto e regular, para a Europa -, realizando a ligação entre Fortaleza e Frankfurt, na Alemanha, às sextas-feiras, operado pela companhia Condor Flugdienst. As vendas de bilhetes já foram iniciadas pelo site www.condor.com e devem representar um incremento significativo no movimento de turistas alemães não apenas na Capital, como também no interior cearense. A partida de Fortaleza será às 16h50, e a volta de Frankfurt às 10h15, ambos com aproximadamente 9h15 de voo.
De acordo com o secretário Bismarck Maia, “este voo é mais um grande passo propiciado pela estratégia de qualificação de pessoas e de espaços implementada a partir da prioridade, de fato, que o governador Cid Gomes deu ao turismo”. Ainda segundo o titular da Setur-CE, o perfil dos turistas alemães é, predominantemente, composto de “famílias em busca do nosso clima e das nossas praias, que adoram viajar e têm alto grau de instrução e bom poder aquisitivo”. Durante a feira de turismo ITB, realizada em Berlim, na semana passada, o secretário adjunto do Turismo, Marcos Pompeu, se reuniu com representantes da Condor, acertou o início da operação do voo.
 
(Fonte : Jornal O Estado do CE)