Argentinos,
norte-americanos e alemães não são apenas os principais emissores de turistas
para o Brasil, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. Eles são também
os que mais compraram ingressos para o mundial até o momento, de acordo com a
FIFA. Entre os ingressos vendidos a estrangeiros (43% do total), os
Estados Unidos compraram 125.465; a Alemanha, 55.666; e a Argentina, 53.809.
A alta
taxa de retorno dos estrangeiros se explica pela satisfação com os serviços
turísticos do país. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Ministério do
Turismo durante a Copa das Confederações: dos 25 mil turistas estrangeiros que
estiveram no país em função da competição, pelo menos 75,8% dos entrevistados
disseram que pretendiam voltar para a Copa do Mundo. A mesma pesquisa apontou
que as expectativas dos visitantes foram superadas ou atendidas (70%). A
hospitalidade do povo, as belezas naturais e praias, os estádios, e outros
itens como gastronomia, diversão noturna, além de passeios e atrativos
turísticos foram citados espontaneamente como aspectos positivos do país.
Entre os
turistas regulares, os procedentes dos Estados Unidos visitam especialmente São
Paulo, atraídos por negócios e eventos. Já os turistas alemães vem ao país a
lazer e preferem o Rio de Janeiro. Os visitantes da Argentina elegeram o estado
de Santa Catarina para passar as férias. Em geral, os estrangeiros preferem se
hospedar em hotel, flat ou pousada.
O
Ministério do Turismo investiu R$ 180,3 milhões em obras de sinalização,
acessibilidade e centros de atendimentos aos turistas, a partir da Matriz de
Responsabilidade de Copa. Além disso, vem incentivando as hospedagens
alternativas para a Copa. De acordo com um levantamento do IBGE e dados do
MTur, o país já tem 59.713 leitos nas cidades-sede.
Ainda
segundo a Fifa, um novo lote de cerca de 160 mil ingressos estará disponível
para o público a partir de quarta-feira, 12 de março. O Brasil, anfitrião do
torneio, é o país com o maior número de ingressos comprados até o momento
(57%), cerca de 906.433
(Fonte : MTur)
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