quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

GOVERNO LANÇA CAMPANHA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA NO CARNAVAL


 

O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), lança mais uma campanha para proteção das crianças e adolescentes contra todos os tipos de violência durante o carnaval. Com a chamada “Proteja Brasil”, estará presente em festas carnavalescas de todo o país, com maior mobilização em  cinco centros carnavalescos do país: Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Paulo e Porto Alegre, além de Brasília.
Na capital da República, a campanha será lançada no próximo dia 13, às 10h, no Terminal Interestadual Rodoviário – SMAS Trecho 04 Conjunto 5/6. As datas do lançamento nas outras cidades serão divulgadas em breve.
Com foco nos pontos de grande circulação de pessoas - como portos, aeroportos, rodoviárias, hotéis e nos próprios circuitos de carnaval (sambódromos, blocos e camarotes) -, a campanha consiste na distribuição de materiais informativos que possuem o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de estar atento, prevenir e denunciar possíveis violações aos direitos de crianças e adolescentes. Além do abuso e exploração sexual, os organizadores pretendem alertar para outros tipos de violência, como o trabalho infantil.
A campanha pretende abordar os foliões desde a saída do seu local de origem, como nos aeroportos, até as festas. Nas cidades, equipes dos ministérios envolvidos, com apoio dos governos estaduais, prefeituras e movimentos sociais de proteção da infância, farão a distribuição dos materiais informativos. Artistas e personalidades do carnaval também estão sendo convidados a se envolverem na divulgação da campanha.
Proteja Brasil” é uma ação continuada que visa a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Representada por um trio de “macaquinhos”, que estimula a proteção e a denúncia de crimes contra crianças e adolescentes, a campanha já se tornou tradicional. Para o Carnaval especificamente, as personagens ganharam fantasias alusivas ao período.
 
(Fonte : MTur)

CRESCE A OFERTA DE CRÉDITO PARA O TURISMO


 
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil foram as instituições financeiras públicas que mais financiaram o mercado de turismo em 2013. Juntos, foram responsáveis por 85% do volume de crédito liberado para as empresas do setor, o que representa R$ 11,45 bilhões.
No total, os empréstimos somaram R$ 13,5 bilhões no ano passado, considerando também as operações realizadas pelo Banco Nordeste e Banco da Amazônia e parte das computadas pelo BNDES. Foram beneficiados vários setores da indústria do turismo como hotéis, restaurantes, empresas de transportes e agências de viagens.
A Caixa, que oferece também linha de crédito para o consumidor final, fechou 2013 com R$ 7,16 bilhões em financiamentos para o turismo. O volume equivale a 53% do total. Já o Banco do Brasil, com R$ 4,28 bilhões, participou com 32%.
“Se olharmos a linha do tempo desde 2003, ano em que o MTur foi criado, vemos que os financiamentos para o turismo crescem ano a ano. Alcançamos mais de 1.200% de aumento em treze anos”, comenta o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Em 2003, o Ministério do Turismo começou a articular com os bancos públicos a criação de linhas específicas para o setor. Desde então, o volume de financiamentos descreve uma linha ascendente, chegando a 2013 com um acumulado de R$ 58,38 bilhões em onze anos.
 
(Fonte : MTur)

BAHIA INVESTE EM PROFISSIONAIS DO TURISMO


 

A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) iniciou as inscrições para o Programa de Implantação da Rede de Inovação em Gestão do Turismo, que oferece cursos de qualificação a gestores municipais (secretário ou diretor de turismo) via ensino a distância e presencial, com aulas em Salvador, três dias por mês, durante seis meses.
O programa terá duração de 248 horas, com aulas teóricas e práticas e conteúdos que abordem cenários da administração pública com ênfase em gestão do turismo; além de legislações específicas; planejamento estratégico, entre outros. As informações estão disponíveis no site rededeinovacao.turismo.ba.gov.br.
A iniciativa da Bahia está em sintonia com um programa mais amplo de governo, o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que beneficia profissionais em contato direto com os turistas. Estima-se que 125 mil pessoas já estejam matriculadas no Pronatec desde 2012. Para o primeiro semestre, outras 36 mil vagas estão pactuadas.
Para preparar o setor de turismo para os grandes eventos, em especial a Copa do Mundo FIFA de 2014, o Ministério do Turismo investe no Pronatec Turismo. As aulas para a formação de profissionais estão previstas para começarem no início de março.
“Pretendemos qualificar profissionais para deixar como legado uma imagem positiva do país para os turistas que viajarão pelo país durante os jogos da Copa”, disse o secretário nacional interino de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Carlos Henrique Sobral.
Na Bahia, a programação terá início em 10 de março de 2014. Os interessados podem procurar as Secretarias de Turismo Estaduais e Municipais. Informações das linhas de ação e locais e contatos das Secretarias Estaduais e Municipais estão no site www.pronateccopa.turismo.gov.br e no 0800 606 8484.
 
(Fonte : MTur)

INFRAERO BUSCA SAÍDA PARA ROMBO DE R$ 350 MILHÕES


 

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) pretende resolver até o fim do mês um problema que causa um rombo de R$ 350 milhões por ano. A proposta, já apresentada a outros órgãos do governo federal, é a empresa ser ressarcida pela prestação de serviços de navegação aérea, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), informou ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, o presidente da estatal, Gustavo Matos do Vale, em entrevista exclusiva.
O Fnac é abastecido pelo dinheiro pago pelas empresas que venceram a concessão dos aeroportos e pela Infraero. O objetivo inicial do governo era repassar esses valores para a Infraero fazer investimentos em aeroportos regionais. Até agora, foram concedidos à iniciativa privada os terminais de Confins, Guarulhos, Viracopos, Galeão, Confins e Brasília.
A Infraero tem 106 estações de navegação aérea, algumas em locais extremamente remotos, como na Cabeça do Cachorro, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Gustavo do Vale lembra que as atividades dessas estações representam obrigações do Estado brasileiro. "Já que a navegação aérea, por opção do governo, não foi concedida", disse.
Gustavo do Vale explica que o controle local, ou "controle de torre", é tarefa dividida, no País, entre Infraero e Aeronáutica. "Em Guarulhos e Campinas, a torre é da Infraero", exemplificou. O mesmo ocorre nos aeroportos de Ribeirão Preto e Presidente Prudente, no interior paulista, administrados pelo governo estadual, mas com torre de controle operada pela Infraero. "Temos 900 controladores de voo", ressaltou.
 
Solução
 
Promover esse ressarcimento pelos serviços de navegação aérea é apenas uma das ideias que estão sendo pensadas para compor uma solução que equilibre as contas da Infraero pelo menos até 2016, quando devem começar a chegar os dividendos relativos à participação dos 49% que a empresa tem na concessão do Aeroporto de Guarulhos. "A gente espera que a partir de 2017 os dividendos de Guarulhos comecem a aparecer e os outros dois (Campinas e Brasília), a partir de 2019, 2020", disse o executivo.
Gustavo do Vale avalia que é uma situação momentânea, na qual há pesados desembolsos por causa da participação da empresa nas concessões, mas ainda não começaram a ser colhidos os dividendos relativos ao investimento.
Segundo o presidente da Infraero, esse equacionamento das contas faz parte de um "processo de transição" que deve ser acertado nos próximos dias. A discussão em busca do equilíbrio dessas contas envolve também os Ministérios do Planejamento, da Fazenda, Casa Civil e, claro, Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
Embora Gustavo do Vale não tenha sugerido ligação entre os dois fatos, se ficar acertado o ressarcimento pelos serviços de navegação aérea, pelo menos um outro problema urgente também estará resolvido: o pagamento da outorga relativa à participação da Infraero na concessão dos aeroportos de Confins (MG) e do Galeão (RJ).
De acordo com o edital de concessão desses dois aeroportos, a Infraero tem de fazer o aporte de capital antes da assinatura do contrato com os consórcios vencedores dos dois leilões, prevista para março. Esse aporte é de 50% referente à participação da empresa nas Sociedades de Propósito Específico (SPEs), que totaliza 49% de participação da Infraero. São R$ 177,1 milhões para Galeão e R$ 129,1 milhões para Confins. No total, portanto, a Infraero tem de desembolsar R$ 306,2 milhões ainda em fevereiro.
Mineiro de Caratinga, com passagem pelo Banco Central e no comando da Infraero desde 2011, Gustavo do Vale não conta quais outras estratégias podem ser adotadas para equilibrar as contas da Infraero durante os próximos três anos. Ele diz apenas que a solução está por sair "nos próximos dias".
 
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

VIRACOPOS TEM RECORDE DE PASSAGEIROS EM JANEIRO


 

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou novos recordes operacionais em janeiro, quando recebeu 867.253 passageiros (+2,15% em relação a igual mês do ano passado) e registrou 11.837 movimentos de aeronaves (+11,09% frente a janeiro de 2013). "O resultado confirma a tendência de crescimento do aeroporto, que em 2013 se tornou o sexto maior do Brasil, transportando 9.294.446 passageiros no ano, expansão de 5% em relação a 2012", destacou a Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o terminal.
A Aeroportos Brasil Viracopos é uma sociedade da Triunfo Participação e Investimentos, UTC Participações, Egis Airport Operation e Infraero. A Triunfo detém 23% de participação no negócio
Atualmente a empresa executa obras na construção de um novo terminal, que terá capacidade para receber até 22 milhões de passageiros por ano e deve estar pronto até maio.
 
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

OBRA DE AEROPORTO DE MT NÃO DEVE FICAR PRONTA ATÉ O MUNDIAL, DIZ SECOPA


 

A Secretaria da Copa (Secopa) admitiu nesta quarta-feira (12) que as obras do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, não devem ficar totalmente prontas até o Mundial, que começa no próximo mês de junho. Conforme a nova previsão, apenas a ampliação do aeroporto deve ser entregue, enquanto a reforma da ala antiga deve ser concluída após o torneio. A Infraero informou que segue com o plano de execução para abril.
A última medição apontou a conclusão de 40% das obras. No mês de janeiro, o ministro da Aviação Civil Moreira Franco esteve na capital mato-grossense e exigiu a conclusão da obra do Marechal Rondon até março, para que a operação do aeroporto seja feita de forma razoável para a Copa do Mundo.
O terminal, uma das prioridades da Matriz de Responsabilidade para a realização do torneio, chegou a ser considerado por uma pesquisa da Secretaria de Aviação o pior dos 15 aeroportos que deverão servir os passageiros durante a Copa.
O projeto de reforma e ampliação do aeroporto foi licitado por mais de R$ 77 milhões, mas o valor final poderá chegar a R$ 115 milhões, segundo a Infraero. As obras devem ampliar a área atual de 5,46 mil metros quadrados para 13,2 mil e dobrar a capacidade de passageiros, tendo condições de atender 5,7 milhões por ano. Atualmente, a estrutura é para receber 2,5 milhões de passageiros anualmente.
 
(Fonte : G1)

AVIANCA PLANEJA COMPRA DE 50 NOVOS JATOS, DE OLHO NA AVIAÇÃO REGIONAL


 

De olho no incentivo do governo a rotas para cidades do interior do Brasil, a Avianca, quarta maior empresa aérea do país, anunciou planos para ampliar sua frota. A companhia já negocia com a Embraer e fabricantes estrangeiras para adquirir pelo menos 50 novos jatos, além de renovar 15 aeronaves de pequeno porte da Avions de Transport Regional (ATR), utilizadas em viagens de curta distância.
As informações foram confirmadas nesta terça-feira pelo diretor-executivo da aérea, José Efromovich, em entrevista em São Paulo. Segundo o executivo, estão sob análise modelos da canadense Bombardier, da japonesa Mitsubishi Aircraft e da russa Suhkoi. Efromovich disse ainda que a companhia tem interesse no novo modelo da Embraer, o E2, com previsão de entrega para 2018.
- Temos que substituir pelo menos 15 ATRs e pode ser preciso cerca de 50 novos aviões. Vai depender do programa de aviação regional do governo - afirmou o diretor.
Em entrevista no último dia 29, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, afirmou que o plano, lançado em 2012, seria um “grande estímulo” para a Embraer. No entanto, a Avianca também poderia se beneficiar.
- Poderíamos começar uma subsidiária regional, criar uma nova companhia ou até negociar com aéreas já existentes para programas regionais. Estamos abertos para todas as opções - destacou o executivo.
 
(Fonte : Jornal O Globo)