segunda-feira, 2 de julho de 2012

RIO - PATRIMÔNIO CULTURAL



A cidade do Rio de Janeiro recebeu ontem, em São Petersburgo, Rússia, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco, divisão da ONU voltada para educação, ciência e cultura.
Foi incluída na categoria Paisagem Cultural, associada a casos em que a natureza é valorizada pela ação do homem -a outra é de bens culturais. Foi a primeira metrópole a receber o título nessa classificação, que costuma ser vinculada a localidades em áreas rurais.
"O reconhecimento alcançado pelo Rio representa uma visão nova de pensar em patrimônio que engloba a natureza e o homem", disse a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A presidente Dilma Rousseff, em nota, disse que o título é "motivo de orgulho para todo o Brasil".
O Rio é o 19º patrimônio da humanidade certificado pela Unesco no país -alguns são o Parque Nacional do Iguaçu e o Pantanal, como paisagens naturais, e as históricas Olinda e Goiás Velho, pela relevância cultural.
A apresentação na Rússia começou com slides de locais que justificam a indicação.

1
BAÍA DE GUANABARA
Acabou lembrada pela presença das fortalezas construídas em seu acesso para o mar durante a colonização da cidade do Rio

2
JARDIM BOTÂNICO
Localizado na zona sul, foi outro exemplo da valorização da área verde da cidade. A imagem das tradicionais palmeiras imperiais foi exibida na sessão da UNESCO

3
ATERRO DO FLAMENGO
O Parque do Flamengo surgiu com o projeto do aterro, iniciado da década de 1950, que também contou com a intervenção de Burle Marx, responsável pelo paisagismo da área

4
PÃO DE AÇÚCAR
Tradicional cartão-postal carioca, o Pão de Açúcar e seus bondinhos retratam a razão pela qual o Rio foi escolhido Patrimônio Cultural da Humanidade

5
FLORESTA DA TIJUCA
Faz parte da lista por sua história: no século 19, devastada por plantações de café, a área foi reflorestada por ordem de Dom Pedro 2º

6
CALÇADÃO DE COPACABANA
A orla tem como marca registrada o tradicional calçadão de pedras portuguesas projetado pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx

7
ENSEADA DE BOTAFOGO
A orla da Enseada de Botafogo, com seus barcos ancorados, foi lembrada pelo Iphan, responsável pelo documento da candidatura

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

ESCOLHA DO RIO COMO PATRIMÔNIO MUNDIAL É "MOTIVO DE ORGULHO", AFIRMA DILMA



A presidente Dilma Rousseff afirmou neste domingo que a inclusão da cidade do Rio de Janeiro na lista do Patrimônio Mundial da Unesco é "motivo de orgulho para todo Brasil".
Em comunicado, Dilma ainda ressaltou a importância do reconhecimento da cidade que vive momento de mudança. "Um estímulo para que o Rio de Janeiro prossiga sua trajetória de revitalização e crescimento".
A chefe de Estado destacou que o título da Unesco chega no momento em que a cidade demonstrou ter "competência e capacidade de gestão para abrigar grandes eventos nacionais e internacionais", lembrando da realização do Rio+20, além da Copa do Mundo que acontecerá em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi outro que comemorou a decisão da Unesco, ressaltando as qualidades da cidade. "Esse diálogo com a natureza do Rio de Janeiro é único no planeta", disse.
Na reunião deste domingo, o comitê, que continuará seus trabalhos em São Petersburgo até o próximo dia 6, também incorporou para a lista do Patrimônio Mundial as casas de fazendas decoradas de Halsingland (Suécia) e os maiores sítios de mineração da Valônia (Bélgica).
Também foram declarados Patrimônio Mundial o sítio neolítico de Çatalhöyük, (Turquia), o sítio fossilífero de Chengjiang (China), os lagos de Unianga (Chade) e a reserva natural de Shanga (Camarões, República do Congo e República Centro-Africana).
O Comitê do Patrimônio Mundial, que vela pelo cumprimento da convenção de 1972 sobre proteção do patrimônio mundial, é integrado por representantes de 21 países escolhidos pelos Estados signatários para um mandato de quatro anos.
No momento da inauguração dos trabalhos da 36ª sessão do Comitê, que se estenderão até o próximo dia 6, a lista do Patrimônio Mundial reunia 725 sítios culturais, 183 naturais e 28 mistos, situados em 153 países.

(Fonte : EFE)

TURISMO DURANTE RIO+20 GERA R$ 247 MILHÕES



Se a Rio+20 não alcançou os resultados esperados quanto a medidas concretas em prol da sustentabilidade, ao menos mostrou a capacidade do Rio de Janeiro em receber os 110 mil visitantes que estiveram na cidade durante os dez dias da Conferência e geraram um rendimento extra de R$ 247 milhões ao setor turístico. "A cidade não precisa mais testar. Ela já está sendo testada e está passando no teste", avalia o presidente da Riotur, Pedro Guimarães. Redução na taxa de criminalidade, trânsito inferior às médias históricas e ampliação das operações de atendimento ao turista foram alguns dos saldos positivos deixados pela Conferência para a cidade.
Embora os quase 1,2 mil deslocamentos de comitivas e o aumento do fluxo de veículos fretados, além das diversas manifestações, tenham provocado congestionamento em alguns pontos, a cidade registrou trânsito abaixo da média histórica do município, com redução de até 27% do tempo de deslocamento em alguns locais. Resultado não só de estratégias implementadas pela CET-Rio, mas também da adoção de ponto facultativo nos três últimos dias da Conferência.
Houve pontos positivos também na área de sustentabilidade, especialmente em uso de biocombustíveis e gestão de resíduos. Dos 380 ônibus fretados em circulação, 31 deles (8%) funcionaram com combustíveis alternativos. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e as cooperativas de catadores realizaram a coleta seletiva de quase um terço das 144 toneladas de lixo recolhidas nos eventos oficiais e paralelos durante os dez dias da Conferência - isso numa cidade que recicla menos de 1% de todo o seu lixo produzido.
As regiões onde ocorreram atividades ligadas à Rio+20 registraram quedas bruscas nas ocorrências de homicídio doloso (quando há intenção de matar), roubos de veículos e roubos de rua durante o evento em comparação ao mesmo período de 2011. No caso de homicídio, houve uma redução de até 80% na comparação entre os dois períodos. A área de monitoramento diário das estatísticas englobou 18 delegacias da cidade na região central, na zona sul, no aeroporto internacional e nos bairros da zona oeste onde houve grande circulação de delegações. A principal causa para essa queda, apontam especialistas, foi o superpoliciamento nessas áreas: cerca de 20 mil homens das Forças Armadas e das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar estavam envolvidos no esquema de segurança da conferência.
"Apesar de o Rio estar um canteiro de obras, a cidade respondeu muito bem", ressaltou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Alfredo Lopes. A rede hoteleira, que obteve índice de ocupação de 95%, terá 10 mil novas vagas em 36 novos empreendimentos até os Jogos Olímpicos de 2016. A Abih estima que serão criados mais de 40 mil postos de trabalho diretos e indiretos até lá. "Muitos destes postos estão voltados à construção de hotéis, mas no futuro eles precisam ser qualificados para a operação do hotel, e esse é um desafio grande", avalia Lopes. A defasagem na capacitação no setor turístico foi sentida especialmente pelos estrangeiros. Embora tenha prestado atendimento a mais de 260 mil pessoas nos 16 postos de informação montados pela cidade, a Riotur pretende sanar um dos principais problemas enfrentados na Rio+20: a ausência de atendentes bilíngues.
Ainda neste ano será ampliado o programa municipal Rio Hospitaleiro, que em 2011 capacitou 3 mil pessoas. De acordo com Guimarães, a ideia é oferecer treinamento não só ao setor hoteleiro, mas também a garçons, taxistas, policiais, guardas municipais e garis. "Vamos focar especialmente nos atendentes de serviço público, que estão na ponta, para que a cidade esteja pronta para mostrar sua capacidade de receber bem e com qualidade".

(Fonte : Ag. Estado / imagem divulgação)

TURISMO COMO PROJETO DE VIDA



O programa Pronatec Copa, iniciativa dos ministérios do Turismo e da Educação em parceria com o Sistema S, está sendo visto pelos alunos como um caminho para um futuro melhor. “Estou bastante empolgada e feliz com o curso. É um passo a frente na caminhada em busca da realização dos meus sonhos. Minha chance de crescer profissionalmente está no Pronatec”, afirma a camareira Genilda Costa dos Santos, 48 anos. A aluna do curso de inglês tem 14 anos de profissão, escolhida assim que chegou do Nordeste para morar no Rio de Janeiro. Ela trabalha há 4 anos na rede hoteleira Othon e acredita que o Pronatec Copa veio na hora certa para impulsionar uma promoção profissional. “Sempre trabalhei como camareira por gostar do que faço e por fazer bem feito. Já tive outras oportunidades de emprego, mas nunca aceitei. Porém, fiz um estágio como supervisora de andares e agora estou buscando uma qualificação para assumir este cargo”, avalia.
A colaboradora do hotel conta que não pensou duas vezes quando viu o anúncio do curso no mural da empresa. “O curso tem me incentivado nos estudos. Tenho o segundo grau completo, mas depois que voltei para a sala de aula estou com uma vontade muito grande de aprender. Quero voltar a estudar e completar minha prática com conhecimentos teóricos”, garante ela, cheia de planos. O tempo de profissão garantiu a Genilda uma vasta experiência no atendimento ao turista.
E algumas lições para os mais jovens: “o reconhecimento é resultado de um bom atendimento, assim como um bom atendimento é resultado de qualificação”.

CHANCE ÚNICA

Evaldo Rodrigues de Sousa começou seu trabalho na rede hoteleira Othon há 15 anos, na função de commis. Passou para garçom, 2º maitre e hoje ocupa o cargo de 1º maitre.
Seu projeto é abrir uma pousada, e para isso aposta na qualificação. “Estou concluindo agora a graduação no curso de Turismo. Meu inglês é muito básico, quero e preciso falar a língua fluentemente. O meu projeto depende dessa minha qualificação, e esse curso do Protanec é uma oportunidade como nenhuma outra”, conta ele.
O profissional conta que sua paixão pelo turismo é antiga. Já o entusiasmo com o trabalho em restaurantes é coisa de família: vários parentes também trabalham na área. Evaldo é o único no segmento hoteleiro, que, segundo ele, proporciona um verdadeiro intercâmbio de culturas, conhecimentos e experiências.
Para Genilda e Evaldo, o fato de o curso ser realizado no local onde trabalham é decisivo: não há preocupação com locomoção ou risco de atraso para as aulas, e a dedicação é garantida. “É uma oportunidade única. Outras empresas deveriam oferecer essa chance: é bom para os funcionários, para os turistas e para a própria empresa. Melhorar a qualidade dos serviços é contribuir para a evolução da cadeia produtiva e impulsionar a própria economia do país”, defendeu Evaldo.
A unidade Othon Copacabana (RJ) realiza, duas vezes na semana, aulas de inglês pelo programa Pronatec Copa.
Empresas que tenham interesse em formar turmas devem entrar em contato com as unidades estaduais/municipais do Senac ou pela central telefônica do Ministério do Turismo: 0800 606-8484.
Todos os empreendimentos participantes receberão uma identificação do governo federal, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo de 2014.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

HOTEL CONSTRUÍDO PARA COPA DE 1990 E NUNCA TERMINADO É DEMOLIDO EM MILÃO



A cidade de Milão começou na última segunda-feira a demolir um luxuoso hotel que deveria ter ficado pronto para a Copa do Mundo de Futebol de 1990 na Itália, mas que nunca teve um hóspede, e cuja construção nem chegou a ser completada.
O prefeito Giuliano Pisapia assistiu enquanto um guindaste hidráulico atacava o prédio abandonado de sete andares, conduzindo uma leva de aplausos enquanto detritos voavam do edifício de concreto.
A construção, chamada pelos locais de "Ecomonstro", foi considerada uma aberração por mais de 20 anos.
"Hoje é um dia de alegria para a população de Milão. Nós estamos pegando de volta este terreno precioso ocupado pelo Ecomonstro e estamos devolvendo-o para a cidade e seus cidadãos", disse Pisapia.
A demolição está prevista para acontecer 20 dias antes do início da construção da área de um parque.
O político de esquerda Pisapia assumiu no ano passado. Antes dele, Milão era considerada um reduto de direita do antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi.
Ambientalistas do proeminente grupo italiano Legambiente comemoraram a demolição do hotel, agitando bandeiras em apoio.

(Fonte : Reuters)

INFRAERO ACIONA PLANO ESPECIAL PARA ATENDER MOVIMENTO NO MÊS DE JULHO



Durante o mês de julho, o movimento de passageiros nos 63 aeroportos da rede Infraero - e nos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos - deve registrar um crescimento de 9,11%. Isso significa aproximadamente 1,5 milhão de viajantes a mais em relação ao mesmo período de 2011.
Para preservar a tranquilidade de usuários e passageiros durante o período de recesso escolar, a Infraero acionará o plano utilizado na alta temporada e nos feriados prolongados. Haverá ainda reforço, por meio de remanejamento nas escalas de trabalho, no efetivo de funcionários que atendem diretamente o público, nas equipes de segurança e de limpeza.
Além disso, funcionários estarão circulando nos saguões e áreas públicas para orientar passageiros e usuários. Eles são facilmente identificados pelo colete amarelo da campanha “Posso Ajudar/May I help you?”.
Nos balcões de informação, as equipes estão preparadas para auxiliar os viajantes em questionamentos sobre voos, serviços disponíveis no aeroporto e dados gerais.


(Fonte :  Business Travel Magazine / imagem divulgação)

NOVO TALÃO


No primeiro dia em vigor da nova lei que obriga que todos os valets paulistanos usem um cupom oficial da prefeitura, a maioria deles ainda estava irregular.
A Folha fez uma ronda na hora do almoço de domingo por quatro bairros badalados - Vila Madalena, Itaim Bibi e Jardins, na zona oeste, e Moema, na sul- e constatou que, de 19 restaurantes com valets, apenas dois já tinham o talão.
O cupom indica que o serviço é prestado por uma empresa cadastrada e regular e que pagou o ISS (Imposto Sobre Serviço) à prefeitura.
O cliente fica com uma parte, que serve como documento de identificação do valet -importante quando precisar fazer uma reclamação- e com o qual pode se beneficiar dos reembolsos do programa Nota Fiscal Paulistana.
A partir de hoje, a Secretaria de Finanças fará fiscalizações diárias pelos 900 serviços cadastrados. Se constatar que ele está sem talão, tanto o valet quanto o restaurante ou bar podem ser multados em R$ 639 por veículo.
Se vir que, além disso, o valet não tem um lugar fechado para estacionar os carros, a pasta notificará a subprefeitura para aplicar outra multa, por descumprir esta outra norma, vigente desde 2004.
Na Vila Madalena, os funcionários do valet Posto Bola 9, que atua em vários bares, mostravam o novo cupom como troféu para os motoristas: "Só nós que temos isso aqui!".
Dos 17 valets que estavam sem o talonário, 15 disseram que já fizeram o pedido na prefeitura, mas que ele ainda não ficou pronto.
Alguns mostraram o comprovante à Folha, como o Ka-kau Park, que atua nos restaurantes Ecco, Starbucks, Trindade e Lanchonete da Cidade, no Itaim Bibi. Ele solicitou 3.500 cupons em 14 de junho e pagou o ISS no dia seguinte.
Segundo a secretaria, os cupons levam 14 dias para ficarem prontos, mas cabe ao dono do valet fazer a retirada dos impressos. A pasta diz ainda que eles tiveram um mês para solicitar e foram informados do prazo de impressão.
O comprovante do pedido não vai impedir os estabelecimentos de serem multados, portanto.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

ACCOR ANUNCIA UM NOVOTEL E UM ÍBIS PRÓXIMO AO PARQUE OLÍMPICO DO RIO


A Accor, operadora hoteleira líder na América Latina e a Host Hotels & Resorts, uma das maiores empresas de investimento imobiliário do mundo, assinaram contrato de administração de empreendimento hoteleiro localizado próximo ao futuro Parque Olímpico na capital carioca, constituído por dois hotéis, sendo um da marca Novotel com 150 apartamentos, e outro um ibis com 255 apartamentos. Os hotéis têm previsão de abertura no primeiro semestre de 2014.
“O anúncio deste novo empreendimento chega em um bom momento para a cidade do Rio de Janeiro, contribuindo ainda mais com a oferta de novos quartos nesta importante cidade brasileira”, diz o COO da Accor para América Latina, Roland de Bonadona.
Com a abertura do Novotel Rio de Janeiro Parque Olímpico, a marca passará a oferecer três endereços diferentes no Rio de Janeiro. Já com o Ibis Rio de Janeiro Parque Olímpico, a marca totaliza 6 opções na cidade, entre o Centro, a Zona Sul e a Barra, complementando a presença estratégica das duas redes na segunda maior cidade do País.

(Fonte : Business Travel Magazine)

PASSAGENS DE ÔNIBUS INTERESTADUAIS E INTERNACIONAIS AUMENTARAM 2,7%


Aumentaram 2,7% ontem (dia 1º de julho) as passagens de ônibus interestaduais e internacionais de passageiros de linhas que percorrem mais de 75 quilômetros.
O aumento foi autorizado na última quarta-feira pela ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O reajuste não será aplicado ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, aqueles com distância até 75 quilômetros.
De acordo com a ANTT, os reajustes das tarifas de ônibus interestaduais são calculados com base em custos da operação do serviço, como combustíveis, lubrificantes, peças e assessórios e pagamento de funcionários.

(Fonte :  Business Travel Magazine)