quarta-feira, 6 de junho de 2012

VIAJANTE CONSUMISTA



Cresceu o uso de cartão pré-pago para compras e saques no exterior. Em 2011, a carga média registrada pelo Itaú no cartão foi de U$ 2.500.
As compras são realizadas principalmente para vestuário, eletrônicos, tecnologia, hospedagem e restaurantes, segundo o banco.
Aproximadamente 64% dos gastos no cartão são feitos em dólar, seguido pelo euro (30%) e pela libra (6%), de acordo com Rose Del Col, vice-presidente das Américas para produtos pré-pagos da emissora American Express.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo /imagem divulgação)

INFRAERO IMPLEMENTA AÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDER A DEMANDA DO FERIADO



O movimento nos aeroportos administrados pela Infraero deve crescer 5,15% de 6 (hoje) a 11 de junho, em função do feriado de Corpus Christi (amanhã). Esse percentual corresponde a 3,1 milhões de passageiros a mais na comparação com o mesmo feriado no ano passado. O maior fluxo de viajantes deve ocorrer a partir do final da tarde de quarta-feira e durante toda a quinta-feira. Na volta, o domingo e a manhã de segunda-feira devem ser os períodos mais movimentados.
Para atender essa movimentação, a Infraero colocará em prática um plano de ações utilizado em períodos de intenso movimento, como o final do ano e o carnaval, por exemplo. As medidas contemplam o reforço nas equipes, por meio de remanejamento da escala de trabalho, e ações preventivas como a manutenção de equipamentos como pontes de embarque, elevadores e esteiras.

(Fonte : Business Travel Magazine)

ESPANHA REDUZ AS EXIGÊNCIAS PARA ENTRADA DE BRASILEIROS



A Espanha diminuiu as exigências para a entrada de brasileiros em seu território.
Uma das principais mudanças prevê a apresentação de uma carta-convite simplificada - o documento é solicitado quando o estrangeiro vai permanecer na casa de um conhecido ou parente.
A partir de agora, a carta deve conter informações apenas da identidade da pessoa que convida, da pessoa convidada e o local de hospedagem.
Hoje, a comprovação da relação de amizade ou parentesco e a delimitação do período de estada também devem ser mencionados na carta.
A mesma regra vale para brasileiros que viajam à Espanha mas têm como destino outro país do espaço Schengen (área de livre circulação na União Europeia).
Para o Itamaraty, o novo modelo deve impedir decisões arbitrárias de barrar brasileiros com base em regras burocráticas -que, muitas vezes, não são solicitadas de turistas de outras nacionalidades.
O acordo garante ainda que o brasileiro impedido de entrar no país, retido por mais de 24 horas ou "em casos de extrema necessidade", tenha acesso à sua bagagem.
A flexibilização dos critérios foi definida após longa reunião entre diplomatas e autoridades de Brasil e Espanha, em Madri, na segunda-feira.
A intenção é pôr fim às recorrentes queixas de maus-tratos de brasileiros em viagem ao país europeu. Como resposta, o Brasil passou, em abril, a ampliar as exigências para ingresso de espanhóis, adotando critérios semelhantes aos da Espanha -uma reciprocidade diplomática.
"As delegações registraram o excelente ambiente de cooperação e pelos importantes avanços obtidos na reunião, bem como pela disposição para a cooperação mútua nessa matéria", diz trecho do comunicado conjunto divulgado.
A diplomacia brasileira viu de forma positiva as mudanças, mas aguarda seus efeitos. Apesar das declarações elogiosas de ambos os lados -o próprio rei espanhol afirmou em visita ao país que os brasileiros são "bem-vindos"- o que o Itamaraty espera é que o modelo funcione na prática.
Os dois países definiram que toda informação referente aos requisitos será publicada e atualizada nos sites de consulados e embaixadas e devem ainda reforçar a comunicação entre o aeroporto e autoridades, para aumentar o número de autoridades que podem ser acionadas e aumentar o nível do diálogo.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

BNDES CORTA JURO PARA BANCO BAIXAR “SPREAD”



O BNDES anunciou ontem a redução das taxas de juros para capital de giro destinado a micro, pequenas, médias e grandes empresas.
A medida é mais uma investida do governo para reduzir o "spread" bancário (diferença entre o que o banco paga para captar e cobra para emprestar) e elevar os investimentos.
Para as micro e pequenas empresas, a redução foi de 9,5% para 6% ao ano; para as médias, de 9,5% para 6,5%, enquanto para as grandes foi de 10% para 8%. O programa vai até final de 2013.
No entanto, por causa dos "spreads", o valor do juros poderá chegar a 10,7% ao ano para as empresas, dependendo do porte da empresa e do banco. É sobre esse aumento que o governo quer intervir.
Os empréstimos para capital de giro sairão do BNDES Progeren (Programa de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda), que só é operado de forma indireta, ou seja, pelos bancos comerciais.
A expectativa do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, com a medida é que a concorrência entre os bancos reduza as taxas de juros para abaixo de 10% ao ano. Em dois meses, o BNDES deverá fazer uma avaliação do comportamento dos "spreads".
A Febraban (federação de bancos) não quis se pronunciar sobre o assunto, mas as primeiras quedas deverão vir dos bancos estatais -Banco do Brasil e Caixa Econômica.
Segundo o BNDES, o BB é o agente mais atuante no Progeren.
A instituição lidera nas negociações, com destaque às microempresas: 88% do valor das operações saiu pelo banco entre 2008 e abril deste ano.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

SETOR DE SERVIÇOS MOSTRA SINAIS DE FRAQUEZA E TEM RETRAÇÃO EM MAIO



O setor de serviços, que vem sustentando o modesto crescimento da economia brasileira nos últimos dois trimestres, deu sinais de fraqueza em maio.
Segundo um indicador calculado pelo HSBC e pela consultoria Markit Economics, a atividade do setor caiu no mês passado pela primeira vez desde julho de 2009.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) recuou de 54,4 pontos em abril para 49,7 em maio. Resultados abaixo de 50 pontos indicam retração do setor.
Segundo o economista-sênior do HSBC, Constantin Jancso, esse resultado preocupa porque o setor tem sido uma das principais fontes de dinamismo da economia.
Com a queda da atividade de serviços em maio, HSBC e Markit estimam que o setor privado se contraiu no mês passado pela primeira vez desde setembro de 2011. O PMI da indústria, divulgado na última semana, já tinha indicado retração no setor pelo segundo mês seguido.
"O segundo trimestre está bastante fraco. Os dados não mostram uma recuperação em relação ao primeiro trimestre, pelo contrário, mostram até uma desaceleração da economia", afirma.
Para Jancso, há sinais cada vez mais fortes de que o PIB (Produto interno Bruto) vai crescer menos neste ano do que em 2011, quando a expansão ficou em 2,7%.
"Parece que o marasmo da indústria está se espalhando para o setor de serviços."
A pesquisa PMI, feita mensalmente com 350 empresas de serviços e 450 da indústria, mede a evolução dos novos negócios, o otimismo e a contratação das companhias.
Os dados de maio mostram que houve demissão no setor industrial, enquanto as empresas de serviços continuaram gerando novos postos de trabalho, mas em ritmo menor do que há seis meses.

CONFIANÇA MENOR

O desaquecimento do setor de serviços também aparece em outra pesquisa divulgada nesta semana. Anteontem, a FGV mostrou que a confiança do setor atingiu em maio o seu menor nível desde agosto de 2009.
Essa piora foi influenciada, principalmente, pelo otimismo menor com relação aos negócios nos próximos meses.
Segundo o coordenador de sondagens conjunturais da FGV, Aloisio Campelo, o maior recuo da confiança ocorreu no segmento de serviços prestados às famílias.
Na sua avaliação, o forte aumento dos preços de itens como restaurantes, salões de beleza, hotéis e reparos em geral nos últimos anos pode ter refreado a demanda.
Além disso, ele observa que o consumidor está mais cauteloso com seu orçamento, seja porque seu endividamento aumentou nos últimos anos, seja porque o cenário econômico aqui e lá fora está mais nebuloso.
"Isso se reflete também no comércio. Os segmentos que dependem diretamente do aumento da renda, como supermercados, vestuário e calçados, tem mostrado mais otimismo que aqueles que dependem mais do crédito."

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

EVENTO TURÍSTICO EM FOZ DO IGUAÇU DESTACA USO COMERCIAL DA INTERNET



O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu acontece esse ano na cidade de Foz do Iguaçu entre os dias 13 e 15 de junho, com diversos expositores, participantes e novidades na programação.
Um dos destaques é a Arena FIT-Oficinas, que apresentará uma série de oficinas com apresentações de cases, debates e palestras sobre como o profissional de turismo pode usar melhor a internet para divulgar produtos e atrair mais clientes.
A participação é aberta para todos os inscritos no Festival, e os convites serão entregues durante o credenciamento. Entre os temas tratados nas apresentações estão plataformas para criação de sites, aplicativos mobile, otimização de sites/blogs com vídeos e explanação sobre mídias sociais.
Para participar, os interessados devem estar inscritos no evento. Maiores informações, incluindo a lista de oficinas, separadas por data e horário, podem ser conferidas no site oficial.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

TAM E GOL ALTERAM SITES PARA INFORMAR OS ATRASOS DE VOOS




A TAM mudou seu site para tornar mais acessível os índices de atrasos e cancelamentos a que, desde anteontem, as companhias aéreas passaram a ser obrigadas pela Anac (agência de aviação civil) a fornecer.
Ontem, a Folha mostrou que as empresas escondiam os dados dos passageiros.
A Gol, que usa um ícone de relógio para apresentar as informações, disse que colocará uma legenda para deixar os dados mais claros.
A norma tem a intenção de dar elementos para o passageiro decidir em qual empresa vai viajar.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

EVENTO MOBILIZA SEGMENTO NÁUTICO EM SÃO PAULO



O Brasil é o quinto maior mercado mundial de cruzeiros marítimos. O número de passageiros transportados cresceu 500% nos últimos sete anos. É neste cenário que a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) promoveU nesta terça-feira (5) o Cruise Day 2012. O evento reuniu, em São Paulo (SP), 1,5 mil agentes de viagens e organizadores de eventos que atuam no segmento de turismo náutico.
“Os agentes de viagens, o setor de cruzeiros marítimos e o turismo no Brasil" foi o tema desta edição do Cruise Day. O encontro é realizado anualmente, desde 2006, com o objetivo de capacitar, apresentar dados, novidades do setor e divulgar a temporada de cruzeiros operados no Brasil e exterior. Pela manhã, será realizado resumo IV Fórum Abremar, no qual serão debatidas questões relacionadas ao segmento de viagens de navio.
“Nosso setor é um excelente gerador de renda e emprego para as economias regionais. Na última temporada, os gastos produzidos pelos armadores e cruzeiristas no território brasileiro alcançaram R$ 1,4 bilhão”, afirma o presidente da Abremar, Ricardo Amaral, em artigo de divulgação do evento. Segundo ele, o mercado brasileiro só é superado em número de passageiros por Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Itália.
A temporada 2004-2005 transportou 139,4 mil cruzeiristas, distribuídos em seis navios. Os números das viagens realizadas no período 2010/11 foram recordes, chegando a 792 passageiros transportados em 20 navios. Agora, a Abremar está fechando os números da temporada 2011/12, que terminou no mês passado.

(Fonte : MTur)

HOTEL SANTA TERESA (RJ) FAZ PARCERIA COM COLLECTION HOTELS


O Hotel Santa Teresa, no Rio de Janeiro, tem como 50% do faturamento a demanda do mercado corporativo. Visando incrementar ainda mais este segmento, uma parceria com a Collection Hotels foi firmada.
A empresa possui sede em São Paulo e foco no corporativo, convenção, eventos e turismo de lazer.
Atendendo também hotéis no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis, a Collection Hotels tem como objetivo aproximar o Hotel Santa Teresa das agências de viagens corporativas, organizadoras de congressos e principais empresas do País.
Mais informações: www.collectionhotels.com.br.

(Fonte : Panrotas)