terça-feira, 16 de maio de 2017

Quase 60 mil vagas foram criadas em abril, melhor resultado desde 2014


Após queda em março, o emprego formal voltou a reagir em abril. Entre demissões e contratações, foram criadas 59,8 mil vagas com carteira assinada, o melhor resultado para o mês desde 2014.
Em março, o resultado do emprego havia sido negativo em 63,6 mil vagas formais, revertendo a melhora em fevereiro, quando pela primeira vez em 22 meses o saldo foi positivo, com a criação de 35,7 mil empregos.
Em abril de 2016, houve perda de 62,8 mil vagas.
No acumulado do ano, foram eliminadas 933 vagas com carteira, praticamente uma estabilidade em relação ao total de empregos formais existentes em dezembro de 2016.
O único setor que eliminou postos de trabalho foi a construção civil, que perdeu 1,7 mil vagas.
O setor que mais criou postos de trabalho no mês passado foi serviços, com 24,7 mil vagas a mais. O resultado foi puxado por serviços médicos e odontológicos, transportes e comunicações e ensino.
Em segundo lugar, vem a agropecuária, com 14,6 mil vagas criadas, desempenho determinado pelos postos de trabalho surgidos nos cultivos de cana de açúcar e café.
E em terceiro lugar está a indústria de transformação, onde 13,6 mil postos de trabalho foram criados, com destaque para a indústria química, produção alimentícia e borracha.
"Esperamos resultados positivos em maio", disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. "A tendência é que se continue a criar vagas no Brasil, e esperamos que isso se concretize e se estabeleça", afirmou.
De acordo com Nogueira, "quanto maior o número de pessoas consumindo, toda a cadeia se fortalece". "A retomada do emprego é fundamental para a economia, vamos ter uma economia forte no país", declarou


(Fonte : Jornal Folha de SP / Imagem divulgação)

Possível derrubada de veto à lei do ISS nesta semana preocupa empresas

 

A possibilidade de que seja votada nesta semana a derrubada a um veto na lei que regula o ISS (Imposto Sobre Serviços) tem gerado preocupação entre empresas financeiras e de planos de saúde.
O trecho, vetado pelo presidente Michel Temer no fim de 2016, determinava que o ISS fosse recolhido no local de prestação do serviço, e não na cidade-sede da companhia.
O Congresso tem a intenção de marcar a votação para a noite desta quarta (17), mas não foi confirmada, segundo a assessoria do Senado.
A mudança seria um "pesadelo operacional", afirma Ricardo Vieira, diretor-executivo da Abecs, que reúne empresas de cartões de crédito.
"Cada cidade tem um prazo, uma base de cálculo diferente, e seria preciso ter uma representação física em cada local", diz o executivo, que esteve na segunda (15) em Brasília conversando com parlamentares sobre o tema.
A alta do custo operacional pode inviabilizar a prestação dos serviços em cidades pequenas, principalmente para companhias de menor porte, afirma o superintendente da Abramge (de planos de saúde), Francisco Wisneski.
Também seriam afetadas operações de leasing, consórcio e fundos de investimento.
A mudança no recolhimento atendia a uma demanda das prefeituras para ampliar sua arrecadação, diz o presidente da CNM (confederação de municípios), Paulo Ziulkoski.
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(Fonte : Coluna Mercado Aberto – J. Folha de SP / Imagem divulgação)

Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 3,93%


Pela décima vez consecutiva, o mercado financeiro reduziu a projeção para a inflação este ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,01% para 3,93%, de acordo com o boletim Focus, uma publicação elaborada todas as semanas, pelo Banco Central (BC), e divulgada às segundas-feiras.
Abaixo do centro de meta, que é de 4,5%, a projeção para a inflação deste ano tem o limite inferior de 3% e superior de 6%. A estimativa para o próximo ano, porém, caiu de 4,39% para 4,36%. Em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) as instituições financeiras projetaram um crescimento de 0,47% para 0,50%. Para o próximo ano, a estimativa permanece em 2,50%.

TAXA SELIC
Para este e o próximo ano, as instituições financeiras mantém a previsão de para a taxa básica de juros em 8,5%. Atualmente, a Selic está em 11,25% ao ano.


(Fonte : Panrotas, com informações da Ag. Brasil / Imagem divulgação)

Eventos Captados para o Brasil trouxeram mais de R$ 420 Milhões em divisas para o País


Maximizar o turismo de negócios e promover relacionamento junto a destacados players mundiais é o objetivo da Embratur e de 18 coexpositores brasileiros que estarão presentes em uma das mais importantes feiras de MICE do mundo: a IMEX Frankfurt. 
De 16 a 18 de maio, representantes de Secretarias de Turismo, Centros de Convenções, meios de hospedagem, além de operadores de turismo, participarão do estande de 136,5 m² que o Instituto está preparando para mostrar ao mundo o que há de melhor em infraestrutura e serviços para a realização de Encontros, Convenções e Eventos internacionais.
A expectativa é que quase 4 mil potenciais compradores visitem o espaço do Brasil na feira e se interessem em realizar seus eventos nas cidades brasileiras. Em 2016, os eventos captados para o Brasil, contabilizados pela ICCA (International Congress and Convention Association), trouxeram R$ 428.895.112,00 em divisas para o nosso país.
A ICCA nada mais é que a entidade que gerencia o maior e mais respeitado banco de dados do mundo sobre eventos internacionais. Eles acabaram de publicar o ranking dos países que mais recebem eventos desse tipo. O Brasil figurou em 1º lugar na América Latina.


(Fonte : Ascom Embratur / Imagem divulgação)

Alerta: Ministério do Turismo não intermedia transações comerciais


O Ministério do Turismo alerta os consumidores que não intermedia transações comerciais de qualquer natureza, seja negociação de títulos de clubes de turismo, ações ou afins. O MTur também não faz cobranças ou solicitações de depósitos, por telefone ou por e-mail, de qualquer natureza. Caso ocorra esse tipo de contato, as autoridades policiais devem ser comunicadas.
Em sua relação com o setor privado, o ministério é o órgão público responsável pelo cadastramento e fiscalização de prestadores de serviços turísticos, cuja regularidade de registro para funcionamento pode ser consultada no site www.cadastur.turismo.gov.br.
O consumidor deve desconfiar caso receba ligações com solicitação de depósitos para resolver transações ou fazer cobranças relacionadas à venda de títulos de clubes de turismo. Neste caso, tenha a certeza de que o nome da instituição está sendo usado indevidamente. Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar o Ministério do Turismo pelo canal – www.turismo.gov.br/ouvidoria.


(Fonte : MTur)

Lei da gorjeta entra em vigor


Começou a valer neste ultimo sábado (13) a lei nº 13.419 que regulamenta a cobrança e distribuição de gorjetas em bares, restaurantes, hotéis, motéis e outros estabelecimentos, também conhecida como “lei da gorjeta”. O texto sancionado pelo presidente da república, Michel Temer, em 13 de março, estabelece que o valor pago seja incorporado como remuneração dos trabalhadores e contribuirá para encargos sociais, previdenciários e trabalhistas.
Agora, a gorjeta será considerada parte do salário do funcionário e não apenas uma gratificação. O empregador deverá anotar na carteira de trabalho e no contracheque do empregado o valor do salário contratual fixo, além do percentual recebido em gorjeta, calculado com base no valor médio registrado nos últimos 12 meses.
“Foram mais de sete anos de luta e estou muito satisfeito de poder ver, como ministro do Turismo, a lei da gorjeta entrar em vigor. Esta é uma importante vitória para os trabalhadores do setor turístico e reforça o compromisso do governo federal com aqueles que estão na linha de frente do atendimento ao turista”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
A lei prevê que, caso a empresa deixe de receber as gorjetas, o funcionário continue recebendo o valor registrado. Em empresas com 60 ou mais trabalhadores, a fiscalização do novo modelo será feita por uma comissão criada pelos próprios funcionários. Já nas empresas com menos de 60 empregados, a supervisão ficará a cargo do sindicato.
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Jr., a regulamentação reduz a insegurança jurídica sentida pelos empresários. “Além do empresário, o trabalhador também será beneficiado, pois o valor da gorjeta passa a constar na carteira de trabalho e auxiliará na aposentadoria, na hora de financiar um apartamento ou um carro”, explicou.
Pela nova lei, é considerada gorjeta quantias ofertadas espontaneamente pelos clientes e valores adicionais cobrados pelo estabelecimento.


(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Especialistas rebatem vídeo sobre suposta brecha em cofre de hotel

 

Nas últimas semanas, um vídeo que questiona a segurança dos cofres dos quartos de hotel circulou nas redes sociais. Nas imagens, uma hóspede consegue abrir o equipamento com uma sequência de seis zeros, logo após ter registrado uma senha pessoal diferente.
Ela diz que, com esse código padrão, é possível liberar os cofres de qualquer hotel no mundo. A afirmação não é verdadeira, segundo especialistas ouvidos pela Folha.
Há dois tipos de equipamentos no mercado, de acordo com Nicolas Aznar, presidente para a América Latina da Assa Abloy Hospitality, fornecedora de fechaduras e cofres eletrônicos.
Modelos com tecnologia mais antiga podem ser abertos a partir de uma senha mestra para o caso de o cliente se esquecer da que escolheu.
Já os mais modernos funcionam com um software que registra todo o histórico do cofre. Para que a gerência faça a liberação, é preciso conectá-lo a um palmtop específico e inserir um código que identifica o funcionário à frente da operação.
No caso do cofre que possui uma senha padrão, o hotel deve modificá-la assim que o aparelho for entregue pelo fabricante. Depois, ela deve ser alterada pelo menos a cada seis meses para garantir a segurança, explica Jesse Resende, diretor da Saga System, empresa que fornece fechaduras e cofres eletrônicos para a rede hoteleira.
O que provavelmente aconteceu com o equipamento testado pela hóspede no vídeo, segundo os especialistas ouvidos, foi que o hotel não fez a troca da senha mestra registrada pelo fabricante –no caso, a sequência de seis zeros.
"Não existe isso de abrir um cofre assim", diz Manoel Linhares, vice-presidente da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).
Ele afirma que desconhece, no Brasil, o uso de modelos de cofres com senha mestra pelos hotéis. "A hotelaria do país é moderna. Hoje se faz a auditoria do cofre, que possibilita saber quando e por quem ele foi aberto", diz.
Linhares lembra também de outras ferramentas que ajudam a tornar o hotel um ambiente protegido, como câmeras e fechaduras eletrônica. "Além de o cofre ser confiável, a chave magnética do quarto possibilita elaborar um relatório de todo mundo que entrou ali. Os hotéis oferecem todas as condições para o cliente se sentir seguro."
Se, mesmo assim, o hóspede ficar receoso de guardar os pertences no apartamento, pode solicitar na recepção o uso do cofre da gerência. 


(Fonte : Jornal Folha de SP / Imagem divulgação)

Cobrança de despacho de bagagem será debatida na Comissão de Defesa do Consumidor


A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) terá audiência pública, na quarta-feira (17), para debater a cobrança de despacho de bagagens por companhias aéreas. A iniciativa de discutir a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é do presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).
No Senado, o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 89/2016, do senador Humberto Costa (PT-PE), para sustar a decisão da Anac foi aprovado no fim de 2016 em Plenário. O projeto seguiu para análise na Câmara dos Deputados, mas a proposta ainda não foi aprovada pelos deputados.
Foram convidados para a audiência o presidente da Anac, José Ricardo Botelho; o advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Igor Rodrigues Britto; o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz; e o diretor da International Air Transport Association (Iata), Carlos Ebner. Um representante da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep) também deve comparecer à reunião.
A audiência está marcada para as 9h30, na sala 6 da Ala Nilo Coelho, no Anexo II do Senado. A reunião terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular.


(Fonte : Ag. Senado de Notícias / Imagem divulgação)

EUA estudam vetar eletrônicos na cabine do avião em voos para Europa

 

Os EUA estudam ampliar veto a eletrônicos, como computadores e tablets, dentro da cabine de aviões entre o país e a Europa. A medida, já aplicada em voos que têm o Oriente Médio como destino ou origem, deve afetar viajantes de um dos corredores mais movimentados do mundo.
Segundo o porta-voz do Departamento de Segurança Interna, David Lapan, as autoridades "continuam a avaliar o ambiente de ameaça e fará as mudanças quando necessário para manter a segurança dos passageiros".
Apesar de nenhuma decisão ter sido tomada, dirigentes de companhias aéreas dos EUA dizem ter sido chamados a uma reunião com o governo sobre o possível veto.
A União Europeia pediu à Casa Branca que dê explicações e esclarecimentos sobre a medida com urgência. As restrições impedem a presença de quaisquer equipamentos com baterias de lítio nas bagagens de mão.
As autoridades americanas argumentam que os mecanismos podem ser usados para esconder bombas, com base em uma ameaça da Al Qaeda na Península Arábica, filial da rede terrorista no Iêmen.
A medida, anunciada em março, pegou de surpresa companhias aéreas como a Emirates, que cancelou diversos voos aos EUA devido à redução brusca da demanda.

 


(Fonte : Financial Times / Imagem divulgação)

Plataforma ajuda encontrar prestadores de serviços terceirizado

 

 

A contratação de empresas prestadoras de serviços terceirizados é uma forma de melhorar a eficiência operacional da empresa contratante, permitindo que ela possa manter o seu foco na atividade principal do empreendimento.
Nos serviços terceirizados, uma empresa contrata a prestadora especializada em áreas que não sejam sua atividade fim para a realização de serviços específicos, como ocorre nas áreas de vigilância, portaria, limpeza, conservação, alimentação e transportes, entre outras.

Através dos serviços terceirizados, o contratante, ou tomador de serviços, delega a responsabilidade para o contratado, ou tomador de serviços, que assume toda a responsabilidade pela contratação de funcionários, com o pagamento de todas as obrigações trabalhistas.

Essa prática permite reduzir custos de operação e administração, delegando aos serviços terceirizados, que não estejam diretamente ligados à atividade principal da empresa contratante.

Hoje, os serviços terceirizados é um dos segmentos que mais emprega no Brasil, possuindo um contingente de mais de 4 milhões de pessoas empregadas, segundo dados do IBGE. 

Um dos pontos que mais preocupa as empresas na busca de serviços terceirizados é a qualidade da prestação de serviços e a regularidade fiscal das empresas prestadoras.

Na hora de contratar os serviços terceirizados, o critério para a escolha deve contar com itens como referências sobre a empresa, sua idoneidade, as questões jurídicas e trabalhistas porventura existentes e seus documentos, comprovando, com isso, a qualidade e a segurança dos serviços prestados.

No site oHub (www.ohub.com.br) é possível encontrar empresas que prestam serviços de terceirização. E com apenas um pedido de orçamento é possível receber o contato de cerca de 5 fornecedores qualificados em poucas horas.

Segundo Alexandre Pajola, sócio da plataforma, "não é mais necessário ficar navegando no Google, preencher formulários em diferentes sites de empresas, no oHub é feito um pedido só e nós encaminhamos para a nossa rede de fornecedores. Um trabalho de mais de 1 hora é realizado em menos de 5 minutos agora."

O oHub facilita encontrar serviços terceirizados, pois além de gastar menos tempo no processo de pedido de orçamento, também é possível comparar as propostas e economizar, escolhendo aquela com o melhor custo benefício. 

Nos endereços https://www.ohub.com.br/empresas/construcao-limpeza-e-conservacao/mao-de-obra-terceirizada:terceirizacao-de-limpeza e https://www.ohub.com.br/empresas/construcao-limpeza-e-conservacao/mao-de-obra-terceirizada:terceirizacao-de-portaria, o oHub lista todas as empresas que fazem terceirização de limpeza e portaria. E em menos de 3 minutos é possível fazer o pedido de orçamento.

 

(Fonte : Dino / Imagem divulgação)