quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CVC RIO LANÇA "CARIOCAS PELO MUNDO"

A CVC Rio lançou ontem, o programa “Cariocas pelo Mundo”, um formato de viagem adaptado para atender sob medida o público do Rio de Janeiro. Segundo o diretor da filial da operadora, Antônio Carlos, os cariocas já contam 20 produtos diferentes e cerca de 40 saídas exclusivas do Rio. A expectativa é embarcar 4 mil pessoas para o exterior em um ano, o triplo em relação ao ano passado.

(Fonte : Panrotas / 10-02-10)

MÉXICO DEVE ANUNCIAR AINDA NO 1º TRIMESTRE UM NOVO VISTO DE TRÂNSITO

Muitos passageiros utilizam a rota São Paulo-Cidade do México para se conectar com outros destinos internacionais, principalmente no Caribe e nos EUA. Ocorre que quando há um problema mais sério com o voo de conexão (técnico, meteorológico, etc), que leva a um grande atraso ou mesmo ao cancelamento do mesmo, muitos passageiros brasileiros têm sérios problemas com a imigração mexicana, por não possuírem visto de entrada no país. Em decorrência, ficam confinados em salas sem nenhum conforto, sem estrutura para dormir, sem comunicação externa e, não raramente, com alimentação e bebida muito restritos. O mesmo ocorre nas viagens de retorno ao Brasil, via Cidade do México.
Para resolver esses problemas e garantir aos passageiros a assistência e as compensações devidas pelas companhias aéreas em casos de grande atrasos ou cancelamento de voos (alimentação, hospedagem, etc), permitindo que eles saiam da área do aeroporto, o governo mexicano deve anunciar, ainda neste primeiro trimestre, um novo visto de trânsito para passageiros que utilizam a Cidade do México como ponto de conexão internacional. A informação é de Luis Augusto dos Santos, diretor da Mexicana no Brasil, que participou de uma reunião sobre o assunto na semana passada, no México.

(Fonte : Revista Business Travel Magaz. / HotNews / 10-02-10)

INGREDIENTES DA CAIPIRINHA SOBEM MAIS DE 51% NOS ÚLTIMOS 12 MESES



O preço da caipirinha, típica bebida nacional, ficou salgado para o bolso do consumidor brasileiro devido ao aumento de mais de 11 vezes superior à inflação dos últimos 12 meses até janeiro de 2010.
Os preços dos ingredientes da caipirinha – bebida feita à base de limão, cachaça e açúcar – tiveram uma alta de 51,12% entre fevereiro de 2009 e janeiro de 2010. A informação foi divulgada hoje (9) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com base nos dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).
De acordo com o estudo feito pelo economista André Braz, a alta no preço total da caipirinha foi influenciada principalmente pelo aumento de 69,81% no preço do açúcar, mas também pela inflação de 17,94% no preço da aguardente e de 8,93%, no preço do limão.
Segundo a FGV, a alta foi muito superior à média do IPC medido nos últimos 12 meses – que foi de 4,42%.


(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 10-02-10)

PROJETO PILOTO DE IDENTIDADE CIVIL DIGITAL DEVE COMEÇAR EM ABRIL NO RIO

O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Casa Civil da Presidência da República, Renato da Silveira Martini, informou que o projeto piloto da carteira de identidade digital deverá ser implantado no Rio de Janeiro a partir de abril deste ano.
Martini disse que serão aproveitadas as condições técnicas que o estado já tem, por ter feito um recadastramento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e manter uma base de pessoas recadastradas. “O Rio de Janeiro tem todas as condições de assumir esse desafio de fazer o primeiro piloto de construção da nova identidade civil eletrônica, que é o chamado RIC [Registro de Identidade Civil]”.
O objetivo é acabar com as fraudes. O presidente do ITI lembrou que a Polícia Federal desbaratou na semana passada uma quadrilha que fraudava o seguro-desemprego com base em identidades falsas. “Hoje, um brasileiro pode ter 27 identificações, cada uma com um número. Se você quiser, pode ter 50 identidades e usar para cometer qualquer tipo de crime. É esse caos que o RIC vai tentar resolver”.
Para a elaboração do programa piloto, a Casa Civil do governo fluminense, o Detran e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj) estão trabalhando em parceria com a Casa da Moeda do Brasil.
“A idéia é fazer a emissão de 1 milhão de RICs este ano, como um piloto. Para nós, governo federal, é importante porque é um demonstrativo para as outras unidades da Federação, já que todos os outros estados vão ter que fazer o seu RIC”.O modelo do Rio de Janeiro poderá servir de parâmetro para os demais estados. “A idéia é essa. Que sirva como um incentivo, como um aprendizado”. Países da Europa, como Bélgica e Portugal, têm identidade digital.
A Polícia Federal, por meio do Instituto Nacional de Identificação (INI), se encarregará de checar os dados, informou Martini. Não existindo coincidência, o instituto envia ao governo estadual o número do RIC. “Então, o cidadão José da Silva vai no Detran, entra com os seus dez dedos (identificação biométrica), envia isso para a base de dados em Brasília, bate que não existe outro igual. A Polícia Federal envia para o governo do estado esse número do RIC, que passa a ser a identificação inequívoca e unívoca desse cidadão”, disse Martini.
O projeto global tem prazo de implantação no país de dez anos. Cada estado terá autonomia para fazer o seu projeto. A União dará apoio técnico e financeiro às unidades da Federação que tenham dificuldade de assumir e comprar esses sistemas. A perspectiva é de que, a partir de 2011, essa rede já possa ser construída.
O RIC eletrônico pode ainda servir de base para o cadastramento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando a acabar com as fraudes na Previdência Social. A idéia é de que todos os cadastros que o Brasil tem possam utilizar o número do RIC como elemento de individualização do cidadão. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério do Esporte já mostraram interesse em participar do projeto.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 10-02-10)

PROGRAMA BEM RECEBER CAPACITOU MAIS DE 1,3 MIL PROFISSIONAIS


No ano que passou, o programa de capacitação do São Paulo Convention teve a presença de 1.332 profissionais de diferentes segmentos turísticos da capital paulista. “O número é superior ao de todos os profissionais qualificados desde o início do programa, em 2006”, revela Annie Morrissey, presidente da entidade.
Policiais Civis e Militares, atendentes da rede hoteleira, servidores da Guarda Civil Metropolitana e profissionais de atendimento direto ao público, como hotéis, bares e restaurantes, voltaram à sala de aula para aperfeiçoar o atendimento e entender as necessidades dos visitantes. Para 2010, a meta é ainda mais ambiciosa. “Queremos formar 5 mil profissionais expandindo para outros segmentos”, reitera a presidente.
Os treinamentos são ministrados por professores da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), com apoio da Associação Viva o Centro, Polícia Militar, Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat GLS), Associação Brasileira de Agentes de Viagens de São Paulo (ABAV/SP) e Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).
Os mais de 11 milhões de visitantes que vêm à capital paulista para eventos, reuniões de negócios ou a lazer são o atestado vivo de como esta qualificação rende resultados. Este encantamento é o primeiro de muitos frutos dos treinamentos do Programa Bem Receber idealizado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). O projeto também destaca a presença do estande Bem Receber em grandes feiras e eventos, com distribuição de cupons com descontos e benefícios em atividades culturais e de entretenimento.

Números do Programa


Atendimento ao Público GLS 355
Policiais Militares 297
Profissionais de hotelaria para o Room Tax 238
Agentes de Viagem 170
Guarda Civil Metropolitana 146
Destinos Parceiros 43
Atrativos Turísticos 38
Policiais Civis 30
Agentes do Projeto Aliança 15
TOTAL 1.332

(Fonte : Brasilturis Jornal / 10-02-10)

CADASTUR SERÁ DIVULGADO EM BELO HORIZONTE E CURITIBA

Objetivo é sensibilizar prestadores de serviços turísticos a se cadastrarem no sistema do Ministério do Turismo

Garantir mais segurança e tranquilidade ao turista na hora de contratar um serviço turístico. Esse é o objetivo do Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur). Para dar maior visibilidade ao sistema e apresentar aos prestadores de serviços turísticos (meios de hospedagem, agências de viagem, transportadores turísticos, entre outros), as oportunidades oferecidas pelo cadastro, o MTur promove, nesta quarta-feira (10), o Seminário de Negócios em Turismo, em Belo Horizonte (MG).
Durante o evento, serão apresentados, também, programas e projetos do ministério. Entre eles, o Vai Brasil, de comercialização de pacotes turísticos, e o Viaja Mais Melhor Idade, de estímulo ao mercado de viagens domésticas.
O seminário já foi realizado em Brasília (DF) e João Pessoa (PB) e, nesta sexta-feira (12), segue para Curitiba (PR).

Cadastur

Atualmente, o Cadastur conta com 37 mil cadastrados entre pessoas físicas e jurídicas de todo país que atuam na cadeia produtiva do turismo. Agências de turismo, transportadoras turísticas, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias de turismo e acampamentos turísticos devem, obrigatoriamente, cadastrar-se no sistema do MTur.
Ao se cadastrarem, por meio do endereço www.cadastur.turismo.gov.br, os prestadores de serviços passam por um processo de validação documental para verificar o cumprimento de requisitos legais para atuação na atividade.

(Fonte : Ministério do Turismo / 10-02-10)

CAMPANHA USA IMAGEM DE MULHER PRESA EM CAIXA

Cubos em tamanho quase natural com a imagem de uma mulher presa em um caixote de madeira passarão a circular nas esteiras de bagagem de 11 aeroportos do país, para chocar e alertar sobre o tráfico humano.
A iniciativa é da SNJ (Secretaria Nacional de Justiça), que lançou ontem a campanha no Rio.
A maior parte das vítimas é de mulheres, levadas ao exterior para se prostituírem. Um dos objetivos é cortar o fluxo financeiro das organizações.
O crime, segundo a secretaria, movimenta US$ 31,6 bilhões por ano.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Cotidiano / 10-02-10)

ESTÁDIOS DA COPA DE 2014 SERÃO ARENAS MULTIUSO

Campos esportivos promoverão cultura, turismo, esporte e lazer antes, durante e depois dos jogos

O que é uma arena de futebol ? Há uma diferença conceitual que as singulariza diante dos estádios que hoje o Brasil conhece. Além do uso básico e fundamental, garantir espaço para as partidas das seleções, as arenas viabilizam diversos espectros econômicos que sustentam o fluxo de visitantes durante os jogos de futebol.
Um dos setores que serão impulsionados por essas novas estruturas é o turismo, segundo Rodolfo Torres, Gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Elas constituirão um novo paradigma do futebol mundial: “Sem arenas, não teremos Copa. Elas integrarão o futebol à inserção sócio-esportiva dos visitantes, além da sustentabilidade ambiental. A Copa se espalha pela economia, o que é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada”, definiu.
Para o BNDES, esses equipamentos esportivos são prioridade de financiamento. Por intermédio do ProCOPA Arenas, o banco visa dar suporte à “construção de campos multiuso de tamanho padrão, o que gira em torno de 45 mil lugares, e autossustentáveis do ponto de vista das operações pós-Copa e do custo de manutenção da estrutura”, definiu.
Ao todo, o BNDES dispõe de R$ 4,8 bilhões para custeio de arenas brasileiras. O teto financiado será de R$ 400 milhões por estádio, com prazo de 15 anos para pagamento e até 3 anos de carência. A instituição financeira estima que com até R$ 530 milhões será possível erguer completamente uma arena com todas as especificações técnicas exigidas pela FIFA.

EXPERIÊNCIA SUL-AFRICANA

A cidade de Durban, na costa ocidental da África do Sul, segue a tendência de construção das novas arenas de futebol. Conforme Eric Apelgren, coordenador de relações governamentais para a Copa do Mundo 2010, o caráter multifuncional da arena municipal viabiliza a sustentabilidade econômica desse espaço, pós 2010. “Mais que ser uma estrutura moderna, o conceito permite que o estádio seja usado sete dias da semana”, explicou.
O futebol, portanto, não será a única fonte de renda desse tipo de estádio. “Buscamos um projeto que possa gerar renda extra e que assegure às áreas de recepção o seu uso durante ou depois da Copa, em outras formas de entretenimento”. Um exemplo são as áreas vip, as suítes e o teleférico, já instalado e em pleno funcionamento, que já atrai turistas ávidos pela vista completa da obra de engenharia contemporânea. “Esses espaços são comercialmente viáveis, juntamente com outras áreas públicas ali criadas. O projeto inclui um anfiteatro, área aberta, playground, pista de corrida, restaurantes. Queremos uma Copa muito maior que o próprio futebol”, observou.
Essas discussões acontecem no Seminário Internacional de Futebol - Copa do Mundo 2014. A programação é aberta ao público e se estende até quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Organizado pela Comissão de Esporte e Turismo da Alesp, o evento tem o apoio dos ministérios do Turismo e do Esporte.

(Fonte : Ministério do Turismo / 10-02-10)

ANAC INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO PARA EVITAR FILAS DURANTE O CARNAVAL



São Paulo - A fim de evitar transtornos aos usuários do transporte aéreo durante o período de carnaval, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promete intensificar a fiscalização sobre as empresas aéreas nos aeroportos mais movimentados do País.
Entre hoje e o próximo dia 22, inspetores da Anac vão acompanhar de perto os procedimentos das companhias aéreas durante o embarque e desembarque dos passageiros. Os aeroportos onde a fiscalização será reforçada são os de Guarulhos e de Congonhas, em São Paulo, além do Galeão (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE).
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) também disponibiliza em seu site um serviço para o
usuário que quiser tirar suas dúvidas, como a documentação necessária para o check in (cujos procedimentos sofrerão mudanças a partir de 1º de março), bagagem e tambem sobre seus direitos.
O endereço do serviço é www.infraero.gov br/horadeviajar
Caso a companhia aérea não resolva o problema, o passageiro pode recorrer a Anac pela internet (www.anac.gov.br/faleanac) ou pelo telefone 0800 725 4445.
O serviço telefônico funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, inclusive em inglês e espanhol Também é possível buscar auxílio nos postos de atendimento da Anac nos principais aeroportos brasileiros.

(Fonte : D C I / 10-02-10)

SÃO PAULO DÁ AS MÃOS POR PROJETO ÚNICO DA COPA

Série de debates analisará propostas intersetoriais, articulará idéias e mobilizará parceiros

Governos, empresários, líderes políticos, esportistas, entidades civis e o povo brasileiro estão certos de que o Brasil vive, desde já, a véspera de uma Copa do Mundo. Para o setor turístico, isso significa uma chance real de mostrar ao mundo que o Brasil não é – apenas – o país do futebol. Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, “hospitalidade, calor humano e talento para jogar futebol são fatos. O grande desafio do Brasil e dos brasileiros é dar exemplo de gestão, organização e administração”.
A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira (09), durante a solenidade de abertura do Seminário Internacional Copa de Futebol 2014 em São Paulo, na Assembleia Legislativa do Estado. Para Barretto, a Copa deve fortalecer o ciclo de consolidação do Brasil no cenário internacional e sua participação efetiva na geopolítica mundial. “A Copa põe na vitrine as nossas características. O que queremos mostrar é que o Brasil tem todas as condições de se tornar um destino altamente desejado pelo que ele é e pelo que oferece em termos de infraestrutura, receptivo, riqueza sócio-cultural”.
Para o deputado estadual Vicente Cândido (PT), presidente da Comissão de Esporte e Turismo da Alesp, investir em turismo e esporte é viabilizar a construção da cidadania brasileira. “Precisamos pôr todo o time em campo e começar o aquecimento para 2014. Portanto, esse é um momento para desconstruir divergências. Turismo e esporte são investimentos prioritários, assuntos complementares e dever de todos os envolvidos”, observou.
De acordo com a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, os municípios do interior paulista já começaram a se mobilizar para mostrar sua capacidade de organização. Cerca de oitenta cidades que pleiteiam sediar centros de treinamentos das seleções durante o Mundial já o fizeram formalmente. “Esses municípios protocolaram, Secretaria de Estado de Lazer, Esporte e Turismo, uma documentação técnica que inclui os roteiros turísticos oferecidos no local. É o caso de Ribeirão, que tem 560 mil habitantes, rede hoteleira com mais de 7 mil leitos, e histórico de recepção de amistosos da seleção brasileira”, afirmou.
Se a Copa é sinal de transformação, no país do futebol, é sinônimo de renascimento. Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Walter Feldmann, o esporte vai ocupar um papel determinante no país, na próxima década. “Há dez anos o país persegue melhorias sociais e através do esporte temos essa alavanca de transformação. Não podemos perder a oportunidade de transformar um projeto esportivo em um projeto de país. A Copa diz respeito à economia, mas sobretudo ao desenvolvimento e à qualidade de vida do povo brasileiro”, avaliou.

(Fonte : Ministério do Turismo / 10-02-10)

TREM VELOZ PODERÁ ESTAR PRONTO NA COPA, DIZ MINISTRO

Na disputa pela licitação do trem de alta velocidade (TAV), o governo brasileiro ainda não conseguiu adotar uma linha de discurso, pois, enquanto a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, garante que a obra ficará pronta apenas para as Olimpíadas de 2016, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou ontem, em São Paulo, que a ligação entre Campinas e a capital paulista poderá entrar em operação antes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, argumentando que a empresa vencedora da licitação vai querer acelerar a obra para recuperar seus investimentos, e que o trecho envolvido não demanda grandes esforços de engenharia.
"A ligação Campinas-São Paulo pode estar pronta antes da Copa. O trecho do Vale do Paraíba, em direção ao Rio de Janeiro é muito acidentado, inclui serra, esse é o trecho mais complexo, mais completo, que exige um número muito grande de obras de porte, de túneis e viadutos. Mas acho que o trecho paulista tem mais chance de ficar pronto. Mas isso agora depende do processo licitatório e de a empresa vencedora da licitação acelerar. Eu acho que a empresa vencedora terá interesse em acelerar para
aproveitar as oportunidades que a Copa trará", afirmou.
Luiz Barretto fez as declarações ontem, depois da abertura oficial do "Seminário Internacional de Futebol Copa do Mundo 2014" no Brasil, em São Paulo. O evento acontece até amanhã na Assembleia Legislativa do estado.
Na briga da licitação do trem de alta velocidade (TAV), o ministro do Turismo, Luiz Barretto, crê que a ligação entre Campinas e São Paulo esteja em operação antes da Copa de 2014.


(Fonte : D C I / 10-02-10)

ANAC FAZ ACORDO COM 11 PAÍSES

A Associação Nacional de Aviação Civil (Anac) renegociou, no decorrer de 2009, acordos bilaterais entre o Brasil e 11 países: Angola, Colômbia, Coreia do Sul, Egito, Hong Kong, Israel, Marrocos, Moçambique, Panamá, República Dominicana e Suriname. Com isso, segundo o órgão, a capacidade total para operar voos internacionais mistos (passageiros e carga) subiu 163% ante 2008: agora há 192 frequências mistas.

(Fonte : D C I / 10-02-10)

PROJETO DE CRUZEIRO AÉREO É LANÇADO EM LONDRES

O projeto de um cruzeiro do futuro foi lançado em Londres, capital britânica, pelo escritório de design Seymourpowell. O conceito da aeronave Aircruise, como foi chamada, é o de um hotel de luxo que voa como um balão dirigível, a exemplo das antigas naves Zeppelin.
Segundo o projeto criado pela empresa, o Aircruise é um dirigível com motores alimentados à energia solar e que voa graças a um enorme reservatório de hidrogênio.
"A física da aeronave requer um gigantesco volume de gás para que ela possa voar, e simultaneamente exige que carregue um peso relativamente leve. Isto permite que haja um grande espaço e poucas pessoas a bordo - o que é um luxo para qualquer viagem", afirmou Nick Talbot, diretor de design da Seymourpowell.
Segundo Nick Talbot, o objetivo do projeto é levantar a discussão sobre como as pessoas querem viajar no futuro. Ele acredita que a criação de um conceito como o da Aircruise pode levar a uma mudança de comportamento e fazer com que empresas ao redor do mundo invistam em tecnologia para torná-lo economicamente viável no futuro.

(Fonte : BBC Londres / 10-02-10)

AMERICAN AIRLINES COBRARÁ POR TRAVESSEIRO E COBERTOR NOS EUA

A American Airlines vai suspender a oferta gratuita de travesseiros e cobertores em seus voos dentro dos Estados Unidos.
De acordo com a rede norte-americana CNN, a companhia aérea passará a cobrar US$ 8 (quase R$ 15) pelo pacote com os dois itens.
A cobrança começará a ser feita em maio e vale também para voos que saem dos Estados Unidos com destino ao Canadá, México, Havaí, Caribe e América Central ou vice-versa.
Os passageiros poderão levar o cobertor azul e o travesseiro, que é inflável e serve para apoio do pescoço.

(Fonte : Folha Online / Ed. Turismo / 10-02-10)