quinta-feira, 6 de setembro de 2012

UMA EM CADA SETE PESSOAS VIAJARÁ EM 2012


Um bilhão de pessoas cruzarão fronteiras em viagens neste ano de 2012 ou uma em cada sete pessoas, já que o mundo atingiu a soma de sete bilhões de habitantes. A informação foi dada por Anita Mendiratta, especialista em Turismo do CNN T.A.S.K. Group, no Tourism Branding Forum, que acontece no La Cumbre, em Orlando.
Mas será que as facilidades de comunicação geradas pelas constantes revoluções tecnológicas farão as pessoas viajar menos? Ela garante que não. Em sua opinião, quem trabalha com turismo não precisa ter medo de ser engolido pela tecnologia ou pelas redes sociais em função do excesso de comunicação no mundo atual. “Quanto mais tecnologia temos, quanto mais nossos horizontes se abrem, mais sentimos necessidade de encontrar as pessoas, de conviver, de estar juntos. Isso é turismo, isto é vivência”, garante.
Ela conta que somente nas Américas o turismo gera atualmente 15 milhões de empregos. E lembra que a atividade turística ajuda a redefinir nações, usando como exemplo o renascimento da Croácia após o fim da Guerra Fria via turismo. Ou as possibilidades que se abrem para o Brasil com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

TURISMO É ESTRATÉGICO PARA PAÍS DRIBLAR A CRISE


A forte crise que assola a Espanha e ameaça o futuro de sua economia parece não afetar o fascínio que o país exerce para o estrangeiro.
A boa nova é que, para o turista, o país segue sendo um destino sedutor, salvo esporádicas manifestações.
A percepção da crise no dia a dia de um viajante se resume aos noticiários, ao papo com os locais e aos "menus anticrises" dos restaurantes que tentam capitalizar com o momento. No mais, parece tudo na mais perfeita ordem, ao menos para o visitante, nas ruas cheias de vida.
Tido como tábua de salvação, o turismo é hoje o setor mais estratégico da economia espanhola, representando uma considerável fatia de 11%. Na Europa e no mundo, em número de chegadas internacionais, a Espanha só perde para a França.
No primeiro semestre deste ano, o número de turistas estrangeiros superou em quase 3% o total registrado no mesmo período de 2011. A expectativa é chegar aos 58 milhões até o fim deste ano.
A crise internacional dos mercados em 2008 afetou muito mais a indústria do que a atual, uma vez que o setor depende da situação econômica de britânicos, alemães, franceses e italianos.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

HPI: O PREÇO DE HOSPEDAGEM AUMENTOU 4% EM TODO O MUNDO NO 1S12


De acordo com a última edição do HPI - Hotel Price Index da Hoteis.com, pela primeira vez em cinco anos turistas pagaram mais, em média, por quarto de hotel no primeiro semestre de 2012 em todas as partes o mundo. O aumento global de 4%, comparado ao mesmo período no ano passado, demonstra que a recuperação econômica da indústria hoteleira foi bem estabelecida. O HPI foi de 108 para o período, significando que apesar do aumento, os preços de hotéis em geral ainda são consideravelmente menores do que no primeiro semestre de 2007, quando o índice teve seu pico de 119.
Lançado em 2004, o HPI analisa os valores que os turistas realmente pagaram por quartos de hotel em todo o mundo. O Índice de Preços de Hotéis iniciou em 2004 com base 100, e inclui as reservas em todas as classificações de estrelas, de 1 a 5. Durante o primeiro semestre de 2012, as diárias subiram 6% em toda a região do Pacífico, 5% na América do Norte e 4% na Ásia. Enquanto isso, a América Latina, Europa e Oriente Médio registraram aumento de apenas 1%.

(Fonte : Business Travel Magazine)

EQUIPOTEL COMPLETA 50 ANOS COM EDIÇÃO RENOVADA EM SÃO PAULO



Começa na próxima segunda-feira, 10 de setembro, em São Paulo, a maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina e uma das cinco maiores do mundo. A 50ª Equipotel São Paulo ocorre entre os dias 10 a 13 de setembro, das 13 às 21horas, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e reúne empresas do setor de hotelaria, gastronomia, alimentação e turismo.
A feira, que pela primeira vez será realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado em São Paulo, é vista como um polo de negócios para o setor, pois reúne mais de 1.200 expositores de 60 setores da economia, que apresentarão lançamentos, tendências e inovações tecnológicas em equipamentos, produtos, serviços, alimentos e bebidas para hotéis, motéis, flats, restaurantes, bares, lanchonetes, fast food, casas noturnas, cozinhas industriais, hospitais e lavanderias.
“Com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a Equipotel é uma oportunidade para que o setor possa se reequipar e conhecer as novidades tecnológicas e tendências para investir em seus negócios”, destaca o diretor da Equipotel, Marcelo Vital Brazil.
Durante a feira os visitantes ainda poderão conferir alguns eventos simultâneos, como a Arena Gastronômica que terá Aulas Show com apresentações de chefs renomados do Brasil e do exterior, Drink Show com performance de bartenders, espaço para degustação e harmonização de vinhos com sommeliers, oficinas de escultura em alimentos e campeonato de escultura em melancia.
Além disso, a feira sedia ainda o 21º Equipotel Design, mostra com espaços de hotéis e restaurantes projetados por arquitetos e decoradores, com as principais tendências e soluções para estabelecimentos hoteleiros e de gastronomia.
Durante os quatro dias da Equipote, profissionais renomados estarão reunidos no Equipotel Conference 2012 para debater tendências e discutir temas relevantes aos segmentos de Hotelaria e Gastronomia. O evento terá quatro workshops – Planejamento dos Negócios de Alimentos & Bebidas (A&B), Gestão Hoteleira, Governança e Gestão de A&B – e três fóruns – Construção e Retrofit de Hotéis, Recursos Humanos e Marketing.
A Equipotel conta com o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes (Abracohr), Associação Brasileira de Governança Hoteleira (ABG) e Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas).
Profissionais e grupos de estudantes podem se credenciar pelo site www.equipotel.com.br

(Fonte : Hotel Online)

INSCRIÇÕES PARA A ABAV - FEIRA DE TURISMO DAS AMÉRICAS CONTINUAM ABERTAS



A ABAV Nacional - Associação Brasileira de Agências de Viagens continua com as inscrições abertas para os visitantes profissionais e hosted buyers que desejam participar da 40ª edição da Feira de Turismo das Américas, que será realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Os interessados devem acessar o site do evento (http://feiradasamericas.com.br), na seção “Credenciamento Online Gratuito”, no rodapé da página inicial, informar os dados solicitados e seguir o passo a passo até a conclusão da inscrição.

(Fonte : Business Travel Magazine)

A ANAC PREPARA UM APERTO


Atrasos de voos, extravio ou perda de bagagem, overbooking em períodos de férias ou feriados prolongados, atendimento sofrível de reclamações por telefone - estes e outros transtornos têm motivado um grande volume de reclamações de passageiros contra as companhias aéreas nacionais. No primeiro semestre deste ano, foram registradas 438 queixas pelo Procon de São Paulo contra essas empresas, o mesmo volume do período janeiro-junho de 2011, figurando, em primeiro lugar, a TAM e a Gol, líderes do mercado.
A qualidade dos serviços prestados pelas companhias não tem acompanhado o veloz crescimento do transporte aéreo de passageiros no País, que bateu um novo recorde em julho, quando a taxa de ocupação dos voos domésticos chegou a 78,45%.
É notório também que os grandes e médios aeroportos brasileiros estão congestionados. Nada disso, porém, pode servir de desculpa para tantos e tão repetidos casos de desconsideração pelos direitos do consumidor.
Os Procons estaduais têm postos nos principais aeroportos do País, que acolhem reclamações e lhes dão encaminhamento, e não são poucos os casos que acabam sendo decididos pela Justiça, por descumprimento do Decreto-Lei 6.523/08, conhecido como Lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Até recentemente, a defesa dos direitos do consumidor não figurava entre as prioridades da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vinculada à Presidência da República. A Anac só costumava intervir em situações caóticas. Isso pode começar a mudar. Como o Estado (28/8) noticiou, a Anac vai apertar o cerco às companhias aéreas, a exemplo do que fez a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com as operadores de telefonia móvel.

A área técnica da Agência Nacional de Aviação Civil trabalha na elaboração de novas normas que devem ser encaminhadas à sua diretoria e, depois disso, serão colocadas em audiência pública. A agência reconhece que o trabalho é complexo e exige a criação de novos indicadores que excluam os problemas ocorridos por fatores externos às empresas, como cancelamento e atrasos de voos causados pelo mau tempo.
Para enfrentar essa situação, os aeroportos brasileiros estão mal equipados. Nos terminais aéreos mais modernos, voos não são suspensos simplesmente porque as condições atmosféricas são adversas, como ocorre no Brasil.
De qualquer forma, se houver atraso superior a duas horas, as companhias devem providenciar acomodações decentes e refeições para os passageiros, o que também não acontece em nossos aeroportos. Além disso, se o aeroporto estiver fechado por longos períodos, isso pode impedir a realização de negócios ou o cumprimento de compromissos agendados. Em tese, os passageiros prejudicados teriam direito a ressarcimento por danos materiais ou morais, mas, para isso, teriam de recorrer à Justiça.
Quanto ao desvio de bagagens, seja por extravio ou furto, as companhias nem sempre têm o cuidado de selecionar funcionários responsáveis para trabalhar em terra, tanto para fazer um check-in correto como para cuidar do transporte de bagagens até as esteiras de retirada. O sumiço de bagagens entre os aviões e as esteiras é bastante comum em aeroportos nacionais.
Isso explica por que tantos passageiros insistem em viajar usando malas pesadas como bagagem de mão. A Agência Nacional de Aviação Civil pretende inovar reduzindo de 30 para 7 dias o prazo para que a companhia faça o ressarcimento aos usuários no caso de desvio de bagagens. Condições ainda mais severas de reembolso deveriam valer para passageiros prejudicados por overbooking, arcando a companhia com as despesas decorrentes.
Não se espera que, de uma hora para outra, a Agência Nacional de Aviação Civil elimine todas as mazelas dos aeroportos nacionais. Mas a agência reguladora deve exercer um papel preventivo de grande valia, fiscalizando mais rigorosamente as companhias aéreas, a Infraero e as novas concessionárias.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

SUSPENSA TAXA DE REMARCAÇÃO MENOR


O Tribunal Regional Federal em Brasília suspendeu uma sentença da Justiça Federal no Pará que determinava que o máximo que as companhias aéreas podiam cobrar para remarcar ou cancelar passagens era 10% do valor pago pelo cliente - sob pena de pagar R$ 100 mil de multa por dia.
A decisão, agora suspensa, afetava a TAM, a Gol e outras três empresas que não fazem mais voos de passageiros. Para o juiz federal Mário César Ribeiro, limitar a 10% a taxa de remarcação de passagens poderia causar um aumento das desistências e remarcações, "diminuindo a previsibilidade de número de passageiros em um voo".
"Como consequência, haverá restrição na oferta de bilhetes promocionais, prejudicando toda uma política voltada à popularização do transporte aéreo", afirmou o juiz federal, na decisão.

O CASO

Em agosto de 2011, a Justiça Federal no Pará determinou, em primeira instância, que o máximo que uma companhia poderia cobrar para cancelar ou remarcar voos era 10% do valor pago.
A decisão decorreu de ação do Ministério Público Federal no Pará, mas valia para todo o país.
A Gol afirmou que só se pronuncia em juízo.
Já a TAM disse que, "tratando-se de remarcação e/ou reembolso, aplica as regras da tarifa do bilhete adquirido pelo passageiro, que são previamente informadas".

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

REFORMA EM AEROPORTO DE SP FICARÁ PRONTA PARA COPA, DIZ CONCESSIONÁRIA


O Aeroporto Internacional de São Paulo, o mais movimentado do Brasil, vai passar por reformas importantes para a Copa de 2014.
A obra tem que sair a jato. Até a Copa, a concessionária que vai administrar o aeroporto tem que cumprir a promessa de aumentar a capacidade dos atuais 30 milhões de passageiros por ano para 42 milhões.
"Vai dar tempo. A alternativa é: tem que dar tempo e vai dar tempo", reforça o presidente da concessionária, Antônio Miguel Marques.
O projeto prevê um novo terminal com 22 novas pontes de embarque, um edifício-garagem com seis mil vagas, um shopping center e um hotel.
O novo terminal vai ser reservado para os voos internacionais de grandes distâncias, que usam aviões maiores. Para que eles possam pousar em Guarulhos, a pista vai ter que ser aumentada dos atuais 45 para 60 metros de largura. Durante a reforma vai haver impacto na operação do aeroporto.
"Isso vai exigir que as autoridades aeronáuticas ou as companhias aéreas, em alguma extensão, reprograme alguns dos seus voos", acrescenta Antônio Miguel Marques.
A segunda fase da ampliação vai começar depois da Copa. Até 2032, o aeroporto terá capacidade para 60 milhões de passageiros por ano.
Para o professor da Poli-USP, Jorge Leal Medeiros, novas ampliações serão necessárias. Mas a obra que começou vai atender à demanda dos próximos anos.
"Uma coisa prática, sem grandes obras faraônicas, como nós vimos no passado, e que certamente mostram que esse objetivo de atender essa demanda crescente no nosso transporte aéreo brasileiro, e também na Copa e nas Olimpíadas, possível ser atingido", acredita o professor.

(Fonte : Jornal Nacional)

BRASÍLIA É CIDADE MAIS COGITADA PARA NOVO VOO DA AIR FRANCE PARA PARIS


O brasiliense poderá ter mais uma opção de voo direto para a Europa. A companhia aérea Air France, que já voa duas vezes por dia de São Paulo e do Rio de Janeiro para Paris, estuda a possibilidade de aumentar a oferta. Entre as cidades possíveis, Brasília é a mais indicada para voo direto para a capital francesa. O DF é o lugar que registra maior número de viajantes para a França em proporção à população, totalizando cerca de 15 mil pessoas/ano.
"Para nós a prioridade seria Brasília, porque é bem central — o que possibilita clientes de outras regiões. A capital também tem um mercado muito bom: o quarto após São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre", afirma o diretor-geral da Air France/ KLM para o Brasil, Marc Baillart.
Embora ainda não haja uma data fixa, devido à crise europeia (e a específica nas companhias de aviação), a iniciativa do novo voo vem a calhar com o plano de marketing francês, que pretende levar 1,5 milhão de brasileiros para a França até 2020. "Paris é o primeiro destino dos brasileiros na Europa", diz o diretor Américas da Air France, Jean-Phillipe Perol. "E 2011 foi um ano fantástico, quando 580 mil brasileiros foram para país do vinho. A expectativa para este ano é de 620 mil." Desse total, 40% chega pela Air France.
Outro ponto favorável para a preferência por Brasília é que a capital é um HUC importante – o terceiro no país – da empresa aérea Gol, com quem a Air France compartilha o programa de milhagem. "É preciso ver o potencial do destino para o mercado europeu também. Levamos 18 meses para que a linha funcione bem e comece a render", explica Baillart.

(Fonte : Jornal Correio Braziliense / imagem divulgação)

GREVE DA LUFTHANSA AFETA AO MENOS DOIS VOOS DO BRASIL


A greve de 24 horas prevista pelos tripulantes de cabine da companhia alemã Lufthansa obrigou a empresa a cancelar 1.200 voos, entre eles dois que têm o Rio de Janeiro como origem (hoje) ou destino (amanhã).
Os dois voos diários da companhia à Europa partindo de São Paulo não haviam sido afetados até a conclusão desta edição.
Foi cancelado o voo LH 501, do Rio de Janeiro para Frankfurt, na Alemanha, previsto para partir às 21h15 de hoje do Galeão. Também foi cancelado o LH500, que partiria amanhã de Frankfurt às 10h15 com destino ao Rio.
A assessoria da empresa informou que os passageiros afetados podem pedir reembolso ou realocação em outros voos, sem custos.
A orientação geral é verificar no site da companhia o status de seus voos e de suas conexões. Os passageiros que embarcarem sem contratempos em São Paulo, por exemplo, podem se deparar com voos cancelados em Frankfurt ou Munique em caso de conexão para outras cidades.
Quem não teve voo cancelado mas ainda assim deseja remarcar pode fazê-lo sem custo, desde que a nova viagem ocorra até 29 de novembro. A Lufthansa tem 20 voos semanais no Brasil, transportando 5.000 passageiros.
Na terça, uma greve dos tripulantes que durou 11 horas nos aeroportos de Frankfurt, Berlim e Munique causou o cancelamento de 306 voos e afetou 43 mil passageiros. Muitos deles tiveram de dormir em camas improvisadas em aeroportos.
O aeroporto de Frankfurt é a base da Lufthansa e o terceiro maior da Europa. Seu movimento de passageiros só é menor do que o aeroporto de Heathrow, na Inglaterra, e Charles de Gaulle, em Paris.
O sindicato pede 5% de aumento e maior controle sobre contratações temporárias.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

INFRAERO REFORÇA EQUIPE DE ATENDIMENTO PARA FERIADO


A Infraero estima que cerca de 2,8 milhões de passageiros circularão nos 63 aeroportos administrados pela rede e nos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos (SP) entre os dias 6 e 10. A empresa prevê crescimento de 25% nos embarques e desembarques, na véspera de feriado.
Durante o fim de semana prolongado, a Infraero acionará o plano utilizado em períodos de grande movimento, como carnaval e Semana Santa. Estão previstos reforços nas equipes operacionais, de segurança e de limpeza, bem como o remanejamento na escala de trabalho dos funcionários.
Quem vai embarcar também pode contar com a tecnologia para obter informações importantes antes mesmo de chegar ao aeroporto. Basta acessar o aplicativo Infraero Voos Online, disponível para dispositivos móveis nas plataformas iPhone, Java, Blackberry e Android, além da rede social Facebook, na página Infraero Brasil.
No desembarque, o passageiro também conta com uma ação da Infraero para dar mais transparência ao processo de restituição de bagagens. É o projeto “De olho na Mala”, que já funciona em 35 aeroportos da Rede. Estão instaladas câmeras e monitores nas salas de desembarque, com os quais é possível acompanhar o processo de colocação das malas nas esteiras em tempo real.

(Fonte : Panrotas)

GOL TERÁ METAS PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS


A Gol publicou nesta quarta-feira, dia 5, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o relatório de emissão de gases de efeito estufa utilizando a ferramenta GHG Protocol, que é o padrão mais aceito e reconhecido internacionalmente. Dentre as diversas ações que a companhia já possui para diminuir o impacto ambiental está a sua frota, que é uma das mais jovens e modernas da América do Sul, consumindo assim menos combustível. Além disso, em maio deste ano, a Gol recebeu homologação para operar utilizando recurso de navegação baseada em performance (RNP-AR) no Aeroporto Santos Dumont, que reduz o ruído, o tempo de viagem e o combustível, trazendo como consequência a redução de gases poluentes na atmosfera. Também no primeiro semestre a companhia operou o seu primeiro voo utilizando biocombustível.
“Iniciamos esse trabalho em 2010 com o objetivo de quantificar as emissões, adotar medidas para desenvolver tecnologias e métodos para aprimorar práticas eficazes e seguras e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos ambientais”, diz o diretor de operações da Gol, Pedro Scorza. “Agora, teremos material suficiente para comparar e estipular metas de redução”, completa.

(Fonte : Mercado & Eventos)