quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

EMBRATUR LANÇA PROGRAMA PARA ATRAIR MAIS ESTRANGEIROS AO PAÍS


A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lançou, nesta quarta-feira (1), por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, o PROGRAMA VOO DIRETO, que tem como objetivo aumentar a entrada de turistas internacionais no País.
O Programa irá conceder apoio financeiro às secretárias de turismo dos estados que apresentarem projetos promocionais de voos fretados. Os projetos poderão ser focados em atividades promocionais de eventos, viagens à imprensa, produção de material promocional e a campanhas publicitárias.
Ao todo serão disponibilizados R$ 8 milhões para o financiamento dos projetos aprovados.

FOCO NA ECONOMIA E CAPTAÇÃO DO TURISTA ESTRANGEIRO

O Programa pretende movimentar a economia dos estados, com a ampliação do acesso dos turistas aos aeroportos brasileiros, gerando reflexo no aumento no número de estrangeiros que visitam o País.
Com o programa, a Embratur espera ampliar a oferta de destinos turísticos nacionais, com a inclusão daqueles não atendidos, ou menos atendidos por ligações diretas com mercados potenciais, e destacar o Brasil no mercado internacional.
Para aderir ao programa os estados interessados deverão elaborar um Plano Promocional, estabelecendo parcerias para novos voos fretados. A divulgação dos projetos aprovados será realizada no próximo dia 10 de fevereiro, por meio de edital.

(Fonte : Info Money)

MTUR CRIA COMITÊ GESTOR E GRUPO EXECUTIVO PARA A COPA


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, instituiu, por meio de portaria, o Comitê Gestor (CG Copatur) e o Grupo Técnico Executivo (GTE Copatur). Os grupos têm como atribuição planejar, coordenar e acompanhar, no âmbito do ministério, a execução das ações estratégicas para a preparação das cidades-sede e entorno para a Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo de 2014.
Ao CG Copatur compete orientar, acompanhar e aprovar os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo Técnico Executivo. O CG Copatur será presidido pelo ministro do Turismo e terá como membros os titulares da Secretaria Executiva, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo e da Embratur.
Compete ao GTE Copatur a coordenação e o monitoramento da execução das ações elegíveis para a preparação dos dois eventos. O grupo fará também a articulação com o Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa de 2014, coordenado pelo Ministério do Esporte.

(Fonte : Ascom MTur)

SALÃO DO TURISMO É CANCELADO ESTE ANO PELO MTUR


Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação do Ministério do Turismo confirmou durante a primeira reunião do ano do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que acontece em Brasília, que o Salão do Turismo Roteiros do Brasil que seria realizado em julho, em São Paulo, não ocorrerá mais este ano. "Está confirmado. Não teremos o Salão porque é um ano eleitoral, além da Rio+20 e não haverá tempo hábil para a realização do mesmo", informou. Moesch confirmou que o evento volta a ser realizado normalmente em 2013 em data a ser definida.
O fator que pesou mesmo para o cancelamento foi a decisão da presidente Dilma Rousseff de convocar o MTur para realizar ações no Rio de Janeiro em junho, durante a Rio+20 destacando temas voltados para a sustentabilidade. Segundo Isabel Barnasque, coordenadora do Salão, seria impossível realizar as duas ações em tão curto espaço de tempo. "Seria impossível preparar estes dois eventos e a presidenta Dilma Rousseff nos pediu prioridade para a Rio+20", destacou ela.
A secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, confirmou que até o final de abril estará lançando o edital do Salão de Turismo de 2013. "Não sabemos se ele será mantido em julho. Posso garantir que a interrupção do evento não irá prejudicar o Programa de Regionalização do Turismo, pois as ações terão continuidade", adiantou.Segundo ela o modelo do Salão vai mudar e para isso haverá uma discussão com os estados. Ela confirmou que a ideia do MTur será realizar o Salão apenas de dois em dois anos. "Nos anos alternativos vamos discutir a criação de um outro evento como vai acontecer este ano com a Rio + 20", adiantou.
Antes mesmo de saber da decisão do MTur, Domingos Leonelli, presidente do Fornatur manifestou sua preocupação com o cancelamento do Salão. "Não é bom que isso ocorra pois se cria um hiato de dois anos entre os eventos e lembro que o Salão é a principal vitrine do turismo brasileiro para o público e uma oportunidade de divulgar os destinos. É lamentavel que isso venha a ocorrer", adiantou.

(Fonte & foto : Mercado & Eventos)

HOTÉIS DO RIO JÁ TÊM 70% DOS QUARTOS RESERVADOS PARA O CARNAVAL


Pesquisa divulgada na segunda-feira (30) pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) revela que as reservas para o carnaval já atingem 71% dos leitos disponíveis na cidade. Em contrapartida, o preço dos pacotes de hospedagem subiu, em média, 17,6% em comparação com o carnaval de 2011.
O superintendente do SindRio, Darcílio Junqueira, disse à Agência Brasil que o reajuste dos preços dos hotéis varia de 10% a 27%. O aumento decorre não só da disponibilidade de quartos, mas também dos investimentos feitos pelo setor em modernização e ampliação. "Não só a hotelaria, mas também bares e restaurantes, todos estão se modernizando em termos de equipamentos e visual para poder receber melhor".
A expectativa é que a ocupação alcance, até o carnaval, 98% nos hotéis da zona sul, onde estão as praias mais famosas do Rio, como Copacabana e Ipanema, dois pontos percentuais acima do registrado no ano passado, "podendo até chegar a 100%", como aposta o superintendente.
A pesquisa mostra, ainda, que o número de reservas de turistas brasileiros supera o de estrangeiros. Hoje, 68% das reservas são de turistas nacionais e 32% de visitantes de outros países. "É crescente o número de turistas brasileiros no Rio. Isso já vem desde o Réveillon e está no mesmo caminho para o carnaval. Acho que isso é muito importante para o crescimento do turismo interno", disse Junqueira.
Para o verão como um todo, a expectativa de ocupação média no Rio de Janeiro chega a 83%, de acordo com o SindiRio.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias)

DESEMBARQUES DOMÉSTICOS NO PAÍS BATEM RECORDE EM 2011

A movimentação dos aeroportos brasileiros em 2011 foi a maior dos últimos 13 anos. De janeiro a dezembro, os desembarques domésticos somaram mais de 79 milhões, resultado 15,8% melhor que os 68,25 milhões acumulados em 2010. O mês de dezembro também foi recorde, com mais de 7 milhões chegadas, contra 6,49 milhões registradas no mesmo período de 2010.
Outro resultado inédito foi verificado nos voos internacionais. Foram mais de 9 milhões de desembarques de estrangeiros no Brasil em 2011, crescimento de 13,95% em relação aos 7,9 milhões de 2010. É o mais alto número verificado desde o início da série histórica, no ano 2000. Além disso, o último mês do ano também foi recorde: 735.362 desembarques, variação 6,5% maior que os 689.898 somados em dezembro de 2010.
A circulação de passageiros está fortemente concentrada nos aeroportos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Distrito Federal (Brasília), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont) e Minas Gerais (Confins).
Os desembarques se referem ao fluxo de passageiros, em voos regulares e não-regulares, nos 67 aeroportos brasileiros administrados pela Infraero em todo o território nacional. O indicador é utilizado pelo ministério do Turismo para avaliar o crescimento da atividade turística no Brasil.
Os aeroportos que mais receberam desembarques de voos domésticos em 2011 foram o aeroporto internacional de Guarulhos, com 8,8 milhões de desembarques, Congonhas, com 8,3 milhões, o terminal internacional de Brasília, com 7,2 milhões, o aeroporto do Galeão (RJ), com 5,3 milhões, e Santos Dumont, com 4,2 milhões de desembarques

(Fonte : Folha Online / imagem Folhapresse)

INFRAERO QUER LANCHONETES POPULARES EM 12 AEROPORTOS DO PAÍS


Para estimular a concorrência entre os estabelecimentos que já atuam nos terminais, a Infraero publicou hoje, 1/02, no Diário Oficial da União (DOU), o edital de concessão da primeira lanchonete popular nos aeroportos brasileiros. Curitiba recebe o novo local até maio deste ano.
De acordo com a Infraero, as lanchonetes serão implantadas em 12 aeroportos do país. O Diretor Comercial da estatal, Geraldo Moreira Neves, disse que pretende contar com, ao menos, uma lanchonete em cada aeroporto da Copa.
Os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, que serão concedidos à iniciativa privada, estão fora do projeto de lanchonetes populares.

(Fonte : Mercado & Eventos)