segunda-feira, 22 de março de 2010

BRAZIL TRADE SHOWS REALIZA EM AGOSTO, NO RIO DE JANEIRO, A 1ª FISPAL HOTEL


Evento será simultâneo ao Congresso Nacional de Hotelaria – Conotel 2010 e reunirá expositores de todo o setor

A Brazil Trade Shows (BTS) realizará, de 17 a 19 de agosto, a 1ª Fispal Hotel, feira de negócios para o setor hoteleiro, que acontecerá simultaneamente ao 52º Congresso Nacional de Hotéis - Conotel 2010, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
A expectativa é reunir, nesta primeira edição, fornecedores da hotelaria de todas as áreas: hospedagem, alimentos e bebidas, recreação, sistemas operacionais e eventos. As operadoras hoteleiras também devem expor suas marcas e soluções de gestão para proprietários de hotéis e investidores. “O objetivo da Fispal Hotel é aproximar executivos e representantes de entidades setoriais das empresas que oferecem serviços e produtos para o mercado hoteleiro”, afirma Marco Antonio Mastrandonakis, presidente da Brazil Trade Shows (BTS).
Para Álvaro Bezerra de Mello, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional, a realização da Fispal Hotel, em paralelo ao Conotel 2010, oferecerá, além de informações consistentes para os empresários e executivos ligados a indústria brasileira de hotelaria, produtos e serviços de alta técnologia e de última geração.
O Conotel 2010 abordará o tema “O Brasil é a bola da vez”, com foco em "Sustentabilidade Negocial da Hotelaria Brasileira", uma vez que o setor de turismo no Brasil, e em especial no Rio de Janeiro, está bem movimentado por conta da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. “O lançamento de novos empreendimentos e a modernização dos já existentes são essenciais para atendermos à demanda de visitantes de outros estados e países”, afirma Alexandre Sampaio, diretor financeiro da ABIH Nacional e presidente do SindRio, que apoia a Fispal Hotel.

Serviço
Congresso Nacional de Hotelaria – Conotel 2010
1ª Fispal Hotel
Data: 17 a 19 de agosto
Local: Centro de Convenções Sul América – Rio de Janeiro

Sobre a BTS

A Brazil Trade Shows (BTS) é a maior promotora de feiras voltadas para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas na América Latina. Seu portfólio inclui nomes como: Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Fispal Bahia, ABF Franchising Expo, TecnoSorvetes, TecnoCarne e MercoAgro. Em agosto de 2009, a BTS anunciou a compra da ForMóbile, voltada para o setor madeira-móvel, ampliando sua atuação no mercado de feiras.
Já o portfólio de publicações especializadas da BTS é composto pela Revista Nacional da Carne e pela Revista Leite & Derivados. Em sinergia com as feiras e eventos que fazem parte do calendário da BTS, os veículos de comunicação funcionam como referência e auxiliam a evolução do mercado, com a divulgação dos negócios do setor durante o ano todo.

(Fonte : Abre Aspas Comunicação)

PROMOÇÃO DE UMA DIÁRIA GRÁTIS RETORNA EM FOZ DO IGUAÇU


O trade turístico de Foz do Iguaçu (PR), com o apoio da Itaipu Binacional, lançou, pelo terceiro ano consecutivo, uma campanha de estímulo ao turismo na cidade durante a baixa temporada, que vai até o final de junho. A promoção, intitulada “Temporada Boa em Foz”, oferece aos turistas uma quarta diária de hotel gratuita na compra de três dias e tem validade até o dia 30 de junho.
A iniciativa do trade turístico local é consequência do sucesso das duas primeiras edições da promoção. “Além de movimentar a cidade durante este período do ano em que o número de turistas chega a ser 40% menor, a campanha termina também por incentivar os empresários a investir em melhorias e avanços que venham a agregar mais vendas futuramente”, afirmou o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez.
Na promoção, há 46 estabelecimentos participando – 12 a mais do que no ano passado. No entanto, mais hotéis podem aderir. A expectativa dos coordenadores da campanha é que a marca de 50 hotéis seja atingida nos próximos dias. Mesmo assim, o resultado já é comemorado.
“Nosso objetivo é aumentar em 10% a visitação à cidade a cada ano, e como já superamos a crise, esperamos atingir essa meta sem dificuldades”, observou o presidente da Regional Oeste da ABIH-PR, Mauro Sebastiany.
Para conhecer os hotéis inscritos e o regulamento da campanha Temporada Boa em Foz, acesse o site http://www.temporadaboaemfoz.com.br/. A promoção é válida de até 30 de junho de 2010, exceto em feriados prolongados, e está sujeita à disponibilidade de vagas e às condições comerciais dos estabelecimentos participantes.

(Fonte : Panrotas / 22-03-10 - Foto Divulgação)

FEIRA HOTEL TEC 2010 ACONTECE DE 12 A 14 DE MAIO EM SP



Restam poucos espaços para expositores que desejam participar da 3ª edição da Hotel Tec, Feira de Produtos de Tecnologia e Qualidade para Hotelaria, que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, de 12 a 14 de maio."Os fornecedores da hotelaria estão bem otimistas em relação ao grande momento que o setor hoteleiro está vivendo no Brasil em razão do potencial turístico, aliado aos grandes eventos captados pelo país, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016", destaca Edgar J. Oliveira, Diretor da Editora Ejota Feiras e Eventos a promotora da feira Hotel Tec.Segundo ele, a Hotel Tec continuará sendo uma verdadeira vitrine para exposição de produtos de qualidade, fará uma maior integração e contato com novas tecnologias e irá primar pela qualidade do visitante.Diversas entidades do setor apóiam a Hotel Tec 2010. Entre elas estão: a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH/SP) o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Resorts Brasil (Fohb) , a Associação Brasileira das Governantas (ABG) a Associação Brasileira dos Compradores para Hotéis e Restaurantes (Abrachr), Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga) e a Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição.Entre os eventos confirmados estão: 3º Grande Encontro Nacional das Governantas, Encontro Nacional dos Compradores para Hotéis e Restaurantes, Seminário voltado exclusivamente aos hotéis e pousadas de pequeno e médio porte, seletiva Brasil e Workshop Bocuse d’Or, o mais importante concurso da alta gastronomia mundial, workshop sobre os investimentos que estão acontecendo na hotelaria nacional, reunião do Conselho Estadual do Turismo e Câmara Temática da Copa 2014, entre outros.
"Estamos bem confiantes no sucesso da Hotel Tec 2010 e que ela receba mais do que os 8.234 visitantes registrados no ano passado e se consolide de vez no mercado, pois era a feira que faltava em São Paulo e que repercute no Brasil inteiro", conclui Oliveira.
Mais informações sobre a Hotel Tec 2010 podem ser obtidas através do site http://www.hoteltec.com.br/

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 22-03-10)

MTUR INTENSIFICA AÇÕES PARA ESTIMULAR A FORMALIZAÇÃO DO SETOR

Projeto será lançado em breve nas cidades-sede da Copa de 2014

O Ministério do Turismo (MTur) vai intensificar as ações de estímulo à formalização dos prestadores de serviços turísticos nas 12 cidades-sede da Copa de 2014. Os alvos são os empreendedores informais e as empresas não registradas no Cadastur, sistema operado pelo MTur em parceria com os órgãos estaduais de turismo.
O projeto “Empresa Formal, Turismo Legal”, que terá lançamento nacional em breve, será apresentado nesta sexta-feira (19) aos coordenadores regionais de Serviços Turísticos, reunidos com técnicos do MTur em Caxias do Sul (RS). Parceria do MTur com a Fundação Universa, o projeto vai estimular o registro de negócios informais e o cadastramento de empresas do setor.
As cidades-sedes são: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).

(Fonte : Ministério do Turismo)

TURISMO CRESCE E GASTO NO EXTERIOR BATE RECORDE

Após a crise, os brasileiros voltaram a viajar como nunca para o exterior. Em janeiro, os gastos em viagens internacionais dos turistas do País atingiram o recorde de US$ 1,21 bilhão, o maior valor para o mês desde 1969.
Os números dão às viagens um papel cada vez mais importante na composição das contas externas. Sozinhas, essas despesas equivaleram a 31,6% de todo o déficit de transações correntes do mês. Nos anos 80, o porcentual girava em torno de 3%.
Os gastos de viajantes brasileiros pelo mundo crescem rapidamente desde o segundo semestre de 2009. Depois dos meses turbulentos da crise mundial de 2008, a retomada da economia no ano passado deu confiança para que os turistas voltassem a olhar para fora do País.
Em fevereiro do ano passado, o gasto atingiu o piso de US$ 553 milhões. Desde então, sobe gradativamente. Na comparação entre os meses de janeiro de 2010 e 2009, por exemplo, a despesa saltou 72,4%. É como se brasileiros gastassem US$ 27 mil por minuto ou US$ 454 a cada segundo do mês de janeiro. Do pouco mais de US$ 1,2 bilhão gastos no mês, 68% foram no cartão de crédito para pagamento de passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, lojas e restaurantes. As compras relacionadas diretamente ao turismo - como os pacotes de viagens - e pagas em dinheiro responderam por 28% das despesas.

(Fonte : Portal EXAME / 22-03-10)

A NOVA CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA SERÁ DISCUTIDA HOJE E AMANHÃ EM SALVADOR

Hoje e amanhã, no Gran Hotel Stella Maris Resort & Convention, Salvador receberá especialistas e empresários do setor de turismo para a oficina de elaboração da Nova Matriz de Classificação Hoteleira. Nesse encontro, o segmento discutido será Resorts. Para a classificação, foi firmado um acordo de Cooperação Técnica entre o MTur - Ministério do Turismo, o INMETRO e a SBM - Sociedade Brasileira de Metrologia.
A nova classificação pretende atender a uma exigência da Fifa e do COI - Comitê Olímpico Internacional para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Seu principal objetivo é fortalecer o controle dos serviços prestados, com padrões do INMETRO, dentro de critérios da hotelaria mundial. Este será o segundo, de oito encontros, que discutirão a nova classificação hoteleira do Brasil. Os encontros estabelecerão os critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de floresta, hotéis históricos e os chamados cama e café. Nos encontros, os participantes vão sugerir matrizes para a infraestrutura, serviço, sustentabilidade e bases legais de cada um.
A primeira oficina, para a elaboração da matriz para Hotel Urbano, foi realizada em Porto Alegre (RS), nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro. As oficinas para elaboração das matrizes passarão por todas as regiões do país, entre fevereiro e maio deste ano. Os encontros prosseguem nos dias 30 e 31 de março, em Cuiabá (MT) para empreendimentos “Hotel Fazenda”; dias 8 e 9 de abril, no Rio de Janeiro, para a categoria “Cama & Café”; nos dias 15 e 16 de abril, em Ouro Preto para “Hotel Histórico”; dias 26 e 27 de abril, em Tibau do Sul - Praia da Pipa (RN), para “Pousada; dias 3 e 4 de maio, em Vitória (ES) para “Flat” e, finalizando, nos dias 6 e 7 de maio, em Manaus (AM) para a categoria “Hotel de Selva”.

(Fonte : Business Travel Magaz. / HotNews / 22-03-10)

DIAGNÓSTICO PARA O TURISMO RURAL GAÚCHO



110 empreendimentos de todas as regiões do estado serão objeto de pesquisa

O Ministério do Turismo, com apoio de oito entidades, fará diagnóstico da oferta e demanda consolidada e potencial do turismo rural no Rio Grande do Sul. O projeto Turismo Rural Gaúcho contará com apoio de oito entidades e terá como focos a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
A pesquisa de levantamento e análise de oferta tem como universo 110 empreendimentos de todas as regiões do estado. Entre as ações previstas constam também a pesquisa de demanda potencial e real e além da elaboração de Manual de Boas Práticas do Turismo Rural Gaúcho.
A coordenadora geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, reuniu-se nesta sexta, em Caxias do Sul (RS) com gestores do projeto para discutir as estratégias de atuação do grupo. O projeto montou um estande no Salão Gaúcho de Turismo para exposição dos produtos turísticos rurais (rotas/roteiros e empreendimentos selecionados).

(Fonte : Ministério do Turismo)

OMT DECIDE PLANO DE TRABALHO E DESTACA AÇÃO BRASILEIRA

Considerado um dos grandes emergentes do turismo global, principalmente na geração de empregos e de divisas com o turismo mundial, o Brasil destaca-se também no grupo decisório político internacional. Assim foi durante a 26ª Reunião da Junta Diretiva dos Membros Afiliados da Organização Mundial de Turismo – OMT, realizada em Berlim, Alemanha, no dia 13 de março, que definiu o Plano de Trabalho dos Membros Afiliados para 2010.
Para compor os integrantes responsáveis pela elaboração do documento, a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux – CBCVB foi convidada a disponibilizar um de seus consultores para orientar nos tramites do processo. Desta forma, o Plano foi elaborado com base nas linhas estratégicas macro da OMT – Competitividade e Sustentabilidade.
“A expectativa em torno deste novo plano é muito grande, e tomou-se o cuidado em levar em consideração todas as propostas e sugestões dos Membros Afiliados, assim como integrar as ações dentro do planejamento estratégico da OMT”, afirmou o consultor da CBCVB na OMT, Rodrigo Godinho Corrêa. A reunião da Junta diretiva aprovou, também, a realização da Reunião dos Membros Afiliados Latino-Americanos, para junho de 2010, em Foz do Iguaçu. “Esta reunião já é resultado da estratégia de regionalização da OMT que mira a organização dos Membros em blocos regionais, com maior representatividade. Assim obtemos uma identidade local forte, com projetos específicos para cada região, estimulando a integração entre os países, setor público, e os Membros Afiliados, setor privado”, explicou João Luiz dos Santos Moreira, presidente da CBCVB. O Plano de Trabalho terá como objetivos gerais: estimular a integração e a regionalização dos Membros Afiliados, agilizar as respostas às necessidades de cada membro, estimular as parcerias público-privadas e trocar conhecimento entre os setores e aumentar o número entidades que compõem o grupo. Foram criados, ainda, cinco temas principais, cada um com dez ações específicas, divididos em: Pesquisa e Publicações, Seminários, Marketing, Gerenciamento de Conhecimento e Gerenciamento Interno.
Durante a reunião, destacou-se ainda a implementação da plataforma tecnológica PLATMA, uma grande rede social que visa à disseminação e a troca de conhecimento e o fortalecimento e a integração dos diversos setores turísticos. Desenvolvida em parceria com a estatal espanhola SEGITTUR, responsável, entre outras, pelo desenvolvimento do portal de turismo da Espanha (spain.info), a PLATMA será um ambiente de debates, geração de conteúdos, repositório de informações, não somente para os Membros Afiliados, mas também, gradativamente, para todos os interessados em participar e contribuir desta comunidade global.
Coordenado pelo secretário geral da OMT, Taleb Rifai, a reunião contou também com a presença do diretor executivo da Organização, Márcio Favilla, responsável pelo programa de Membros Afiliados; do diretor dos Membros Afiliados, Javier Blanco; do assessor jurídico da CBCVB, Flávio Ribeiro; e do presidente e o vice-presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Norton Luiz Lenhart e Antônio Henrique Alcântara.

(Fonte : Ascom CBCVB / 21-03-10)

PARAGUAI É O PRIMEIRO PAÍS DO MERCOSUL A ADOTAR O CADASTUR



País vizinho adotou a tecnologia brasileira para cadastrar prestadores de serviços turísticos

Paraguai será o primeiro país do MERCOSUL a adotar o sistema de cadastramento de empresas e profissionais do turismo (Cadastur) desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur). A cerimônia que selou o acordo de transferência de tecnologia com o país vizinho ocorreu nesta quinta-feira (18/03), em Assunção.
Na ocasião, foi realizado o primeiro registro de uma empresa do Paraguai no Registur, como foi batizado o sistema paraguaio. “Nossa intenção é adotar uma plataforma única de cadastramento para todos os países de Mercosul”, diz o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.

(Fonte : Ministério do Turismo)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A RODADA DE NEGÓCIOS DO 5º SALÃO DO TURISMO – ROTEIROS DO BRASIL



Em 2010, o foco será o apoio à comercialização de destinos e roteiros trabalhados em projetos e programas do MTur

Começam hoje as inscrições de roteiros e destinos para participar da próxima Rodada de Negócios, que vai acontecer nos dias 27 e 28 de maio, no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. O evento é uma parceria entre Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional, que tem como objetivo a ampliação da oferta e comercialização de produtos turísticos. Além disso, a Rodada é uma oportunidade para que novos destinos e empresas tenham acesso ao mercado, incentivando a promoção e comercialização de produtos turísticos brasileiros.
A edição de 2010 terá um formato diferenciado e inovador. Sua metodologia de apoio à comercialização possibilita maior flexibilidade e qualidade na apresentação dos produtos aos operadores. A proposta é alterar o modelo de “Rodada de Negócios” para “Encontro de Negócios”. Assim, a participação será por produto turístico (destino/roteiro), enquanto no modelo anterior a participação era por empresas.
De acordo com o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva, essa mudança no formato da Rodada se justifica, especialmente, pela necessidade de promover a sustentabilidade dos projetos. “Apoiando a inserção desses destinos e roteiros no mercado, esperamos dar oportunidade para que novas empresas fornecedoras locais possam promover a realização de negócios, possibilitando a ampliação dos canais de distribuição e comercialização desses produtos turísticos brasileiros."
A expectativa é que o formato estimule a formação de parcerias, geração de negócios e o fortalecimento dos elos de toda cadeia produtiva do turismo. Por meio da formação de uma comissão representante do destino/roteiro, haverá a participação ativa de Órgãos Oficiais de Turismo, SEBRAEs Regionais que, juntamente com os empresários e fornecedores, apresentarão os produtos ofertados para os operadores de turismo. Além disso, o intuito é dar continuidade às ações de estruturação de destinos e roteiros apoiados em projetos do MTur e SEBRAE.
Somente poderão participar da Rodada de Negócios os produtos (destinos e roteiros) que estiverem contemplados nos seguintes projetos ou programas: Rede de Cooperação Técnica para Roteirização, Economia da Experiência, Viaja Mais Melhor Idade e Programa Aventura Segura. Esses programas apresentam grande diferencial competitivo no mercado, pois desenvolveram ações de aprimoramento de produtos. Com isso, será possível apresentar novidades ao operador de turismo, como destinos com produtos de vivências e roteiros inusitados.
As inscrições para a Rodada de Negócios vão até o dia 09 de abril, e podem ser feitas através das comissões estaduais representantes dos destinos ou projetos. A listagem está disponível no portal do Salão do Turismo - http://www.salao.turismo.gov.br/. Ao ter sua inscrição aprovada, os participantes receberão um comunicado.

SOBRE A RODADA DE NEGÓCIOS

A Rodada de Negócios é, desde a primeira edição do Salão, uma ótima oportunidade para realizar novos negócios e conhecer fornecedores locais (agentes de turismo receptivo e meios de hospedagem) de todo o país, além de ampliar o relacionamento com as operadoras do mercado brasileiro.
Em 2009, possibilitou o agendamento de 2.054 encontros entre 46 operadores e 280 agentes de turismo receptivo (meios de hospedagem e agências de turismo receptivo), gerando uma expectativa de negócios, para as operadoras, em torno de R$95,5 milhões, segundo dados da pesquisa realizada pelo MTur/SEBRAE e Fundação Getúlio Vargas, durante o evento. No caso das agências de receptivo e meios de hospedagem, a expectativa gerada foi em torno de R$229,5 milhões.
Para mais informações: mailto:rodada.salao@turismo.gov.br%20

(Fonte : Ministério do Turismo)

HOTEL TROPICAL BAHIA PODE SER LEILOADO NO DIA 15 DE ABRIL


No sábado (20) foi realizado o leilão de móveis e objetos, entre obras de arte, do hotel Tropical Bahia, que fechou as suas portas em Salvador (BA).
De acordo com o Instituto Aerus, proprietário do edifício, o edital de convocação para o leilão da propriedade está em fase de ajustes finais e deverá ser publicado na quinta (25). A previsão é que o leilão aconteça no dia 15 de abril. A Secretaria de Turismo da Bahia confirmou que a CVC é uma das empresas que manifestaram interesse no hotel.

(Fonte : Hôtelier News / 22-03-10)

ANAC AUTORIZA VOOS DAS COMPANHIAS AÉREAS AERO REPÚBLICA, BOA E DA BQB


A ANAC autorizou a companhia colombiana Aero República a funcionar com voos internacionais com origem no Brasil, assim como a BoA (Boliviana de Aviación). A Agência também concedeu autorização provisória para a uruguaia Los Cipreses (BQB Lineas Aéreas) para fazer nove voos exploratórios e, em breve, deve receber pedido da boliviana Aerocon – Aerocomercial Oriente Norte.
Para a ANAC, o interesse das estrangeiras se dá graças ao crescimento da demanda por transporte aéreo no Brasil e a liberdade tarifária, que ampliou a concorrência no setor. Para a América do Sul, a liberdade tarifária vigora desde setembro de 2008 e pôs fim à necessidade de cobrar um preço mínimo dos voos com origem no Brasil para esses países. O mesmo mecanismo será concluído para voos do Brasil para os demais países, no dia 23 de abril.

(Fonte : Business Travel Magaz. / HotNews / 22-03-10)

JANTAR NO CÉU É RODA-GIGANTE COM SERVIÇO DE BORDO


Do alto dos 50 metros do guindaste que ergue a mesa de jantar, o publicitário Rafael Carmineti liga para a mãe e diz: "É como se estivéssemos no restaurante do Terraço Itália sem chão nem paredes".
Quem passa pela marginal Pinheiros não entende bem o que é aquilo, e não raro alguns carros param para perguntar o que é o cubo pendurado sobre a pista do Jockey Club.
De disco voador a plataforma de "bungee jumping" coletivo, já disseram de tudo. A verdade é que aquilo é uma roda-gigante com serviço de bordo.
Após passar por 30 países - e com algum desentendimento com a prefeitura, que não deixou que a estrutura fosse montada no parque Ibirapuera - o "dinner in the sky", ou o "jantar no céu", ao pé da letra, começou a temporada em São Paulo.
Antes de subir, os convidados perguntam: E se o guardanapo voar? Não voa, tem prendedor. E se der vontade de ir ao banheiro? A mesa desce. E se chover? Ninguém sobe, mas o convescote é remarcado.
A estrutura, trazida da Bélgica, sobe tão devagar que as taças e os talheres nem se mexem. "Frio na barriga vai dar, não tem jeito, mas depois de algumas taças de champanhe passa", diz Eduardo Lovro, um dos empresários que trouxeram o restaurante ao Brasil.
Como a mesa só tem lugar para 22 pessoas, o preço do jantar é salgado -R$ 600. A comida não é uma Brastemp, patrocinadora do evento, nem poderia ser. "Saímos com os pratos quentes, mas eles perdem calor. É comida de avião, não dá para ser igual à de um restaurante", diz o chef Fred Frank.
Uma hora e meia depois, a sala de jantar desce. Como num parque de diversões, todos aplaudem. Lá embaixo, os próximos convidados abordam os 22 passageiros para saber como foi o voo. Balança, mas não cai.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Cotidiano / 22-03-10 - Foto Divulgação
)