segunda-feira, 22 de março de 2010

OMT DECIDE PLANO DE TRABALHO E DESTACA AÇÃO BRASILEIRA

Considerado um dos grandes emergentes do turismo global, principalmente na geração de empregos e de divisas com o turismo mundial, o Brasil destaca-se também no grupo decisório político internacional. Assim foi durante a 26ª Reunião da Junta Diretiva dos Membros Afiliados da Organização Mundial de Turismo – OMT, realizada em Berlim, Alemanha, no dia 13 de março, que definiu o Plano de Trabalho dos Membros Afiliados para 2010.
Para compor os integrantes responsáveis pela elaboração do documento, a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux – CBCVB foi convidada a disponibilizar um de seus consultores para orientar nos tramites do processo. Desta forma, o Plano foi elaborado com base nas linhas estratégicas macro da OMT – Competitividade e Sustentabilidade.
“A expectativa em torno deste novo plano é muito grande, e tomou-se o cuidado em levar em consideração todas as propostas e sugestões dos Membros Afiliados, assim como integrar as ações dentro do planejamento estratégico da OMT”, afirmou o consultor da CBCVB na OMT, Rodrigo Godinho Corrêa. A reunião da Junta diretiva aprovou, também, a realização da Reunião dos Membros Afiliados Latino-Americanos, para junho de 2010, em Foz do Iguaçu. “Esta reunião já é resultado da estratégia de regionalização da OMT que mira a organização dos Membros em blocos regionais, com maior representatividade. Assim obtemos uma identidade local forte, com projetos específicos para cada região, estimulando a integração entre os países, setor público, e os Membros Afiliados, setor privado”, explicou João Luiz dos Santos Moreira, presidente da CBCVB. O Plano de Trabalho terá como objetivos gerais: estimular a integração e a regionalização dos Membros Afiliados, agilizar as respostas às necessidades de cada membro, estimular as parcerias público-privadas e trocar conhecimento entre os setores e aumentar o número entidades que compõem o grupo. Foram criados, ainda, cinco temas principais, cada um com dez ações específicas, divididos em: Pesquisa e Publicações, Seminários, Marketing, Gerenciamento de Conhecimento e Gerenciamento Interno.
Durante a reunião, destacou-se ainda a implementação da plataforma tecnológica PLATMA, uma grande rede social que visa à disseminação e a troca de conhecimento e o fortalecimento e a integração dos diversos setores turísticos. Desenvolvida em parceria com a estatal espanhola SEGITTUR, responsável, entre outras, pelo desenvolvimento do portal de turismo da Espanha (spain.info), a PLATMA será um ambiente de debates, geração de conteúdos, repositório de informações, não somente para os Membros Afiliados, mas também, gradativamente, para todos os interessados em participar e contribuir desta comunidade global.
Coordenado pelo secretário geral da OMT, Taleb Rifai, a reunião contou também com a presença do diretor executivo da Organização, Márcio Favilla, responsável pelo programa de Membros Afiliados; do diretor dos Membros Afiliados, Javier Blanco; do assessor jurídico da CBCVB, Flávio Ribeiro; e do presidente e o vice-presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Norton Luiz Lenhart e Antônio Henrique Alcântara.

(Fonte : Ascom CBCVB / 21-03-10)

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