quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Turismo reafirma defesa de dispensa de vistos para países estratégicos


Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar novos procedimentos para brasileiros entrarem nos EUA, o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, defende a dispensa de vistos para países estratégicos: EUA, Canadá, Japão e Austrália. Ele sustenta, com base em estudos da Organização Mundial do Turismo, que a medida pode injetar até R$ 1,4 bilhão na economia brasileira. Na entrevista à Agência de Notícias do Turismo (ANT), o ministro aborda ainda questões sensíveis como a segurança e o risco migratório.

ANT: O Ministério do Turismo sempre defendeu a dispensa de vistos para países estratégicos, entre eles os Estados Unidos. Mesmo após o presidente dos EUA, Donald Trump, criar novos procedimentos mais duros para os brasileiros entrarem no país o senhor vai continuar a defender esta medida?
MB: Sim. As medidas consulares devem ser adequadas às realidades econômicas, à segurança nacional e à pressão migratória da cada país. As realidades do Brasil e Estados Unidos são completamente distintas. Se eles optaram por criar barreiras para turistas de diversas nações entrarem e movimentarem a economia norte-americana, porque sofre enorme pressão migratória, melhor para os outros destinos. No caso do Brasil, queremos gerar emprego e renda para a população. Atualmente temos mais de 12 milhões de brasileiros procurando emprego.
ANT: A dispensa do visto de forma unilateral não coloca o Brasil numa posição de desvantagem política em relação aos demais países?
MB Eu penso o contrário. Quando só dispensamos os vistos aqueles turistas de países que não exigem vistos para os brasileiros, estamos delegando uma decisão estratégica nossa para os líderes de outras nações. Estamos, na realidade nos apropriando de uma decisão da qual nunca deveríamos ter aberto mão. Como ministro do Turismo do Brasil quero intensificar ao máximo o fluxo de visitantes nos nossos destinos com visitantes nacionais e internacionais.
ANT: Se a medida passar a valer, os turistas dos países beneficiados poderão entrar para sempre no Brasil?
MB: Não. A proposta do Ministério do Turismo é fazer um teste por um período experimental de dois anos e medir o impacto. Cada visitante, pela nossa proposta, pode ficar apenas 90 dias no nosso país. Caso a dispensa não movimente a economia como esperamos, o governo pode recuar e voltar a exigir os vistos.
ANT: Como foram selecionados os países a serem beneficiados? Já há alguma previsão de impacto da dispensa de vistos para a economia?
MB: Selecionamos os países com:
·         Elevado fluxo emissivo internacional;
·         Histórico positivo no envio de turistas ao Brasil;
·         Elevado gasto de turistas no Brasil;
·         Baixo risco migratório;
·         Baixo risco para a segurança nacional;
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), medidas de facilitação de viagens, como a dispensa do visto, podem gerar um aumento de até 25% no fluxo dos destinos envolvidos. Usando como base este estudo e o histórico dos gastos dos turistas dos países beneficiados, projetamos uma receita de até R$ 1,4 bilhão com a medida em dois anos.
ANT: Há algo mais concreto que as projeções?
MB: Sim. Nos Jogos Olímpicos fizemos um teste e tivemos um resultado muito positivo, mesmo em um curto espaço de tempo. Isentamos os vistos de americanos, canadenses, australianos e japoneses por um período de 4 meses. Dos 163.104 turistas dessas quatro nacionalidades que entraram no país, 74,06% usaram a dispensa do visto e mais de 85% disseram que a manutenção da isenção de vistos facilitaria um retorno ao país. Estes estrangeiros deixaram US$167,7 milhões na economia nacional, aproximadamente 8,68 vezes a mais que o valor que o Brasil deixou de arrecadar em taxas consulares.
ANT: Todo o estrangeiro que entra no Brasil precisa de visto?
MB: Não. Hoje o Brasil tem acordos bilaterais com quase 90 países pelo mundo. Desta forma, não exigimos vistos dos turistas de países da União Europeia, de toda a América do Sul, da África do Sul, México, Rússia, Israel, entre outros, que são grandes emissores de turistas.
ANT: Existe algum risco para a segurança do país incentivar a vinda de estrangeiros sem vistos?
MB: Acredito que as pessoas estão confundindo facilitação consular, cujo único propósito é diminuir a burocracia para admissão de estrangeiros no território nacional, com afrouxamento das medidas de segurança. O visto consular nada tem a ver com risco à segurança nacional, mas está ligado à prevenção de risco migratório.
É fundamental que as pessoas saibam que existe um importante e exitoso trabalho sendo realizado pela Polícia Federal em nossos aeroportos e fronteiras. É da PF a responsabilidade por fazer o controle da entrada de estrangeiros ao país. Eles trabalham de forma integrada com outras forças internacionais, como a CIA e a Interpol, e têm listas nacionais e internacionais de verificação de cidadãos que apresentam risco à segurança nacional. A triagem é feita em todas as pessoas que entram no país, com ou sem visto. Há uma série de recursos tecnológicos à disposição para controlar de forma efetiva a entrada de estrangeiros.
ANT: Mas a isenção de vistos não pode abrir as portas do país para o terrorismo?
MB: É preciso desfazer esse mal-entendido. Se pegarmos como exemplo os atentados que chocaram o mundo, como o de Nice, Paris, ou antes, os atentados cometidos nos Estados Unidos, veremos que os autores eram cidadãos, em sua grande maioria, europeus, dos quais não se exige visto para entrar no Brasil. Por outro lado, não há registro histórico de atos terroristas praticados por nenhum cidadão dos países que serão contemplados pelo projeto que estamos defendendo – Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

Entidades defendem isenção de vistos para países estratégicos


As entidades de classe que representam o setor produtivo do turismo divulgaram nesta segunda-feira (06) uma Carta Aberta em Defesa do Turismo, na qual manifestam preocupação sobre o andamento da proposta de isenção de vistos a países estratégicos.
O documento, assinado por 28 associações do mercado de turismo e pela maior agência de viagens do país, cita projeção do Ministério do Turismo, segundo a qual a isenção de vistos para esses países pode injetar R$ 1,4 bilhão na economia nacional e impactar no aumento do fluxo de turistas das quatro nacionalidades para o Brasil.
Confira a íntegra da carta aberta, endereçada aos ministérios do Turismo, Fazenda, Planejamento e à Casa Civil da Presidência da República.

CARTA ABERTA EM DEFESA DO TURISMO

No momento em que o Brasil amarga o mais alto índice de desemprego desde 2012 e sofre com uma das maiores crises econômicas do País, é hora de finalmente corrigir a negligência histórica com o turismo. As entidades representativas de classe têm uma série de medidas já demandadas para o governo no sentido de destravar os gargalos que há tempos impedem o desenvolvimento do setor de viagens.
Medidas simples que dependem apenas de vontade política e têm grande impacto no setor. A mídia tem veiculado que o governo federal pretende recuar e não mais isentar o visto para turistas de países estratégicos como os Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. Trata-se de um pleito antigo do mercado que, de acordo com projeções do Ministério do Turismo, pode injetar R$ 1,4 bilhão na economia nacional.
As entidades representativas de classe do turismo vêm, por meio desta carta aberta, defender não apenas a dispensa de visto para países estratégicos como ocorreu na Olimpíada com um impacto extremamente positivo, como também a elaboração de um pacote mais amplo que inclua de uma vez por todas o turismo na agenda estratégica e econômica do governo.
 Já está disponível uma série de estudos e documentos que apontam com clareza quais os gargalos da atividade no País. O turismo no Brasil precisa ultrapassar a marca de seis milhões de visitantes estrangeiros, enquanto mais de 1,2 bilhão de viagens são realizadas no planeta, segundo a Organização Mundial do Turismo.

Assinam a CARTA ABERTA
ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES NACIONAIS:
1. CETUR - Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
2. ABAV NACIONAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGEM                          
3. ABEAR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS AÉREAS                         
4. ABEOC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS                  
5. ABETA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA                                                   
6. ABIH NACIONAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INDÚSTRIA DE HOTÉIS        
7. ABLA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS 
8. ABOTTC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TRENS TURÍSTICOS E CULTURAIS                                  
9. ABR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESORTS - RESORTS BRASIL               
10.         ABRACCEF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS DE CONVENÇÕES E FEIRAS              
11.         ABRASEL NACIONAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES                  
12.         ABRASTUR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO SOCIAL            
13.         ABRATURR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO RURAL              
14.         ABRACORP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGENS CORPORATIVAS 
15.         CLIA BRASIL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS
16.         ALAGEV - ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE GESTORES DE EVENTOS E VIAGENS CORPORATIVAS                                                        
17.         ANTTUR - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTADORES DE TURISMO E FRETAMENTO                                               
18.         BITO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO RECEPTIVO INTERNACIONAL           
19.         BRAZTOA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TURISMO
20.         CBC&VB - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CONVENTION & VISITORS BUREAUX               
21.         FBHA - FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
22.         FOHB - FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS DO BRASIL                          
23.         SINDEPAT - SISTEMA INTEGRADO DE PARQUES TEMÁTICOS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS DO BRASIL
                                       
24.         UBRAFE - UNIÃO BRASILEIRA DOS PROMOTORES DE FEIRAS            
25.         UNEDESTINOS - UNIÃO NACIONAL DOS CONVENTION & VISITORS BUREAUX E ENTIDADE DE DESTINOS
ENTIDADES REGIONAIS:
26.         ABAV SP – Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo
27.         Aviesp - Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo   
28.         Avirp - Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região        
CVC (Agência de viagens – presidente do Conselho de Administração da CVC, Guilherme Paulus, que é conselheiro consultivo do Cetur/CNC)      


(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Modernização da Lei Geral é tema de encontros no MTur


O ministro do Turismo, Marx Beltrão, recebeu nesta quarta-feira (8) representantes de entidades que apresentaram ao MTur contribuições para a modernização da Lei Geral do Turismo. Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sugeriram a inclusão da entidade no Sistema Nacional de Turismo, além de pleitearem a participação nas discussões a respeito do novo Mapa do Turismo Brasileiro.
Beltrão ressaltou a importância do CNM na divulgação da importância do mapa para o ordenamento territorial e a definição de critérios para alocação de recursos. “O mapa é um instrumento muito importante de gestão das regiões turísticas, por isso é fundamental que os secretários de turismo e prefeitos comecem a se mobilizar para incluir, ou manter, seus destinos no mapa. O CNM é um parceiro importante nessa sensibilização”, afirmou Beltrão. A portaria com os critérios para atualização do mapa foi publicada no final do ano passado e servirá como base para os municípios pleitearem seus espaços dentro das regiões.
Em reunião com Edmar Bull, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), o ministro conversou sobre os avanços na Lei Geral e as demandas do segmento que conta com mais de três mil empresas cadastradas e responde por mais de 70% das vendas das passagens aéreas nacionais e 85% das internacionais.
Entre os pleitos apresentados por Bull, ao ministro do Turismo, estão a manutenção de isenção de vistos a turistas de países estratégicos; o ajuste na arrecadação do ISS, com a determinação de que a base de cálculo para as agências de turismo seja exatamente o valor da receita; apoio para a normatização da Remuneração das Agências de Viagem sobre a Taxa de Embarque; entre outros. Marx Beltrão se comprometeu a avaliar as demandas que dizem respeito ao MTur, além de apoiar o segmento junto aos demais ministérios.


(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Pesquisa revela que 9 em cada 10 viajantes de cruzeiros querem repetir a experiência


Quem opta por cruzeiro marítimo na hora de viajar é definitivamente conquistado pela experiência. Uma pesquisa da Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos (CLIA BRASIL), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, identificou que 88,8% das pessoas que viajaram de navio na temporada 2016 pretendem fazer outra viagem em alto mar.
Para 63,8% das pessoas entrevistadas, a viagem a bordo de um navio foi inédita. Muitos turistas são atraídos pela comodidade de encontrar em um único lugar: transporte, hospedagem, alimentação incluídos, além de entretenimento para todos os gostos.
E quem deseja navegar novamente pelo país pode aproveitar a temporada de cruzeiros que segue até abril. Ao todo são sete navios que farão 114 roteiros pelo litoral brasileiro, ofertando 393 mil leitos. Para atrair cada vez mais turistas, as empresas têm oferecido opções de cruzeiros temáticos, que podem ter foco esportivo, religioso, gastronômico, em negócios, musical, para a família ou até literário.
“Com nosso vasto litoral, os cruzeiros marítimos são uma ótima opção para movimentar a economia. Temos ainda alguns desafios que já estão sendo discutidos com todos os envolvidos para que o setor volte a crescer”, afirmou Marco Ferraz, presidente da CLIA BRASIL.

PERFIL - A pesquisa mostrou ainda que as mulheres são maioria nas viagens de navio no Brasil. Em 2016, elas representaram 56,5% dos viajantes. Os dados revelaram ainda que 64,9% dos passageiros são casados, enquanto 24,7% são solteiros e 10,4% divorciados ou viúvos. O estudo ainda destaca que 32% dos turistas viajaram em família e quase 31% em grupos de amigos.


(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Carta Aberta à Comunidade Paulista

As principais entidades do trade turístico brasileiro divulgaram o comunicado abaixo, apoiando o prefeito João Dória no programa SP Cidade Linda e incentivando a participação voluntária no Mutirão da Limpeza que será realizado no próximo sábado, dia 11.

Segue a íntegra:

Considerando o caráter essencial da limpeza, manutenção, conformidade funcional e harmonia estética do cenário urbano para a maximização da atratividade turística da cidade de São Paulo; ressaltando os valores históricos e culturais presentes na arquitetura e urbanismo do chamado Centro Velho da capital paulista; levando em conta a presença significativa de empresas e entidades representativas do Turismo, vimos a público:
1 – Apoiar a iniciativa do prefeito João Dória, no programa SP Cidade Linda, de mobilizar a população paulistana pela conscientização sobre a necessidade de tornar a cidade mais limpa, melhor cuidada e mais agradável aos olhos de moradores e visitantes.
2 – Mobilizar a participação voluntária e organizada dos profissionais do setor, no Mutirão de Limpeza, a se realizar dia 11/02, no trecho referenciado pelas Avenidas São Luís e Ipiranga.
3– Arregimentar representantes das empresas e entidades do setor de Turismo, localizadas nas imediações, para que engrossem a adesão ao evento.
4 – Promover o envolvimento dos estabelecimentos comerciais situados na região do evento do dia 11/02, por meio da adoção de medidas que impeçam a presença de sujeira no interior e nas fachadas dos mesmos e nas calçadas.
5 – Buscar, com o evento do dia 11/02, sensibilizar a comunidade sobre a importância de todos os cidadãos e visitantes contribuírem com a manutenção permanente do SP Cidade Linda.
6 – Apoiar o Conselho Gestor de Turismo da Cidade de São Paulo, na perspectiva de propor ações que tornem os pontos turísticos paulistanos mais agradáveis e amigáveis aos olhos de todos.
7 – Por meio da ‘pedagogia pelo exemplo’, estimular outras regiões da cidade de São Paulo e outros municípios a tomar atitudes similares, com a participação da iniciativa privada e das entidades representativas dos diferentes setores da economia.

Assinam os presidentes e dirigentes das seguintes entidades:

·         Marcos Arbaitman
Conselho de Gestão do Turismo da Cidade de São Paulo
·         Edmar Bull – ABAV Nacional
Associação Brasileira de Agências de Viagens
·         Marcos Balsamão – ABAV-SP
Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo
·         Sergio Pasqualin e Ibrahim Thathou
Academia Brasileira de Eventos e Turismo
·         Bruno Omori – ABIH-SP
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo
·         Luigi Rotunno – ABR Resorts Brasil
Associação Brasileira de Resorts
·         Rubens Schwartzmann – ABRACORP
Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
·         Miriam Petrone – ABRAJET-SP
Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo de São Paulo
·         Patricia Thomas – ALAGEV
Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas
·         Wilson Ferreira – AMPRO
Associação de Marketing Promocional
·         Fernando Fiori de Godoy – APRECESP
Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo
·         Magda Nassar – BRAZTOA
Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
·         Marco Ferraz – CLIA BRASIL
Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos
·         Virgilio N S Carvalho – CNTur
Confederação Nacional do Turismo
·         Michel Tuma Ness – FENACTUR
Federação Nacional de Turismo
·         Manuel Gama – FOHB
Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil
·         Elza Tsumori – ForEVENTOS
Fórum do Setor de Eventos
·         Toni Sando – SPCVB
São Paulo Convention & Visitors Bureau
·         Adriana Gradim Perdiza e Vilton Giglio – SINDEGTUR SP
Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo
·         Nelson de Abreu Pinto – SINDHOTEIS SP
Sindicato de Hotéis de São Paulo
·         Armando Arruda Pereira Campos Mello – SINDIPROM e UBRAFE
Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo e União Brasileira dos Promotores de Feiras
·         Wilson de Abreu Pinto – SINDRESBAR SP
Sindicato de Restaurantes e Bares de São Paulo
·         Aristides de La Plata Cury – Skål-SP
Skål Internacional São Paulo


(Fonte : Brasilturis Jornal)

Grupo Latam registra ocupação de 86,1% em janeiro

 

O grupo Latam divulgou suas estatísticas preliminares de tráfego registradas em janeiro deste ano. No período analisado, o tráfego de passageiros teve um aumento de 1,4%, enquanto a capacidade cresceu 0,8%. Na soma, a taxa de ocupação chegou a 86,1% – um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O tráfego internacional representou, no período, aproximadamente 57% do tráfego total de passageiros do grupo Latam. Nos voos para o Exterior, a taxa de ocupação foi ligeiramente mais alta: 87,6%.


(Fonte : Parotas / Imagem divulgação)

Latam anuncia novos voos no Paraná


A Latam Airlines Brasil inicia as vendas de passagens aéreas para novos voos domésticos em Foz do Iguaçu e Londrina. A companhia vai começar a operar nos finais de semana as rotas Londrina – São Paulo/Guarulhos e Foz do Iguaçu – Curitiba com aeronaves Airbus A320, configuradas com 174 assentos em Classe Econômica.
As passagens aéreas já estão disponíveis em www.latam.com e em outros canais de venda, como as agências de viagem parceiras e as lojas da Latam Travel.
A partir de 26 de março deste ano, os voos JJ3605 (Curitiba – Foz do Iguaçu) e JJ3232 (Curitiba – Foz do Iguaçu) decolarão sempre às 12h20 dos sábados e às 10h25 dos domingos, respectivamente. No sentido inverso, os voos JJ4698 (Foz do Iguaçu – Curitiba) e JJ3233 (Foz do Iguaçu – Curitiba) decolarão sempre às 14h25 dos sábados e às 11h59 dos domingos, respectivamente.
A partir de 1º de julho deste ano, o voo JJ3269 (Londrina – São Paulo/Guarulhos) decolará aos sábados sempre às 18h55. Aos domingos, o voo JJ3406 (São Paulo/Guarulhos – Londrina) decolará sempre às 8h30.
Os horários das novas operações em Londrina foram planejados especialmente para conectar os passageiros da região com as chegadas e partidas internacionais da Latam, concentradas no hub (centro de conexões) da empresa em São Paulo (Aeroporto de Guarulhos).


(Fonte : Brasilturis Jornal / Imagem divulgação)

BNT mantem modelo e deve reunir mais de 300 marcas em sua 23a edição


Nos dias 26 e 27 de maio,  acontece a 23ª edição da tradicional BNT – Feira de Negócios Turísticos. Novamente realizada no Centreventos de Itajaí, em Santa Catarina, as atividades ocorrem também em Balneário Camboriú e no Beto Carrero World. Na edição anterior, o evento somou 5.936 profissionais vindos de nove países – Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Santa Lúcia, Itália e República Dominicana – e reuniu 385 empresas expositoras distribuídas em 105 estandes.  Em 2016, 300 cidades foram representadas por agentes de viagens, somando 38 Famturs.
Esse ano, a Feira retorna com a segunda edição do Business Center. Realizado no Infinity Blue Resort & Spa, é o momento exclusivo para empresas privadas e fornecedores, que o consideraram um dos encontros comerciais mais produtivos do setor. Cerca de 40 representantes de empresas estiveram presentes na primeira edição, entre elas Latam, Trend, Decolar, Hotel Urbano, Visual, Abreutur, CVC, Flytour, e tantas outras. A comercialização de estandes já está aberta, e oferece condições especiais para empresas participantes do Business Center.
A expectativa é de que mais de 300 marcas do cenário turístico estejam presentes para essa edição. São destinos e empresas privadas exclusivamente interessadas em promoção e negócios. Um dos destaques será o evento paralelo reservado exclusivamente para a realização de Rodadas de  Negócios com horários marcados entre expositores (vendedores) e operadores (compradores). Também estão confirmadas as Salas de Capacitação, oportunidade que destinos e empresas têm para capacitar agentes de viagens sobre cidades, regiões e serviços. A exemplo dos anos anteriores a BNT Mercosul será encerrada com a solenidade de entrega de premiação e homenagens aos Campeões de Vendas Beto Carrero.


(Fonte : Mercado & Eventos / Imagem divulgação)

GBTA apresenta calendário de eventos no Brasil neste ano


A GBTA apresentou na terça-feira (07/02) o calendário oficial de eventos da entidade que contará com o lançamento da conferência em Curitiba (PR), que ocorrerá em 26 de abril, sendo o primeiro encontro promovido pela empresa em 2017. As demais solenidades anunciadas foram os dois cursos de gestão de viagens de negócios, que serão realizados em Brasília, no dia 5 de abril, e Fortaleza, em 19 de abril, e as conferências em São Paulo, no dia 26 de junho, e no Rio de Janeiro, em 21 de agosto.
“Com o lançamento da Conferência da GBTA em Curitiba, expandimos as nossas operações no Brasil em todas suas regiões, confirmando nosso compromisso com a indústria de viagens e eventos”, comentou o Diretor Regional da GBTA Brasil, Wellington Costa, frisando também que os eventos se concentrarão na distribuição hoteleira, mesclando diversos aspectos do mercado como economia, compras, segurança, tecnologias e gestão.


(Fonte : Mercado & Eventos)