quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FALTA DE MÃO DE OBRA PRESSIONA OS PREÇOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS


A falta de mão de obra já faz muitos setores elevarem o preço de seus produtos e serviços em decorrência do aumento de custo provocado pela necessidade de pagar salários maiores para reter ou contratar profissionais.
São exemplos dessa tendência a construção civil, o comércio e até mesmo o emprego doméstico, cujo contingente de trabalhadores caiu 1,1% em 2010 nas principais regiões metropolitanas do país, segundo estudo da LCA Consultores, feito, a pedido da Folha, a partir de dados de preços e mercado de trabalho do IBGE.
Entre as altas de preço ao consumidor mais expressivas em 2010, estão empregado doméstico (11,81%), mão de obra para reformas e manutenção (10,56%), vestuário (7,48%) e alimentação fora de casa (9,81%).
Todos tiveram aumentos superiores à inflação média (5,91%, pelo IPCA). Os salários das categorias nas quais se inserem subiram também acima da renda média pesquisada pelo IBGE.
Num sinal de oferta restrita de trabalhadores, o rendimento na construção registrou aumento recorde de 11,1% de janeiro a novembro.
Hoje o IBGE divulga os dados de dezembro do mercado de trabalho e a expectativa é de que o avanço da renda e do emprego na construção se repitam.
"A falta de mão de obra, e não só de trabalhadores com alto grau de qualificação, atinge vários setores, mas a construção é o mais afetado pelo problema", diz Fábio Romão, economista da LCA.
Amos Genish, presidente da GVT, diz que a empresa esbarra na falta de mão de obra especializada em construção para expandir mais rapidamente sua rede de telefonia e dados.
"Esse aumento é uma tendência muito clara em alguns ramos de serviços, vestuário e construção, o que traz ainda mais preocupação ao cenário de inflação para 2011", avalia Laura Haralyi, analista do Itaú Unibanco.
Outros setores também sofrem com a escassez de mão de obra. No comércio, o total de trabalhadores avançou apenas 1,1% de janeiro a novembro de 2010 -taxa abaixo do crescimento vegetativo da população.

SALÁRIOS

Segundo Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Alimentação e Hospedagem, a dificuldade de encontrar profissionais levou o setor a reajustar salários em até 12% -quase seis pontos acima da inflação. A mão de obra é o principal custo do setor e responde por 30% das despesas.
A indústria do vestuário vive a mesma situação: o setor teve de aumentar salários em cerca de 8% em 2010. Muitas fábricas migraram de São Paulo principalmente para o Nordeste em busca de mão de obra (principal custo do setor, com peso de 30%) mais barata, segundo Fernando Pimentel, superintendente da Abit (associação da indústria têxtil).
Diante da perspectiva de economia ainda aquecida em 2011, Romão espera novos reajustes salariais acima da inflação -porém mais brandos, diz, em decorrência da expectativa de aumento menor do salário mínimo, que teve ganho real de 6% em 2010.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

FOME DE EMPRESA


A empresa de alimentação corporativa Nutrin conclui nesta semana sua primeira aquisição do ano. A companhia, que em 2010 fechou cinco negócios no setor, assume as operações da capixaba Bom Gosto.
Com cerca de R$ 200 milhões de faturamento em 2010, quase 40% acima do ano anterior, a meta da Nutrin é ter R$ 1 bilhão em 2015.
Para isso, segundo Aderbal Nogueira, presidente da companhia, deve seguir na estratégia de aquisições em série de empresas menores do setor, em que investiu R$ 10 milhões no ano passado.
Um novo negócio será concluído em março.
No fim do ano passado, a Nutrin comprou 51% do braço offshore da mineira Elasa, para prestar serviços de alimentação, lavanderia, entretenimento e esportes a bordo de plataformas da Petrobras.
A empresa deve reforçar a atuação no Nordeste, em obras de portos, shoppings e usinas, com crescimento orgânico além das aquisições, segundo Nogueira.
"A demanda por refeição coletiva vai subir com essa quantidade de obras. Estamos em 410 restaurantes hoje e queremos inaugurar mais 150 até o fim do ano."

(Fonte: Jornal Folha de São Paulo / Col. Mercado Aberto)

MAIS VIAGENS


A STB abriu neste mês uma nova operadora voltada para o atendimento às agências de viagem.
O objetivo da 4Agents, comandada pelo ex-gerente da STB Henrique Braga, é melhorar a relação com as mais de 2.000 agências que compram pacotes do grupo.
"Como o foco da operadora serão as agências de viagem, conseguiremos prestar um serviço melhor", afirma o presidente da STB, José Carlos Hauer Santos Jr.
A divisão é parte da estratégia da companhia de tentar quadruplicar o número de passageiros enviados ao exterior até 2015. No ano passado, foram 52 mil.
Em 2010, a STB pagou viagens para 300 funcionários como forma de qualificar o atendimento. Neste ano, serão 400, diz Santos Jr.
"Eles entendem melhor e têm mais afinidade com o produto que vendem."

(Fonte: Jornal Folha de São Paulo / Col. Mercado Aberto)

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(Fonte : Hotel Bar – www.hotelbar.com.br )

SPCVB TEM SITE RENOVADO PARA DIVULGAÇÃO DE EVENTOS EM SÃO PAULO


Conforme reportado anteriormente (http://migre.me/3KZ85), o SPCVB renovou o layout novo site www.visitesaopaulo.com no dia 25 deste mês. O endereço facilita também o acesso a informações sobre eventos e turismo na metrópole e em destinos parceiros no litoral e interior.
A nova ferramenta tem versões em inglês e espanhol, contribuindo para promover a cidade que figura no Top 20 mundial de eventos internacionais. Sua idealização e concepção ficaram a cargo do próprio departamento de comunicação do SPCVB, coordenado por Gilmara Bondioli. “Dois anos após reformularmos a página, pensamos em uma mudança visual geral, com linguagem mais objetiva e adequação aos diferentes públicos de nosso interesse”, comenta o diretor superintendente, Toni Sando.
Logo no centro da página, o visitesaopaulo.com exibe quatro ícones. Dois deles são intitulados Agenda (próximos eventos previstos na cidade) e Destaque (sempre focando a notícia principal do dia ou da semana). Os outros dois são o Destino SP – que divulga a programação segmentada por região – e o Blog SP, com link para uma das redes sociais da entidade.
A agenda de eventos também pode ser pesquisada de maneira mais simples e rápida, dividida por semana, período ou destino sede – Destinos Parceiros; Berrini; Centro, Anhembi & Center Norte; Faria Lima & Itaim; Ibirapuera & Moema; ou Paulista & Jardins.
O site reúne, ainda, vídeos, entrevistas, clipping de notícias da entidade ou do setor e atrações culturais, artísticas, esportivas e de lazer na seção Acontece.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

UNICID LANÇA PÓS-GRADUAÇÃO EM HOTELARIA MARÍTIMA


Com a temporada de cruzeiros crescendo cada vez mais no Brasil, a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) lança curso de pós-graduação em Hotelaria Marítima. A especialização visa preparar profissionais com conhecimento gerencial e operacional para ingressar no mercado de cruzeiros marítimos.
Segundo o coordenador do curso, Rinaldo Zaina Junior, projetos de incentivo para reabilitar o parque naval brasileiro tornam essa área cada vez mais atrativa. “Hoje a hotelaria marítima prevê que 30% da tripulação de um navio estrangeiro deve ser de brasileiros”, afirma, ressaltando que a especialização permite ao profissional uma formação mais ampla e abre possibilidades de ingresso e crescimento no mercado. “Este profissional, já graduado na área de turismo, tem perfil mais adequado às necessidades e políticas de captação e retenção do setor”, diz.
O curso abordará temas como Turismo Náutico, Panorama do mercado de Cruzeiros Marítimos, Hospedagem e Governança Marítima, Gestão de Alimentos e Bebidas, Eventos e Lazer a Bordo, Roteiros e Agenciamento de Cruzeiros, Marketing de Cruzeiros, Gestão Ambiental, Embarcações e Infraestrutura Portuária, Salvatagem e Segurança a Bordo e Legislação e Direito Marítimo aplicados a Cruzeiros. As aulas começam no dia 28 de fevereiro de 2011 e serão realizadas aos sábados (quinzenalmente), das 8h às 17h. A duração é de 15 meses.

Serviço

Pós-graduação (Lato Sensu) em Hotelaria Marítima.
Inscrições abertas
Local: no Centro de Atendimento ao Aluno (CAA) da Universidade.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h e sábado das 8h às 14h.
Ex-alunos da Universidade Cidade de São Paulo têm 20% de desconto
Período de realização: sábados, das 8h às 17h.
Carga horária: 360 horas
Duração do Curso: 12 meses

Universidade Cidade de São Paulo
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)
Tel.: 11 - 2178 1212 - www.unicid.br

(Fonte : Panrotas)

JANEIRO COMEÇA COM AUMENTO DE PREÇOS MAIS DISSEMINADO NA ECONOMIA


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de janeiro mostrou um cenário complicado para a inflação, com pressões disseminadas pela economia, que não se limitam às cotações de alimentos. O indicador subiu 0,76%, acima do 0,69% de dezembro e do 0,52% de janeiro de 2010, com alta forte dos serviços (como aluguel, condomínio, barbeiro, empregado doméstico e conserto de automóvel) e também de alimentos e bebidas. Os serviços avançaram 0,88%, mais que o 0,54% do mesmo mês de 2010, indicando que o movimento vai além de uma questão sazonal, num ambiente de mercado de trabalho aquecido e elevada inflação passada.
O IPCA-15 passou a acumular alta de 6,05% em 12 meses, a maior variação desde os 6,1% de dezembro de 2008 nessa base de comparação. É um número bem acima do centro da meta perseguida pelo Banco Central (BC), de 4,5%.
O economista Fábio Ramos, da Quest Investimentos, diz que o comportamento dos serviços foi o mais preocupante no IPCA-15, indicador que mede a inflação entre a segunda quinzena do mês anterior a primeira do mês de referência. Ele destaca o aumento expressivo da taxa em 12 meses, que passou de 6,76% em agosto de 2010 para 7,93% em janeiro deste ano.
O aluguel subiu 1,23%, muito acima do 0,44% de janeiro de 2010. Para Ramos, essa alta se deve à expressiva inflação passada - grande parte dos contratos é corrigida pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) - e também ao aquecimento da economia, que faz os contratos novos serem fechados por preços mais salgados. Vários outros itens tiveram aumentos em torno de 1%, como empregado doméstico (0,91%), condomínio (1,28%), barbeiro (1,03%) e conserto de automóvel (1,37%). "A inflação de serviços no Brasil está especialmente pressionada devido à baixa taxa de desemprego e ã mudança no perfil de gastos da população", diz o economista Rafael Yamano, do Banco Fator.
Os alimentos subiram 1,21%, menos que o 1,84% de dezembro, mas uma variação ainda expressiva, que fez o grupo responder por 37% da elevação do IPCA-15. Itens como tomate, cebola, cenoura, hortaliças e verduras e frutas avançaram com força, refletindo em parte as chuvas que atingiram algumas regiões do país em janeiro.
As pressões, contudo, não se limitaram aos alimentos, como ressalta, em relatório, a economista Tatiana Pinheiro, do Santander. O índice de difusão (que aponta quantos preços subiram no período) se considerar alimentos no domicílio ficou em 70,2% em janeiro, bem acima dos 63,5% de janeiro de 2010. O indicador que engloba os alimentos ficou em 68,2%, acima dos 66,4% de janeiro de 2010.
O comportamento dos bens duráveis (como automóveis e eletrodomésticos) também não foi dos mais benignos. Subiram 0,17% em janeiro, uma alta modesta, mas uma aceleração razoável em relação à queda de 0,28% de dezembro. Para Ramos, os duráveis, que tiveram variações muito modestas nos últimos anos, podem ter um aumento um pouco maior neste ano, ainda que continuem a rodar bem abaixo dos 4,5% do centro da meta Em 2010, subiram 0,9%.
Ramos deve revisar em breve a sua projeção do IPCA para 2010 dos atuais 5,7% para a casa de 6%. A estimativa de uma alta de 7,1% para os serviços lhe parece hoje conservadora. O economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, já elevou a sua previsão de 5,5% para 5,8%. Ele vê um mercado de trabalho forte e um quadro ruim para os alimentos, por apostar que as commodities devem continuar pressionadas. Vale também é cético quanto ao empenho do governo em apertar as contas públicas.
Yamano tem uma visão mais positiva sobre a inflação, estimando que o IPCA fechará o ano em 5%. "Eu trabalho com um crescimento de 4% neste ano, mais fraco do que a média do mercado, de 4,5%", afirma ele, que acredita num esforço fiscal expressivo e aposta num impacto razoável das medidas de contenção ao crédito sobre a economia. Ele lembra também que a inflação fica mais pressionada no primeiro trimestre, arrefecendo no segundo e no terceiro.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

TURISMO DE NOVA FRIBURGO CRIA COMISSÃO PARA AVALIAR ESTRAGOS E DISCUTIR RECONSTRUÇÃO


Brasília, DF – Cerca de 60 empresários ligados ao turismo de Nova Friburgo (RJ) se reuniram, nesta terça-feira (25), para avaliar os estragos causados pelas chuvas ao patrimônio turístico da cidade. Representantes do setor formaram uma comissão para discutir com as autoridades locais as primeiras ações de revitalização. Durante o encontro, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, sugeriu que os governos municipal, estadual e federal prorroguem o prazo para o recolhimento de contribuições, como ICMS e ISS, para os hotéis, bares e restaurantes.
Outra sugestão foi acelerar a liberação de crédito nas linhas de financiamento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para a reconstrução. “Vamos interceder também junto à Caixa no adiamento da contribuição sindical obrigatória, que deveria ser deduzida em março”, completou Sampaio.
Segundo o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Nova Friburgo, o município conta com cerca de 140 hotéis e pousadas. Destes, apenas cinco não funcionam. Mas, apesar deste cenário, outros distritos têm funcionamento considerado normal.
Ainda de acordo com o sindicato, foi registrada uma redução de reservas na última semana, mas não há cancelamentos para o período do carnaval. Os hotéis do centro estão com 100% de ocupação devido ao fluxo de autoridades, especialistas e voluntários na cidade.
A reunião também contou com a presença do presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Felix, e do secretário de turismo de Nova Friburgo, José Carlos da Motta. A Investe Rio, agência de fomento do governo do estado, anunciou que montará um posto avançado na cidade nos próximos dias. O próximo encontro da comissão está marcado para esta sexta-feira (28). Também participarão representantes de comissões da indústria e comércio.

MTUR e MDIC

No último dia 21, um grupo formado por membros do Ministério do Turismo (MTur) e do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) visitou a região serrana do Rio. A partir da avaliação e dos pedidos encaminhados pelas autoridades fluminenses, o MTur irá ajudar a recuperação da infraestrutura turística de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. O ministro do Turismo, Pedro Novais, se reunirá com o grupo nos próximos dias.

(Fonte : MTur / Foto divulgação)

SOFITEL TEM CRESCIMENTO DE 12% E INVESTE R$ 30 MILHÕES EM REFORMAS PARA A COPA


A recuperação do mercado internacional, aquecida pelo segmento de eventos, negócios e incentivo levou o Sofitel Rio a fechar 2010 com um crescimento de 12% no faturamento em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados hoje pelo gerente do estabelecimento, Alban Dutemple, durante almoço com jornalistas da mídia especializada.
"Tivemos um bom ano. Nossa taxa média de ocupação fechou com 68% superando os 65% de 2009. Apenas a diária média não sofreu alteração em função da queda do dólar e do euro. Mesmo assim tivemos bom desempenho no executive floor onde ali sim o incremento foi de 30%", adiantou. Já para o Carnaval na relação de reservas que chega a 130%, superando assim a ocupação do hotel já estão confirmadas 86,5% com previsão de lotação total durante a semana da folia.
Em relação aos novos projetos, além das novidades no facebook que oferece diárias promocionais temporárias para os mais de 500 seguidores, está sendo inaugurado ainda esta semana um novo serviço de wake up call que permite ao hóspede um mini café da manhã servido antes das 6h da manhã. Na gastronomia estão previstos festivais como o de crepes, em fevereiro e o marroquino em março.
Para 2012 estão confirmadas reformas no valor de R$ 30 milhões que vão incluir um spa com parceria de uma empresa francesa, reforma do centro de convenções com mais duas salas de reunião e redecoração de 50 apartamentos com novos serviços. "Alguns deles serão com equipamentos anti alérgicos, piso frio e outras novidades", disse.
Ele destacou os serviços oferecidos aos clientes do executive floor no oitavo andar que incluem desde degustação de vinhos, frigobar e ligações telefônicas liberadas, bem como sala para reuniões entre outros serviços. "Sucesso também tem sido o nosso programa de atendimento a crianças que inclui cardápio diferenciado, atividades e até roupão infantil nos apartamentos", explicou.

(Fonte e foto : Mercado & Eventos)

WETN WILD FIRMA PARCERIA COM CVC E CAIXA



O parque aquático Wet'n Wild acaba de fechar parceria com a CVC, que passarão a vender ingressos do parque por meio do portal Brasil Fácil (exclusivo para clientes das lojas CVC). As pessoas cadastradas no mailing da agência também receberão informações sobre as promoções.
Além disso, o Wet'n Wild também firma parceria com o Cartão Turismo da Caixa, que tem a marca do banco associada às bandeiras Visa e Master. Os portadores do cartão poderão comprar ingressos regulares nas bilheterias e aproveitar a linha de crédito com prazo de até 24 meses e taxas de juros diferenciadas para utilização em estabelecimentos de turismo como parques temáticos.
"Firmar parcerias com grandes empresas como CVC e Caixa amplia ainda mais o acesso às facilidades de visitantes de todo o País visitarem o parque e usufruírem de uma experiência ímpar de lazer", afirma Alain Baldacci, presidente do Wet'n Wild.

(Fonte : Mercado & Eventos / Foto divulgação)

WORLDHOTELS ANUNCIA OS MELHORES HOTÉIS DE 2010


A Worldhotels, grupo hoteleiro de propriedades independentes, anunciou os vencedores do “Performing Excellence Awards 2010”. Cada ano, o grupo elege os hotéis com o melhor desempenho nos testes de qualidade aplicados. Além disso, a Worldhotels orgulha-se em representar os nove hotéis que receberam o “Oscar” do turismo na “World Travel Award 2010”.
O Lakeview Xuanwu Hotel em Nanjing, China, recebeu o prêmio de melhor qualidade em 2010. O vencedor da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) foram o Hotel de France em Viena, Áustria, e o Grand Hotel Bohemia em Praga, República Czech. E nas Américas do Norte e Sul, o Hotel Madero em Buenos Aires, Argentina, ganhou o prêmio de “Performing Excellence Award 2010” da Worldhotels.
Para garantir uma estada memorável e impecável, a performance dos hotéis filiados à Worldhotels, são medidas anualmente por testes de qualidade, aplicados pela IFH, Institute for Hospitality Management, uma das empresas líderes de consultoria focada em hospitalidade. Clientes anônimos avaliam mais de mil ítens diferentes em cada hotel.
Nove hotéis filiados à Worldhotels foram contemplados no 17º World Travel Awards e honrosamente receberam os prêmios da indústria do turismo. Na Ásia-Pacífico, o Indigo Pearl em Phuket, Tailândia foi votado como “Asia's Leading Design Hotel”, o Empire Hotel & Country Club em Brunei recebeu o prêmio de “Brunei's Leading Hotel”, The Claridges, Surajkund foi eleito como “India's Leading Business Hotel”, The Claridges, New Delhi ganhou “India's Leading Luxury Hotel” e o Star City Hotel & Casino em Sydney foi votado como “Australasia’s Leading Casino Resort”.
Os agentes de viagem do mundo inteiro elegeram o Park Hotel Holmenkollen em Oslo como o “Norway’s Leading Hotel”, o Carlton Tel Aviv como o “Israel's Leading Business Hotel” e o Gulf Hotel Bahrain como “Bahrain's Leading Hotel”. Já o Forte Village Resort em Sardinia, Itália, ganhou três prêmios da World Travel Awards e foi eleito o “Europe's Leading Green Resort”, “Europe's Leading Resort” e “Italy’s Leading Resort”.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

SP TURIS COM MAIS DUAS CENTRAIS DE INFORMAÇÃO


O tradicional Mercado Municipal, na Rua da Cantareira, um dos principais pontos de visitação turística na capital paulista, ganhou a nova Central de Informação Turística da SP Turis. A inauguração aconteceu no dia 25, aniversário da cidade. Localizado na Rua E do Mercadão, o espaço conta com atendentes especializados em inglês e espanhol para orientar os visitantes sobre atrações e serviços, e funciona diariamente, das 8h às 18h.
A nova CIT proporciona acessibilidade para o atendimento aos cadeirantes e um mapa tátil da região, com informações em braile para auxiliar pessoas com deficiência visual. Além disso, estão disponíveis mapas da cidade, guias turísticos e materiais promocionais. A expectativa é que logo no primeiro mês sejam atendidas mais de três mil pessoas.
Até o mês de março, outra central de atendimento será inaugurada na região central, esta na Praça da República. São Paulo possui outras CITs localizadas na Avenida Paulista, Galeria Olido, Palácio das Convenções do Anhembi, Terminal Rodoviário do Tietê e no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Segundo o presidente da São Paulo Turismo, Caio Carvalho, “com uma demanda de cerca de 12 milhões de turistas por ano, a cidade precisa de profissionais qualificados e especializados para receber os visitantes e as CITs cumprem com excelência essa função.”
Em 2010, as Centrais atenderam mais de 50 mil pessoas entre turistas estrangeiros e brasileiros. A maioria dos turistas internacionais que procuram das CITS procedem da Argentina, Estados Unidos, Peru, Espanha e Colômbia. Os brasileiros, do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e do próprio Estado de São Paulo. Entre as cidades do Estado de São Paulo, os turistas vêm em sua maioria de Campinas, Santos, São José dos Campos, Jundiaí e Rio Claro.
Nas CITs os turistas também encontram à sua disposição guias turísticos, culturais, de compras, além de mapas da cidade e folhetos de locais para visitação. Além de divulgar a variada oferta turística e de lazer da cidade de São Paulo, as CITs oferecem atendimento personalizado, com a recomendação de programas e atividades adequados a cada perfil de turista, visando sempre a satisfazer suas expectativas.

(Fonte : Brasilturis Jornal / Foto Divulgação)

MSC CRUZEIROS QUER CONSTRUIR TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS EM SANTOS


A MSC Cruzeiros apresentou à Codesp - Companhia Docas do Estado de São Paulo e à Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, um projeto para a construção de um terminal marítimo de cruzeiros na área do bairro Valongo, em Santos. Em fase de apreciação, o projeto prevê a construção de um píer para atracação de navios e um moderno terminal de passageiros. O projeto foi desenvolvido em uma parceria entre arquitetos brasileiros e um escritório norte-americano responsável por instalações portuárias em Miami, Fort Lauderdale, Nova York, Vancouver, Barcelona, São Petesburgo, entre outras. O futuro investimento proporcionará, também, uma revitalização na degradada área do Valongo.
“Este projeto demonstra o interesse da MSC Cruzeiros em continuar investindo fortemente no Brasil e deste modo colaborar ainda mais com o desenvolvimento econômico do país, gerando novos empregos e receitas para a economia nacional e ao mesmo tempo fortalecer o setor de infraestrutura portuária, garantindo assim um serviço de alta qualidade para os hóspedes de nossos navios”, comenta Roberto Fusaro, diretor geral da MSC na América do Sul.

(Fonte : Business Travel Magazine / Foto divulgação)

PROXIMIDADE É FATOR DECISIVO PARA ESCOLHA DO HOTEL PELO BUSINESS TRAVELER


Quando vai escolher um hotel, o fator de decisão mais importante para o viajante corporativo é a proximidade de sua reunião ou encontro ou evento de negócios. A conclusão é de uma pesquisa do Travel Leaders Group, divulgada na semana passada. Conforme dados da pesquisa anual da agência de viagem, a “Travel Trend Survey”, uma localização amigável em termos de proximidade é o fator mais importante para 82,8% dos business travelers, seguido de amenidades como o programa de recompensa (54,4%), wi-fi gratuito (31,4%), proximidade do aeroporto (17,7%) e café da manhã cortesia (13,2%).

Aplicada em novembro de 2010 entre as agências que formam o grupo, a pesquisa também concluiu que 76% dos agentes de viagens corporativos prevêem que as viagens de negócios vão se igualar (36,3%) ou superar (39,7%) os volumes totais de 2010. Outras conclusões da pesquisa:

• Aproximadamente 65% dos participantes disseram que seus clientes combinam viagens de negócios com viagens de lazer ou viagens em família;
• Mais da metade (54%) disse que sentiu uma mudança nas práticas de reservas, exigindo que seus clientes façam as reservas aéreas com antecedência;
• Aproximadamente 31% dos que responderam a pesquisa disseram que 11% ou mais de seus clientes corporativos estão comprando bilhetes de Classe Executiva ou de 1ª Classe. Outros 56,4% disseram que apenas entre 1% e 10% de sua clientela viaja em cabines premium.

Mais informações e para acessar a pesquisa completa: www.TravelLeaders.com

(Fonte : Business Travel Magazine)

ANAC: AEROPORTOS TIVERAM 13,2 MILHÕES DE EMBARQUES E DESEMBARQUES DOMÉSTICOS EM DEZEMBRO


Em dezembro de 2010, os aeroportos brasileiros receberam 13,2 milhões de embarques e desembarques de vôos domésticos, 2 milhões a mais do que em 2009. Mesmo com o crescimento expressivo do movimento de passageiros, o índice de atrasos acima de 30 minutos continuou nos mesmos patamares dos últimos anos, por volta de 20%, assim como o de cancelamentos, cerca de 5%.
Já os vôos domésticos com decolagem com mais de 1h de atraso foram 7,89% em dezembro. As medidas para o setor aéreo no fim de ano foram coordenadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em conjunto com as seis maiores companhias aéreas brasileiras - Grupo TAM (que inclui a Pantanal), Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip -, além da Infraero, Polícia Federal, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Receita Federal.
De acordo com a fiscalização feita pela Anac nos 11 aeroportos de todas as regiões onde ocorreu a operação de fim de ano, os planos de contingência apresentados pelas companhias aéreas foram seguidos, com a utilização de aeronaves reserva para a reacomodação de passageiros, a ocupação de todas as posições de check-in em horários de pico, entre outras ações. Nos casos de atrasos, cancelamentos e preterição em que houve descumprimento da assistência devida ao passageiro ou de qualquer regulamento da aviação civil, as companhias foram autuadas.
A Avianca foi a companhia aérea com o menor número de queixas de passageiros e também a mais eficiente em pontualidade e regularidade.

(Fonte : Monitor Mercantil)

PETRÓPOLIS PLANEJA AÇÕES PARA RESTABELECER A ECONOMIA E INCENTIVAR VISITAS


A ABIH-RJ participou de encontro de autoridades na cidade de Petrópolis, para planejar as ações voltadas para o restabelecimento e aquecimento do setor econômico. Durante o evento, foi lançada a campanha Petrópolis Tá Legal, criada pela prefeitura, com o objetivo de incentivar a visitação do destino turístico e retomar o movimento de restaurantes, pólos de moda e hotéis na cidade.
O turismo representa, diretamente, 20% da economia de Petrópolis. Tranquilizando os turistas que pretendem visitar a região nas próximas semanas, a prefeitura de Petrópolis informou que os pontos turísticos e prédios tombados do município e distritos continuam com funcionamento normal e aberto aos turistas e visitantes, já que nenhum deles foi atingido e nem está em área próxima aos locais da tragédia, de acordo com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os polos de moda da Rua Teresa, Bingen e Itaipava também continuam funcionando normalmente. O acesso ao município está livre. De acordo com a Concer (concessionária que administra a BR-040), a rodovia está em condições normais de trafegabilidade. Uma comissão, formada pela Prefeitura de Petrópolis, TurisRio, Iphan, Firjan, Sebrae, ABRASEL, Concer, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), ABIH-RJ, Sicomércio, Arte - Associação dos Empresários da Rua Teresa e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis ficará responsável pelas ações estratégicas que visam retomar com normalidade o fluxo de visitantes para a região.
Os associados da ABIH-RJ nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo ficarão isentos do pagamento das mensalidades nos meses de fevereiro, março e abril.

(Fonte : Business Travel Magazine / Foto divulgação)

ANAC: TAXAS PASSARÃO A SER REGULADAS POR QUALIDADE DE AEROPORTOS


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) irá passar a estabelecer metas de eficiência para os aeroportos do país, permitindo entre outras coisas a flexibilização de tarifas aeroportuárias. Até hoje a qualidade e a produtividade dos aeroportos não eram medidas e essa mudança faz parte da preparação do setor para a concessão à iniciativa privada.
As atuais tarifas de embarque não serão reduzidas, pelo contrário, devem sofrer elevações, mas podem variar de acordo com o horário dos voos. O administrador aeroportuário poderá cobrar até 20% a mais ou realizar a redução total da tarifa, dependendo do horário. Por exemplo, um passageiro que embarca em um dos 17 aeroportos da categoria 1, como Congonhas ou Tom Jobim, grupo responsável por 85% do tráfego de todos os passageiros no país, atualmente paga uma tarifa no valor de R$ 19,62 de taxa de embarque em voos domésticos.
Na prática, quem viaja em Congonhas (SP), aeroporto considerado o mais eficiente do país paga a mesma taxa de um aeroporto menos eficiente da mesma categoria, subsidiando-o. Com a medida, a agência quer que o aeroporto mais ineficiente melhore seu desempenho nos próximos anos.
A eficiência de tarifas de pouso e permanência, que são pagas pelas empresas, também passaram a ser aferidas. Em 2013, a agência volta a revisar as tarifas e verificar as metas. A Anac irá publicar nos próximos dias no Diário Oficial as metas para os 66 aeroportos que administra.

(Fonte : SRZD / Redação / Foto divulgação)

ATLANTICA HOTELS TEM ALTA DE 26% NAS VENDAS


Os estabelecimentos da rede Atlantica Hotels tiveram aumento de vendas de 26%, atingindo um recorde para a empresa sediada em São Paulo. Em 2009, a alta fora de 7,94%. O lucro operacional aumentou 36,9%.
O RevPar, outro importante indicador de qualidade do negócio hoteleiro, cresceu 19,42% em relação ao ano anterior, enquanto que a ocupação avançou em 10,45%. A diária média cobrada pelos hotéis aumentou 7,82%.
A Atlantica Hotels inaugurou quatro hotéis no ano passado, totalizando 76 unidades em operação. Nos próximos quatro anos, os planos são de passar dos atuais 12,9 mil apartamentos disponíveis para hospedagem para quase 20 mil unidades.

(Fonte : Monitor Mercantil)

TAM DE OLHO NAS CLASSES C E D QUE VOARÃO PELA PRIMEIRA VEZ


A TAM Linhas Aéreas estima para 2011 um crescimento de demanda de passageiros no mercado brasileiro de aviação comercial entre 15% e 18%. Análises da companhia indicam que a demanda continuará aquecida, sendo impulsionada por clientes viajando tanto a negócios quanto a lazer. Isto porque, historicamente, o crescimento da demanda do mercado de aviação doméstica brasileira apresenta uma forte correlação com o crescimento do Produto Interno Bruto nacional.
- Em 2010, constatamos uma mudança no perfil de passageiros, com a migração de viajantes de ônibus para o transporte aéreo, principalmente em viagens acima de 800 quilômetros. Em linha com essa tendência, ainda em 2010 iniciamos nosso projeto de varejo, pois acreditamos que grande parte do crescimento para os próximos anos será proveniente dos brasileiros das classes C e D que voarão pela primeira vez - afirma Líbano Barroso, presidente de TAM.
Alinhado ao crescimento da demanda, a companhia vai aumentar sua oferta por meio do crescimento da frota em sete aeronaves, sendo duas A330, duas A321 e duas A319.
- Vamos também continuar otimizando nossos custos pela utilização saudável de nossas aeronaves no mercado doméstico, crescendo de 10% a 14% em oferta. No mercado internacional vamos crescer 10% com o lançamento de duas novas rotas ou freqüências - diz Marco Antonio Bologna, presidente da holding TAM S.A..
A companhia espera que o projeto de varejo aumente o volume de passageiros fora dos horários de pico, o que irá contribuir para a elevação das taxas de ocupação. No mercado doméstico, a TAM estima que a ocupação ficará numa faixa de 67,5% a 70%, enquanto que no mercado internacional a ocupação média deverá ficar em 83%. Essa combinação de eventos leva a companhia a acreditar que a recuperação dos yields coexistirá com aumentos expressivos de demanda.

Clientes Pantanal

Os passageiros da Pantanal Linhas Aéreas já podem pontuar no TAM Fidelidade. Após a descontinuidade do Bônus de Viagem em dezembro de 2010, os clientes que se cadastrarem no programa da TAM passam a acumular pontos Multiplus e podem resgatar bilhetes-prêmio emitidos pela TAM e companhias aéreas membros da Star Alliance em todo o mundo. Além disso, contam com ainda mais benefícios em função das inúmeras possibilidades de resgate na rede Multiplus Fidelidade.
- Oferecemos a nova e vantajosa opção de pontuar no TAM Fidelidade, que aumenta a liberdade de escolha de nosso consumidor ao dar mais opções para que ele possa usar seus pontos da maneira que julgar mais conveniente - destaca Euzébio Angelotti, diretor executivo da Pantanal.
Para cada vôo realizado na Pantanal, em qualquer trecho, o cliente TAM Fidelidade acumula 1.000 pontos Multiplus, com validade de dois anos da data do vôo, além da pontuação extra oferecida de acordo com a categoria do cartão do programa.


(Fonte : Monitor Mercantil)

CRÉDITO AUMENTOU 20,5% NO ANO PASSADO


As operações de crédito do sistema financeiro cresceram 1,6% em dezembro e atingiram R$ 1,703 trilhão, segundo informou nesta quarta-feira o Banco Central (BC). Com o resultado, o estoque de financiamentos encerrou 2010 com alta de 20,5%.
O saldo de crédito com recursos livres cresceu em dezembro 1,5%, totalizando R$ 1,117 trilhão. No ano, esse segmento acumulou expansão de 17,1%. O saldo de crédito com recursos direcionados somou R$ 586,179 bilhões, com alta de 1,7% em dezembro e de 27,5% no acumulado de 2010.
As operações com pessoas físicas cresceram 2,1% no mês e 21,9% no ano, enquanto as operações com empresas aumentaram 1,1% no mês e 19,3% no ano. Com o resultado de dezembro, o saldo de operações de crédito do sistema financeiro encerrou 2010 representando 46,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Em novembro, o estoque de financiamentos representava 46,3% do PIB e, em dezembro de 2009, 44,4%.
As taxas de juros que incidem sobre o consumo das famílias ficaram mais altas em dezembro e devem permanecer em elevação, segundo estimativa do chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes.
A taxa média de juros dos bancos subiu de 34,8% ao ano em novembro para 35% ao ano em dezembro, informou o BC. Os juros cobrados de pessoas físicas, entretanto, tiveram uma elevação maior e passaram de 39,1% para 40,6% na mesma comparação, um acréscimo de 1,5 ponto percentual.

(Fonte : Monitor Mercantil)