terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

GOVERNO LANÇA CAMPANHA PELO PREÇO JUSTO NO TURISMO


 

Turismo a um preço justo. Este é o propósito da campanha “JOGO LIMPO” que o MTur estreou nesta sexta-feira (14) em suas redes sociais. Nesta primeira fase, o objetivo da ação é estimular viajantes a consumir de modo consciente produtos e serviços relacionados ao turismo. Entre eles, diárias de hotéis, bilhetes de companhias aéreas, tarifas de restaurantes e demais serviços, públicos e privados.
Para participar da campanha, o consumidor pode enviar textos e marcar fotos com as hashtags #JogoLimpo e #TurismoConsciente pelo Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram. Para abrir a campanha virtual, o MTur elegeu o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade e cerca de 6.500 espécies o parque cobra do visitante apenas R$ 6 de entrada.
“Entendemos que os turistas exercem um papel determinante quando privilegiam aqueles que cobram justamente e se recusam a pagar preços abusivos”, diz o ministro Gastão Vieira. “Da mesma forma, entendemos que os empresários que cobram valores adequados merecem visibilidade. É uma forma, portanto, de premiar quem joga a favor do turismo brasileiro”, afirma. 
A preocupação do Ministério do Turismo com o consumo consciente é antiga. Há dois anos a pasta passou a monitorar a oferta de leitos nas cidades-sede da Copa do Mundo. Em reunião recente com representantes das Secretarias de Turismo, estimulou investimentos em hospedagens alternativas, como albergues, cama e café e camping a preços acessíveis.
Na segunda etapa da campanha, será lançada uma cartilha de consumo consciente com dicas de viagem e contratação de serviços turísticos. Os empresários do setor também poderão aderir à campanha por meio de um selo do MTur com os dizeres “Eu Jogo Limpo”. 
 
(Fonte : MTur)

MTUR INCENTIVA O TURISMO EM PARQUES NACIONAIS


 

Cativar e atrair turistas brasileiros e estrangeiros para a visitação dos Parque Nacionais é um dos objetivos da campanha promocional que será lançada pelo Ministério do Turismo, em parceria com Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMCBio).
A assunto foi tratado em uma reunião realizada na última quinta-feira, 12, em Brasília, com a presença do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, e representantes do ICMBio, entre eles, o presidente da instituição, Roberto Ricardo Vizentin.
Em 2013 os parques receberam cerca de seis milhões de visitantes o que representou um acréscimo de 10% em relação ao ano de 2012. A campanha quer fortalecer os vínculos da população com a natureza, e que as pessoas sintam orgulho poder compartilhar essas belezas naturais com outros, obtendo um crescimento de 20% nos próximos anos. 
O Brasil é o primeiro no ranking de competitividade de atrativos naturais, entre 140 nações, avaliadas pelo Fórum Econômico Mundial. Os Parques Nacionais poderiam gerar, só com visitação, pelo menos R$ 1,6 bilhão por ano, sem considerar o efeito nos arredores, ainda não foram calculados, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
“Estamos equipando alguns parques com infraestrutura para que atendam às necessidades dos turistas. Feito isso, precisamos de uma campanha promocional que mostre e incentive as pessoas a se encantarem com as paisagens e sentirem curiosidade de conhecer os lugares”, diz o secretário Vinícius Lummertz.
A campanha será veiculada na internet, em revistas, por folhetos, parada de ônibus, prédios públicos e por meio de vídeos promocionais, com prioridade para as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo.
O público alvo é formado por famílias, jovens, casais e grupos que apreciam atividades ao livre. Além de mostrar as belezas naturais, a campanha pretende sensibilizar os cidadãos para a conservação dos parques, além de destacar a diversidade dos biomas brasileiros.
Em um termo de cooperação técnica entre o MTur e o ICMBio, assinado no final do ano passado, foram destinados R$ 10,4 milhões para infraestrutura de apoio ao turismo de 16 parques nacionais, próximos às cidades-sedes da Copa.
 
(Fonte : MTur)

OFERTA DE HOTELARIA BRASILEIRA CRESCE 21% COM COPA E OLIMPÍADAS


 

Tendo em vista as oportunidades da Copa do Mundo deste ano e das Olimpíadas em 2016, a hotelaria brasileira expandirá a oferta de quartos em 21% nos oito anos de 2009 a 2016. Com isso, o segmento espera chegar à marca de 600 mil empregos ao final do período. 
O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) - que representa as grandes redes de hotéis - estima que com o aumento de estrutura hoteleira todas as cidades-sede da Copa terão maior número de quartos do que será demandado. 
O fechamento dos resultados de 2013 divulgados pelo Fohb também trouxe que o Revpar (receita por quarto disponível) subiu 5,7% de 2012 para 2013. Já as diárias médias subiram 5,91%, abaixo da inflação de serviços, de 8,75%. 
 
(Fonte : DCI)

TURISMO ESTIMULA HOSPEDAGEM ALTERNATIVA PARA A COPA


 

O Ministério do Turismo estimula o investimento em hospedagens alternativas com o objetivo de aumentar a oferta de leitos nas cidades-sede da Copa do Mundo. Em visita às doze capitais do mundial, representantes do MTur estão levando informações sobre a oferta e a demanda de visitantes aos representantes do setor turístico; além de incentivar, quando for o caso, a abertura de novos leitos a preços acessíveis.
A capital Cuiabá optou por investir na modalidade cama e café, no aluguel por temporada e na hospedagem solidária, um tipo de acomodação gratuita oferecida pelos clubes Lions e Rotary, oferecido por imobiliárias. O mesmo fez Manaus, que também aderiu ao modo solidário de hospedar, em parceria com o Lions e o Rotary, e ao aluguel de imóveis. A próxima visita da equipe será em Fortaleza, no dia 20.
"Quando você aumenta a oferta, tem capacidade de fazer com que o próprio mercado se regule, o que ajuda a evitar a oferta de diárias a preços exorbitantes”, disse Gastão Vieira. O MTur criou um site  para divulgar opções de hospedagens alternativas em capitais como Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
Para ter um diagnóstico da oferta de hospedagem no país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, a pedido do Ministério do Turismo, um mapeamento das 27 capitais e suas regiões metropolitanas, além de regiões integradas ao desenvolvimento. De acordo com a Pesquisa de Serviço de Hospedagem, do IBGE, e dados levantados pelo MTur, as hospedagens alternativas disponíveis acrescentam 59.713 leitos às capitais da Copa, entre eles 3.491 na modalidade pensões de hospedagem, como o cama e café; 3.804 em albergues; 22.478 leitos em imóveis para aluguel e 29.940 em motéis.
 
(Fonte : MTur)

SEQUESTRO DE AVIÃO EXPÕE RISCO INTERNO DO SETOR


 

O sequestro de um jato da Ethiopian Airlines ontem por um copiloto em busca de asilo ilustra uma falha de segurança ainda presente na aviação mundial, apesar de anos de combate ao terrorismo: a ameaça dentro do próprio setor.
Após os ataques de 11 de setembro de 2001, autoridades em todo o mundo criaram novos procedimentos de triagem e segurança para evitar que passageiros, tripulantes e funcionários entrem com armas ou material perigoso a bordo.
Mas pessoas ligadas a empresas aéreas e aeroportos pelo mundo ainda assim foram implicadas em ataques terroristas, tráfico de drogas e roubos audaciosos nos últimos meses. Especialistas em segurança dizem que os casos mostram que pessoas de dentro do mundo da aviação ainda têm oportunidades de sobra de sabotar voos.
"Gastamos tanto tempo na área de segurança verificando se passageiros estão carregando itens proibidos que esquecemos de todas as outras questões de triagem", diz Philip Baum, diretor da Green Light., uma consultoria de segurança na aviação de Londres.
No sequestro de ontem, o copiloto tinha a intenção de pedir asilo, segundo autoridades suíças, e não ferir as pessoas.
O Boeing 767 da Ethiopian transportava 202 passageiros e pousou com segurança no aeroporto de Genebra depois que o copiloto desviou o avião da rota de Adis Abeba para Roma, num momento em que o capitão foi ao banheiro. Nenhum passageiro ou tripulante se feriu.
O ministro da Informação etíope, Redwan Hussein, identificou o copiloto como Haile-Medhin Abera Tegegn, de 31 anos e que trabalha há 5 anos na empresa aérea.
O incidente é incomum, mas tem precedentes. Nove aviões de passageiros já foram sequestrados por pilotos procurando asilo, segundo a Aviation Safety Network (Rede de Segurança na Aviação), site que registra incidentes aéreos. Muitos deles eram voos cubanos desviados para os Estados Unidos.
Em três outros casos desde o fim dos anos 90, porém, os pilotos são suspeitos de terem causado deliberadamente a colisão de aviões de passageiros sem que as aeronaves tivessem problema técnico.
Os pilotos geralmente passam por um processo de seleção antes de serem contratados e são avaliados diversas vezes durante o trabalho. A frequência e profundidade variam de acordo com a companhia aérea e com o país. Após o sequestro, o ministro disse que o país não tinha planos imediatos para reexaminar a habilitação de pilotos ou outras normas da aviação. "Esse tipo de problema não é muito comum", disse Hussein.
Investigadores divulgaram que o comandante de um voo regional da moçambicana LAM Mozambique Airlines que caiu na Namíbia, em novembro de 2013, matando todas as 33 pessoas a bordo, colocou o avião, um Embraer 190, num mergulho acentuado aparentemente de propósito e continuou ajustando controles com a intenção de causar um acidente.
Dados da caixa preta do avião indicaram, segundo investigadores, que o jato regional voou em direção ao solo a uma velocidade de cerca de 1.800 metros por minuto. O comandante não fez nenhuma chamada de emergência e ignorou vários alertas dos instrumentos sobre a colisão iminente.
Em dezembro de 1997, um Boeing 737 da Silkair, de Cingapura, vinha de Jacarta com 104 passageiros quando caiu na Indonésia.
Investigadores indonésios não conseguiram determinar a causa do acidente. Mas uma possibilidade sugerida pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês), que participou da investigação, foi que o capitão cometeu suicídio por estar enfrentando problemas financeiros e profissionais.
Quase dois anos depois, o voo 990 da egípcia EgyptAir, com 217 pessoas a bordo, caiu perto de Nantucket, no Estado americano de Massachusetts, pouco depois de decolar de Nova York com direção ao Cairo. O NTSB concluiu que a causa mais provável foi que um dos pilotos entrou com comandos que colocaram o avião num mergulho vertical. O NTSB disse que a razão para o piloto ter agido daquela maneira "não foi determinada". Autoridades egípcias discordaram da análise americana.
Nesses três acidentes, só um piloto estava na cabine no momento em que o avião começou a cair.
Embora quedas de aviões comerciais causadas por pilotos sejam muito raras, outros funcionários de companhias aéreas também podem representar uma ameaça para os voos. A verificação de antecedentes e a avaliação de funcionários de terra, particularmente aqueles que não entram em contato direto com os aviões, são frequentemente menos completas que as realizadas para pilotos, dizem especialistas de segurança.
Um relatório de 2011 do Centro de Combate ao Terrorismo, da Academia Militar dos EUA, citou a "ameaça interna" como um perigo ainda presente na aviação. O relatório citou conspirações em Nova York, Jacarta e Reino Unido como exemplos de risco.
No caso britânico, em fevereiro de 2011 um tribunal do Reino Unido julgou Rajib Karim, um ex-engenheiro de software da British Airways, culpado de planejar atos terroristas e de usar seu trabalho para prepará-los.
Promotores acusaram Karim, que hoje tem 35 anos, do que chamaram de uma "trama assustadora" para explodir um avião de passageiros. Eles disseram que, em mensagens criptografadas, ele se ofereceu para conseguir uma vaga numa tripulação e levar um "pacote" a bordo de um avião com destino aos EUA.
E há um ano, ladrões disfarçados de policiais e portando armas automáticas roubaram mais de US$ 50 milhões em diamantes do compartimento de bagagem de um avião prestes a deixar o aeroporto de Bruxelas. A cronologia e a precisão do roubo indicam que é quase certa a colaboração de pessoas familiarizadas com as operações do aeroporto, dizem pessoas a par das investigações.
Dezenas de pessoas foram presas em maio por ligação com o caso, mas promotores belgas não deram detalhes da investigação.
Em setembro, as autoridades francesas do Aeroporto Charles de Gaulle, perto de Paris, disseram que descobriram um carregamento de 1.383 quilos de cocaína, com um valor de cerca de US$ 270 milhões, num voo de Caracas. As autoridades francesas e venezuelanas prenderam mais de nove pessoas, incluindo três membros da Guarda Nacional da Venezuela, por envolvimento.
 
(Fonte : The Wall Street Journal)

PASSAGEIRO PODERÁ TER 24 H PARA DESISTIR DE PASSAGEM AÉREA


 

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) planeja regra que obrigue as empresas aéreas a devolver o valor da passagem para quem desista da compra em até 24 horas.
A intenção de estabelecer uma norma para o assunto foi comunicada há duas semanas às companhias aéreas, em reunião em São Paulo. Ainda não há prazo para a regra entrar em vigor.
Trata-se do "direito ao arrependimento", previsto no Código de Defesa do Consumidor e já usado, por exemplo, no comércio eletrônico.
Outra inspiração da Anac, apresentada na reunião, é uma regra sobre o tema em vigor há dois anos nos EUA.
O que se pretende é proteger quem comprou por engano ou impulso.
O texto americano obriga as empresas aéreas a reembolsar o passageiro, integralmente e sem cobrar taxas, se ele tiver mudado de ideia em 24 horas - e se a compra houver sido feita com mais de sete dias de antecedência.
No encontro com a Anac, a Folha apurou, as empresas sugeriram que a lei daqui beneficie quem compre a passagem 14 dias antes, não sete dias. A Anac foi contra.

DEVOLUÇÃO

O argumento das empresas foi que seria complexo revender rapidamente passagens aéreas de quem desistisse e que seria necessário um prazo razoável para articular essa venda de modo a não afetar as receitas recebidas.
A lei dos EUA também permite outra alternativa à companhia aérea, menos usual: não cobrar nada pela reserva. Ou seja, o passageiro escolhe o voo, reserva o lugar e só paga depois de um dia.
No debate com a Anac, joga contra as empresas brasileiras o fato de duas delas (TAM e Gol) já serem obrigadas a cumprir o direito ao arrependimento para compras pelos sites americanos das duas companhias. Esses sites só permitem compra com cartões emitidos nos EUA.
Nos bastidores, a informação é que órgãos de defesa do consumidor pressionam pela adoção da regra.
As empresas sustentaram à Anac que, diferentemente do que o consumidor compra no comércio eletrônico (TVs, computadores etc), passagens aéreas são perecíveis.
A Anac não dá detalhes da norma, em discussão interna. Limitou-se a dizer que integra pacote com outras mudanças que pretende fazer no contrato de transporte.
Pelo cronograma da agência, as alterações nas regras de transporte serão submetidas a audiência pública no segundo semestre deste ano, para passar a valer em 2015.
A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) não quis se manifestar.
 
(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

NORDESTE É DESTINO PREFERIDO DOS EUROPEUS


 

As cidades do Nordeste são os principais destinos de interesse dos turistas europeus que visitam o Brasil. Os viajantes de pelo menos seis países do continente ocupam lugares de destaque entre os estrangeiros que visitam destinos de sol e praia em cidades como Fortaleza, Natal, Recife, Porto Seguro e Salvador.
Os italianos foram os principais visitantes de Fortaleza (CE) em 2012, segundo a pesquisa de demanda internacional do Ministério do Turismo. Mais de 20% dos estrangeiros que visitaram a cidade são originários da Itália.  Da lista dos dez maiores emissores de turistas para a capital cearense constam também outros países europeus como Portugal, França, Suíça, Espanha e Holanda além de países de outros continentes.
Em Natal, os italianos também foram maioria em 2012. Dos estrangeiros que lá desembarcaram, 19,1% são da Itália e 14,3% de Portugal. A capital do Rio Grande do Norte atraiu também, entre os europeus, visitantes da Espanha, Noruega, Alemanha, França e Suíça.  São os mesmos países que mandaram também um grande contingente de turistas para Recife, sendo os alemães os mais numerosos, com 11% de participação no receptivo recifense.
Em dois dos principais destinos da Bahia, Salvador e Porto Seguro, os europeus de seis nacionalidades também marcaram presença na lista dos dez mais. As primeiras colocações, no entanto, ficaram com a Argentina e os Estados Unidos, principais países emissores de turistas para o Brasil. Apesar da hegemonia europeia no Nordeste, argentinos e estadunidenses dividiram o espaço com os europeus.
 
(Fonte : MTur)

MTUR ESTIMULA PRÁTICAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL


 

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, assinou nesta ultima quinta-feira (13), um memorando de entendimento que formaliza uma parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O objetivo é estimular o uso sustentável dos recursos naturais no turismo.
O papel da pasta será disseminar práticas de sustentabilidade por meio da campanha Passaporte Verde, que estimula o consumo responsável e o uso racional de recursos naturais nos destinos turísticos. O ministério pretende ainda aproveitar os holofotes da Copa do Mundo 2014 para disseminá-las entre o grande público.
A campanha contempla as dimensões ambiental, sociocultural e econômica da sustentabilidade, estimulando a ecoeficiência em hotéis, operadoras, bares e restaurantes, valorizando as experiências culturais autênticas e a sociobiodiversidade e ainda propondo comportamentos sustentáveis para os viajantes.   
“O papel do turismo é gerar desenvolvimento para o país, melhorar a renda da população e preservar os recursos naturais do planeta, funcionar como uma indústria limpa, sua vocação natural”, disse o ministro Gastão Vieira. 
O documento assinado marca a inclusão do Ministério do Turismo em um acordo de cooperação firmado, em 2011, entre os ministérios do Esporte, do Meio Ambiente e o Pnuma.
“O turismo tem um papel fundamental na promoção do consumo sustentável. Isto foi inclusive citado no documento final da Rio+20 e o setor está disposto a se engajar cada vez mais. A campanha Passaporte Verde vai aproveitar a Copa do Mundo e incentivar turistas e os demais cidadãos a viajar e consumir em uma economia de baixo impacto e mais sustentabilidade”, diz Denise Hamú, representante do Pnuma no Brasil.
Na primeira fase da campanha, o MTur vai usar o cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur) para convidar os empresários dos setores de alimentação, hospedagem, transportes, agências e parques temáticos, entre outros, para participar da campanha.
O ministério também validará os compromissos de sustentabilidade entre hotéis, bares e restaurantes que o Pnuma desenvolve com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
A campanha Passaporte Verde ganhará espaços nos centros de atendimento ao turista das 12 cidades-sede da Copa do Mundo e nos principais destinos turísticos do país. Além disso, levando-se em conta as pesquisas recentes sobre o comportamento do consumidor, serão realizadas ações de comunicação online, principalmente nas redes sociais. As ações previstas na parceria devem se iniciar em março e terão o Mundial como ponto alto.
 
(Fonte : MTur)

GOL ANUNCIA ACORDO COM A AEROLÍNEAS ARGENTINAS


 

A companhia aérea Gol informou no início da noite desta segunda-feira, 17, que sua subsidiária VRG Linhas Aéreas celebrou acordos de compartilhamento de voos (code-share) com a Aerolíneas Argentinas e a Austral Líneas Aéreas - Cielos del Sur, do mesmo grupo argentino.
O comunicado afirma que os acordos visam fortalecer ainda mais a presença da Gol no mercado argentino, "contribuindo para uma aproximação cada vez maior entre os países e oferecendo uma grande quantidade de destinos para os clientes de ambas companhias".
Conforme divulgado mais cedo, as empresas também celebraram acordo de Frequent Flyer Program (FFP) por meio do qual irão oferecer a todos os clientes os benefícios dos seus respectivos programas de milhagem, o Smiles, da Gol, e o Aerolíneas Plus, da Aerolíneas Argentinas. O acordo, diz a nota, permite que os clientes Smiles acumulem e resgatem milhas da Aerolíneas Argentinas, com novas opções para destinos internacionais.
A Gol informa ainda que os acordos de compartilhamento de voos (code-share) celebrados pela VRG com Aerolíneas Argentinas e com a Austral foram autorizados sem restrições pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 26 de novembro de 2013, e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 16 de janeiro de 2014, e têm como previsão de implementação o segundo trimestre de 2014. Na Argentina, ambos os acordos já foram aprovados pela Administración Nacional de Aviación Civil.
 
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)