O
ministro do Turismo, Gastão Vieira, assinou nesta ultima quinta-feira (13), um
memorando de entendimento que formaliza uma parceria com o Programa Nacional
das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O objetivo é estimular o uso
sustentável dos recursos naturais no turismo.
O
papel da pasta será disseminar práticas de sustentabilidade por meio da
campanha Passaporte Verde, que estimula o consumo responsável e o uso racional
de recursos naturais nos destinos turísticos. O ministério pretende ainda
aproveitar os holofotes da Copa do Mundo 2014 para disseminá-las entre o grande
público.
A
campanha contempla as dimensões ambiental, sociocultural e econômica da
sustentabilidade, estimulando a ecoeficiência em hotéis, operadoras, bares e
restaurantes, valorizando as experiências culturais autênticas e a
sociobiodiversidade e ainda propondo comportamentos sustentáveis para os
viajantes.
“O
papel do turismo é gerar desenvolvimento para o país, melhorar a renda da
população e preservar os recursos naturais do planeta, funcionar como uma
indústria limpa, sua vocação natural”, disse o ministro Gastão Vieira.
O
documento assinado marca a inclusão do Ministério do Turismo em um acordo de
cooperação firmado, em 2011, entre os ministérios do Esporte, do Meio Ambiente
e o Pnuma.
“O
turismo tem um papel fundamental na promoção do consumo sustentável. Isto foi
inclusive citado no documento final da Rio+20 e o setor está disposto a se
engajar cada vez mais. A campanha Passaporte Verde vai aproveitar a Copa do
Mundo e incentivar turistas e os demais cidadãos a viajar e consumir em uma
economia de baixo impacto e mais sustentabilidade”, diz Denise Hamú, representante
do Pnuma no Brasil.
Na
primeira fase da campanha, o MTur vai usar o cadastro de prestadores de
serviços turísticos (Cadastur) para convidar os empresários dos setores de
alimentação, hospedagem, transportes, agências e parques temáticos, entre outros,
para participar da campanha.
O
ministério também validará os compromissos de sustentabilidade entre hotéis,
bares e restaurantes que o Pnuma desenvolve com a Associação Brasileira de
Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
(ABIH).
A
campanha Passaporte Verde ganhará espaços nos centros de atendimento ao turista
das 12 cidades-sede da Copa do Mundo e nos principais destinos turísticos do
país. Além disso, levando-se em conta as pesquisas recentes sobre o
comportamento do consumidor, serão realizadas ações de comunicação online,
principalmente nas redes sociais. As ações previstas na parceria devem se
iniciar em março e terão o Mundial como ponto alto.
(Fonte : MTur)
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