Cativar e
atrair turistas brasileiros e estrangeiros para a visitação dos Parque
Nacionais é um dos objetivos da campanha promocional que será lançada pelo
Ministério do Turismo, em parceria com Ministério do Meio Ambiente e Instituto
Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMCBio).
A assunto
foi tratado em uma reunião realizada na última quinta-feira, 12, em Brasília,
com a presença do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius
Lummertz, e representantes do ICMBio, entre eles, o presidente da instituição,
Roberto Ricardo Vizentin.
Em 2013
os parques receberam cerca de seis milhões de visitantes o que representou um
acréscimo de 10% em relação ao ano de 2012. A campanha quer fortalecer os
vínculos da população com a natureza, e que as pessoas sintam orgulho poder
compartilhar essas belezas naturais com outros, obtendo um crescimento de 20%
nos próximos anos.
O Brasil
é o primeiro no ranking de competitividade de atrativos naturais, entre 140
nações, avaliadas pelo Fórum Econômico Mundial. Os Parques Nacionais poderiam
gerar, só com visitação, pelo menos R$ 1,6 bilhão por ano, sem considerar o
efeito nos arredores, ainda não foram calculados, de acordo com o Programa das
Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
“Estamos
equipando alguns parques com infraestrutura para que atendam às necessidades
dos turistas. Feito isso, precisamos de uma campanha promocional que mostre e
incentive as pessoas a se encantarem com as paisagens e sentirem curiosidade de
conhecer os lugares”, diz o secretário Vinícius Lummertz.
A
campanha será veiculada na internet, em revistas, por folhetos, parada de
ônibus, prédios públicos e por meio de vídeos promocionais, com prioridade para
as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo.
O público
alvo é formado por famílias, jovens, casais e grupos que apreciam atividades ao
livre. Além de mostrar as belezas naturais, a campanha pretende sensibilizar os
cidadãos para a conservação dos parques, além de destacar a diversidade dos
biomas brasileiros.
Em um
termo de cooperação técnica entre o MTur e o ICMBio, assinado no final do ano
passado, foram destinados R$ 10,4 milhões para infraestrutura de apoio ao
turismo de 16 parques nacionais, próximos às cidades-sedes da Copa.
(Fonte : MTur)
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