Turismo a um preço justo. Este é o propósito
da campanha “JOGO LIMPO” que o MTur estreou nesta sexta-feira (14) em suas
redes sociais. Nesta primeira fase, o objetivo da ação é estimular viajantes a
consumir de modo consciente produtos e serviços relacionados ao turismo. Entre
eles, diárias de hotéis, bilhetes de companhias aéreas, tarifas de restaurantes
e demais serviços, públicos e privados.
Para participar da campanha, o consumidor
pode enviar textos e marcar fotos com as hashtags #JogoLimpo e
#TurismoConsciente pelo Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram. Para abrir a campanha virtual, o
MTur elegeu o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com uma das mais belas e bem
preservadas áreas verdes da cidade e cerca de 6.500 espécies o parque cobra do
visitante apenas R$ 6 de entrada.
“Entendemos que os turistas exercem um papel
determinante quando privilegiam aqueles que cobram justamente e se recusam a
pagar preços abusivos”, diz o ministro Gastão Vieira. “Da mesma forma,
entendemos que os empresários que cobram valores adequados merecem
visibilidade. É uma forma, portanto, de premiar quem joga a favor do turismo
brasileiro”, afirma.
A preocupação do Ministério do Turismo com o
consumo consciente é antiga. Há dois anos a pasta passou a monitorar a oferta
de leitos nas cidades-sede da Copa do Mundo. Em reunião recente com
representantes das Secretarias de Turismo, estimulou investimentos em
hospedagens alternativas, como albergues, cama e café e camping a preços
acessíveis.
Na segunda etapa da campanha, será lançada
uma cartilha de consumo consciente com dicas de viagem e contratação de
serviços turísticos. Os empresários do setor também poderão aderir à campanha
por meio de um selo do MTur com os dizeres “Eu Jogo Limpo”.
(Fonte : MTur)
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