sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MINISTÉRIO DO TURISMO DIVULGA RESULTADOS DA 6ª PESQUISA ANUAL DE CONJUNTURA ECONÔMICA DO TURISMO

O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, divulga na próxima terça-feira (02) os resultados da 6ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet). A pesquisa é uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. A novidade da 6ª edição da pesquisa é o otimismo dos empresários do setor. Ao contrário do ano passado, quando o cenário de crise amedrontava, desta vez os empresários apostam no aumento do faturamento e dizem que vão investir e contratar mais.
A pesquisa monitora o desempenho da atividade do turismo e apresenta os resultados e as expectativas sobre o crescimento da atividade no país. Nesta sexta edição, foram ouvidos empresários e os principais executivos das 80 maiores empresas do setor, responsáveis por um faturamento de R$ 30 bilhões e por empregar cerca de 80 mil pessoas.
O levantamento traz informações a respeito do comportamento do cenário macroeconômico do Brasil e insere o turismo nessa realidade. Os resultados apresentados refletem a opinião dos entrevistados sobre o momento atual dos negócios: faturamento, situação dos negócios administrados, investimentos, preços, custos e postos de trabalho. Também faz uma projeção para 2010.
A FGV ouviu empresários de oito segmentos da atividade turística: agências de viagem, companhias aéreas, locadoras de automóveis, meios de hospedagem, operadoras de receptivo, operadoras de turismo, rodoviário, e promotores de feiras e eventos. A pesquisa reflete as respostas coletadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2010.
A divulgação da 6ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo acontece às 11h, no auditório da Fundação Getúlio Vargas, na Praia de Botafogo, Rio de Janeiro (RJ).

(Fonte : Ministério do Turismo / 26-02-10)

IDENTIFICAÇÃO NO EMBARQUE COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA

A partir de segunda-feira, 1º de março, os passageiros deverão apresentar, no momento do embarque de qualquer voo em aeroportos brasileiros, um documento de identificação com foto (RG, carteira de habilitação – mesmo que vencida; carteira de trabalho; passaporte ou outro documento válido, inclusive cópia autenticada). A medida, chamada de Identificação Positiva dos Passageiros, já é praticada na Europa e América do Norte e vai garantir que a pessoa que está entrando na aeronave é a mesma que consta no cartão de embarque.Documento com foto será exigido na hora do embarque

A partir do dia 1º de março, todos os passageiros que embarcarem nos aeroportos brasileiros deverão apresentar ao funcionário da companhia aérea o documento de identificação, com foto, no portão de embarque da aeronave.
Os passageiros que fazem check-in pela Internet, nos totens de autoatendimento, ou por celular, não mais serão obrigados a carimbar seu cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes da entrada na sala de embarque do aeroporto.
As mudanças foram decididas por um grupo de trabalho formado por representantes da Anac, Infraero, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Ministério da Defesa e empresas aéreas, com o objetivo de adequar o Brasil às melhores práticas internacionais de identificação de passageiros. O prazo para entrar em vigor é dia 1º de março de 2010, para que as empresas aéreas possam se adaptar. É recomendável que, na chamada para o embarque, o passageiro já esteja com o documento em mãos. Os funcionários das companhias farão a checagem do documento com o cartão de embarque, com o objetivo de garantir que o passageiro que está entrando na aeronave é o mesmo que consta no cartão.
São aceitos para embarque em voos domésticos: carteira de identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública; carteira nacional de habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida); carteira de trabalho; passaporte nacional; documento expedido por Ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; carteira de identidade emitida por Conselho ou Federação de categoria profissional (com fotografia e válido em todo o território nacional); licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitidas pela Anac. Além disso, a nova resolução prevê que cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, no nível federal ou estadual, também passarão a ser aceitos. Os documentos podem ser originais ou cópia autenticada, desde que assegurem a identificação do passageiro.
O Boletim de Ocorrência - BO continua sendo admitido para embarque em casos de furto, roubo ou extravio do documento, se emitido há menos de 60 dias. Crianças e adolescentes, até 18 anos incompletos, devem apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, além de comprovação da filiação ou parentesco com o responsável. O passageiro deve consultar previamente outras exigências para viagens com menores, estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude dos locais em que o menor for embarcar. Índios podem embarcar com documento de identidade ou autorização de viagem expedida pela Funai. Nas viagens internacionais, o passageiro deve apresentar passaporte ou outro documento de viagem válido, estabelecidos pelo Serviço de Migração, do Departamento de Polícia Federal (DPF), no portão de embarque.


(Fonte : Panrotas / 25-02-10)

ESTRUTURA PORTUÁRIA E AUMENTO DE TARIFAS FAZ MSC CANCELAR VINDA DE NAVIO

A MSC Cruzeiros distribuiu comunicado no final da tarde de ontem, informando que devido à estrutura portuária do nordeste brasileiro, que “não oferece condições adequadas de segurança e conforto para o embarque e desembarque de seus hóspedes”, bem como “ao aumento de tarifas portuárias e operacionais injustificadas e desproporcionais”, que nenhuma melhoria de serviços oferece, decidiu cancelar o programa do navio MSC Melody para a temporada 2010/2011 no Brasil.
Segundo afirmou a companhia, “é importante esclarecer que a decisão foi tomada devido às dificuldades operacionais encontradas nos portos de escalas do navio”. Apesar dessa decisão, a MSC Cruzeiros reitera sua confiança e expectativa positiva em relação ao setor na temporada 2010/2011, trazendo cinco embarcações para a próxima temporada brasileira, o que resultará na oferta total de 300 mil leitos na América do Sul.

Nota da Redação do BTM: a decisão da MSC Cruzeiros deve ser considerado um alerta para nossas autoridades turísticas e do setor de transporte. A falta de investimentos em infraestutura é fator letal para a continuidade e desenvolvimento do mercado de cruzeiros marítimos. O aumento de tarifas sem justificativa e, principalmente, sem reciprocidade em serviços, não é mais tolerado em nenhuma atividade econômica. Que essas autoridades não estranhem se a decisão da MSC Cruzeiros se repetir nas próximas temporadas marítimas.

(Fonte : Business Travel Magaz. / Hot News / 26-02-10)

ENTIDADES VÃO REABRIR NEGOCIAÇÕES COM AS EMPRESAS AÉREAS SOBRE A D.U.

Dirigentes de seis entidades representativas de vários segmentos do mercado de agências de viagens estiveram reunidos na última quarta-feira, na sede da ABAV Nacional, em São Paulo, “para tratar da remuneração das agências de turismo, especificamente D.U. e o diferencial de tarifas aplicado nos sites das empresas aéreas”.
Segundo comunicado divulgado no final da tarde de ontem, “diante dos acontecimentos atuais, que impactam a operacionalidade dos sistemas de reserva e emissão de bilhetes e os desdobramentos das práticas de cobrança, as entidades decidiram de forma unânime buscar melhores condições para o exercício da atividade de agenciamento e operações reforçando o relacionamento das agências de turismo com o consumidor final. As entidades ABAV, BRAZTOA, FAVECC, FENACTUR, SINDETUR/SP e AVIESP continuarão reunidas em caráter permanente, atentas para defender os interesses das agências de viagens do Brasil”.
Em outras palavras, as entidades, possivelmente coordenadas pela ABAV Nacional, reabrirão imediatas negociações com as companhias aéreas, notadamente com as duas maiores do mercado brasileiro, visando mudanças no sistema de remuneração, especialmente a eliminação do diferencial de tarifas aplicado nos sites das companhias aéreas.

(Fonte : Business Travel Magaz. / Hot News / 26-02-10)

SHERATON PORTO ALEGRE DEVE TER UM ANDAR ANTIALÉRGICO EM 2011

O Sheraton Porto Alegre, localizado no Rio Grande do Sul, está implantando uma série de reformas e mudanças para atender o seu público cada vez mais seleto. O empreendimento investiu cerca de R$ 1 milhão em mudanças no lobby e UHs.
Uma das iniciativas mais interessantes é adaptar um dos andares para que seja antialérgico. Ano passado, a remodelação foi feita em 12 unidades. "Em uma primeira etapa, fizemos um teste para que os nossos hóspedes se acostumem com a nova estrutura", explica Adriana Regadas, gerente de Vendas do empreendimento.
A principal mudança foi realizada no piso dos quartos, que agora é laminado. O carpete foi colocado em um espaço reduzido, somente próximo à cama. "Para 2011, o objetivo é que todo o andar esteja com as adaptações prontas", completa a executiva.
Já o lobby está mais moderno, com uma decoração nova. O balcão da recepção foi deslocado para mais perto da porta, com o objetivo de criar mais proximidades com aqueles que chegam ao hotel. "Está funcionando também o Link@Sheraton, que oferece internet e a possibilidade do hóspede fazer novos contatos", finaliza Adriana.

(Fonte : Hôtelier News / 26-02-10)

"HELICÓPTERO VERDE" AJUDARÁ A MONITORAR MEIO AMBIENTE NO RIO


Com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a secretária do Ambiente do Rio, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, apresentam hoje (26), às 12h30, o helicóptero que ajudará no monitoramento ambiental do estado.
A entrega do chamado “helicóptero verde” será no Grupamento Aeromarítimo da Polícia Militar em Niterói.
Fabricado pela Helibrás, a aeronave é equipada com um bolsão de lona para captação de água, a ser utilizada no combate a incêndios florestais em locais de difícil acesso. O Inea também pretende utilizar o helicóptero para detectar crimes ambientais, como desmatamentos e construções irregulares em áreas de proteção.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 26-02-10)

FÓRUM PANROTAS TENDÊNCIAS DO TURISMO 2010


Veja alguns dos painéis e palestrantes da agenda:

O CRESCIMENTO E AS OPORTUNIDADES PARA O TURISMO DO BRASIL E O LEGADO DO GOVERNO LULA

Palestrante: Luiz Barretto, Ministro do Turismo

TENDÊNCIAS E ANÁLISES ECONÔMICAS E OS DESAFIOS PARA O BRASIL EM 2010
Palestrante: Henrique Meirelles, presidente do Banco Central

A NOVA CLA SSE MÉDIA E O MERCADO DE VIAGENS

Palestrante:
Marcelo Côrtes Neri, coordenador da Fundação Getúlio Vargas e autor de estudo sobre a nova classe média
Debatedores:Roland de Bonadona, diretor geral da Accor Hospitality para América Latina
Pedro Janot, presidente da Azul Linhas Aéreas
Eduardo Bernardes, diretor comercial da Gol Linhas Aéreas

PAINEL DE INTEGRAÇÃO E DIÁLOGO COM O MERCADO: QUAIS OS PLANOS E O IMPACTO NO MERCADO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADOE DA COMISSÃO DE TURISMO E DESPORTO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Palestrantes:Líderes das comissões e dos principais segmentos da indústria:
Moderação:Eduardo Ballarin, diretor do Ministério da Cultura

QUAIS AS ESTRATÉGIAS, PLANOS E VISÃO DA ANAC PARA INCENTIVAR O CRESCIMENTO DA AVIAÇÃO BRASILEIRA

Palestrante:Solange Vieira, presidente da Anac

COMPETITIVIDADE DA AVIAÇÃO BRASILEIRA: OS ENTRAVES E NECESSIDADES DO MERCADO
Painelistas: Líbano Barroso, presidente da Tam Linhas Aéreas
Pedro Janot, presidente da Azul Linhas Aéreas
Jose Mário Caprioli, presidente da Trip Linhas Aéreas
Constantino de Oliveira Jr., presidente da Gol Linhas Aéreas
Líderes da OceanAir e da Webjet

BRASIL EM PERSPECTIVA

Palestrante:Fábio Giambiagi, autor do livro Brasil em Perspectiva e economista do BNDES
Comentarista e perguntador:
Luiz Carlos Barbosa, Sebrae Nacional

TENDÊNCIAS MUNDIAIS EM TECNOLOGIA: COMO SE PREPARAR PARA SOBREVIVER OU GANHAR DINHEIRO!
Palestrante:
Tony Surtees, um dos fundadores do Yahoo e um dos primeiros profissionais a prever e identificar o impacto que a internet traria para nossas vidas e empresas
Painelistas:Jorge Cordova, gerente geral para a América do Sul da Travelocity
E outros líderes em tecnologia de vários segmentos
Moderação:Paulo Salvador, consultor

UMA HISTÓRIA DE SUCESSO E DESAFIOS – COMO ELE CHEGOU LÁ

Entrevista com:
Guilherme Paulus, presidente do Conselho de Administração da CVC

OS PLANOS PARA O CRESCIMENTO DO DESTINO FLÓRIDA E A COMPETIÇÃO PELO MERCADO BRASILEIRO

Palestrante individual
Ed Fouché, chairman do board of directors do Visit Florida

PESQUISA INÉDITA: COMO AGE O CONSUMIDOR DE VIAGENS – BRASIL E EXTERIOR
Apresentação:Paul Wilke, diretor sênior de Relações Corporativas da Visa
Participação especial:
Jeanine Pires, presidente da Embratur

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Debatedores:
Josué Rios, advogado, professor da PUC-SP e comentarista do Jornal da Tarde
Carlos Silva, secretário Nacional de Políticas do Turismo
Marcos Marcucci, técnico de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP

PERFIL E TENDÊNCIAS DA INDÚSTRIA DE VIAGENS DOS EUA E A VALORIZAÇÃO DO TURISTA BRASILEIRO
Palestrante:Bruce Bommarito, vice-presidente da US Travel Association, realizadora do Pow Wow, a mais importante feira de Turismo dos EUA

O TURISMO EM NOVAS MÃOS – QUEM SÃO OS NOVOS PLAYERS, SUAS ESTRATÉGIAS E PLANOS DE INOVAÇÃO

Painelistas:Líderes – Carlyle (sócio da CVC), Record Trips e Carrefour Viagens

PROJETO ESPANHOL DÁ INÍCIO À REVITALIZAÇÃO DO PORTO DO RIO

O Rio vai entregar ao arquiteto espanhol Santiago Calatrava a principal obra da primeira fase do projeto de revitalização da zona portuária da cidade. Ele será o responsável pelo desenho do Museu do Amanhã, a ser instalado no píer Mauá. A obra, considerada o marco para impulsionar a revitalização da região, tem previsão de entrega para 2012. O teto de custo imposto pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB) é de R$ 65 milhões. Ao todo, a primeira fase da revitalização custará R$ 250 milhões.
O Museu do Amanhã terá como temática ambiente, práticas sustentáveis e a relação entre o homem e a natureza. O modelo será inspirado nos museus do Futebol e da Língua Portuguesa, de São Paulo, nos quais a tecnologia e a interatividade com o visitante são a principal forma de exposição.
O conteúdo será elaborado pela Fundação Roberto Marinho, também responsável pelos dois museus paulistas.
Calatrava foi o responsável pela construção da Ponte da Mulher, símbolo da revitalização de Puerto Madero, em Buenos Aires, e pelo museu de arte de Millwaukee (EUA).
"Ele foi um consenso dentro do governo por ser um profissional que consegue aliar um design moderno a características de sustentabilidade", afirma o secretário extraordinário de Desenvolvimento, Felipe Goes. Calatrava trabalhará em conjunto com um escritório brasileiro, a ser escolhido.
O contrato ainda não foi assinado, mas a simples escolha do arquiteto espanhol provocou mudanças no projeto inicial para a revitalização do porto.
O Museu do Amanhã ficaria inicialmente nos armazéns 5 e 6. O píer Mauá abrigaria um parque com anfiteatro. A obra desse segundo projeto já havia sido licitada por R$ 28 milhões.
As intervenções no local foram suspensas em novembro. O contrato assinado com a OAS será usado agora para o jardim em torno do museu.
O projeto do Museu do Amanhã será o segundo de escritórios estrangeiros no Rio em menos de um ano. Mas, diferentemente do caso do novo Museu da Imagem e do Som, em Copacabana, assinado pelo escritório do americano Ricardo Scofidio, a unidade da zona portuária não foi escolhida por concurso.
Segundo Goes, o prazo exíguo para conclusão da obra impediu a disputa.A construção do museu terá que superar dois "traumas culturais" da cidade: a Cidade da Música e o abandono do projeto do museu Guggenheim.
Ao fixar o teto de custo da obra, Paes tenta evitar o enredo da Cidade da Música, cuja obra começou sem custo definido, superou R$ 500 milhões em quatro anos e não foi finalizada.
O mesmo píer seria usado na instalação de uma unidade do museu Guggenheim. A proposta sofreu oposição por seu alto custo e foi obstruído na Justiça.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Cotidiano / 26-02-10)

DO BRASIL PARA OS QUATRO CANTOS DO MUNDO, 933 VOOS POR SEMANA

Pode-se voar para o exterior a partir de 16 aeroportos brasileiros e agora já são quase 1 mil vôos por semana que alcançam 45 destinos internacionais. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou em seu relatório que o Brasil tem agora, semanalmente, 933 voos diretos para outros países.
No ano passado, entraram na malha internacional brasileira as operações regulares de Guarulhos-Tel-Aviv (Israel) pela El Al; Brasília-Atlanta (EUA) pela Delta Airlines e Galeão-Charlotte (EUA) pela US Airways. Já a Air China, que no ano passado realizou voos não regulares na rota Guarulhos-Madri-Pequim, foi autorizada neste ano pela Anac para iniciar essa mesma rota em março como voos regulares.
Atualmente, o Brasil opera 91 rotas de 42 companhias aéreas, incluindo as principais nações da Europa (Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Portugal e Suíça), América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), América do Sul (com exceção do Equador) e ainda voos diretos para os Emirados Árabes Unidos, África e China. Em maio haverá o acréscimo da Qatar Airways.

(Fonte : Brasilturis Jornal / 26-02-10)

GOL PREVÊ DOBRAR MARGEM OPERACIONAL PARA 13% EM 2010

A Gol Linhas Aéreas quer crescer até 18% em volume de passageiros transportados em 2010, a mesma taxa que prevê para a expansão da demanda por voos domésticos no mercado. A segunda maior companhia aérea brasileira também pretende alcançar uma margem operacional de 13% este ano, praticamente o dobro do resultado do terceiro trimestre de 2009, de 6,6%.
"O Brasil está num momento muito bom, com o crescimento da nova classe média. Cada vez mais pessoas estão preparadas para viajar de avião", afirma o vice-presidente financeiro e de relações com investidores da companhia, Leonardo Pereira.
O executivo diz que a projeção de demanda tem como base um crescimento de até 6% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, já que a aviação comercial cresce, em média, três vezes o resultado do PIB. Já a estimativa de dobrar a sua margem operacional está fundamentada na política da companhia de reduzir custos, aumentar a oferta com aviões maiores e ampliar a utilização diária das aeronaves.
De acordo com as projeções divulgadas ontem, o custo por assento por quilômetro (cask) da Gol deverá se situar entre R$ 0,085 e R$ 0,089 em 2010. No ano passado, a empresa estima que o custo ficou em torno de R$ 0,092. Isso vai ser possível, segundo Pereira, porque a Gol vai aumentar a operação de aeronaves da Boeing 737-800, com capacidade para 185 pessoas, substituindo o modelo anterior, o 737-700, que transportam 144 passageiros.
A Gol também pretende diluir seus custos ampliando a utilização diária de suas aeronaves de 11,9 horas em 2009 para 12,8 horas este ano. "Esse aumento da utilização dos aviões também será possível com um maior número de voos diretos, para cidades como Belém e Manaus, por exemplo", diz Pereira.
O executivo afirma não acreditar que haja uma guerra tarifária em 2010. No entanto, no ano passado, quando a intensa oferta de preços de passagens mais baratas afetou a rentabilidade do setor, o valor médio que o passageiro paga por quilômetro voado (yield, que mede a variação nos preços das passagens) da Gol ficou em torno de R$ 0,20.
Para este ano, o executivo estima que o yield médio da Gol deverá ficar parecido com o registrado do ano passado, entre R$ 0,19 e R$ 0,21.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / 26-02-10)