segunda-feira, 16 de julho de 2012

PESQUISA APONTA QUE TURISMO INTERNO ENFRENTA BARREIRAS NO BRASIL



Na hora de o turista brasileiro decidir o destino de sua próxima viagem dentro do próprio país há pelo menos duas preocupações que podem pesar e, muito, na escolha do local a ser visitado: a hospitalidade e as condições socioeconômicas. Além disso, o custo pode levar à mudança para um roteiro internacional.
É o que aponta uma pesquisa encomendada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a CNTur (Confederação Nacional do Turismo). O levantamento foi feito no período de 9 de agosto a 29 de setembro do ano passado, quando foram ouvidas 100 pessoas de ambos os sexos das mais variadas idades das classes C e B em cinco localidades: Brasília, São Paulo, Belém, Porto Alegre e Salvador.
Na escolha do Nordeste foi apontada como favorável o contato com o sol, a praia e a boa hospitalidade da população. Mas muitos classificaram como desagradável estar diante das desigualdades sociais em um momento de lazer.
Já que no refere ao Sul do país, a pesquisa mostrou que o turista vê com simpatia a possibilidade de desfrutar do clima frio e, eventualmente, do cenário de neve bem como de cidades limpas e organizadas. Também foi destaque a alta expectativa em torno da qualidade de serviços a serem encontrados nessa região. No entanto, ficou evidente o ponto negativo da "pouca hospitalidade e receptividade da população", ao que foi atribuído à influência das culturas europeias.
No Sudeste, entre as preferências estão a culinária mineira e a diversidade de oferta sobre o que fazer na capital paulista. Quanto ao Norte do país, prevaleceu a vinculação dessa localidade com a exuberante natureza da Amazônia e de aspectos exóticos como a população indígena. A ressalva é a de se estar sujeito ao cansaço e a estresse pela falta de infraestrutura e dificuldade de locomoção.
O levantamento mostrou ainda que existem nichos a serem explorados nos mais variados segmentos que inclui entre outros o ecoturismo e turismo de aventura; cultural; religioso; turismo de estudos e intercâmbios e rural.
De acordo com os responsáveis pela pesquisa, entre os desafios do setor está o de reduzir os custos para diminuir os preços sob pena de as empresas perderem clientes para opções mais baratas fora do país. Para a CNTur a pesquisa deve auxiliar os empresários a tomar decisões de investimentos nesse momento que antecede à Copa do Mundo, em 2014 e, às Olimpíadas, em 2016.
Dados do CNTur indicam que o setor tem em torno de 2 milhões de empresas com uma participação de 3,6% no PIB (Produto Interno Bruto) e obteve um faturamento, em 2011, de R$ 127 bilhões. Apesar disso, conforme os dados, enquanto o Brasil recebe 5 milhões de turistas estrangeiros, na Ucrânia, esse número é mais de quatro vezes maior, atingindo os 21 milhões.


(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / imagem divulgação)

SANTA LÚCIA QUER AMPLIAR PAPEL DE PORTA DE ENTRADA DO BRASIL PARA O CARIBE



O Brasil e a ilha caribenha de Santa Lúcia pretendem estreitar as relações comerciais e de cooperação técnica. A intenção é que o país, que já funciona como plataforma de distribuição do petróleo brasileiro para o Caribe, seja entreposto de comercialização de outros produtos.
Da parte do governo de Santa Lúcia, há interesse principalmente nas técnicas de agricultura e nosprogramas locais de combate à pobreza. Na sexta o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o chanceler santa-lucense, Alva Baptiste, se reuniram para discutir possíveis acordos.
Em 2011, o comércio bilateral entre Brasil e Santa Lúcia movimentou US$ 2,9 bilhões (aproximadamente R$ 5,8 bilhões). O montante cresceu com relação a 2006, quando correspondia a US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 8 milhões). De acordo com informações da assessoria de imprensa do MRE (Ministério das Relações Exteriores), a maior parte desse intercâmbio é relativa a petróleo.
O chanceler Alva Baptiste comentou sobre a possibilidade de ampliar o intercâmbio comercial entre os dois países. "Podemos prover um portão efetivo para o resto do Caribe, pois Santa Lúcia tem uma posição central", disse.
Patriota e Baptiste debateram ainda a oferta de cursos de turismo e inglês para brasileiros na ilha caribenha, já que a atividade turística é um dos pontos fortes da economia daquele país. Por sua vez, o chanceler santa-lucense conhecerá as experiências brasileiras na agricultura e programas sociais.
Baptiste tem encontros agendados na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na Secretaria Nacional da Juventude e nos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Turismo, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Pesca e da Agricultura.
O Brasil tem embaixada em Santa Lúcia desde 2007, e em 2010 estabeleceu parceria com a ilha para cooperação técnica nas áreas de cultura, educação, agricultura e segurança pública. O país caribenho sedia a Oeco (Organização dos Estados do Caribe Oriental) e também integra a Caricom (Comunidade do Caribe).

(Fonte : Agencia Brasil de Notícias / imagem divulgação)

PREVISÃO DE CRESCIMENTO DA ECONOMIA FICA ABAIXO DE 2% NESTE ANO



O mercado reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto neste ano a 1,90%, ante 2,01% previstos na semana passada, de acordo com relatório Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira.
O Boletim Focus, divulgado toda segunda-feira, reúne as previsões de 90 instituições financeiras para os principais dados macroeconômicos do país.
O corte foi o décimo seguida do indicador e a primeira vez que ele fica abaixo do patamar de 2%.
Se essa pespectiva se materializar, o resultado seria o pior desde 2009, quando a economia encolheu 0,33%, e ficaria bem abaixo do desempenho do ano passado, quando a expansão foi de apenas 2,7%.
Na semana passada, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do PIB, voltou a indicar uma leve contração em maio, de 0,2%, mas veio melhor do que o esperado pelo mercado, trazendo um certo alívio aos agentes econômicos diante de outros resultados mais negativos, como indústria e varejo.

INDÚSTRIA É SETOR QUE MAIS PREOCUPA

A indústria é o setor que mais preocupa, impedindo uma recuperação mais robusta da economia brasileira. Em maio, a produção do setor caiu 0,9%, enquanto que o emprego recuou 0,3%.
Também em maio, as vendas no varejo brasileiro recuaram 0,8%, pior resultado desde novembro de 2008, quando encolheram 1,3%.
Frente a esse cenário, o governo vem buscando também adotar outras medidas de estímulo e já anunciou benefícios fiscais a indústrias e consumidores, além de aumento das compras federais.
Também atua neste sentido o próprio BC, que já reduziu sua projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano de 3,5% para 2,5% ao ano. Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC voltou a reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 8% ao ano.
O corte foi o oitavo seguido desde agosto passado, quando começou o processo de afrouxamento monetário. Ao todo, as reduções já somam 4,50 pontos percentuais.
Segundo o Focus, a expectativa dos analistas é que a Selic encerre 2012 a 7,50% ao ano, inalterado ante a semana passada.
Para 2013, os analistas também reduziram a previsão no Focus para o PIB, agora para uma expansão de 4,10%, ante 4,20% anteriormente. Já para a Selic no período, o mercado manteve a estimativa de 8,50%.

INFLAÇÃO

A inflação sob controle sustenta a política do BC de estímulo à economia. Entretanto, o mercado elevou ligeiramente sua estimativa para o IPCA no final deste ano, embora ainda permaneça abaixo da marca de 5%, segundo o Focus.
A previsão agora é de que o IPCA no final deste ano ficará em uma alta de 4,87%, ante 4,85% na semana anterior. Para 2013, a expectativa foi mantida em 5,50%.
Ainda segundo o Focus, a taxa de câmbio prevista pelo mercado para o fim de 2012 foi mantida em R$ 1,95 por dólar.


(Fonte : UOL Notícias, com informações da Reuters / imagem divulgação)

TURISTAS DA MELHOR IDADE PREFEREM VIAJAR PELO BRASIL



A pesquisa “Hábitos de Turismo na Terceira Idade”, realizada pelo Porvar/FIA (Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração), em parceria com o Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo), traça o perfil, preferências e dificuldades dos turistas da terceira idade e constata que 68,7% deles prefere viajar pelo Brasil.
Ao todo, foram entrevistados 384 idosos, das classes A e B, residentes na cidade de São Paulo. Desse total, 32,9% viajam de duas a três vezes por ano, e 46,7% permanecem menos de 7 dias no local escolhido.
Dentro do perfil dos viajantes da terceira idade, 43,1% exerce “Atividades diversas”, os “Aposentados” somam 41,8% e os “Do lar” totalizam 15,1%. As viagens mais feitas são a lazer, um índice de 96,5%. Em relação às principais causas de motivação para as viagens estão: “Convívio com a família” (53,3%), “Férias” (44,0%), “Recreação - Entretenimento” (32,0%) e “Fazer novas amizades” (28,8%). Já as pessoas que informaram viajar a trabalho e as que não costumam viajar, são 8,8% e 1,8%, respectivamente.
“Esta é uma população crescente em todo mundo, afinal, somente no Brasil, temos mais de 20 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, 9,26% de toda a população do país e, este público, que investe em viagens a lazer, tem algumas peculiaridades que devem ser verificadas para a melhoria dos serviços prestados”, conclui o professor doutor Claudio Felisoni, autor do estudo e presidente do conselho do Provar/FIA.
A pesquisa também revela o que esses idosos gostariam que as agências de viagens oferecessem, assim como faz uma levantamento sobre as dificuldades encontradas por este público.


(Fonte : Brasilturis Jornal)

ALUGUEL PARA TEMPORADA INCREMENTA RENDA, MAS PRÁTICA EXIGE CUIDADOS



Alugar sua casa para turistas pode ser uma boa tática para conseguir uma renda extra, especialmente nas férias.
O grande fluxo de viajantes em razão de eventos como a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016, deve impulsionar a prática no país.
A estimativa é que 7,21 milhões de estrangeiros desembarquem no Brasil na Copa do Mundo, segundo o Ministério do Turismo. O número representa 32,5% mais turistas estrangeiros do que em 2011.
Uma dica para o proprietário que quer alugar o imóvel é cadastrá-lo em sites voltados a quem prefere uma residência a um hotel na hora de se hospedar. Airbnb, Fica Lá em Casa e Alugue Temporada são algumas das opções.
Oportunidade para o proprietário e para o viajante, a prática também pode trazer problemas. Por isso, a pesquisa cuidadosa sobre o site e a checagem das condições de pagamento são essenciais para minimizar eventuais contratempos.
O empresário Ian Black, 33, conta que alugou um quarto em Nova York e, ao sair para fazer compras, perguntou ao proprietário se poderia pedir que a entrega fosse feita na casa. Segundo ele, o morador, em tom agressivo, ameaçou chamar a polícia se isso acontecesse.
Após o ocorrido, o empresário foi embora do local, hospedou-se na casa de um amigo e conseguiu reaver com o Airbnb metade do valor pago.
Já o publicitário Helbert Rony de Oliveira, 33, que também utiliza o Airbnb, nunca teve problemas.
"Quando viajei para a Europa, paguei minha estadia com a renda que consegui alugando o meu apartamento em São Paulo. Faço isso desde novembro de 2011 e já consegui mais de 2.000 euros", diz.


VANTAGENS

Para o proprietário, o principal estímulo para alugar o imóvel é a renda a mais que ele pode receber.
O economista Oswaldo Oliveira, 47, anuncia a casa em que mora o sogro, o arquiteto Roberto Lombardi, 72, no site FICA LÁ EM CASA.
Quando surge alguém interessado em alugar o imóvel, no Morumbi, Lombardi se muda para casa de Oliveira. O neto de Lombardi, André, ajuda na negociação, e todos repartem a renda, de cerca de R$ 3.300 mensais.
A americana Angela Ju, 27, que veio a São Paulo fazer doutorado, acha mais simples o processo de reservar um quarto de hotel. Mesmo assim, preferiu alugar um apartamento. "Não posso me dar ao luxo de ficar vários meses em um hotel", explica.
Além da economia, ela aponta a possibilidade de cozinhar como um diferencial.
Por outro lado, a sensação de segurança ao alugar um quarto de hotel e os serviços oferecidos, como café da manhã, podem fazer falta a alguns viajantes.


(Fonte : Jornal de Floripa)

DE OLHO NO CLIMA E NA SEGURANÇA, LONDRES ESPERA CHEGADA DE TURISTAS E ATLETAS



Faltando duas semanas para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, a capital britânica espera a chegada das estrelas do esporte mundial com a atenção voltada para a segurança, o transporte e a meteorologia.
Na Vila Olímpica de Stratford, no leste de Londres, estarão atletas como o velocista jamaicano Usain Bolt, que quer bater um novo recorde nos 100 metros, e os americanos LeBron James e Kobe Bryant, escolhidos para comandar a seleção americana de basquete.
Outros nomes que chamam a atenção são os do nadador americano Michael Phelps, que conquistou oito medalhas em Pequim, e que nesta edição dos Jogos disputará sete provas no Centro Aquático, uma das joias do projeto olímpico, e o tenista Rafael Nadal, ouro em 2008 e porta-bandeira da delegação espanhola.
Além dos atletas, milhões de visitantes chegarão à capital inglesa nos próximos dias para assistir aos terceiros Jogos que a cidade recebe em sua história, um desafio para as forças de segurança britânicas e os responsáveis pelo sistema de transporte público londrino.
O desafio é tanto que o governo de David Cameron criou um plano de segurança que envolverá mais de 42 mil pessoas, cerca de 13 mil militares, com um custo próximo a 1,2 bilhão de euros.
Durante os Jogos, um porta-aviões militar navegará pelo Tâmisa, onde vários caças do exército estarão prontos para atuar em bases próximas à cidade e seis plataformas de mísseis terra-ar serão instaladas em diversos pontos de Londres para evitar possíveis ataques terroristas.
Os responsáveis pelo setor de segurança afirmaram em diversas ocasiões que a grande mobilização de agentes será, na medida do possível, "invisível" para turistas e londrinos - estes últimos receberam recomendação do governo para tirar férias nas datas dos Jogos para minimizar o congestionamento no sistema de transporte.
As principais estações de metrô de Londres anunciam há dias que durante o evento estarão "extremamente sobrecarregadas" e pediram aos usuários do sistema que busquem formas alternativas para fazer seus trajetos.
Apesar do 1,1 bilhão de euros investido para melhorar o transporte para os Jogos Olímpicos, a empresa pública que administra o meio (TFL) já advertiu que não poderá evitar os colapsos nas horas de 'rush' devido aos 3 milhões de deslocamentos diários que são previstos durante os Jogos.
Quanto ao clima, os organizadores já esperam condições adversas para o final de julho e início de agosto, com poucos dias ensolarados.
Locais como o Centro Aquático, a quadra central do All England Club (onde será disputada o torneio de tênis) e a Arena de Basquete são cobertos, mas outros, como o estádio de atletismo, ficarão à mercê das chuvas.
A primeira prova de fogo vai acontecer no dia 27, quando a tocha olímpica chegará em Stratford para a cerimônia de abertura, que ficará a cargo do cineasta britânico Daniel Boyle.
Mesmo com poucos detalhes revelados sobre o evento, que deve contar com a audiência de 1 bilhão de pessoas, Boyle revelou que a decoração do Estádio Olímpico se baseia na paisagem campestre inglesa, e o ex-beatle Paul McCartney confirmou que encerrará a cerimônia cantando "Hey Jude".


(Fonte : EFE / imagem divulgação)

GOVERNO DO PARANÁ UNIFORMIZA ICMS DO QUEROSENE DE AVIAÇÃO NO ESTADO



A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou um projeto de lei, proposto pelo governo estadual, que uniformiza o ICMS do querosene de aviação em 7% em todo o Estado. A proposta pretende eliminar as disparidades existentes. Atualmente, os abastecimentos feitos em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cas¬cavel e Ponta Grossa são tributados em apenas 0,06%. Nas demais cidades paranaenses, no entanto, a alíquota é de 12%.
Com a nova lei, o tributo vai subir em quatro cidades e cair nas demais. A disparidade na tributação entre os estados brasileiros tem levado as empresas a abastecerem suas aeronaves onde os encargos são menores.
Com a redução, o Paraná pretende atrair mais companhias aéreas e fornecedores. A informação é da Abetar - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional, citando a Gazeta de Maringá como fonte.


(Fonte : Business Travel Magazine)

COMPANHIAS AÉREAS LANÇAM NOVAS ROTAS PARA OUTROS PAÍSES



A cidade argentina de Bariloche agora conta com voos diretos da Aerolineas Argentinas saindo do Brasil. Durante a temporada de inverno a expectativa é de que a cidade receba no total mais de 100 voos provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais. Os fretados começaram a sair na primeira semana de julho.
Um dos destinos mais procurados por brasileiros no inverno, Bariloche vem contando com diversas melhorias para atender o turista, sendo que no aeroporto local foram investidos US$ 20 milhões em equipamentos de última geração.

Mais informações no site http://www.barilochepatagonia.info/ 

A SWISS incluiu no mês de julho outro destino italiano na sua rota, a cidade de Gênova. A empresa aérea já voa regularmente para Milão, Veneza, Florença e Roma. A nova rota é considerada um importante porto da Europa no Mediterrâneo, com diversas atrações históricas, museus e catedrais.
Voos da companhia saem diariamente para Zurique, na Suíça, de onde partem conexões para a Itália e diversas outras cidades na Europa, Ásia e Oriente Médio. A companhia também oferece em parceria com a TAM saídas das principais cidades brasileiras.
A SWISS está com tarifas especiais para todas as cidades italianas do seu roteiro. Na classe econômica, o bilhete de ida e volta, saindo de São Paulo, tem preços promocionais a partir de US$ 949 entre 25 de julho e 30 de setembro. A classe executiva conta com preços a partir de US$ 3999, e a primeira classe, US$ 8257.
Mais informações em http://www.swiss.com/  


(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

COPA DO MUNDO: INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO TERMINAM HOJE



As inscrições para os cursos de qualificação oferecido pelo governo para a Copa das Confederações e Copa do Mundo terminam nesta segunda-feira (16). O objetivo é preparar profissionais para trabalhar nos eventos que acontecerão no País.
São 240 mil vagas para 29 cursos profissionalizantes, como agente de informações turísticas, agente de viagens, garçom, cozinheiro, sommelier, mestre de cerimônias, entre outros. Os alunos poderão ainda escolher estudar inglês, espanhol e libras.
Podem se inscrever pessoas de 18 anos ou mais que vivem nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 ou no entorno destas cidades. A escolha do cursos dependerá do grau de escolaridade do inscrito. Vale destacar que portadores de deficiências e profissionais que trabalham com Turismo terão prioridade na pré-matrícula.
Para os cursos de idiomas (inglês e espanhol), só serão aceitas inscrições dos trabalhadores que já estão empregados no setor Turismo. Já para o curso de libras as inscrições estão abertas sem restrições.

CURSOS GRATUITOS

Os cursos são gratuitos e os alunos terão ainda direito a auxílio estudantil (transporte e alimentação). Os cursos têm duração entre 160 aulas, ou seja 4 meses. Ele ocorrerão nos parceiros do programa: entidades do Sistema S (Senac, Sesc, Sesi e Senai) e instituições federais de Educação.


Entre os documentos exigidos estão carteira de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de residência e de escolaridade. Para os cursos que exigem que o candidato já trabalhe no turismo (inglês e espanhol) deve ser apresentada a comprovação de emprego, atividade, contrato temporário ou similar.


(Fonte : InfoMoney)

CONOTEL REUNE HOTELARIA NO PRÓXIMO DIA 26 DE JULHO



Será realizado no próximo dia 26 de julho, o 54º Congresso Nacional de Hotéis – CONOTEL, com o tema central “A Hotelaria que Queremos para o Brasil”.
O evento é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH e com a participação da Federação Brasileira de Hospedagem – FBHA, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB e Associação Brasileira de Resorts – RESORTS BRASIL.


(Fonte : Jornal de Turismo)

SETUR E TURISRIO LANÇAM O APLICATIVO RIO WONDERS



A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur/RJ) e a sua vinculada TurisRio, em parceria com a Scalla Comunicação, lançaram uma nova ferramenta que vai deixar o Rio de Janeiro literalmente nas palmas das mãos dos usuários. Trata-se de um aplicativo denominado Rio Wonders que permite à pessoa que acessá-lo ter informações que correspondem a um completo guia turístico da cidade e arredores.
Segundo Ronald Ázaro, secretário de estado de Turismo, o aplicativo é mais uma forma ágil, rápida e segura dos visitantes ou moradores terem acesso a uma farta lista de indicações para poderem aproveitar tudo o que o Rio de Janeiro tem a oferecer.
“Esta nova ferramenta lançada sob a chancela da Setur-RJ será essencial para os milhões de turistas que visitarão o Rio de Janeiro nos próximos anos. O aplicativo, que pode ser acessado de ipads ou iphones, dá dicas, orienta e facilita a elaboração dos roteiros de passeios dos usuários” diclara o secretário.
O manuseio do Rio Wonders é extremamente fácil. Depois de instalar o aplicativo em seu aparelho, o usuário encontra um menu com dez canais de informação sobre pontos turísticos, rede hoteleira, gastronomia, cultura, serviços, eventos, compras e opções de entretenimento, além de dois aplicativos internos: Meu Programa e Help Talk, que auxilia o turista a se comunicar através de mais de 400 frases prontas, em áudio, traduzidas para o português.
Em cada uma das telas acionadas pelos usuários há, além de um pequeno texto sobre o assunto, cerca de cinco fotos. O sistema de geolocalização é outro destaque no aplicativo, uma vez que ele aponta para o usuário a atração ou o estabelecimento mais próximo do local onde ele se encontra.
No ícone Arredores o usuário tem acesso a informações sobre as características de cada uma das Cidades Maravilhosas do Estado do Rio de Janeiro localizadas na Costa do Sol, Costa Verde, Região Metropolitana e Serra. Os pequenos textos, que explicam as características de cada município, motivam o turista a se deslocar para conhecer os diversos atrativos do interior fluminense.
Para baixar o aplicativo basta acessar do aparelho a loja apple store e pesquisar o Rio Wonders. O serviço é totalmente gratuito


(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

SETUR ASSINA CONTRATOS DE PROGRAMAS PARA FOMENTO DO TURISMO NO ESPÍRITO SANTO



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), realiza na próxima terça-feira (17) uma solenidade de assinatura de vários programas e projetos de fomento do turismo no Espírito Santo, além da aula inaugural dos cursos Excelência na Receptividade ao Turista e Garçom do Programa Qualifica ES. O evento será realizado às 14 horas, no Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, Vitória.
Durante o evento “Descubra o Espírito Santo” serão assinados contratos para os seguintes programas: Prestação de Serviços para Elaboração do Plano de Marketing e Comunicação do Turismo do Estado do Espírito Santo – Ornellas Consultoria; Termos de Outorga para Estudo da Economia do Turismo da Região Metropolitana – Fapes; implantação da segunda etapa do Programa Viaja ES Jovem – Abav-ES; Programa Qualifica ES Turismo – Senac-ES; contrato para elaboração do Projeto Executivo da Sinalização Turística do Estado do Espírito Santo.
Além disso, será realizada uma aula inaugural, que marcará o início dos cursos de qualificação para os profissionais do turismo que serão oferecidos pela Setur na temporada 2012/2013. Também haverá a palestra “Promoção e Receptividade no Destino Turístico”, com o consultor José de Freitas Ornellas.
“Esses projetos têm importância fundamental para o desenvolvimento do turismo capixaba. São projetos e programas que viabilizam uma série de ações necessárias para alavancar o setor. Qualificação, infraestrutura e marketing turístico são os três principais pilares do trabalho da Setur”, enfatiza o secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos.
“No total, são mais de R$ 3,3 milhões em investimentos somente nestes. Isso mostra que o turismo é uma das prioridades deste Governo, que não mede esforços para fazer do Espírito Santo um dos melhores destinos turísticos do Brasil”, comemora Alexandre.


Programas


Plano de Marketing e Comunicação do Turismo – Desenvolver um plano de marketing turístico para o Estado do Espírito Santo, com base na análise da pesquisa de mercado, propondo ações que sejam posteriormente implantadas pela Setur e demais envolvidos no setor, de forma a definir uma estratégia global para as ações de divulgação e comercialização do turismo capixaba.
Estudo da Economia do Turismo da Região Metropolitana – A Setur, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) lançou em dezembro 2011 o Edital 20/2011 Pesquisas Aplicadas a Políticas Públicas: Economia do Turismo. O objetivo do estudo é fazer um diagnóstico da economia do turismo e avaliar o potencial turístico da Região Metropolitana da Grande Vitória, para que sirvam de instrumentos para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor. O processo de seleção, dirigido a pesquisadores vinculados às instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas do Estado, está em sua última fase, já para a contratação das propostas aprovadas. Para esse estudo, a Região Metropolitana foi dividida em cinco áreas: Vitória, Vila Velha, Guarapari; Serra e Fundão; e Cariacica e Viana. O prazo para execução do projeto será de 18 meses, a partir da assinatura do Termo de Outorga.


(Fonte : Ascom Setur/ES)

COSTA VERDE & MAR PODERÁ GANHAR PARQUE MARINHO NACIONAL



O resultado da audiência pública foi positivo para a recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo em um Parque Marinho Nacional. O projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e contou com o apoio de todos os deputados da bancada legislativa federal catarinense. No encontro estavam professores da Universidade Federal de Santa Catarina, ambientalistas, políticos, gestores públicos, empresários e de setores ligados ao turismo.
A audiência pública contou com a presença do diretor nacional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Pedro Cunha e Menezes. Ele explanou sobre a possibilidade e importância de unir a prática do turismo sustentável com a preservação ambiental. “É preciso conhecer para preservar”, disse.
O projeto defende que o arquipélago passe a ter as mesmas características da Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. A proposta é que o local continue sendo preservado, mas que possibilite o turismo ecológico e sustentável.
Com a sinalização positiva o projeto de lei será encaminhado à Câmara dos Deputados, onde passará por um novo debate. Para que a Reserva seja recategorizada para Parque Marinho Nacional ainda será preciso aprovação do Senado Federal e, por último, ser sancionado pela presidente.
A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo fica na costa catarinense, 11 quilômetros ao Norte de Florianópolis e segue até Bombinhas, na Costa Verde & Mar. Foi criado em 12 de março de 1990, por meio de um decreto e ficou determinada a preservação total dos recursos naturais e a proibição de visitas públicas ao lugar. Com a recategorização, serão permitidas as visitas e o turismo ecológico, mas continuarão proibidas atividades como pesca, construções e desmatamentos.
O projeto de lei será encaminhado à Câmara dos Deputados, onde passará por um novo debate. Para que a Reserva seja recategorizada para Parque Marinho Nacional ainda será preciso aprovação do Senado Federal e, por último, ser sancionado pela presidente.


(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

SPCVB DIVULGA BALANÇO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO



O São Paulo CVB apresentou hoje o balanço da entidade no primeiro semestre do ano. Entre as novidades do período estão o Painel de Monitoramento de Eventos de São Paulo, o Pamesp, e o Áudio Tour.


RESULTADOS


Eventos identificados e cadastrados no site www.visitesaopaulo.com: 1.397;

Eventos apoiados, captados e promovidos para São Paulo e Destinos Parceiros: 261;

Dossiês de candidatura personalizados para conquista de novos eventos: 20;

Eventos nacionais e internacionais em prospecção: 144;

Oportunidades de negócios para os hotéis, agências de viagens, organizadores e espaços para eventos e demais segmentos cadastrados: 1,6 mil;

Novos associados: 52;

Visitas de empresas que atuam no mercado corporativo: 123;

Visualizações em blogs, site, perfil de Facebook e Twitter: mais de um milhão – 50 mil visitas nos blogs, 4.983 pessoas curtiram publicações no Facebook e 9.666 seguidores no Twitter;

Todo mês, um módulo do programa Capacitar SP é disponibilizado aos associados. Neste semestre, os cursos foram de Acessibilidade, Como receber o público GLS, A cidade de São Paulo e seus atributos e Gestão de Eventos.
“Tudo isso foi possível graças ao apoio dos membros da diretoria do Conselho de Administração, da diretoria do Conselho Curador, de uma equipe de profissionais comprometidos, dos nossos estagiários de turismo e hotelaria, empresas parceiras e, principalmente dos Associados Mantenedores, razão de nossa existência e que, através das mensalidades, parcerias e da contribuição do room tax dos hóspedes dos hotéis associados, mantém a estrutura e as ações da entidade em benefício de todos”, afirma o presidente Executivo do SPCVB, Toni Sando.


(Fonte : Panrotas)

HÓSPEDE PROTEGIDO COMEÇA A SER IMPLANTADO EM ALAGOAS



Lançado este ano pela Abih/Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - em parceria com a empresa Hotel Assist, o programa “Hóspede Protegido”, que visa oferecer ao cliente um seguro-saúde para casos de emergência, está sendo implantado em Alagoas nos hotéis associados à ABIH-AL. O hotel Coqueiro Express foi o primeiro a aderir ao programa, e outros meios de hospedagem estão em fase de adesão.
O coordenador do programa no Nordeste, Alexandre Del Porto, esteve em Maceió para apresentar detalhes do Hóspede Protegido aos hotéis interessados em implantar o programa e destacou a receptividade dos empresários em relação ao programa. “Alagoas foi o estado que mais mostrou interesse neste projeto, que é inovador no Brasil, pois visa a assistência à saúde do turista não só dentro do hotel, mar em qualquer lugar no estado em que possa ocorrer algum incidente”, afirma.
Os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia foram os primeiros a adotar essa iniciativa que dá cobertura médica, hospitalar, odontológica, farmacêutica, além de repatriação e funerária para os turistas que se hospedarem nos hotéis associados à entidade que aderirem ao programa.
Em Alagoas, o Hóspede Protegido começa a ser implantado nos meios de hospedagem associados à ABIH-AL. “A cobertura do seguro é válida para atendimento médico enquanto o turista estiver hospedado, independente do local da ocorrência do acidente. Então esse serviço é importante não só para o hotel, mas para todos os envolvidos do Turismo, para o destino como um todo. O custo-benefício deste programa é muito bom”, afirmou.


(Fonte : Mercado & Eventos)

NOVO CARTÃO AUXILIA BRASILEIRO EM VIAGEM PARA O EXTERIOR



Destinos internacionais são cada vez mais preferência dos brasileiros. Neste aspecto as empresas de crédito apostam cada vez mais em cartões pré-pagos de viagem recarregáveis em dólar americano, libra esterlina e euro, aceitos globalmente fora do Brasil, em milhões de locais. Mais um produto chega ao mercado pelas mãos dos cartões American Express, empresa atenta aos números do Banco Central, que apontam gastos de viajantes para fora do País em quase US$ 2 bilhões ao mês, em algumas épocas em que o apelo turístico é mais forte.
Segundo Rose Del Col,vice-presidente nas Américas para Produtos Pré-Pagos da American Express - um dos artigos que são aceitos de modo on-line ou para saques em caixas eletrônicos (ATMs)- é o American Express Global Travel Card, um pré-pago que pode ser utilizado mesmo em países que utilizam uma moeda diferente da do cartão.
A executiva ressalta que agora a empresa ampliou sua parceria exclusiva com o Simon Malls, grupo que detém os principais shoppings e outlets dos Estados Unidos.
"As facilidades anunciadas pelo governo americano na emissão de vistos irão estimular ainda mais o turismo e contribuir com o aumento das viagens dos brasileiros para aquele país. O dinheiro de plástico impacta positivamente todos envolvidos, incluindo os turistas e os estabelecimentos. Segundo a Embaixada dos Estados Unidos, os vistos concedidos em março deste ano a brasileiros aumentaram 62% em comparação com o verificado no mesmo período em 2011. No total, foram concedidos vistos a cerca de 115.270 pessoas", comentou ela.
O cartão é independente, não está vinculado a qualquer outro cartão de crédito e/ou contas correntes. Pode ser adquirido nas agências dos bancos Bradesco, Itaú, HSBC e Safra. O cliente pode também fazer saques no exterior, mas terá uma taxa de US$ 2,50 dólares nos Estados Unidos, 1,75 libra em Londres e 2,5 euros na Europa - tarifa fixa de saque em caixa eletrônico.
Para Rose, a parceria firmada com empresas do porte do grupo Simon Malls demonstram o sucesso do cartão entre os associados. "Sabemos que os destinos favoritos dos brasileiros são Nova York, Las Vegas e Flórida, não importa a época do ano. A alta aceitação fez com que continuássemos essa parceria, atendendo aos desejos de consumo do nosso público, pois procuramos sempre trazer benefícios e diferenciais aos nossos clientes", declara ela.


LOJAS


A Macy's, loja preferida dos brasileiros nos Estados Unidos e com 800 unidades no mercado norte-americano também é parceira do cartão. Ambas as empresas apresentam um desconto exclusivo nas férias no meio do ano. Os associados, independentemente de quando adquiriram o cartão, têm direito a cupom com 15% de desconto em qualquer loja Macy's. Eles devem apresentar no caixa o cupom impresso e documento com foto para ganhar 15% de desconto nas compras.
"Conhecemos as preferências dos nossos associados e a parceria inédita com a Macy's é resultado de esforços para continuar oferecendo benefícios relevantes aos clientes", declarou Rose O cupom é válido até 29 de julho e está disponível no site do cartão, para impressão. Atualmente, a base de gastos desse cartão é composta por 64% em dólar, 30% em euro e 6% em libra esterlina.


(Fonte : DCI / imagem divulgação)

HOTEL DA PARAÍBA RECEBE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL



O Verdegreen Hotel, empreendimento verde localizado em João Pessoa (PB), celebra a conquista da ISSO 14001 – SGA (Sistema de Gestão Ambiental), sendo a primeira empresa prestadora de serviços da Paraíba a receber a certificação. A ISSO 14001, sistema de padronização mais reconhecido do mundo e aplicado em mais de 170 países, foi concedida pela BRTÜV no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
Para o Verdegreen, que leva o título de Hotel Sustentável do Ano (2012) pelo Guia Quatro Rodas e, mais recentemente, o Certificado de Excelência pelo TripAdvisor, concedido a apenas 10% dos empreendimentos hoteleiros em todo o mundo, a ISO 14001 aumenta a responsabilidade do hotel perante seu público, com o desafio de manter todos os processos da norma sob controle e acompanhamento, visando a recertificação, que ocorrerá anualmente.
“Por já se tratar de um projeto sustentável desde a elaboração da planta baixa ao seu período de construção e início de suas operações, o Verdegreen se destacou pela excelente norma de padronização o seu Sistema de Gestão Ambiental. Esta certificação foi uma grande conquista, trabalhada em comunhão com toda a equipe da empresa”, conta a diretora de gestão corporativa da Cadis3 Participações, Luciana Alencar, a empresa é responsável pelo Verdegreen Hotel.
A norma de padronização do Sistema de Gestão Ambiental do Verdegreen tem como objetivo promover um sistema eficaz que possa ser integrado a outros requisitos de gestão, além de auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais. “Entre os benefícios de um SGA para hoteis destacam-se a redução do consumo de água e energia elétrica, redução de resíduos, incremento da satisfação dos hóspedes, melhoria da imagem do hotel perante a sociedade e, principalmente, a redução da poluição”, comenta o gerente-geral do Verdegreen, Camilo Juliani.
O Verdegreen Hotel possui uma completa e sofisticada estrutura física, equipamentos adequados e de última geração, qualidade no atendimento e recursos humanos no geral, registros e cadastros legalizados e sua renomada conceituação como Eco Design.


(Fonte : Brasilturis Jornal)

ACCOR SE CONSOLIDA COMPRANDO OS HOTÉIS DO GRUPO POSADAS NA AMÉRICA DO SUL



A Accor dá um grande passo para consolidar sua liderança na América Latina, ao anunciar a aquisição do portfólio de hotéis do Grupo Posadas na América do Sul. A transação, no valor de US$ 275 milhões, inclui 15 hotéis ou 2.600 quartos, além de 14 hotéis ou 2.000 quartos em desenvolvimento sob contrato de administração, além das marcas hoteleiras Caesar Park e Caesar Business. A aquisição está em linha com a ambiciosa estratégia de desenvolvimento da Accor, lançada em setembro último, que inclui a habilidade da companhia em reforçar sua liderança em mercados emergentes, através de aquisições seletivas. A conclusão da transação deverá ocorrer até o final deste ano e seus ativos imobiliários serão administrados conforme política da Accor.
O negócio fechado pela Accor inclui 15 hotéis, sendo 4 próprios, 4 sob contratos variados de leasing e 7 sob contratos de administração. Do total, 11 estão localizados em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, Buenos Aires na Argentina e Santiago no Chile. As propriedades passarão a operar com a bandeiras Sofitel, Pullman, Novotel e Mercure. Com a compra dos hotéis do Grupo Posadas na região, o network da Accor no Brasil totaliza 164 hotéis e 26.200 quartos, cobrindo todos as categorias, mas reforçando principalmente os segmentos Up & Midscale. Na América do Sul, o portfólio da Accor chega a mais de 200 hotéis e cerca de 34.000 quartos, ampliando a liderança no continente.
“Este projeto é inspirador para toda a equipe Accor e Posadas”, disse Roland de Bonadona, COO - Chief Operating Officer da Accor na América Latina. “Esta aquisição reúne hotéis de alta qualidade, inclusive um emblemático e luxuoso hotel na praia de Ipanema. A Accor consolida sia presença na região com mais de 200 hotéis. Este é uma marco estratégico para o Grupo, permitindo a otimização de nosso network, nossos canais de distribuição e nossas plataformas de suporte de serviços. Estamos muito à frente do previsto em nosso plano de expansão. Nos próximos três anos, os projetos combinados em desenvolvimento da Accor e da Posadas nos permitirão operar mais de 300 hotéis”, completa Bonadona.

(Fonte : Business Travel Magazine)

DELÍCIAS GASTRONÔMICAS GERAM RECEITA PARA EMPREENDEDORES



Escolher o produto certo e torná-lo irresistível tem sido a receita do sucesso de muitos empresários que apostaram na gastronomia para empreender. A empresária Juliana Motter, por exemplo, ampliou a diversidade de sabores, criou receitas e inaugurou a Maria Brigadeiro, ateliê especializado na guloseima.
Ainda na categoria dos doces, o brownie também ganhou sua casa especializada. Nina Lahaliyed comanda a Brou'ne, rede que fundou no interior paulista. Ela tem planos de alcançar 50 unidades no Estado de São Paulo ainda este ano.
Já os publicitários Carlos Ribeiro e Leonardo Stecanella escolheram uma opção mais saudável para empreender. Com a tendência da valorização da saúde e bem-estar, aliada à redução da taxa de desemprego – que tem exigido um investimento cada vez maior das empresas para atrair e reter talentos. A dupla criou uma serviço de delivery de frutas prontas para consumo em escritórios.
Até a tradicional pizzaria conseguiu inovar. A Pizza D, de Domingos Freitas, faz entrega na hora do almoço e assa as redondas em forno convencional. Além da preocupação com a massa, Freitas tem cuidado especial com a qualidade dos ingredientes, preparados em uma cozinha central montada em sua casa.


(Fonte : Portal Estadão / imagem divulgação)

ORLANDO BATE RECORDE COMO CIDADE MAIS VISITADA DOS EUA



A cidade de Orlando, na Flórida, bateu um recorde histórico e passou a ser a primeira cidade dos Estados Unidos a receber mais de 55 milhões de turistas no período de um ano. Com 55,1 milhões de visitantes, o destino teve em 2011 um aumento na procura de 7,2% em relação ao ano anterior.
Os visitantes domésticos (viagens comerciais e a lazer) chegaram a 51,3 milhões, representando um aumento de 7,5% sobre 2010 e um recorde para qualquer destino nos EUA. As viagens internacionais somaram 3,8 milhões de turistas, um aumento de 3,5% sobre o ano anterior.
O ano passado coincidiu com o lançamento de novas campanhas de marketing para aumentar o turismo doméstico durante os períodos de maio-junho e meados de agosto-setembro, o que teria auxiliado no crescimento.
Os visitantes brasileiros são os que mais viajam à Flórida. Segundo o Visit Flórida, 1.466.000 turistas brasileiros visitaram a região em 2011, deixando mais de dois bilhões de dólares. Depois do Brasil, os países que mais visitaram o Estado no ano passado foram o Reino Unido, Argentina, Venezuela e Alemanha


(Fonte : Folha Online)

MEMBROS DA IAAPA VISITAM SÃO PAULO, QUE IRÁ RECEBER CONFERÊNCIAS



Na última terça-feira, dia 10 de julho, três membros da International Association of Amusement Parks and Attractions (IAAPA) chegaram à capital paulista para uma visita de quatro dias. John Hendenon, vice-presidente; Diane Williams, diretora de encontros e eventos; e Paulina Reyes, diretora executiva, vieram com vários propósitos, dentre eles, pesquisar os locais mais apropriados para a realização de dois grandes eventos organizados pela associação, o IAAPA Leadership Conference 2013 e o IAAPA Latin American Networking Event 2013.
Esses eventos nunca foram sediados em outro local além dos Estados Unidos, mas agora a associação enxergou o Brasil como um grande potencial no mundo do entretenimento, e escolheu o país para receber as conferências. Paulina Reyes frisou que haverá tours programados e uma série de facilidades para as pessoas que tiverem interesse em participar desses encontros.
De acordo com Paulina Reyes, o Brasil é o segundo maior País da América do Sul nesse setor. Entretanto, o que impede que ele cresça ainda mais no mercado da diversão são as taxas de importação. “Sem dúvida, as taxas impedem que o Brasil seja uma potência nesse setor”, explica. Com os eventos de grande abrangência que acontecerão aqui, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, é importante que o governo entenda como as atrações turísticas são importantes para uma nação, e suavizem o pior terror do mercado do entretenimento, no Brasil, as taxas de importação.
A discussão sobre a importância dos parques de diversão para um País foi outro motivo que trouxe os membros da IAAPA para essa visita ao Brasil. Eles estão realizando um estudo com diversas nações para entender o impacto das atrações turísticas na economia nacional. Para a pesquisa inicial, eles escolheram três países, Estados Unidos, Brasil e Alemanha. Afinal, dentre as vantagens, destaca-se a geração de empregos, o incentivo ao Turismo e ao lazer.


(Fonte : Mercado & Eventos)