quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

LUIS CORREIA (PI) TERÁ PORTO E MARINA PARA RECEBER GRANDES EMBARCAÇÕES


A ampliação do porto e a construção de uma marina em Luis Correia (PI) são prioridades do governador do Piauí, Wellington Dias, para colocar o litoral do estado na rota do turismo náutico internacional. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) pelo governador, após uma visita aos velejadores de sete países integrantes da Regata Ilhas do Sol.
“A secretaria de Turismo está fazendo um trabalho importantíssimo para tornar o Piauí conhecido pelos turistas estrangeiros e também pelos brasileiros que conhecem pouco o litoral do estado”, afirmou o governador. Segundo ele, o desenvolvimento do turismo náutico representa também prosperidade e emprego para os piauienses.
O governador chegou no final da tarde a Luis Correia. Depois de conversar com o organizador da expedição, saiu em passeio de barco para conhecer as embarcações internacionais estacionadas no rio Igaraçu, afluente do rio Parnaíba, onde está o único delta das Américas em mar aberto.

(Fonte : Ministério do Turismo / 17-02-10)

A NOVA ABERTURA DOS PORTOS BRASILEIROS

Decreto presidencial aumenta o prazo de permanência das embarcações estrangeiras na costa brasileira

Em 1808, quando D. João determinou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal, o comércio da então colônia portuguesa experimentou momentos de prosperidade. Atualmente, um decreto presidencial, tratando da permanência de embarcações estrangeiras nos atracadouros do Brasil, promete fazer o mesmo pelo turismo náutico nacional.
Até então, embarcações vindas do exterior só podiam permanecer na costa do Brasil por três meses prorrogáveis por igual período. O mesmo prazo de validade do visto de turistas. Com o decreto presidencial 5.887/06, os barcos de esportes, recreio e de visitantes estrangeiros poderão, se autorizados pela autoridade portuária, ficar até dois anos no país.
“A mudança na legislação foi fundamental e até estimulou a iniciativa do ministério de desenvolver o Turismo Náutico no país”, avalia o diretor do Departamento de Financiamento e Promoção do Investimento, Hermano Carvalho. Segundo ele, a possibilidade de se manter as embarcações na costa brasileira por mais tempo já está surtindo efeito. Um exemplo é o dos participantes do rally internacional Ilhas do Sol, que chegaram a Salvador em dezembro, estão, no momento, no litoral do Piauí, e ainda farão um tour na costa do Pará.
O projeto de estruturação do Turismo Náutico do Ministério do Turismo (MTur) já tem uma série de ações em andamento. Um projeto piloto, por exemplo, está sendo desenvolvido na Baía de Todos os Santos, em Salvador. Estão previstas ações de capacitação, revitalização de portos e recuperação de terminais náuticos para o turismo. No litoral do Piauí, as ações passam por investimentos da ordem de R$ 70 milhões para preparar os municípios litorâneos para receber visitantes e atrair investimentos internacionais.

O setor náutico movimenta mais de US$ 70 bilhões por ano e é uma das indústrias que mais gera empregos por dólar investido. Além disso, o turista que viaja de barco gasta até cinco vezes mais do que o viajante convencional. É atento a esse mercado potencial que o Ministério do Turismo desenvolve ações para atrair investidores e estruturar o segmento no Brasil, abrindo novas oportunidades para os municípios com vocação para a atividade.
“São quase 10 mil barcos internacionais que passam perto da costa brasileira em direção ao Caribe. Temos que dar atenção a esse próspero mercado, que tem a capacidade de gerar negócios e empregos como demonstram países com indústria náutica desenvolvida”, afirma o diretor do Departamento de Financiamento e Promoção ao Investimento do Ministério do Turismo, Hermano Carvalho.


(Fonte : Ministério do Turismo / 17-02-10)

ESPANHOLA FOMENTA SETOR FERROVIÁRIO NO PAÍS

Em 1º de março, a fábrica espanhola CAF, recém-chegada ao Brasil, fará testes nos primeiros trens feitos em solo brasileiro. A nova unidade dá fôlego ao setor que vinha retomando a produção no país, até a crise. Em 2009, foram encomendados apenas mil vagões de carga, enquanto no ano anterior o total havia sido de 7.249 vagões.
Em 2010, já são 2.000 em carteira. A partir de abril, a cada mês, quatro ou cinco novos trens serão entregues em São Paulo ao Metrô e à CPTM.
Em março ainda, haverá nova licitação para contratação de 26 trens para a Linha 5 do Metrô. Boa parte deles sairá dos galpões da CAF.
A fabricante espanhola, especializada no transporte de passageiros, venceu quatro licitações (três na CPTM e uma no Metrô) e, para atender às encomendas, em menos de um ano, colocou em funcionamento nova planta em Hortolândia (SP).
A decisão de investir R$ 170 milhões, de capital próprio, em uma nova unidade ocorreu em plena crise, lembra o diretor Paulo Fontenelle.
"O investimento de R$ 21 bilhões é o maior [do gênero] no mundo", diz Fontenelle, sobre o aumento da frota feito pelo governo paulista.
Pelos galpões em Hortolândia, um idioma comum é o "portunhol", dos funcionários das fábricas do País Basco que circulam entre os trabalhadores brasileiros.A companhia faz 17 trens para o Metrô e 40 para a CPTM. Quase cem trens do Metrô serão reformados, principalmente pela Bombardier.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Dinheiro / Col. Mercado Aberto / 18-02-10)

CENTRO-OESTE TUR ACONTECE EM ABRIL COM 450 EXPOSITORES


A Promove Eventos Especiais realiza, em 9 de abril, o 18º Centro-Oeste Tur - Salão de Negócios Turísticos, que acontece no Centro de Convenções de Goiânia. O evento terá 450 expositores e aguarda a presença de 1,2 mil agentes de viagens de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro.
Nesta edição, a expectativa é que sejam gerados cerca de R$ 16 milhões em negócios a médio e longo prazos, ou seja, um incremento de 16% em relação a 2009.Maria Silvia de Moraes, uma das organizadoras do evento, aponta que, além da regionalização, outra tendência dos eventos de turismo é a concentração dos negócios em um menor período. "Hoje as pessoas tem pouco tempo e por isso as ofertas devem estar reunidas, permitindo a realização de contatos e negócios rapidamente para que todos ganhem tempo", analisa ela.
Os interessados podem obter mais informações sobre valores e inscrições pelos contatos : 62 3215-8200 / http://www.promoveeventosgo.com.br/


(Fonte : Hôtelier News / 18-02-10)

DEBATE DA NOVA CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA COMEÇA DIA 24


O Ministério do Turismo, em parceria com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), promove entre 24 e 26 de fevereiro, no Hotel Everest, em Porto Alegre (RS), o primeiro encontro para discutir a nova classificação hoteleira brasileira.
A nova classificação será discutida em uma série de oito encontros nas cinco regiões do País, entre fevereiro e maio, com o objetivo de estabelecer as matrizes da hotelaria nacional. Nesses encontros serão estabelecidos critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de floresta, hotéis históricos e os chamados cama e café. "O mercado necessita de uma padronização e um referencial para os meios de hospedagem, como demonstraram os processos de candidatura do País para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016", resumiu o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Mtur, Ricardo Martini Moesch.
Atualmente, existem cerca de 28 mil unidades hoteleiras no Brasil. No entanto, apenas seis mil deste total estão cadastradas no ministério, por meio do Cadastur.

(Fonte : Panrotas / 18-02-10)

CÂMARA ANALISA CAPITAL ESTRANGEIRO NA AVIAÇÃO

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), já designou comissão especial da Casa para analisar o projeto de lei do Senado (PLS 184/04) que eleva de 20% para 49% a participação de capital estrangeiro nas empresas aéreas brasileiras.
Há expectativa de que a matéria, aprovada pelo Senado em novembro de 2009, seja votada pela Câmara, onde vai tramitar com outras propostas semelhantes. É esperado que a mudança abra uma nova temporada de investimentos na aviação nacional.
Este era um dos projetos que estavam na pauta de prioridades para o governo aprovar em 2009. No Ministério da Defesa, em julho do ano passado, o Conselho Nacional de Aviação Civil aprovou texto de projeto de lei com o mesmo teor. Mas o governo preferiu apoiar o projeto já em andamento.
Na avaliação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, o aumento do percentual de participação estrangeira no capital das companhias poderá "dar um fôlego, mais musculatura" às empresas nacionais. "Abre inclusive a possibilidade de ter mais empresas. Há muita gente interessada no Brasil, e empresas regionais também serão beneficiadas."
"Isso vai dar um gás muito forte, vai capitalizar as empresas e vai aumentar a competitividade", afirmou ao DCI o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto. "Isso já tem acontecido no mercado brasileiro, que reduziu de 95% par 85% a participação das duas principais companhias."

COPA
Na opinião do ministro, o aumento do capital estrangeiro é oportuno e necessário em razão do recorde verificado, em 2009, nos embarques domésticos, que atingiu a marca histórica de 56 milhões. E ajudará o País a receber turistas na Copa de 2014.
Ao mesmo tempo, de acordo com Barretto, o projeto vai assegurar mais recursos para a oferta de novos voos para o exterior. Ele disse que somente agora o Brasil conseguiu recuperar os voos internacionais que existiam antes de a Varig ter entrado em recuperação judicial, em junho de 2006.
Outro atrativo para os investidores estrangeiros é a política de liberação dos preços das passagens aéreas. "A Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] fez um grande trabalho, e hoje está liberado o preço das passagens. Não há mais proteção às empresas nacionais: o mercado é livre", disse.
No Senado, a matéria foi aprovada em caráter terminativo (sem necessidade de ir ao plenário) na Comissão de Constituição e Justiça. O texto é de autoria do ex-senador e atual governador interino do Distrito Federal, Paulo Octavio (DEM), que substituiu no cargo o governador José Roberto Arruda (sem partido), há uma sema - na preso na superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Na proposta original, Octávio argumenta que o aumento de capital estrangeiro na aviação brasileira pode baratear a venda de passagens e fomentar o turismo.
Em seu parecer, o relator da matéria, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), citou que o setor passou por crises nas últimas décadas, mas não fez referência ao fechamento de Vasp e Transbrasil e à compra da Varig pela Gol.
"Estamos contribuindo para estimular o ingresso de investimentos estrangeiros em um setor que tem padecido com diversas crises desde a década passada, na maioria das vezes em decorrência da descapitalização das empresas aéreas", justificou.
Uma das propostas semelhantes em tramitação na Câmara é o Projeto de Lei 2.452/07, proposto pela então CPI da Crise Aérea. O relator do projeto, deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), considera que a legislação precisa ser revisada para que o País esteja preparado para a Copa de 2014.
Na comissão especial que analisa este projeto, o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) requereu a realização de seminário com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgão do governo federal, sobre seu programa de investimentos na aviação brasileira.

(Fonte : D C I / 18-02-10)

ABROLHOS E RIO DOCE SÃO RECONHECIDOS NO EXTERIOR

Brasil tem 11 locais reconhecidos como áreas úmidas para a manutenção da diversidade de espécies e bem-estar dos homens

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, na Bahia, foi reconhecido internacionalmente como importante zona úmida ao receber o título de Sítio Ramsar no início deste mês. E, na próxima semana será a vez do Parque Estadual do Rio Doce, em Minas Gerais. Há atualmente cerca de 1.880 Sítios Ramsar pelo mundo, divididos em 159 países. Com os dois novos títulos, o Brasil agora possui 11 locais reconhecidos.
Desde 1993, o País é signatário da Convenção de Ramsar, estabelecida em 1971 com o objetivo de conservar áreas utilizadas por aves migratórias aquáticas. Depois, o tratado se tornou mais abrangente e passou a reconhecer também a importância das áreas úmidas para a manutenção da diversidade de espécies e bem-estar dos homens.
Quem ratifica a convenção, além de ganhar a atenção internacional, pode ter acesso a benefícios como cooperação técnica e apoio financeiro por meio de pequenos fundos. "Abrolhos tem os maiores recifes de coral e a maior biodiversidade do Atlântico Sul. Também é local de reprodução da baleia jubarte", afirma Guilherme Dutra, diretor do programa marinho da Conservação Internacional (CI), apontando os quesitos que tornaram o parque apto a receber o título.
Já o Parque Estadual do Rio Doce possui cerca de 40 lagos e fauna rica: a região ainda é habitada pelas onças-pintadas e conta com uma população grande de antas e de macacos-prego, por exemplo.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / 17-02-10)

DISPUTA TRAVA LICITAÇÃO DE RODOVIAS HÁ 15 MESES

Na lista das mais perigosas e movimentadas do Brasil, as BRs 040, 381 e 116, em Minas Gerais, aguardam há mais de três anos para serem licitadas, apesar de estarem entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Depois de duas remarcações, o governo acredita que poderá leiloar os três trechos, de 2.066 quilômetros, até 10 de abril, pelo último balanço do PAC. Para isso, porém, terá de conseguir a liberação dos estudos de viabilidade que estão há mais de 15 meses sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
O grande problema é que, depois de muitas idas e vindas, o processo entrou numa fase crítica, com divergências entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelos estudos, e os ministros do tribunal. O impasse surgiu após a exigência, do TCU, de que o órgão regulador terá de detalhar a estimativa de investimentos, de R$ 8,2 bilhões, que as empresas vencedoras do leilão terão de fazer durante os 25 anos de concessão.
O tribunal argumenta que o material entregue pela ANTT contém impropriedades e fundamentação insuficiente das estimativas de investimentos. "É essencial que a agência envie uma adequada justificativa dos valores para que o tribunal faça a validação dos estudos de viabilidade técnica e econômica para, assim, haver a licitação. Até o momento não recebemos nada", observou o TCU, destacando que esse é um item que pesa no valor do pedágio.
A exigência deixou a agência reguladora inconformada. Na opinião do diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, o que o Tribunal quer é a elaboração de projeto básico, que não é feito pela agência, mas apenas pelo vencedor da concessão. "Não seguimos a lei de licitação. Seguimos a lei de concessão, que não pede esse tipo de detalhamento. Não vou fazer nenhum projeto básico." Segundo ele, a metodologia para esse processo é a mesma das concessões anteriores. "Além disso, estou usando os quantitativos que o próprio TCU indicou. Isso é uma atitude postergadora."

(Fonte : Portal Exame, com informações da Ag. Estado / 18-02-10)

REDE PLAZA DE HOTÉIS INVESTE EM TECNOLOGIA PARA A COPA

São Paulo - A Rede Plaza de Hotéis Resorts & Spas resolveu investir em tecnologia alemã para as esquadrias e janelas do Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre (RS). A fabricante de esquadrias de PVC Weiku, de Pomerode (SC), foi escolhida para mudar todas as esquadrias e janelas do estabelecimento, já com vistas aos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Originária da Alemanha, a empresa conta com duas grandes fábricas de esquadrias de PVC, em Weissenfels e Frankfurt. No Brasil, a empresa está associada ao grupo alemão Kessel, um dos maiores fabricantes de sistemas construtivos na área de saneamento e drenagem da Alemanha.

(Fonte : D C I / 18-02-10)

GRUPO LUSO VOLTA PARA AS PRATELEIRAS

Criada em 1999, a Companhia das Quintas reúne no seu portfólio várias quintas, é claro, em importantes regiões vinícolas portuguesas. Talvez a mais conhecida por aqui seja a Quinta de Pancas, dona de bons goles elaborados com uvas francesas, como a cabernet.
Os vinhos da Companhia estão sendo relançados pela sua nova importadora, Interfood. Já aportaram exemplares de outras propriedades, de cepas típicas lusas, que vale a pena conferir.
Menção aqui para tintos de duas casas do nordeste do país, vizinhas ao rio Douro. Um é o Quinta do Cardo Seleção do Enólogo 2005, de uvas touriga nacional e tinta roriz, frutado, com toques florais, bom corpo e acidez (88/100, R$ 75,86). Outro, o Quinta da Fronteira 2006 (touriga nacional e franca, tinta roriz), rico em frutas vermelhas e toques de incenso e especiaria, macio (88/100, R$ 60,67).
Na ala branca, brilham os arinto da Quinta da Romeira, em Bucelas, no sul. O Morgado de Santa Catherina 2007 agrada pelo sabor intenso que une manga madura e torrefação num paladar denso e untuoso, que pede um bacalhau (90/100, R$ 105,41). Bom e mais barato, o Prova Regia 2008, que mostra papaia, frutas cítricas e tons minerais num sabor longo, vivaz (88/100, R$ 43,14, na Interfood, tel 0/ xx/11/2602-7261).

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Ilustrada / 18-02-10)