quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ESPANHOLA FOMENTA SETOR FERROVIÁRIO NO PAÍS

Em 1º de março, a fábrica espanhola CAF, recém-chegada ao Brasil, fará testes nos primeiros trens feitos em solo brasileiro. A nova unidade dá fôlego ao setor que vinha retomando a produção no país, até a crise. Em 2009, foram encomendados apenas mil vagões de carga, enquanto no ano anterior o total havia sido de 7.249 vagões.
Em 2010, já são 2.000 em carteira. A partir de abril, a cada mês, quatro ou cinco novos trens serão entregues em São Paulo ao Metrô e à CPTM.
Em março ainda, haverá nova licitação para contratação de 26 trens para a Linha 5 do Metrô. Boa parte deles sairá dos galpões da CAF.
A fabricante espanhola, especializada no transporte de passageiros, venceu quatro licitações (três na CPTM e uma no Metrô) e, para atender às encomendas, em menos de um ano, colocou em funcionamento nova planta em Hortolândia (SP).
A decisão de investir R$ 170 milhões, de capital próprio, em uma nova unidade ocorreu em plena crise, lembra o diretor Paulo Fontenelle.
"O investimento de R$ 21 bilhões é o maior [do gênero] no mundo", diz Fontenelle, sobre o aumento da frota feito pelo governo paulista.
Pelos galpões em Hortolândia, um idioma comum é o "portunhol", dos funcionários das fábricas do País Basco que circulam entre os trabalhadores brasileiros.A companhia faz 17 trens para o Metrô e 40 para a CPTM. Quase cem trens do Metrô serão reformados, principalmente pela Bombardier.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Dinheiro / Col. Mercado Aberto / 18-02-10)

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