Nesta terça-feira, dia 03, Flávio Dino, presidente
da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apresentou em Brasília (DF) os
principais resultados da “Pesquisa de Percepção do Brasil por
Estrangeiros Durante a Rio+20”. O estudo foi realizado, sob encomenda
da Embratur, pela FSB Pesquisa, durante Conferência das Nações Unidas sobre o
Desenvolvimento Sustentável, entre os dias 20 e 21 de junho, no Rio de Janeiro
(RJ).
“Os resultados da pesquisa mostram que as belezas naturais, a
personalidade do brasileiro e a hospitalidade são as características nacionais
mais marcantes para os participantes do evento. Sobre os serviços e
infraestrutura turística apresentados pelo país, 81% dos visitantes
estrangeiros disseram acreditar que o país já está ou estará preparado para
sediar os megaeventos programados para acontecer nos próximos anos”, afirmou.
Quando perguntados sobre a visita ao país, 68% disseram que a
experiência correspondeu ou superou as expectativas. Dos entrevistados, 59%
ressaltaram que a imagem que tinham do Brasil melhorou após a visita. E quando
perguntados sobre o interesse de retornar, 97% responderam que pretendem
voltar.
Os itens avaliados negativamente são preços, dificuldades com a língua e
o trânsito, tendo este último atingido a pior avaliação: 81% julgaram como ruim
ou muito ruim. A sinalização também merece atenção, já que apenas 41% avaliaram
entre bom e muito bom e 31% como regular.
Para Flávio Dino, presidente da Embratur, a pesquisa mostra que o
trabalho de preparação para os megaeventos está no caminho correto e aponta
alguns itens em que é necessário reforçar as ações. “Neste momento, é
importante ter instrumentos que avaliem o trabalho realizado até hoje e qual
direção devemos tomar para atender cada vez melhor o turista. O Brasil tem uma
agenda positiva pela frente, que inclui a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos
Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, e a imagem do país que ficará após esses
eventos será um de nossos principais legados para o mundo”, declarou .
Ao todo, foram entrevistadas 228 pessoas, entre delegados e jornalistas
estrangeiros, de 42 países, entre aqueles de regiões com maior percentual de
emissão de turistas para o Brasil, ou seja, América do Sul, América do Norte e
Europa. A pesquisa buscou saber o que eles acharam dos atrativos e serviços
turísticos oferecidos pelo país. O objetivo é definir quais os pontos fortes e
quais os desafios que ainda restam para a organização dos próximos megaeventos.
PRINCIPAIS RESULTADOS
Dados gerais:
• Maioria fez sua primeira viagem ao País: 54% do total.
• Maioria já visitou o Brasil entre 2 e 5 vezes: 64% do total.
• Maioria ficou entre 4 e 10 dias no Brasil: 63% do total.
• Rio+20 serviu para que turistas conhecessem outras cidades
brasileiras: um em cada cinco turistas aproveitou a viagem para ir a outro
destino brasileiro.
• Além do Rio de Janeiro, São Paulo é a cidade mais conhecida: 201
entrevistados.
Estrutura do Brasil para megaeventos - Características de infraestrutura
• Limpeza pública tem boa avaliação: 62% avaliaram entre bom e muito
bom.
• Segurança é muito bem avaliada: 72% avaliaram entre bom e muito bom.
• Táxis também têm boa avaliação: 63% avaliaram entre bom e muito bom.
• Telefonia/internet merecem atenção: 46% avaliaram entre bom e muito
bom.
• Sinalização tem avaliação regular: 41% avaliaram entre bom e muito bom
e 31% como regular
• Trânsito é ponto de pior avaliação: 81% avaliaram como ruim e muito
ruim.
Características de estrutura de turismo
• Restaurantes são bem avaliados: 75% avaliaram entre bom e muito bom.
• Um em cada quatro participantes considerou hotéis regulares: 53%
avaliaram entre bom e muito bom e 25% como regular.
• Galeão foi a principal porta de entrada: 84% dos entrevistados.
• 56% avaliaram como bom e 39% como regular o aeroporto internacional do
Rio de Janeiro (Galeão).
O Brasil como país anfitrião
• Belezas naturais, personalidade do brasileiro e hospitalidade são as
características positivas do Brasil como destino turístico, na avaliação dos
entrevistados.
• Como destino turístico, preços, dificuldades com a língua e
infraestrutura inadequada para o turismo estão entre os itens menos positivos
da imagem do Brasil.
• Considerando a expectativa que tinha com esta viagem ao Brasil, 68%
disseram que superou ou correspondeu plenamente.
• A viagem melhorou a imagem do País para 59%.
• País é avaliado como preparado para receber os grandes eventos
esportivos: 81% avaliaram como preparado ou que vai estar preparado.
• Grande maioria quer voltar ao país: 97% pretende visitar novamente o
Brasil, deles, 54% para turismo e 57% para negócios.
Questões realizadas só com jornalistas:
• Metade já publicou matéria sobre o País.
• Informações sobre viagem têm fácil acesso: 58% disseram encontrar
facilmente informações sobre o Brasil.
(Fonte : Mercado &
Eventos / imagem divulgação)