sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

RIO 2016 APRESENTA RELATÓRIO DE PROGRESSO AO COI

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 apresentou ontem (quinta, dia 11) o primeiro Relatório de Progresso ao Comitê Olímpico Internacional (COI). O documento mostra a evolução do trabalho do Comitê Rio 2016 e dos três níveis de governo – Federal, Estadual e Municipal – desde que o Rio de Janeiro foi eleito cidade sede, no dia 2 de outubro de 2009. A apresentação foi feita pelo presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, durante a sessão do COI que antecede o início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010.
Além de integrantes do COI, estavam presentes representantes de Londres (que receberá os Jogos Olímpicos de 2012), de Socchi (sede dos Jogos de Inverno de 2014) e das cidades candidatas aos Jogos de Inverno de 2018 (Annecy, Munique e Pyeongchang). Durante a apresentação, o presidente Nuzman anunciou que o membro decano do COI, João Havelange, será um dos quatro vice-presidentes do Conselho Diretor do Comitê Rio 2016. O nome de Carlos Roberto Osório, que foi secretário geral durante a fase de candidatura, foi confirmado na semana passada.
O Relatório de Progresso Rio 2016 reuniu os resultados do Seminário de Orientação do COI (outubro de 2009) e da visita da Comissão de Coordenação da entidade (janeiro de 2010), além de avanços dos governos em áreas como infraestrutura e segurança. Também foram exibidos três vídeos, mostrando a reação dos brasileiros com a vitória do Rio de Janeiro; o projeto de revitalização do Porto; e a inauguração da Árvore da Lagoa como exemplo de um grande evento realizado na cidade. Este último vídeo conta com a presença da atleta Bárbara Leôncio, que emocionou o COI durante a apresentação final da candidatura Rio 2016, em Copenhague. “Sabemos o trabalho que teremos pela frente e a nossa responsabilidade j unto aos atletas, à Família Olímpica e ao Movimento Olímpico”, disse Nuzman, que parabenizou o Comitê de Vancouver pela organização dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Desde terça-feira (dia 9), uma equipe de profissionais do Comitê Organizador e integrantes dos três níveis de governo participam do Programa de Observadores, onde estão conhecendo a organização da operação de diversos setores dos Jogos Olímpicos de Inverno. Criado pelo COI após os Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, o Programa de Observadores está em sua sexta edição. O objetivo é possibilitar a observação da organização dos Jogos Olímpicos em tempo real, no local do evento, e o cruzamento de informações de Comitês Organizadores que estão em diferentes estágios de preparação. As sessões são compostas por palestras e visitas guiadas.

(Fonte : Panrotas / 12-02-10)

COPA 2014 DINAMIZA DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO PAÍS

65 destinos indutores do turismo podem originar pólos econômicos locais

A Copa do Mundo é um congraçamento universal. Contudo, diz respeito principalmente ao desenvolvimento regional. Em 2014, um caldeirão esportivo levará progresso para as cinco regiões do Brasil. Nas grandes metrópoles e nos pequenos rincões brasileiros, o turismo ganhará visibilidade internacional, o que fomentará a profissionalização do setor, qualificará a infraestrutura urbana e logística das cidades e consolidará a identidade e cultura nacionais.
De acordo com o ministro do Esporte, Orlando Silva, os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional poderão criar pólos dinâmicos com ofertas de produtos e serviços de grande importância para as economias locais. “Pela repercussão e dimensão universal do futebol, uma Copa permite irradiar desenvolvimento em regiões turísticas que não sejam sedes, como os 65 destinos do Ministério do Turismo”, afirmou.
Para Silva, a oportunidade histórica transformará a imagem do país e impactará no crescimento do turismo. “Novos atributos serão acrescentados à imagem da nação: competência, organização e desenvolvimento, junto com os valores já consolidados de um povo alegre e receptivo e de um país comprometido com a responsabilidade ambiental. Isso é o que vai nos revelar um novo Brasil”.
Um evento com o peso econômico de uma Copa desafia também a gestão pública brasileira, que enfrentará um projeto esportivo de grande complexidade, com prazos a cumprir. Serviços públicos e privados terão melhorias: saúde, energia, transporte, hospitalidade e todos os temas que forem decisivos para a economia e o desenvolvimento das cidades. “Também formaremos uma rede de arenas de última geração, mais modernas, seguras e confortáveis. Isso estabelecerá um novo padrão de equipamentos esportivos para servir aos nossos torcedores. Talvez no item estádios estejamos em alerta amarelo, porque a urgência custa caro. É importante que as cidades estejam atentas ao atendimento dos prazos para cumprir com o cronograma de preparação do país”, observou o ministro do Esporte.

SEMINÁRIO EM SÃO PAULO

Esses e outros assuntos são destaques da pauta do Seminário Internacional de Futebol – Copa do Mundo 2014 no Brasil. A programação é aberta ao público e se estende até o fim da tarde desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Organizado pela Comissão de Esporte e Turismo da ALESP, o evento tem o apoio dos ministérios do Turismo e do Esporte.

(Fonte : Ministério do Turismo / 12-02-10)

ESCOLA VIRTUAL DE HOSPEDAGEM SERÁ IMPLANTADA PELO MTUR E ABIH

Mais uma iniciativa do Ministério do Turismo, desta vez em parceira com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, para preparar o Brasil para a Copa de 2014. As duas entidades vão implantar o Programa Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, que oferece educação à distância para os profissionais da hotelaria.
"O objetivo é atingir 4.500 mil profissionais já a partir de maio próximo", explica Álvaro Bezerra de Mello, presidente da ABIH Nacional. O projeto integra o programa Bem Receber a Copa e faz parte de uma série de ações conjuntas que serão realizadas pelo MTur e a ABIH.
O Programa Escola Virtual dos Meios de Hospedagem acontece ao longo de 2010, 2011 e 2012. O Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH), braço operacional da ABIH Nacional, irá coordenar o processo junto a representantes da hotelaria, cidades-sede da Copa do Mundo e, até 2012, no restante dos 67 destinos indutores.

(Fonte : Hôtelier News / 12-02-10)

PASSAGEIRO DEVE SABER PREÇO FINAL DE PASSAGENS AÉREAS

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende que os passageiros, ao consultar o preço de uma passagem aérea, sejam informados do preço final do transporte aéreo, inclusive de seus adicionais. O órgão regulador abriu audiência pública para receber contribuições a esta proposta. Hoje, somente no final da compra é que o passageiro toma conhecimento de valores como tarifa de embarque, adicional de combustível e adicional de emissão, normalmente cobrados no campo "taxa".
Ao determinar que todos os itens referentes à prestação do serviço de transporte aéreo sejam incluídos no valor informado ao passageiro, a Anac quer "disciplinar as companhias para que dêem mais transparência aos valores cobrados", explicou, em nota à imprensa. Já os opcionais - como cobranças por vendas via telefone, loja ou agente de viagens; serviço de bordo; bagagens extras e outros - poderão ser incluídos nas tarifas ou ainda cobrados à parte, "mas será proibida sua identificação no bilhete como taxa".
Segundo a Anac, esse campo no bilhete é destinado exclusivamente à tarifa de embarque, que varia de acordo com o aeroporto. "A cobrança desses adicionais, embora legítima, dificulta a comparação de preço entre as empresas. Pode, também, fazer com o que consumidor opte por uma empresa com base em uma tarifa menor e seja surpreendido com o preço final maior do que o da concorrente, em razão de cobranças não padronizadas de adicionais", complementou a agência.
Outra proposta da Anac diz respeito às informações sobre o preço final do transporte aéreo de cargas. Atualmente, lembrou a Anac, existe a cobrança do adicional de combustível, o que dificulta a pesquisa de preço entre as concorrentes. "Da mesma forma, por ser um custo agregado ao transporte aéreo de carga, deverá estar incluído obrigatoriamente na tarifa do serviço, sendo proibida sua cobrança em separado", complementou a agência, em comunicado.

(Fonte : Monitor Mercantil / 12-02-10)

COPA 2014 SERÁ DESTAQUE NO SALÃO GAÚCHO DO TURISMO

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, a quinta edição do Salão Gaúcho do Turismo será, pela primeira vez, temático, oferecendo destaque para Copa de 2014. E haverá um espaço exclusivo para participação de Porto Alegre na edição do evento, promovido pelo município e Estado. O acerto foi decidido nesta semana entre o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, José Sperotto, e o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes.
O secretário Moares diz que o estande contará com a presença do Grêmio e do Internacional, mostrando um pouco do patrimônio do futebol e salienta que, sobre a Copa de 2014, Porto Alegre tem um papel agregador no Estado. “O município é a sede, mas a Copa será no Rio Grande do Sul, por isso deve estar alinhada e integrada com os demais cidades gaúchas, junto com a Setur-RS e com as secretarias da Copa do Estado e do Município.”
Promovido pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, a quinta edição do Salão Gaúcho de Turismo será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, com o apoio do Ministério do Turismo, nos dias 18, 19, 20 e 21 de março, no Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.

(Fonte : Panrotas / 12-02-10)

VALIDADE DE VISTO PARA OS EUA PASSA PARA DEZ ANOS

A validade do visto para o ingresso de brasileiros nos Estados Unidos passará de cinco para dez anos. A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou ontem acordo bilateral que permitirá a ampliação do prazo do visto.
Para entrar em vigor, ainda é preciso mais uma votação no plenário da Casa, mas a expectativa do presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), é que a mudança já ocorra em março.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Sucursal Brasilia / 12-0210)