segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BEM RECEBER E BEM ATENDER


Com o intuito de qualificar o atendimento aos turistas em bares e restaurantes da capital federal, foi lançado no ultimo dia 13, em Brasília (DF), o programa Bem Receber Copa – Setor de Alimentação Fora do Lar. O programa foi apresentado aos representantes do grupo gestor de turismo de Brasília, que é a oitava cidade a receber o programa.
O Bem Receber Copa é um programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com entidades do setor. O programa se divide em cinco vertentes, sendo uma delas o Copa na Mesa, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
“Além de servir os bares e restaurantes com a qualificação para um atendimento adequado, o Copa na Mesa irá servir os turistas e a cadeia produtiva de turismo com oportunidades de negócios”, disse Luciano Paixão, coordenador-geral de Qualificação e Certificação do MTur.
O programa qualificará 15 mil profissionais do setor de alimentação fora do lar nas cidades-sede do mundial de 2014. O Copa na Mesa utilizará a estrutura de bares e restaurantes para atender os visitantes com uma culinária de boa qualidade, e ao mesmo tempo ter capacidade de oferecer informações turísticas.
“Bares e restaurantes são pontos estratégicos, pois o turista necessariamente vai se alimentar durante a viagem. Por isso, esses locais devem estar preparados para, além de oferecer uma boa refeição e atendimento, poderem informar os turistas sobre pontos turísticos, dicas sobre onde irem, hospitais, postos policiais, entre outros”, disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel Nacional.
Para preparar estes empreendimentos, o Copa na Mesa vai dividir o setor em três grupos:
• MIT (Multiplicador de Informações Turísticas) – Empresas qualificadas para prestar informações aos turistas, além do bom atendimento.
• TIP (Ponto de Informação ao Turista – Tourist Information Point) - Empresas qualificadas como MIT, que comprometerem-se e preencherem requisitos específicos, serão preparadas para ocupar uma posição de destaque como extensão dos pontos oficias de apoio ao turista.
• PIC (Profissional Individual Cadastrado) – Empreendedores individuais, como ambulantes, que atuam no segmento de alimentação fora do lar, terão acesso às qualificações com o objetivo de aprimorar sua capacidade de atender o turista.
A ideia é disponibilizar informação de qualidade, segurança alimentar e atendimento de alto padrão para os 600 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa e os brasileiros que circularão pelo país durante os jogos.
Os cursos abordarão competências específicas relativas às funções de gestor, gerente, maitre, recepcionista, garçom, cumim, copeiro, cozinheiro e auxiliar de cozinha. As empresas que desejarem participar não precisar estar associadas à Abrasel. O grupo gestor de turismo do DF, composto por 16 entidades, definirá as principais regiões que os cursos devem atender. Depois disso, os empresários das regiões escolhidas farão as inscrições. A previsão é que os cursos sejam iniciados em setembro deste ano.
Além da capital federal, o programa já chegou às seguintes cidades-sede da Copa do Mundo: Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Cuiabá. As próximas cidades que receberão o programa são Manaus, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo.
Bem Receber Copa
O Bem Receber Copa qualificará 306 mil profissionais do setor turístico tendo em vista a Copa do Mundo de 2014. O programa atuará, em parceria com entidades do setor, na qualificação de profissionais de áreas específicas como hospedagem, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos, companhias aéreas e o setor de alimentação fora do lar.
Para mais informações acesse http://www.bemrecebercopa.com.br/

(Fonte : Ministério do Turismo)

FOZ (PR) TERÁ NATAL DAS CATARATAS. CUSTO É DE R$ 1,9 MI


O trade turístico, instituições ligadas aos setores de indústria, comércio e serviços de Foz do Iguaçu e outras organizações se uniram em torno de uma iniciativa inédita: o Natal das Cataratas. A campanha conta com diversos atrativos, como concurso de decoração natalina, decoração e iluminação de diversos locais da cidade e atrações artísticas e culturais. O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (dia 12), pelo superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla.
O Natal das Cataratas, em sua primeira edição, terá um orçamento de R$ 1,9 milhão. O Fundo Iguaçu já prometeu o aporte de R$ 300 mil para dar o “pontapé inicial” nas ações planejadas. “Estamos encaminhando um projeto para aprovação na Lei Rouanet de incentivo à cultura e também estamos em contato com grandes empresas para buscar patrocínios para o evento”, adiantou Piolla.
O início oficial do evento está programado para 25 de novembro, quando começam as apresentações culturais na Praça do Mitre, no Centro. Além de iluminação nas árvores, a praça terá uma Árvore de Natal de 15 metros de altura, a Casa do Papai Noel, a Casa de Brinquedos e um palco para apresentações artísticas.
Para marcar a passagem do Natal e envolver a população da cidade, a campanha lançará mão, principalmente, de duas iniciativas: a decoração dos principais pontos da cidade com pórticos, totens e árvores de Natal; e um concurso de decoração natalina, abrangendo 15 categorias.
Os pórticos, com uma linguagem visual que remete às Cataratas e à Tríplice Fronteira, terão 9 metros de largura e 5,5 m de altura livre e serão espalhados por avenidas centrais e pela avenida das Cataratas, que liga o centro de Foz ao Parque Nacional do Iguaçu. Árvores de Natal de 10 metros de altura serão posicionadas em trevos como o da avenida Paraná com BR-277, a última rotatória da avenida Costa e Silva e a rotatória de acesso à Argentina.
O concurso de decoração natalina premiará instituições públicas, residências, hotéis, lojas de shopping e de rua, condomínios horizontais e verticais, restaurantes, igrejas e templos, agências bancárias, escolas públicas e privadas, farmácias, concessionárias de veículos, postos de gasolina e supermercados.

(Fonte : Panrotas)

CONGRESSO NACIONAL DA ABRASEL ACONTECE DE 18 A 20 DE AGOSTO EM BRASILIA



Brasília recebe no período de 18 a 20 de agosto o Congresso Nacional da Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, que traz este ano para debate o tema central “Novos Tempos, Novos Líderes”. O evento chega à sua 22ª edição trazendo aos empreendedores do segmento a oportunidade de conhecer as novas tendências do mercado, aprimorar as atividades empresariais e ampliar a visão estratégica sobre seus negócios. A solenidade de abertura acontecerá no dia 18, às 20h00, no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contará com a presença de autoridades políticas, entre elas o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, de lideranças e empresários do setor.
Em dois dias de intensa programação técnica o 22º Congresso da Abrasel, que será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é o cenário ideal para reciclar conhecimentos, conferir as oportunidades do mercado para novos negócios, fortalecer e criar redes de relacionamento. Além disso, é uma ótima ocasião para aprender os segredos que fazem o sucesso de grandes chefs de cozinha, nacionais e internacionais, convidados a se apresentar nas arenas gastronômicas desta edição. Serão várias atividades em um único evento, que vai oferecer várias opções para ampliar conhecimentos nos ciclos de palestras, workshops, fóruns, cursos e debates. Os participantes contarão ainda com espaços para orientação aos empreendedores e realização de Encontros de Negócios.
Paralelamente ao Congresso da Abrasel, acontece o evento de negócios e relacionamento para empresários do setor de alimentação fora do lar, chefs de cozinha e lideranças do setor: Feira Restaurante Show, que reúne as principais empresas fornecedoras de produtos, equipamentos, tecnologia e serviços para o setor.

(Fonte : Business Travel Magaz. / HotNews)

AEROPORTO DE CAMPINAS TEVE AUMENTO DE 93,2% EM PASSAGEIROS NO 1S10


O Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), em Campinas, registrou um significativo aumento de 93,27% no movimento de passageiros durante o 1º semestre de 2010 (1S10), em relação ao mesmo período do ano passado (1S09). Os dados são da Infraero (veja Hot News anterior). Todo o crescimento em VCP deve-se ao mercado doméstico e, principalmente, às operações da Azul Linhas Aéreas Brasileiras no aeroporto, que tem em Campinas seu principal hub operacional - no período considerado, o tráfego de passageiros internacionais (740) foi marginal e caiu 40,80% entre os dois semestres. Assim, o movimento em Viracopos, que foi de 1.243.998 passageiros no 1S09, passou para 2.404.214 passageiros no 1S10.

N.R.: com o início das operações internacionais da TAP em Viracopos, a partir de 3 de julho passado, o movimento internacional de passageiros no aeroporto sofrerá significativo impacto (aumento) neste 2º semestre.

(Fonte : Business Travel Magaz. / HotNews)

GOL DÁ 500 MILHAS PARA PASSAGEIROS COMO “PEDIDO DE DESCULPAS”


A companhia aérea Gol enviou e-mail aos clientes de seu programa de fidelidade Smiles informando ter creditado 500 milhas como "pedido de desculpas" pelos atrasos em seus voos ocorridos no último fim de semana de julho.
Por conta de falha no programa que determina as escalas de trabalho de pilotos e comissários, os voos da empresa começaram a registrar atrasos no sábado (31/7) e, na segunda-feira, mais da metade deles atrasou acima de meia hora.
De acordo com a Gol, as milhas foram creditadas para cerca de 52 mil clientes do programa - aqueles que acumularam milhas no período ou que voaram com bilhetes adquiridos com milhas. Para a emissão de uma passagem para o Brasil ou destinos na América do Sul, são necessárias 10 mil milhas.

(Fonte : Folha Online)

INTEGRAÇÃO ENTRE LAN E TAM COMEÇA A SER PREPARADA


Os trabalhos para preparar a integração das companhias chilena LAN e brasileira TAM começam hoje. Debaixo do guarda-chuva da Latam Airlines Group, cuja criação é estimada para ocorrer no segundo trimestre de 2011, estarão 11 empresas, que empregam mais de 40 mil funcionários.
O grupo executivo de integração será liderado, do lado brasileiro, por Egberto Vieira Lima, vice-presidente do conselho de administração da Multiplus, operadora do programa de fidelidade da TAM. A Bain & Co, que assessorou a família Amaro, controladora da TAM, a montar o "business plan" dos próximos cinco anos da Latam, também estará trabalhando no processo preparatório da integração. A Mckinsey, que já vinha trabalhando com a LAN, será a interlocutora do lado chileno.
"Esse grupo liderado por Lima vai se debruçar sobre todas as operações das duas companhias. Vão olhar as contabilidades, as centrais de reservas, os call centers, os sistemas de TI", disse o presidente e CEO da TAM S/A, Marco Antonio Bologna, que ontem à tarde falou ao Valor.
A meta é que no primeiro dia da Latam - cuja criação ainda depende de aprovação de autoridades regulatórias e de 95% dos acionistas minoritários da TAM - todas as suas unidades de negócios possam "conversar" entre si. Não será fácil, mas Bologna mostra bom humor. "Quando não nos entendermos nem em português nem em espanhol, sempre poderemos apelar para o inglês, a língua universal do setor de aviação", diz o executivo, que na Latam terá o cargo de CEO da TAM, subordinado a Enrique Cueto, o CEO da nova companhia. Ignacio Cueto, irmão de Enrique, será o interlocutor de Bologna na LAN.
Uma das principais tarefas de Ignacio e Bologna será buscar sinergias - onde a Latam poderá ser mais eficiente, cortar custos, melhorar serviços. Bologna, ontem, repetiu algumas vezes que "não haverá demissões". Mas, disse, a Latam terá mais poder de barganha para, por exemplo, comprar combustível mais barato para TAM e LAN e reduzir o custo de manutenção das duas frotas, compostas em sua grande maioria por aviões da Airbus.
Quando a Latam estiver funcionando, explicou Bologna, o conselho de administração, presidido por Maurício Amaro, contará com a assessoria de quatro comitês: estratégico, produto, liderança e auditoria e finanças (neste, nenhum membro dos Cueto ou dos Amaro poderá ter assento).
Os processos de due dilligence (a diligência nos balanços financeiros de LAN e TAM) também começam hoje. O banco BTG e os escritórios de advocacia Turci Attorneys, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, Clifford Chance e Cariola Diez Pérez-Cotapos & Cía continuam assessorando a área brasileira. Ao lado da LAN estão o banco JP Morgan e os conselheiros legais são Claro y Cia, Sullivan & Cromwell e Pinheiro Neto Advogados. Bologna estima que a diligêcia dure de quatro a seis semanas.
Ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que não se manifestaria sobre a fusão porque não havia recebido nenhum documento. Bologna esclareceu que hoje será enviada documentação à Anac e ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi comunicada na sexta-feira.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

TÓQUIO É CAPITAL DO LUXO FRANCÊS NO ORIENTE


Obsessão pela qualidade. Não basta ser bom, tem que ser o melhor. Esse é um dos caminhos para a difícil tarefa de compreender o Japão. Apesar da festa econômica dos anos 80 ser um passado distante se comparada à crise financeira atual, o comportamento continua sendo marcado pela valorização de tudo que é exclusivo e sofisticado. E quando o assunto é moda e gastronomia, a França simboliza o casamento (feliz) entre luxo e tradição que faz despertar o desejo dos japoneses. É importante lembrar que o consumo é um traço fundamental na cultura nipônica. Não é lenda que homens e principalmente mulheres são capazes de ter vários itens no armário que tenham custado o equivalente a dois meses de trabalho. Basta entrar no metrô para entender a dimensão do tema: é comum ver jovens e senhoras cuidadosamente penteadas e maquiadas no cotidiano. O preciosismo em se vestir e a profusão de acessórios de grifes famosas usadas no dia a dia impressiona tanto que a hora do rush mais parece desfile de moda. E assim como as marcas francesas de roupas, acessórios e produtos de beleza ocupam o principal espaço na lista das preferências de compras, a gastronomia não fica atrás.
Ao caminhar por certos bairros de Tóquio, como Ginza, que equivale à parisiense Saint Germain, a gente literalmente "esbarra" no restaurante Beige, de Alain Ducasse, que fica ao lado da boutique Chanel, em frente a uma megastore da Louis Vuitton. Mais adiante está um restaurante de Paul Bocuse e perto dali uma loja do Pierre Hermé. Sem falar nas boulangeries japonesas que são tão incríveis quanto se possa sonhar. Afinal, se os japoneses decidem fazer pão, tem que ser perfeito. Basta dar uma olhada nas salas de aula das melhores escolas de cozinha na França, como a Cordon Bleu, para ver o quanto a presença de alunos japoneses é marcante nos templos do ensino da alta gastronomia. Eles vão à fonte buscar o sentimento de entusiasmo e rigor ensinado pelos grandes mestres. Alguns franceses recebem tratamentos de "popstar" no Japão, como o patissier Pierre Hermé, que além dos tradicionais "macarons" vende até celular "temático" com seu nome no Japão. E quando ele entra em sua boutique parisiense faz disparar os flashes dos turistas japoneses, que pedem autografos e fazem fila para provar as criações em território francês.
Hermé tem quatro lojas na capital japonesa, Paul Bocuse tem seis endereços e Joel Robuchon, 12 espaços divididos entre boutiques, atelier e restaurantes. Na avenida Omotesando, para continuar com os paralelos entre França e Japão, é chamada localmente de "Champs Elysées" de Toquio, está o Figaro. É uma cópia tão fiel de um tradicional café parisiense que se não fosse a ardósia com a tradução para os ideogramas kanji, katakana e hiragana para traduzir "magret de canard" ou "soupe du jour" seria mesmo possível imaginar que ele está na França. Uma das esquinas do emblemático Shibuya Crossing, um cruzamento onde todos os sinais fecham ao mesmo tempo e multidões travessam em todos os sentidos, foi ocupada por uma loja de três andares da L ' Occitane, com um restaurante criado pela marca no segundo andar.
O guia Michelin de Tóquio, lançado em novembro passado, premiou três restaurantes franceses com três estrelas: L ' Osier, do chef Bruno Ménard; Quintessence - que fica no hotel onde foi filmado o "Lost in Translation", dirigido por Sofia Coppola -, cozinha francesa francesa pilotada pelo japonês Shuzo Kishida, que trabalhou no L ' Astrance, em Paris; e Joël Robuchon, considerado pela crítica especializada o cozinheiro do século XX. Pierre Gagnaire, não está mais no guia por ter fechado seu primeiro restaurante, após desentendimento com os sócios. Mas inaugurou em março o novíssimo Pierre Gagnaire Tokyo, no 35º andar do ANA Intercontinental, com vista deslumbrante para o Monte Fuji, no bairro de Akasaka, vizinho ao comércio chique de Ginza e a animação de Ropponggi. Na abertura do restaurante, Gagnaire declarou aos jornalistas convidados: "Estamos em outra época. Não quero fazer um restaurante pretencioso, busco o que é simples e elegante. Meu desejo é privilegiar o essencial, ou seja, a cozinha e o serviço". Suas palavras estão em forte sintonia com os valores japoneses. A gastronomia é um assunto tão sério para eles que não há no mundo outro país que reúna tantos chefs franceses estrelados quanto o Japão.
Foi inspirado nessa paixão por tudo que é "excepcional" que o Hotel Grand Hyatt oferece há poucos meses um serviço único no mundo. E com sotaque francês. A emblemática Hermès, internacionalmente famosa pelas bolsas e sinônimo de requinte, teve como desafio decorar a cabine um helicóptero: a tarefa incluiu a escolha das cores, do couro do assentos e até a caixinha de primeiros socorros que foi feita especialmente pela centenária marca francesa criada no final do século XIX. A aeronave faz o translado de ida e volta do heliponto, no bairro de Ropponggi, até o aeroporto de Narita e passeios sob medida. As raríssimas licenças existentes para que um helicóptero sobrevoe a capital japonesa tornam o passeio ainda mais especial. Takako Otsuka, que trabalha na MCAS, empresa responsável pelo passeio, esclarece que o trajeto leva meia hora do centro até Narita e mais alguns minutos de carro.
Chegar pelos ares em Tóquio e aterrisar no topo de um arranha-céu parece uma escolha apropriada para mergulhar nessa megalópole tão fascinante e excêntrica. A visão, ao saltar do helicóptero Hermès, é dominada pela Mori Tower, onde foi fincado um importante museu de arte contemporânea no topo de seus 54 andares, o Mori Museum (que tem a particularidade funcionar até as 22h). Ele divide o espaço com o Tokyo City View, espaço aberto até a meia-noite para apreciar as luzes da cidade num panorama de quase 360 graus. Na cobertura do hotel Grand Hyatt, perto dali, uma única suíte ocupa toda a cobertura do prédio. Da piscina particular, aquecida, se vê o imponente Monte Fuji. Uma paisagem idílica para deixar qualquer pessoa nas nuvens.


(Fonte : Jornal Valor Econômico)

AMANHÃ COMEÇA A 52º. EDIÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL DE HOTELARIA – CONOTEL 2010


Chegou a hora de estabelecer metas e encontrar sinergias. Com esse objetivo, a 52º edição do Congresso Nacional de Hotelaria – Conotel 2010, que mais uma vez acontece no Rio de Janeiro, abordará o tema “O Brasil é a bola da vez”, com foco na "Sustentabilidade Negocial da Hotelaria Brasileira”.
Não é novidade que a indústria do turismo brasileiro vive um momento que pode ser considerado um divisor de águas em sua trajetória. A realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no país nos coloca, desde já e durante os próximos 15 anos, em destaque na mídia factual do mundo inteiro. Nesse ambiente, para hotelaria brasileira, o momento é de pensar, planejar e agir estrategicamente para que esses eventos possam trazer o maior número de benefícios possível, não somente para as próximas décadas, mas para todo o século.
Além de um congresso consistente, que reunirá palestrantes de renome, internacionais e nacionais, com expertise em grandes eventos e na otimização das oportunidades que esses eventos trazem para uma nação, a edição de 2010 do Conotel abrigará também a primeira edição da Fispal Hotel Rio de Janeiro, que acontecerá simultaneamente ao congresso e reunirá fornecedores da hotelaria de todas as áreas: hospedagem, alimentos e bebidas, recreação, sistemas operacionais e eventos. A idéia é aproximar executivos e representantes de entidades setoriais das empresas que oferecem serviços e produtos para o mercado hoteleiro.
Outra novidade do Conotel 2010, foi a parceria firmada com a operadora CVC, que ofertará pacotes exclusivos para os empresários e executivos da hotelaria nacional com preços e formas de pagamento acessíveis.

PROGRAMAÇÃO CONOTEL 2010

1º. Dia (17/ agosto)


9.00 - 10.30 Credenciamento
10.30 - 11.00 Coffee-break
11.00 - 12.30 Abertura
(ABIH, Mtur, FNHBRS, Pref.Rio, Governo RJ, Sebrae)
12.30 - 14.30 Almoço
14.30 - 16.00 PALESTRA / DEBATE
1.Brasil: A Bola da Vez?
2.Debate - Presidentes Associações
16.00 - 16.30 Coffee-break
16.30 - 18.00 PALESTRA Sustentabilidade e Certificação
19.00 Recepção “CONOTEL 2010”

2º.Dia (18/ago)

9.00 - 10.30 Palestra : Impacto da Copa 2014 na Hotelaria
10.30 - 11.00 Coffee-break
11h a 12h30 Painéis Paralelos :
1- Vale a pena renovar meu hotel?
2- Gestão de RH em um mercado hoteleiro aquecido
3- Faça seu destino trabalhar p/ seu hotel
4- Programa de Qualificação para PMHs (Apresentação)
12.30 - 14.30 Almoço
14.30 - 16.00 PALESTRA / DEBATE : Qualidade Hoteleira / Cruzeiro Rodoviário
16.00 - 16.30 Coffee-break
16h30 – 18h Painéis Paralelos :
1- Gestão estratégica do investimento hoteleiro
2- Criando valor com a operação de A&B do seu hotel
3- Programa de Desenvolvimento Empresarial Sebrae
4- Programa de Qualificação para PMHs (Debate)
19h Festa de Confraternização "CONOTEL 2010"

3º.Dia (18/ago) HVS Investment Day

9.00 - 10.30 (HVS 1) Palestras : Hotelaria no Brasil (Diogo Canteras)
Hotelaria Internacional (Russell Kett)
10.30 - 11.00 Coffee-break
11h a 12h30 (HVS 2) Palestras : Desafios p/a Construção de Novos Hotéis
Estratégias de Funding para Hotéis
12.30 - 14.30 Almoço
14.30 - 16.00 (HVS 3) Lideranças do Setor Discutem Perspectivas
16.00 - 16.30 Coffee-break
16h30 – 18h (HVS 4) Grandes Projetos e suas Oportunidades de Investimentos
19h Encerramento
(Fonte : Abre Aspas Comunicação)

FISPAL HOTEL RIO DE JANEIRO DURANTE O CONOTEL 2010


A Fispal Hotel Rio de Janeiro, feira de negócios para o setor hoteleiro, reúne as maiores empresas fornecedoras de produtos e serviços para a hotelaria nacional e internacional.
O setor hoteleiro entrará em uma fase de acelerado crescimento no Brasil, com ampliação do número de unidades habitacionais e reforma do parque hoteleiro existente. A realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas coloca o país, desde já e durante os próximos 15 anos, em destaque para os olhos do mundo inteiro. Nesse ambiente, para a hotelaria brasileira, é o momento de ação estratégica e planejamento para que os reflexos destes eventos se prolonguem por muitos anos, esquentando ainda mais o turismo nacional.
Inspirada nessa expansão, a Brazil Trade Shows (BTS) vai realizar a 1ª Fispal Hotel Rio de Janeiro, feira de negócios do setor hoteleiro.
A feira vai acontecer junto ao 52º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, que reunirá palestrantes de renome, internacionais e nacionais. Realizadas simultaneamente, a Fispal Hotel Rio de Janeiro e a Conotel, se tornam o mais completo evento hoteleiro do Brasil, com palestras, workshops e exposições de produtos e serviços para hotéis.

Os Expositores são Fornecedores da hotelaria de todas as áreas tais como:

Cama, mesa e banho;
Colchões e travesseiros;
Uniformes profissionais;
Alimentos e bebidas;
Recreação e lazer;
Decoração e móveis em geral;
Sistemas operacionais;
Operadoras hoteleiras;
Automóveis utilitários;
Produtos para higiene e limpeza;
Equipamentos para cozinha industrial e copa;
Refrigeração e aquecimento;
Informática e telecomunicação;
Iluminação e luminárias;
Equipamento audiovisual.

Maiores informações : Fone: 11 3598.7800 / E-mail: participe@btsmedia.biz

WET´N WILD : LAZER E DIVERSAO EM UM DOS MAIORES PARQUES AQUÁTICOS DO BRASIL


Com 12 anos de funcionamento, o parque aquático Wet’n Wild São Paulo promove momentos de diversão e lazer a seus visitantes. Localizado em Itupeva, às margens da Rodovia dos Bandeirantes, km 72, tem capacidade para receber 12 mil pessoas diariamente. São 116 mil metros quadrados de área de entretenimento, 21 atrações para todas as idades e perfis, atividades no lago e área com cabanas. Possui amplo estacionamento, com vagas para 1.350 carros, 20 ônibus e 22 motos e estrutura ideal para a realização de eventos de negócios e incentivo.
Mas toda essa estrutura não faria o menor sentido se o parque não tomasse um cuidado especial com sua principal matéria-prima a água. Para abastecer suas piscinas e atrações são utilizados mais de 7 milhões de litros de água.
Confira detalhadamente os itens que fazem do Wet’n Wild o mais completo empreendimento do gênero no Brasil e que garantem a comodidade e segurança de seu público:

 Água

O principal produto do parque recebe tratamento especial. O empreendimento recicla toda a água que utiliza, mantendo-a clorada e filtrada 24 horas por dia. Os cuidados se estendem ao lago adjacente de 36 mil metros quadrados, fonte original das águas do parque. Graças a uma estação de tratamento, todos os efluentes gerados no local são tratados antes de serem descartados, evitando a poluição.

 Atrações

São 21 atrações em que os visitantes podem optar pelo grau de emoção que desejarem. Seja nas alucinantes descidas dos toboáguas em alta velocidade ou um passeio relaxante pelo Lazy River, um delicioso rio de correnteza. Entre as atrações estão:

• Mega Water Play
• Water Bomb
• Fun Lake
• Cabanas Village
• Wet Adventure
• Crazy Drop
• Bubba Tub
• Bubble Up
• Kids Lagoon
• Twistter
• Space Bowl
• Kamikaze
• Lazy River
• Wave Lagoon
• Surge

 Alimentação

O Wet’n Wild oferece diversas opções de alimentação em 12 diferentes espaços. São eles:

• Snack Bar: sanduíches, snacks e bebidas em geral.
• Pizza Bar: pizzas de diversos sabores, lasanha, snacks e bebidas em geral.
• Quiosque McCain: snacks de batata e bebidas em geral.
• Churrasquinho Jundiaí: espetinhos de frango, carne, linguiça, queijo coalho, e bebidas em geral.
• Quiosque Hot Dog: cachorro-quente e bebidas em geral.
• Quiosque Forno de Minas: café, pão de queijo, folhados e bebidas em geral.
• Quiosque Churros: churros, crepe doce, favo, pipoca e bebidas em geral.
• Quiosque Chopp Brahma.
• Quiosque Chocolate & Cheese: foundues doces e frutas achocolatadas
• Sorveteria: sorvetes e bebidas em geral.
• Carts: salgadinhos, bebidas e sorvetes.
• Wet Light: baguete, lanche natural, açaí, salada de frutas e bebidas em geral.

Os produtos comercializados pelo parque passam por um rigoroso processo de armazenamento e conservação, de forma a garantir a qualidade do que é consumido pelos visitantes. Por motivo de segurança, não é permitida a entrada de alimentos e bebidas, uma vez que o parque está localizado em uma região quente, o que demanda métodos especiais para conservação dos mesmos.

 Comércio e serviços

Como a estada no Wet’n Wild costuma durar o dia todo, o parque dispõe de uma série de oportunidades e serviços adicionais às atrações:

• Cabanas Village: São cinco cabanas, localizadas fora da área de grande circulação do público, comportando até seis pessoas cada com total conforto e privacidade. As unidades possuem espreguiçadeiras, mesas e cadeiras, frigobar, ventilador de teto e serviço de garçom com um cardápio especial.
• Wet Cash: Os visitantes poderão fazer suas compras no parque sem precisar carregar dinheiro ou cartão. Com a Wet Cash é possível estipular um valor para gastar dentro do parque. As formas de pagamento podem ser em dinheiro e cartões de crédito com a bandeira Visa, além do já aceito Mastercard.
• Alugue & Use: para aluguel de bóias, toalhas e armários com chave.
• Fraldário: espaço para higiene do bebê, com cadeira de descanso para amamentação e forno microondas para aquecer mamadeiras e papinhas.
• Vestiários – Equipados com chuveiros
• Wet Shop: boa pedida para quem não dispensa uma comprinha. A loja do parque reúne souvenires, camisetas, bermudas, roupas de banho, protetor solar, bonés, filmes fotográficos, entre outros itens. Os visitantes ainda podem adquirir fotografias tiradas nas atrações Twister e Crazy Drop.

 Segurança

O Wet’n Wild conta com uma equipe de salva-vidas com certificação internacional, treinada para garantir o bem-estar dos visitantes dentro e fora d´água, sempre estrategicamente posicionados prontos para atender aos visitantes. O complexo também possui um posto médico avançado, sempre com um médico de plantão e enfermeiro prontos para sanar problemas decorrentes do clima quente ou mesmo pequenas ocorrências. Conta ainda com modernos serviços e equipamentos, incluindo dois desfibriladores, um para uso interno e outro portátil.

 Eventos:

O complexo possui opções para a realização de reuniões e confraternizações empresariais, com áreas que variam de 50 metros quadrados a 116 mil metros quadrados (podem compreender a área total do parque e a do lago). São 20 combinações disponíveis para uma simples reunião, uma convenção de vendas ou mesmo um congresso para centenas de pessoas. O estacionamento também pode ser adaptado a um espaço multiuso.

O rol de benefícios para o segmento corporativo inclui:

• Áreas cobertas para feiras e exposições.
• 116 mil metros quadrados de áreas livres para montagem de estruturas flexíveis.
• Controle de acesso eletrônico.
• Área para camarotes cobertos.
• Sistema de som e iluminação para palcos de diferentes dimensões.

 Educação:

CAMINHO DAS ÁGUAS

Sempre atento às questões ligadas ao meio ambiente, o Wet’n Wild idealizou o Caminho das Águas, projeto ambiental voltado a professores e alunos das escolas de ensino Fundamental e Médio, que apresenta o processo de captação e tratamento dos 7 milhões de litros de água utilizados pelo complexo. Com o intuito de ampliar a visão crítica dos profissionais e alunos e potencializar suas ações no ambiente escolar, a programação foi desenvolvida pelo parque aquático com a coordenação da Caminhos & Paisagens, empresa de soluções educacionais e turísticas. A partir do 1º semestre de 2011, o projeto terá espaço sustentável onde crianças aprenderão mais sobre reciclagem e cuidados com o meio ambiente.

 Responsabilidade-social:

DIA NACIONAL DA ALEGRIA

Fazer o bem doando parte do seu tempo ou de sua experiência é uma ação de recompensas incalculáveis. Disposto a fazer a sua parte para ajudar o próximo, o Wet'n Wild participa do Dia Nacional da Alegria, ação de responsabilidade social idealizada pelo Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra). A ação tem como principal objetivo mobilizar parques e atrações turísticas de todo o Brasil que abrem suas portas para receber instituições que atendem a crianças carentes para se divertirem gratuitamente.

DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFIÊNCIA FÍSICA

Participará como parque integrante do evento promovido pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e será realizado em novembro.

Wet’n Wild: O parque aquático mais famoso do mundo

Quem sai do Wet´n Wild nunca diz adeus, sempre um até breve. Afinal, o que não falta são atrações para todas as idades e perfis. As opções estão espalhadas em 116 mil metros quadrados e podem receber até 12 mil pessoas por dia. Seja nas alucinantes descidas dos toboáguas em alta velocidade ou um passeio relaxante pelo Lazy River, um delicioso rio de correnteza. Confira as 21 atrações oferecidas pelo complexo:

Mega Water Play – Novidade da Temporada 2010/2011, é uma das maiores do complexo com 14 metros de altura, mais de 1.200 metros quadrados e que movimenta mais de 20 mil litros de água por minuto. São várias atrações em uma só, dividida em 17 plataformas em cinco níveis diferentes, que permitem aos visitantes escolher brincar nas opções mais calmas e ou nas mais agitadas. Entre as possibilidades de diversão proporcionadas pela atração a principal é um enorme balde localizado em seu topo, que derrama mais de 2 mil litros de água.

Water Bomb – Lançada na temporada 2009/2010 a atração é pura adrenalina. São três toboáguas fechados, que saem de uma torre de 7 metros de altura e que em alta velocidade deslizam o visitante em uma piscina de águas cristalinas. O nome da atração foi escolhido pelo público, por meio de um concurso cultural on-line.

Fun Lake – O lago do Wet’n Wild, palco de grandes eventos esportivos, agora é atração fixa do parque. O Fun Lake, espaço com pedalinhos e caiaques de última geração e alta tecnologia, importados da empresa americana New Beach. Já para recepcionar os visitantes, o espaço conta ainda com o Sun Deck, um deck de madeira com área com pergolado e outra aberta, bar, mesas e cadeiras para contemplação do lago e parque.

Cabanas Village – Combinando lazer e tranqüilidade, cinco cabanas que comportam até seis pessoas cada constituem o Cabanas Village. As unidades ficam localizadas fora da área de grande circulação do público e funcionam em sistema de locação. As cabanas possuem espreguiçadeiras, mesas e cadeiras, frigobar, ventilador de teto e serviço de garçom com um cardápio especial.

Wet Adventure - A atração inaugurada na temporada de 2008/2009 é um circuito radical de arvorismo com 14 plataformas de nível moderado e uma tirolesa de 118 metros de extensão, com a opção de descer no seco ou no lago.

Crazy Drop - A atração inaugurada na temporada 2007/2008 é como se fosse uma pista de skate gigante do tipo half-pipe (em forma de U), com mais de 13 metros de altura, o equivalente a um prédio de 4 andares. A grande inclinação da pista dá ao visitante a sensação de queda livre. A descida é feita em boias que levam duas pessoas por vez, em alta velocidade.

Bubba Tub - Toboágua onde é possível descer em uma bóia para duas pessoas, de uma altura equivalente a um prédio de seis andares, passando por curvas e quedas sensacionais. Na descida, o visitante pode chegar à velocidade de 39 Km/h. Crianças com menos de 90 cm de altura não podem brincar. As que têm entre 90 cm e 1,20 m devem estar acompanhadas de um adulto.

Bubble Up - Um enorme pula-pula inflável onde as crianças podem escalar e escorregar, caindo em uma piscina com 1 metro de profundidade. Só podem brincar crianças até 13 anos, com altura de 1,07m a 1,63 m.

Kids Lagoon - Espaço especial cheio de divertidos mini-toboáguas, perfeito para os pequenos brincarem à vontade sozinhos ou acompanhados de seu responsável.

Twister - De uma altura equivalente a um prédio de seis andares e com 60 metros de comprimento, dois toboáguas fazem curvas radicais em formato de serpentina. A velocidade na descida pode chegar a 37,7 Km/h. Crianças com menos de 90 cm de altura não podem brincar. As que têm entre 90 cm e 1,20 m devem estar acompanhadas de um adulto.

Space Bowl - O visitante será lançado por jatos d´água, passa por um grande redemoinho, cai em um pequeno funil e desemboca em uma refrescante piscina. Só podem brincar pessoas com mais de 1,07 m e que saibam nadar.

Kamikaze - Dois toboáguas paralelos com 18 m de altura e quase 70º de inclinação, que fazem o visitante sentir como se estivesse em queda livre. Na descida pode-se chegar a 51 Km/h. Só podem brincar pessoas com mais de 1m20cm.

Lazy River - Rio com 320 metros de extensão onde os visitantes podem se deixar levar pela correnteza com ou sem bóia. Tranqüilidade garantida.

Wave Lagoon - É uma grande piscina de 2.400 m com cinco tipos de ondas que podem alcançar 1,20 m de altura, onde os visitantes podem se divertir como se estivessem na praia.

Surge - Funciona como um rafting em uma boia para duas ou até três pessoas, descendo de 15 metros de altura em uma estrutura com curvas e quedas sensacionais. Na descida, o visitante pode chegar a 37 Km/h. Não podem brincar crianças com menos de 90 cm de altura. Crianças de 90 cm a 1,20 m, somente acompanhados por um adulto.

Campanha revela novidades da Temporada 2010/2011 do Wet’n Wild

Esforço de comunicação é composto por filme para TV, spot para rádios e anúncios em jornais, revistas, outdoors e páginas de internet

Baldes cheios d’água estampados com as seguintes frases “20 mil litros de adrenalina”, “17 plataformas de diversão”, “610 m2 de aventura”, seguidos de dizeres como “Sabe o que cabe na nova atração do Wet? – Mega até no nome! Aguarde! 27 de agosto” estamparão, a partir da próxima semana, outdoors, jornais, revistas e páginas da internet da Capital e cidades do Interior de São Paulo. Trata-se de teaser da nova campanha publicitária do parque Wet’n Wild, para anunciar a Temporada 2010/2011, que se inicia no dia 27 de agosto.
Desenvolvido pela Portal Publicidade, agência de Campinas (SP), o esforço de comunicação é composto por duas fases e tem como objetivo promover buzz sobre a reabertura do parque e as novidades promovidas, como a Mega Water Play, nova atração que contou com R$ 2 milhões de investimentos. A ação segue até o dia 26 de agosto, quando começa a ser veiculada a nova fase da campanha, dessa vez, com a revelação do teaser, apresentando a nova atração. Compõem a segunda fase, além dos anúncios, filme para televisão e jingle para rádios de 30 segundos.
“Todo início de uma nova temporada é marcado pelo suspense. Nosso público aguarda ansiosamente as inovações a serem anunciadas. Por isso, sempre procuramos formas diferentes e divertidas de comunicação para aumentar a interação com nossos visitantes. Com essa campanha conseguimos nos expressar de uma forma bastante instigante, com o intuito de aumentar a curiosidade de todos”, diz Mellyssa Nassar, executiva de marketing do Wet’n Wild.
A campanha terá como complemento um jingle que será utilizado durante toda a temporada. Outra novidade é o hotsite da nova atração, que junto ao perfil do Wet’n Wild no twitter (@wetnwildsp) serão promovidas ações interativas com os internautas, sendo possível fazer download de wallpapers e jingle, da campanha.

Wet’n Wild apresenta grandes novidades para a Temporada 2010/2011

A partir de 27 de agosto, público poderá conferir todas as melhorias realizadas pelo empreendimento

O suspense chega ao fim. Depois de quase quatro meses se preparando para aprimorar o que há de melhor em diversão e lazer a pessoas de todas as idades, o parque aquático Wet’n Wild, localizado às margens da Rodovia dos Bandeirantes, km 72, em Itupeva (SP), reabre para a Temporada 2010/2011. As novidades são muitas e podem ser conferidas a partir do dia 27 de agosto. Prestes a completar 12 anos de funcionamento, o complexo conta com a nova atração Mega Water Play, resultado de investimentos de R$ 2 milhões. Mas as novidades da Temporada 2010/2011 não param por aí. Entre as inovações realizadas estão novo e-commerce, programa de treinamento empresarial, projeto educacional, eventos e investimento em mídia.
A expectativa é de 18% de crescimento no faturamento com nova temporada, quando o complexo também espera aumentar o número de visitantes, chegando a 460 mil, 16% em relação a 2009. “Fidelizar e despertar o interesse do nosso público é o nosso maior objetivo. Nosso produto vive de novidades e temos que ser criativos. Investimos pesado e estamos trabalhando muito para tornar o parque mais atraente e fortalecido”, diz Alain Baldacci, presidente do Wet’n Wild.
Confira abaixo as novidades que prometem aumentar a temperatura nos próximos dias.

Mega Water Play: atração para todas as idades

Você já imaginou uma única atração capaz de possibilitar momentos de pura diversão para até 400 crianças e adultos simultaneamente? Pois o que era imaginação agora é realidade e ganha o nome de Mega Water Play, a maior novidade do Wet’n Wild para a temporada. Com investimentos de R$ 2 milhões, a nova atração é uma das maiores do complexo, com 14 metros de altura, mais de 1,2 mil metros quadrados e que movimenta 20 mil litros de água por minuto.
A Mega Water Play reúne várias atrações em uma só. Entre as peças que a compõe estão toboáguas, escorregadores, tobogans múltiplos, duchas, chuveiros, quedas d’água, balanços individuais e duplos, guarda-chuvas, pistolas d’água, sprays, cones basculantes e mangueiras de esguicho. Tudo isso dividido em 17 plataformas em cinco níveis diferentes, que permitem aos visitantes escolher opções mais calmas ou mais agitadas. Entre as possibilidades de lazer proporcionadas pela atração, destaque para um enorme balde localizado em seu topo, que derrama mais de 2 mil litros d’água.
“Não temos dúvidas que a Mega Water Play vai se transformar em uma mania entre os frequentadores do Wet’n Wild. São vários níveis de emoção e possibilidades de diversão em um único lugar. É uma opção completa. Reúne pessoas de todas as idades e perfis e que veio tornar o nosso parque muito mais atrativo”, diz Baldacci.
A atração também marca a primeira ação de naming rights do empreendimento. O nome Mega Water Play faz referência ao sorvete Mega da Nestlé, parceira do parque há alguns anos. A escolha do nome faz parte da estratégia da empresa do setor alimentício em fortalecer a marca do produto entre os visitantes do parque.

Parcerias

Além da Nestlé, o parque aquático mantém parceria com as empresas Ambev, Churrasquinhos Jundiaí, McCain, Perdigão, Sufresh, Mentos, Eucatex e Forno de Minas. Além disso, reforça sua rede e se une ao banco Itaú para beneficiar os clientes da Itaucard, que podem comprar ingressos com 50% de desconto. A vantagem é somente para usuários do cartão de crédito ou débito Itaucard. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias, no site do parque www.wetnwild.com.br e também no www.ingressocomdesconto.com.br. O desconto é válido somente para compra de ingresso para o titular ou adicional do cartão.
A marca de artigos esportivos Speedo também marca presença na nova temporada do Wet’n Wild. Os novos uniformes dos colaboradores do parque serão estampados com a logomarca da Speedo.

Inovação

Os visitantes poderão planejar sua ida ao Wet’n Wild com muito mais comodidade. O parque acaba de inovar seu e-commerce, que a partir de agora oferece uma série de serviços, como agendamento prévio de aluguel de boias, armários e toalhas, além da venda dos produtos comercializados pelo parque. Desta forma, ao chegar ao parque o visitante já retira os itens anteriormente solicitados, sem enfrentar filas.
O sistema de compra online também foi reformulado para beneficiar ainda mais o seu público. Ao adquirir um ingresso pela internet, o cliente imprime na hora um bilhete com código de barras, a fim de facilitar sua entrada no parque. Evita, assim, que o visitante tenha que se dirigir às bilheterias do parque para efetuar a troca do cupom pelo ingresso físico.
Fazer compras e transitar no parque sem ter que carregar dinheiro foi um grande avanço desenvolvido na temporada passada com a criação da Wet Cash. Devido ao sucesso da pulseirinha eletrônica de crédito, o Wet’n Wild ampliou suas formas de comercialização, passando a aceitar pagamentos feitos em dinheiro e cartões de crédito com a bandeira Visa, além do já aceito Mastercard.

Mais 100 pontos-de-venda

Os pontos-de-venda têm se tornado importante instrumento de comercialização dos ingressos do Wet’n Wild na capital e nas cidades do interior do Estado de São Paulo. Devido ao sucesso de vendas nos locais, o parque credenciou mais 100 estabelecimentos, como bancas de jornal, tabacarias, entre outros, que passaram a vender ingressos com preços especiais.
A fim de fortalecer a relação nesses pontos e evitar a falsificação de ingressos, o empreendimento disponibilizará gradualmente, máquinas especiais para a impressão dos ingressos nos pontos-de-venda.

Wet Training

As opções oferecidas pelo Wet’n Wild vão além do lazer. Os mais de 116 mil metros quadrados de área de entretenimento são cenários para a realização de treinamentos profissionais e eventos corporativos. Denominado de Wet Training, o projeto é resultado de uma parceria entre o Wet’n Wild e a EcoAção, empresa com mais de 10 anos em atividades de aventura.
Os treinamentos possuem programação personalizada de acordo com o briefing dado pela empresa. Entre as opções sugeridas para grupos empresariais estão atividades que visam estimular profissionais, a partir de atividades em equipe, a superar desafios, refletir sobre suas características pessoais e profissionais, a fim de resgatar e potencializar competências exigidas no dia-a-dia das corporações.

Projeto Caminho das Águas

A Temporada 2010/2011 promete muitas novidades ao Caminho das Águas, entre elas a construção de uma estação sustentável para tornar as atividades praticadas ainda mais reais. O projeto ambiental voltado a professores e estudantes das escolas de ensino Fundamental e Médio é coordenado pela Caminhos & Paisagens, empresa de soluções educacionais e turísticas.
Além de ser um local para praticar ações sustentáveis, a estação servirá como exemplo do uso de materiais ecológicos, energia renovável, captação de água de chuva, reciclagem e reuso de água, reciclagem de matérias e equipamentos ecológicos. O projeto para construção do espaço já foi desenvolvido e se tornará único na região, sendo um exemplo de construção sustentável. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2011.

Promoção e Eventos

Virou tradição curtir as atrações do Wet’n Wild e de cara assistir ao show de seu artista preferido. No dia 26 de setembro (domingo), é a vez da cantora Pitty subir ao famoso palco montado em frente à piscina de ondas do parque. O show é uma parceria com a EURODATA, rede de escolas de qualificação profissional. O primeiro lote de ingressos para a apresentação da roqueira já estão à venda no Wet Shop (www.wetnwild.com.br) por apenas R$ 35.
Já em outubro, o Wet’n Wild realiza o Wet Kids. Em comemoração ao Dia das Crianças – comemorado em 12 de outubro - todas as quartas-feiras do mês serão dedicadas exclusivamente a crianças de dois a 12 anos. Nestes dias, as atrações radicais do parque estarão fechadas. Nas demais serão realizadas atividades interativas e muitas outras ações. O projeto é voltado somente para grupos escolares e o passaporte com direito a ingresso, lanche e monitor (para grupos de 10 crianças) sai por R$ 29,90.
No decorrer da temporada, o Wet’n Wild amplia suas atividades sendo palco de diversos eventos esportivos. Já estão confirmadas a realização das etapas do Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas, Copa Northbrasil de Enduro a Pé e Corrida e Caminhada. A data de realização de cada prova está sendo definida pela organização dos eventos.

Serviço – Wet’n Wild:

Endereço: Rodovia dos Bandeirantes – Km 72 – Itupeva - SP
Telefone: (11) 4496-8000
Site: www.wetnwild.com.br

INGRESSOS – Válidos de 27 de Agosto a 26 de Setembro

Bilheteria:
Sextas-feiras, sábados e domingos – R$ 65,00

Televendas (11 - 4412-5454):
Sextas-feiras, sábados e domingos – R$ 47,90

WetShop ( pela internet www.wetnwild.com.br):
Promoção reabertura - Somente para os dias 27, 28 e 29 de agosto, preço promocional: R$ 29,90 (lote limitado)
Sextas-feiras, sábados e domingos – R$ 44,70

Pontos de Venda:
Sextas-feiras, sábados e domingos – R$ 44,70

Estacionamento:
Carro – R$ 25
Moto – R$ 15
Ônibus e vans gratuitos

Aluguéis:
Armário Grande – R$ 20 aluguel + R$ 10 depósito
Armário pequeno – R$ 15 aluguel + R$ 10 depósito
Bóia – R$ 10 aluguel + R$ 3,00 depósito
Toalha – R$ 7 aluguel + R$ 13 depósito

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Sextas-feiras, sábados e domingos – Das 10h às 17h

(Fonte : Lucia Faria Inteligência em Comunicação)