terça-feira, 13 de novembro de 2012

TURISMO SÓ COM COMPROMETIMENTO POLÍTICO, DIZ OMT


A reunião de cúpula dos ministros que acontece tradicionalmente durante a World Travel Market (WTM), realizada semana passada, em Londres, e que reuniu cerca de 70 ministros de diversos países, entre eles Valdir Simão, secretário executivo do Ministério do Turismo brasileiro, concluiu que complicados processos de vistos e conectividade aérea limitada continuam a representar as maiores barreiras ao desenvolvimento do turismo.
Segundo documento divulgado ontem pela WTM em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), ministros e representantes do trade, especialmente de operadoras e empresas aéreas, acreditam que tais obstáculos só podem ser transpostos com o envolvimento dos mais altos escalões dos governos, bem como com a colaboração entre os países.
Segundo a OMT, o Turismo precisa estar em sintonia com outros ministérios, como Finanças e Planejamento, Transporte, Infraestrutura e Casa Civil. Não à toa, uma das conclusões da reunião, segundo o documento, é que só é possível promover procedimentos para facilitação de vistos e aumento da capacidade aérea se houver comprometimento político.
De acordo com a OMT, entre 2010 e 2012, mais de 40 países fizeram mudanças significativas em suas políticas de vistos, facilitando a vida dos viajantes, com a retirada do visto na chegada, a possibilidade de visto eletrônico ou mesmo a não necessidade de visto. “Nossa mensagem é clara. Processos complicados que limitam a concessão de vistos ou o crescimento das viagens aéreas ainda são grandes obstáculos ao desenvolvimento do turismo. Removê-los irá estimular a demanda, ampliar a exportação, prosperar a econômica e gerar empregos”, disse o secretário geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

CONSUMIDORES ESTÃO INSATISFEITOS COM AS COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS, DIZ ESPM


O INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor) mostrou que os passageiros das companhias aéreas TAM, Gol, Trip e Avianca estão insatisfeitos com os serviços prestados por essas empresas.
No mês passado, a satisfação deste setor registrou queda de 5,8 pontos percentuais, passando de 55% para 49,2%. Entre os principais motivos apontados pelos consumidores estão os constantes atrasos nos voos e problemas no check-in. Do total de comentários sobre o setor, 14% estavam relacionadas a esses temas.
Divulgado nesta segunda-feira (12), ele é o primeiro e único indicador com informações totalmente levantadas na internet. Foi criado pelo professor pesquisador da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Ricardo Pomeranz.

OUTROS SETORES

Dos 24 setores analisados pelo INSC, além da aviação, 11 apresentaram queda na satisfação. As maiores quedas fora encontradas no transporte metropolitano (-5,1 pontos), alimentos (-3,4 pontos), construtoras (- 2,7 pontos), vestuário (- 2,5 pontos), seguradoras (- 2,1 pontos), telefonia fixa (- 1,7 ponto), energia elétrica (- 1,6 ponto), indústria automobilística (- 1,4 ponto), bebidas (0,8 ponto), supermercados (- 0,5 ponto).
O índice global fechou o mês com 55,5% de satisfação, mantendo-se estável em relação a setembro. Os demais setores tiveram alta que variou de 0,1 a 3,5 pontos percentuais: lojas de departamento, bancos, telecom, personal care, eletroeletrônicos, indústria farmacêutica, saneamento básico, indústria digital, gás, bens de consumo, convênios médicos e drogarias.

O ESTUDO

O INSC utiliza as redes sociais para coletar dados, mensurando as expressões, colhidas na web, de acordo com três pilares – qualidade percebida de produtos e serviços, expectativa do consumidor e valor percebido. O índice analisa a satisfação do consumidor em relação a 96 empresas de 24 setores da economia.

(Fonte : MSN Notícias)

AZUL E TRIP INICIAM NOVOS VOOS EM VÁRIAS CIDADES BRASILEIRAS


As companhia aéreas Azul e Trip deram início, no último final de semana, a uma série de voos e frequências nas regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste do país. Confira os detalhes das operações que já tiveram início, além dos voos que têm estreia marcada para esta semana. Novas operações beneficiarão clientes de ambas as companhias, por meio do acordo de code-share firmado entre as duas empresas.

SÁBADO 10/11
Duas novas rotas tiveram início no dia 10 deste mês na região Sul. Operados diariamente, os novos voos são diretos e ligam Porto Alegre a Londrina e Florianópolis a Chapecó. As novas operações estão sendo realizadas com as aeronaves ATR 72 da Trip e as passagens estão sendo comercializadas em todos os canais de vendas das duas companhias. Também no Sul do País, uma segunda frequência diária de voo, que liga Curitiba a Foz do Iguaçu, entrou em operação. O voos estão sendo realizados pelos Embraer 190/195 da Azul.
Novas e importantes rotas começaram a ser operadas no Sudeste, ligando três dos principais aeroportos do país. Azul e Trip estão oferecendo voos do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para o Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Belo Horizonte (Confins). São cinco frequências diárias para cada um dos destinos, em voos operados pelos jatos Embraer 190 da Trip.

DOMINGO 11/11
Um novo voo entre o Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Campo Grande teve início ontem. As operações são diárias e realizadas pelas aeronaves da Trip com vendas pelas duas empresas. Partindo de Viracopos, em Campinas, a Azul decolou o primeiro voo com destino a Petrolina e escala em Salvador. A rota será feita diariamente pelos jatos Embraer 190/195 da Azul.

QUARTA-FEIRA 14/11
A cidade de Ilhéus ganhará um novo voo com origem em Belo Horizonte (Confins) e escala em Vitória. O novo voo passará a ser operado pelas aeronaves da Trip e já tem bilhetes disponíveis nos canais de vendas das duas companhias.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

ROTEIROS DE CHARME LANÇA GUIA PASSAPORTE 2013


A associação Roteiros de Charme lança no próximo dia 26 o Guia Passaporte 2013, publicação que vai incluir informações sobre a entidade e também sobre os 58 empreendimentos que fazem parte da associação, incluindo cinco novos meios de hospedagem. O evento acontece no Hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis (RJ). No dia seguinte, os associados participarão de um workshop sobre boas práticas ambientais no setor com a diretora de Turismo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Helena Rey.
“A presença da diretora de Turismo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente reforça o trabalho de conscientização socioambiental que realizamos junto aos nossos associados. A proposta da Roteiros de Charme é oferecer hospedagens de qualidade, ambientalmente corretas e socialmente responsáveis”, comenta o presidente da Roteiros de Charme, Helenio Waddington.
Os cinco novos associados da Roteiros de Charme que estarão no Guia Passaporte 2013 são: Pousada Parador Lumiar, em Nova Friburgo (RJ); Pousada Villa do Comendador, em Pirenópolis (GO); Pousada do Parque, na Chapada dos Guimarães (MT); Pousada Araras Eco Lodge, no Pantanal (MT) e Hotel Villa Selvagem, na Praia do Pontal de Maceió, em Fortim (CE).

(Fonte : Panrotas)

EMISSÃO DE PASSAPORTES EM VIRACOPOS COMEÇOU NESTA TERÇA-FEIRA (13)


O novo posto para emissão de passaporte da Polícia Federal (PF) instalado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), começou a operar a partir desta terça-feira (13/11).
O atendimento do novo posto será das 10h às 19h e não haverá horário de almoço.
A mudança ocorreu após a transferência da sede da PF do bairro Jardim Guanabara, em Campinas, para o terminal.
Com isto, a PF pretende, segundo o delegado responsável pela unidade de Polícia Aeroportuária em Viracopos, Hermógenes de Freitas Leitão de Neto, reduzir de dois meses para 15 dias o tempo de espera para agendar a emissão dos passaportes na região.
A capacidade de despacho na unidade será, em média, de 500 documentos por dia.
Segundo o delegado, a proposta é entregar o documento em dez dias e também atender a demanda dos pedidos emergenciais.
A unidade terá 20 funcionários terceirizados, além dos agentes para o trabalho de emissão dos documentos. No total, 12 máquinas vão trabalhar para a confecção dos documentos.
O posto da PF no Campinas Shopping continua com os agendamentos para passaportes.

NA REGIÃO

Em outubro, uma unidade da PF foi inaugurada em Indaiatuba (SP), no Polo Shopping. A unidade fica na alameda de serviços do centro de compras e é o quarto serviço da delegacia fora da sede.
Com oito funcionários para atendimento e capacidade para emitir cem documentos diariamente, o estabelecimento faz parte de um plano de descentralização dos serviços da polícia.

Passaporte

Para emissão de passaporte, o interessado deve fazer agendamento prévio pela internet, no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br ) e a taxa é de R$ 156.

(Fonte : Portal Guarulhos de Notícias / imagem divulgação)

MTUR RETOMA REUNIÕES DE CÂMARAS TEMÁTICAS


A Câmara Temática de Segmentação do Conselho Nacional de Turismo (CNT) se reuniu nesta segunda-feira (12) para discutir projetos e temas relacionados aos segmentos turísticos trabalhados pelo Ministério de Turismo. O encontro marca a retomada dos trabalhos das nove câmaras temáticas do CNT.
“As câmaras são um espaço de oxigenação das políticas públicas, nas quais o ministério tem a oportunidade de manter contato com a sociedade aqui representada pelas entidades do CNT”, disse o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ítalo Mendes, na abertura dos trabalhos.
O primeiro item da pauta foi a apresentação do coordenador-geral de Segmentação do MTur, Wilken Souto, sobre as ações do segmento de turismo acessível. Foi discutida também a participação do Ministério do Turismo no Festival de Turismo de Gramado, que acontece de 22 a 25 de novembro, além de mudanças no funcionamento das câmaras temáticas.
As câmaras temáticas do CNT têm o objetivo de identificar e discutir assuntos que possam ter impacto na consecução da Política Nacional do Turismo. São elas: financiamento e investimento; de legislação; de negociações internacionais de serviços turísticos; de promoção e apoio à comercialização; de qualificação profissional; de regionalização; de segmentação e de turismo sustentável e infância.

(Fonte : MTur)

CAPITAL GAÚCHA É LÍDER NO BRASIL NO CRESCIMENTO DE TURISTAS ESTRANGEIROS


Porto Alegre é a capital brasileira com o maior crescimento na entrada de turistas estrangeiros, de janeiro a outubro, segundo a Embratur. O aumento foi de 31,77%, à frente do Rio de Janeiro, com 19,34%, de Brasília, com aumento de 11,47% e de São Paulo, com 2,01%.
O levantamento da Embratur se baseia na entrada de visitantes internacionais pelos aeroportos. Na avaliação da empresa, Porto Alegre acabou se beneficiando da diminuição de turistas estrangeiros no Nordeste. Segundo a prefeitura da capital, o turismo de eventos e negócios é o que mais atrai visitantes do Exterior.

(Fonte : G1 / imagem divulgação)

ITÁLIA PREVÊ AUMENTO SUPERIOR A 40% DE BRASILEIROS EM 2012


A Enit (Agência Nacional Italiana de Turismo) revisou a previsão de turistas brasileiros que visitarão o país em 2012. De acordo com a estimativa da entidade, 850 mil visitantes oriundos do Brasil conhecerão a Itália até o final deste ano. Isto representa um acréscimo de mais de 40% em relação a 2011, quando cerca de 600 mil brasileiros visitaram o destino.
No primeiro semestre de 2012, a Enit previa um aumento de cerca de 20% (720 mil visitantes) na comparação com o ano anterior. Segundo o diretor da Enit para a América Latina, Salvatore Costanzo, o bom momento da economia brasileira favorece o aumento do número de viagens ao exterior.
“Devido aos cenários cinematográficos, além da cultura, gastronomia e rica história, a Itália integra a lista de desejos dos brasileiros no quesito viagem. Assim, quem vai pela primeira vez para a Europa sonha em incluir os destinos italianos no roteiro. Quem já visitou o continente, agora quer se concentrar em desbravar o interior do país", afirma Costanzo, destacando os motivos para o crescente interesse dos viajantes do Brasil pelo destino.

(Fonte : Mercado & Eventos)

RETIRADA DE PASSAPORTE COM VISTO DOS EUA JÁ PODE SER AGENDADA, DIZ EMPRESA


Em nota publicada no domingo (11) em seu site, a empresa CSC, contratada pelo consulado dos EUA para coordenar a implantação do sistema de entrega de passaportes, informou que brasileiros que obtiveram o visto e estão com o passaporte retido já podem fazer o agendamento para retirar o documento.
A entrega dos documentos pela DHL está suspensa desde o dia 25 de outubro por uma decisão judicial da 8ª Vara em São Paulo, que acatou pedido dos Correios, que alegou que atividade é ilegal, pois ela detém o monopólio postal no país.
De acordo com a CSC, o agendamento é necessário "devido ao grande número de passaportes a serem devolvidos". A entrada nos Casv (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) sem agendamento não será permitida.
O agendamento só poderá ser feito para quem já recebeu um e-mail informando que o documento já está pronto.
Segundo a empresa, a prioridade será para quem está esperando o passaporte com o visto americano há mais tempo.

Outras informações podem ser obtidas no site http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome  
(Fonte : Folhapress / imagem divulgação)

CURSO NA INTERNET CAPACITA QUEM ATUA EM BAR OU RESTAURANTE EM SÃO CARLOS (SP)


Um curso na internet ajuda na capacitação de quem trabalha em bares e restaurantes de São Carlos (SP) e região e é fundamental para evitar problemas de saúde e ensina a evitar casos de contaminação. A capacitação é realizada pela empresa Ticket, em parceria com a Confederação Nacional do Turismo (CNTUR) e a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN).
O treinamento é voltado para quem trabalha em restaurantes, mas qualquer pessoa pode participar. O curso foi criado há cinco meses e já capacitou 1,7 mil profissionais em todo o país.
Para se qualificar gratuitamente para o setor, os interessados devem procurar um telecentro mais próximo de sua casa, com CPF, carteira de identidade e comprovante de residência.

(Fonte : G1)

ACCOR LANÇA PREÇOS MALUCOS ATÉ DIA 22 DE NOVEMBRO NA REDE DE HOTÉIS


A Accor anunciou a segunda edição deste ano da promoção Preços Malucos. Entre os dias 14 e 22 de novembro a rede oferece descontos de 40% para reservas em 2000 hotéis das redes Pullman, MGallery, Grand Mercure, Novotel, Mercure, Suite Novotel e Adagio presentes no mundo todo. Os clientes do programa mundial de fidelidade dos hotéis Accor, LeClub Accorhotels, têm acesso ao desconto exclusivo de 50% e ainda à compra antecipada nesta terça-feira (13).
“Para quem planeja suas férias e está pensando nas festas de fim de ano, a promoção Preços Malucos oferece uma série de destinos no Brasil e outros 91 países em que a Accor opera, em todos os continentes, possibilitando a experiência de conhecer destinos e hotéis de nível superior do portfolio da rede a preços realmente sugestivos”, explicou Emanuel Baudart, diretor de Distribuição, Marketing e Vendas da Accor para a América Latina.
Entre os principais destinos, há ofertas para hotéis do Brasil, Chile, Argentina, México, França, Holanda, Peru, Alemanha e Itália. Para os turistas que efetuarem a reserva, podem se hospedar até fevereiro de 2013.
As reservas devem ser efetuadas através do site www.accorhotels.com durante o período da campanha. Para os interessados em fazer parte do LeClub Accorhotels, o programa de fidelidade e pontos da Accor, acesse http://www.accorhotels.com/pt-br/leclub

(Fonte : Mercado & Eventos)

O SETOR LGTB GERARÁ US$ 181 BILHÕES EM VIAGENS E BRASIL É 2º NO RANKING


Números divulgados pelo LGTB OutNow Global no decorrer da WTM - World Travel Market, feira encerrada na semana passada em Londres, projetam que os gastos com viagens gerados pela comunidade LGTB chegarão em 2013 a um valor recorde de US$ 181 bilhões. O estudo considerou como base para os gastos os hábitos de compra e as preferências de viajantes de 22 países. O mercado dos EUA liderará o ranking de países por gastos, seguido do Brasil e do Japão. No conjunto, o mercado LGTB da Europa supera o dos EUA.

(Fonte : Business Travel Magazine)