terça-feira, 13 de novembro de 2012

TURISMO SÓ COM COMPROMETIMENTO POLÍTICO, DIZ OMT


A reunião de cúpula dos ministros que acontece tradicionalmente durante a World Travel Market (WTM), realizada semana passada, em Londres, e que reuniu cerca de 70 ministros de diversos países, entre eles Valdir Simão, secretário executivo do Ministério do Turismo brasileiro, concluiu que complicados processos de vistos e conectividade aérea limitada continuam a representar as maiores barreiras ao desenvolvimento do turismo.
Segundo documento divulgado ontem pela WTM em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), ministros e representantes do trade, especialmente de operadoras e empresas aéreas, acreditam que tais obstáculos só podem ser transpostos com o envolvimento dos mais altos escalões dos governos, bem como com a colaboração entre os países.
Segundo a OMT, o Turismo precisa estar em sintonia com outros ministérios, como Finanças e Planejamento, Transporte, Infraestrutura e Casa Civil. Não à toa, uma das conclusões da reunião, segundo o documento, é que só é possível promover procedimentos para facilitação de vistos e aumento da capacidade aérea se houver comprometimento político.
De acordo com a OMT, entre 2010 e 2012, mais de 40 países fizeram mudanças significativas em suas políticas de vistos, facilitando a vida dos viajantes, com a retirada do visto na chegada, a possibilidade de visto eletrônico ou mesmo a não necessidade de visto. “Nossa mensagem é clara. Processos complicados que limitam a concessão de vistos ou o crescimento das viagens aéreas ainda são grandes obstáculos ao desenvolvimento do turismo. Removê-los irá estimular a demanda, ampliar a exportação, prosperar a econômica e gerar empregos”, disse o secretário geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário