terça-feira, 18 de março de 2014

O NOVO MINISTRO DO TURISMO


 

Foi realizada nesta segunda-feira (17) a cerimônia de transmissão de cargo de Gastão Vieira para o novo ministro do Turismo, Vinicius Lages. A solenidade aconteceu no Ministério do Turismo e contou com a presença de servidores, funcionários e convidados.
Durante a posse, Gastão Vieira ressaltou que o Ministério tem R$ 4 bilhões investidos em obras de 4,6 mil municípios. “Nossas ações são amplas e de grande capilaridade, todas com o objetivo de acolher melhor o turista que viaja pelo país, seja ele brasileiro ou estrangeiro”, disse o ex-ministro Gastão Vieira.
Ele também destacou os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Turismo, aplicados em 11 centros de Convenções que estão em construção no país para incrementar o turismo de negócios, além da modernização das ferramentas de gestão da pasta, entre elas, o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor), que permitiu ao cidadão verificar, pela internet, a aplicação dos recursos e o andamento de cada uma das obras de infraestrutura.
Ao receber a missão de liderar o Ministério do Turismo, Vinicius Lages, em seu pronunciamento, firmou o compromisso de trabalhar arduamente para tornar o turismo brasileiro uma experiência de hospitalidade inovadora, sustentável e competitiva. “O turismo é uma fonte expressiva de geração de emprego e renda para os brasileiros, riquezas para o país, um catalizador da redução das desigualdades regionais e sociais”, disse Lages.
Vinicius Nobre Lages, alagoano de 56 anos, é agrônomo de formação e doutor em Economia do Desenvolvimento. Especialista em Economia de Serviços, Turismo e Desenvolvimento de Negócios, desde 2007 ocupava a gerência da Unidade de Assessoria Internacional do Serviço Brasileiros de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Em seu currículo consta a participação, como membro, do Conselho Nacional de Turismo, e a representação do Sebrae na Organização Mundial do Turismo entre 2003 e 2007, e 2011. Lages ainda coordenou o Programa Sebrae 2014, para apoiar a preparação de empresas para a Copa do Mundo. Com perfil técnico e experiência empresarial na área de serviços, também atuou como docente na disciplina Inovação em Serviços Turísticos (2013).
 
(Fonte : MTur)

TURISMO ACESSÍVEL RENDE PRÊMIO INTERNACIONAL A SOCORRO


 

Considerado um polo de turismo de aventura no Brasil, a cidade de Socorro, a 132 quilômetros de São Paulo, vai receber no próximo dia 1º de abril, o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência, do governo espanhol, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e a Fundação ACS, que visa a promoção e o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas. A cerimônia será realizada no Palácio Zarzuela e terá a presença da rainha Sofia. O valor do prêmio é de aproximadamente R$ 50 mil.
“É o reconhecimento internacional de um trabalho realizado em parceria com o Ministério do Turismo”, disse o secretário de Turismo e Cultura, Acácio Zavanella, lembrando que a inscrição da cidade para concorrer ao Prêmio Rainha Sofia foi incentivado pelo MTur. O Brasil tem pelo menos 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, de acordo com o IBGE. Nos últimos anos, o ministério investiu cerca de R$ 2,2 milhões em obras de infraestrutura para a cidade.
O esforço de adaptação tornou a cidade um dos dez Destinos Referência em Segmentos Turísticos do Ministério do Turismo. Atualmente, quase 100% dos hotéis estão adaptados para os mais variados tipos de deficiência, assim como bares e restaurantes, que já apresentam cardápios em braile. Até os telefones públicos estão adaptados para pessoas com deficiência auditiva. Entre as mais de 20 atividades de aventura oferecidas em Socorro, dez já foram adaptadas e podem ser praticadas até mesmo por cadeirantes.
A proposta de inclusão teve início com as atividades de aventura, em 2005, mas se expandiu para os serviços urbanos, públicos e privados. No Horto Municipal, por exemplo, existe um jardim aromático contemplando sinalização tátil (pisos alerta e direcional, mapas táteis e placas em braille) para deficientes visuais, rampas de acesso, além de banheiros adaptados.
Socorro também segue a linha do turismo sustentável. Parte dos hotéis e pousadas usam energia solar para aquecimento dos chuveiros. Programas de reflorestamento compensam os danos causados pela exploração agropecuária. Há ainda projetos de educação ambiental e envolvimento da comunidade nas atividades turísticas com produção de artesanato local.

Prêmio
 
A premiação Rainha Sofia de Acessibilidade Universal foi criada em 2007. É destinada a municípios que se caracterizam por sua trajetória de políticas inclusivas, garantindo direito de acessibilidade como condição de igualdade e oportunidades. É subdividido em cinco categorias, três delas destinadas a cidades espanholas e outras duas para municípios latinos americanos. Os vencedores do prêmio de 2013, além de Socorro (SP), foram as cidades de Frigiliana, em Málaga; Linares, em Jaen e Logroño, no Norte da Espanha; além de Canelones no Uruguai.
 
(Fonte : MTur)

ANAC VÊ ATRASOS EM AEROPORTOS E DÁ UM “APERTO” EM CONSÓRCIOS


 

Apesar do visível avanço nas obras de ampliação dos três aeroportos privatizados em 2012, a execução dos trabalhos está abaixo do cronograma determinado pelos contratos, o que já leva a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a fazer uma advertência informal às concessionárias.
Ninguém duvida, no governo, que os três consórcios realmente vão concluir a estrutura física dos novos terminais antes do início da Copa do Mundo. Os contratos determinam o mês de maio como limite para a entrega. A preocupação da Anac é que essas estruturas estejam "plenamente operacionais" dentro dos prazos.
"Não vamos aceitar só que cortem a fita de inauguração", disse ao Valor o presidente da agência, Marcelo Guaranys. Segundo ele, isso significa que não apenas as obras civis dos novos terminais devem estar prontas, mas com "todos os sistemas testados e comissionados".
Tudo precisa ser aprovado nos mínimos detalhes: da esteira de devolução de bagagem à descarga do toalete, do funcionamento do ar-condicionado ao corrimão da escada rolante. E, mesmo com o cronograma de obras no limite, Guaranys adverte que a Anac não vai tolerar descumprimento dos contratos.
Os últimos relatórios de acompanhamento da agência indicam que, a poucas semanas do prazo acertado, nenhuma das três concessionárias cumpria rigidamente o andamento previsto dos trabalhos. Em Brasília, onde a Inframérica devia estar com 87,89% das obras concluídas até o fim de janeiro, a execução havia atingido o patamar de 78,26%. Isso representa menos do que deveria ter sido alcançado na virada do ano. Ou seja, a diferença de quase dez pontos percentuais representa um mês inteiro de trabalhos. Nada impede, porém, que a concessionária recupere o tempo perdido na reta final das obras.
Em Viracopos, a evolução prevista no fim de janeiro era de 85,36% dos serviços, enquanto o nível efetivamente executado tinha sido de 81,90%. Há "descasamento" também em Guarulhos, o maior aeroporto do país, onde as obras deveriam ter alcançado 92,09% do total até o fim de fevereiro. Foram atingidos 87,78%.
Guaranys comanda pessoalmente, desde a semana passada, uma nova rodada de inspeções nos três aeroportos. Eles foram leiloados à iniciativa privada em fevereiro de 2012 e tiveram seus contratos de concessão assinados em junho do mesmo ano. As intervenções de maior porte começaram apenas na virada para 2013, quando as novas empresas assumiram definitivamente a gestão dos aeroportos, após um período de transição com a Infraero.
"Temos pedido que eles não percam o ritmo e até acelerem [as obras]", afirma Guaranys. Embora todas as concessionárias estejam recebendo um aperto da Anac, o foco de maior pressão é Viracopos, devido à "complexidade" das obras. A previsão da Aeroportos Brasil, responsável pelo aeroporto, é que o novo terminal seja aberto em 11 de maio.
O detalhe é que as novas estruturas não serão usadas, nem antes nem durante a Copa do Mundo, pela esmagadora maioria dos passageiros que tiverem Campinas como origem ou destino: elas só serão usadas pela TAP, única companhia aérea com voos internacionais em Viracopos, e pelas oito seleções de futebol - incluindo Portugal e França - que usarão o aeroporto como base de locomoção pelo país. Azul, TAM e Gol vão migrar para o novo terminal somente depois da Copa.
Em Guarulhos, onde o terminal 3 será dedicado exclusivamente aos voos internacionais, haverá migração antes do torneio apenas para 11 das 25 empresas aéreas com rotas para o exterior. A TAM e a American Airlines estão de fora. Isso reduzirá o impacto da nova estrutura no alívio dos outros dois terminais em funcionamento, já saturados, durante a Copa. A inauguração também foi marcada para o dia 11 de maio.
Em Brasília, onde a ampliação está sendo feita no terminal já em uso, o Píer Sul tem estreia prevista para a primeira quinzena de abril. Ele acrescentará dez fingers (pontes conectoras) e quase 30 mil metros quadrados à área de embarque. A grande preocupação é com as obras do Píer Norte, do outro lado do aeroporto, que só ficam prontas no fim de maio.
Mesmo com o tom de cobrança, Guaranys demonstra confiança nas concessionárias e na recuperação dos atrasos, afirmando que é "exagero" dizer que a Anac ligou o sinal amarelo. "A evolução que se tem de semana a semana, principalmente nesta fase final de acabamento das obras, é impressionante", comenta o presidente da Anac. "Se vão entregar tudo e absolutamente conforme as exigências previstas, é isso o que vamos verificar", acrescenta.
Quanto à subutilização dos novos terminais, por causa das operações ainda restritas das empresas aéreas, Guaranys afirma que "as transições devem ser feitas com muito cuidado" para evitar problemas. Ele ressalta que, além de ampliação nas áreas de embarque e desembarque, outras melhorias menos visíveis aos passageiros já foram concluídas pelas concessionárias. Essas reformas incluem expansões dos pátios de aeronaves, intervenções nas pistas e mais estacionamentos.
 
(Fonte : Jornal Valor Econômico)

SAC PROPÕE REGRA PARA AEROPORTOS REGIONAIS


 

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) vai colocar em consulta pública nesta semana um plano nacional de outorga para os aeroportos regionais, disse ao ‘Estado’ o ministro da SAC, Wellington Moreira Franco. O documento estabelecerá as regras para administração dos 270 aeroportos contemplados no plano de aviação regional, que serão reformados ou construídos do zero.
A SAC vai propor diferentes modalidades de gestão para os aeroportos regionais. A intenção do governo é dar prioridade aos Estados na gestão dos aeroportos, desde que demonstrem capacidade técnica, administrativa e orçamentária. Os aeroportos também poderão ser delegados à gestão municipal. No entanto, a SAC quer restringir a possibilidade apenas a municípios com PIB superior a R$ 1 bilhão.
A União também poderá assumir a gestão de aeroportos, caso ela se mostre inviável pelos Estados e municípios. Nesses casos, o governo federal poderá optar em deixar os aeroportos regionais sob a gestão da Infraero ou concedê-los à iniciativa privada. Em caso de aeroportos pouco rentáveis, o governo estuda até mesmo a possibilidade de pagar a concessionárias privadas para gerenciar os aeroportos.

Plano
 
Dos 270 aeroportos contemplados no Brasil, 229 são administrados por Estados ou municípios. Há também 29 aeroportos da Infraero e outros 12 que serão construídos do zero.
O plano de estímulo à aviação regional foi apresentado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012. Na ocasião, o investimento previsto no projeto era de R$ 7,3 bilhões, um aporte que virá do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).
Até agora, as obras não começaram. Moreira Franco, no entanto, diz que o projeto andou e que 180 aeroportos já foram visitados por empresas projetistas. Ao todo, o governo investiu R$ 155 milhões na elaboração de estudos ambientais e projetos de engenharia para os aeroportos.
A previsão do ministro é que as primeiras licitações para as obras sejam feitas ainda em março. Moreira Franco não detalhou, no entanto, quais aeroportos serão os primeiros a iniciar as obras. “A ordem depende de questões que não estão na nossa governança, como licenças ambientais”, disse.
O Estado apurou que os projetos mais adiantados são para as reformas dos aeroportos de Barreiras (BA), Maringá (PR) e Marília (SP).
Além de reformar aeroportos, o plano de aviação regional também prevê subsídios a companhias aéreas para que elas ofereçam voos para o interior. A SAC ainda não detalhou como ele será calculado, mas diz que a intenção é “aproximar o preço da passagem regional ao do ônibus”.

Sem voo
720 é o total de aeroportos existentes no Brasil, segundo a SAC
120 deles recebem voos comerciais
 
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

PORTO ALEGRE GANHA CENTRO PARA VISTOS DOS EUA


 

Será inaugurado amanhã, às 10h, o Centro de Atendimento para Serviços de Visto (CASV) do governo dos Estados Unidos em Porto Alegre. O ministro conselheiro da Embaixada dos EUA no Brasil, Todd Chappman, iniciará o atendimento amanhã mesmo, após cerimônia de abertura, uma vez que já há agendamentos para renovação do documento, bem como encaminhamentos de novos vistos. O centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e também aos domingos, das 13h às 18h.
Ontem, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, recebeu a visita de Alexander Werner e Jessica Gorayeb, do Consulado Americano, para detalhamento das informações sobre o novo CASV na capital gaúcha. Segundo Jessica, os procedimentos junto ao CASV são feitos a partir de agendamento prévio pelo call center (51) 3251-0321 ou no site https://usvisa-info.com/. O escritório fica na avenida Carlos Gomes, 1.501, no bairro Três Figueiras.
Em caso de emissão do primeiro visto, o centro faz a coleta dos dados biométricos (digitais) dos solicitantes e a checagem dos documentos necessários antes da entrevista que, por enquanto, ainda precisa ser feita em São Paulo, Recife, Brasília ou Rio de Janeiro – sedes dos escritórios da representação norte-americana no Brasil. Já o processo de renovação do visto pode ser feito todo em Porto Alegre, sem precisar sair do Estado. Além do comprovante do agendamento, o solicitante deve apresentar no CASV o passaporte válido e o formulário exigido. Podem renovar o visto pessoas que tenham o documento vencido nos últimos quatro anos e não precisem fazer entrevista; quem possui vistos de turista com validade máxima de cinco a dez anos vencidos há menos de 48 meses; pessoas com 66 anos de idade ou mais e menores desacompanhados com idade menor ou igual a 15 anos, que possuam ou não visto anterior.
 
(Fonte : Panrotas)

GOL ACELERA PASSO EM FEVEREIRO E ENCOSTA NA TAM


 

O desempenho da Gol em fevereiro permitiu à empresa reduzir em 85% a diferença, em termos de demanda, que a separa da líder do mercado TAM, controlada pela Latam, na comparação com os números que existiam no mesmo mês de 2013.
Em fevereiro do ano passado a Gol tinha uma demanda 18,2% menor que a da TAM - em termos de passageiros transportados por quilômetros voados (RPK, na sigla em inglês), indicador mais usado pela indústria da aviação. Mas como no mês passado, a Gol cresceu 19,5% e a TAM teve avanço de apenas 0,5%, nesse mesmo indicador, a diferença entra as duas passou a ser de apenas 2,73%.
Analistas de mercado apontam que enquanto a TAM ainda está em meio ao processo de captura de sinergias após a fusão com a chilena LAN; a Gol já está colhendo os resultados do forte ajuste feito a partir de meados de 2012 - que incluiu o corte de 3 mil funcionários, redução de 15% na oferta, foco em receitas extras por meio de assentos com maior espaço e venda de produtos a borde em vez de distribuição gratuita de alimentos e bebidas.
Com essas ações, a Gol elevou a receita por passageiro (Prask, na sigla em inglês) em 27% em fevereiro, ante o mesmo mês do ano passado. A taxa de ocupação, na mesma base, 12,7 pontos percentuais, a 76,7%. E a combinação desses dois indicadores sustentou o aumento da tarifa paga por cada passageiro (yield) em 6%.
"Os números de fevereiro corroboram o começo de ano positivo para a Gol, um importante indicador antecedente para o desempenho do primeiro trimestre de 2014", disse o analista do Banco do Brasil Investimentos, Mário Bernardes Junior.
Já os analistas do Bank of America Merrill Lynch, liderados por Sara Delfim, ponderaram, em relatório, que a Gol se beneficiou de uma base de comparação baixa em fevereiro de 2013 - naquela época a empresa estava bem no meio do processo de reestruturação. Esses profissionais também apontaram que a aérea foi favorecida por eventos pontuais, como o Carnaval, que começou no último fim de semana de fevereiro e terminou em março.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) projeta para este ano um crescimento de 7,5% na demanda somada das quatro maiores do setor. Segundo a entidade, os dados de janeiro - os mais recentes já compilados - foram recordes. A demanda consolidada subiu 7,6% acima do registrado em janeiro de 2013, e a oferta avançou 6%.
Analistas de mercado apontaram que a Gol pode estar mais bem posicionada que a TAM para explorar esse crescimento de mercado, desde que o câmbio e o preço combustível não atrapalhem. "Volta a nos preocupar a alta de 8% no custo do combustível, tendo em vista que em janeiro a elevação de 9% já havia sido bastante intensa para aquele período", disse Bernardes Junior, do BB Investimentos. Combustível representa, em geral, 40% dos custos de uma companhia aérea. E, no caso da Gol, mais de dois terços das despesas operacionais são denominadas em dólar e 90% da receita é apurada em reais.
A TAM, por sua vez, que tem por trás o controle da chilena LAN, faz cerca de 50% das vendas em moeda estrangeira - o que funciona como uma proteção cambial natural. Mas especialistas lembram que a TAM atravessa um período de ajuste. Antes do Carnaval, por exemplo, a companhia republicou o balanço de 2012 para incorporar, naquele exercício, mais de R$ 1 bilhão em perdas provocadas por erros na contabilização de receitas de vendas de passagens. A diferença acabou sendo coberta pelos controladores da Latam, conforme publicou o Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, em 5 de março.
 
(Fonte : Jornal Valor Econômico)

COMPANHIA AÉREA DO EGITO QUER VOAR PARA BRASIL EM 2015


 

A EgyptAir, companhia aérea do governo do Egito e com base em Cairo, estuda a possibilidade de iniciar suas operações para o Brasil em 2015. As conversas para um voo ligando os dois países já estão acontecendo e conta com apoio da Braztoa.
“Ontem tivemos uma reunião com o turismo do Egito e eles sinalizaram o interesse em operar para o Brasil, a partir de 2015. As conversas estão acontecendo e a Braztoa dará todo apoio possível”, confirmou o presidente da Braztoa, Marco Ferraz.
 
(Fonte : Panrotas)