terça-feira, 9 de novembro de 2010

DISNEY FECHA ACORDO DE US$ 3,75 BILHÕES PARA PARQUE TEMÁTICO EM XANGAI


A Walt Disney Co assinou um acordo com uma empresa de Xangai para construir um parque temático da Disneylândia na cidade, fazendo com que seu antigo sonho de ter uma atração na China continental se torne mais próximo da realidade.

O acordo foi fechado com o Shanghai Shendi Group, especialmente criado para o desenvolvimento do projeto da Disneylândia, informou nesta sexta-feira a agência de notícias oficial Xinhua.

A Disney confirmou o comunicado da Xinhua e afirmou que ainda está esperando a aprovação final do governo central da China sobre a incorporação das empresas da joint-venture e a finalização dos procedimentos regulatórios.

"Por um bom tempo, estivemos envolvidos em conversas com o governo de Xangai sobre a construção do parque temático da Disney. Podemos confirmar o comunicado do governo de Xangai de que demos outro passo para o processo de aprovação", afirmou uma porta-voz da Disney em comunicado.

A Disneylândia de Xangai deve ter 4 quilômetros quadrados de área e custar cerca de 25 bilhões de iuans (US$ 3,75 bilhões), informou a Xinhua. A Disney não deu maiores detalhes sobre o projeto.

Não ficou claro como será a partilha da propriedade do parque, mas a imprensa estatal disse no ano passado que uma companhia de investimentos controlada pela Prefeitura de Xangai teria a maior fatia.

A Disney recebeu a aprovação para construir o parque há um ano, mas as negociações sobre as especificidades do projeto continuaram, e poucos detalhes foram revelados.

A Disney buscava havia muito tempo construir o parque em Xangai, uma cidade rica, com aproximadamente 20 milhões de habitantes e rodeada pelo próspero delta do Rio Iangtsé, região de moradia de dezenas de milhões de potenciais visitantes.

A aventura da Disney no mercado chinês tem tido altos e baixos. No ano passado, a Disneylândia de Hong Kong sofreu prejuízo.


(Fonte : Reuters, em Xangai)

AMÉRICA DO SUL LIDERA CRESCIMENTO DO TURISMO EM 2010, DIZ CONSULTORIA


A América do Sul deve ser a região com o maior crescimento anual do turismo internacional em 2010, com 13%, segundo previsão da consultoria IPK International.

O turismo internacional pelo mundo deve ter um crescimento anual de 7% neste ano, e de 5% no doméstico. Haveria também o recorde de crescimento entre 6% e 7% nas chegadas internacionais, medida da recuperação econômica mundial na área.

No entanto, o crescimento é bem desigual: seguindo o crescimento sul-americano, Ásia e Oceania devem crescer em 12% e a África em 7%. Mas na Europa, o crescimento deve ser de apenas 3%, e de 1% na América do Norte.


FEIRA EM BERLIM


Os números foram divulgados por Rolf Freitag, presidente da consultoria, no fim da semana passada, enquanto a Alemanha se prepara para a ITB Berflim 2011, provavelmente a maior feira de turismo do mundo.

A feira está programada para 9 a 13 de março do ano que vem, junto com o congresso ITB Convention.

A edição 2010 da feira teve 11.127 empresas de 187 países exibindo produtos e serviços para 179.351 visitantes, sendo cerca de 111.000 deles interessados em negócios.


ALEMANHA VOADORA


Ainda de acordo com a IPK, a Alemanha deve ser líder em total de voos em 2010, com 72,6 milhões de viagens e 10% da fatia mundial. Os Estados Unidos ficariam em segundo lugar, com 9% e 64 milhões de voos; seguidos por Reino Unido e França.

O setor hoteleiro, no entanto, ainda amarga dificuldades: "Alcançamos um crescimento de 5% neste ano, mas ainda não vemos recuperação da queda de 7% em 2009", disse Freitag. "Os viajantes reservam menos diárias", explica ele.

(Fonte : Folha online)

LULA VAI COBRAR AÇÃO CONJUNTA DE PAÍSES CONTRA "GUERRA CAMBIAL"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (8), no programa de rádio "Café com o Presidente", que vai cobrar uma ação conjunta de todos os países contra a chamada "guerra cambial" durante a reunião do G20 (o grupo das 20 maiores economias do mundo), em Seul.
"Nós queremos discutir o compromisso de todos os países com a política cambial, que deixe todo mundo confortável e todo mundo em igualdade de condições na disputa comercial", disse o presidente, que desembarca na quinta na Coreia do Sul.
Lula argumentou que a desvalorização das moedas norte-americana e chinesa ante as demais está causando um "desequilíbrio no comércio mundial" e cobrou uma reação dos países.
O presidente sugeriu ainda a criação de um instrumento de controle do sistema financeiro para evitar episódios como a crise iniciada nos Estados Unidos em 2008 e cujas consequências são sentidas até hoje pela economia mundial.
"É preciso, no mínimo, que tenha um instrumento multilateral que possa fiscalizar a alavancagem do sistema financeiro mundial, para evitar especulação, sobretudo como aconteceu no mercado imobiliário norte-americano, ou no mercado futuro, sobretudo de commodities", disse Lula.
O programa de ontem foi o primeiro "Café com o Presidente" após as eleições -a veiculação do programa de entrevistas foi suspensa pelo governo em agosto.
Durante o programa, Lula afirmou que a eleição de Dilma Rousseff (PT) "foi uma vitória do bom senso da maioria do povo brasileiro" e que a população terá uma "belíssima surpresa" com o governo da petista.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)