terça-feira, 9 de novembro de 2010

LULA VAI COBRAR AÇÃO CONJUNTA DE PAÍSES CONTRA "GUERRA CAMBIAL"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (8), no programa de rádio "Café com o Presidente", que vai cobrar uma ação conjunta de todos os países contra a chamada "guerra cambial" durante a reunião do G20 (o grupo das 20 maiores economias do mundo), em Seul.
"Nós queremos discutir o compromisso de todos os países com a política cambial, que deixe todo mundo confortável e todo mundo em igualdade de condições na disputa comercial", disse o presidente, que desembarca na quinta na Coreia do Sul.
Lula argumentou que a desvalorização das moedas norte-americana e chinesa ante as demais está causando um "desequilíbrio no comércio mundial" e cobrou uma reação dos países.
O presidente sugeriu ainda a criação de um instrumento de controle do sistema financeiro para evitar episódios como a crise iniciada nos Estados Unidos em 2008 e cujas consequências são sentidas até hoje pela economia mundial.
"É preciso, no mínimo, que tenha um instrumento multilateral que possa fiscalizar a alavancagem do sistema financeiro mundial, para evitar especulação, sobretudo como aconteceu no mercado imobiliário norte-americano, ou no mercado futuro, sobretudo de commodities", disse Lula.
O programa de ontem foi o primeiro "Café com o Presidente" após as eleições -a veiculação do programa de entrevistas foi suspensa pelo governo em agosto.
Durante o programa, Lula afirmou que a eleição de Dilma Rousseff (PT) "foi uma vitória do bom senso da maioria do povo brasileiro" e que a população terá uma "belíssima surpresa" com o governo da petista.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário