sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A HOSPITALIDADE PREMIADA DA ARMAÇÃO DE BÚZIOS


Qualificação Social e Profissional Associadas à Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho está entre os projetos considerados modelos pelo MTur

Queridinha de celebridades e anônimos, Armação de Búzios (RJ) conta com todas as opções de lazer e belezas das regiões litorâneas. Tal potencial atrai, anualmente, milhares de turistas ao antigo distrito de Cabo Frio.
Aquele, que inicialmente não passava de um povoado de pescadores, foi “descoberto” já no início de 1900 como um paraíso natural de veraneio. O aspecto bucólico seduziu a atriz Brigitte Bardot, que em 1964, quando precisou se isolar para relaxar, aportou na Armação. Para os moradores locais, muito hospitaleiros, a bela não passava de “uma criança bonita, parecida com uma boneca de olhos verdes”, segundo a edição do Jornal do Brasil da época.

Qualificação

A prefeitura municipal de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, iniciou, em 2010, o projeto Qualificação Social e Profissional Associadas à Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho, o Projovem Trabalhador.
Segundo um levantamento do município, a maioria dos jovens não tinha qualificação profissional ou exercia atividades ligadas à pesca. Mas, ao serem questionados sobre as oportunidades profissionais que buscavam, houve uma procura expressiva pela área de turismo.
Até maio, o programa deverá formar mais de 200 jovens, entre 18 e 29 anos, nos cursos de: administração, alimentação, serviços pessoais, construção e reparos e turismo e hospitalidade. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Cristiane Oliveira, a ideia é tornar o programa fixo oferecer novas turmas, mas, dessa vez, com um número maior de vagas voltadas para turismo e serviços.
Atualmente, hotéis, restaurantes e agências se mobilizam para dar conta dos visitantes e garantir que, mesmo antes de deixarem a cidade, os turistas já pensem no retorno. Por isso, a previsão de absorção no mercado de trabalho – de 30% dos jovens – deverá ser ainda maior.
O projeto venceu na categoria aspectos sociais do prêmio Melhores Práticas do MTur. Além de Búzios, no estado do Rio de Janeiro foram premiadas as cidades de Angra dos Reis e Rio de Janeiro.

Melhores Práticas

Por meio da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, o Ministério do Turismo (MTur) premiou 27 experiências consideradas modelos para o desenvolvimento do turismo no país.
Segundo a coordenadora-geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro, a premiação visa estimular os 65 destinos a cumprirem efetivamente o papel de induzir o desenvolvimento da atividade turística em suas regiões. “O objetivo é que as práticas bem-sucedidas sejam multiplicadas por outros destinos turísticos brasileiros”, ressalta Guerreiro.
Os 240 projetos recebidos foram avaliados e selecionados conforme as 13 dimensões do Índice de Competitividade 2010: infraestrutura geral, acesso, serviços, equipamentos e atrativos turísticos, marketing e promoção e aspectos ambientais, sociais e culturais. As experiências premiadas foram divididas e analisadas entre capitais e não-capitais.

(Fonte : MTur / Foto Divulgação)

PROJETO OBRIGA EMPRESA A INFORMAR PRAZO DE AÇÃO TRABALHISTA


A Câmara analisa o Projeto de Lei 8050/10, do Senado, que obriga as empresas a informar aos empregados, no momento em que estes deixam a empresa, que eles têm dois anos de prazo para entrar na Justiça com ação trabalhista. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43).
O autor do projeto, senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), considera a CLT omissa em relação aos dados e informações que devem constar no aviso prévio.
Ele lembrou que, muitas vezes, o aviso é feito verbalmente, e os trabalhadores ficam sem saber todos seus direitos. "Julgamos relevante fornecer ao trabalhador demitido a informação sobre o prazo prescricional e indicar o sindicato para a busca de outras informações."

Tramitação

A proposta tem prioridade e será analisada - de forma conclusiva pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

CÂMARA JÁ DISCUTE VINCULAÇÃO DE SEGURO-DESEMPREGO A CURSO DE QUALIFICAÇÃO


O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou no começo do ano que pretende mandar ao Congresso um projeto para obrigar o trabalhador que recebe o seguro-desemprego a participar de cursos de qualificação profissional. Segundo ele, a qualificação do trabalhador é prioridade da pasta e o projeto depende apenas do aval da presidente Dilma Rousseff para chegar à Câmara.
O presidente da Comissão de Trabalho, Administração de Serviço Público em 2010, Alex Canziani (PTB-PR), elogiou a iniciativa, mas argumentou que já tramitam na Casa pelo menos sete propostas que tratam da mesma questão e, portanto, acrescentar mais uma à lista seria desnecessário. “O ideal é que o Executivo busque consenso para aprovar mais rapidamente as propostas que já estão sendo discutidas pelos parlamentares”, opinou.

Projetos

A proposta mais antiga sobre o assunto tramita na Câmara desde 1999. Trata-se do Projeto de Lei 182/99, do ex-deputado Roberto Argenta, que permite a concessão de seguro-desemprego para trabalhadores que participam de cursos de aperfeiçoamento ou readaptação profissional.
Já a vinculação do recebimento do seguro à qualificação é tema do Projeto de Lei 6858/02, do ex-deputado Eni Voltolini, que obriga o trabalhador beneficiado a frequentar curso por pelo menos 30 dias. O mesmo assunto também é objeto de uma sugestão do Conselho de Defesa Social de Estrela do Sul, de Minas Gerais, transformada no Projeto de Lei 5615/09 pela Comissão de Legislação Participativa.
As três propostas tramitam em conjunto e aguardam a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de serem encaminhadas ao plenário.

Empregabilidade

Para Alex Canziani, a aprovação de propostas que incentivam a qualificação vai ajudar a aumentar as oportunidades de trabalho. “Hoje temos muitas vagas não preenchidas por falta de qualificação dos interessados. O recurso e o tempo do seguro-desemprego devem ser voltados para que o trabalhador melhore as suas condições de empregabilidade”, avaliou.
O ministro Carlos Lupi enfatiza a importância da proposta em entrevista à Rádio Câmara.
Segundo o ministro Carlos Lupi, a vinculação do seguro-desemprego à qualificação do trabalhador já é aplicada com sucesso em diversos países como a Itália. “Não estamos inventando algo novo. Todo trabalhador italiano que está no seguro-desemprego é obrigado a frequentar um curso de qualificação profissional, para que obtenha mais rapidamente um emprego", afirmou.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

UM BOM LUGAR PARA BARCOS E PESSOAS


Cais de Santa Luzia, em Angra dos Reis (RJ), é premiada pelo Ministério do Turismo no quesito “infraestrutura geral”

Localizado na região central de Angra dos Reis (RJ), o Cais de Santa Luzia é considerado o mais tradicional ponto de partida dos visitantes para as ilhas e passeios de escuna. A importância histórica e cultural do local faz parte da tradição da pesca na região. Os barquinhos coloridos e os pescadores já inspiraram inúmeros artistas, que transformaram este cenário em aquarelas.
Porém, com o passar do tempo e com o desgaste da estrutura, foi necessário revitalizar e modernizar o local, dando uma nova aparência para o cais e para o centro do município, aumentando também o fluxo de turistas na região. Um dos objetivos era fomentar o local como um ponto turístico atraente, oferecendo uma nova opção de lazer e entretenimento.
Vencedor da premiação das Melhores Práticas do Ministério do Turismo na categoria “infraestrutura geral”, a estruturação do Cais de Santa Luzia beneficiou não só o local, mas também todo o centro de Angra dos Reis, que ganhou uma grande movimentação de turistas e moradores, que frequentam também os outros bares e restaurantes do centro.
No local foi construída a Estação Santa Luzia, uma moderna estrutura para servir de embarque e desembarque para as ilhas, além de posto de informações turísticas. Na estação, o controle de entrada e saída dos turistas é feito por meio de catracas eletrônicas, que são acionadas com um cartão fornecido apenas às empresas de turismo legalizadas em Angra dos Reis, colaborando para uma melhor organização e controle. Sua estrutura possui ainda um balcão da Polícia Federal, Capitania dos Portos e agências de turismo.
“A criação dessa infraestrutura foi fundamental para o ordenamento do fluxo de embarcações na região, que é muito intenso”, explicou Daniel Santiago, presidente da TurisAngra. “Com isso, os turistas passaram a ter mais conforto e segurança, e a região central da cidade foi habilitada para receber grandes embarcações”, ressaltou.
Além disso, no local foram construídos restaurantes com especialidades diversas, banheiros com chuveiros e guarda-volumes, centro de artesanato, parque infantil e uma praça, onde são realizados eventos culturais.

(Fonte : MTur / Foto Divulgação)

PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS JÁ CAUSA POLÊMICA NA CÂMARA


Parlamentares da oposição e aliados ao governo já divergem sobre o provável envio, pela presidente Dilma Rousseff, de uma medida provisória que permitirá a operação privada de aeroportos. A presidente, segundo informações publicadas pela imprensa, já decidiu entregar à iniciativa privada a construção e operação de novos terminais nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, no estado de São Paulo. O objetivo seria desafogar aeroportos vitais para a realização, no Brasil, da Copa do Mundo de 2014.
O líder do DEM, deputado Paulo Bornhausen (SC), deixa claro que o partido não será contra entregar à iniciativa privada a construção e a operação de novos terminais. No entanto, ele critica o modelo que, na sua avaliação, será adotado pelo Executivo.
"O governo pode até resolver os problemas dos aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas não dos estados que não têm o mesmo número de passageiros e, portanto, a mesma viabilidade econômica”, afirma. “É necessário vincular, aos aeroportos maiores, aqueles com menos capacidade de geração de receita, para existir um equilíbrio regional e garantir um sistema sustentável ao longo do tempo", acrescenta.
Além disso, ele lamenta o que considera uma mudança de postura de Dilma logo após assumir a presidência quando se trata de privatização. “Fica a impressão, muito ruim para a classe política, de que o que se diz na campanha não é o que se faz no governo”, critica Bornhausen.
Segundo ele, a solução que os oposicionistas apontaram para o caos nos aeroportos foi “satanizada” na campanha de 2010 e ao longo dos últimos oito anos de governo petista, mas agora a privatização “é a mágica que a senhora Dilma Rousseff encontra para resolver o problema".

Reação

O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), rebate esses argumentos e diz que não há nada de contraditório em adotar a participação privada no setor aeroportuário.
"A oposição está fora de foco. A crítica que nós fizemos às privatizações do PSDB e do DEM foi a de que eles entregaram a preço de banana as empresas nacionais, como a Vale. Fizeram privatizações com sentimento antipatriótico”, afirma. “O caso dos aeroportos é outro, pois eles não vão ser privatizados. A iniciativa privada poderá construir aeroportos por concessão do governo, com preço justo. Isso não tem nada a ver com as privatizações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do PSDB", conclui Vaccarezza.
A expectativa é de que a MP também inclua a abertura do capital da Infraero, estatal que administra os terminais.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

RESORTS BRASIL FOCA MAIS NO INTERNACIONAL EM 2011


Reunindo os principais empreendimentos hoteleiros do segmento, a Resorts Brasil está divulgando seu calendário oficial de eventos para 2011. A maior parte dos acontecimentos está concentrada no segmento internacional em função do convênio assinado com a Embratur que pretende, a partir de maio, apresentar os resorts brasileiros fora do País.
Segundo a entidade, a preocupação com o mercado internacional baseia-se nos números do ano passado. “Em 2010, tivemos uma queda de 17 pontos percentuais no número de turistas estrangeiros em nossos resorts, quando registramos apenas 26% de visitantes de fora, contra 43% em 2009”, afirma o presidente da Resorts Brasil, Rubens Régis.
O convênio com a Embratur promoverá, a princípio, sete workshops em países da América do Sul, Europa e em grandes destinos emissores dos Estados Unidos. As ações começarão em 24 de maio, quando a Resorts Brasil desembarca com seu workshop no Uruguai.

NO BRASIL

O ano de 2011 também será bastante movimentado para a Resorts Brasil, que marcará presença nas principais feiras do País para apresentar a diferentes cidades e públicos a magia e a qualidade dos resorts. Em todos os eventos, a associação estará presente em estandes cooperados.
A agenda começa no mês de abril, quando com Aviestur, e segue com Avirrp, Abav e por fim, Festival de Turismo de Gramado. Também a partir do mês de maio, e nos meses de junho e outubro, a Resorts Brasil apresenta a Resorts Week, tradicional período em que os associados fazem promoções imperdíveis para a baixa temporada.

(Fonte : Panrotas)

PARCERIA ENTRE ABIH-RJ E SENAC GARANTE DESCONTOS


Uma parceria entre a ABIH-RJ e a Faculdade Senac Rio garante bolsas de 20% e 50% para os primeiros 15 colaboradores de hotéis associados à entidade que realizarem suas matrículas para o curso de para a Graduação Tecnológica em Hotelaria até esta segunda-feira (dia 7).
Para conseguir este desconto basta dirigir-se à Faculdade Senac Rio na Rua Santa Luzia, 735 e fazer o processo de seleção. Depois é necessário preencher o formulário de requisição de bolsas informando o empreendimento hoteleiro em que trabalha.
O curso, com duração de dois anos e início em fevereiro, oferece módulos de qualificação tecnológica e gestão operacional, estratégica e de negócios.

(Fonte : Panrotas)

BRASIL PODE REALIZAR A PRIMEIRA LICITAÇÃO DE UM AEROPORTO EM BREVE


O Brasil está cada vez mais próximo de realizar a primeira licitação de um aeroporto, mas o modelo de concessão ainda gera polêmica. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o terminal de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, deve ser licitado até o mês de abril em um regime chamado de “porteira fechada”.
Nele, todas as áreas do aeroporto fazem parte do processo de concessão, como pista de pouso, estacionamento de aeronaves e os terminais de passageiros. Entretanto, o professor de engenharia aeronáutica da USP (Universidade de São Paulo), James Waterhouse, afirma que a inexperiência do governo em realizar licitações no setor de transporte aéreo pode causar problemas.
Já o diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Rubens Vieira, não acredita em transtornos. Vieira garante que várias empresas estão interessadas em investir nos aeroportos brasileiros, já que o potencial de crescimento do setor no país é muito grande.
Ainda segundo o diretor da Anac, em caso de novas licitações, outros modelos de concessão podem ser adotados. Apesar disso, ele diz que ainda não há nenhum estudo para licitar outros aeroportos no Brasil.
De acordo com o diretor, pesquisas sobre este assunto só podem ser realizadas com a autorização da Presidência da República.

(Fonte : Band / Economia)

ANAC EXIGE REEMBOLSO DE AÉREAS EM ATÉ 30 DIAS


As companhias aéreas que não realizarem reembolsos de passagens aéreas no prazo máximo de 30 dias podem ser denunciadas na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa foi uma das boas notícias que o presidente da Abav, Carlos Alberto Ferreira, confirmou com a Anac, em reunião essa semana em Brasília. A Instrução Normativa da Aviação Civil 2203/99 vale para os agentes de viagens que estavam demorando de 90 a 180 dias para receber.
“Essa foi uma reunião inédita. Pela primeira vez a Anac reconhece a existência dos agentes de viagens no mercado de venda de passagens aéreas. Sermos ouvidos pelo órgão é muito importante porque trabalhamos diretamente com o consumidor, que é o prejudicado”, afirmou o presidente da Abav.

(Fonte : Panrotas)