quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SETEMBRO REGISTRA QUEDA NA RECEITA E DESPESA DO TURISMO


O Departamento Econômico do Banco Central divulgou os números do Setor Externo com os dados de setembro. De acordo com o documento, o gasto dos brasileiros no exterior no último mês foi de US$ 1,703 bilhão, contra US$ 1,791 bilhão registrado no mesmo mês de 2011 - queda de 4,9%. Da mesma forma, a receita obtida em setembro com o gasto dos estrangeiros no Brasil teve queda de US$ 60 milhões, foram US$ 441 milhões em setembro deste ano contra US$ 501 milhões no mesmo período do ano anterior, uma variação negativa de 11,89%.
O acumulado de janeiro a setembro, no entanto, registrou número superior que o de 2011, tanto nas receitas (3,41%) quanto nas despesas (0,97%). Os turistas deixaram US$ 5 bilhões no período este ano e US$ 4,836 no anterior. Já os brasileiros gastaram US$ 16,339 bilhões em suas viagens ao exterior, no acumulado deste ano, contra os US$ 16,181 bilhões do ano passado.
O mês que obteve maior variação positiva na receita de 2012 foi o de julho, com 14,74% - os estrangeiros gastaram US$ 546 milhões contra US$ 476 milhões no mesmo período do ano anterior. Já o de maior variação positiva em despesas foi o mês de fevereiro. Os brasileiros deixaram US$ 1,753 bilhões no exterior nesse mês e US$ 1,331 bilhões em fevereiro de 2011

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

MTUR CONFIRMA OBRAS DE INFRAESTRUTURA PARA 12 ESTADOS BRASILEIROS


A crise econômica mundial tem um impacto direto no turismo brasileiro, segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira. "Esse cenário influencia na emissão de turistas estrangeiros e acirra a concorrência de mercado", disse Vieira, durante o discurso de abertura. Ele ressaltou que reverter essa situação é o desafio maior do Ministério do Turismo. "O fluxo de turistas estrangeiros no Brasil se mantém estagnado, embora o fluxo de viagens domésticas tenha crescido", ressaltou Vieira.
Entre as medidas implantadas pela entidade, o ministro salientou a desoneração turística e o tratamento do turismo internacional como comércio exterior. "A nomeação de Guilherme Paulus como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é uma resposta ao apoio da presidente Dilma e do governo federal ao setor de turismo", comentou Vieira. Além disso, há 30 dias, a ministra da Casa Civil, Cleide Rolfson, recebeu o trade de turismo para ouvir as reivindicações do setor.
O Ministério também busca, segundo Vieira, uma parceria mais extensa com o BNDES. Além de ampliação das linhas de financiamento, queremos um apoio maior para o setor. "O BNDES precisa ouvir mais o setor", ressaltou. A implantação de medidas para facilitar a emissão de vistos também está na pauta de investimentos. "O turismo brasileiro ganha uma dinâmica maior", salientou Vieira, mencionando que 12 estados brasileiros recebem obras de infraestrutura turística. "Enquanto o Espírito Santo ganha obras de drenagem e saneamento, a Bahia terá recursos para a revitalização na praça Castro Alves", completou.

(Fonte : Mercado & Eventos)

DÓLAR MAIS ESTÁVEL ACOMODA GASTO DE TURISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR


Os turistas brasileiros estão mais comedidos em seus gastos no exterior. Em setembro, a cifra atingiu US$ 1,703 bilhão, um recuo de quase 5% ante o desembolso em igual período de 2011 (US$ 1,791 bilhão). No acumulado do ano até o mês passado, contudo, esse montante está 1% maior - US$ 16,339 bilhões contra US$ 16,181 bilhões.
O Banco Central tem observado que a cotação de dólar mais estável, perto de R$ 2,00, e a desaceleração da economia brasileira tendem a acomodar os gastos de brasileiros no exterior, que bateram sucessivos recordes no ano passado.
A conta de viagens internacionais, isto é, a diferença entre o que os brasileiros gastam lá fora e os estrangeiros deixam aqui, registrou um déficit de US$ 1,262 bilhão em setembro.
O saldo negativo ficou um pouco menor do que o visto em agosto, negativo em US$ 1,327 bilhão e muito próximo do déficit de US$ 1,290 bilhão verificado em setembro de 2011. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o déficit da conta de viagens somou US$ 11,338 bilhões ante US$ 11,345 bilhões vistos em igual período de 2011.

CONTA CORRENTE

O déficit em transações correntes no País somou US$ 3,596 bilhões em setembro. O resultado das transações correntes do Balanço de Pagamentos ficou dentro do esperado.
De acordo com o BC, as maiores contribuições para o déficit em setembro deste ano foram a conta de rendas, que ficou negativa em US$ 1,823 bilhão, e a de serviços, também negativa em US$ 3,459 bilhão. Essas saídas de recursos foram parcialmente compensadas pelo superávit comercial de US$ 2,556 bilhões e pelas transferências unilaterais positivas em US$ 130 milhões.
No acumulado de janeiro a setembro de 2012, o déficit em conta corrente soma US$ 34,123 bilhões, o equivalente a 2,01% do Produto Interno Bruto (PIB). No acumulado dos últimos 12 meses até setembro, o saldo está negativo em US$ 49,928 bilhões, o que representa 2,15% do PIB.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

ACORDO DE ISENÇÃO DE VISTO PARA OS EUA DEVE DEMORAR, DIZ MINISTRO


O ministro da Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta quarta-feira, em Washington (Estados Unidos), que o processo de isenção de vistos para brasileiros nos Estados Unidos não será concluído no curto prazo.
Patriota se encontrou com a secretária (ministra) da Segurança Interna, Janet Napolitano. Os dois debateram as medidas necessárias para que o Brasil faça parte do programa de dispensa de vistos americanos e adote a medida reciprocamente para os visitantes dos EUA no Brasil.
Segundo o Itamaraty, existe uma série de passos internos nos dois países que envolvem o Executivo e o Congresso, que ainda precisam ser tomadas. Entre essas medidas, está o compartilhamento de informações de segurança.
O lado brasileiro se preocupa também com a garantia de que seus turistas não sejam barrados no momento de entrar nos EUA, como chegou a acontecer na Espanha.
Na segunda-feira (22), Dan Restrepo, assessor da Casa Branca para as Américas até junho e atual conselheiro de campanha de Barack Obama, que disputa a reeleição em novembro, afirmou a Folha que o processo não deve ser concluído antes de 2014.

TURISTAS

Os Estados Unidos vão receber 316 mil turistas brasileiros a mais todos os anos se o Brasil for incluído no programa de dispensa de visto.
Esse é o cálculo da US Travel Association, entidade que representa empresas de turismo norte-americanas e faz lobby pela dispensa do visto para os brasileiros,
A associação faz a estimativa com base no aumento no fluxo de turistas de outros países que já foram incluídos no programa de dispensa de visto para entrar no país.
O número de turistas brasileiros nos Estados Unidos deve chegar a 1,8 milhão neste ano, uma alta de 18% em relação a 2011, de acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
Segundo o governo norte-americano, a espera para se marcar a entrevista do visto americano no Brasil caiu de 140 dias para um a dois dias neste ano, após a implementação de medidas como o aumento de funcionários, de consulados e dos horários de trabalho nos postos.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

CAMPANHA COMBATERÁ TURISMO SEXUAL NA COPA


Organizações não governamentais da Europa anunciaram ontem, em Paris, que vão realizar uma campanha internacional contra o turismo sexual e a exploração de crianças e adolescentes no Brasil a partir de 2013. O objetivo da iniciativa, bancada com recursos da União Europeia, é minimizar os efeitos negativos da invasão estrangeira ao País durante três eventos: a Copa das Confederações, no próximo ano, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.
A campanha terá ênfase em Estados menos desenvolvidos e mais suscetíveis à exploração sexual, em especial de menores de idade. O tema preocupa as ONGs, a União Europeia e o governo brasileiro. Reunidos ontem, em uma conferência intitulada Turismo Sexual Implicando Crianças e Grandes Eventos Esportivos, as organizações da França e do Brasil advertiram para o risco de explosão dos casos de exploração, caso nada seja feito para preveni-los.
Associadas, as ONGs End Child Prostitution, Child Pornography and Trafficking of Children for Sexual Purposes (Ecpat France) e Fondation Selles lançarão no próximo ano a campanha "NÃO DESVIE O OLHAR", que será divulgada em dez países da Europa e em quatro da África. Realizada em parceria com redes hoteleiras e companhias aéreas, a iniciativa não terá apenas foco na conscientização, mas também no combate ao crime. "O aspecto da repressão e da denúncia é novo para nós, mas é muito importante", reconheceu Philippe Galland, coordenador de programas da Ecpat France.

JULGAMENTO

Organizadores da campanha ponderam que não há elementos científicos suficientes para estabelecer o vínculo entre grandes eventos esportivos e o aumento da prostituição infantil e do turismo sexual. Mas investigações de polícia realizadas durante a Eurocopa 2012, com sede na Polônia e na Ucrânia, identificaram o aumento da atividade de redes criminosas que exploram o sexo.
Com base nessa constatação, as ONGs vão advertir os turistas sobre o fato de que podem ser julgados em seus países de origem, uma vez que crimes sexuais se enquadram em acordos internacionais. "Um turista flagrado poderá ser julgado na França por um crime cometido no Brasil", diz o jurista Yves Charpenel.

“NÚMERO DE CASOS VAI AUMENTAR”, ALERTA PESQUISADOR

Financiada por Bruxelas, a campanha de € 2 milhões vai ser replicada no Brasil pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). "Há muito pouco tempo, esse era um tema invisível no País", lembrou Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi, que pediu ajuda aos europeus. "É muito difícil lutar contra esse crime."
O Sesi promove o Projeto Vira Vida, que dá bolsas de formação profissional e ajuda psicológica à vítima e à família. Para esse projeto, pesquisou as relações entre a intensidade do turismo e o aumento das denúncias de prostituição infantil em dois Estados brasileiros - São Paulo e Bahia. As conclusões são alarmantes.
"Não estamos dizendo que existe correlação com os eventos esportivos, mas o número de casos vão aumentar", diz Miguel Fontes, consultor do Sesi e responsável pela pesquisa.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

AS OPORTUNIDADES DA COPA


Por Caio Megale


Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é uma das seis sedes da Copa das Confederações de 2013, evento preparatório para a Copa do Mundo da Fifa no ano seguinte. Esse privilégio faz com que os efeitos da Copa sobre a economia local comecem bem antes. Da última vez que estive na cidade, em agosto, no entanto, ouvi um depoimento revelador do motorista que me levava do aeroporto para o centro, um microempresário dono de frota de carros de passeio. Naquela semana, ele recusara um pedido de reserva para atender uma delegação de dirigentes japoneses que estarão na cidade durante a Copa das Confederações. Motivo: tomado de surpresa pelo pedido (de um evento marcado há cinco anos!), ficou inseguro se teria condições de atender súbito aumento de demanda.
Histórias como esta não são incomuns. Tenho participado de uma série de seminários em cada uma das 12 sedes da Copa, nos quais discuto os impactos macroeconômicos do evento. Nesses encontros debatemos com pequenos e médios empresários sobre as oportunidades que o evento traz para seus negócios. Ouvimos histórias de quem já está se preparando - e lucrando - com a proximidade do evento. No entanto, aparecem também dúvidas e preocupações, principalmente acerca da capacidade das economias locais conseguirem atender as demandas geradas pela Copa.
Fica claro que, apesar das muitas informações divulgadas pela mídia e pelo farto material disponível na internet (inclusive em sites do governo), ainda há muito pouco conhecimento sobre as oportunidades que a Copa pode trazer, e como aproveitá-las.
Será preciso aproveitar as chances para ganhar mercados e abrir canais de negócios que durem muito tempo
Muito já se discutiu sobre os benefícios macroeconômicos da Copa, na esteira dos grandes investimentos em obras de infraestrutura, rede hoteleira, estádios, etc. E do efeito sobre a "marca" Brasil, que rende aumento do fluxo de turismo e comércio internacionais. Mas pouco se fala nos efeitos microeconômicos, ou seja, na vida das empresas.
A realização da Copa gera demanda por diversos setores da economia, expõe os produtores brasileiros ao mercado mundial, abre as portas para intensificar e ampliar as relações com clientes e fornecedores de diferentes partes do mundo. Um minucioso estudo do Sebrae, disponível no Portal da Copa (site mantido pelo Ministério do Esporte na internet) descreve oportunidades de negócios em nove setores - de agronegócio à tecnologia da informação - nas 12 cidades-sedes de 2014.
Como a Copa mobiliza os diversos setores da economia? No pré-evento, são realizados os investimentos para estruturação e adequação do país a fim de receber o megaevento, aquecendo as atividades ligadas à infraestrutura, mobilidade, serviços e turismo. Durante o evento, com o fluxo de visitantes, serão beneficiadas atividades como mobilidade, alimentos e bebidas e serviços. Finalmente no pós-evento, aparecem oportunidades decorrentes do legado deixado pela Copa do Mundo de 2014. Representa uma chance de desenvolvimento empresarial para as pequenas e médias empresas. Elas terão acumulado relacionamentos de mercado, experiência, novos recursos, capacidades de atendimento e qualidade para prestação de serviços.
No entanto, para que as oportunidades sejam de fato aproveitadas, as empresas precisam estar preparadas. Caso contrário, observarão um aumento de movimento durante a realização do evento que desaparecerá ao longo do tempo.
A falta de infraestrutura e mão de obra treinada tem se revelado uma das principais fontes de apreensão de pequenos e médios empresários. Particularmente aqueles ligados ao setor de serviços. "Se hoje já está difícil atender toda a demanda, como projetar grandes avanços com a Copa?". Nesse cenário, algumas oportunidades são perdidas, como a do frotista descrito no início do artigo.
O investidor privado terá que fazer seus próprios investimentos em treinamento e criar condições para que sua empresa não esbarre nos gargalos de infraestrutura. Os esforços governamentais para a Copa serão importantes, mas provavelmente não conseguirão atender às necessidades de todos.
As empresas têm que estar prontas para atuar no mercado. Além de capacidade técnica, atendimento diferenciado aos clientes, bons produtos e serviços, as empresas precisam ter toda a documentação em ordem, para poderem vender seus produtos e serviços para o Governo, empresas particulares e consumidores finais. É comum empresas particulares solicitarem certidões negativas de outras empresas na hora de fechar negócios ou iniciar uma parceria. Alguns setores exigem documentação exclusiva, considerada, muitas vezes, obrigatória, tais como registros em órgão de classe ou reguladores, licenças ambientais, entre outros.
É preciso, por fim, um esforço extra de busca de informações. A Copa é um evento com muitas particularidades - inclusive contratuais - que impulsionam alguns segmentos (exigência de renovação de frotas de veículos, hotéis, etc...) e limitam outros (especialmente o comércio de ambulantes próximo aos locais dos jogos).
Toda esta preparação é importante. Como a Copa tem dia e hora para começar, se uma empresa não estiver preparada para atender rapidamente uma demanda, pode perder uma grande chance de fechar um bom negócio. E, mais grave, pode perder a chance de abrir um relacionamento duradouro com novos parceiros comerciais.
A Copa será um evento importante para o Brasil e para suas empresas. No entanto, a simples realização da Copa não irá transformar a economia do país. Isso acontece apenas se os brasileiros aproveitarem as oportunidades que ela traz para ganhar mercados e abrir canais de negócios que durem por muito tempo.

Caio Megale é economista do Itaú Unibanco

(Fonte : Jornal Valor Econômico / imagem divulgação)

GASTÃO VIEIRA: VIAGENS DOMÉSTICAS ALCANÇAM 191 MILHÕES


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante a abertura da 40ª Feira da Abav, anunciou os principais dados da quinta edição da pesquisa sobre o comportamento dos viajantes brasileiros no período de 2007 a 2011. "Levantamos informações com 39 mil famílias em 27 unidades da federação em 110 municípios", afirmou Vieira, mencionando que houve uma expansão da classe com renda mais baixa no uso de viagens de avião. Nos últimos cinco anos, o número de turistas domésticos subiu de 49,7 milhões para 58,9 milhões, o que corresponde a um acréscimo de 18,5%, ou mais 9,2 milhões de pessoas viajando internamente.
"O número de brasileiros viajando pela primeira vez aumentou 11,7%. Os viajantes com renda de até quatro salários mínimos elevou em mais de 21%. Metade da população - cerca de 48,5% - realizou pelo menos uma viagem por ano no ano passado contra 43,4% em 2007", acrescentou. Do total dos brasileiros ouvidos, 44% realizaram viagens domésticas em 2011. Esse valor é 15,2% maior em relação a 2007. O total de viagens domésticas no Brasil saltou de 161 milhões em 2007 para 191 milhões em 2011, um crescimento de 19%. O consumo de viagens elevou de 15,2%.
Em viagens internacionais, o aumento de brasileiros em viagens domésticou ficou em 4.3%. "Também observamos que a nova classe média, brasileiros com até quatro salários mínimos, só não viajou mais por conta da falta de dinheiro. Já o público com mais de 15 mil de renda nao viajaram mais por falta de tempo", explicou Gastão Vieira. O levantamento também apontou que o lazer é a principal motivação de viagem do brasileiro - de 83% em 2007 para 81,4% em 2011. Além disso, mais de 50% dos brasileiros passaram a utilizar o avião com principal meio de transporte para viagens. "O uso de ônibus entre a população de 0 e quatro salários mínimos vem caindo. Já o uso de automóvel cresceu de 53,2% para 62,8%", completou

(Fonte : Mercado & Eventos)

RIO DE JANEIRO É ELEITO MELHOR DESTINO TURÍSTICO “CUSTO BENEFÍCIO” EM 2013


O ano de 2013 é ideal para visitar o Rio de Janeiro antes que os preços subam devido à Copa de 2014 e à Olimpíada de 2016, recomenda o famoso guia Lonely Planet, que divulgou nesta terça-feira (23) sua lista com sugestões dos melhores destinos turísticos para o ano que vem.
O Rio ocupa o topo do ranking na categoria "best value" (melhor 'custo benefício), ainda considerado adequado para quem viaja com um orçamento apertado.
"Se você tem planos para visitar as praias e os simbólicos pontos turísticos do Rio, este [2013] pode ser o ano para isso", diz um trecho do guia.
"Depois, os grandes eventos chegarão rápido, trazendo desenvolvimento, crescimento em infraestrutura e, em muitos casos, preços mais altos aos visitantes. Venha agora e veja uma cidade em processo de aperfeiçoamento para receber o mundo, mas antes que os custos aumentem", acrescenta a resenha.
Na mesma categoria 'custo benefício', o Rio de Janeiro é seguido pelos seguintes destinos turísticos: Gotemburgo, na Suécia, Namíbia, Camboja, Bolívia, Portland, no Estado americano do Oregon, Espanha, Eslovênia, Nepal e Geórgia.
O guia também destaca o Sri Lanka como o melhor país para se visitar em 2013; São Francisco, nos EUA, foi eleita a melhor cidade.
O Brasil é ainda mencionado no ranking de melhores cidades planejadas, com Brasília.
As listas fazem parte da edição Best in Travel 2013, que enumera, em ordem de importância, os dez países, regiões e cidades para serem visitados no ano que vem.
O guia também inclui outros rankings com sugestões de viagens, como os melhores destinos nas categorias "cuidado com a saúde" e "lugares onde se pode testar coisas novas".

CIDADES

São Francisco, descrita como "a queridinha da costa oeste dos EUA", foi escolhida como a melhor cidade para se visitar em 2013 por suas "famosas montanhas", "terremotos" e "sua inclinação pela política liberal".
O guia acrescenta que a cidade continua a atrair gente de "todos os tipos", "abraçando efusivamente todos os recém-chegados no coração de sua mistura cultural".
Na lista das melhores cidades para se visitar no ano que vem, chama atenção também a presença de Addis Abeba, capital da Etiópia, em nono lugar, a única da África. Segundo o guia, "a cidade está evoluindo em um ritmo rápido, semelhante a de um maratonista etíope".
"Fundada há pouco mais de um século, Addis Abeba, que em amárico significa "Nova Flor", não é apenas a capital diplomática da África como uma metrópole próspera", acrescenta a resenha.

PAÍSES

No ranking dos países, a primeira posição foi ocupada pelo Sri Lanka. Segundo o guia, "após um tsunami devastador e uma guerra civil que durou de 1983 a 2009, o país está se reerguendo ao apostar na indústria do turismo, e o número de turistas vem crescendo desde então", disse o guia.
A pequena ilha no Oceano Índico é seguida de perto por Montenegro, na Europa Oriental, onde, segundo a resenha, "a natureza é prolífica e criativa", produzindo "paisagens icônicas como a Baía de Kotor e as populares praias".
O guia também relembra ao viajante que vista o país de "levar um par de botas de escalada junto com um traje de banho".
Coreia do Sul, Equador, Eslováquia, Ilhas Salomão, Islândia, Turquia, República Dominicana e Madagascar completam a lista

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo, da BBC Brasil / imagem divulgação)

RIO PEDE VOLTA DA ABAV À CIDADE


Os representantes do Turismo da cidade e do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, presidente da Riotur, e Ronald Ázaro, secretário Estadual de Turismo, falaram durante abertura da Feira da Abav sobre a mudança para São Paulo. Segundo Antonio Pedro, a saída acontece justamente no momento onde a cidade recebe mais investimentos e está, segundo ele, sob os olhos do mundo.
“É uma decisão que vai na contra mão dos acontecimentos. Hoje o mundo está de olho no Rio e a Abav toma a atitude de sair daqui. Desejo sucesso à Abav em São Paulo, mas sonho com o retorno”, afirmou.
O presidente da Riotur foi além e falou da “retomada da auto-estima” dos cariocas com a política de segurança pública implantada pelo governador Sergio Cabral e pelos investimentos que a Prefeitura do Rio vem realizando na cidade. “Os investimentos estão acontecendo em todas as áreas, entre elas o turismo com a implantação do Porto Maravilha, reforma do Maracanã e outras ações. Estamos vivendo um novo momento na cidade”, garantiu Antonio Pedro.
Ronald Ázaro não fugiu do assunto e deu sua opinião sobre a mudança. “Não vou dar adeus e desejar boa sorte a São Paulo, vou dar um até logo e sonhar com um retorno breve à cidade”, disse.

(Fonte : Panrotas)

APÓS FUSÃO, VOO WEBJET PASSA A TER PREÇO DE GOL


A Gol acabou na última semana com a principal marca da Webjet: a venda de passagens aéreas mais baratas.
O site da companhia foi desativado há uma semana. As vendas desde então ocorrem pelo site da Gol.
Agora, os voos da Webjet exibidos no novo site têm preços de Gol, mais altos.
A Folha comparou cinco voos da Webjet, todos a partir do aeroporto de Guarulhos, com saída a partir de 11 de janeiro, daqui a mais de dois meses.
O trecho Guarulhos-Salvador pela Webjet estava à venda por R$ 171,90. Em setembro, quando ainda era companhia ultra-low cost (superbaixo custo), ida e volta saíam por R$ 191. No trecho Guarulhos-Galeão, era R$ 197,90 em 11 de janeiro, ante R$ 107, ida e volta, em setembro.
Questionada, a Gol declarou que "a precificação [das passagens] é dinâmica".
Embora a extinção da política de superbaixos preços reforce críticas de que a Gol teria comprado a Webjet para tirar uma concorrente do mercado e não para passar a explorar o nicho de passagens baratas, analistas afirmam que o aumento era esperado.
Dificilmente a companhia aérea poderia repetir a política de preços da Webjet, que estaria operando com prejuízo em alguns voos.
"As tarifas, em geral, tiveram redução de 60% nos últimos oito anos e, hoje, tudo aponta para um cenário de crescimento dessas tarifas", aponta Lucas Arruda, da Lunica Consultoria.
"A Gol, entretanto, deve manter boa parte dos antigos clientes da Webjet, que passarão a optar pelo parcelamento dos bilhetes", completa Arruda.
O Cade autorizou a compra da Webjet pela Gol há duas semanas, condicionando-a a um termo de compromisso. Pelo acordo, a companhia não poderá ter mais do que 15% de cancelamentos de uso de slots (horários para realizar pousos e decolagens) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em razão da forte presença da Webjet nesse terminal.
Segundo o Cade, o acordo não prevê nenhuma regulação da política de preços da companhia.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

GOL LANÇA PROMOÇÃO QUE DARÁ 1.000.000 DE MILHAS SMILES POR SEMANA


A Gol lançou a promoção: “1.000.000 de Milhas Smiles”. Por meio da ação, a companhia vai premiar oito clientes Gol que serão contemplados com um milhão de milhas Smiles cada um. Caso o bilhete sorteado tenha sido adquirido em uma Agência de Viagem, o prêmio será estendido ao vendedor que irá receber 100.000 milhas. “Esta é uma promoção inovadora. A Gol, além de oferecer as melhores tarifas todos os dias, quer dar ao cliente a oportunidade de aproveitar como um milionário seu programa de relacionamento, que oferece ótimas opções para resgate”, ”, ressalta Florence Scappini, diretora de marketing e comunicação da companhia.
Para participar basta comprar - no site da companhia ( www.voegol.com.br ), nas Lojas, na Central de Relacionamento com o Cliente (0300 115 2121), nas Agências de Viagem ou utilizando bilhetes prêmio Smiles - pelo menos uma passagem Gol (ida e volta), no período de 19 de outubro a 30 de novembro, para voar em qualquer data. Para participar, além de adquirir um bilhete, o cliente deve estar inscrito no programa de relacionamento da companhia, o Smiles (www.voegol.com.br/smiles). Em seguida, basta cadastrar-se no site da ação www.1milhaodemilhas.com.br e seguir os passos até gerar o cupom de participação.Os sorteios serão abertos ao público e vão acontecer na sede da Gol em São Paulo.

Confira abaixo a tabela com as datas:

27/out 1 cliente

03/nov 1 cliente

10/nov 1 cliente

17/nov 1 cliente

24/nov 1 cliente

01/dez 1 cliente

08/dez 2 clientes

(Fonte : Mercado & Eventos)