segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

MTUR E SDH LANÇAM CAMPANHA DE PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS NO CARNAVAL


Cerca de 6,8 milhões de turistas devem movimentar o país nos próximos dias. Ministros do Turismo e da Secretaria de Direitos Humanos mobilizam a sociedade para denunciar violações aos direitos das crianças e adolescentes


O Ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou nesta sexta-feira (6) do lançamento da campanha PROTEJA – NÃO DESVIE O OLHAR. Em parceria com a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, debateram, em videoconferência online, a importância de adotar medidas para evitar esse tipo de crime. O tema é um dos desafios enfrentados pelo Ministério do Turismo (MTur), especialmente em períodos que reúnem um grande número de turistas, como o Carnaval.

De acordo com estimativa do Ministério, cerca de 6,8 milhões de turistas brasileiros devem aproveitar a folia nos principais destinos do país. “Ao mobilizar uma rede de profissionais ligados ao setor unimos forças para enfrentar o problema e fortalecemos a boa imagem que se tem do Brasil”, disse Lages.

A mensagem “PROTEJA – NÃO DESVIE O OLHAR” tem sido disseminada nos principais estabelecimentos ligados ao turismo, como meios de hospedagem, bares e restaurantes. “Eles estão envolvidos neste ato de sensibilização, ao observar, por exemplo, se há menores desacompanhados em meios de hospedagem, o que é proibido em Lei. Além disso, cooperativas de taxis darão um reforço ao colarem adesivos com a mensagem nos carros”, afirmou o ministro.

Os Centros de Atendimento ao Turistas (CATs) também aderiram à campanha. Eles vão distribuir cartilhas e materiais da campanha, disponíveis em português, inglês e espanhol, como forma de orientar estrangeiros e brasileiros que viajam pelo país.

A ministra Ideli Salvatti afirmou, ainda, que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal devem ajudar na divulgação, ao incluir no extrato bancário o slogan da campanha. “A sociedade tem acolhido as nossas crianças ao se conscientizar da importância de proteger os menores. Prova disso é que o número de denúncias do Disque 100 supera o registro meio milhões de ligações”, disse.

As ações de proteção à criança realizadas em 2014 pelo MTur mobilizaram mais de duas mil pessoas em 22 capitais do Brasil. Em 2015 as palestras sobre a tema serão feitas em mais de 20 destinos brasileiros, com previsão de início ainda este mês.


Como denunciar?


O canal é o Disque 100. O atendimento é feito sem interrupção, a qualquer hora do dia ou da noite. As ligações são mantidas em sigilo e encaminhadas ao conselho tutelar e à polícia civil ou militar. Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Infância e Juventude avaliam e repassam para o acompanhamento às promotorias de infância.


Aplicativo


A denúncia também pode ser feita pelos celulares, por meio do aplicativo “Proteja Brasil”, desenvolvido pela Unicef e pelo governo brasileiro. Disponível na Apple Store e na Google Play, o programa ajuda os usuários a identificar e denunciar as violações de direitos de crianças e adolescentes. É possível, ainda, localizar as delegacias ou unidades de conselho tutelar mais próximas do cidadão.


(Com informações do MTur)