sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DOIS HOTÉIS DA REDE IHG LANÇAM SITES MAIS FUNCIONAIS


Dois hotéis do IHG – Holiday Inn Parque Anhembi e Staybridge Suites São Paulo – estão com novos websites, que prometem mais interatividade e agilidade na hora de encontrar informações. No www.holidayanhembi.com.br, o internauta pode conhecer o maior hotel do Brasil e as categorias de seus 780 apartamentos, com imagens.
Há ainda informações detalhadas dos serviços do empreendimento, como restaurante, room service, bar, fitness e business center, por exemplo. É possível ver, ainda, as plantas das salas de eventos e sua capacidade. O site pode ser acessado em português, inglês, espanhol, alemão, francês ou italiano, segue os padrões da bandeira e servirá como modelo para os demais hotéis Holiday Inn no Brasil.
Já no site do Staybridge Suites São Paulo, hotel localizado no bairro do Itaim Bibi, todas as acomodações podem ser analisadas via sistema, que permite visão 360o. No endereço www.staybridge.com.br é possível ver também a descrição dos serviços disponíveis no Open Mall, do Complexo Brascan, onde o hotel está situado.
Há ainda sugestões de locais turísticos de São Paulo para os hóspedes. E, para quem não conhece a capital paulista, o site disponibiliza vídeos oficiais da cidade, produzidos pela prefeitura e Ministério do Turismo, que mostram o que fazer quando estiver visitando a matrópole.

(Fonte : Panrotas)

PARCERIAS: HOTELARIA DO RIO DE JANEIRO INVESTE EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


A ABIH-RJ firmou parceria com duas instituições de ensino - IBMR e Senac Rio - e está oferecendo aos seus colaboradores a possibilidade de se inscrever em cursos com descontos que variam de 20% a 50%.
Com o Senac Rio, os funcionários dos hotéis associados têm direito a bolsas de 50% para inscrições nos cursos de inglês, espanhol e francês. As bolsas só valem se forem efetuadas no mês de fevereiro.
Com o IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação), os funcionários e seus dependentes terão desconto de 20% durante todo o curso para as matrículas realizadas na graduação e pós-graduação em 2011. Além dos cursos voltados especificamente para a área de negócios e turismo, como Administração, Administração Hoteleira e Gastronomia, a parceria dá direito também a outros cursos da grade do IBMR.
O IBMR ocupa a posição número um no ranking do Enade/MEC e, em parceria, com a Laureate International Universities - uma das mais respeitadas gestoras de ensino do mundo - trouxe para o Rio de Janeiro as melhores escolas de negócios, como a University of Cambridge, Kendall College, Institute of Higher Education (Glion) e a Escuela de Estúdios Univesitarios Real Madri.

Mais informações sobre as parcerias e os descontos pelo telefone (21) 3410-5131 (21) 3410-5131 , pelo e-mail abih-rj@abihrj.com.br ou na sede da ABIH-RJ, na Rua Barata Ribeiro, 370, sala 318, Copacabana, das 09h00 às 18h00.

(Fonte : Business Travel Magaz.)

MTUR DISCUTE AÇÕES PARA O NORDESTE


O ministro do Turismo, Pedro Novais, reuniu-se, nesta quinta-feira (17/02), em Brasília (DF), com o presidente da Fundação CTI Nordeste, Bismarck Maia. Em pauta, ações para alavancar o turismo na região Nordeste.
“O Nordeste precisa crescer. As condições de turismo que nós temos são inigualáveis. Devemos aproveitar a oportunidade para alavancar nossa região e, neste instante, o meio mais eficaz e eficiente é o turismo”, ressaltou Novais.
Maia solicitou apoio do MTur para a realização da Brazil National Tourism Mart, em maio, em Natal (RN). E, ainda, pediu a liberação de verba descentralizada para promoção nacional e internacional da região e apoio aos estados do Nordeste na liberação da contrapartida do MTur junto ao Prodetur Nacional. “O Nordeste está esperançoso. O senhor é o ministro do Brasil, mas primeiro é nosso ministro”, brincou Maia.
Novais solicitou esforço conjunto entre as secretarias de turismo estaduais e municipais e a CTI Nordeste para desenvolver o turismo na região. “O Ministério sozinho não pode muito, mas juntos. Sejam criativos e proponham projetos economicamente viáveis, que teremos o máximo prazer em ajudar”, finalizou Novais.

(Fonte : MTur)

NILO SÉRGIO NÃO É MAIS O PRESIDENTE DA TURISRIO


Nilo Sérgio Félix não é mais o presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio). A confirmação da saída dele do cargo aconteceu ontem à noite. O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, chegou a anunciar que não faria alterações no comando do órgão. Ainda não está definido como será ocupada a função, mas existe, inclusive, a possibilidade de o secretário acumular as funções.
Nilo ocupava a presidência da TurisRio desde 2006 e atua no turismo há mais de 40 anos. Em 1995, ele chegou a ocupar o cargo de superintendente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), atuando como representante do ministro do Turismo no Rio de Janeiro. Foi subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro entre 2003 e 2006.

(Fonte & foto : Mercado & Eventos)

ABRACORP ADERE À COALIZAÇÃO QUE PROMOVE TRANSPARÊNCIA NAS TARIFAS AÉREAS


A Abracorp - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas anunciou sua adesão à coalização Open Allies for Airfare Transparency, criada no último dia 20 de janeiro nos EUA por mais de 115 empresas e organizações da indústria de viagens corporativas, que juntaram esforços para solicitar que as companhias aéreas compartilhem todas as suas tarifas e informações sobre produtos e serviços fragmentados com os sistemas globais de distribuição (GDS’s) que atualmente utilizam e que não burlem esses sistemas através de novas, não testadas e potencialmente custosas abordagens ou opções do tipo “direct connect”.
No comunicado da Abracorp, essas opções são denominadas “vários bancos de dados menores, administrados pelas próprias empresas de aviação, como era no passado mais remoto”. A entidade considera que a proposta de fragmentar os conteúdos dos GDSs em pequenos bancos de dados independentes, se aceita, significará jogar fora o esforço tecnológico que permitiu a melhoria de qualidade e o crescimento dos serviços de viagens.
Ou seja, a aliança à qual a Abracorp se juntou, sai em defesa dos GDs’s - e se contrapõe à American Airlines, que iniciou a novela ao anunciar aos players da cadeia de distribuição que estará implementando seu canal “direct connect”, único sistema que oferecerá todo seu conteúdo e inventário. A novela teve vários capítulos, alguns ainda em andamento, envolvendo entre outros GDS’s como Travelport e Sabre, além de várias OTA’s - agências de viagens online.
Segundo Francisco Leme, presidente do Conselho de Administração da Abracorp, a fragmentação de conteúdos em bancos independentes, “além de gerar custos para todos os elos da cadeia de negócios, colocaria em risco a própria agilidade dos sistemas, então desconectados, e, pior, a confiabilidade das informações nas operações de reserva e venda de passagens aéreas”.
Francisco Leme continua, dizendo que o problema não é apenas esse. “O que se vê aqui é, também, uma tentativa de frontal desrespeito aos consumidores”. Na opinião da entidade, que representa agências responsáveis por mais de 40% das receitas auferidas pelo segmento de viagens corporativas no Brasil, o modelo de negócio fragmentado, como querem as companhias aéreas, não fere apenas os interesses dos agentes de viagens. “Se adotado, virá tornar menos transparente para o cliente os verdadeiros preços e custos de uma viagem”, insiste.
Devidamente ouvidas, as agências associadas, segundo Leme, consideram que a fragmentação do conteúdo geraria enorme aumento de custos tecnológicos. “Nós estaríamos usando a tecnologia não para promover a produtividade-lucratividade, mas, sim, para fazer remontar o processo de comercialização de passagens aéreas à pré-história”, protesta o presidente da Abracorp, a propósito do tema.
Mais informações sobre a coalização: www.faretransparency.org

(Fonte : Business Travel Magaz.)

OMT ANUNCIA PRIMEIRO FÓRUM GLOBAL DE TURISMO, A SER REALIZADO EM ANDORRA


Andorra sediará, entre 6 e 7 de março, o primeiro Fórum Global de Turismo, organizado pela Organização Mundial de Turismo (OMT), em conjunto com o governo do país. Segundo o diretor executivo do WTM, Márcio Favilla, o evento servirá para discutir as contribuições do turismo para a economia mundial e terá como tema "Construção de novos modelos para o crescimento turístico: competitividade e responsabilidade".
O Fórum deve reunir diversos nomes importantes do turismo, além de acadêmicos e a sociedade civil. Estarão presentes o Ministro do Turismo da África do Sul, Marthinus van Schalkwyk, o Presidente e CEO do World Travel and Tourism Council (WTTC), David Scowsill, e o Vice-Presidente e CEO da Sol Meliá Hotels, Sebastian Escarrer, entre outros.

(Fonte : Mercado & Eventos)

SOLANGE VIEIRA DEIXA A PRESIDÊNCIA DA ANAC


Depois de três anos e meio à frente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira deixará mesmo a presidência da instituição assim que concluir o mandato, previsto para terminar no dia 17 de março. Ela sai de férias no dia 28 de fevereiro e, por vontade própria, não voltará, como antecipou nesta quinta-feira, 17, a coluna ‘Direto da Fonte’.
Em entrevista ao Estado em janeiro de 2009, Solange já havia adiantado que não queria brigar pela renovação de seu mandato. "Como toda mulher, sonho em ter filhos", disse naquela ocasião. "Mas filhos, só depois que eu sair da Anac. Ainda posso adiar um pouco, mas não muito." Solange tem 41 anos e está casada há três. Na mesma entrevista, ela disse que, ao deixar a Anac, gostaria de voltar ao BNDES, onde é funcionária de carreira.
Para substituí-la enquanto estiver de férias, a presidente da Anac indicou o coronel Cláudio Passos, diretor mais antigo da agência reguladora. O mandato dele também termina em março, mas, ao contrário de Solange, Passos deve permanecer no cargo. Por enquanto, ainda não há informações sobre quem assumirá a presidência da agência.
...
Economista, com passagem pela Secretaria de Previdência Complementar na gestão Fernando Henrique Cardoso, Solange chegou à agência em 2007, no auge da crise aérea, com a missão de instituir padrões de pontualidade e qualidade à aviação civil. No meio, ficou conhecida por imprimir uma visão mais moderna ao setor e dar fim às relações de politicagem que predominavam na gestão da Anac até então. Logo no início, Solange comprou briga com as gigantes Gol e TAM ao dizer que os problemas do setor estavam ligados ao excesso de concentração de mercado.

Mais mudanças

Paralelamente à saída de Solange, estão previstas outras alterações na estrutura dos órgãos responsáveis pelo setor aéreo brasileiro. A presidente Dilma Rousseff deve anunciar em breve a criação de uma nova Secretaria de Aviação Civil (SAC). Com status de ministério, o órgão terá sob seu controle a Infraero, que administra os 67 aeroportos do País e tem para este ano um orçamento de R$ 2,2 bilhões.
O atual executivo do banco Safra e ex-presidente do Banco do Brasil, Rossano Maranhão, foi convidado a assumir o comando da nova secretaria. Ele é ligado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB). A estrutura da secretaria, no entanto, depende de algumas costuras políticas para ser definida.

(Fonte : Jornal O Estado de S. Paulo)