quarta-feira, 13 de abril de 2016

Prazo para atualização do Mapa do Turismo termina dia 30




O Programa de Regionalização do Ministério do Turismo formalizou nesta segunda-feira (11), por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), o Comitê Executivo que terá a finalidade de deliberar sobre temas relevantes do setor a partir de estudos em tendência e demandas. Integra o programa,  o Mapa do Turismo Brasileiro composto, atualmente, por 3.345 municípios e 303 regiões turísticas.

“O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta e norteia a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. Trata-se de um recorte territorial  que norteará e subsidiará as áreas prioritárias que devem ser trabalhadas pelo Ministério do Turismo”, explicou o Diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo, Rogério Cóser.

A quinta edição do mapa, que define o objetivo das políticas a serem desenvolvidas e implementadas pela pasta, deverá ser lançada ainda neste semestre. Para isso, os estados terão até 30 de abril para apresentar propostas de atualização do mapa em suas regiões.

Para compor o comitê recém-criado serão designados um titular e um suplente de cada uma das seguintes áreas da Pasta: Gabinete do Ministro, Secretaria-Executiva, Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo e Embratur.



MAPA TURÍSTICO - Para a composição do mapa, MTur e órgãos estaduais de turismo estabeleceram requisitos mínimos, a serem atendidos por regiões turísticas e municípios, a partir do preenchimento de um sistema desenvolvido pela Diretoria de Gestão e Planejamento Estratégico do ministério (sistema.mapa.turismo.gov.br).



(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Obras de infraestrutura turística passam por vistoria do MTur




Uma equipe de sete servidores do Ministério do Turismo constatou que 81% das 62 obras vistoriadas pelo grupo no último ano estavam coerentes com o projeto básico/executivo. O relatório das supervisões será entregue à Caixa Econômica Federal (CEF) nos próximos dias.

A seleção das obras foi feita com base na portaria 112, que estipula que as supervisões devem ser realizadas em contratos já iniciados, paralisados, atrasados ou aqueles cujos repasses são superiores a R$ 5 milhões. Como resultado, foram selecionados 62 projetos de 33 municípios em 10 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Pernambuco e São Paulo.

“A supervisão desses contratos é fundamental para aprimorar a gestão e o controle de contratos de repasse, além de dar mais transparência à aplicação dos gastos públicos no país”, afirmou o ministro do Turismo interino, Alberto Alves.

Do total de obras visitadas, 19% estavam incoerentes com o projeto. Esses casos serão notificados à Caixa Econômica Federal, responsável pela operacionalização dos contratos do MTur, desde a celebração até a prestação de contas final.

“Vamos apresentar esse relatório final à Caixa Econômica Federal para que eles possam sanar as pendências apontadas pelo MTur”, explica o engenheiro do MTur, Alexandre Mangini. As normas relativas as transferências voluntárias de recursos do Orçamento Geral da União são regidas pelo Decreto Lei 6.170 e regulamentadas pela Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU Nº 507. As vistorias têm como objetivo avaliar o andamento das obras e se elas estão de acordo com o objeto contratado. A mudança desse objeto é expressamente vedada pela legislação vigente. Se for comprovado o desvio de finalidade, os recursos deverão ser devolvidos integralmente à União, caso o tomador não tome as providências para que o objeto retome a funcionalidade originalmente pactuada.



VISTORIAS - A equipe também analisou a eficiência dos contratos das obras, analisando a documentação apresentada pelos estados e municípios para a Caixa Econômica Federal. A intenção foi verificar se os documentos relacionados estavam de acordo com as exigências estabelecidas pelo MTur. Foram analisados 2010 documentos, dos quais 63% apresentaram informações consistentes e de acordo com as normas legais. Entre os documentos exigidos pelo MTur, para celebração e execução de contratos de repasse, estão o edital de licitação, projeto da obra e licenças ambientais.

No quesito efetividade, que analisa se a obra realizada está disponível para uso da população, a equipe verificou um índice de conformidade da ordem de 60%. As não-conformidades também estarão listadas no relatório enviado à CEF.



INFRAESTRUTURA TURÍSTICA - Desde 2003 o ministério investiu mais de R$ 10 bilhões em obras de infraestrutura turística, beneficiando cerca de 4,6 mil municípios em todo o país. São obras de construção, ampliação ou reforma de centros de convenções, praças públicas, museus, áreas de lazer, entre outras, além de apoio a projetos de sinalização, acessibilidade e requalificação, que impactam diretamente a vida do cidadão brasileiro.



(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Aplicativo permite acompanhamento de obras do PAC pelo celular




Os interessados em acompanhar de perto as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluindo as obras  do Ministério do Turismo, poderão encontrar as informações por meio de um aplicativo que reúne dados sobre os empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal. O aplicativo PAC 2015-2018 informa a localização das obras, valores, andamento dos projetos e órgão responsável pela execução, entre outras informações.

Por meio do PAC, o Ministério do Turismo assinou contratos que somam R$ 461 milhões destinados a 11 Centros de Convenções, entre eles o de Natal (RN) - R$ 30 milhões -, o de Maceió (AL) - R$ 20 milhões - e o de Teresina (PI) - R$ 40 milhões.

O investimento leva em conta dados da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês), que mostram que o Brasil é o único país latino-americano a integrar o ranking das 10 nações que mais realizam eventos internacionais.

Além disso, pesquisa do Ministério do Turismo aponta que o segmento de negócios e eventos é o segundo principal fator de atração de estrangeiros ao Brasil, e este tipo de viajante gasta quase o dobro daqueles que têm como foco principal da visita o lazer.

A ferramenta, desenvolvida pelo Ministério do Planejamento, em parceria com a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC), tem o objetivo de ampliar a transparência das ações do programa, possibilitando que o cidadão acesse, de forma simples e rápida, por meio de tablets e smartphones, todas as informações do PAC. O aplicativo encontra-se disponível, gratuitamente, nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS).



CIDADES HISTÓRICAS - O MTur também participa do PAC Cidades Histórica, por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura que prevê o apoio projetos de sinalização turística e investimentos de mais de R$ 18 milhões distribuídos por 32 cidades de 17 estados.  O investimento é estratégico para o setor já que, segundo estudo do MTur, foi responsável por atrair mais de 10% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil a lazer em 2014 e que apontaram os recursos culturais e históricos como principal motivação da viagem.

Somando todas as obras do PAC no governo federal, os investimentos executados em 2015 alcançaram a marca de R$ 251,7 bilhões, o que representa 24,2% do total previsto para o período 2015-2018 (R$ 1,04 trilhão). As ações concluídas totalizam R$ 159,7 bilhões, ou 23,8% do previsto até 2018 (R$ 672 bilhões).



(Fonte : MTur com informações do Ministério do Planejamento / Imagem divulgação)

Aberto prazo para recebimento de propostas no Siconv




O Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) estará aberto até a próxima quinta-feira, 14 de abril, para receber propostas de projetos para infraestrutura turística. O Ministério do Turismo receberá propostas com valores a partir de R$ 250 mil, que contemplam sinalização turística, construção de pórticos, de estradas, ferrovias, pontes, túneis, viadutos, orlas, terminais rodoviários, museus, centros de convenções, centros de apoio ao turista, centros de qualificação de mão de obra, despoluição de praias, saneamento básico, entre outros.

No momento da inclusão da proposta no sistema, o órgão que estiver pleiteando o recurso deverá escolher a opção “enviar para análise”. A proposta só será encaminhada e armazenada no sistema após a escolha desta opção.

Para tirar qualquer dúvida referente ao processo, é importante consultar a Portaria 112, que orienta os candidatos sobre os tipos de projetos e a forma de apresentá-los. Documentos e orientações para o cadastramento da proposta estão disponíveis na aba “Anexos” do programa 5400020160003, no site do Siconv. O processo de envio de propostas teve início na última quarta-feira (06).



(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Hotéis deixam turistas usarem só algumas horas da diária




Um turista a passeio ou um executivo a trabalho pretendem passar apenas algumas horas em determinada cidade, no aguardo do próximo voo. Para descansar nesse intervalo e não ficar preso no aeroporto, ele decide reservar um quarto de hotel. Contudo, a única opção é pagar uma diária completa, mesmo que não deseje utilizar o serviço durante as 24 horas.

A cena é fictícia, porém hotéis vêm percebendo a demanda de um público que deseja utilizar suas acomodações durante apenas algumas horas. Por isso, muitos estabelecimentos passaram a oferecer uma venda fracionada de suas diárias. Assim, o cliente reserva o quarto por durante apenas uma parte do dia e paga um valor menor pela estadia.

"Muitos clientes usam apenas parte da diária e, assim, acabam pagando por um período que não utilizam", diz Pedro Xavier, fundador do site HotelQuando, que busca intermediar a relação entre turistas e locais que oferecem diária fracionada.

A plataforma, criada em agosto de 2014, reúne mais de 200 hotéis no Brasil. Neste ano, os fundadores pretendem expandir o site para países da América Latina. "Nosso objetivo é vender ociosidade", diz Xavier. "Assim, cliente e hotel podem economizar."

No caso dos hotéis conveniados ao site, cobra-se 45% da diária completa em uma estadia de até seis horas, 65% do valor para permanências de até nove horas e 70% se o cliente comprar uma fração de 12 horas. Os estabelecimentos avisam quantos quartos estão vagos para locação parcial em determinado período.



DIFERENTES HORÁRIOS



Alguns lugares, porém, não oferecem o serviço à noite, por receio de que o prédio seja usado como motel. Mas o comportamento não é consenso. "A gente conhece o perfil do nosso público e sabe que essa não é a demanda", diz André Genova, gerente do Feller Avenida Paulista, que costuma atrair executivos. O local trabalha com o serviço há mais de um ano, o que fez com que diminuísse a ociosidade dos quartos

"A busca é geralmente de pessoas viajando a trabalho, que chegam em horários diferenciados", explica Meire Sofia, coordenadora de reservas do London Class Suites, que oferece diárias fracionadas apenas ao longo do dia.

Além de executivos, o serviço também pode ser opção para quem busca apenas uma tarde de lazer. "São pessoas que vêm para pegar sol na piscina, usar o restaurante e o spa", conta Cristian Bernardi, do Tivoli. "É uma forma de diversão sem sair de São Paulo."



(Fonte : Folha de SP / Imagem divulgação)

Proposta para acabar com despacho de bagagens gratuito desperta polêmica



Novas normas da aviação brasileira que podem acabar com o atual despacho gratuito de bagagens vão forçar as empresas aéreas a adotarem novas estratégias e podem alterar a dinâmica de preços de passagens no país, mas ainda não há consenso sobre como o setor e os passageiros serão atingidos.

A proposta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê que a partir do segundo ano de publicação da nova norma se dará a desregulamentação total das franquias de bagagem despachada. Isso significa que as companhias aéreas passarão a estabelecer livremente as regras, podendo inclusive cobrar pelo serviço, se aprovada a medida.

O tema fica em audiência pública até 10 de abril e a Anac trabalha com a previsão de publicação neste ano.

Na avaliação da Abear, associação que representa Gol, TAM, Azul e Avianca, a mudança permitirá que as empresas ofereçam uma tarifa inicial menor, sem embutir custos desnecessários aos passageiros que não levam bagagem.

"Vamos deixar de ser injustos com os dois terços dos passageiros que viajam sem bagagem", disse o presidente da entidade, Eduardo Sanovicz. Para ele, seria possível deixar as passagens mais baratas mesmo em um ambiente de crise econômica. Atualmente o custo do transporte obrigatório das bagagens é diluído entre todos os passageiros.

O Ministério Público Federal, contudo, demonstrou preocupação com o tema. "O temor é de que haja um retrocesso no direito do consumidor sem a devida fiscalização. Qual é o mecanismo que garante que as empresas vão oferecer passagens mais baratas se não forem obrigadas a ter a franquia?", disse o procurador da República Thiago Nobre, coordenador do Grupo de Trabalho Transportes do MPF.

Atualmente, são permitidas, gratuitamente, malas de 23 quilos em trajetos nacionais em aeronaves acima de 31 assentos. Nos voos internacionais, são gratuitas duas malas de 32 quilos, exceto para América do Sul.

A própria Anac afirma que, como não se sabe se alguma empresa efetivamente passará a cobrar pelo despacho de bagagens, "não é possível fazer estimativa minimamente razoável sobre eventual custo-benefício da medida".

Segundo a agência, a proposta se baseia nos princípios da livre iniciativa, do regime de liberdade tarifária e tem como objetivo alinhar o mercado brasileiro às práticas vigentes nos mercados internacionais, como a Europa, onde a atuação das chamadas companhias aéreas de baixo custo é forte.

Tanto a Abear quanto a Anac dizem que as medidas adotadas até agora na aviação civil, como a liberação de preços das tarifas, implantada em 2001, geraram aumento da concorrência, do número de passageiros e redução nos preços das passagens.

Do ponto de vista das finanças das companhias aéreas, um eventual início de cobrança pelo despacho de bagagens pode não ser necessariamente positivo. "Pode ser melhor para a competitividade do setor, mas como tirar proveito se a medida for aprovada é uma questão em aberto", disse o presidente da Azul, a terceira maior companhia aérea do país, Antonoaldo Neves.

De acordo com ele, a empresa pode ganhar lucratividade se começar a cobrar, mas isso também depende do comportamento das rivais. "Se eu decidir cobrar e as outras não, vou perder clientes, e pode ser que o aumento das receitas auxiliares não compense a perda", afirmou.

Além disso, com a cobrança, mais passageiros se limitariam à bagagem de mão e as companhias aéreas perderiam receita recebida atualmente com o pagamento de taxas de excesso de bagagem, disse. No caso da bagagem de mão, a proposta da Anac prevê que a franquia mínima aumente de 5 para 10 quilos.

O novo regulamento proposto pela Anac também envolve diversos outros temas, como prazos de reembolso, cancelamento de passagens e compensação por extravio de bagagem.

A discussão das medidas ocorre após sucessivos prejuízos registrados pelo setor no país diante da retração da demanda provocada pela crise econômica e os maiores custos financeiros e com combustível, por conta dos juros elevados e valorização do dólar.

Com isso, a Abear vê chance de redução da oferta de voos de cerca de 7% em 2016 no país. Em fevereiro, a demanda por voos domésticos caiu pelo sétimo mês seguido.



CENÁRIO MAIS PROVÁVEL



Para o analista do setor aéreo da Lafis Consultoria, Felipe Souza, o mais provável é que as companhias ganhem com redução de custo de combustível, devido à tendência de consumidores de carregar menos bagagem no caso de haver cobrança.

Em rotas em que a demanda é menos sensível a preço, caso da ponte aérea Rio-São Paulo, frequente em viagens de negócios, as empresas aéreas poderiam manter os preços das passagens e ainda assim cobrar a tarifa para quem carregar bagagem.

Já em rotas mais longas e ligadas ao turismo, em que o cliente é sensível ao preço, as empresas fariam o repasse do desconto e assim atrairiam passageiros, avalia Souza.

Para o procurador do MPF, Thiago Nobre, será necessário que a Anac fiscalize as companhias aéreas, exigindo, por exemplo, que elas demonstrem a composição do preço da tarifa. "Não se pode permitir que se pratique um serviço de companhia aérea de baixo custo com preço de tarifa cheia", afirmou.



(Fonte : Reuters / Imagem divulgação)

Saiba como poupar em programas de fidelidade que oferecem descontos




Grandes companhias de aviação e cadeias de hotéis mudaram seus programas de fidelidade recentemente ou estão prestes a fazê-lo – caso da potencial combinação entre os programas de fidelidade das redes hoteleiras Starwood e Marriott. Mas o setor de viagens está repleto de outros programas de recompensas e fidelidade – que não recebem muita atenção, mas podem tornar uma viagem mais barata e fácil.



HOTÉIS



Leaders Club: o programa do grupo Leading Hotels of the World, formado por mais de 375 hotéis de luxo em 75 países, incluindo o Brasil, custa US$ 150 (R$ 550) por ano para adesão à categoria básica. Inclui café da manhã para duas pessoas a cada dia de estadia, acesso à internet, possibilidade de troca por um quarto superior, check-in mais cedo e check-out mais tarde e uma diária grátis nos hotéis a cada cinco viagens. Alguns estabelecimentos de luxo fazem parte do programa, como o Le Bristol Paris e o Ciragan Palace Kempinski, em Istambul (mais em lhw.com/leaders-club ).



Stash Hotel Rewards: é um programa menor que inclui diversos hotéis independentes nos Estados Unidos, no Caribe e no Panamá, como o Beach House, nas ilhas Turks and Caicos, e o Honua Kai Resort & Spa, no Havaí. A adesão é gratuita, e os membros ganham cinco pontos por dólar gasto, que eles podem usar para conseguir diárias grátis nos hotéis participantes. Um quarto no Sunset Marquis, em Los Angeles, para um sábado em maio, tinha diária de US$ 315 (R$ 1.160) ou 29,1 mil pontos Stash. Brasileiros podem se inscrever (stashrewards.com ).



iPrefer: os membros desse programa da rede Preferred Hotels and Resorts recebem vantagens nos mais de 600 hotéis participantes, em mais de 85 países, incluindo o Brasil. Trata-se de um dos maiores programas do tipo, e a adesão é grátis. Os benefícios incluem internet grátis, troca de quarto, check-in mais cedo e check-out mais tarde e pontos por viagens. Os membros recebem dez pontos por dólar gasto em uma estadia. A categoria elite (dos que acumulam 50 mil pontos ou mais por ano) ganha 15 pontos por dólar gasto em uma viagem (preferredhotels.com/iprefer ).



Hotels.com Rewards: quando o assunto são programas de recompensa associados a serviços on-line de reservas, muitos viajantes pensam na Expedia e na Priceline. A Hotels.com também tem um programa, que inclui cerca de 235 mil hotéis, alguns deles no Brasil. A adesão é grátis, e os membros recebem uma "noite de recompensa" para cada diária paga. Quando acumulam dez delas, recebem uma diária grátis em um dos hotéis elegíveis. O valor da diária grátis equivale à media das dez que o cliente pagou para ganhá-la (hotels.com ).



VIAGENS DE AVIÃO



Priority Pass: é um programa independente de fidelidade de aeroporto que oferece acesso a mais de 850 lounges em todo o mundo – não importa qual companhia aérea esteja usando para seus voos. O custo padrão é de US$ 99 (R$ 365) por ano, mais US$ 27 (R$ 100) por visita. Na categoria mais alta, o valor é de US$ 399 (R$ 1.470) ao ano e não há cobranças adicionais.

Embora o preço possa parecer alto, é baixo se comparado ao custo de adesão a apenas um dos clubes das companhias aéreas (mais em: prioritypass.com ).



CARROS



Uber: o serviço de carros tem parceria com a rede de hotéis Starwood. Depois de vincular suas contas no app e na companhia hoteleira, o cliente recebe um ponto para cada dólar gasto usando o Uber (usar o aplicativo durante uma estadia rende bonificação ainda maior).

Há também uma parceria com o programa de fidelidade da American Airlines, cujos associados têm prazo limitado para acumular pontos. Se você tiver um cartão AAdvantage Aviator MasterCard e usá-lo para pagar suas jornadas com o Uber, pode ganhar quilômetros adicionais de bonificação até 31 de julho (uber.com ).



(Fonte : The New York Times / Imagem divulgação)

Quem disse que gaúcho não entende nada de Forró ?




PessoALL do RJ, nesta quinta feira (14/4) o bairro charmoso de Santa Teresa vai bombar com uma mistura pra lá de irreverente : Forró do Gaúcho & Pife Acebolado, que homenageará Jackson do Pandeiro.

O gostoso Forrózinho Pé de Serra acontece na Cantina do Gaúcho, que fica em um local super aconchegante, repleto de gente bonita, comidinhas gostosas e bebidas geladas.



A Cantina fica na Almirante Alexandrino, 3056 – Santa Teresa – Rio de Janeiro

Para maiores informações : (21)25566638