quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

MTur discute áreas especiais e tributação com setor econômico do governo


Assuntos foram tema de agendas do ministro Henrique Eduardo Alves com os ministérios da Fazenda e do Planejamento



O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, se reuniu nesta terça-feira (12) com o ministro do Planejamento, Valdir Simão, para apresentar propostas para diversificar a oferta turística brasileira e tornar mais dinâmica a economia, com novos projetos que devem gerar mais emprego e renda para a população. Entre as iniciativas está a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico, que resultaria em uma legislação específica para o setor em áreas com vocação para o turismo, com a revisão de incentivos fiscais e de licenciamento ambiental para a instalação de novos negócios.

O melhor aproveitamento dos parques nacionais pelo turismo também está entre os projetos defendidos pelo ministro Henrique Alves. “O próprio turista vai ajudar a preservar a natureza e a divulgar uma das nossas maiores vocações que é o potencial do meio ambiente”, ressaltou. A proposta de divulgar o Brasil, dentro e fora do país, por meio de uma agência de promoção que será resultado de uma mudança na Embratur esteve entre os assuntos discutidos e conta também com o apoio do ministro do Planejamento. A agência proposta por Henrique Alves também contaria com recursos da iniciativa privada.

O ministro defendeu, ainda, que o governo fique isento da discussão sobre a legalização de jogos de azar e cassinos. “Se acabarmos com a ilegalidade teremos o controle das atividades e mais arrecadação gerada pelos impostos cobrados com toda transparência”, afirmou. Henrique Alves também propôs ajustes no orçamento do Ministério do Turismo para que projetos em execução sejam atendidos com recursos do Turismo que estão represados na Caixa Econômica Federal e poderão retornar para a conta do Tesouro Nacional. O retorno do dinheiro, da ordem de R$ 600 milhões, para o orçamento do MTur, facilitaria o pagamento de obras e possibilitaria que novos projetos sejam atendidos, inclusive os decorrentes de emendas parlamentares.



TRIBUTAÇÃO DE REMESSAS - A cobrança de 25% de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre pacotes turísticos internacionais foi o assunto principal do encontro de Henrique Eduardo Alves com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, e representantes do setor turístico. Com o fim da isenção do pagamento da tributação, em 31 de dezembro de 2015, a expectativa do setor era pagar aos prestadores de serviços no exterior o mesmo valor do IOF (6,38%). De acordo com a Receita Federal, a alíquota de 25% será cobrada sobre o valor da remessa enviada ao exterior para cobrir despesas pelos serviços prestados aos turistas brasileiros que compram pacotes turísticos internacionais comercializados no Brasil.

O ministro Henrique Alves apelou ao representante da Fazenda para que fosse mantido um acordo prévio que havia sido intermediado por ele com o setor e o ex-ministro Joaquim Levy. “Será a contribuição do turismo ao ajuste fiscal. O setor vai sair da isenção total e passará a contribuir com IRRF equivalente ao IOF cobrado nas operações feitas no exterior com o cartão de crédito”, propôs Alves. Dyogo Oliveira pediu uma semana para rediscutir a proposta com a nova equipe econômica do Ministério da Fazenda.

Além de pacotes turísticos (remessas ao exterior para pagamentos de despesas de hospedagem ou transporte) também são tributados com a alíquota de 25% serviços classificados como gastos pessoais no exterior de pessoas físicas residentes no Brasil, em viagens de negócios, serviço, treinamento ou missões oficiais independentemente do valor remetido.

Participaram do encontro os representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), Edmar Augusto Bull; da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Magda Nassar; da Associação Brasileira das Empresas de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Marco Ferraz; e da CVC Turismo, Luiz Eduardo Falco.



(Fonte : MTur – 13-01-16 – Crédito imagem : Paulino Menezes)

Fazenda garante a trade: acordo de 6% está mantido


A nova previsão para publicação da medida provisória que assegura os 6,38% é dia 19 de janeiro, terça-feira da próxima semana



Magda Nassar, presidente da Braztoa, Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar, Edmar Bull, presidente da Abav Nacional, e Luiz Eduardo Falco, presidente da CVC, estiveram hoje de tarde em duas reuniões em Brasília para tratar da questão da tributação sobre remessas ao Exterior. Recebidos pelo secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Henriques Oliveira, os representantes do trade tiveram dele a garantia de que o acordo para imposto de renda de 6,38% para remessas ao Exterior, fechado com o ex-ministro Joaquim Levy, está mantido e será honrado pelo governo.

Como Levy não fez a alteração do orçamento de 2016, é preciso achar uma solução para a diferença. Mas o ministro Nelson Barbosa, da Fazenda, o vice-presidente, Michel Temer, que ontem recebeu o grupo em outra reunião, e o ministro do Turismo, Henrique Alves, que tem articulado os apoios e costuras políticas para o setor, reafirmam que o acordo está mantido e que entendem a situação das empresas de Turismo.

A nova previsão para publicação da medida provisória que assegura os 6,38% é dia 19 de janeiro, terça-feira da próxima semana.

As lideranças ouvidas pelo Portal PANROTAS dizem estar satisfeitas com o comprometimento do governo e com a atuação do ministro do Turismo, mas ansiosas em relação ao adiamento da publicação da MP. "Quanto mais demora, mais difícil fica a situação das empresas de turismo", disse Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar.

Após o encontro com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, as lideranças se reuniram com Henrique Alves no MTur. Mas Alves também esteve com o grupo na reunião da Fazenda, mostrando seu apoio à causa.



(Fonte : Panrotas – 12-01-16 - Imagem divulgação)

Conselho Mundial de Turismo elogia Brasil por política de turismo


A decisão do governo brasileiro de isentar turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão de visto para entrar no Brasil foi elogiada em comunicado oficial da World Travel & Tourism Concil (WTTC)


A decisão do governo brasileiro de isentar turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão de visto para entrar no Brasil foi elogiada em comunicado oficial da World Travel & Tourism Concil (WTTC) - uma das mais respeitadas instituições do setor no mundo. A medida foi articulada pelo Ministério do Turismo, em parceria com os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e pode resultar em um aumento de cerca de 20% no número de visitantes desses países durante a competição.

“O reconhecimento internacional mostra que estamos no caminho certo para fazer da Olimpíada um marco para o turismo no Brasil”, comemorou o ministro Henrique Eduardo Alves.

Na avaliação de David Scowsill, presidente da WTTC, a dispensa da exigência de vistos durante a Olimpíada foi um grande passo. “Nos incentivamos que o governo amplie essa política após o fim dos Jogos Olímpicos”, disse. De acordo com a WTTC, processos como acordos de isenção de vistos e programas de viajantes são essenciais para garantir a passagem segura e suave do visitante internacional.

A medida adotada pelo Brasil é válida entre 1º de junho e 18 de setembro de 2016 e levou em conta uma série de fatores, tais como elevado fluxo emissivo internacional dos países escolhidos, histórico positivo no envio de turistas ao Brasil, países que mais gastam no Brasil, forte tradição olímpica e baixo risco migratório e de segurança.



(Fonte : Jornal de Turismo – 13-01-16 - Imagem divulgação)

Transporte aéreo cresce no mundo e recua no Brasil em novembro


Em outubro, a taxa de crescimento havia sido maior, de 7,1%.

O crescimento da demanda aérea de passageiros em novembro foi liderado pelos embarques nas rotas domésticas, que tiveram expansão de 6,4%. Nos voos internacionais, o avanço foi de 5,6%



A demanda no transporte aéreo de passageiros cresceu 5,9% em novembro de 2015 ante igual mês de 2014, informou nesta terça-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que representa as 260 maiores empresas de aviação do mundo.

Em outubro, a taxa de crescimento havia sido maior, de 7,1%.

O crescimento da demanda aérea de passageiros em novembro foi liderado pelos embarques nas rotas domésticas, que tiveram expansão de 6,4%. Nos voos internacionais, o avanço foi de 5,6%.

Com o desempenho apurado em novembro, a aviação global acumula nos onze primeiros meses de 2015 expansão de 6,7% ante 2014. A oferta também aumentou na aviação mundial, com variação de 4,2% em novembro e de 5,8% no acumulado em onze meses de 2015.

Entre os mercados domésticos, o Brasil apurou o pior resultado, com retração de 7,9% para a demanda e de 4,1% para a oferta. O desempenho pífio brasileiro acabou atrapalhando o mercado regional latino-americano, que ainda assim conseguiu avançar 10,7% em novembro.

Segundo a Iata, as companhias latino-americanas têm registrado um crescimento robusto em viagens aéreas, mas declínios significativos na receita e na rentabilidade, em especial por causa da fragilidade econômica nos dois maiores mercados do continente — Brasil e Argentina —, têm colocado pressão significativa no desempenho financeiro do setor.

Por outro lado, mercados como os da Índia, China e Estados Unidos seguem firmes, com crescimentos respectivos de 25,1%, 8,4% e 9,1%.



(Fonte : J.Valor – 13-01-16 – Imagem divulgação)

Resorts All-Inclusive podem ser tendência para brasileiros em 2016


75% dos brasileiros tem a intenção de se hospedar em um resort e 89% querem fazer essa viagem com o (a) parceiro (a) ou com a família. Essa tendência também vai de encontro com a alta do dólar, que torna uma viagem “sem surpresas” com gastos, mais vantajosa



Uma pesquisa realizada pelo TripAdvisor mostrou a preferência dos brasileiros por resorts All Inclusive. Das mais de 600 pessoas entrevistadas, mais da metade (53%) já se hospedaram ou pretendem se hospedar em um hotel all-inclusive. Em 2016, 75% dos brasileiros tem a intenção de se hospedar em um resort e 89% querem fazer essa viagem com o (a) parceiro (a) ou com a família. Essa tendência também vai de encontro com a alta do dólar, que torna uma viagem “sem surpresas” com gastos, mais vantajosa.

Em novembro, o TripAdvisor anuncou o prêmio global Travelers’ Choice™ 2015 Resorts All-Inclusive da América do Sul. A premiação anual é baseada em milhões de avaliações e opiniões de viajantes do TripAdvisor em todo o mundo. Os vencedores foram determinados a partir de um algoritmo que levou em conta a quantidade e a qualidade das avaliações sobre os resorts no período de 12 meses. Salinas do Maragogi, no Brasil, foi eleito o melhor resort All-Inclusive da região.



Top 10 Travelers’ Choice All-Inclusive na América do Sul:


1. Salinas do Maragogi All Inclusive Resort – Maragogi, Estado de Alagoas, Brasil

2. Los Pinos Resort & Spa Termal – Termas de Rio Hondo, Argentina

3. Iberostar Bahia – Praia do Forte, Bahia, Brasil

4. Hillary Nature Resort & Spa – Machada, Equador

5. Iberostar Praia do Forte – Praia do Forte, Bahia, Brasil

6. Patagonia Camp – Park Torres del Paine National, Chile

7. Explora Patagonia – Park Torres del Paine National, Chile

8. Royal Decameron Isleno – San Andres, Colômbia

9. Explora Atacama – San Pedro de Atacama, Chile

10. Titilaka – Puno, Peru



(Fonte : Mercado & Eventos – 13-01-16 – imagem divulgação)

Pesquisa revela o que mais incomoda turistas que visitam ao Rio


Somente atrás do calor (38%), o meio de transporte ficou à frente de outros problemas como a deficiência da sinalização turística (18%), o porto do Rio (12%) e a população de rua (6%)



Em pesquisa sobre o perfil dos turistas estrangeiros que estiveram no Rio entre os dias 03 e 09 de janeiro, 26% escolheram o táxi carioca como um dos principais pontos negativos da cidade. Somente atrás do calor (38%), o meio de transporte ficou à frente de outros problemas como a deficiência da sinalização turística (18%), o porto do Rio (12%) e a população de rua (6%). Por outro lado, os turistas destacaram como pontos positivos a prestação de serviços (30%), informações turísticas (25%) e segurança em áreas turísticas (30%). Limpeza, Gastronomia, Guias de Turismo e preços vieram logo em seguida com 10%, 8%, 5% e 2%, respectivamente.

A pesquisa, que conta ainda com faixa etária, escolaridade, hospedagem, entre outros indicadores, foi realizada nos bairros de Copacabana, Ipanema, Barra, Centro, Flamengo, Botafogo e Santa Teresa. Coordenada pelo professor Bayard Boiteux, coordenador do curso de Turismo da Unisuam e realização do Instituto de pesquisas e estudos do Turismo da Unisuam e da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, com o apoio do Site Consultoria em Turismo e da Fundação Cesgranrio, entrevistou 1200 turistas estrangeiros.



(Fonte : Mercado & Eventos – 13-01-16 – Imagem divulgação)

São Paulo é cidade brasileira mais avaliada no TripAdvisor


Atualmente, o site conta com mais de 290 milhões de avaliações e opiniões, abrangendo 5.3 milhões de estabelecimentos em mais de 126 mil destinos



 Nesta quarta-feira (13/01), o TripAdvisor anunciou os estabelecimentos, cidades e atrativos mais avaliados no site em 2015. A cidade brasileira mais avaliada foi São Paulo, com 246.327 avaliações ao longo do último ano. Já Londres foi a mais avaliada do mundo todo, com 881.991 avaliações.

Quanto à atração mais avaliada do mundo, a Torre Eiffel foi a melhor classificada, com mais de 23 mil posts, além de também ser o ponto turístico que mais recebeu solicitações de reserva no site.

Outro destaque foi para o Flamingo Las Vegas Hotel & Casino, que recebeu o maior número de avaliações do mundo, 6.124. No Brasil, o Serhs Natal Grand Hotel foi o mais avaliado, com 1.399 posts.

Entre os restaurantes, o Cafe Du Monde em Nova Orleans teve o maior número de avaliações no mundo e, no Brasil, o Camarões Restaurante foi o mais avaliado, com 2.550 posts.

O TripAdvisor também concluiu que o dia 27 de julho de 2015 foi o mais movimentado do ano para solicitações de reserva de viagens. Atualmente, o site conta com mais de 290 milhões de avaliações e opiniões, abrangendo 5.3 milhões de estabelecimentos em mais de 126 mil destinos.



Confira a lista completa dos estabelecimentos brasileiros mais avaliados no TripAdvisor em 2015:


Cidade mais avaliada: São Paulo



Tour mais consultado: Around SP - Day Tours



Restaurante mais avaliado: Camarões Restaurante



Atração mais avaliada: Cristo Redentor

Restaurante mais consultado: Figueira Rubaiyat



Acomodação mais consultada: Salinas do Maragogi All Inclusive Resort



Acomodação mais avaliada: Serhs Natal Grand Hotel



(Fonte : Mercado & Eventos – 13-01-16 - Imagem divulgação)