quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Transporte aéreo cresce no mundo e recua no Brasil em novembro


Em outubro, a taxa de crescimento havia sido maior, de 7,1%.

O crescimento da demanda aérea de passageiros em novembro foi liderado pelos embarques nas rotas domésticas, que tiveram expansão de 6,4%. Nos voos internacionais, o avanço foi de 5,6%



A demanda no transporte aéreo de passageiros cresceu 5,9% em novembro de 2015 ante igual mês de 2014, informou nesta terça-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que representa as 260 maiores empresas de aviação do mundo.

Em outubro, a taxa de crescimento havia sido maior, de 7,1%.

O crescimento da demanda aérea de passageiros em novembro foi liderado pelos embarques nas rotas domésticas, que tiveram expansão de 6,4%. Nos voos internacionais, o avanço foi de 5,6%.

Com o desempenho apurado em novembro, a aviação global acumula nos onze primeiros meses de 2015 expansão de 6,7% ante 2014. A oferta também aumentou na aviação mundial, com variação de 4,2% em novembro e de 5,8% no acumulado em onze meses de 2015.

Entre os mercados domésticos, o Brasil apurou o pior resultado, com retração de 7,9% para a demanda e de 4,1% para a oferta. O desempenho pífio brasileiro acabou atrapalhando o mercado regional latino-americano, que ainda assim conseguiu avançar 10,7% em novembro.

Segundo a Iata, as companhias latino-americanas têm registrado um crescimento robusto em viagens aéreas, mas declínios significativos na receita e na rentabilidade, em especial por causa da fragilidade econômica nos dois maiores mercados do continente — Brasil e Argentina —, têm colocado pressão significativa no desempenho financeiro do setor.

Por outro lado, mercados como os da Índia, China e Estados Unidos seguem firmes, com crescimentos respectivos de 25,1%, 8,4% e 9,1%.



(Fonte : J.Valor – 13-01-16 – Imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário