Em outubro, a taxa de
crescimento havia sido maior, de 7,1%.
O crescimento da demanda aérea
de passageiros em novembro foi liderado pelos embarques nas rotas domésticas,
que tiveram expansão de 6,4%. Nos voos internacionais, o avanço foi de 5,6%

Em
outubro, a taxa de crescimento havia sido maior, de 7,1%.
O
crescimento da demanda aérea de passageiros em novembro foi liderado pelos
embarques nas rotas domésticas, que tiveram expansão de 6,4%. Nos voos internacionais,
o avanço foi de 5,6%.
Com
o desempenho apurado em novembro, a aviação global acumula nos onze primeiros
meses de 2015 expansão de 6,7% ante 2014. A oferta também aumentou na aviação
mundial, com variação de 4,2% em novembro e de 5,8% no acumulado em onze meses
de 2015.
Entre
os mercados domésticos, o Brasil apurou o pior resultado, com retração de 7,9%
para a demanda e de 4,1% para a oferta. O desempenho pífio brasileiro acabou
atrapalhando o mercado regional latino-americano, que ainda assim conseguiu
avançar 10,7% em novembro.
Segundo
a Iata, as companhias latino-americanas têm registrado um crescimento robusto
em viagens aéreas, mas declínios significativos na receita e na rentabilidade,
em especial por causa da fragilidade econômica nos dois maiores mercados do
continente — Brasil e Argentina —, têm colocado pressão significativa no desempenho
financeiro do setor.
Por
outro lado, mercados como os da Índia, China e Estados Unidos seguem firmes,
com crescimentos respectivos de 25,1%, 8,4% e 9,1%.
(Fonte
: J.Valor – 13-01-16 – Imagem divulgação)
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